EDUCAÇÃO DO CAMPO
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Escola Municipal Rural Água Mansa Coqueiros em Rio Verde: História e Memória"
-
A alternância na formação inicial de professores na Licenciatura em Educação do Campo na Região Sudeste
-
A CENTRALIDADE DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NA ATUALIDADE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO EM FOCO
-
A colaboração da pesquisa-ação para a luta da comunidade Viva Deus
-
A DIMENSÃO EDUCATIVA E O FAZER PEDAGÓGICO NO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA
-
A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança
-
A educação do campo como política curricular nas 'Amazônias': territórios, insurgências e re(existências)
-
A EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUA INFLUÊNCIA NAS ESCOLAS RURAIS DO MUNICÍPIO DE PORTO GRANDE NO ESTADO DO AMAPÁ
-
A EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUA NORMATIZAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA: UMA DEMANDA DOS TRABALHADORES RESSIGNIFICADA PELO ESTADO
-
A Educação do Campo no seio da luta de classes e a perspectiva da formação humana: uma análise da Escola Municipal Ojeferson de Souza (Assentamento Vale da Conquista, Sobradinho - Bahia)
-
A Educação Profissional em regime de Alternância na Comunidade Indigena do Guariba, Roraima.
-
A Escola de Trabalhadores Rurais Arlindo Ribeiro: uma expressão da política nacional e estadual.
-
A EUCAÇÃO DO CAMPO E A LUTA PELA REFORMA AGRÁRIA NO ALTO SERTÃO SERGIPANO
-
A Evasão na Educação de Jovens e Adultos no Território Campesino: o que dizem as/os sujeitas/os que não estão mais na escola?
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: ESTUDO EPISTEMOLÓGICO SOBRE A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA ÁREA
-
A formação do professor para atuar na Pedagogia da Alternância.
-
A Formação Político-pedagógica dos Monitores das Escolas Famílias Agrícolas do Médio Jequitinhonha: novas perspectivas e necessidades na complexidade da Pedagogia da Alternância e Educação do Campo
-
A GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS E A INTERFACE COM A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA PRÁTICA NA ESCOLA QUILOMBOLA ANTÔNIA DO SOCORRO SILVA MACHADO
-
A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
-
A Licenciatura da Educação do Campo na URCA/Ce: da raiz a flor, o abrolhar de uma experiência de formação docente.
-
A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA FAFIDAM/UECE: SEMEADURA DE RESISTÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE
-
A pedagogia da alternância na perspectiva freireana
-
A pedagogia das classes multisseriadas: construção de saberes e práticas nos anos iniciais
-
ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO MEDIANTE AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC
-
Adriana Soares de Carvalho Elias
-
Agroflorescendo saberes e as R-existencias educacionais do MST/PR: crítica ao Programa Agrinho
-
Alba Cleide Calado Wanderley
-
Alcione Sousa de Meneses
-
Andreany dos Santos Silva
-
Angela Maria Monteiro da Motta Pires
-
Aparecida de Jesus Soares Pereira
-
Apresentação - Dossiê: 'Política Pública em Contexto Pandêmico em Escolas Rurais: O Programa Escola da Terra como Afirmação do Direito à Educação'
-
As Geografias das Escolas itinerantes do MST: como a educação do campo fortalece a luta pela terra no Paraná
-
AS POLÍTICAS PÚBLICAS E O FECHAMENTO DAS ESCOLAS DO CAMPO NO BRASIL
-
As práticas pedagógicas do educador do campo da região bragantina: dialogando com os saberes e a realidade cotidiana dos educandos
-
As repercussões da educação ambiental numa escola do campo capixaba
-
Bruno de Oliveira Figueiredo
-
Catiane Cinelli
-
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA DESVINCULAÇÃO DO ENSINO RURAL NA AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA NOVA REPÚBLICA.
-
CENTRO FAMILIAR DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA MANOEL MONTEIRO
-
Clésio Acilino Antonio
-
CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PROFESSORAS QUE ATUAM EM ESCOLAS SITUADAS EM ÁREAS RURAIS.
-
Concepções e práticas de leitura literária no contexto da Escola do Campo
-
Countryside Education and Psychology: possibilities and limitations of dialogs engaged in the fight for rights
-
Desafios da educação escolar no MST-Bahia. Experiência do Assentamento Menino de Jesus
-
Desafios da formação docente no Programa Escola da Terra: análise da experiência na UFRRJ
-
Desenvolvimento rural sustentável por meio da licenciatura em Ciências Agrícolas
-
Dorcelina Aparecida Militão
-
Edineia Koeler
-
Edneide Maria Ferreira da Silva
-
Edson Marcos de Anhaia
-
Educação básica nas escolas do campo no contexto da pandemia: ensino remoto para quem?
-
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ? ?EDUCAR PARA EMANCIPAR?: estudo sobre a gestão de projeto em áreas rurais do estado do Rio de Janeiro
-
EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA RURAL DO MUNICIPIO DE SEROPÉDICA - RJ
-
EDUCAÇÃO DO CAMPO E MEMÓRIA COLETIVA - MOVIMENTOS SOCIAIS NA LUTA PELA TERRA NO MUNICÍPIO DE JAPERI / RJ
-
Educação do Campo e Memória Coletiva: Limites e Possibilidades das Escolas do Campo
-
Educação do campo e o paradigma da extensão descolonial na universidade pública
-
Educação do Campo e Políticas P´lublicas: reflexões sobre a realidade da educação para os sujeitos do campo no Município de Santana-BA
-
Educação do campo e políticas públicas educacionais no município de Tabatinga, Amazonas
-
Educação do Campo e PRONERA: Paulo Freire, presente!
-
Educação do campo em tempos de pandemia no município de Riacho de Santana
-
Educação do Campo na Universidade: realidades e desafios socioeducacionais dos camponeses
-
EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ASSENTAMENTO SANTA BÀRBARA/CEARÀ: ENTRE AS POLÌTICAS EDUCACIONAIS E OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DO PROJETO EDUCATIVO DE ESCOLA
-
EDUCAÇÃO DO CAMPO: a formação dos professores e a sua práxis pedagógica nos CEIERs
-
Educação do Campo: narrativas de professoras alfabetizadoras de classes multisseriadas.
-
EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE MEMÓRIA
-
Educação do Campo: Um pensar metodológico para o curso de Técnico em Agropecuária no IFCE
-
EDUCAÇÃO E OS CURRÍCULOS ESCOLARES: UM OLHAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO AGRÍCOLA NAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE TABATINGA, AM
-
Educação popular e expedições pedagógicas na prática educativa do povo indígena Gamela: Direitos e resistências étnicas
-
Educação popular na prática docente universitária: epistemologia para uma ciência própria
-
Elder Tânio Gomes de Almeida
-
Elisiane de Fátima Jahn
-
Elizete Oliveira de Andrade
-
Eloisa Rodrigues Pássaro
-
EM DEFESA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ENFRENTANDO O DESMONTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
-
Ercina Nunes de Moraes Cirilo
-
Escola da Terra no contexto da Amazônia Amapaense: entre tempos, espaços e saberes amazônicos
-
Escola Itinerante Herdeiros do Saber: uma análise sobre o processo de transformação da -Escola do Ensino- para -Escola do Trabalho-
-
fechamento de escolas do campo no Brasil: da totalidade social a materialização das diretrizes neoliberais
-
FECHAMENTO DE ESCOLAS RURAIS: O DIREITO À EDUCAÇÃO AMEAÇADO
-
Fechamento de escolas rurais: o direito à educação do/no campo ameaçado
-
Flávia Azevedo Fernandes
-
Formação Continuada das Professoras das Escolas do Campo: tensões e desafios na transformação da escola
-
Formação Continuada de Educadores/as do Campo: Uma análise sobre o Programa Escola da Terra, no Município de Bragança/PA.
-
Formação de educadores do campo e tecnologias digitais : relações e desafios na licenciatura em educação do campo da UnB
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REALIDADE, CONTRADIÇÕES E POSSIBILIDADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/UFFS ? CAMPUS DE LARANJEIRAS DO SUL
-
FORMAÇÃO EM AGROECOLOGIA: PROGRAMA DO CONTESTADO DA AS-PTA
-
Formação Permanente de Educadores do Campo numa perspectiva Ético-Crítica
-
Formação por Alternância na Licenciatura em Educação do Campo: limites e possibilidades do diálogo com a Pedagogia da Alternância
-
FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO E CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA DO PROFESSOR
-
Fábio Josué Souza dos Santos
-
Fátima Moraes Garcia
-
Gabriel Troillo
-
Gidelmo Santos de Jesus
-
Glaucia de Sousa Moreno
-
Graciela Bonassa Garcia
-
HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA COMUNIDADE DE SÃO JOÃO DA BARRA SECA, COLATINA-ES: IMPLICAÇÕES NA EMANCIPAÇÃO SOCIAL DOS CAMPONESES
-
HISTÓRIA E MEMÓRIA DAS ESCOLAS RURAIS: a Educação de Jovens e Adultos no Município de Santana do Araguaia- PARÁ,
-
Interfaces entre os princípios libertadores da educação do campo e Paulo Freire
-
Investigação temática freireana e uso de fala significativa no ensino de ciências: formação de professores licenciados em Educação do Campo
-
Isabel Castilho Palhano
-
Janssen Felipe da Silva
-
José Nunes da Silva
-
José Pacheco de Jesus
-
Joyce de Almeida Borges
-
João Batista Begnami
-
Juliany Serra Miranda
-
Juventude rural e escolarização: da negação de direitos às possibilidades de resistência na Chapada do Apodi-Ceará
-
Laís Alcântara Rios Lima
-
Letramento estatístico em cursos de licenciatura em educação do campo : diálogo e investigação com professores formadores
-
Licenciaturas em Educação do Campo da Região Nordeste: um estudo curricular sobre a formação de professores por áreas de conhecimento
-
Lucas Teixeira Ferrari
-
Lucicléa Teixeira Lins
-
Luzeni Ferraz De Oliveira Carvalho
-
Luzia Terezinha Baptista Oliveira
-
Magnólia Pereira dos Santos
-
Marcos Gehrke
-
Maria Madalena da Silva
-
Maria Neuza da Silva Oliveira
-
Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanetti
-
Mariana Ferreira da Silva Morais
-
Marilene Santos
-
Marisa Stragliotto
-
Mauro dos Santos Carvalho
-
Melquisedek Aguiar Garcia
-
Memória e resistência em performances-narrativas de sujeitos participantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UECE
-
Memórias da primeira turma mista: a inserção das mulheres no Colégio Agrícola Manoel Barata
-
Moacir de Souza Júnior
-
Mona Andrade Nagai
-
Nanci Rodrigues Orrico
-
Narrativa e trajetória camponesa: estudo de caso em um curso de licenciatura em Educação do Campo
-
NARRATIVAS ORAIS SOBRE A DINAMICA DAS MARÉS NA ILHA GRANDE/BELÉM-PARÁ
-
National Territorialization of Rural Education: Historical landmarks in Southeast Pará
-
Nilvania dos Santos Silva
-
O AMOR X O ÓDIO: A ATULIDADE DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E O DESASSOSSEGO DOS NEOFASCISTAS NO BRASIL
-
O Campesinato Brasileiro
-
O Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca/ES: interfaces entre Educação do Campo e Educação Ambiental
-
O destino incerto da educação entre os assentados rurais do Estado de São Paulo
-
O DIREITO A EDUCAÇÃO E A NEGAÇÃO DO DIREITO: REFLEXÕES ACERCA DO FECHAMENTO DA ESCOLA NOSSA SENHORA APARECIDA EM CANINDÉ-CEARÁ
-
O diálogo entre a implementação da BNCC, a formação continuada de professores e as tecnologias digitais no cotidiano de uma escola de São Luís
-
O educativo na experiência do movimento de mulheres camponesas : resistência, enfrentamento e libertação
-
O fortalecimento da Pedagogia da Alternância no âmbito do Semiárido brasileiro: uma revisão bibliográfica sistemática.
-
O PAPEL DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFT/ARRAIAS NA INSERÇÃO DO ENSINO MUSICAL NA EDUCAÇÃO CAMPESINA
-
O Programa Escola da Terra e a formação docente na UFRRJ
-
O Programa Escola da Terra na UNIFAP: formação continuada nas Escolas do Campo da Educação Básica
-
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA: TRAJETÓRIAS DE EDUCADORES E LIDERANÇAS.
-
O PRONERA NA RELAÇÃO INCRA E UESB: EVIDÊNCIAS E CONTRADIÇÕES SOBRE O PROGRAMA.
-
O SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO
-
O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA PROFISSIONAL DO CAMPO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: APROXIMAÇÕES E DESAFIOS
-
O trabalho docente nas escolas multisseriadas do campo no município de Mutuípe-BA
-
Ofélia Ortega Fraile
-
Os Conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos presentes no currículo da formação de professores do curso de Licenciatura em Educação do Campo
-
OS DESDOBRAMENTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DO ESTUDO DOS TEMAS GERADORES NO CENTRO ESTADUAL INTEGRADO DE EDUCAÇÃO RURAL DE ÁGUIA BRANCA/ES
-
Os Paradigmas que alicerçam os livros didáticos de História e Geografia da Coleção Didática Projeto Buriti Multidisciplinar: um olhar através das Epistemologias do Sul
-
Os processos socioeducativos na construção da educação do campo entre os agricultores camponeses de Vila Pavão – ES
-
Os Saberes dos Povos Campesinos tratados nas Práticas Curriculares de Escolas Localizadas no Território Rural de Caruaru-PE
-
Paulo Afranio Sant´Anna
-
Pedagogia da alternância no IFES ? Campus Barra de São Francisco
-
Pedro Henrique Gomes Xavier
-
PERSPECTIVA HISTÓRICA DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR RURAL NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES: A ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA PAULO FREIRE INSTITUIÇÃO E SUJEITOS
-
PISTRAK E A EDUCAÇÃO DO MST
-
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: DIÁLOGOS COM O CURSO DE PEDAGOGIA NO IFES, CAMPUS ITAPINA
-
Políticas Públicas de Educação do Campo: Reflexões sobre o PRONACAMPO
-
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A CASA FAMILIAR RURAL DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA.
-
Produção Escrita e Educação do Campo: um estudo de caso em uma escola de ensino fundamental de Domingos Martins - ES
-
Programa Mais Educação: diálogos a partir da percepção dos pais de estudantes de uma comunidade rural
-
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA (PRONERA) E SUAS POTENCIALIDADES DURANTE OS GOVERNOS LULA (2003-2010)
-
PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PARA A PERMANÊNCIA DOS JOVENS NO MEIO CAMPESINO
-
PROTAGONISMO INDÍGENA NA PÓS-GRADUAÇÃO: decolonizando o currículo e o espaço universitário INDIGENOUS PROTAGONISM IN POSTGRADUATE: decolonizing the curriculum and the university space
-
Protagonismo invisível: uma proposta didática para o trabalho nas Escolas/Classes Multisseriadas do Município de Correntina.
-
Práticas de leitura da biblioteca de uma escola do campo: possibilidades, limites e contradições
-
Práticas de leitura de homens e mulheres do campo: um estudo exploratório no Assentamento Paulo Freire - Bahia
-
PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURA, HISTÓRIA E TRADIÇÃO NA ASSOCIAÇÃO REGIONAL DA ESCOLA-FAMÍLIA AGRÍCOLA DO SERTÃO - AREFASE - MONTE SANTO/BA
-
Práticas pedagógicas em Agroecologia: o caso da Escola Estadual Coronel Nicolau Sampaio
-
Práticas pedagógicas na educação básica: interfaces entre educação do campo e EJA
-
Ramofly Bicalho dos Santos
-
Relatório reflexivo sobre a prática docente em Língua Portuguesa em uma escola do campo
-
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EDUCADORES DAS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA (EFAs) DO BRASIL E DA ARGENTINA SOBRE O USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS
-
Representações sociais de estudantes do ensino médio em escola do campo sobre química e meio ambiente.
-
Resenha: Souza, M. A. (2016). Educação e Movimentos Sociais do Campo: a produção do conhecimento no período de 1987 a 2015. 2 ed. Curitiba: Ed.: UFPR.
-
Resumo Expandido - Pôster: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PROJETOS ESCOLARES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONCEPÇÕES PREDOMINANTES
-
Ribamar Ribeiro Junior
-
Rodrigo Ferreira Vargas
-
Rodrigo Guedes de Araujo
-
Rompendo as cercas da Educação Burguesa: A luta pela construção de uma escola no assentamento Madre Terra, São Gabriel/RS
-
Ronaldo Henrique Santana
-
Roseli Gonoring Hehr
-
Rosimari de Fátima Cubas Blaka
-
Sandra Lúcia dos Santos Lira
-
Sara de Oliveira Silva Lima
-
Sara Jane Cerqueira Bezerra
-
Saulo Albuquerque Gomes
-
Sistemas de Conhecimentos Científicos e Tradicionais de formandos em Ciências da Natureza na Educação do Campo: diálogos a partir da Teoria Ator-Rede
-
Susanne Taina Ramalho Maciel
-
Suzana Helena Alves Arruda Assis e Silva
-
Suzy de Castro Alves
-
Suézio de Oliveira
-
SÔNIA MARIA LIRA FERREIRA
-
Temas geradores e trabalho pedagógico no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca, Espírito Santo
-
TERRITÓRIO E CURRICULO: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DO IFPA
-
The Narrative Productions Methodology in the Pedagogy of Alternation: contributions to the Professional Project of the Youth
-
UTILIZAÇÃO DOS INSTRUMENTOS PEDAGOGICOS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO CURSO DE AGROPECUARIA DO IFES-CAMPUS BARRA DE SÃO FRANCISCO-ES
-
VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO E TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE JOVENS DO CAMPO REGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA /PRONATEC UBAÍRA-BA (2012-2014)
-
Vânia Marques Pinto
-
Wanessa de Castro
-
Zanete Almeida Gusmão
-
Zilda Gláucia Elias Franco
-
Zuzanna Julia Jaegermann
-
Ângela Massumi Katuta
-
“Formação de educadores na perspectiva do Intelectual Coletivo: experiências a partir do Complexo de Estudos na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília.”