Graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná, sendo Licenciatura em 1981 e Bacharelado em 1982, Master´s of Arts - University of Iowa (1988) e PhD in Education - University of Iowa (1993). Trabalhou no Colégio Santa Maria como Assistente da equipe pedagógica e professora substituta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e posteriormente como Psicóloga. Ingressou em 1984 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR (antigo CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná) como professora de Psicologia nas Engenharias e no Desenho Industrial. Concomitantemente exerceu vários cargos administrativos, dentre os quais: Chefe da Divisão de Apoio Pedagógico, Assistente do Diretor de Ensino, Assistente de Assuntos Educacionais no Gabinete da Direção Geral, Fundadora e Coordenadora do Mestrado em Tecnologia & Sociedade, Chefe na Diretoria de Relações Interinstitucionais, Coordenadora Institucional dos Programas Especiais de Formação de Professores, Responsável pela Assistência Estudantil, Chefe do Departamento de Educação junto à PROGRAD, Assessora de Educação e Direitos Humanos e Justiça junto à Diretoria de Extensão na Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias ? PROREC. Atuou como professora em diversos cursos de especialização e nos cursos de Formação Pedagógica: Esquema I e II, COFOP, PROFOP e PARFOR. Representante Institucional no Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente ? FEPAD PR. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: gênero, educação tecnológica, formação de professores, responsabilidade socioambiental, empreendedorismo social, sustentabilidade, acessibilidade, diversidade, educação inclusiva e gerontologia. Representou o Brasil no UNEVOC/UNESCO junto ao Cluster da América Latina e Caribe. Coautora do Método Cidade Junior e uma das fundadoras do Instituto Cidade Júnior.
graduation at Psicologia from Universidade Tuiuti do Paraná (1982), master's at Masters of Arts from University of Iowa (1988) and doctorate at PhD in Education from University of Iowa (1993). Has experience in Education, focusing on Curricular General Theory of Planning and Development, acting on the following subjects: gênero, educação tecnológica, educação, sexualidade and adolescentes.