Possui graduação em Pedadogia pela Universidade Federal Fluminense (1979), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1994), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Pós-Doutorado na Universidad de Buenos Aires e Flacso/Argentina (2011/2012). Professora Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)/Escola de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu). Professora Convidada do Curso de Pós-Graduação "Maestría en Pedagogías Críticas y Problemáticas Socioeducativas", sede Tilcara, de la Universidad de Buenos Aires (UBA). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação de Professores (GPPF) e ao Núcleo de Estudos e Pesquisa: Práticas Educativas, Escola e Cotidiano (NEPPEC)/UNIRIO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidiano escolar, alfabetizacão, educação infantil e formação docente. Coordenou, no período de 2014-2018, o sub-projeto de Pedagogia/Educação Infantil vinculado ao Projeto Institucional do PIBID/UNIRIO. Participa e co-coordena a Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências (Rede Formad/UNIRIO/Brasil), rede enredada a Red de Formación Docente y Narrativa (Argentina), Red de Lenguaje (Red Latinoamericana para la mejoria de enseñanza en Lenguaje) e a outras redes de formação docente na América Latina.
graduate at Pedadogia from Universidade Federal Fluminense (1979), graduate at Pedadogia from Universidade Federal Fluminense (1990), master's at Mestrado Em Educação from Universidade Federal Fluminense (1994) and ph.d. at Doutorado Em Educação from Universidade Estadual de Campinas (2003). Has experience in Education, acting on the following subjects: cotidiano escolar, alfabetizacão, alfabetização, educação infantil and formação da professora alfabetizadora.