História da Educação Matemática
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
O ensino de Matemática na Escola Doméstica de Natal: contribuições para um diálogo sobre o papel da mulher Norte-rio-grandense (1911 – 1961)
-
"Como ensinar Matemática no Curso Ginasial": um Manual da CADES e suas propostas para a formação de professores de Matemática
-
: Entre a Exposição e a Descoberta: a coleção Matemática e as práticas escolares relacionadas à sua utilização no Instituto Nossa Senhora da Piedade
-
A abordagem do conceito de função nos livros didáticos ginasiais: uma análise em tempos modernos (décadas de 1960 e 1970)
-
A Aritmética Elementar de Charles Sanders Peirce: tradução e notas para uma hermenêutica
-
A ARITMÉTICA NA SEÇÃO PARA PEQUENOS MATHEMÁTICOS DA REVISTA O ECHO
-
A condução do ensino das operações aritméticas nas séries iniciais: do tradicional ao intuitivo
-
A Constituição de um Fundo Documental e a Matemática no Curso Preparatório à Admissão ao Ginásio Pelotense
-
A Educadora Maria Laura: Contribuições para a Constituição da Educação Matemática bo Brasil
-
A EVOLUÇÃO DOS ALGORITMOS DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS AO LONGO DA HISTÓRIA.
-
A Formação de Professoras na Escola Normal Nossa Senhora da Piedade
-
A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO: um olhar sobre a Escola Normal Joaquim Murtinho
-
A geometria presente no livro Rechenbuch für Duetsche Schulen in Brasillien 2º heft, de Matthäus Grimm
-
A GEOMETRIA PRESENTE NO LIVRO RECHENBUCH FÜR DUETSCHE SCHULEN IN BRASILLIEN 2º HEFT,DE MATTHÄUS GRIMM
-
A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar.
-
A Matemática na Formação do Professor Primário nos Institutos de Educação de São Paulo e Rio de Janeiro (1932-1938)
-
A Matemática no periódico o Eco: seções mata tempo intelectual e para o grande concurso
-
A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930- 1935): O método de projetos de Maria dos Campos Reis
-
A modernização da matemática na Bahia: a experiência com classes-piloto do Colégio Estadual da Bahia - Central (1966-1969)
-
A PEDAGOGIA CIENTÍFICA E ENSINO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: UMA ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DAS DELEGACIAS REGIONAIS DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO (1930-1945).
-
A relação teoria e prática na formação inicial de professores: um olhar sobre a utilização da Teoria da Aprendizagem Significativa no planejamento de ensino
-
A SEÇÃO CANTINHO DO SÁBIO NA REVISTA O ECO: UM OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA
-
A TRAJETÓRIA E A CONTRIBUIÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA A MODERNIZAÇÃO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DE VITÓRIA DA CONQUISTA e TANQUINHO (1960-1970)
-
Adriana Cesar de Mattos
-
Afro do Amaral Fontoura: a sistematização de saberes aritméticos para os cursos de formação de professores da Guanabara (1960-1974)
-
Alana Godoy Lacava
-
Aldebaro Klautau e o programa de matemáticas da Escola Normal de Belém (Pará) de 1932
-
Ana Carolina Costa Pereira
-
Analisando as provas de alunos do curso primário em tempos de modernização da matemática escolar, 1950-1969
-
Angelita de Souza Leite
-
Antonio José da Silva
-
Análise de textos didáticos: três estudos. -
-
Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses
-
Aproximações do Desenho e da Geometria nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses.
-
As modificações curriculares do Curso de matemática da Universidade Estadual de Maringá : mudanças no saber profissional do professor de matemática, 1971-1996
-
As portas da república: Curso Primário e Aritmética Escolar em Vassouras, 1807 - 1904
-
AS PRÁTICAS DE ENSINO DE DESENHO NA ESCOLA MODELO BENEDITO LEITE (1900 ? 1920)
-
As representações sobre a aritmética e seu ensino veiculadas na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1940)
-
Aspectos históricos do estudo da aritmética no contexto dos grupos escolares mato-grossenses
-
Ayda Ignez Arruda e suas contribuições para a institucionalização da lógica matemática no Brasil
-
AÇÕES DE MARTINEZ EM TERRA DOS PINHEIRAIS: a modernização da Aritmética da escola primária paranaense nos anos iniciais de 1920
-
Buscando a Formação Didático-Metodológica da Matemática no Curso Normal do Colégio Santa Ângela: Resende, de 1960 a 1970.
-
Bárbara Winiarski Diesel Novaes
-
Büchler (1921, 1923): saberes de referência para ensinar frações
-
Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, na década de 1950
-
CADERNOS ESCOLARES COMO PATRIMÔNIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
-
Caracterización de la investigación brasileña en Disertaciones y Tesis sobre Historia de la Educación Matemática (1990-2010)
-
Carla Regina Mariano da Silva
-
Cartografia, Saber, Poder: Da emergência do desenho como disciplina escolar
-
Circulação de ideias matemáticas no arquivo da Escola Normal de Belém entre 1880 e 1910
-
Compreensões e usos das noções topológicas durante o movimento da matemática moderna
-
CONSTITUIÇÃO E TRANSFORMAÇÕES DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFES
-
Contribuições da Escola teuto-brasileira ao ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
-
Cristiane Borges Angelo
-
CURIOSIDADES MATEMÁTICAS NA REVISTA O ECHO (1914-1931)
-
CURSO DE DESENHO PARA AS ESCOLAS PROFISSIONAIS TÉCNICAS: A MATERIALIZAÇÃO DAS IDEIAS DO SERVIÇO DE REMODELAÇÃO SOBRE O ENSINO DE DESENHO
-
DA RÁDIO SOCIEDADE DO RIO DE JANEIRO À TVE BRASIL: O ENSINO DA MATEMÁTICA NA RADIODIFUSÃO EDUCATIVA
-
Denise Franco Capello Ribeiro
-
Denise Medina de Almeida França
-
Denise Silva Vilela
-
Diogo Alves de Faria Reis
-
DISCIPLINA, CONTROLE, PODERES: algumas notas sobre o exercício da docilidade nas práticas docentes
-
DOS INFINITÉSIMOS AOS LIMITES: A CONTRIBUIÇÃO DE OMAR CATUNDA PARA A MODERNIZAÇÃO DA ANÁLISE MATEMÁTICA NO BRASIL
-
Douglas Marin
-
Débora Regina Wagner
-
Educação e História da Matemática
-
Educação Matemática na CENP: Um Estudo Histórico Sobre Condições Instituicionais de Produção Cultural por parte de uma Comunidade de Prática
-
Elementos de Álgebra Prática para o uso das Escolas Complementares: um livro escrito pelo padre jesuíta Luiz Schuler
-
Elementos Históricos do Saber Profissional do Professor de Matemática: um estudo do `Caderno VII? da professora Anna Franchi (São Paulo, 1971)
-
Elenir Terezinha Paluch Soares
-
Endrika Leal Soares
-
Engenheiros, mulheres, matemáticos: interesses e disputas na profissionalização da matemática na Bahia (1896-1968).
-
Ensino de Arithmetica - parte theorica
-
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PROCESSOS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO NA DÉCADA DE 1960
-
Ensino de Matemática: iniciativas inovadoras no Centro de Ensino de Ciências da Bahia (1965-1969).
-
Entre as memórias do Campo das Vertentes: uma história da formação de professores de Matemática da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI) no período de 1987 a 2001
-
Entre estilos y colectivo de pensamiento: genealogías y visión formativa de grupos de investigación en la historia de la educación matemática en Brasil
-
Entre o ensino ativo e a escola ativa: os métodos de ensino de aritmética nos Grupos Escolares catarinenses (1910-1946)
-
EPAEM: Duas Décadas de História e Produções Científicas
-
Equação do 1º grau em livros didáticos de Matemática antes e após a BNCC
-
Equação/função exponencial em livros didáticos no Brasil (1930-1980)
-
Escola Nova, Escola Normal Caetano de Campos e o Ensino de Matemática na Década de 1940
-
Estudos recentes sobre frações no campo da História da Educação Matemática: avanços e desafios
-
Euclides de Medeiros Guimarães Roxo: o que tratam as Teses e Dissertações em História da Educação Matemática
-
Extemporaneous Intervention to Construct a Financial Education History
-
Fernando Guedes Cury
-
Ficha funcional de professores do ISERJ como fonte de pesquisa para história da educação matemática
-
Fios, retalhos e pontos: tecituras sobre a profissionalização docente em Matemática em Feira de Santana (1970 ? 1991)
-
Flavia dos Santos Soares
-
Flávia Aparecida Britto
-
Flávia Caraiba de Castro
-
Formação continuada: uma análise das concepções de educação matemática nos materiais do Gestar II
-
Formação de professores de matemática na Bahia (1953-1971):> Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secudário
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO HISTÓRICO COMPARATIVO ENTRE A BAHIA E PORTUGAL (1941-1968)
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA ESCOLA NORMAL TEODORO SAMPAIO (SANTO AMARO - BA): o ensino de saberes aritméticos (BRASIL, 1954-1963)
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA:estudos que abordam a expertiseda educadora Irene de Albuquerque
-
Formação superior específica para professores de Matemática no Espírito Santo: uma história de 1964 a 2000.
-
Francisco de Oliveira Neto
-
Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves
-
Frações nas escolas primárias de Santa Catarina: um olhar sobre planos de aula da década de 1940
-
Fábio Donizeti de Oliveira
-
Gabriel Luís da Conceição
-
GEEM - Grupo de Estudos do ensino da Matemática e a formação de professores durante o Movimento da Matemática Moderna no Brasil
-
Gilda Lúcia Delgado de Souza
-
Glauce Agnes Balestrin
-
Glaucianny Amorim Noronha
-
GPHEM - Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática
-
GRUEMA: uma contribuição para a história da Educação Matemática
-
Guilherme de La Penha: uma história do seu itinerário intelectual em três dimensões
-
HEDUMAT - História e Educação Matemática
-
Heljer Renato Junho de Luna
-
História da Educação Matemática no Brasil: contribuições das pesquisas para professores da Educação Básica
-
HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO PRIMÁRIO EM MINAS GERAIS: ESTUDOS A PARTIR DO ACERVO DE ALDA LODI (1929 A 1950)
-
História das finalidades do ensino de Aritmética em instituições educacionais amazonenses (1870 - 1910)
-
HISTÓRIA DOS CURSOS TÉCNICOS DOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO NA BAHIA: MATEMÁTICA, SABERES E PRÁTICAS DOCENTES (1970 – 1982)
-
História Oral e Educação Matemática
-
Histórias e Práticas de um ensino na escola primária: marcas e movimentos da Matemática Moderna.
-
Iara da Silva França
-
Interpretação do Ensino de Frações em Livros do GRUEMA
-
Inês Angélica Andrade Freire
-
Ivanete Batista dos Santos
-
José Ivanildo de Lima
-
JOUBERT LIMA FERREIRA
-
Juan Carlo da Cruz Silva
-
Juliana Chiarini Balbino Fernandes
-
Jéssica Cravo Santos Bernardino
-
JÚLIO CÉSAR DE MELLO E SOUZA: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática
-
Kátia Guershi Gonzales
-
Késia Caroline Ramires Neves
-
Larissa Pinca Sarro Gomes
-
Leandro de Oliveira
-
Leandro Josué de Souza
-
Leandro Silvio Katzer Rezende Maciel
-
Lucia Helena Marques Carrasco
-
Lucia Maria Aversa Villela
-
Luciana Correia de Amorim
-
Luzia de Fatima Barbosa Fernandes
-
Malcus Cassiano Kuhn
-
Manual Didática da Aritmética e os Saberes a e para ensinar sistematizados por Ismael França Campos (1950-1960)
-
MARCELO BEZERRA DE MORAIS
-
Marcelo Garcia Simão
-
Marcos Denilson Guimarães
-
Marcos Henrique Silva Lopes
-
Marger da Conceição Ventura Viana
-
Maria Cecilia Bueno Fischer
-
Maria Cristina Araújo de Oliveira
-
Marlos Gomes de Albuquerque
-
Matemática em seções recreativas do periódico O ECO
-
MATEMÁTICA NO ECO: ANÁLISE DE ARTIGOS ESCRITOS PELO JESUÍTA LUIZ MONTEIRO RECKZIEGEL
-
Matemática para o trabalho no Ifes: o caso do curso Técnico em Estradas no período de 1960 a 1990
-
Mathematik im Abschnitt -recreio- (Pause) der Zeitschrift O Echo, herausgegeben von Colegio Anchieta aus Porto Alegre/RS
-
Memórias da Educação Matemática - Entrevista com o professor Ubiratan D´Ambrosio
-
Memórias de aulas de aritmética na Revista do Ensino de Minas Gerais (1933-1940)
-
Memórias de ex-alunos do Colégio de Aplicação da Universidade da Bahia sobre o ensino de Matemática Moderna: a construção de uma instituição modernizadora
-
Miguel Chaquiam
-
Movimentos de formação de professores (de Matemática) em dois municípios mato-grossenses
-
Márcio Oliveira D'Esquivel
-
Mário Tourasse Teixeira - o Homem, o Educador, o Matemático
-
Métre, litre e gramme... grandezas e unidades de medidas na cultura matemática escolar
-
Nadia Regina Baccan Cavamura
-
Natalia Cristina da Silva
-
Navegar é preciso; viver também é preciso: rotas indisciplinares na desconstrução da inquestionabilidade da gramática disciplinar na escolarização moderna
-
O carvalho para a sombra e os frutos do amanhã: matemática, professores e atividades escolares no Ginásio Mairi (1966 ? 1985).
-
O caderno de geometria de 1905 de uma aluna do Colégio São José, de São Leopoldo/RS
-
O COLÉGIO LUTERANO CONCÓRDIA DE PORTO ALEGRE ENTRE 1902 E 1952: ENSINAR MATEMÁTICA PARA A VIDA E O TRABALHO
-
O desembarque da Matemática Moderna no ensino normal de Itamaraju: Contextos do Ginásio Augusto Carvalho e do Colégio Normal Vera Cruz (1964-1970)
-
O desenho escolar no Rio de Janeiro: uma história de 1890 à 1964.
-
O Ensino de Desenho e Geometria para a Escola Primária na BAHIA (1835-1925)
-
O ENSINO DE DESENHO NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DO RIO GRANDE DO NORTE (1909 ? 1937)
-
O ensino de Matemática no curso ginasial brasileiro: um olhar do jesuíta Pedro Browe no início do século XX
-
O ensino do Desenho nas escolas de Minas Gerais nas primeiras décadas do Novecentos
-
O Estudo de funções à luz das reformas curriculares: Reflexos em livros-didáticos
-
O Experimental da Lapa: um laboratório de currículo para a matemática moderna
-
O Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1964 ? 1974): Origem, Trajetória e Bifurcações
-
O Movimento do S.A.P.O. - Serviço Ativador em Pedagogia e Orientação - e algumas de suas contribuições para a Educação Matemática
-
O Método Intuitivo na Aritmética Primário de Calkins e Trajano
-
O processo de disciplinarização da Metodologia do Ensino de Matemática
-
O professor de matemática no Brasil (1759-1879): Aspectos Históricos.
-
O PROGRAMA DE TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS E MATEMÁTICA - PROTAP (1969-1974): SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A MODERNIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA.
-
O School Mathematics Study Group e o Movimento da Matemática Moderna no Brasil
-
O uso de unidades de medidas no estudo de operações elementares em uma Aritmética editada por uma Irmã Franciscana para o público feminino
-
On C. S. Peirce´s primary arithmetic
-
Os Experts nas pesquisas em História da Matemática do Brasil: um novo olhar para as Teses e Dissertações (1990 - 2018)
-
Os saberes matemáticos nas reformas educacionais do ensino primário em Santa Catarina (início do séc. XX)
-
Oscentros de interesse lidos em manuais do ensino primário: há saberes aritméticos?
-
Osvaldo Sangiorgi e "O Fracasso da Matemática Moderna" no Brasil
-
Outros Diamantes: histórias da formação de professores (de Matemática) em uma região de garimpo
-
Para compor histórias: uma análise documental sobre a formação de professores de Matemática no Rio Grande do Norte (1920 a 1980)
-
Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva
-
Pensamento algébrico funcional em situações de comparar grandezas: um rastreamento a partir do Método Clínico
-
PRIMEIRAS NOÇÕES DE GEOMETRIA PRÁTICA (1894 -1966): a obra e as mudanças no saber profissional do professor que ensina geometria
-
PROF DRA NEUZA BERTONI PINTO
-
Prof.ª Dra. Rosimeire Aparecida Soares Borges
-
Profa. Dra. Gladys Denise Wielewski
-
Profa. Drª. Cláudia Regina Flores
-
PROGRAMA CURRICULAR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1960 - SALVADOR/BAHIA
-
Propostas para o ensino do sistema métrico no Pará pelas mãos de Tito Cardoso de Oliveira
-
PRÁTICAS, INOVAÇÕES, EXPERIMENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS DE MATEMÁTICA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DA BAHIA (1949-1976)
-
Quando fui professor de matemática do Lyceu de Goiânia... : um estudo sobre a prática docente imersa nas permanências e mutações da cultura escolar na década de 1960
-
Recorte dos produtos educacionais em história no ensino da Matemática a partir das dissertações e teses defendidas no Brasil entre 1990-2010
-
Reflexões histórica e epistemológica da demonstração da lei dos senos e seus possíveis obstáculos ao conhecimento
-
Reflexões Sobre uma Aritmética do 4º Ano Primário Editada por uma Irmã Franciscana do RS, para o Público Feminino dos Colégios da Ordem
-
Regina Thaise Ferreira Bento
-
Relicler Pardim Gouveia
-
Revista Wacht und Weide in Kirche und Schule: saberes a ensinar e para ensinar geometria
-
Rogerio dos Santos Carneiro
-
Ronye Berger
-
Rosemeire dos Santos Amaral
-
Rosilda dos Santos Morais
-
Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração.
-
Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas do Pará (1890 ? 1904).
-
Saberes elementares aritméticos no ensino primário em Sergipe (1890 a 1944)
-
SABERES NECESSÁRIOS PARA ENSINAR FRAÇÃO EM TEMPOS DE PEDAGOGIA INTUITIVA
-
Saberes profissionais para ensinar matemática na década de 1960: o caso dos ginásios vocacionais a partir da literatura cinzenta
-
Se um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática no Rio Grande do Norte.
-
Suélen Rita Andrade Machado
-
Sérgio Candido de Gouveia Neto
-
Tatiana Rozalia Guedes
-
Tercio Girelli Kill
-
Thaline Thiesen Kuhn
-
Thiago Neves Mendonça
-
Trajetória, docência e memórias de um professor: Franklin Cascaes e a disciplina de Desenho na Escola Industrial de Florianópolis
-
Transformações nos saberes para ensinar frações no curso primário relacionadas ao uso de materiais escolares (1930-1970)
-
Tres estudos sobre historia e educação matematica
-
Um estudo da contribuição de livros didáticos de Matemática no processo de disciplinarização da Matemática escolar do Colégio - 1943 a 1961"
-
Um perfil dos professores de Matemática da Escola Normal do Pará (1890 ? 1920)
-
UMA ARITMÉTICA PARA ENSINAR EM MANUAIS DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, PUBLICADOS NO BRASIL (1930-1960)
-
UMA CARACTERIZAÇÃO DE USO(S) DO MATERIAL DOURADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA (1981 ? 2020)
-
Uma história da formação de professores no curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São João del-Rei (2001-2019))
-
Uma história da primeira década do departamento de matemática da Universidade de Brasília - UnB: 1962-1972
-
Uma História de Paixão: Estela Kaufman Fainguelernt e o Ensino de Geometria
-
Uma investigação sobre os saberes elementares matemáticos presentes em concursos para professores primários em Sergipe (1874 – 1924)
-
UNIDADES DE MEDIDAS NUMA ARITMÉTICA EDITADA EM 1900 PELAS IRMÃS FRANCISCANAS DO COLÉGIO SÃO JOSÉ DE SÃO LEOPOLDO/RS PARA O PÚBLICO FEMININO
-
Vidas e circunstâncias na Educação Matemática
-
Vivian Nantes Muniz Franco
-
Viviane Lovatti Ferreira
-
Wanderley Moura Rezende
-
Wesley Ferreira Nery
-
Wilma Fernandes Rocha
-
Yohana Taise Hoffmann