Possui LIcenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama/Pr (1975), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1980), Mestrado em Educação, na Universidade Federal do Paraná (1990), Doutorado em Educação, na Universidade de São Paulo (1998), Pós -Doutorado na Universidade Nova de Lisboa ( 2005). Professora nos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Moura Lacerda, de Ribeirão Preto/SP, Professora em cursos de graduação e Professora Titular do Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná ( 2000 a 2016).
Tem experiência na área de Educação, no campo da Pedagogia e Didática, especialmente em formação de professores que ensinam matemática, em ensino e aprendizagem de Matemática, em história da educação matemática, atuando principalmente nos seguintes temas história do movimento da matemática moderna, história dos saberes elementares matemáticos da escola primária, formação de professores de Matemática.Coordenou, no PPGE da PUCPR, o Grupo de Pesquisa História das Disciplinas Escolares - GPHDE ( 2003-2016) e o projeto aprovado pelo CNPq, ?Circulação e apropriação de saberes elementares matemáticos do ensino primário no estado do Paraná( 1903-1971). Pesquisadora de vários projetos do GHEMAT, dentre eles o projeto de Cooperação Internacional Brasil-Portugal : "A matemática moderna em escolas do Brasil e de Portugal", aprovado pela CAPES/GRICES, o projeto nacional ?A constituição dos saberes elementares matemáticos: a Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário, em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970 , aprovado pelo CNPq e do projeto de Cooperação Internacional, aprovado pela CAPES-COFECUB ,?L?enseignement des mathématiques a l?école primaire, XIXe ? XXe siècle?. Atualmente é Docente Colaboradora do Programa de Pós Graduação -Doutorado em Educação, Ciência e Matemática - PPGCEM, da Rede
Amazônica de Educação em Ciências, REAMEC. Vice Presidente do Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática do Brasil - GHEMAT-BR e integrante da equipe de pesquisadores do projeto aprovado pela FAPESP, em andamento no GHEMAT BRASIL, Projeto Temático :"A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990". Pesquisadora e assessora do Grupo de Pesquisa GHEMAT Paraná.
graduation at Pedagogia from Universidade Federal do Paraná (1980), graduation at Matemática from Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama (1975), master's at Education from Universidade Federal do Paraná (1990) and doctorate at Education from Universidade de São Paulo (1998). Has experience in Education, acting on the following subjects: história da educação matemática, movimento da matemática moderna, educação matemática, matemática moderna and educação matemática.