Irene Cristina de Mello concluiu o doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo em 2003. Professora lotada no Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas e da Terra, onde coordena o Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ). É professora pesquisadora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT desde 2003 e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. É docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado profissional) na UFMT. Foi Secretária de Relações Internacionais da Universidade Federa de Mato Grosso (gestão 2016-2020). Foi Coordenadora de Formação Docente da UFMT (gestão 2008-2012) e Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFMT (gestão 2012-2016). Participou da Comissão Avaliadora de Livros Didáticos de Química do Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2007, 2012, 2015 e 2018). Participou com avaliadora de cursos de graduação do Ministério da Educação (INEP). Foi membro do Comitê Assessor do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (2017-2020). Foi Secretária Geral da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ) (2020-2023). É Editora Adjunto da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (ReSBEnQ). Integra a Cátedra UNESCO Ética e Sociedade na Educação Superior (desde 2017) e é Consultora Especial do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras.
graduation at Licenciatura Plena Em Química from Universidade Federal de Mato Grosso (1991), graduation at Bacharelado Em Química from Universidade Federal de Mato Grosso (1992), master's at Education from Universidade Federal de Mato Grosso (1996) and doctorate at Education from Universidade de São Paulo (2003). He is currently pró-reitora de ensino de graduação e docente at Universidade Federal de Mato Grosso and pró-reitora de ensino de graduação at Universidade Federal de Mato Grosso. Has experience in Education, acting on the following subjects: ensino de química, química, ensino de ciências, educação and formação de professores.