Publicações no BrCris
 

Silvanne Ribeiro Velázquez

Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia, lotada na Faculdade de Educação (FACED). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (2000), mestrado em Psicologia Evolutiva e da Educação pela Universidad de Barcelona (2002) e doutorado em Psicologia Evolutiva e da Educação pela Universidad de Barcelona (2009), revalidados em Educação pela UFBA. Iniciou sua carreira profissional no ensino superior na Universidad de Barcelona na qual, além de concluir seus estudos de mestrado e doutourado, trabalhou como pesquisadora e bolsista. Durante muitos anos formou parte do grupo de pesquisa em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Escrita dirigido pela Dra. Ana Teberosky (Universidad de Barcelona). Além disso, foi colaboradora em pesquisas no Instituto Municipal de Investigación en Psicología Aplicada a la Educación (IMIPAE) e no Institut dEducació em Barcelona, cidade na qual também realizou práticas colaborativas em escolas municipais de Educação Infantil. Atuou como professora pesquisadora do curso de psicologia na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (FBDC) e em diferentes cursos de Pedagogia de outras IES da cidade de Salvador. Participou como formadora de professores (as) em programas governamentais (Curso de Especialização Docência na Ed. Infantil, PNAIC, entre outros), além de coordenadora adjunta no Programa Nacional de Livros e Material Didáticos (PNLD). Atuou como coordenadora do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas em Infâncias e Ed. Infantil (NEPESSI) pertencente à FACED/UFBA (biênios 2017/2019;2019/20221), e é membro do mesmo núcleo na atualidade. Possui experiências nas áreas de Educação Infantil, Formação de Professores, Alfabetização Inicial e Aprendizagem e Desenvolvimento infantis, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e desenvolvimento de bebês e crianças pequenas, apropriação da linguagem oral e escrita, alfabetização e letramento, consciência e habilidades metalinguísticas, currículo e práticas pedagógicas na Educação Infantil. É vice-líder do GEPEICI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Crianças e Infâncias/UFBA) e está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFBA), na linha de pesquisa Linguagem, Subjetivações e Práxis Pedagógica.
graduate at Licenciatura em Pedagogia from Universidade Católica do Salvador (1997) and ph.d. at Doutorado em Psicologia Escolar from Universidad de Barcelona (2009). Has experience in Education, acting on the following subjects: aquisiçao da leitura e escrita, aprendizagem significativa, educaçao infantil, como avaliar no costrutivismo? and a interaçao com diversas modalidades textuais.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •