Dr. Marco Antonio Moreira
Marco Antonio Moreira é Licenciado em Física (1965) e Mestre em Física (1972) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Brasil e Doutor em Ensino de Ciências (1977) pela Cornell University/USA. Foi professor do Instituto de Física da UFRGS de 1967 a 2012, quando aposentou-se como Professor Titular. Foi Vice-Diretor desse Instituto de 1989 a 1992. Em 2014 recebeu o Título de Professor Emérito. Foi docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física desse Instituto de 2002 a 2013. É professor colaborador da Universidade de Burgos/Espanha desde 1998. Integrou, como Secretário de Ensino, a Diretoria da Sociedade Brasileira de Física em 1973 e 1974. Participou da Comissão de Educação da União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP) de 1975 a 1987. Foi Professor Visitante na Cornell University de 1986 a 1988. Integrou o Comitê de Educação do CNPq de 1993 a 1995 e de 1999 a 2001. Foi membro da Comissão de Especialistas em Ensino de Física da SESu/MEC de 1996 a 1999, presidindo-a em 1998 e 1999. Foi pesquisador 1A do CNPq, na Área de Educação, de 1989 a 2014. Presidiu a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) de 1997 a 2001. Foi Representante da Área de Ensino de Ciências e Matemática na CAPES de 2000 a 2007. Suas áreas de interesse são o ensino de ciências e a pesquisa em ensino de ciências, particularmente Física. Dedica-se também a teorias de aprendizagem, especialmente a da aprendizagem significativa. Além disso, atua em filosofia da ciência, metodologia da pesquisa em educação e metodologia do ensino superior. Foi editor da Revista Brasileira de Ensino de Física de 1989 a 1993, da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências de 2001 a 2005, da revista Experiências em Ensino de Ciências de 2007 a 2011 e do periódico Investigações em Ensino de Ciências desde 1996 a 2014. É editor da revista Aprendizagem Significativa em Revista desde 2011. Já publicou 312 artigos em periódicos, 137 trabalhos completos em anais de congressos, 56 livros e 7 capítulos de livros. Orientou 61 dissertações de mestrado e 63 teses de doutorado, co-orientou 6 dissertações de mestrado e 8 teses de doutorado. Foi coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/PROFIS) de 2013 a 2019. Pesquisador Sênior do CNPq de 2016 a 2021. Docente Colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UERR, Boa Vista,RR, desde 2012. Docente Colaborador do PPG Ensino da UNIVATES, RS, desde 2016. Docente Permanente do Doutorado Profissional em Ensino de Ciências Exatas da UNIVATES, desde 2020. Docente coladorador da REAMEC desde 2021.
(less)
Marco Antonio Moreira é Licenciado em Física (1965) e Mestre em Física (1972) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Brasil e Doutor em Ensino de Ciências (1977) pela Cornell University/USA. Foi professor do Instituto de Física da UFRGS de 1967 a 2012, quando aposentou-se como Professor Titular. Foi Vice-Diretor desse Instituto de 1989 a 1992. Em 2014 recebeu o Título de Professor Emérito. Foi docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física desse Instit (... more)
graduate at Licenciatura em Física from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1965), master's at Physic from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972) and ph.d. at PhD in Science Education from Cornell University (1977). Has experience in Physic, acting on the following subjects: ensino superior, campo, mestrado em ensino, ensino de ciências e matemática and modelagem computacional.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Pesquisas
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
Visão geral
Afiliação
Publicações
publicações selecionadas
- Uma UEPS elaborada em busca da aprendizagem significativa de conceitos de equações e gráficos no contexto de um Curso de Administração
- Desafíos actuales para la enseñanza de las ciencias
- Ensino e aprendizagem do conceito de derivada e suas relações com fenômenos físicos: uma revisão da literatura no caso de um curso de engenharia
- Predisposición para un aprendizaje significativo de la física: intencionalidad, motivación, interés, autoeficacia, autorregulación y aprendizaje personalizado
- Conceitualização do conceito de campo elétrico de estudantes de Ensino Superior em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas sobre eletrostática
- Pesquisa em Ensino
- A relação teoria e prática na formação inicial de professores: um olhar sobre a utilização da Teoria da Aprendizagem Significativa no planejamento de ensino.
- Didactic Model aiming at the use of Digital Information and Communication Technologies in Science Education: Theoretical and methodological foundations
- An ausubelian approach to physics instruction: an experiment in an introductory college course in electromagnetism
- Organização do Ensino de Física no Ciclo Básico da Universidade
- ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
- Unidades de ensino potencialmente significativas em indução eletromagnética: um estudo sobre a conceitualização de estudantes de nível superior
- Uma investigação sobre os efeitos de um Problema Gerador de Discussões (PGD) com o tema Pressão na Formação Científica de Acadêmicos de Engenharia Química no ensino de Físic
- Experiências em Ensino de Ciências
- Aprendizagem Significativa Crítica de Equações do 2ºGrau no Ensino Remoto de uma Escola Federal Brasileira
- Ensino de Ciências: críticas e desafios
- A relevância do conhecimento científico para a cidadania e a incoerência da educação em ciências
- Modelos Atômicos no Ensino Médio: uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa com ênfase em uma descrição epistemológica
- Desafios no ensino da Física
- O uso de mapas conceituais como instrumento de pesquisa e avaliação no processo de aprendizagem significativa em Matemática
- Programa Forte da Sociologia da Ciência: um debate sobre a natureza da Ciência
- INTERESSE, EXPERIÃ?NCIA, AUTOEFICÃ?CIA, AUTORREGULAÃ?Ã?O E CARGA COGNITIVA: IMPLICAÃ?Ã?ES PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA FÃ?SICA
- Atividades práticas no ensino de ciências: uma possível proposta interpretativa.
- Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre óptica geométrica apoiada por vídeos, aplicativos e jogos para smartphones
- APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA NO ENSINO DOS NÚMEROS E SEUS CONJUNTOS / CRITICAL MEANINGFUL LEARNING IN NUMBERS AND THEIR SETS TEACHING
- A Organizacao do Ensino de Fisica No Ciclo Basico da Universidade.
- Aprendizaje Activo de la Física y análisis de Rasch para circuitos eléctricos mediante physlets
- Aprendizagem Significativa em Ciências: condições de ocorrência vão muito além de pré-requisitos e motivação
- Aprendizaje Significativo: la visión clásica, otras visiones e interés
Pesquisas
leader of
- Ensino de Física Grupo de Pesquisa
Ensino
theses/dissertations advising
- Abordagem didática do conceito de Campo Eletromagnético a partir das equações de Maxwell, usando Unidades de Ensino Potencialmente Signficativas: influências na aprendizagem de alunos de graduação e proposta inicial de Campo Conceitual
- Investigação da aprendizagem em física básica universitária a partir de um ensino que integra situações e conceitos das disciplinas de cálculo I e de física I
- Estudo de caso etnográfico sobre a contribuição de diferentes visões epistemológicas contemporâneas na formação de professores de Física
- La enseñanza de ciencias con un enfoque integrador a través de actividades colaborativas, bajo el prisma de la teoría del aprendizaje significativo con el uso de mapas conceptuales y diagramas de actividades demonstrativo-interactivas - ADI
- APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA: O ARSENAL OPERATÓRIO COGNITIVO DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO
- Ensino de Física a partir de situações de Engenharia
- Hacia la construcción de una ecología representacional: Aproximación al aprendizaje como argumentación
- La enseñanza de la Mecánica Cuántica en la Escuela Média
- Tipos de representações mentais utilizadas por estudantes de Física Geral na área da Mecânica Clássica e possíveis modelos mentais nessa área.
- Abordagem didática do conceito de campo eletromagnético usando Unidades de Ensino Potencialmente Significativas a partir das Equações de Maxwell: influências na aprendizagem de alunos de de graduação e uma proposta inicial para o conceito de campo eletromagnético em nível de Física Geral
- Relacionados con nuestra herencia pero no encadenados a ella. Por un aprendizaje crítico de la Genética.
- El uso de mapas conceptuales en la resolución de problemas de Biomecánica
- Fundamentos metodológicos para a medida da carga cognitiva e do conhecimento prévio em um contexto de cinemática com o auxílio da hipermídia
- ANÁLISE DA RELAÇÃO DOS ESTUDANTES COM AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE ELETROMAGNETISMO UTILIZANDO O VÊ DE GOWIN EM CONTRAPOSIÇÃO AO RELATÓRIO TRADICIONAL.
- O conceitos de Simetria em Fisica e sua Importância para a Aprendizagem da Disciplina de Física
- Significados del concepto de interacción gravitatoria en estudiantes de nivel polimodal y puesta en práctica de una propuesta didáctica respecto a dicho concepto
- Uso de textos de apoyo como organizador previo: matemáticas para la enseñanza fundamental y media
- Modelos Mentais e Resolução de Problemas em Física
- Inferencias y modelos mentales: un estudio de resolución de problemas acerca de los primeros contenidos de Física abordados en el aula por estudiantes de nivel medio
- Modelos mentales de célula: una aproximación a su tipificación con estudiantes de COU.
- Um estudo sobre o ensino de laboratório em nível universitário básico
- A utilização de novas tecnologias de informação e comunicação como instrumento potencializador visando proporcionar uma aprendizagem mais significativa em Física de Fluidos
- Física moderna e contemporânea no ensino médio : uma experiência didática com a teoria da relatividade restrita
- Simulação e modelagem computacionais como recursos auxiliares no ensino de Física Geral.
- El uso del mapa conceptual progresivo como recurso facilitdor del aprendizaje significativo en ciencias naturales y Biología
- O Vê de Gowin conectando teoria e experimentação em física geral: questões didáticas, metodológicas e espistemológicas relevantes ao processo
- Mapeamento cognitivo em um curso individualizado: um estudo sobre o efeito da abordagem ao conteúdo
- Pseudo-organizadores prévios como recursos facilitadores da aprendizagem em Física
- Diseño e Implementación de una Metodología para el Aprendizaje Significativo a través de la Resolución de Problemas (ASARP) de Física en un Contexto Participativo
- Implementação de uma Proposta de Ensino para a disciplina de Estrutura da Matéria Baseada na Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud
- Construindo significados em Mecânica Quântica: resultados de uma proposta didática aplicada a estudantes de Física Geral IV
- Sobre o ensino do conceito de estado em cursos introdutórios de mecânica quântica
- Uma proposta para introdução dos plasmas no estudo dos estados físicos da matéria
- Estudo de conceitos de Termodinâmica no Ensino Médio
- Aprendizaje significativo crítico del concepto de gen en estudiantes de la carrera docente de Biología de la UPEL-IPEC de Venezuela
- Sobre o ensino do conceito de evolução temporal em mecânica quântica
- Mapeamento do conteúdo e mapeamento cognitivo: um estudo envolvendo duas abordagens à organização do conteúdo.
- Laboratório estruturado versus não estruturado: estudo comparativo em um curso de Física Geral
- O processo de ensino e aprendizagem no estudo do conceito de derivada por meio da integração da Matemática e da Física para estudantes de um curso de Engenharia
- Uma abordagem ausubeliana ao ensino de Eletricidade e Magnetismo em nível universitário básico.
- Possíveis Representações Sociais sobre Ciência e sobre o Ensino de Ciências de docentes que atuam nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
- Enseñanza coinspirada: un estudio de caso en la formación de profesores de ciencias
- Curriculum de Física: un estudio de caso
- Estudo de circuitos elétricos : utilizando simulação computacional para preparar o uso de circuitos reais
- A epistemologia contemporânea e suas contribuições em diferentes níveis de ensino de física : a questão da mudança epistemológica
- Trabalho experimental numa perspectiva de estratégias facilitadoras de aprendizagem significativa
- A pedagogia de projetos como estratégia para alunos da Educação de Jovens e Adultos: em busca de uma aprendizagem significativa em Física
- La Enseñanza y el Aprendizaje de la Teoría Especial de la Relatividad en Nivel Médio/Polimodal
- TEXTOS DE APOYO COMO ORGANIZADORES PREVIOS PARA LA ENSEÑANZA DE ÁLGEBRA, COMBINATORIA, LÓGICA MATEMÁTICA Y GEOMETRÍA EUCLIDIANA
- Investigação de ganhos na aprendizagem de conceitos físicos envolvidos em circuitos elétricos por usuários da ferramenta computacional modellus
- Favorecendo a aquisição de conceitos científicos em crianças de 06 anos com a introdução precoce de situações problemáticas de Física.
- Fundamentos metodológicos para a medida de carga cognitiva e do conhecimento prévio num contexto de ensino de cinemática com o auxílio de uma hipermídia
- Implementação e avaliação de uma metodologia de ensino no conteúdo de função, utilizando uma estratégia de resolução de problemas fundamentada na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel
- Física e Cálculo: a integração entre situações físicas e conceitos matemáticos que pode favorecer a aprendizagem significativa em Física Básica universitária
- La modelización conceptual de la Mecánica Newtoniana en estudiantes universitarios: una aplicación de la teoría de Ausubel de aprendizaje significativo
- Um estudo sobre o desempenho de alunos de Física usuários da ferramento computacional Modellus na interpretação de gráficos em Cinemática.
- Um curso de Mecânica Quântica para professores de Física do Ensino Médio
- Resolución de problemas en Física y aprendizaje significativa
- Representaciones mentales de docentes sobre el universo, los modelos cosmológicos que lo explican y aplicación de una estrategia metodológica para promover su evolución
- Resolução de problemas e aprendizagem em Física
- Um currículo de física para as primeiras séries do ensino fundamental
- O CONCEITO DE SIMETRIA EM FÍSICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE FÍSICA
- Laser de rubi : uma abordagem em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)
- Uma alternativa para o ensino da Dinâmica a partir da resolução qualitativa de problemas
- O Vê de Gowin conectando teoria e experimentação em Física Geral : questões didáticas, metodológicas e epistemológicas relevantes ao processo
- Mapas conceituais como instrumentos para investigar a estrutura cognitiva do aluno
- Estudo comparativo entre a estrutura do conteúdo e a estrutura cognitiva do professor e a do aluno
- Imágenes y Enseñanza de la Física: Una Visión Cognitiva
- Representações Sociais da Mecânica Quântica
- Software generador de situaciones-problema
- Eletrônica e cidadania : uma abordagem CTS para o ensino médio
- Un cambio significativo en la enseñanza de las ciencias. El uso del ordenador en la resolución de situaciones experimentales de Física en nivel universitario básico
- Uma Análise das Características Cognitivas dos Solucionadores de Problemas de Física
- APLICAÇÕES DO ELETROMAGNETISMO, ÓPTICA, ONDAS, DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA MEDICINA
- Representações Sociais da Física Quântica
- Física moderna e contemporânea no ensino médio : é possível abordar conceitos de mecânica quântica?
- Estudo sobre a aprendizagem de equações e gráficos em um curso de Administração, fundamentado nas Teorias da Aprendizagem Significativa e dos Campos Conceituais
- O Uso de Mapas Conceituais como recurso didático facilitador da Aprendizagem Significativa em Ciências Naturais em nível de Ensino Fundamental
- UNIDADES POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS ALIADAS À CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COMO PROPULSORES DE UMA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA SIGNIFICATIVA
- Representações sociais de conceitos de física moderna e contemporânea.
- El uso del mapa conceptual como recurso didáctico facilitador del aprendizaje significativo de conceptos científicos de ciencias naturales en la enseñanza primaria
- Esquemas conceituais como recurso de ensino, aprendizagem e avaliação na Eletrodinâmica em nível
- Aprendizaje Significativo del Concepto de Energía, a partir de una Acción Integrada Escuela-Museo. Una Experiencia para la Alfabetización Científica en la Escuela vía Interacción con la Exposición Experimental de la Usina Ciencia.
- Inserindo conceitos e princípios da Mecânica Quântica no Ensino Médio: estados quânticos e superposição de estados
- O proceso de ensino e aprendizagem no estudo do conceito de derivada por meio da integração da Matemática e da Física para estudantes de um Curso de Engenharia
- La Enseñanza de Ciencias con un Enfoque Integrador a través de Actividades Colaborativas, bajo el Prisma de la Teoría del Aprendizaje Significativo con el uso de Mapas Conceptuales y Diagramas para Actividades Demostrativo-Interactivas ? ADI
- Objeto digital de aprendizagem : resolução de exercícios de um teste conceitual envolvendo os conceitos de energia elétrica e potência elétrica e sua relação com os conceitos de tensão, corrente e resistência elétricas
- Inserção de Tópicos de Física Quântica no Ensino Médio através de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa
- IMAGENES Y ENSEÑANZA DE LA FISICA: UNA VISION COGNITIVA
- Modelos mentais em mecânica introdutória : uma simulação computacional
- El Aprendizaje Significativo y la Formación Inicial de Profesores de Ciencias y Biología
- Mapas conceituais como recursos didaticos para o ensino de fisica
- A entrevista clínica como instrumento de avaliação da aprendizagem de conceitos físicos em eletricidade
- Enseñanza de la Biología en alumnos provenientes del area rural, con influencia de la cultura mapuche; aplicando los princípios programáticos facilitadores de las teorías de Ausubel, Novak y Gowin.
- Mapas conceituais como instrumentos didáticos no ensino da Física
- Um estudo sobre o ensino de laboratório de Física em escolas de 2 grau
- A aprendizagem significativa crítica de conceitos de Mecânica Quântica segundo a Interpretação de Copenhagen e o problema da diversidade de propostas de inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio
- Aprendizagem de conceitos físicos em Termodinâmica: um estudo usando entrevistas clínicas
- A utilização do app Geogebra no processo de ensino dos conceitos de funções quadráticas no ensino médio na perspectiva da aprendizagem significativa
- Partículas Elementares e Interações Fundamentais no Ensino Médio
- Representações sociais da Física
- Influência do conhecimento prévio sobre o desempenho do aluno em um curso de Física Geral individualizado
- Identificación de posibles invariantes operacionales de estudiantes universitarios, sobre los conceptos de sistema y equilibrio en Física, y sus implicaciones en el aprendizaje de la Mecánica y la Termodinámica
- As concepções espontâneas, a resolução de problemas e a história da ciência em uma seqüência de conteúdos de Mecânica
- Aplicação da análise multidimensional e da análise de agrupamentos hierárquicos ao mapeamento cognitivo de conceitos físicos
- Rol, significados y construcción del concepto de energía interna en Física.
- O uso da linguagem matemática na física clássica como obstáculo epistemológico na formação de professores de matemática na Universidade do Estado do Pará - UEPA : um estudo de caso
- Indicadores de Avaliação sobre propostas de atividades práticas: instrumentação para professores de ciências em formação
- Las representaciones pictóricas como componente integral del discurso científico: el caso equilíbrio químico
- Representações da astronomia
- Tipos de representações mentais - modelos, proposições e imagens utilizadas por estudantes de Fisica Geral sobre o conceito de campo eletromagnético.
- A física na formação de professores para as séries iniciais: um estudo de caso.
- Dificuldades dos alunos na aprendizagem da Lei de Gauss em nível de Física Geral à luz da teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird
- Uma abordagem ausubeliana à organização do conteúdo em Termodinâmica e Teoria Cinética dos Gases ao nível de Física Geral
- Dificuldades dos alunos na aprendizagem da Lei de Ampère em nível de Física Geral à luz da teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird
- Concepciones y preconcepciones sobre formación de imágenes
- Mapas conceituais como instrumentos potencialmente facilitadores da aprendizagem significativa de conceitos da óptica física
- Representações sociais de professores de Matemática do ensino secundário. Doutorado em Ensino de Ciências
- Dois estudos sobre solução de problemas de Física em nível universitário básico: o efeito de uma estratégia e a influência da estrutura cognitiva.
- Inserindo conceitos de mecânica quântica no ensino médio: estados quânticos e superposição linear de estado
- La comprensión de problemas de campo eléctrico en estudiantes universitarios: aspectos de la instrucción en la organización de representaciones
- Possíveis representações sociais sobre ciências e ensino de ciências de docentes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental
- Laser em Rubi: uma abordagem em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas
- Tópicos de física contemporânea em escolas de nível médio e na formação de professores de física
- Un enfoque epistemológico constructivista para facilitar el aprendizaje de laboratório desde una perspectiva ausubeliana
- Elaboração e testagem de um conjunto de experimentos de Mecânica de Fluidos ao nível de Física Geral
- Campo conceptual composición/estructura en Química: tendencias cognitivas, etapas y ayudas cognitivas
- A influencia da estrutura cognitiva em aprendizagens de Física
- Introdução de conceitos de Termodinâmica através da resolução de situações e análise da conceitualização à luz da teoria dos campos conceituais
- La enseñanza de la Física mediante un aprendizaje significativo y cooperativo blended learning
- El aprendizaje del concepto de campo en Física: conceptualización, progresividad y dominio
- Ensino de física no 9º ano : uma proposta metodológica com projetos desenvolvidos a partir de situações-problema
- Análise do currículo e da aprendizagem em um laboratório de Física
- Perspectivas sobre a evolução histórica do conceito de luz e sua interação com a fotografia para o ensino da Óptica
- O papel das equações matemáticas, apredidas de modo significativo, nos processos de ensino e aprendizagem em Física: o caso da quantidade de movimento e sua conservação
- ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL DE APOIO DIDÁTICO E PARADIDATICO PARA O ENSINO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES NO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO.
- Aportes metodológicos y didácticos para diseñar un modelo de enseñanza de las Ciencias Naturales
- Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso no ensino de Eletromagnetismo
- Contenido y estructura de Representaciones Sociales sobre Pedagogía y pedagogos en profesores de ciencias