design
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
DESIGN GRÁFICO SITUADO: O CASO DA FAVELA SANTA MARTA
-
"Design, arte e consumo"
-
'O que pensam os designers especialistas? Avaliação heurística de um manual de instrução inclusivo para indivíduos com deficiência auditiva.'
-
?JEANSVENDANDO?- DA ESCOLHA DOS MATERIAIS AO PRODUTO FINAL ? ANÁLISE DO PROCESSO E DOS PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA PRODUÇÃO DO PRODUTO JEANS EM CIANORTE- PARANÁ
-
?Nada de nós sem nós? Design, um caminho para diminuir a fragmentação no processo de inclusão da criança com autismo na aprendizagem
-
a ?Meu Home Office Toolkit: conjunto de ferramentas para o ensino e projeto de ambientes de home office centrado no usuário?
-
A abordagem criativa do profissional de design contemporâneo de mobiliário brasileiro segundo o Modelo de Perspectivas de Sistemas de Mihaly Csikszentmihalyi
-
A categoria Design nos Salões de Cerâmica (2004 à 2010) em Curitiba - PR
-
A consideração dos elementos que compõem a experiência do usuário na prática projetual do Design: proposta de uma ferramenta
-
A criação do design de interiores experiencial do Guccci Garden Galleria, a concept store da Gucci.
-
A Estética cenográfica das telenovelas: das essências às tendências
-
A experiência de aprendizagem de inglês fundamentada na teoria dos appraisals
-
A experiência do cliente no projeto de design de interiores da Gucci Garden Galleria
-
A experiência phygital aplicada ao design
-
A ferramenta projetual painel de público-alvo no design de moda
-
A influência dos elementos de design na construção de jogos de realidade virtual
-
A mentalidade renascentista e a tipografia tardia no Brasil
-
A metrópole comunicacional 3.0
-
A MÃO DO POVO BRASILEIRO: CULTURA MATERIAL POPULAR E OS PROJETOS MODERNIZADORES BRASILEIROS (1969 E 2016)
-
A percepção háptica e olfativa da pessoa com cegueira: contribuições para a criação em design
-
A pesquisa acadêmica brasileira na área de design referente a negócios sociais
-
A relação do usuário surdo com a tipografia em movimento nos materiais educacionais em Libras: um estudo por meio do rastreamento ocular
-
A relação ensino e indústria: uma visão a partir da moda praia carioca.
-
A retórica do design de Richard Buchanan: uma revisão do pensamento do autor e de sua apropriação na pesquisa em design no Brasil
-
A SEMIÓTICA GREIMASIANA COMO AGENTE DE MANIPULAÇÃO IMAGÉTICA NO CINEMA ? OS FATORES VISUAIS QUE IMPRESSIONAM, EMOCIONAM E LEVAM A SIGNIFICAÇÃO
-
A sinalização externa de fachadas no atual contexto urbano da cidade de São Paulo: Estudo de caso das farmácias Drogasil e Raia
-
A SUSTENTABILIDADE APLICADA ÀS TÉCNICAS DE DESENVOLVIMENTO ALINHADA AO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIO SEMIJOIAS
-
A sustentabilidade como um discurso do campo do design
-
A terra dos Toyotas : um estudo sobre o Toyota Bandeirante adaptado do município de Brejo da Madre de Deus - PE
-
A tipografia das línguas indígenas brasileiras.
-
A técnica de prototipagem em papel com a participação de usuários: o caso da Plataforma Integrada MEC de Recursos Educacionais Digitais
-
Acessibilidade em jogos digitais: análise de recursos para pessoas com baixa visão
-
Adriana Veloso Meireles
-
Aldo Victorio Filho
-
Alecio Rossi Filho
-
ALMIR MAVIGNIER: DO PROJETO CONSTRUTIVO BRASILEIRO AOS CARTAZES ADITIVOS (1986-1999) – UMA ABORDAGEM GEOMÉTRICA.
-
Amanda Beatriz Palma de Carvalho
-
Ana Carolina de Faria
-
Ana Carolina Godefroid
-
Ana Claudia Maynardes
-
ANÁLISE DO MODELO DE NEGÓCIOS DA EMPRESA CATARINA MINA
-
Anacrônicos de uma pandemia Uma análise acerca da produção artística em tempos de crise
-
Analise do Rendimento e da Eficiência no Desdobro de estipes de pupunha (Bactris gasipaes Kunth) .
-
Anamorfose: um estímulo aos deslocamentos perceptivos e à Magia de criar ilusão
-
Andre Martins da Matta
-
Andrea de Lennhoff Pereira Reis
-
André Antônio de Souza
-
André do Amaral Silva
-
André Luiz Andrade Sucupira
-
André Luiz Ferreira Beltrão
-
Andréa Catrópa da Silva
-
ANIMA -THE: DESIGN, MEMÓRIA E RESTAURAÇÃO DA PRIMEIRA ANIMAÇÃO PIAUIENSE
-
Animação e Expressionismo: uma questão de linguagem, gênero e estilo
-
Análise comparativa entre métodos ergonômicos análiticos de publicações editoriais impressas e digitais
-
Análise crítica da produção moveleira de Zanine Caldas e suas influências na Universidade de Brasília nas décadas de 1990 e 2000
-
Análise da Experiência dos Usuários da plataforma virtual Balcão de Oportunidades Birigui
-
ANÁLISE DO VESTUÁRIO ESPORTIVO FEMININO SOB A ÓTICA DO PÚBLICO PLUS SIZE: ESTUDO SOBRE ASPECTOS ERGONÔMICOS
-
Análise Estratégica de Tendências Socioculturais: uma triangulação de métodos científicos
-
Aplicabilidade da captura de movimentos na pesquisa interdisciplinar de tecnologia assistiva: um relato de experiência
-
Araguacy Paixão Almeida Filgueiras
-
Arnaldo Albuquerque: pioneirismo marginal no quadrinho piauiense
-
Art brut versus Graphisme brut
-
Arte, design e matemática: imagens, algoritmos e diversidade cultural
-
Arte, ecologia e design autoral: um cartaz para o fim do mundo
-
ARTEMIDIA LEARNING: a-learning e-compartilhamento de conhecimento.
-
ARTESANATO E O DESIGN DE PRODUTO
-
Artífices, Artifícios e Artefatos: Narrativas e Trajetórias no Processo de Construção da Rabeca Brasileira.
-
AS ESTRATÉGIAS EXPOGRÁFICAS E A PRODUÇÃO DE SENTIDO NA EXPOSIÇÃO ?MEMÓRIA DA INDÚSTRIA: O CASO CIMO?
-
As três emoções da marca - framework para o design de experiência da marca no ponto de venda
-
Avaliação de órtese AFO por meio de uma escala de diferencial semântica
-
AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE DIFERENTES PARTICIPANTES DO PROCESSO PROJETUAL SOBRE OS BENEFÍCIOS DE PROTOTIPAR NO DESIGN DE INTERFACES DIGITAIS
-
AVALIAÇÃO MECÂNICA E ESTRUTURAL DA ADIÇÃO DE ESCÓRIA DO REFINO SECUNDÁRIO VIA ACIARIA ELÉTRICA EM MATERIAL CERÂMICO EM FUNÇÃO DO TEMPO DE ESTOCAGEM DO RESÍDUO
-
Aviamentos Impressos em 3D para Pequenas Marcas de Moda
-
Banquete metaprojetual: uma experiência de atualização do design como estratégico
-
Beatriz Guedes Rafael
-
Biblio&gráficos: o livro de artista de larga escala no contexto editorial brasileiro
-
Brian Hagemann
-
Camila Medina
-
Can Design Survive in Chaos? Reconfiguring Design Education While Designing a Digital Interface for Covid-19 Data Collection in Brazil
-
Candida Maria Monteiro Rodrigues da Costa
-
Carolina Cerqueira Corrêa
-
Ceres Maria Chevallier
-
Chatbots e acessibilidade : uma investigação sobre a acessibilidade dos assistentes virtuais com enfoque em pessoas com deficiência visual
-
Christianne Maria Alvarenga
-
Cidade de Deus: a construção imagética da favela
-
Circulação de Artefatos Artesanais: as interações entre a Cooperativa de Artesanato do Oeste e Sudoeste do Paraná e o Programa Trinacional Ñandeva em Foz do Iguaçu - PR
-
Claudia Teixeira Marinho
-
Colaboração como grafos
-
Coleta de dados sobre o usuário do produto de vestuário: identificação de técnicas e ferramentas
-
Collector
-
Comment faire du graphisme pour des formes de vie extraterrestre ?
-
Comment les valeurs du surf sont transmises par les marques et perçues par les gens
-
Competências na formação e integração de indivíduos e equipes na gestão de design : um framework para a indústria do vestuário
-
Comportamento Sustentável através de Estratégias associadas à Utilização de Internet das Coisas
-
Compreensão dos processos de design nas empresas startups do Porto Digital
-
CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS: processo para potencializar a mobilização da
-
Construção e Design de Guitarras nos anos 1960 e 1970: narrativas sobre o trabalho e trajetórias em São Paulo - SP e Porto Alegre - RS
-
Consumo Sustentável e o Hábito de Tomar Banho: metaconceitos de sistemas produto+serviço sustentáveis para a habitação de interesse social
-
Contribuição da Gestão de Design para sistematização de Oficinas Terapêuticas coordenadas por Terapeutas Ocupacionais
-
Contribuições da termografia infravermelha na avaliação ergonômica de produtos: estudos de caso
-
Contribuições do design de serviços para a valorização da cultura cervejeira: um estudo de cenário e oportunidades para o mercado local.
-
CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN NA RESSIGNIFICAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR: Práticas reflexivas de um projeto de pesquisa
-
Contribuições do design no cenário pandêmico do COVID-19: gestão de projetos para profissionais de saúde
-
Corpo X Objeto - Desvelações Neoconcretistas no processo do Design
-
CORRESPONDÊNCIAS PARA UM DESIGN AUTÔNOMO TZELTAL: Práticas num laboratório de design para criadoras de tecidos em Chiapas
-
Cristiane Aparecida Gomes Faria
-
Cristiele Adriana Scariot
-
Crowd-Design for Sustainability: proposition of a reference model
-
Crowd-Design no desenvolvimento de produto nas empresas
-
Crowdsourcing for Sustainability: the ?Sustainability Maker Brasil? case
-
Cuidando de outros mundos possíveis numa escola de design
-
Cultura de Projeto na Geração de Valor do Sistema Moda: o Caso Brasil e Portugal
-
CUTTING FORCE MEASUREMENT: HAND TOOL INSTRUMENTATION USED IN SLAUGHTERHOUSES ? A SYSTEMATIC REVIEW
-
Código e estampa: Algoritmos potencializando projetos de design
-
CÓDIGO//ESTAMPA Algoritmos potencializando projetos de design de estampas
-
Código//Estampa: algoritmo potencializando projetos de design de estampas
-
Da autoprodução ao licenciamento: um estudo de caso do design de mobiliário autoral contemporâneo brasileiro
-
Daniele Cristine de Carvalho Joukhadar
-
Das poéticas do porvir ao devir cultural: Os discursos de design nos artefatos de tendências
-
Decision making in the Conceptual phase of Design process: a descriptive study contributing for the strategic adequacy and overall quality of design outcomes
-
Delightfully tactile: presença e afeto no design de livros
-
Democracia 3.0: Interação entre governo e cidadãos mediada por tecnologias digitais
-
Desenhando futuros: A democratização das tecnologias como indutor na materialização das ideias dos cidadãos
-
DESENVOLVIMENTO DE FIGURINO UTILIZANDO FERRAMENTAS DE DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO ? REFLEXÕES DO ESPETÁCULO ?MOCOTÓ EM CENA?
-
Desenvolvimento de procedimentos para utilização da captura de movimentos aplicada em personagens 3D
-
Desenvolvimento sustentável, inovação e gestão de design
-
Design aplicado às tecnologias de rede colaborativa: projeto para difusão da memória coletiva da tipografia em Mariana e Ouro Preto.
-
Design as a brand feeder
-
Design Brasileiro Contemporâneo: percepções culturais sobre a poética na produção de Sergio Matos
-
Design Centrado no Usuário: Uso do User-Capacity Toolkit na obtenção de dados de sujeito com Artrite Reumatoide
-
Design com materiais vivos: reflexões sobre ensino de projeto e novas sensibilidades.
-
Design como modo de pesquisa coletiva no território: Experimentos, correspondências e cartografias
-
DESIGN CONCEITUAL DO INTERIOR DE UMA AMBULÂNCIA ATRAVÉS DA ORIENTAÇÃO À FUNCIONALIDADE E A ERGONOMIA
-
Design de comunicação visual nas Organizações da Sociedade Civil: perspectivas e práticas de um campo de atuação
-
Design de gamificação: revisão de fatores de eficácia e de orientações éticas
-
Design de gamificação: revisão de teorias e métodos
-
Design de Interiores e a consideração do usuário no contexto do ensino de projetos: uma abordagem pela Gestão de Design
-
Design de Moda Inclusivo: computação vestível para crianças com Autismo
-
Design de Superfície: a aprorpiação criativa de tecnologia em estampas de roupas infantis
-
Design e Colaboração para Inovação Social: os laboratórios cidadãos como estudo de caso
-
Design e gênero: marcações binárias na Ergonomia
-
Design e Palimpsesto: Materiais e processos para uma estética contemporânea da complexidade
-
Design e saúde: especificações de projeto para o desenvolvimento de um novo jaleco para profissionais de saúde.
-
Design em ambientes compartilhados de fabricação digital - Estudo de casos em makerspaces de Minas Gerais
-
Design em exposição. O design no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, na Federação das Indústrias de São Paulo (1978-1984) e no Museu da Casa Brasileira (1986-2002)
-
DESIGN EM MOVIMENTO: ELEMENTOS DA LINGUAGEM GRÁFICA NOS CRÉDITOS DE ABERTURA DE FILMES
-
Design estratégico educacional. as competências para o futuro e as articulações dos regimes de interação, sentido e risco: uma educação para a trabalhabilidade.
-
DESIGN NA CRIAÇÃO DE SUPORTES DE LEITURA DIGITAL INTERATIVA BILINGUE(LIBRAS E PORTUGUÊS)
-
Design para a Economia Verde: Aprendizagem Reflexiva em Organizações
-
Design para o Comportamento Sustentável baseado em Big Data
-
DESIGN PARTICIPATIVO PARA CULTURA PATRIMONIAL: CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS NO BAIRRO DO DESTERRO – CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS - MA
-
Design Pós-Antropocêntrico: Diretrizes para o Projeto de Colmeias de Abelhas Nativas
-
DESIGN À MOSTRA: UMA ABORDAGEM CRÍTICA A PARTIR DA EXPOSIÇÃO DO 32º PRÊMIO DESIGN MCB (2018-2019)
-
Design, emoção e objetologia: Estudo contemporâneo sobre as relações de afeto entre o homem e os objetos - produtos
-
Design:modos de {des}uso. Aproximações contemporâneas entre arte e design.
-
Diego de Jesus Penaforte Parreiras
-
Diretrizes para calçados de mulheres com hálux valgo (joanete): Gestão de design no desenvolvimento de calçados para a saúde
-
Diretrizes para o design e seleção de berços para crianças com condições crônicas de saúde em situação de internação
-
Diretrizes projetuais para interfaces de dispositivos touchscreen voltados a usuários com paralisia cerebral
-
Diseño y Salud: integración de dos métodos de ingenieria de diseño para la realizacion de un modelo conceptual de ortese para pie e tobillo
-
DIÁLOGOS E OFICINAS FEMINISTAS: REFLEXÕES SOBRE OS MOVIMENTOS CONTEMPORÂNEOS E A PRÁTICA DO DESIGN
-
Do Descartável ao Efêmero: A Redução do Impacto Ambiental no Design de Espaços do Acontecimento.
-
Dânica Vasques Fagundes Machado
-
ECOBOT: TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE TOY ART
-
ECOKIDS - PRODUÇÃO MAIS LIMPA: BRINQUE-DOS PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS
-
Edilson Ferreira da Silva - Edilson Ferri
-
EFEITOS DA EXPERIÊNCIA E DAS DEMANDAS COGNITIVAS SOBRE A CARGA DE TRABALHO MENTAL DURANTE A CONDUÇÃO DE AUTOMÓVEL: MÉTODOS DE PUPILOMETRIA
-
Elicitação de requisitos de projeto em design de comunicação visual
-
Elizabeth Motta Jacob
-
Embalagens e ergonomia: aspectos de segurança e usabilidade de embalagens plásticas de alimento
-
ENTRE PRESENÇAS E AUSÊNCIAS: AS NARRATIVAS HISTÓRICAS DO DESIGN NA EXPOSIÇÃO "CARLOS MOTTA: MARCENEIRO, DESIGNER E ARQUITETO" EM 2011
-
Ergo Capability Protocol : protocolo de avaliação direcionado à inserção de pessoas com deficiência no trabalho
-
ERGONOMIA COGNITIVA DO USO DE RELÓGIO INTELIGENTE DURANTE CONDUÇÃO SIMULADA DE AUTOMÓVEL: MOVIMENTO DOS OLHOS E DESEMPENHO DE MOTORISTAS EXPERIENTES E NOVATOS
-
Ergonomia e Vestuário: revisão sistematica da literatura sobre a utilização da Ergonomia no processo de desenvolvimento do produto de vestuário
-
Ergonomic assessment of postal workers? pain symptoms and musculoskeletal risks related to parcel processing activity for delivery
-
Espaços de formação e circuitos profissionais no design por meio das trajetórias de Irene Ruchti e Fayga Ostrower
-
Estratégias pedagógicas no ensino de Design: por uma Metodologia Ativa.
-
Estudiosvisuales: expresiones artísticas en el diseño de iluminación
-
Estudo comparativo sobre representações visuais em Interfaces com base em ícones de dispositivos móveis da Apple
-
ESTUDO PANORÂMICO DAS REFERÊNCIAS ARTESANAIS NO DESIGN DE MOBILIÁRIO CONTEMPORÂNEO NO BRASIL
-
EU Lentes da Experiência: ferramenta para avaliação e análise da Experiência do Usuário
-
Expandindo sons e possibilidades ? uma proposta de extensão eletr?ønica de baixo custo para flauta.
-
EXPERIMENTALISMOS E RUIDOS NA FOTOGRAFIA CONTEMPORANEA
-
Experiências de mulheres no design de superfície: narrativas sobre trabalho e trajetórias de Goya Lopes e Renata Rubim
-
Experiências itinerantes da primeira turma da Universidade Federal do Paraná (1975-1978)
-
Exposições de Design no Museu Oscar Niemeyer
-
Fabricação Digital como Abordagem para Obtenção da Produção Aberta e e Distribuída
-
Fabricação Digital e Design Aberto: diretrizes para a integração da fabricação digital junto a comunidades tradicionais
-
Fatores humanos associados aos projetos de design: protocolo de coleta para a captura de movimentos
-
Fatores Humanos no design de serviços: Perfil de consumo do público idoso em supermercados
-
Fazer é pensar, pensar é fazer: o trabalho e os artefatos na fábrica Zeferino em Novo Hamburgo, RS.
-
Felipe de Paranaguá Braga
-
Fernanda do Nascimento Maia
-
Fernanda Maciel Jardim
-
Fernanda Yamamoto e Yuba: reflexões iniciais sobre a coleção Yama (2021-2022)
-
Fernando Gomes Fernandes Lima
-
FLOWS - Modelo Integrado de P&D em Resíduos Sólidos, Criação de valor com base em liderança, grupos criativos, design e sustentabilidade
-
Formação e Perfil dos Coordenadores de Curso de Ensino Superior em Design
-
Fotopintura como estratégia para acionar imaginários sobre corpos racializados na obra de Fernando Banzi
-
Francisco Alessandri Gonçalves de Andrade
-
Fronteiras Imaginárias
-
Gabriel Ferraciolli Soares
-
Gabriela Silveira Barbosa
-
Gamificação no contexto das Cidades Inteligentes
-
Gestão de Design aplicada no NETI - UNAPI (Universidade Aberta para as Pessoas Idosas): um guia de serviço centrado no ser humano
-
Gestão de design e agricultura familiar: Diagnóstico em uma cooperativa de bananicultores em Santa Catarina
-
Gestão de Design e Design de Serviços: diagnostico do setor de internação (emergencia) de um hospital psquiatrico
-
Gestão de design e os novos negócios: proposição de ações para implementação de um negócio no setor alimentício no contexto da Covid-19
-
Gestão de design e projeto centrado no ser humano: Mapeamento e diagnóstico de equipes remotas com foco na inovação.
-
Gestão de Design e Saúde: Identificando oportunidades de atuação do Design em um ambiente hospitalar
-
Gestão de Design e Terapia Ocupacional: um guia de orientação para a prestação de serviço em Tecnologia Assistiva
-
Gestão de design em MPEs de confecção do município de Gaspar: o processo de desenvolvimento de produtos de vestuário e a consideração do usuário
-
Gestão de Design na Hotelaria com foco na Acessibilidade
-
Gestão de Design na prevenção do erro de medicação: Ações para uma farmácia hospitalar.
-
Gestão de projetos de educação a distância por meio da gestão de design: um estudo de caso com foco em equipes multidisciplinares.
-
GESTÃO E TECNOLOGIA: SISTEMA DE CAPTURA DE MOVIMENTOS POR SENSORES INERCIAIS (XSENS) PARA O LEVANTAMENTO DE DADOS NO DESIGN CENTRADO NO SER HUMANO
-
GIFs: Educação estética, afeto e ativismo através da imagem animada
-
Gilberto dos Santos Prado
-
Graffiti, du vandalisme à l'art
-
Guerra cultural e visualidade: Uma análise da retórica das redes sociais na crise brasileira entre 2013 e 2018
-
Guilherme Parolin
-
Guilherme Resende Muniz
-
Gustavo Vitelo Andrighetto
-
Helena Rodrigo Küller
-
Henrique de Campos Porath
-
Heurísticas para a ampliação da Coesão Social em iniciativas da Agricultura Urbana: contribuições para a Inovação Social e o Design de Serviço
-
HISTÓRIA DA INDUMENTÁRIA, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE: EXPOSIÇÃO MULTISSENSORIAL NO MUSEU NACIONAL DO CALÇADO
-
Histórias da Luteria de Guitarras Elétricas. Memória e trabalho nos anos 1960 em São Paulo
-
Histórias Desveladas: considerações sobre a história da moda e da indumentária na exposição "Momentos Inesquecíveis" do Museu da Indumentária e da Moda - MIMo.
-
Horror, halloween e a narrativa monstruosa de moda da coleção primavera/verão + resort 2020 da MOSCHINO
-
Hybrid Fashion Patterns: Construction of Brazilian Fashion Image and its Global Circulation
-
IDEAÇÃO PELO FOOD DESIGN
-
Identificação de demandas ergonômicas relacionadas ao uso/abandono de prótese inferior por idosos
-
Identificação de Oportunidades de Inovação em Serviços em Empresas de Base Manufatureira: Uma Abordagem Abdutiva por Meio do Design
-
Ilustração: uma prática passível de teorização
-
Imagem e Mamória: ficção ou realidade
-
Influência da foto-oxidação no design de produtos : levantamentos técnico-científicos para reciclagem de produtos eletroeletrônicos
-
Inovação no processo de aprendizagem: contribuições do Design da Informação
-
Inovação Social para o empoderamento de indivíduos com deficiência: desenvolvimento de materiais gráficos educacionais inclusivos na área da saúde
-
Inserção do upcycling no curso de bacharelado em design de moda do CEFET-MG/ Campus Divinópolis
-
Instrumento de avaliação ergonômica do ambiente construído para idosos independentes
-
Interface entre Design e Fonoaudiologia: material instrucional impresso voltado aos usuários de aparelho de amplificação sonora individual
-
Interfaces tangíveis em simuladores veiculares : componentes para um protocolo de avaliação de usabilidade
-
Isabel Cristina dAvila Oliveira
-
Jaqueline Dilly
-
JOGOS DIGITAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE LITERATURA E NO PROCESSO DE LETRAMENTO LITERÁRIO
-
Jogos Digitais Educacionais: Modelo Auxiliar ao Processo de Design para Equipes Interdisciplinares
-
Jorge Otávio Zugliani
-
Juliana Castelo Branco de Noronha Campos
-
Juliana Figueiró Ramiro
-
Juliana Gonçalves Mota
-
Juliano Monteiro Machado
-
Júlio Abe e a fase de fotógrafo
-
L' anti-graphisme ou le mauvais goût dans le design
-
L'art de la composition
-
L'avenir du graphisme néo-rétro
-
L'identité visuelle de la bière
-
La face cachée de la lune
-
La linotype
-
La place de l'Art dans la Publicité
-
La publicité : est-elle addict aux sentiments?
-
La señalización externa de fachadas comerciales en el actual contexto urbano de la ciudad de São Paulo
-
Laelia Regina Batista Nogueira
-
Lauer Alves Nunes dos Santos
-
Laura Xavier Barros
-
Le carré Hermès : entre éternel symbole de l'élégance, icône de marque et objet d'art
-
Le character design
-
Le design des icônes informatiques
-
Le détournement dans le design graphique contemporain
-
Le graffiti et le graphisme en France
-
Le graphisme psychédélique : les drogues et ses effets sur l'art
-
Le neuromarketing : étude de cas sur McDonald's
-
Le rapport entre le graphisme dans la new wave
-
Le rôle de la couleur dans le packaging de yaourt.
-
Le statut de la femme peut-il être réduit aux stéréotypes et à leurs présences au sein des médias ?
-
Leanhealthcare no aprimoramento da comunicação em serviços de saúde no Brasil: uma revisão sistemática
-
Leitura Semiótica da Mudança de Comunicação Visual entre os Turnos da Campanha Eleitoral para Presidente da República
-
Leonardo Braulio de Oliveira e Silva
-
Les affiches culturelles contemporains en France et au Pays-Bas
-
Les messages subliminaux dans la publicité
-
Les émoticônes, analyse d'un nouveau langage visuel
-
Letícia Christiane Guimarães de Senna
-
LOA Toolkit: conjunto de ferramentas para o levantamento, organização e análise de dados em projetos de produtos de vestuario
-
Louvre, o Rei das Sedas: moda e sociabilidades femininas em Curitiba - PR (1935 - 1945)
-
Luciana Cabral Bulcão
-
Luiz Antonio Fernandes Braga
-
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E IMAGENS: O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA FOTOGRAFIA USANDO INTERFACES DIGITAIS PROJETADAS PARA PESSOAS SURDAS
-
MAAVA3D Modelo de Affordance para Educação mediada por Realidade Virtual
-
Mapeamento da produção sobre design de interação e saúde digital na pós-graduação brasileira
-
Marcas que marcam: um estudo sobre a relação emocional das pessoas com as marcas
-
Marcos Aurélio Castanha Junior
-
Marcos Dimanfá Bongianni
-
Marcos Paulo Marchetti
-
Marcos Vinicius Benedete Netto
-
Marcos Vinícios Schmidt Salvador
-
Maria Carolina Garcia
-
Maria Luedy Mendes
-
Maria Luiza Seixas de Souza e Silva
-
Mario Geraldo Rocha da Fonseca
-
Marshal Becon Lauzer
-
Materiais e processos nafabricação de ladrilhos hidráulicos, caso São Luís-MA
-
Materiais Gráfico Inclusivos na Área da Saúde: avaliação e contribuições do design para sua concepção
-
Materiais gráficos inclusivos para saúde: análise da relação imagem-texto em manual de prótese auditiva
-
MATERIAIS VIVOS, O CASO DA CELULOSE BACTERIANA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA APLICAÇÃO NO DESIGN INDUSTRIAL, ARQUITETURA E MODA
-
Mauro Souza Reis
-
Memória e Cultura Material: Narrativas sobre o processo de patrimonialização do acervo de indumentária entre 2003-2015, idealizado pela Fundação Cultural Gaúcha do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) de Porto Alegre
-
Memória Gráfica de Manaus, AM: Impressos efêmeros do Teatro Amazonas (1940)
-
Memórias Docentes e Discentes das vivências nos cursos de Comunicação Visual e Desenho Industrial da Universidade Federal do Paraná entre 1975 e 1978
-
MEMÓRIAS E AGENCIAMENTOS NOS PROCESSOS CRIATIVOS: As materialidades e o design da marca de moda local curitibana, NovoLouvre.
-
Meninas também brincam com carrinhos notas sobre a história da relação entre mulheres e automóveis
-
Mensuração da percepção estética de aparelhos auditivos por meio do rastreamento ocular
-
Metadesign
-
Metamorfose do jeans
-
Metaprojeto aplicado a metodologias acadêmicas em design
-
Metodologia de Design para mensuração de impacto de empreendimentos sociais
-
Miguel Fabricio Jacoput da Hora
-
Mobiliário multifuncional: flexibilidade e integração em residências pequenas
-
MOBILIÁRIO NA PERCEPÇÃO DO ESPAÇO URBANO: ESTUDO SOBRE O MOBILIÁRIO URBANO DE UBERLÂNDIA - MG
-
Modelo conceitual de integração da gestão de design em plataformas colaborativas
-
Modelo Instrucional para treinamento e desenvolvimento de expertise em Design.
-
Modelo para diagnóstico da transparência em serviços digitais para o consumo mais sustentável de alimentos
-
Modelo para integração do design vernacular em soluções de open design orientadas a fabricação digital
-
Modelo Usuário - produto: Uma Ferramenta de Avaliação na Gestão de Projetos Centrado no Ser Humano
-
Moema David Oliveira
-
MORFOLOGIA DO OBJETO: UMA ABORDAGEM DA GRAMÁTICA VISUAL/FORMAL APLICADA AO DESIGN DE ARTEFATOS MATERIAIS TRIDIMENSIONAIS
-
Mulheres no Circuito de Cinema em Cuiritba entre 1976-1989
-
MuseuVR: uma aplicação em realidade virtual e digitalização tridimensional voltada ao patrimônio cultural.
-
Márcia Regina Battistella
-
Método do Mapeamento Prévio: o processo criativo do Design na concepção de estratégias para a divulgação científica
-
Música em rede: Experimentos em interação audiovisual
-
Narrativas do design em livros digitais: experiência de leitura e compreensão literal do usuário infantil da geração alpha
-
NARRATIVAS SUSTENTÁVEIS: A aplicação do design thinking para a criação de uma comunidade de valores na indústria de moda
-
Narratives of music teachers in Brazil: everyday learning through spirituality/ religiosity
-
O branco e a virada da página: o silêncio no livro-álbum
-
O co-design na e-democracia: Uma proposta de fomento de leis de iniciativa popular
-
O codesign e o cooperativismo de plataforma: uma pesquisa-ação com refugiados empreendedores em São Paulo
-
O design da animação no Brasil
-
O design de espaço: arquitetura, tecnologia e espetáculo no museu contemporâneo
-
O design de interfaces para TV interativa
-
O design de meta-conceitos de sistemas produto+serviço voltados a populações marginalizadas por meio de dados ex-post-facto
-
O design e a unidade gráfica da marca do Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino
-
O design em projetos de tecnologias assistivas: diretrizes de estética para redução do estigma
-
O design estratégico aplicado em startups internas de empresa de base não tecnológica
-
O desvio como método: a dimensão relacional no design radical.
-
O DIGITAL E O REGIONAL NA TEORIA DA TECTÔNICA: UM ESTUDO DE ADAPTAÇÃO DOS PROCESSOS FORMATIVOS DA TECTÔNICA DIGITAL AOS CONTEXTOS REGIONAIS
-
O Laboratório de design como campo de experimentação: Prática reflexiva e descoberta projetual
-
O OLHAR DO DESIGN NA PSICOSE INFANTIL: uma experiência com os livros digitais
-
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM LOGO DE JOGO DIGITAL: ESTUDO DE CASO DA MARCA PENSKI
-
O processo de design e a mudança na natureza dos games nos anos 1970 e 1980.
-
O PROCESSO DE DESIGN PARA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO ORIENTADO À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL INFANTIL
-
O projeto de figurino em personagens de animação 3D: Um estudo sobre "Os Incríveis"
-
O que estamos produzindo de conhecimento científico sobre tecnologia assistiva no Brasil?
-
O real em feedback: regimes de autenticidade, narrativas e alteridade nas reformulações do documentário interativo
-
O REDESIGN DO CORPO: ASPECTOS PROJETUAIS EM INTERVENÇÕES CORPORAIS
-
O silêncio em FLICTS
-
O Uso Da Tecnologia Multimidiática Como Ferramenta De Resgate E Modernização Da Cultura Local
-
O uso da termografia e captura de movimentos para identificação de oportunidades de tecnologias assistivas: um estudo de caso
-
O uso das tecnologias digitais como instrumento de preservação do Patrimônio Cultural.
-
O uso de cartazes pela Justiça Federal em São Paulo
-
O Uso de Elementos Culturais Iranianos no Design de Produtos
-
O uso dos filtros de aparência do intagram como expriência de padrões estéticos estruturados às mulheres pela sociedade
-
O USUÁRIO NO PROCESSO DE INOVAÇÃO EM SERVIÇO: UM PANORAMA A PARTIR DA REVISÃO INTEGRATIVA
-
O vento veio e falou comigo : reflexões sobre o eu e o outro no contexto amazônico
-
Oficina o casaco de Marx:
-
Olfative Aesthetic Experience Within the Servicescape: the aesthetic experience olfactory capable of providing a new perception about the servicescape.
-
Optimização do design total de malhas multifuncionais para utilização em vestuário desportivo
-
Organização e sistematização de um Conjunto de Procedimentos: uma proposta dinâmica, adaptável e flexível de auxilio a pratica projetual
-
OS EFEITOS DO USO DA TÉCNICA DE NEUROFEEDBACK COMO ALTERNATIVA CLÍNICA INTERVENTIVA COMPLEMENTAR PARA A QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO DE CRIANÇAS COM CASOS DE TDAH
-
Os mapas mentais e o design como método de ensino-aprendizagem para o público da educação de jovens e adultos (EJA)
-
Os museus impressos: Malasartes e A parte do fogo
-
Panorama da atuação do design em empreendimentos sociais no Brasil
-
Patrícia Pereira Borges
-
Paulo Fernando de Almeida Souza
-
Paulo Sergio Torquato Vanucci
-
Pensando com bandeira e máscara, pedras e coisas extraordinárias: caminhos para encantar o design
-
Percepção de desconforto no uso de brincos: relação das características sociodemográficas, morfoantropométricas, dos hábitos relacionados ao uso e da preferência quanto ao tipo de produto.
-
Percepção de uso e antropometria do pé no design de calçados para a saúde
-
Permanência, Êxito e Evasão de estudantes idosos no NETI - UNAPI: A Universidade Aberta Para as Pessoas Idosas da Universidade Federal de Santa Catarina
-
Personalizando com algoritmos: projetos de pdesign para criação de peças únicas
-
PIXELES QUE IDENTIFICAN. Etnografía digital sobre las identidades digitales de género y sexualidad en las interfaces del grupo GAY COLOMBIA.
-
PLANEJAMENTO DE ROTEIROS NO TURISMO RURAL PARA A AGRICULTURA FAMILIAR POR MEIO DA GESTÃO DE DESIGN
-
Por um léxico visual / A visual lexicon
-
Potências regenerativas
-
Priscila Pires Corrêa Neves
-
Problemas de vestibilidade de produtos de vestuário sob perspectiva dos usuários
-
Problematizer Design: a foucauldian approach
-
Procedimentos coletivos em design de moda e têxteis: resistência, ativismo e ativação
-
Processo de desenvolvimento de produtos no vestuário: uma revisão sistemática de modelos de auxílio à prática projetual de produtos de moda
-
Processo de design em equipes: identificação de lacunas e oportunidades para gestão no contexto acadêmico
-
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE PROFISSIONAIS DE VENDAS NA ÁREA DE SERVIÇOS
-
Projetando narrativas : diretrizes de projeto para histórias em quadrinhos digitais em dispositivos móveis
-
Projetar e construir com madeira: o legado de José Zanine Caldas
-
Projetistas Periféricos: Design Emergente em Região de Alta Vulnerabilidade
-
PROJETO DE PRODUTO DE VESTUÁRIO ERGONÔMICO: RELAÇÃO PRODUTO-USUÁRIO-CONTEXTO
-
Projeto de produto e design centrado no usuário: expectativas dos stakeholders para o desenvolvimento de um novo abridor de latas.
-
Proposta de Procedimento para Realização de Reprodução Simulada Virtual dos Fatos (RSF 3D)
-
Prospecting a systemic design space for pandemic responses
-
Proteção Legal ao Design
-
PROTÓTIPO FACILITADOR PARA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E CONVÍVIO SOCIAL EM INDIVÍDUOS COM PARALISIA CEREBRAL.
-
Práticas contemporâneas em design editorial: livros independentes e experimentais
-
Práticas pedagógicas no ensino de Design: experimentando abordagens significativas,
-
Publicaçiones independientes experimentales brasileiras: una mirada a través del Diseño Contemporáneo
-
Puras Misturas: As narrativas sobre cultura popular no Pavilhão das Culturas Populares em 2010
-
Recomendações para o Design de conteúdos educacionais digitais baseados em textos no cenário da mobilidade
-
Reflexões sobre a cultura material em tempos de isolamento social
-
Reflexões sobre as (im)possibilidades metodológicas e a necessidade da crítica no campo do Design
-
Regina de Oliveira Heidrich
-
Regina Lara Silveira Mello
-
Relações entre o design de biquíni e o
-
Renata Rubim
-
Renira Rampazzo Gambarato
-
Representação Arquetípica: Recurso Metodológico para Aproximação do Usuário as Organizações
-
Requisitos para projetos de computação vestÃvel para crianças autistas com base no Design Centrado no Humano
-
Sharlene Melanie Martins de Araújo
-
Silmara Simone Takazaki
-
SOBRE TAMBORES E LIVROS: ferramentas de inclusão e difusão do hábito da leitura
-
Sonia Maria Caldeira Paiva
-
Sound Design e Instalação Multimidia: relações e adequações no discurso narrativo
-
Sparkle: animação criada para alusão de animais de estimação na depressão
-
Storytelling as a strategy for brand positioning
-
SUBMARINE CITY: AN INTERDISCIPLINARY PROJECT EXERCISE
-
Suzane de Queiroz Ribeiro
-
Tainá Chermont Arruda
-
Takashi Hukusima
-
Tatielle Haussen Reis
-
Teletrabalho e tele-estudo em espaços residenciais; Um olhar sobre o trabalho e o estudo remotos em tempos de Covid-19
-
TEORIA DA TECTÔNICA: DO TRADICIONAL AO DIGITAL
-
Teoria dos jogos, game design e cooperação
-
Termografia infravermelha aplicada ao Design: protocolo de coleta de dados termográficos para o desenvolvimento de projetos
-
The relationship between designer ideas and the reality: a case study on footwear for women with hallux valgus
-
Toolkit para preparação da oportunidade de projeto (POP Toolkit)
-
TOOLMOD: CONJUNTO DE FERRAMENTAS PARA AUXILIAR O DESIGNER NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS.
-
Tropicuir - (Re)existências politicas transviadas de corpos performáticos no Rio de Janeiro.
-
Tropicuir: estético-políticas transviadas - memória, arquivo, design.
-
Turismo Inclusivo: As Condições de Acessibilidade nos Parques Temáticos de Canela/ RS- Brasil
-
Um ensaio sobre a etologia do Food Design
-
Um olhar ergonômico para projetos de identidade visual
-
Um percurso entre a arte e o design:convergência de processo em livro de artista de um designer autor
-
Uma abordagem heurística para estabelecimento de modelos de referência para serviços públicos
-
Uma etnografia do dinheiro: os projetos gráficos de papel-moeda no Brasil pós 1960
-
Un emballage de maroquinerie de luxe peut-il être luxueux et éco-conçu ? Étude du cas Louis Vuitton
-
USABILIDADE DO ESPAÇO PÚBLICO: a percepção ao risco de quedas em usuários idosos no município de Balneário Camboriú/SC
-
USABILIDADE DO ESPAÇO PÚBLICO: A percepção ao risco de quedas em usuários idosos no município de Balneário Camburiú/SC
-
USABILIDADE EM SITES DE LITERATURA INFANTIL: estudo de caso Portal Biblon
-
User-Capacity Toolkit: conjunto de ferramentas para guiar as equipes multidisciplinares nas etapas de Levantamento, Organização e Análise de Dados em projetos de Tecnologia Assistiva.
-
Usuário infantil e ebook: um olhar para o Portal Biblon
-
Valorização do Ensino com Auxílio da Linguagem Plástica dos Quadrinhos
-
Vendem-se aparências:leituras do corpo em imagens de consumo
-
Vivian Sheila Elizabeth da Cunha Gloria
-
Wearebles: a roupa como lugar
-
Ádilla Danúbia Marvão Nascimento
-
Étude et enjeux de la Communication Politique aux travers des campagnes présidentielles françaises sous la Ve République
-
Órteses e próteses de membro superior impressas em 3D: uma revisão integrativa