André Luís Silva da Silva
Professor, pesquisador, escritor. Professor destaque da Latin America Top 10.000 Scientists da Alper-Doger Scientific Index 2021. Pós-Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS no Programa de Pós-Graduação Química da Vida e Saúde, com extensão realizada nos contextos da Universidade do Minho, Portugal (2020), Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS no Programa de Pós-Graduação Química da Vida e Saúde, com extensão realizada na Duke University, Durham, NC, EUA (2014); Mestre em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007) e Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ (2004). Atua como pesquisador em História e Filosofia das Ciências, com ênfase em epistemologia científica, e em Metodologias de Ensino, com ênfase na Atividade Experimental Problematizada (AEP), a partir das bases teóricas da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Epistemologia de Thomas Kuhn. Coordena Projetos de Pesquisa aplicados ao Ensino de Ciências, área na qual apresenta artigos publicados em diversos periódicos, sites e eventos. Atuou por 10 anos como professor na Educação Estadual de nível médio e no Ensino Profissional em disciplinas envolvendo a Química e a Física. Coordenou atividades laboratoriais em Curso Técnico em Química durante 8 anos. Ministrou aulas de Pós-Graduação em Formação de Professores durante 2 anos, área onde atua hoje como palestrante convidado. Desde 2015 é Professor Adjunto em Regime de Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Pampa ? Unipampa, campus Caçapava do Sul/RS. Atua como Professor-Orientador em Cursos de Graduação, na modalidade presencial, e como Professor Formador, em cursos à distância, sistema Unipampa-UAB. Também atua como Professor-Orientador no PPGEC da Unipampa, no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Lidera o Grupo de Pesquisa - Unipampa/CNPq - Ensino. Aprendizagem e Significados em Ciências (EnASCi).
Teacher, researcher, writer. Post-Doctorate in Science Education by the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS in the Postgraduate Program in Chemistry of Life and Health, with extension carried out in the contexts of the University of Minho, Portugal (2020), Doctorate in Science Education by Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS in the Graduate Program in Chemistry of Life and Health, with extension held at Duke University, Durham, NC, USA (2014); Master in Inorganic Chemistry from the Federal University of Santa Maria - UFSM (2007) and Graduated in Chemistry Full Degree from the University of Cruz Alta - UNICRUZ (2004). He works as a researcher in History and Philosophy of Sciences, with an emphasis on scientific epistemology, and in Teaching Methodologies, with an emphasis on Problematic Experimental Activity (PEA), based on the theoretical bases of Thomas Kuhn's Theory of Meaningful Learning and Epistemology. He coordinates Research Projects applied to Science Education, an area in which he presents articles published in various journals, websites and events. He worked for 10 years as a teacher in state High School Education and in Professional Education in subjects involving Chemistry and Physics. He coordinated laboratory activities in a Technical Course in Chemistry for 8 years. He taught post-graduate classes in Teacher Education for 2 years, an area where he currently works as a guest speaker. Since 2015, he has been Associate Professor in Exclusive Dedication Regime at the Federal University of Pampa - Unipampa, campus Caçapava do Sul/RS, working in Undergraduate and Postgraduate Courses: Exact Sciences - Degree, Specialization in Science and Technology Education, Specialization in Management and Environmental Education and Professional Master in Science Teaching.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos