Publicações no BrCris
 

Amarildo Luiz Trevisan

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), no campus de Canoas, RS/Brasil, e também do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS/Brasil. Além disso, atua como docente colaborador do PPGE da Universidade de Caxias do Sul (UCS), RS/Brasil. Como pesquisador, possui classificação PQ-1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e atua como consultor/avaliador de projetos do CNPq e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Formação acadêmica inclui um pós-doutorado em Humanidades pela Universidade Carlos III de Madri (UC3M) em 2014-2015, com apoio do CNPq. Possui também um doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2000, com apoio da CAPES/FAPERGS, e um mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1992, com apoio da CAPES. Além disso, é especialista em História pela FUBRAE em Goiânia, 1986, e licenciado em Filosofia pela Faculdade Imaculada Conceição (FAFIMC/UFRGS) em 1982. Possui uma ampla experiência em cargos acadêmicos e administrativos. Atuou como diretor da Escola Estadual Pe. Pedro M. Copetti na 8ª CRE no período de 1991 a 1994. Coordenador do curso de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental de 2002 a 2003 e Coordenador de Tutorias - Curso Espanhol EaD de 2011 a 2012 na UFSM. Também foi coordenador do PPG Educação (Mestrado e Doutorado) na UFSM de 2012 a 2014, quando o curso foi avaliado com conceito 5. Além disso, desempenhou as funções de coordenador adjunto do PPGE (Mestrado e Doutorado) na UFSM em 2011 e vice-coordenador do curso de Ciências da Religião de 2017 a 2023. Membro de diversas associações e comitês acadêmicos. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) desde 1997 e fez parte do comitê científico da ANPEd Nacional no período de 2010 a 2011. Também é membro do GT Universidades e Políticas de Educação Superior da Rede CLACSO - Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais e das sociedades brasileira (SOFIE) e latinoamericana (ALFE) de Filosofia da Educação. Além disso, é pesquisador do Programa de Políticas Educativas/NEPI/AUGM - Associação de Universidades do Grupo Montevidéu. É autor de diversos livros, capítulos e artigos, com destaque para obras como: Filosofia e Educação: Mímesis e Razão Comunicativa (Editora UNIJUÍ, 2000); Pedagogia das Imagens Culturais: da Formação Cultural à Formação da Opinião Pública (Editora UNIJUÍ, 2002); Reconhecimento do Outro: Teorias Filosóficas e Formação Docente (Mercado de Letras, 2014); e Terapia de Atlas: Filosofia da Educação no Contemporâneo (2ª ed., EDUCS, 2020). Suas áreas de interesse incluem formação docente, esfera pública, biopolítica, violência, tecnologia, formação, imagem e arquivo. E-mail de contato: trevisanamarildo@gmail.com
graduate at Filosofia from Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição Viamão Rs (1982), master's at Philosophy from Universidade Federal de Santa Maria (1992) and ph.d. at Education from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Has experience in Education, focusing on Philosophy of the Education, acting on the following subjects: ensino filosofia imagens, pedagogia imagens culturais formação opinião públi, pedagogia cultura imagem opinião pública, filosofia da educação analíticos continentais and educação, formação e pluralidade de perspectivas.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •