Publicações no BrCris
 

Dra Maria Helena Menna Barreto Abrahão

Licenciada em Letras Anglo-Germânicas (UFSM); Mestre em Educação: Planejamento Educacional (UFRGS); Doutora em Ciências Humanas: Educação (UFRGS). Pesquisadora Senior do CNPq. Docente Permanente na FAE/PPGEdu, Universidade Federal de Pelotas. Integra o Programa de Pesquisa do Centro de Investigação em Aprendizagem Autorregulada-PEAAR (Univ. de Lisboa). Membro do Comité Académico Asesor Internacional do Programa de Formación Narrativa Y (Auto)Biográfica en Educación - Doctorado, Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Membro Titular da Fundación Red para la Educación en Iberoamérica-FREI, (Universidade Olmeca, México). Desde 1989, é líder do GP "Profissionalidade Docente e Identidade: narrativas singulares/plurais (GRUPRODOCI). Integrou/integra Comissões de Avaliação de Programas de Pós-Graduação, Comissões Editoriais e Conselho Científico de coleções de editoras nacionais e internacionais e de periódicos de universidades e journals, com destaque para Journal of Education for Teaching - JET (England); Coleção da Editora Téraèdre "(Auto)biographie ∞ Education" (França); Colección "Narrativas, Autobiografías y Educación" UBA/CLACSO (Argentina); Coleção "Pesquisa (Auto)biográfica ∞ Educação", PAULUS/EDUFERN; Coleção "Pesquisa Auto)biográfica ∞ Educação, série Clássicos das Histórias de Vida", PAULUS/EDUFERN; Coleção Modos de Viver, narrar e guardar (USP/CRV); Série Artes de Viver, Conhecer e Formar (Cultura Acadêmica). Coordena as Séries: "Destacados Educadores Brasileiros" e "Destacados Educadores Sul-Rio-Grandenses" (EDIPUCRS). Coordenou, com Passeggi e Souza, a coleção Pesquisa (Auto)biográfica - temas transversais (EDUFRN/EDIPUCRS/EDUNEB). Sócia Honorária da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - BIOGRAph, na qual integra o Conselho de Publicação, desde 2008. Participação em eventos, produção bibliográfica e citações, no país e no exterior, individualmente ou em parceria, com colegas brasileiros e europeus que integram o GRUPRODOCI. Tem 41 teses e 36 dissertações orientadas. Co-orientou 13 Teses, 10 no Brasil e 02 na Espanha. Orientou 15 bolsas de IC e supervisionou 18 Pós-Doutorados (1 Bolsa PNPD, outra recém-doutor). Integrou o Comitê Científico de Educação e Psicologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (2003 a 2007), do qual foi vice-coordenadora. Na PUCRS, aposentada em 2015, desenvolveu ensino, pesquisa, extensão no PPGEdu/FACED e Supervisionou Pós-Doutorado. Dirigiu a FACED (2004 a 2008) e integrou a Comissão Coordenadora do PPGEdu, de 1988 a 2008, substituindo regularmente a coordenação. Criou e ministrou o "Seminário Metodológico Instrumental de Pesquisa (Auto)biográfica: Histórias de Vida"; o "Seminário Metodológico Instrumental em Pesquisa-Formação" e a "Prática em Pesquisa (Auto)biográfica". Planejou e ministrou, por mais de 15 anos "Teoria da Ciência e do Conhecimento", obrigatória para o Doutorado e "Educação Brasileira - análise contextual", obrigatória para o Mestrado. Planejou e implantou o Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Teoria e Prática da Ação Docente, do qual foi coordenadora (2006 a 2008). Coordenou a Linha de Pesquisa Fundamentos, Políticas e Práticas da Educação Brasileira (1988 a 2008). Organizadora geral do Salão de Iniciação Científica da universidade, implantando o primeiro (2001, 2002, 2003 e 2004). Conselheira do Conselho Editorial da EDIPUCRS (2005 a 2009); conselheira da Câmara de Graduação (2004 a 2008). Integrante da Comissão do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia (2008 a 2010). Integrante da Comissão de Avaliação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (2009-2011). Em 2004 idealizou e presidiu o I Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica - CIPA, do qual coordenou a realização na PUCRS, iniciando importante movimento no que respeita à formação de redes de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Participou da Comissão Organizadora e da Comissão Científica dos demais CIPAs, voltando a presidi
graduate at Letras Anglo Germânicas from Universidade Federal de Santa Maria (1962), master's at Education from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979) and ph.d. at Ciências Humanas Educação from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989). Has experience in Education, focusing on Evaluation of the Learning, acting on the following subjects: histórias de vida, formação de professores, educação de professores, pesquisa and erro construtivo.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •