Graduate program in Education,
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
A Governamentalidade no Projeto Master Documento
-
A percepção da corporeidade sob o olhar dos professores de Educação Física: um estudo em fenomenologia Documento
-
AS FORMULAÇÕES PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL EM INTERSEÇÃO COM AS AÇÕES DA UNIÃO (1988-2014) Documento
-
DISCURSOS CIENTÍFICOS SOBRE A HOMOFOBIA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: ENUNCIADOS E PROBLEMATIZAÇÕES Documento
-
O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR): o regime de colaboração Documento
-
O VENCIMENTO SALARIAL DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2006 A 2013) Documento
-
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NO MATO GROSSO DO SUL Documento
-
RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: ESTRATÉGIAS DE ESCOLARIZAÇÃO EM CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS) – CAMPUS DE CAMPO GRANDE/MS. Documento
-
" Programa Conexões de Saberes (SECAD/MEC):Implantação e implementação de uma política afirmativa no campus do Pantanal - UFMS". Documento
-
"Educação: criação ou técnica? Contribuições da educação informal na Comunidade Jazzística" Documento
-
"Trajetória Escolar de Crianças e Adolescentes em situação de rua". Documento
-
"EVASÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS): o curso superior de tecnologia em Sistemas para Internet" Documento
-
(Des)feitos e (D)feitos na composição remuneratória de docentes da rede estadual de educação básica de Rondônia no contexto das políticas do Fundeb e PSPN (2006 a 2016) Documento
-
(IN) Disciplina e as Relações de Poder Documento
-
-A criatividade no trabalho pedagógico do professor de Artes Visuais no ensino médio, no contexto da Educação Inclusiva Documento
-
-Projetos politicos pedagógicos de escolas da Rede Municipal de Ensino de Corumbá-MS: aproximações às proposições de flexibilização/adaptações curriculares Documento
-
: AS POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO: SENTIDOS E SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PELOS ADOLESCENTES E JOVENS DO ENSINO MÉDIO Documento
-
: LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELAÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NO MUNICÍPIO DE COXIM-MS Documento
-
?MULHER NÃO PODE FAZER O QUE EU FIZ?: GÊNERO E EDUCAÇÃO DA PRISÃO NO ESTABELECIMENTO PENAL FEMININO DE CORUMBÁ, MATO GROSSO DO SUL. Documento
-
A Educação Especial no Brasil: indicadores educacionais de atendimento especializado (1973-2014) Documento
-
A 'justiça curricular' a partir das noções de democracia, cidadania e inclusão social: estudo de documentos curriculares produzidos na última década do século XX e primeira do século XXI Documento
-
A (S) POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE DOURADOS/MATO GROSSO DO SUL (1997-2004) Documento
-
A AUSÊNCIA DOS PAIS E RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO A PARTIR DOS SENTIDOS SUBJETIVOS DE FILHOS DE DEKASSEGUIS Documento
-
A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO POLÍTICA PÚBLICA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO E O CURSO DE DIREITO DO CEULJI - ULBRA ? JI-PARANÁ/RO (1995-2004) Documento
-
A Aprendizagem Profissional da Docência dos Professores de Ciências e Biologia: um estudo por meio das histórias de vida. Documento
-
A Avaliação Institucional em Universidades de Mato Grosso do Sul: as experiências da Universidade Católica Dom Bosco e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1996 a 2002) Documento
-
A BUSCA DA PERCEPÇÃO DA RELAÇÃO HOMEM/NATUREZA DOS ALUNOS DO COLÉGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE, POR MEIO DE AÇÕES DESENVOLVIDAS NUM PROJETO INTERDISCIPLINAR Documento
-
A CONCEPÇÃO BIOLOGICISTA NA EDUCAÇÃO FÍSICA. O DISCURSO DO CORPO E SUAS RELAÇÕES DE SABER E PODER. Documento
-
A CONCEPÇÃO DE CULTURA EM VIGOTSKI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O TRABALHO E A EDUCAÇÃO Documento
-
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO CONTIDA NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO Documento
-
A CONSTITUINTE ESCOLAR EM DOURADOS (2000-2004): UM MOVIMENTO EM BUSCA DA DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA Documento
-
A CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR: OS SENTIDOS SUBJETIVOS E SEUS ESPAÇOS FORMATIVOS Documento
-
A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO PROFESSOR E SUA APRENDIZAGEM EM SITUAÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA Documento
-
A Campanha de Alfabetização Cubana Documento
-
A Constituinte Escolar da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (1999 a 2001) : uma proposta de gestão democrática Documento
-
A Criança, seu corpo e sua imagem nas instituições de Educação Infantil Documento
-
A Cultura da Criança Quilombola: Leitura Referenciada em Estudo, Relatos Orais e Imagens Documento
-
A Cultura da Criança Quilombola: leitura referenciada em estudos, relatos orais e imagens" Documento
-
A DEFICIÊNCIA NA INFÂNCIA: A FORMAÇÃO DOS DISCURSOS E FORMAS DE CONTROLE Documento
-
A DISTRIBUIÇÃO DE CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA: DIRETRIZES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO (2008 E 2012) Documento
-
A Deficiência Mental na Voz dos Professores Documento
-
A Disciplina Prática de Ensino como reveladora da história da formação do professor primário no Brasil. Documento
-
A ESCOLA BÁSICA BRASILEIRA EM FINAIS DO SÉCULO XX E INÍCIO DO XXI: por entre regulações, implementações e inovações curriculares Documento
-
A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E OS MEANDROS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE - MS Documento
-
A ESCOLA GUAICURU E O REFERENCIAL CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO DE MATO GROSSO DO SUL. Documento
-
A Educação Ambiental e o Projeto Pedagógico na Escola Documento
-
A Educação Ambiental no Projeto Pedagógico de Escolas Públicas de Campo Grande - MS Documento
-
A Educação em Ciências nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Uma análise Fenomenológica Documento
-
A Escola Normal de Ponta Porã, sul de Mato Grosso (1959-1974) Documento
-
A Escola de Tempo Integral de Campo Grande - MS e as Manifestações de Violência: As Histórias dos Alunos Documento
-
A FEPROSUL e a luta sindical dos professores estaduais de 1º e 2º graus: 1979 - 1986 Documento
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE - MS Documento
-
A Formação do Professor da Educação Infantil dos CEINFs de Campo Grande-MS: identidade em construção Documento
-
A Formação do Professor do Ensino Fundamental: um histórico descritivo interpretativo Documento
-
A GENESE E OS MOVIMENTOS DA UNIVERSIDADE: DA CONSTRUÇÃO DA INTELIGÊNCIA DA SOCIEDADE À REPRODUÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O MERCADO Documento
-
A GESTÃO PEDAGÓGICA E A PARTICIPAÇÃO DOCENTE NA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DO SESI Documento
-
A HETERONORMATIVIDADE EM QUESTÃO NO ESPAÇO ESCOLAR Documento
-
A HISTÓRIA DA DISCIPLINA LÍNGUA ESPANHOLA EXPRESSA NAS LEIS E NA CULTURA ESCOLAR DO COLÉGIO Documento
-
A HISTÓRIA DOS PROFESSORES DE ESPANHOL NAS FRONTEIRAS Documento
-
A História da Disciplina Educação Moral e Cívica: um álbum de fotografias da sociedade brasileira Documento
-
A História da Disciplina Escolar Francês no Colégio Estadual Campo-grandense (1942-1962) Documento
-
A História da disciplina de Geografia na período de Vargas Documento
-
A História na contra-mão - Análise do Ensino de História em Mato Grosso do Sul Documento
-
A INSERÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO TRABALHO - DA FORMAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL Documento
-
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE COTAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA UFMS - 2013 a 2016 Documento
-
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: MOBILIDADE E PRODUTIVIDADE DOCENTE (2010-2016) Documento
-
A Influência das medidas socioeducativas de liberdade assistida na vida do adolescente infrator no Município de Porto Velho - RO Documento
-
A Influência do Uso de um Artefato Tecnológico - o Telefone - na Aprendizagem de Ondas Sonoras Documento
-
A Informatização das Escolas Públicas Municipais de Campo Grande/MS: A atuação do Professor Instrutor Documento
-
A Informática Educativa e a Mediação dos Sentimentos Documento
-
A Internet como um instrumento para o trabalho social de educar Documento
-
A Invasão das Gangues - Um estudo sobre a atuação de grupos juvenis denominados gangues, nas escolas públicas de Campo Grande Documento
-
A Linguagem Simbólica da Literatura Infantil na Prática do Professor da Criança: Uma Leitura em Fenomenologia Documento
-
A Ludicidade e Prática Docente no Processo de Ensino Aprendizagem na Educação Infantil no Município de Ponta Porã/Ms. Documento
-
A Língua Portuguesa para a Educação de Jovens e Adultos nas Propostas Curriculares do Ensino Fundamental no Brasil e em Mato Grosso do Sul, entre 2000 e 2003 Documento
-
A Mediação Pedagógica na Produção de texto: um diálogo possível e necessário. Documento
-
A Missão Salesiana e a Eduação em Corumbá - MS Documento
-
A Municipalização da Educação Infantil em Campo Grande/MS Pós LDB/96 Documento
-
A Normalização da Prática Pedagógica e a Constituição do Conceito de Inclusão nas Escolas Comuns da Educação Básica Documento
-
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO PARA O EDUCADOR PAULISTA JOÃO AUGUSTO DE TOLEDO (1901-1939) Documento
-
A POLÍTICA DE ACESSO AO LIVRO DIDÁTICO A PARTIR DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO, ENTRE 1985 E 2010. Documento
-
A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – IFMS (2012-2016) Documento
-
A PRÁTICA EDUCATIVA DO CONSELHO TUTELAR: UMA ABORDAGEMNO MUNICÍPIO DE OURO PRETO DO OESTE/RO DE 2001 A 2007 Documento
-
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CONSELHO TUTELAR. UMA ABORDAGEM NA CIDADE DE OURO PRETO D´OESTE/RO DE 2001 A 2007 Documento
-
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS RIBEIRINHAS DO PANTANAL SUL-MATO-GROSSENSE. Documento
-
A PRÁTICA REGULAR DE CÁLCULO MENTAL PARA AMPLIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE NOVAS ESTRATÉGIAS DE CÁLCULO POR ALUNOS DO 4º e 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
A PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO: 'UMA NOVA ROUPAGEM'PARA ANTIGAS QUESTÕES DA RELAÇÃO PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO. Documento
-
A Personagem-Professora Documento
-
A Política de Ensino Médio no Estado de Mato Grosso do Sul 2003/2006: Escola Guaicuru Documento
-
A Política do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e o Currículo de Matemática no IFMS campus Aquidauana: significados recontextualizados Documento
-
A Precarização do Trabalho Docente na Produção da Mercadoria Ensino Médio em uma Escola Privada de Campo Grande - MS de 2000 a 2007 Documento
-
A Presença da Psicologia na Educação Infantil: Análise da Revista Criança/MEC Documento
-
A Produção Social do Discurso da Educação para Ressocialização de Iindivíduos Aprisionados em MS. Documento
-
A Produção da Merenda Escolar no Brasi: a descentralização como política de gestão (1993-2000) Documento
-
A Produção do Conhecimento nos Trabalhos de Conclusão do Curso de Direito, com base em Michel Foucault: A Experiência da Universidade Federal de Rondônia/UNIR Documento
-
A Profissionalização no Ensino de 2º Grau em Mato Grosso do Sul: Equívoco ou Farsa? Documento
-
A Prática Pedagógica do professor de Educação Física na Educação Infantil Documento
-
A Psicopedagogia na escola : uma "nova roupagem" para antigas questões da relação Psicologia e Educação? Documento
-
A REFORMA LUCIO COSTA E O ENSINO DA ARQUITETURA E DO URBANISMO DA ENBA À FNA - 1931/1946 Documento
-
A SAÚDE MENTAL DOS DISCENTES: A RELAÇÃO ENTRE PRAZER E SOFRIMENTO NA PÓS-GRADUAÇÃO Documento
-
A SUBJETIVIDADE DO PROFESSOR TUTOR DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SER SUJEITO QUANDO JÁ NÃO SE É O OUTRO DE SI MESMO Documento
-
A Subjetivação no discurso do adolescente Documento
-
A VIABILIZAÇÃO DAS POSSIBILIDADES NA DOCÊNCIA: OS PROFESSORES VISITAM FOUCAULT E FREUD Documento
-
A Viabilização das Possibilidades na Docência: os professores visitam Foucault e Freud Documento
-
A aprendizagem de ondas sonoras sob a ótica de desafios em um ambiente virtual potencialmente significativo. Documento
-
A aprendizagem dos professores em contexto de grupo-oficina na apropriação da teoria Histórico-Cultural Documento
-
A apropriação da Cultura no processo educativo: a consituição do sujeito em Manoel de Barros e Mario Quintana Documento
-
A apropriação da cultura no processo educativo : a constituição do sujeito em Manoel de Barros e Mario Quintana Documento
-
A avaliação institucional em Universidades de MS: as experiências da UCDB e da UFMS (1996 a 2002) Documento
-
A calculadora como recurso didático nos anos iniciais do ensino fundamental Documento
-
A concepção da gestão democrática da educação no estado de Mato Grosso do Sul no entretempo de 1991-2002 Documento
-
A concepção de curriculo na voz do educador de Infancia: a Vez da Criança... Documento
-
A concepção de infância na prática do educador da criança: uma leitura fenomenológica Documento
-
A constituinte escolar de Mato Grosso do Sul (1999 a 2001): uma proposta de gestão democrática Documento
-
A constituição da identidade étnica da criança Guató Documento
-
A constituição das professoras em escolas da região pantaneira:uma análise histórico-cultural Documento
-
A constituição do sujeito adolescente e as apropriações da internet: uma análise histórico-cultural Documento
-
A constitução do sujeito adolescente e as apropriações da Internet:uma análise historico cultural Documento
-
A construção do processo de municipalização da educação especial em Campo Grande no período de 1996 a 2004 Documento
-
A contribuição das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem do deficiente visual Documento
-
A criança como sujeito de direitos : as contradições das políticas de educação infantil e de proteção especial nos abrigos do município de Campo Grande, MS no período de 2000 a 2004 Documento
-
A criatividade no trabalho pedagógico do professor de artes visuais no ensino médio, no contexto da educação inclusiva Documento
-
A desistência da carreira do magistério do município de Campo Grande - MS: discursos e outras práticas de si Documento
-
A disciplina Língua Portuguesa nos trilhos da lei, na prática dos livros didáticos e na memória de alunos e professores em Campo Grande (1960-1980) Documento
-
A disciplina de ética na formação do profissional do Direito Documento
-
A disciplina educação física no Maria Constança: Expressão da Cultura Escolar no período de 1954 - 1964 Documento
-
A disciplina educação física no Maria Constança: Expressões da Cultura Escolar no período de 1954 - 1964 Documento
-
A disciplina língua inglesa e o "sotaque norte-americano": uma investigação das práticas docentes no Maria Constança (1955-2005) Documento
-
A educação de alunos surdos do final da década de 1970 a 2005: análise dos documentos referenciadores. Documento
-
A educação de surdos em Cacoal, RO : um encontro com a realidade Documento
-
A educação fisica escolar e o lúdico no Colégio Militar: uma leitura fenomenológica Documento
-
A educação sexual na escola: o dito e o não-dito na relação cotidiana. Documento
-
A escola secundária mato-grossense: cultura humanística e/ou cultura científica (1925-1942) Documento
-
A escolarização de práticas de leitura e suas expressões na cultura escolar Documento
-
A escrita criativa no Ensino fundamental : uma interlocução possível Documento
-
A formação cultural e educacional nos museus de arte Documento
-
A formação de crianças e adolescentes trabalhadores : perspectivas históricas e educacionais da lei da aprendizagem Documento
-
A formação dos professores indígenas Suruí, no estado de Rondônia Documento
-
A formação pedagógica dos professores indígenas, do Estado de Rondônia Documento
-
A genese e os movimentos da universidade: da construcao da inteligencia da sociedade a reproducao de profissionais para o mercado Documento
-
A gestão dos fundos contábeis para o financiamento do ensino no município de Campo Grande, MS Documento
-
A gestão educacional na interseção das políticas federal e municipal Documento
-
A história da disciplina língua espanhola expressa nas leis e na cultura escolar do Colégio “Maria Constança” em Campo Grande, MT (1953-1961) Documento
-
A identidade étnica da criança Guató da aldeia Uberaba, região do Pantanal (Corumbá - Mato Grosso do Sul) Documento
-
A implantação das redes de informática da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande e a cristalização da educação contemporânea Documento
-
A implantação das salas de informática na rede municipal de ensino de campo grande e a cristalização da educação contemporânea Documento
-
A implantação do PDE e sua consolidação em Mato Grosso do Sul no período de 1998 a 2005. Documento
-
A implantação do Projovem adolescente no município de Corumbá – MS Documento
-
A implantação do sistema de ciclos no ensino fundamental como elemento da política Documento
-
A importância da construção de sentidos na formação do professor - leitor Documento
-
A inserção da Educação Física/Gymnastica na Escola Moderna - Imperial Collegio de Pedro II (1837-1889) Documento
-
A inserção social dos estudantes dos estudantes egressos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a nova institucionalidade da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. Documento
-
A interação em cursos de capacitação ofertados pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ? UFMS na modalidade a distância Documento
-
A judicialização na Educação Documento
-
A linguagem lúdica da infância na região do Pantanal: a expressão o movimento do corpo no espaço natural do ser Documento
-
A linguagem lúdica no registro avaliativo do Educador de Infância Documento
-
A língua portuguesa nos documentos curriculares da Secretaria Municipal de Educação em Campo Grande, MS : anos finais do Ensino fundamental (1992-2003) Documento
-
A mediação docente no ensino da leitura e da escrita no primeiro ano do ensino fundamental. Documento
-
A mediação pedagógica e a constituição do leitor Documento
-
A militante em movimento e o movimento de sua consciência Documento
-
A noção de espaço e sociedade do professor de geografia de primeiro grau: formação, discurso e prática Documento
-
A pedagogia do MST: para além do seu próprio movimento Documento
-
A pedagogia histórico-crítica: das propostas pedagógicas à sua implementação Documento
-
A percepção do tempo da infância por professores das escolas de Coxim-MS: uma leitura fenomenológica Documento
-
A política de remuneração docente e valorização do magistério no município de Campo Grande (MS): impactos da implantação do Fundeb (2007-2012) Documento
-
A política educacional brasileira recente: novos contornos de ampliação da escolaridade obrigatória. Documento
-
A presença da psicologia nos parâmetros curriculares nacionais : uma análise através do recorte de produções científicas Documento
-
A produção da merenda escolar no Brasil : a descentralização como política de gestão (1993-2000) Documento
-
A produção discursiva do ensino médio brasileiro ( 2009- 2019): reformas, orientações e intenções Documento
-
A produção do Conhecimento nos trabalhos de Conclusão do Curso de Direito, com base em Michel Foucault: a experiência da UNIR - CACOAL (2003-2004) Documento
-
A produção histórica de uma universidade privada em mato grosso do sul e, em seu interior, a organização do trabalho didático no curso de licenciatura em pedagogia na modalidade presencial e a distância: 2005-2009 Documento
-
A produção social do discurso da educação para ressocialização de indíviduos aprisionados em Mato Grosso do Sul Documento
-
A prática da pesquisa como instrumento pedagógico no Ensino Fundamental (Anos Finais) e Médio: o que mostram as produções acadêmicas no Brasil (2004 - 2011)? Documento
-
A prática docente em educação física infantil: reflexões com a interdisciplinaridade e a fenomenologia Documento
-
A relação professor-aluno diante do erro: a visão dos professores das séries inicias do ensino fundamental Documento
-
A representação do espaço nos anos iniciais do ensino fundamental Documento
-
A resolução de problemas que envolvem divisão por estudantes de cursos de Pedagogia Documento
-
A retomada da Teoria do Capital Humano e da Produtividade da Escola - uma análise da atualidade da tese da Produtividade da Escola Improdutiva Documento
-
A sociologia educacional de Fernando de Azevedo : formação de professores e intelectuais Documento
-
A terra e o homem _ A luta dos sem-terra e a Educação nos assentamentos do sul de Mato Grosso do Sul. Documento
-
A valorização docente no contexto do planejamento educacional: um estudo sobre o caso do estado de Mato Grosso do Sul Documento
-
A Álgebra nos Livros Didáticos do Ensino Fundamental: uma análise praxeológica. Documento
-
A Álgebra nos Livros Didáticos do Ensino Fundamental :uma análise praxeológica Documento
-
A(s) politica(s) para a formacao continuada de professores na Rede Municipal de Ensino de Dourados, Mato Grosso do Sul (1997-2004) Documento
-
AS AÇÕES DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) NO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ/MS E AS AVALIAÇÕES EXTERNAS: ?SE CORRER O BICHO PEGA E SE FICAR O BICHO COME? Documento
-
AS CONCEPÇÕES DE LITERATURA DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR DO TEXTO LITERÁRIO Documento
-
AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES NO PROJETO DE OCUPAÇÃO DA FRONTEIRA DO BRASIL COM O PARAGUAI: TERRITÓRIO FEDERAL DE PONTA PORÃ (1943 - 1946) Documento
-
AS REPRESENTAÇÕES SOBRE MEIO AMBIENTE DE ALUNOS DA COMUNIDADE INDÍGENA TERENA DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE MS Documento
-
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO Documento
-
AS SALAS DE TECNOL EDUCACIONAIS: modos de ensinar e de aprender como traduções de cultura escolar Documento
-
AS VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS DE MATO GROSSO DO SUL: ARQUEOLOGIAS DOS DISCURSOS DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO Documento
-
ATUAÇÃO PROFISSIONAL, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MULHERES QUE ULTRAPASSARAM O ?TETO DE VIDRO? E ASSUMIRAM FUNÇÕES DE ALTO NÍVEL EM ÂMBITO EDUCACIONAL Documento
-
Acesso e Permanência na Educação superior - Estratégias e ações da Divisão de Acessibilidade e Ações Afirmativas / DIAF na UFMS Documento
-
Adoecimento docente no ensino superior na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural Documento
-
Agentes e Ações Curriculares na História da Escola Estadual Maria Constança Barros Machado (1941-1966): a contrução da representação de "exemplaridade" Documento
-
Altas habilidades na perspectiva da subjetividade Documento
-
Ambiente virtual e educação a distância: espaços e movimentos de aprendizagem em uma disciplina Documento
-
Análise do estudo coletivo na formação continuada dos professores de ciências, de 5 ª a 8ª série, do Ensino Fundamental: da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS Documento
-
Análise do estudo coletivo na formação continuada dos professores de ciências, de 5ª à 8ª série, do Ensino Fundamental: da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS Documento
-
Análise sócio-histórica do uso da Informática na Educação e Formação de Professores Documento
-
Arqueologia das práticas discursivas sobre o fracasso escolar no ensino fundamental do estado de Mato Grosso do Sul Documento
-
Arqueologia do fracasso escolar nas práticas discursivas relativas ao Ensino Fundamental de Mato Grosso do Sul Documento
-
Arquitetura Escolar em Mato Grosso / Mato Grosso do Sul - 1910/1990 Documento
-
Arquitetura dos edifícios da escola pública no brasil (1870- 1930): construindo os espaços para a educação Documento
-
Arte Educação para Adolescentes em Privação de Liberdade Documento
-
As Contribuições da Psicologia da Educação para a escola : uma análise da produção científica da ANPEd e da ABRAPEE Documento
-
As Histórias de Vida do Ser Professor no Fazer Docente Documento
-
As Salas de Tecnologias Educacionais: modos de "ensinar" e de "aprender" como traduções de cultura escolar Documento
-
As ações para trabalhadores rurais assentadas no PLANFOR e nos PEQ´s/MS: O discurso da Qualificação Profissional Documento
-
As ações para trabalhadores rurais assentados no PLANFOR e nos PEQ's/MS: O discurso da qualificação profissional Documento
-
As contribuições da Psicologia da Educação para a escola: uma análise das produções científicas da ANPED e da ABRAPEE Documento
-
As contribuições da perspectiva translíngue para ensino bilíngue de surdos: uma análise de produções escritas de alunos do ensino fundamental Documento
-
As cores do nacionalismo e a diversidade: educação e artes no período modernista" Documento
-
As cores do nacionalismo:educação e diversidade no período modernista Documento
-
As didáticas do ensino de literatura no ensino médio e a formação do leitor Documento
-
As dimensões subjetivas contidas no processo de aprendizagem da leitura e da escrita de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem escolar Documento
-
As exigências de criatividade na educação do trabalhador para o mercado de trabalho, pós automatização Documento
-
As leituras literárias na constiutição do sujeito professor-leitor Documento
-
As pedagogias de gênero e de sexualidades no desenho animado Steven Universo Documento
-
As práticas pedagógicas mediadas pelo uso do computador como recurso didático: uma análise nas séries iniciais do ensino fundamental em escolas municipais de Três Lagoas/MS. Documento
-
As reduções jesuiticas do Paraguai : a vida cultural, econômica e educacional. Documento
-
As relações de poder e de saber: um estudo da disciplina de matemática da 5ª série do ensino fundamental Documento
-
As representações sobre meio ambiente de alunos da comunidade indigena Terena, da 3ª série do ensino Fundamental de MS. Documento
-
As representações sociais de velhice em um projeto de extensão destinado às pessoas idosas Documento
-
As salas de recursos como apoio pedagógico especializado - À Educação Escolar do deficiente mental Documento
-
As trajetórias de de "jovens trans" na fronteira Brasil/Bolívia: (in)visibilidade nas escolas públicas de Corumbá (MS) Documento
-
Ascensão Social e os Conflitos de Gênero e Raça Mulheres Negras em Mato Grosso do Sul Documento
-
AÇÃO MEDIADORA DO PROFESSOR NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECILIZADO-AEE NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS Documento
-
Ações O fazer do professor de lingua inglesa: uma leitura fenomenológica Documento
-
CAMPANHA NACIONAL DE EDUCANDÁRIOS GRATUITOS: EM PERSPECTIVA O ENSINO SECUNDÁRIO NO SUL DE MATO GROSSO (1949 -1963) Documento
-
COMPANHIA DE APRENDIZES MARINHEIROS (1857-1878): a instituição, seus sujeitos e práticas Documento
-
CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE: UMA ANÁLISE DESSA TEMÁTICA COM PROFESSORES DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DE CAMPO GRANDE /MS Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DAS IMAGENS SIMBÓLICAS DA LUDICIDADE E DOS CONTOS NA REVITALIZAÇÃO DA CULTURA E APRIMORAMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS PANTANEIRAS Documento
-
COORDENADOR/SUPERVISOR DO COLÉGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE/MS: UMA PRÁTICA REFLETIDA Documento
-
CRIATIVIDADE EM JOGOS NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA LEITURA EM FENOMENOLOGIA Documento
-
CRIATIVIDADE NA FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR Documento
-
Caracterização e Avaliação do Ensino de 2º Grau: Análise das Incongruências na Prepração para o Trabalho da Habilitação de Técnico em Contabilidade em MS Documento
-
Centro de Educação Rural de Aquidauana/MS: artes em profissionalizar (1974-2001). Documento
-
Colégio Militar de Campo Grande/MS: Tecendo os fios do habitus professoral Documento
-
Compreendendo Dificuldades de Aprendizagem na Articulação de Conceitos Geometricos Documento
-
Concepções de Professores Quanto à Mediação de Recursos Digitais na Aprendizagem em Nível do Ensino Fundamental Documento
-
Concepções docentes relativas a possibilidade de alterações nas condições didáticas da educação matemática diante da utilização de recursos tecnológicos da informática em nível do Ensino Fundamental Documento
-
Concursos públicos para admissão de professores no Município da Corte : 1876–1886 Documento
-
Condições de formação continuada do programa educação inclusiva : direito à diversidade Documento
-
Consciência Pedagógica, Tecnologia e Interatividade, Informação e Conhecimento: Concepções de Professores Documento
-
Consciência e Educação-Os limites das Mediações Documento
-
Consonâncias e Dissonâncias de um Canto Coletivo Documento
-
Constituição de Professoras Leigas nas escolas rurais em Paranaíba-MS (1970-1990) Documento
-
Coral da UFMS : de um "canto" a outro a observação das práticas e sentidos da música na Instituição Documento
-
Criatividade na formação profissional do psicólogo escolar Documento
-
Criação e Expansão do Ensino Primário Público em Três Lagoas: Sul de Mato Grosso (1920 - 1970) Documento
-
Cultura escolar católica no sul do antigo Mato Grosso: em foco os cursos secundários nas instituições escolares salesianas (1931-1961) Documento
-
Culturas juvenis na escola : práticas sociais e constituições identitárias : espaços outros Documento
-
Curricularização da Moral e do Civismo no ensino médio no Estado do Paraná (1961-1971) Documento
-
Currículo em educação especial: o texto, as imagens e o acesso ao ensino. Documento
-
Curso Normal Superior: para que e para quem? Documento
-
DISCIPLINA/INDISCIPLINA: FORMAS DE CONTROLE NA ESCOLA MARIA CONSTANÇA BARROS MACHADO (1975-1992) Documento
-
DISCIPLINAS PEDAGOGICAS NAS LICENCIATURAS; representações dos docentes sobre seu processo identitário e relevancia de seu trabalho. Documento
-
DISPOSITIVOS NORMALIZADORES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: OS ENUNCIADOS DOS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO Documento
-
DISPUTAS EM TORNO DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE APROVAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE – PME (2015 – 2024) Documento
-
DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE SOBRE OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS PRÉ-TERMO Documento
-
DOCUMENTOS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: DA PRESCRIÇÃO ÀS POSSIBILIDADES DA DIFERENCIAÇÃO Documento
-
DOCUMENTOS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM MUNICÍPIOS DO MATO GROSSO DO SUL (2000 - 2015): IDENTIFICANDO CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS, OU PODEROSOS Documento
-
DOS CURRÍCULOS À FORMAÇÃO DO CIENTISTA CONTÁBIL: cenários de reformas, inovações e formações Documento
-
DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO À GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA: ESTUDO DE MUNICÍPIOS SUL-MATO-GROSSENSES Documento
-
Da educação especial à (re) invenção da escola para todos: exclusão, inclusão escolar e educação inclusiva (1994-2008) Documento
-
Da escolarização à reinvenção de si: os sentidos da aprendizagem para o educando da EJA Documento
-
Da possibilidade para o real: uma pesquisa-ação sobre a formação de professores reflexivos e autônomos na utilização da informática na educação Documento
-
Da proposta das "Elites" ao Método Direto: Uma história da disciplina língua inglesa no Colégio Pedro II (1930-1958). Documento
-
Da relação de despossessão entre terra e escrita: alfabetização no Mato Grosso do Sul Documento
-
Da sociologia histórica da formação em música à formação do músico popular em textos/documentos curriculares (2012 a 2020) Documento
-
Das análises em dissertações e teses (2014 - 2015) à história comparada sobre a constituição do ensino secundário (Belo Horizonte e Campo Grande) Documento
-
Deficiência e Trabalho: redimensionando o singular no contexto universal Documento
-
Deficiência e trabalho: Rendimensionando o singular no contexto universal Documento
-
Desenvolvimento e aprendizagem em Manuais Didáticos de Psicologia Educacional Documento
-
Desenvolvimento e avaliação de um hipertexto sobre hidroponia para o ensino de ciências, 7ª e 8ª séries Documento
-
Dimensões subjetivas na preparação docente para a avaliação da aprendizagem de estudantes surdos Documento
-
Diretivismo e o Não-diretivismo no processo de alfabetização: uma ação integradora no município de Três Lagoas/MS Documento
-
Discurso e Prática: A Educação do Deficiente Visual em Mato Grosso do Sul Documento
-
Diversidade e Experiência: uma investigação sobre docentes homossexuais no ensino básico Documento
-
Diversidade Étnico-Racial e Educação Infantil. Três Escolas, Uma Questão, Muitas Respostas Documento
-
Do discurso oficial à prática pedagógica: potencialidades contidas nos projetos de informática aplicada à educação. Documento
-
EDUCAR PARA A COMPETÊNCIA E A COMPETÊNCIA PARA EDUCAR: AS REPRESENTAÇÕES CONCEITUAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
EDUCAÇÃO E DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO: CONFLITOS E DILEMAS ENFRENTADOS POR PROFISSIONAIS HOMENS NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE GOIÂNIA Documento
-
EDUCAÇÃO E PRESENÇA ALEMÃ NO SUL DE MATO GROSSO (1920-1934) Documento
-
EDUCAÇÃO E SINDICALISMO: A FETEMS E A LUTA PELA VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (1980-2010) Documento
-
EDUCAÇÃO INFANTIL: LUDICIDADE E PRÁTICA DOCENTE Documento
-
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E POLITECNIA NO BRASIL (1930-1980) Documento
-
EDUCAÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA NO SUL DE MATO GROSSO: EM FOCO O MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA/MS (1920 - 1950) Documento
-
EDUCAÇÃO, CULTURA E HABITUS FRONTEIRIÇO NA MEMORIALÍSTICA DE HÉLIO SEREJO Documento
-
ENSINO SUPERIOR E AS LICENCIATURAS EM MÚSICA (PÓS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS 2004): UM RETRATO DO HABITUS CONSERVATORIAL NOS DOCUMENTOS CURRICULARES Documento
-
ENSINO SUPERIOR E AS LICENCIATURAS EM MÚSICA (pós DCN 2004): Um esboço do habitus conservatorial nos currículos Documento
-
ENTRE FIOS E DESAFIOS: O MOVIMENTO DA SUBJETIVIDADE DE MULHERES EM SOFRIMENTO MENTAL Documento
-
ERA UMA VEZ ... A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DE CRECHE Documento
-
ESCOLA SECUNDÁRIA E FILOSOFIA NO BRASIL: O COLÉGIO PEDRO II ENTRE O ECLETISMO FILOSÓFICO E O CURSO DE LÓGICA (1842-1907 Documento
-
ESTRATÉGIAS DE PARENTOCRACIA NA ESCOLARIZAÇÃO DE AGENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOBRE A PRESENÇA DE PROFESSORES PARTICULARES. Documento
-
ESTRATÉGIAS FAMILIARES E ESCOLARES DE ACESSO E PERMANÊNCIA DOS FILHOS/ESTUDANTES NO COLÉGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE Documento
-
ESTUDOS SOBRE DOCUMENTOS CURRICULARES (2000-2007): A REDE DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL ENTRE POLÍTICAS CURRICULARES E CONHECIMENTO OFICIAL Documento
-
ESTUDOS SOBRE ESCOLA: tempos e espaços na Escola Maria Cosntança Barros Machado Documento
-
EXPANSÃO E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR:: A BOLSA PERMANÊNCIA NA UFMS Documento
-
Ecoturismo e Desenvolvimento Sustentável em Bonito-MS: elementos de análise para uma educação ambiental. Documento
-
Eduação Física escolar e o aluno com deficiência: um estudo da prática pedagógica de professores Documento
-
Educacao Profissional do PNE- Portador de Necessidades Especiais, Para Que O caso de Campo Grande - MS Documento
-
Educar para a competência e a competência para educar: representações conceituais dos professores do ensino fundamental Documento
-
Educação Ambiental para Escolas Públicas em Mato Grosso Documento
-
Educação Inclusiva: a ação e a proteção do Ministério Público Estadual - um estudo de caso. Documento
-
Educação Jornalística: entre a cruz da academia e a espada do mercado Documento
-
Educação Militar: Uma leitura da educação no Sistema dos Colégios Militares do Brasil. Documento
-
Educação Profissional e o setor do turismo: a Experiência de Bonito MS Documento
-
Educação Revolucionária: Pedagogia que fracassou? Documento
-
Educação de Jovens e Adultos: Análise das Concepções de Lingua(gem) e de Leitura dos Professores de Português. Documento
-
Educação e Inconsciente Sócio-histórico: uma análise dos sentidos e significados do desemprego Documento
-
Educação e Protagonismo Indígena em Mojos (Bolívia, século XVII) Documento
-
Educação e Sindicalismo em Mato Grosso do Sul Documento
-
Educação e mediação: elementos transformadores do sujeito e da sociedade, na teoria sócio-histórica Documento
-
Educação e o inconsciente sócio-histórico: Uma análise da função da escolarização na construção de sentidos e significados do desemprego Documento
-
Educação e trabalho nas reduções jesuíticas do Paraguai (1606-1767). Documento
-
Educação em Rolim de Moura: das iniciativas privadas às ações públicas (1975-1983) Documento
-
Educação escolar e não escolar: duas faces da educação integral? Documento
-
Educação física escolar e o aluno com deficiência: um estudo da prática pedagógica de professores Documento
-
Educação infantil: Políticas Públicas e Ação institucional Documento
-
Educação, Computadores e Deficiência Mental: Interações Possíveis. Documento
-
Em Busca do foco: a educação escolar em arte através de um olhar estético e psicanalítico Documento
-
Em busca de respostas para a questão da alfabetização ou do analfabetismo: as representações sociais do professor alfabetizador Documento
-
Empresários e educação: consentimento e coerção na política educacional do ensino médio Documento
-
Entre Amor e Ódio:Os professores a Educação Especial no Limiar do século XXI Documento
-
Entre amor e ódio: os professores a educação especial no limiar do século XXI Documento
-
Entre o trabalho do psicólogo escolar e as reais necessidades da escola: contradições e desafios. Documento
-
Escola Visconde de Cairu: educação e etnicidade em Mato Grosso do Sul Documento
-
Escola e Movimento Indigenista no Brasil: da Educação Alternativa para o Índio à Educação Escolar Indígena (1970-1994) Documento
-
Escola e cidade: os sentidos dos espaços no Maria Constança, Campo Grande, MS (1954-2004) Documento
-
Escola secundária e filosofia nacional: O Colégio Pedro II entre o ecletismo filosófico e o curso de lógica (1842-1907) Documento
-
Escolas Públicas Municipais de Tempo Integral em Campo Grande - MS: escolarização e currículo para a qualidade da educação? Documento
-
Estado e Educação em Mato Grosso na primeira metade do século XIX Documento
-
Estado e política educacional em Mato Grosso do Sul: limites de uma proposta democrática Documento
-
Estudo das Dificuldades na Aprendizagem da Fatoração nos Ambientes: Papel e Lápis e no Software Aplusix Documento
-
Estudo de Evolução da Questão Curricular em Mato Grosso do Sul a partir de Experiência vivenciada Documento
-
Evasão e permanência de estudantes em cursos de graduação da UFMS (2008-2012) Documento
-
Exploração Sexual Infanto-juvenil - Tentativas de Interface com a Educação e o Trabalho Documento
-
FAMÍLIAS E ESTABELECIMENTOS ESCOLARES CONFESSIONAIS CONVENIADOS COM O PODER PÚBLICO EM CAMPO GRANDE/MS: EM QUESTÃO AS PRÁTICAS, O HABITUS RELIGIOSO E A LAICIDADE Documento
-
FILMES DE ANIMAÇÃO DA BARBIE: normatizações e resistências aos modelos de feminilidade Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PESQUISA FORMAÇÃO: POSSIBILIDADES E DIFICULDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE (2005- 2012) Documento
-
FOUCAULT: FERRAMENTAS NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO: UM OLHAR A PARTIR DAS TESES DE DOUTORADO Documento
-
FUNDESCOLA I e II: a atuação do Banco Mundial na Educação em Mato Grosso do Sul. Documento
-
FUNDO DE AMPARO AO TRABALHADOR: O processo educativo engendrado na relação trabalho e qualificação profissional Documento
-
Financiamento da escola pública: uma tarefa da sociedade? Documento
-
Financiamento de bolsas de estudos para o ensino superior: O Programa Universidade para Todos (PROUNI) em Mato Grosso do Sul, no período de 2005 a 2010 Documento
-
Fonoaudiologia escolar: possibilidades no ensino regular Documento
-
Formação continuada: O programa de Formação de professores alfabetizadores e as concepções dos professores sobre as mudanças em sua prática pedagógica Documento
-
Formação Continuada de Professores: uma análise a partir das bases teórico- metodológicas das propostas formativas Documento
-
Formação continuada de professores e a apropriação crítica das tecnologias de informação e comunicação: o percurso de uma intervenção formativa Documento
-
Formação de professores para o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de pedagogia em Campo Grande – MS: marginalização ou inclusão Documento
-
Formação de professores: A escola normal em Campo Grande Documento
-
Formação docente e entrada na carreira: uma análise dos saberes mobilizados pelos professores que ensinam matemática nos anos iniciais Documento
-
Formação e atuação de professores de Língua Estrangeira na educação de surdos em escolas municipais de Ladário, MS. Documento
-
Função do 1º grau: Um estudo sobre os seus registros de representação semiótica por alunos da 1ª série do Ensino Médio. Documento
-
GESTÃO ESCOLAR PARA RESULTADOS NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PARCERIA ENTRE O INSTITUTO UNIBANCO E O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NA EXECUÇÃO DO PROJETO JOVENS DO FUTURO Documento
-
Gestão Democrática:As Implicações e Debilidades na relação Público-Privado na Educação. Documento
-
Gestão Escolar na escola do campo: sentidos e significados da democracia na escola Documento
-
HEGEMONIA E CONTRA-HEGEMONIA NAS LUTAS SINDICAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DE CAMPO GRANDE/MS (2003-2015) Documento
-
HIPERTEXTO E ENSINO DE QUÍMICA: VISÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO Documento
-
Herança cultural e as trajetórias sociais nas memórias de professoras aposentadas de origem japonesa Documento
-
Histórias de vida de professores migrantes : culturas e contextos de Mato Grosso do Sul Documento
-
IMPLANTAÇÃO E EXPANSÃO DO ENSINO TÉCNICO FEDERAL NO BRASIL (1909-1971): das escolas de aprendizes artífices à escola de preparação da força de trabalho. Documento
-
IMPLANTAÇÃO E TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, CAMPUS CAMPO GRANDE (1980-1996) Documento
-
INOVAÇÕES INCORPORADAS OU "MODERNIDADES ABANDONADAS"? UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS MATERIAIS DIDÁTICOS PARA AS AULAS DE LÍNGUAS VIVAS EM DOIS GINÁSIOS DE CAMPO GRANDE, SUL DO ESTADO DE MATO GROSSO (1931-1961) Documento
-
INSTITUIÇÃO VICENTINA DE GIJZEGEM: UM ENTRELAÇAMENTO DE RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA, RELIGIÃO E EDUCAÇÃO NA INSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE FRONTEIRIÇA BRASIL/PARAGUAI ENTRE 1940 A 1980. Documento
-
INSTITUIÇÕES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: HISTÓRIA E POLÍTICA EM PAUTA (1995 ? 2021) Documento
-
INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDOS: ESTRATÉGIA FAMILIAR DE CLASSES MÉDIAS INTELECTUALIZADAS EM CAMPO GRANDE ? MATO GROSSO DO SUL Documento
-
Imitação no processo de ensino e aprendizagem de Arte Documento
-
Implantação e organização do curso ginasial no Sul de Mato Grosso: expressões de um projeto de modernização (1917-1942) Documento
-
Inclusão Escolar de Estudantes com deficiência intelectual: estudos sobre as práticas pedagógicas em sala de aula Documento
-
Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais : as ações desenvolvidas no estado de Rondônia Documento
-
Informática aplicada à educação - criação e expansão dos Centros de Informática Educacional - CIEd Documento
-
Institucionalização da Política de Cotas para Pessoas com Deficiência na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Documento
-
Interações em um curso de pedagogia a distância: características, limites e possibilidades Documento
-
Interdisciplinaridade na educação de infância: a roda olímpica do movimento, expressão, corpo e ludicidade Documento
-
Interdições e Contradições na Política de Inclusão de Jovens e Adultos com Deficiência em Mato Grosso do Sul Documento
-
Interdições e contradições na política de inclusão de jovens e adultos com deficiência no Estado de Mato Grosso do Sul Documento
-
JARDINEIRA, TIA E PROFESSORINHA - A REALIDADE DOS MITOS Documento
-
JORNAL ESCOLAR ABC LITERÁRIO: representações simbólicas das práticas estudantis dos secundaristas do Centro Educacional Osvaldo Cruz, em Dourados - sul de Mato Grosso na década de 1960 Documento
-
Jogos e Brincadeiras na ação do professor de Educação Física: Uma leitura em Fenomenologia dos Contextos de aprendizagem Documento
-
LIVRO DE OCORRÊNCIAS: Instrumento da Prática Pedagógica Documento
-
Lendo e relendo o ensino de leitura em Mato Grosso do Sul Documento
-
Lendo no Jornal Stella Maris (1938-1945) as marcas da formação das professoras em uma escola normal católica de Minas Gerais Documento
-
Letramento Profissional: Trajetória dos que ensinam ler e escrever nos três primeiros anos do Ensino Fundamental Documento
-
MARIA CONSTANÇA BARROS MACHADO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A PROFESSORA E DIRETORA DO PRIMEIRO GINÁSIO PÚBLICO CAMPO-GRANDENSE Documento
-
METAS EDUCATIVAS 2021 DA OEI Documento
-
MODELAGEM DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM BIOLOGIA CELULAR Documento
-
MONOPOLIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL POR MEIO DE PROCESSOS DE FUSÕES E AQUISIÇÕES: O GRUPO UNIESP EM QUESTÃO Documento
-
MOVIMENTOS DO HABITUS E AMPLIAÇÃO DO CAPITAL CULTURAL NA TRAJETÓRIA DE PROFESSORES INICIANTES Documento
-
Materialização da política de municipalização do ensino fundamental de Mato Grosso do Sul Documento
-
Mato Grosso e a Reforma Educacional de Pedro Celestino (1910). Produto Histórico do Imperialismo. Documento
-
Meio ambiente de Mato Grosso do Sul na Mídia - as possibilidades educativas do jornal impressos Documento
-
Meninas para um lado meninos para outro: um estudo sobre Representanção Social de Gênero de Educadoras de Creche Documento
-
Metapintura: conhecimento e estudo da pintura Documento
-
Migração de estudantes na fronteira do Brasil com o Paraguai Documento
-
Monstro e monstruosidade: exame e teratopolítica no caso Nando. Documento
-
Mudar a prática do ensino - história de buscas para o ensino de Língua Portuguesa em Mato Grosso do Sul (1986 a 1993) Documento
-
Mulher negra e trajetória profissional: o magistério como caminho de inserção no mercado de trabalho. Documento
-
Métodos e Conteúdos de Alfabetização em Livros didáticos nos séculos XIX e XX: De Calkins a Lourenço Filho Documento
-
Música na Cultura Escolar: As práticas musicais no contexto da Educação Artística(1971 / 1996) Documento
-
NEOLIBERALISMO EDUCATIVO NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR DA ESCOLA BÁSICA (1998- 2013) Documento
-
Noções de contagens e medidas utilizadas pelos Guarani na Reserva Indígena de Dourados - um estudo etnomatemático. Documento
-
O ?internetismo? escolar e os processos educativos: percepções dos professores Documento
-
O Ambiente Educacional: um estudo social-histórico das relações entre educação e tecnologia Documento
-
O Ambiente Educacional: um estudo sócio-histórico das relações entre educação e tecnologia Documento
-
O Aprender do Sujeito Professor de Língua Portuguesa em Situação de Formação Continuada Documento
-
O Atendimento Educacional Especializado na Educação Superior Documento
-
O Atendimento Educacional Especializado para Estudantes com Deficiência Visual nos Municípios de Corumbá-MS e Ladário-MS Documento
-
O BRINCAR E A CULTURA NO OLHAR DE PROFESSORES DO PANTANAL: A LINGUAGEM LÚDICA DE UMA INFÂNCIA Documento
-
O CAMPO DO JORNALISMO ENTRE RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE CONVERSÃO NA ECONOMIA DA DIPLOMAÇÃO Documento
-
O COTIDIANO DAS CRIANÇAS DO ASSENTAMENTO TAQUARAL- CORUMBÁ/MS: AS REPRESENTAÇÕES ACERCA DA ESCOLA E DO TRABALHO Documento
-
O CUIDADO DE SI: PRÁTICAS DE LIBERDADES NOS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÕES Documento
-
O Clube de Ciências e Cultura Paiaguás como experiência da iniciação científica no ensino de 1º e 2º graus Documento
-
O Colegiado Escolar: avanços e limites na construção de uma escola democrática. Documento
-
O Desafio da Imagem: Uma proposta Contemporânea para a Escola de 2o Grau Documento
-
O Desenho: uma possibilidade na construção do ser criança e/ou um dispositivo pedagógico na Educação da Infância Documento
-
O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 4 A 5 ANOS: CONCEITOS E PRÁTICAS DAS PROFESSORAS Documento
-
O Educandário Getúlio Vargas: a trajetória de uma instituição educacional filantrópica em Campo Grande/MS (1943-1992) Documento
-
O Ensino de Didática, na década de trinta, no sul de Mato Grosso: Ordem e Controle? Documento
-
O Ensino de História nas Séries Iniciais do Ensino de Primeiro Grau na Escola Estadual Maria Constança Barros Machado: 1977-2002 Documento
-
O Ensino no 1º Grau: um estudo sobre o significado do conhecimento geométrico para alunos da 8ª série Documento
-
O Estudo da Argumentação na Elaboração do Conhecimento Geométrico por Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática Documento
-
O Estudo qualitativo das transformações pelas quais passam os saberes até chegarem à sala de aula no conteúdo da Física Ondulatória Documento
-
O Exame Nacional de Cursos (Provão) na visão de dois partícipes: coordenadores e alunos do curso de administração de duas IES de Campo Grande - MS Documento
-
O Exame Nacional de Cursos na Visão de dois Participes: Coordenador e Egressos de duas IES de Campo Grande-MS Documento
-
O FINANCIAMENTO DO ENSINO MEDIO NA PROPOSTA EDUCACIONAL ESCOLA DE GUAICURU VIVENDO UMA NOVA LIÇÃO (1999 - 2006) Documento
-
O Financiamento Público das Instituições Não-Estatais de Educação Especial em Campo Grande - MS (2001-2005) Documento
-
O GRUPO GUTAC E O SENTIDO DO TEATRO - UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO Documento
-
O IMPACTO DA JUDICIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA QUALIDADE Documento
-
O Instituto Cajamar e a formação de quadros Documento
-
O MANUAL DIDÁTICO DE CIÊNCIAS NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA Documento
-
O MOVIMENTO SINDICAL DE MATO GROSSO DO SUL E A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO PLANFOR Documento
-
O Ministério Público Estadual em defesa da Educação Inclusiva: um estudo de caso Documento
-
O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR): DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO REGIME DE COLABORAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL Documento
-
O PROCESSAÇÃO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AO ALUNO COM AUTISMO Documento
-
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ORTOGRAFIA DE ALUNO DE ENSINO MÉDIO COM PARALISIA CEREBRAL Documento
-
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESCOLAR – AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES Documento
-
O PROEPRE em Mato Grosso do Sul Documento
-
O PROFESSOR NECESSÁRIO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA A PARTIR DOS ANOS 1990 Documento
-
O PROGRAMA "ALFA E BETO": ALFABETIZAÇÃO PELO MÉTODO METAFÔNICO, SUA METODOLOGIA E UMA EXPERIÊNCIA EM MATO GROSSO DO SUL Documento
-
O PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS DA UFMS: EXTENSÃO E PERMANENCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Documento
-
O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLD EM) E O MERCADO EDITORIAL (2003-2011) Documento
-
O Papel do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul na Definição das Políticas Públicas Setoriais - 1995-2002 Documento
-
O Papel do fórum on-line em um curso de Pós-Graduação lato sensu a Distância - Um estudo de Caso Documento
-
O Pedagogo na Empresa: Um novo personagem nas novas formas de sociabilidade do Trabalho Documento
-
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no estado de Mato Grosso do Sul: Produto de desenvolvimento do Estado. Documento
-
O Plano do Desenvolvimento da Escola - PDE na Escola Pública de Ensino Fundamental em Mato Grosso do Sul Documento
-
O Professor necessário para o Ensino Fundamental na Política Educacional Brasileira a partir dos anos 90 Documento
-
O Programa Nacional de Alimentação Escolar: uma análise da implementação da merenda escolar nas escolas estaduais e municipais do município de Campo Grande nos anos de 2000 a 2003. Documento
-
O Programa de Educação Tutorial (PET) e a permanência de estudantes na UFMS Documento
-
O Projeto de Qualidade Total da REME em Campo Grande - MS Documento
-
O SIGNIFICADO DO PRINCÍPIO DA PARTICIPAÇÃO NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA NOS ANOS INICIAIS DO SÉCULO XXI: O DECLARADO NO PPA BRASIL DE TODOS (2004-2007) Documento
-
O SOM QUE VEM DA ESCOLA: AS BANDAS E AS FANFARRAS ESCOLARES EM CAMPO GRANDE/MS (1997 A 2008) Documento
-
O Sentido de Ensinar e de Aprender LEM-Inglês para Professores da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS Documento
-
O Ser Professor Universitário no Universo da Prática Docente: Uma Leitura Interdisciplinar em Fenomenologia Documento
-
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB no Contexto das Políticas Educativas dos Anos 90 Documento
-
O Som da Educação Documento
-
O Trabalho Pedagógico no Processo de Alfabetização do Estudante com Deficiência Intelectual Documento
-
O USO DA INFORMATICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA Documento
-
O Uso de dispositivos didáticos para o estudo de técnicas relativas a sistema de equações lineares no ensino fundamental Documento
-
O aprender e o não aprender de adolescentes em um projeto de distorção-perspectivas, discurso e desafios Documento
-
O atendimento à criança pobre, abandonada e sem-família em Corumbá (MT): o caso do Colégio Salesiano Imaculada Conceição Documento
-
O currículo da academia militar das agulhas negras e a formação profissional : das origens ao início do século XXI Documento
-
O direito à educação da criança pequena na cidade de Manaus: noções presentes entre as mães de classes populares Documento
-
O direito à educação infantil: criança sua cidadã, dever universal. Documento
-
O discurso da inclusão no estado de Mato Grosso do Sul (1998-2008) Documento
-
O discurso de inclusão nas políticas de educação superior (2003 – 2008) Documento
-
O discurso do bom professor de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental em sua institucionalidade Documento
-
O discurso sobre a Qualificação do Professor da Educação Básica: Um estudo da experiência desenvolvida pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul na década de 90" Documento
-
O discurso sobre a qualificação do professorda educação básica: um estudo da experiência desenvolvida pela Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul na década de 90 Documento
-
O dito e o feito, em Educação ambiental, no Brasil, no início do Século XXI Documento
-
O ensino de filosofia: o ensino médio no município de campo grande-ms Documento
-
O ensino de história nas séries iniciais do ensino de primeiro grau na escola Maria Constança Barros Machado (1977-2002) Documento
-
O ensino de latim na Escola Maria Constança Barros Machado como reflexo da história da disciplina no Brasil (1939-1971) Documento
-
O estudo das normalização das condutas: a educação e o trabalho em unidades penais Documento
-
O fazer do psicólogo escolar: uma escuta em educação Documento
-
O financiamento da "Escola Guaicuru-vivendo uma nova lição" para o ensino médio Documento
-
O financiamento do ensino superior federal em Mato Grosso do Sul: uma análise no âmbito da UFMS (1996 a 2008) Documento
-
O fracasso escolar na 5ª série do Ensino fundamental em matemática de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, MS Documento
-
O homem, a natureza e a educação : algumas interrogações filosóficas Documento
-
O ingresso das pessoas com deficiência no serviço público - alcances e limites do processo educativo Documento
-
O lugar da biblioteca escolar no discurso da legislação sobre o ensino secundário brasileiro (1826-1968) Documento
-
O lugar dos bacharéis: História da criação da Faculdade de Direito - FADIR de Campo Grande, MT (1965-1970). Documento
-
O manual didático de Ciências na organização do trabalho didático na escola contemporânea Dissertação Documento
-
O papel do Conselho Estadual de Educação na definição das polítcas setoriais para o Estado de Mato Grosso do Sul Documento
-
O processo de constituição da identidade: as apreensões e mediações sociais e o ato educativo - um estudo do homem do Paiaguás no Pantanal mato-grossense Documento
-
O processo de estudo de temas matemáticos, relativos ao Ensino Fundamental, por intermédio de situação-problema: práticas vivenciadas por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática Documento
-
O processo de expansão da escolarização básica em Guiné-Bissau (1990- 2010) Documento
-
O processo de expansão escolar em Mato Grosso(1910-1946):uma abordagem histórica Documento
-
O processo de institucionalização da Escola Normal Dom Aquino Corrêa de Três Lagoas no sul de Mato Grosso (1952-1975) Documento
-
O processo educativo dos trabalhadores da erva-mate na obra do memorialista da fronteira - Hélio Serejo. Documento
-
O professor: um leitor escolarizado. Documento
-
O programa FUNDESCOLA na política educacional sul-mato-grossense (1999-2006): Fatores de sustentação e suas implicações Documento
-
O programa de superação das desigualdades raciais em Mato Grosso do Sul Documento
-
O sentido da infância na escola do Pantanal. Documento
-
O sentido de aprender e ensinar LEM - Inglês na rede municipal de ensino Documento
-
O sentido e o significado do Ensino médio noturno na construção das atividades dos seus alunos Documento
-
O significado do aprender e do ensinar a linguagem escrita nos primeiros anos escolares Documento
-
O silêncio e o sofrimento/adoecimento psíquico docente sob a análise da Psicologia Histórico-Cultural: das condições às emoções Documento
-
O sujeito construtivista da alfabetização: uma reflexão crítica Documento
-
O uso da informática nas séries iniciais do ensino fundamental: um estuo sobre a prática pedagógica no ensino de Geografia Documento
-
O uso das Novas Tecnologias (software) na formação inicial do professor de Matemática no estado de Mato Grosso do Sul Documento
-
O uso das técnicas mnemônicas no processo de aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual. Documento
-
O uso do computador como recurso didático Documento
-
OS CONHECIMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES DAS REDES ESTADUAIS DE ENSINO DO CENTRO-OESTE (2009-2013) Documento
-
OS DISCURSOS DA INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL E NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL(1998 2008) Documento
-
OS ENSINAMENTOS DO CAPITALISMO: O QUE O JOVEM APRENDIZ APRENDE SOB OS AUSPÍCIOS DO ESTADO PARA SE TORNAR UM TRABALHADOR Documento
-
OS INDÍCIOS DAS PRÁTICAS CURRICULARES NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA EM UMA ESCOLA EXEMPLAR DE CAMPO GRANDE ENTRE 1942 E 1970 Documento
-
OS JOVENS, SUAS CONCEPÇÕES E ESCOLHAS: UM ESTUDO SOBRE AS AÇÕES EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NA ESCOLA Documento
-
OS SABERES E FAZERES QUE CONSTITUEM A IDENTIDADE DO PROFESSOR DO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) Documento
-
OS SENTIDOS CONSTRUÍDOS PELOS ESTUDANTES SURDOS EM PRÁTICAS TRANSLÍNGUES NO FACEBOOK Documento
-
Olhar o Professor de Educação Infantil: O programa de Formação de professores alfabetizadores como objeto de referência. Documento
-
Orientação sexual na Escola: um Estudo sobre a Sexualidade de Meninas Pobres em Campo Grande - MS Documento
-
Os (DES) caminhos da educação profissional: uma análise das experiências dos egressos dos cursos técnicos de Campo Grande - MS Documento
-
Os Alunos surdos em classes regulares da rede pública de ensino na concepção dos profesores Documento
-
Os Gregos, os Anarquistas e a criação da Autonomia: observações sobre Educação e Trabalho a partir do referencial de Cornelius Castoriadis Documento
-
Os Impactos do FUNDEF na Rede Municipal de Ensino de Ponta Porã Documento
-
Os Organismos Internacionais e as tendências para o trabalho do professor Documento
-
Os Professores e os Diferentes Sentidos da Arte na Educação Documento
-
Os alunos surdos em classes regulares da Rede Pública de Ensino na Concepção dos Professores Documento
-
Os impactos da formação continuada na prática docente Documento
-
Os primeiros anos da docência nos discursos de professores de inglês da Rede Municipal de Campo Grande-MS Documento
-
Os primeiros anos da docência nos discursos de professores de inglês da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS Documento
-
PAINÉIS FUNARTE DE REGÊNCIA CORAL - (1981-1989): DE POLÍTICA CULTURAL À POLÍTICA CURRICULAR Documento
-
PERMANÊNCIA DE EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO STRICTO SENSU NA REGIÃO CENTRO-OESTE ENTRE 2009 E 2019 Documento
-
PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: o Livro Didático como fonte Documento
-
POLÍTICA EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AS CONTRADIÇÕES ENGEDRADAS NO ÂMBITO DO TRABALHO DOCENTE Documento
-
POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFLEXÕES DE NEGRAS/OS EGRESSAS/OS DA PEDAGOGIA DO CPAN/UFMS. Documento
-
POLÍTICAS DE GESTÃO EDUCACIONAL NO BRASIL: O PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES (2004-2010) Documento
-
POLÍTICAS DE RENDA MÍNIMA E A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO: O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL Documento
-
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INSERÇÃO DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO DO SUL (1999-2010) Documento
-
POLÍTICAS SOCIAIS INTEGRADAS E O ATENDIMENTO EM CRECHE: LIMITES E POSSIBILIDADES DA GESTÃO LOCAL Documento
-
PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO DE AGENTES DE SEGURANÇA E MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS (ASSE) EM MATO GROSSO DO SUL Documento
-
PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO PIBID DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: HABITUS E CAPITAL CULTURAL EM MOVIMENTO Documento
-
PROGRAMA DE GESTÃO ÚNICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE MATO GROSSO: os Municípios de Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte - 1998 a 2002 Documento
-
PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PNEGEB) : A GESTÃO NA FORMAÇÃO DE GESTORES NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL Documento
-
PROINFANTIL E OS REFLEXOS NA PRÁTICA DOCENTE: EM FOCO A LEITURA E A ESCRITA Documento
-
Palácio de Espelhos: Televisão e Subjetividade Documento
-
Pedagogia de Projetos: reflexos de uma ação de formação Documento
-
Pesquisa Colaborativa e o redimensionamento das práticas de produção de textos escritos e sua reescrita Documento
-
Pesquisa-formação com Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Emancipação Coletiva para uso de Artefatos Tecnológicos Digitais no Ensino de Ciências Documento
-
Política Educacional que atende o mercado: O Programa Alfabetização Solidária em Mogeiro/PB de 1997 a 2002 Documento
-
Política de Educação Continuada, delineada nas ações de Formação dos Professores, das Redes Municipal e Estadual de Ensino no Municipio de Pimenta Bueno (RO) [1996-2005] Documento
-
Política de educação continuada, delineada nas ações de formação dos professores, das redes municipal e estadual de ensino no município de Pimenta Bueno (RO) : 1996-2005 Documento
-
Política de educação continuada, delineada nas ações de formação dos professores, das redes municipal e estadual de ensino no município de Pimenta Bueno [1996-2005] Documento
-
Política de educação superior e internacionalização: ações institucionais desenvolvidas pelas universidades federais da região centro-oeste no período de 2006 a 2020. Documento
-
Política de financiamento da educação: o custo/aluno de duas escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. Documento
-
Política educacional e educação a distância: as contradições engendradas no âmbito do trabalho docente Documento
-
Política educacional para jovens e adultos no Estado de Mato Grosso do Sul (1999-2006) Documento
-
Políticas Públicas Educacionais: Possibilidades e limites no atendimento educacional do educando com deficiência mental severa - Campo Grande / MS - período de 1980 a 2004 Documento
-
Políticas Públicas educacionais e assentamentos rurais de Corumbá - MS (1984-1996) Documento
-
Políticas Públicas em Educação Especial Pós 1994: Um estudo sobre o conceito de surdez Documento
-
Políticas Públicas em Educação Especial pós 1994: um estudo sobre o conceito de surdez Documento
-
Políticas Públicas em Educação no Estado de Rondônia: análise das ações voltadas para a educação inclusiva de alunos com necessidades educativas especiais Documento
-
Políticas Públicas para educação e novos paradigmas de produção Documento
-
Políticas de atendimento em saúde para crianças de 0-9 anos no Município de Corumbá-MS. Documento
-
Políticas de formação continuada de professores: uma análise do Programa Pró-Letramento mediada pelas narrativas dos professores Documento
-
Políticas educacionais para o meio rural em Mato Grosso do Sul (1991 a 2002) Documento
-
Políticas públicas de educação: a gestão democrática na rede estadual de ensino em mato grosso do Sul (1991 a 1994) Documento
-
Políticas sociais integradas e a educação infantil na creche : limites e possibilidades da gestão local Documento
-
Por entre a justiça, democracia e diferença: da escola para todos à educação inclusiva Documento
-
Por uma história do Currículo no/do Colégio Maria Constança na década de 1960: cultura docente, práticas e materiais curriculares. Documento
-
Possibilidades e perplexidades nas propostas de formação para professores : a ordem do discurso no campo de estudo da Pedagogia Documento
-
Professor de Educação Física do Ensino Fundamental: saberes, concepções e sua prática docente Documento
-
Professores de educação física da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande / MS, nos primeiros anos do Ensino Fundamental: saberes e concepções. Documento
-
Programa Bolsa Família no estado de Mato Grosso do Sul (2004 a 2014): contradições engendradas na oferta do direito à educação Documento
-
Programa de Aceleração de Aprendizagem como Política Pública Educacional Documento
-
Programa de Formação de Professores Alfabetizadores- PROFA: da teoria à prática no município de Três Lagoas/MS Documento
-
Programa de formação de professores alfabetizadores (PROFA): um ressignificar da prática docente? Documento
-
Programa de formação de professores alfabetizadores - PROFA: da teoria á pr´patica na REME de Três Lagoas-MS Documento
-
Projeto CEFAM - Tentativa de Modernização do Curso de Formação de Professores em MS de 1983 a 1992 Documento
-
Projeto pedagógico das escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul : autonomia concedida ou conquistada? Documento
-
Projeto: O ensino da leitura e da escrita na prática docente da Educação Infantil Documento
-
Propostas Pedagógicas: Discursos das Relações de Poder na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS Documento
-
Propostas pedagógicas: discursos das relações de poder na rede municipal de ensino de Campo Grande Documento
-
Prática de Estudo de Ciências: formação inicial docente na unidade pedagógica sobre digestão humana. Documento
-
Prática de Leitura de Textos Literários : Um Diagnóstico. Documento
-
Prática de estudo de ciências: formação inicial docente na unidade pedagógica sobre a disgestão humana Documento
-
Prática docente para aprendizagem de crianças com síndrome de down na educação infantil Documento
-
Prática pedagógicas no ensino de função: uma abordagem antropológica Documento
-
Práticas Pedagógicas desenvolvidas no ensino de função: uma abordagem antropológica Documento
-
Práticas argumentativas no estudo da geometria por acadêmicos de licenciatura em Matemática Documento
-
Psicanálise e Educação no Contexto da Formação do Psicanalista Documento
-
REMUNERAÇÃO DOCENTE DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE AUSTERIDADE FISCAL Documento
-
RETRATOS DA MERITOCRACIA ESCOLAR: DAS IGUALDADES E DESIGUALDADES COMO EXPRESSÕES DA (IN)JUSTIÇA Documento
-
Re-tocando a aprendizagem no jardim de infância: a música como linguagem. Documento
-
Realidade Virtual levando a percepção à Educação a Distância realizada pela Internet Documento
-
Rememorando trajetórias: docência e identidade do professor em formação. Documento
-
Resiliência e Medidas Socioeducativas: síntese dialética de múltiplas determinações Documento
-
SABERES E FAZERES DOCENTES REFERENTES AO ENSINO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS NOS DOIS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA DOCÊNCIA NA SALA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Documento
-
SENTIDOS E SIGNIFICADOS DADOCÊNCIA NA SALA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Documento
-
SINAES em Mato Grosso do Sul e a regulação do Estado brasileiro : os limites do Estado-Nação Documento
-
SUPERVISÃO ESCOLAR: A HISTÓRIA, O PROCESSO DE FORMAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE Documento
-
Salas de recursos multifuncionais e Plano de Ações Articuladas em Campo Grande – MS : análise dos indicadores Documento
-
Salto para o Futuro: um olhar para a Interatividade, Aprendizagem e Educação a Distância Documento
-
Sexualidade da pessoa com deficiência mental: entre os discursos de verdade e a possibilidade de outras práticas de si Documento
-
Sistema Penitenciário Federal: o encelamento do ensino Documento
-
Sobre a Educação Aqüendada: uma análise da relação entre a identidade sexual travesti e o processo de educação formal. Documento
-
Surdos Brasileiros e Bolivianos em Destaque: Processo inclusivo em uma escola No município de Corumbá ? MS Documento
-
TECNOLOGIAS EM AMBIENTE ESCOLAR: O IMPACTO DA INTEGRAÇÃO DAS TIC NA AVALIAÇÃO DO IDEB DE DUAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DE CAMPO GRANDE – MS Documento
-
TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES NACIONAIS (2013 A 2017) PARA/NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A AVALIAÇÃO ESCOLAR Documento
-
TRABALHO DIDÁTICO E O ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES DE MARCOS ANTONIO DA SILVA; CIRCE M. FERNANDES BITTENCOURT E SELVA GUIMARÃES FONSECA (1980-2000) Documento
-
TV Escola: Prática, Reflexões e Pesquisa Documento
-
TV Escola: Práticas, Pesquisa e Reflexões Documento
-
Teleprofessor - agente da tecnologia na educação a distância Documento
-
Televisão, Escola e Consciência Crítica: Um estudo das mensagens Documento
-
Texto e contexto: educação e presença alemã no sul de Mato Grosso - 1920 a 1934" Documento
-
Trabalho docente e as fontes de Estresse Ocupacional em uma Universidade Federal Documento
-
Trabalho docente e as fontes de estresse em um Universidade Pública. Documento
-
Trabalho docente na rede estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (2008-2018). Documento
-
Trabalho e educação profissional : uma análise sob a ótica dos jovens Documento
-
Trabalho, Tempo Livre e Cultura Física: aspectos do desenvolvimento humano Documento
-
Traduções da cultura narcisista na cultura escolar: uma pauta de estudos sobre a escola básica Documento
-
Trajetória Profissionais e Constituição de Professores:Culturas e Contextos de Mato Grosso do Sul. Documento
-
Transposição Didática: o conceito de som nos cursos de Arquitetura de Campo Grande Documento
-
Transposição didática:o conceito de som nos cursos de Arquitetura e Urbanismo de Campo Grande - Mato Grosso do Sul Documento
-
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: os (des)caminhos da construção de um conceito Documento
-
UM AMBIENTE VIRTUAL COLABORATIVO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA COM BASE NA TEORIA DE VYGOTSKY Documento
-
UM ESTUDO SOBRE CONSCIENCIA FONOLOGICA EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES Documento
-
UMA ESPERIENCIA EDUCACIONAL ASSENTADA EM SOB NOVO HORIZONTE: OS DESENCONTROS DOS BEM-INTENCIONADOS AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO" Documento
-
UMA INVESTIGAÇÃO FENOMENOLÓGICA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DO SIMBÓLICO AO SIMBOLISMO Documento
-
UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DIANTE DO USO PEDAGÓGICO DO COMPUTADOR Documento
-
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL EM SEUS ALICERCES: ACONTECIMENTOS, INSTITUCIONALIDADES E DISCURSOS (1962-1979). Documento
-
Um Estudo da Atividade Docente pelo Significado e Sentido da Queixa Escolar Documento
-
Um Estudo de Dificuldades para Aquisição do Conceito Geométrico de Semelhança de Triângulos por alunos de oitava série do Primeiro Grau. Documento
-
Um Estudo sobre o uso do Software Superlogo na Organização do Pensamento Matemático. Documento
-
Um Novo Olhar sobre o Aprendizado de Inglês - Incursões ao Imaginário Documento
-
Um Olhar sobre a prática docente em Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma Linguagem Simbólica em Fenomenologia Documento
-
Um Tempo Vivido, Uma Prática Exercida, Uma História Construída: O Sentido do Cuidar e do Educar. Documento
-
Um estudo da atividade docente pelo significado e sentido da queixa escolar Documento
-
Um estudo sobre a formação de professores para os primeiros anos do ensino fundamental na modalidade a distância Documento
-
Um estudo sobre procedimentos e invariantes operatórios utilizados por alunos do IV ciclo do Ensino Fundamental na resolução de problemas de simetria axial Documento
-
Um ogro humanizado: sexualidade e normalização nos processos de subjetivação da personagem Shrek Documento
-
Uma Proposta Metodológica Para a Realização do Estágio Supervisionado em um Curso de Formação Inicial de Professores de Matemática: limites e possibilidades Documento
-
Uma análise de configurações geométricas intervenientes no processo ensino aprendizagem da geometria a nível de primeiro grau Documento
-
Uma comparação entre o custo aluno no Ensino Superior presencial e no ensino superior a Distância Documento
-
Uma escola para a democracia: Estado, escola pública e estabilidade social em Anísio Teixeira (1930-1960) Documento
-
Uma escola para a democracia: Estado, escola pública e estabilidade social em Anísio Teixeira (1930-1960) Documento
-
Uma leitura em fenomenologia do fazer do professor de arte; a estética como percepção formativa Documento
-
Uma leitura fenomenológica das aulas de regência no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia Documento
-
Uma possibilidade para a superação das dificuldades na aprendizagem da linguagem escrita : o texto e sua reescrita Documento
-
Versões e Inserções: a educação de jovens e adultos com deficiência mental Documento
-
Vidas de adolescentes em vulnerabilidade: histórias de vida escolar e projeto de vida no contexto do AJA/MS Documento
-
Violência Infantil: um olhar foucaultiano na comunidade Vila Princesa em Porto Velho/RO Documento
-
Violência escolar: Um estudo a partir das representações de professores e gestores Documento
-
a influencia da medida socio educativa de liberdade assistida na vida escolar do adolescente infrator Documento
-
a inserção de critérios privados na política de gestão do sistema de ensino no estado de Mato Grosso do Sul (2007 a 2013) Documento
-
o ingresso da pessoa com deficiência no serviço público - alcances e limites do processo educativo Documento
-
Ética e Práticas Sociais Contemporâneas: A Educação Escolarizada e a Constituição do Agente Moral Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade