ENSINO DE CIÊNCIAS
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
1. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: Conhecimento e Ação Docente
-
? Educação Ambiental e formação para a cidadania: curso de formação continuada para professores da Escola Básica
-
A ADAPTAÇÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
-
A alfabetização ecológica a partir de uma horta: aproximando teoria e prática no ensino fundamental
-
A Aprendizagem Cooperativa (AC) como prática educativa ambiental: contribuições para a ampliação do meio ambiente
-
A apropriação do discurso científico sobre Evolução Biológica por professores de ciências formados no curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFMG
-
A argumentação no ensino de ciências no âmbito escolar: o antagonismo entre o que consta no Currículo Oficial do Estado de São Paulo e, as afirmações dos discentes
-
A ação dos educadores-mediadores de museus e exposições em controvérsias sociotécnicas
-
A biologia celular e o livro didático: um olhar sobre a abordagem no ensino de ciências
-
A COLETIVIDADE COMO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DOCENTE
-
A Comunicação no Ensino de Surdos: gesto e linguagem nas aulas de Educação Física
-
A CONCEPÇÃO DE ERRO ENTRE OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: TENSÕES ENTRE FALIBILISMO E ABSOLUTISMO
-
A construção de discursos escritos sobre aquecimento global: análise das explicações dos alunos
-
A construção de um roteiro teatral científico por professores que almejam divulgar a ciência.
-
A CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM PARADIDÁTICO DIGITAL INTERATIVO PARA O ENSINO DE TERMOLOGIA
-
A contribuição de Lélio Gama no processo de construção de uma nova identidade para a ciência no Brasil
-
A controvérsia em torno a natureza da luz: um caminho para o ensino de óptica
-
A CÉLULA NO ENSINO DE BIOLOGIA: PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO E CONCEPÇÕES DE ENSINO
-
A discussão de controvérsias sociocientíficas: uma perspectiva integradora no ensino de ciências
-
A discussão do movimento antivacina para uma formação crítica: implicações no ensino de ciências através das controvérsias sociocientíficas
-
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE TEMAS DE SAÚDE ATRAVÉS DA MÍDIA: ANÁLISE DE UM IMPRESSO
-
A dor da perda da saúde e o processo de hospitalização: atuação do profissional da saúde e a necessidade de humanização
-
A educação ambiental e os docentes da Rede Municipal de São José-SC: uma análise a partir da perspectiva crítica
-
A Educação Ambiental, o saber cultural, a Pegada Ecológica: instrumentos de sensibilização no Ensino Fundamental contra o aquecimento global
-
A EDUCAÇÃO FÍSICA E O ENSINO DE SURDOS
-
A eficácia social das normas de acessibilidade dos deficientes físicos no ambiente universitário
-
A ENTRADA EM ATIVIDADE NO ENSINO DE FÍSICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL POR MEIO DA PRÁTICA ESPORTIVA DO GOALBALL
-
A ETNOMATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DO SABER/FAZER MATEMÁTICO NOS ARTESANATOS DOS BICHINHOS DE MADEIRA DO POVO GUARANI
-
A experimentação e o currículo: Concepções e teorias entrelaçadas
-
A EXPERIMENTAÇÃO NOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DO SUL DO PAÍS
-
A Fisioterapia e a Construção de Novos saberes e Práticas a partir do Programa de Saúde da Família (PSF) no Município de Teresópolis - RJ.
-
A formação continuada do docente para o ensino interdisciplinar de arte e ciências: uma proposta com foco na alfabetização e letramento científico
-
A formação continuada para educadores: o favorecimento da consciência ambiental nas classes de Atendimento Educacional Especializado
-
A formação de professores indígenas em Ciências da Natureza, na região Norte do Brasil : algumas reflexões
-
A física e o meio ambiente: construindo os conceitos de estados físicos da água, de mudanças de estado e de ciclo da água pela integração de uma atividade experimental com uma atividade computacional
-
A HISTÓRIA DA ESTRADA DE FERRO DE ILHÉUS COMO TEMA REGIONAL PARA ENSINAR TERMODINÂMICA NUMA TURMA DO 9º ANO
-
A HISTÓRIA DA FÍSICA NO PROCESSO DE ENSINO ? APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE MANAUS
-
A história do fogo na formação dos professores de Química
-
A influência das emoções no processo de ensino-aprendizagem da Química
-
A integração do Mobile learning como ferramenta pedagógica na formação continuada de professores polivalentes.
-
A mediação de uma intervenção didática para evolução de conceitos sobre insetos (Arthropoda: Insecta) no ensino fundamental
-
A MULHER NA CIÊNCIA: UM BREVE HISTÓRICO E REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS E AMBIENTE LABORAL
-
A N&N EM UMA ABORDAGEM CTSA PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM REALIDADE AUMENTADA.
-
A OMISSÃO DO PROTAGONISMO DE HENRIETTA LEAVITT (1868 ?1921) NA ELABORAÇÃO DA RELAÇÃO PERÍODO-LUMINOSIDADE DA ASTRONOMIA
-
A personificação como elemento lúdico na criação de podcast para discutir as PANC no ensino superior
-
A perspectiva de gênero nas relações entre mediadores(as) e alunos(as) em espaços de educação não formal
-
A pilha de Daniell: um estudo de caso histórico
-
A produção científica da educação básica sob a perspectiva de Hugh Lacey
-
A prática pedagógica e o Programa Incluir: a intervenção a partir da pesquisa-ação
-
A pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil: uma leitura a partir da teoria de Bourdieu
-
A química segundo Michael Faraday: Um caso de divulgação científica no século XIX
-
A relação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): nas imagens de livros didáticos de Biologia
-
A RELAÇÃO COM O SABER E A IDENTIDADE DOCENTE
-
A representação de cientista nos anos iniciais do ensino fundamental l: um olhar sobre a perspectiva dos professores, dos recursos didáticos e das mídias
-
A SAÚDE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
-
A temática Biodiversidade em encontros de ensino de ciências - Brasil (2015-2021)
-
A Teoria das Inteligências Múltiplas no processo de ensino e aprendizagem e a atividade criativa
-
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA PRÁXIS COTIDIANA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
-
A utilização do aplicativo ?Resolvendo Química com Mario de Angelis?: possibilidades para o ensino e a aprendizagem em Química nas Escolas de Ensino Médio.
-
A visão como obstáculo epistemológico para a aprendizagem de modelos atômicos
-
ABORDAGEM CTS E ENSINO DE MATEMÁTICA CRÍTICA: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS DOCENTES
-
Abordagem CTS e ensino de matemática crítica: um olhar sobre a formação inicial dos futuros docentes
-
ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE QUÍMICA MODERNA (QUÍMICA NUCLEAR) NO ENSINO MÉDIO
-
Abordagem sobre educação sexual para alunos com síndrome de down: uma proposta educacional
-
Abordagens de saúde nos livros didáticos de ciências: investigando as infecções sexualmente transmissíveis
-
ABORDANDO A TERMODINÂMICA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
-
Adriane Lizbehd Halmann
-
Agroecologia e a imagem pública da química para além do desenvolvimento sustentável
-
Albaneide Cavalcante Oliveira
-
Alessandra Alexandre Freixo
-
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) A PARTIR DO EMPREGO DA PROBLEMATIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS
-
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA: TRABALHO DESENVOLVIDO NO CLUBE DE CIÊNCIAS AMIGOS DO AMBIENTE.
-
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM NUTRIÇÃO
-
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS AULAS DE PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA
-
Alguns Parâmetros da Criticidade e da Complexidade em Propostas de Aulas Socioambientais Presenciais e Remotas
-
Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto
-
Ana Maria Navas Iannini
-
Ana Paula Barros Pereira
-
Ana Paula Pereira Neves Ferreira
-
André Amaral Goncalves Bianco
-
Análise da aproximação entre professores da Engenharia Civil e do Ensino de Ciências na UFG
-
ANÁLISE DA AQUISIÇÃO DE NÍVEIS DE APRENDIZAGEM SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PEDAGOGOS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA COM O JOGO -GALÁPAGOS- PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA
-
ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROGRAMA ADOLESCENTE APRENDIZ
-
ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE APRENDIZAGEMDOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E O ENFOQUE CTSANALYSIS OF LEARNING ACTIVITIES FROM SCIENCE SCHOOL BOOKS AND THE CTS APPROACHPedro Xavier da PenhaInstituto Federal de Minas Gerais, pedro.xavier@ifmg.edu.brhttps://orcid.org/0000-0003-2920-8828Maria Delourdes MacielUniversidade Cruzeiro do Sul, delourdes.maciel@gmail.comhttps://orcid.org/0000-0002-6821-5185Resu
-
Análise das contribuições do livro didático digital em Língua Brasileira de Sinais (CD-ROM), Projeto Pitanguá-Ciências com Alunos Surdos do Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez do Estado de Roraima-CAS/RR
-
ANÁLISE DE IMAGENS DE ASTRONOMIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
-
ANÁLISE DE UMA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
-
ANÁLISE DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: POTENCIALIDADES PARA A ABORDAGEM DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS CONTROVERSAS
-
APRENDIZAGEM MOTORA E APRENDIZAGEM CIENTÍFICA: INTERFACE COM O CONTEXTO CULTURAL NA CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DO FISIOTERAPEUTA
-
Aproximação de uma leitura de imagens para o ensino de Ciências: uma abordagem a partir de Gombrich
-
APROXIMAÇÕES ENTRE ARTES VISUAIS E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES A PARTIR DAS FORMAS GEOMÉTRICAS E DO LIVRO ILUSTRADO
-
Arlinda Montalvão de Oliveira
-
Arte e ciência no Renascimento: discussões e possibilidades de reaproximação a partir do Codex entre Cigoli e Galileo no século XVII
-
As atitudes de um professor e de seus alunos frente ao ensino de ciências e à cultura CTSA
-
AS CONCEPÇÕES SOBRE CURRÍCULO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS (BIOLÓGICAS) EM FORMAÇÃO INICIAL / CONCEPTIONS ABOUT CURRICULUM OF (BIOLOGICAL) SCIENCE TEACHERS IN INITTIAL TRANING
-
As contribuições do Teatro Científico para a Divulgação Científica mediante uma abordagem sobre o tema Lua
-
As crianças e o interesse pela ciência: um estudo baseado em ações para promoção da aprendizagem significativa
-
As ideias de pesquisadores, professores e graduandos sobre aspectos da complexidade
-
AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ONLINE NO ENSINO DE CIÊNCIAS
-
AS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE A ENERGIA
-
As Práticas Pedagógicas nos Livros Didáticos de Ciências e de Biologia Recomendados pelo PNLD 2017 e pelo PNLEM 2018
-
Atitudes de Professores da Escola Básica em Relação à Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)
-
ATITUDES DE PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA CTSA (CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE)
-
ATITUDES DE UM PROFESSOR E DE SEUS ALUNOS FRENTE À CULTURA CTSA
-
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS: entre o ideal e a realidade.
-
ATIVIDADE PRÁTICA SOBRE O PROCESSO DE FERMENTAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO MÉDIO
-
Atividades experimentais em bioquímica básica: um estudo baseado na resolução de problemas em diferentes níveis de ensino
-
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: FATORES QUE INTERFEREM NA SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA
-
Atividades experimentais por meio de recurso audiovisual para a determinação do teor de etanol na gasolina com o uso de instrumentos seguindo a perspectiva de Vygotsky
-
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: ESTRATÉGIA PARA AUXILIAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS
-
Autoria tecnocientífica no Ensino Fundamental: a investigação-ação-participativa no ensino de ciências
-
Avaliação da aprendizagem no ensino superior: concepções e práticas de um professor de Bioquímica
-
Avaliação das Oficinas de Formação de Professores em Mudanças Climáticas no contexto das escolas públicas da rede estadual, no Amazonas
-
Biodiversidade em políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação: caracterização e perspectivas para a integração do fomento à divulgação e educação científicas
-
Biomonitoramento participativo como ferramenta de sensibilização para conservação de riachos urbanos
-
Bárbara Martins Dolabela
-
Caracterização e análise de interações em fóruns de discussão de professores de ciências em formação continuada on-line
-
Chrystian Carlétti
-
Claudia Nunes-Santos
-
Claudio Emídio Silva
-
Cleyton Machado de Oliveira
-
Clube de Ciências Amigos do Ambiente: espaço de construção do conhecimento e formação para a cidadania.
-
CLUBES DE CIÊNCIAS: CENÁRIOS E O NÍVEL INVESTIGATIVO DE SUAS ATIVIDADES
-
CONCEITO DE CICLO CELULAR EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE TEMPORAL
-
CONCEPÇÃO DE DISCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO SOBRE NATUREZA DA CIÊNCIA
-
CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA REVELADAS POR GRADUANDOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA
-
Concepções de alunos do Ensino Fundamental de uma Escola Pública Municipal de São Luís/ MA sobre o Ecossistema Manguezal: contribuições para o Ensino de Ciências
-
CONCEPÇÕES DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS, CONSTRUÍDAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E NAS SITUAÇÕES DE TRABALHO.
-
Concepções de popularização da C&T no discurso político: impactos nos museus de ciências
-
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO
-
Concepções de professores de Ciências sobre a afetividade na sala de aula
-
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE PROPOSIÇÕES DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA DIREÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
-
Concepções dos professores de Botânica sobre o ensino e a formação de professores
-
Conhecendo a Química: Um estudo sobre obras de divulgação do início do século XIX
-
Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo na formação inicial de professores de Física: Percepções de atores da prática sobre uma proposta formativa centrada na aprendizagem.
-
Construção de uma matriz curricular integrada para o ensino médio : um caminho para a recontextualização consciente do currículo
-
Contextualizando o fazer - subsídios para uma educação científica com enfoque histórico-filosófico.
-
CONTRIBUIÇÃO EDUCATIVA E TERAPÊUTICA DA HIDROTERAPIA NA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES PORTADORES DE OSTEOPOROSE: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE
-
Cristine Santos de Souza da Silva
-
CTS NO ENSINO NÉDIO: contribuições de uma disciplina para uma percepção mais humanística da ciência
-
Cuidados com a dentição em período pré-escolar: orientações para professores.
-
Curso de Suporte Básico de Vida da Marinha do Brasil- análise de um curso de EAD
-
Daniel Fernandes Mendes da Silva
-
Daniel Pauli Lucena
-
Daniele da Silva Maia Gouveia
-
Danielle Britto Guimaraes de Oliveira
-
Das teorias de currículo às concepções de Experimentação: contradições eminentes em PPCs de Institutos Federais
-
DIDACTIC SEQUENCE WITH THE USE OF TICS FOR TEACHING HYDROSTATIC CONCEPTS IN EJA IN PANDEMIC TIMES
-
Diego Alves Rodrigues
-
Dificuldades na aprendizagem dos conteúdos de biologia: evidências a partir das provas do vestibular da UFRN (2001-2008)
-
Dimensões ambientais em uma sequência de ensino de Física CTSA
-
Dimensões da alfabetização científica na formação inicial de professores de química
-
Disciplina de metodologias ativas em caráter remoto: uso de tecnologias digitais no mestrado em educação em ciências e matemática
-
Discursos de los docentes formadores sobre el papel de la Historia de la Ciencia en la enseñanza de la Óptica para la formación inicial de profesores de Física
-
Discutindo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) com imagens de livros didáticos
-
Diálogos e Reflexões sobre Teorias da Aprendizagem: Dewey e Freire ?Uma discussão para o Ensino CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)
-
DO CLUBE DE CIÊNCIAS COMO LÓCUS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
-
DO CONHECIMENTO SOBRE O ÁTOMO AO CONHECIMENTO SOBRE O UNIVERSO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA METANARRATIVA PARA A APRENDIZAGEM SOBRE CIÊNCIA
-
Ecossistema Manguezal e Educação Ambiental: atividades desenvolvidas nas aulas de Ciências com alunos de Ensino Fundamental II
-
ECOSSISTEMA MANGUEZAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS AULS DE CIÊNCIAS COM ALUNOS DOENSINO FUNDAMENTAL II
-
Educação Ambiental e Ensino de Ciências: uma análise de estratégias didáticas no ensino fundamental
-
Educação Ambiental no ambiente escolar: trabalhando para uma melhor percepção da preservação do ambiente
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL PELO VIÉS DA ARGUMENTAÇÃO: O PANORAMA E AS POSSIBILIDADES DESTA RELAÇÃO
-
EDUCAÇÃO CTS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE JEQUIÉ-BA
-
Educação em saúde no Ensino de Ciências: abordagens de saúde nos livros didáticos de Ciências
-
Educação em saúde nos livros didáticos de Ciências e Biologia brasileiros: um panorama das teses e dissertações (1994 - 2018)
-
Educação para o Risco: contribuições da complexidade, da reflexividade e das produções socioambientais
-
Educação profissional em saúde em uma escola de formação profissional da zona oeste do rio de janeiro: uma proposta integradora na interface saúde e ambiente
-
Educação, Drogas e Violência sob a ótica de adolescentes de escola pública municipal localizada no Rio de Janeiro
-
ELABORAÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA UTILIZANDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UMA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA
-
Elementos de história e filosofia da química segundo professores do Ensino Médio: relações química/sociedade
-
Eliakim Oliveira Kuster
-
Eline Deccache Maia
-
Elizabete Cristina Ribeiro Silva Jardim
-
ENFOQUE CTSA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
-
Ensino Aprendizagem sobre Natureza da Ciência e Tecnologia em Sistemas de Classificação Biológica, a partir de uma Sequência Didática com Jogo de Botões
-
Ensino de Ciências e Biologia, diálogos entre disciplinas e abordagens culturais: saberes e processos formativos no cotidiano de uma escola
-
Ensino de Ciências e Deficiência Visual: Uma investigação das relações existentes entre os professores especialista e generalista em uma escola estadual no município de Bauru
-
ENSINO DE CIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
-
ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA REITERAÇÃO
-
Ensino de Genética no Ensino Fundamental: Desenvolvimento da sequência didática para abordagem da doença falciforme
-
Ensino e Investigação do Conceito de Erosão no Ensino Fundamental em uma Abordagem Histórico-Cultural do Processo da Formação de Conceitos
-
ENSINO E SAÚDE NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A LOMBALGIA E SAÚDE OCUPACIONAL DOCENTE
-
Eric Silva Ferreira
-
ESPOROTRICOSE: UMA ESTRATÉGIA DE INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE
-
Estratégias de comunicação em química como índices epistemológicos: análise semiótica das ilustrações presentes em livros didáticos ao longo do século XX
-
Estratégias didáticas com o uso das TIC no ensino superior: um estudo exploratório e prospectivo dos cursos de licenciatura em química das Universidades de Pernambuco.
-
Estudando a Alfabetização Científica por meio de visitas roterizadas a uma exposição no jardim botânico
-
ESTUDO DAS APRENDIZAGENS DESENVOLVIDAS NA ATIVIDADE DE MEDIAÇÃO DIRIGIDA A GRUPOS ESCOLARES EM MUSEU DE CIÊNCIAS
-
EVIDÊNCIA NÃO EVIDENTE: AS EXPLICAÇÕES EM UMA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL
-
Evolução Biológica pelo modo não-tradicional: como professores de ensino médio lidam com esta situação?
-
EVOLUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO DOCENTE SOBRE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE ELETRICIDADE
-
Experimentando e -Adoçando- o Ensino de Química: das dificuldades em estequiometria à confecção de alfajores.
-
Experimentation in bachelor?s education programs in biological sciences: a look from Fleckian epistemology
-
Fabiane Malakowski de Almeida Wentz
-
Fabio Colasso Schwarz
-
Feminilizando sentidos sobre a natureza da ciência: por mulheres e mulheres negras rappers
-
Fenômenos astronômicos como base de um livro para professores de ciências.
-
Filmes de ficção científica sobre epidemia no ensino de ciências com enfoque CTS: uma proposta para leitura de imagens fílmicas CTS: uma proposta para leitura de imagens fílmicas
-
FILMES, SAÚDE E ENSINO DE CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES DOS ALUNOS A PARTIR DO FILME -OSMOSE JONES-
-
Fontes originais da história da ciência no ensino de biologia: tradução comentada das partes 2 e 3 da obra Introduction à l?étude de la médecine expérimentale (1865) de Claude Bernard
-
Formação continuada de professores de Ciências em Educação Especial
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA: INCENTIVANDO O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS EM SALA DE AULA
-
Formação Continuada de Professores em Natureza da Ciência e Tecnologia com enfoque nas Competências Científicas.
-
Formação Continuada para Professores de Ciências a partir da Abordagem de Questões Sociocientíficas
-
Formação de professores e novas tecnologias
-
Formação inicial de docentes: um possível caminho para o ensino de ciências para os alunos com deficiência visual?
-
FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL I
-
FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICOS EM ANÁLISES CLÍNICAS: APONTAMENTOS PARA UMA PROPOSTA DE REVISÃO CURRICULAR PAUTADA NO ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)
-
Francinalda Maria Rodrigues da Rocha
-
Francisca de Assiz Carvalho De Mico
-
Fábio Alves Leite da Silva
-
Físca Moderna no Ensino Médio: a espectroscopia na gênese das modernas concepções de física e áreas afins
-
Gabriel Menezes Viana
-
Gabriela Borges Silva
-
Genoseinia Maria da Silva Martins
-
Georgina Maria de Faria Mucci
-
Geovana Linhares de Oliveira
-
Gilson da Rocha Santos
-
Gloria Georges Feres
-
Graziela Piccoli Richetti
-
Guia Eletrônico de Orientação para a Prática dos Alunos do Internato de Medicina na UTI: Uma proposta de Recurso Educacional
-
GÊNERO, EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS E IMAGENS: REFLEXÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
-
Helder de Figueiredo e Paula
-
Historical Experiments and the Physics Teaching: Adding Reflections Through the Cultural History of Science
-
History of Science in Physics teaching: possibilities for contextualized teaching?
-
História da Ciência e o uso da instrumentação: construção de aparato histórico-científico simples como estratégia de ensino
-
HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA: VIRTUDES E DIFICULDADES DA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DO EPISÓDIO DA DUPLA HÉLICE DO DNA
-
Identificação dos perfis de pesquisa em argumentação no ensino de ciências nos períodos de 1988 a 2008
-
Identificação e análise dos modelos didáticos de um grupo de professores de Biologia do Ensino Médio
-
Ilha de Racionalidade Interdisciplinar aplicada à construção de uma representação histórica contextual sobre as máquinas térmicas
-
Implantação dos Laboratórios Básicos Padrão MEC/FNDE na Rede Pública do Estado do Paraná pelo Programa Brasil Profissionalizado
-
IMPRESSÕES E SIGNIFICADOS DE GESTORES E EDUCADORES SOBRE A AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR DO COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS (1º AO 5º ANO) DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA - PARANÁ
-
Indo além da natureza da ciência: o filosofar sobre a química por meio da ética química
-
INTERVENÇÃO DIDÁTICA ABORDANDO A PERSPECTIVA CTSA COM ESTUDANTES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INOVADOR DO AGRESTE PARAIBANO
-
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO MÉTODO DE MARX: UMA REFLEXÃO EPISTEMOLÓGICA
-
Investigación sobre Biología Celular, Currículo y Libro de Texto en Brasil
-
INVESTIGAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ? TICs POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE SÃO RAIMUNDO NONATO ? PI
-
Irlane Maia de Oliveira
-
Jaiane de Moraes Boton
-
Jogos digitais de Citologia para alunos do Ensino Médio
-
JOGOS PEDAGÓGICOS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NAS AULAS DE CIÊNCIAS.
-
JOGOS PEDAGÓGICOS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NAS AULAS DE CIÊNCIAS.
-
Jose Pedro Simas Filho
-
José Guilherme de Oliveira Brockington
-
José Otávio Baldinato
-
Juvenal Carolino da Silva Filho
-
Laise Vieira Gonçalves
-
Larissa Aparecida Rosendo da Silva
-
Laís Jubini Callegario
-
Leandro Duso
-
Legitimação e Circulação do discurso em aulas de ciências: um modelo multidimensional de análise
-
Leila Thaise Santana de Oliveira Santos
-
Leitura de imagem interdisciplinar: análises de professores em formação
-
Leonardo Diego Lins
-
Lilian Rodrigues Rios
-
Literatura e Arte no ensino de Ciências: a formação de professores para alunos com deficiências visuais no Ensino Fundamental
-
Luciana Roberta Felicetti Rech
-
Luiza Frigo Pinto
-
Língua Portuguesa e Meio Ambiente: um estudo comparativo entre as charges de Nani e as Crônicas de Drummond
-
Manipulação em campanhas publicitárias na educação? Uma análise semiolinguística do discurso para o caso da BNCC e reforma do ensino médio
-
Marcella Melo Silva da Conceição
-
Marcelo Tadeu Motokane
-
Marcia Cristina Bacic
-
Marco Aurélio Pereira Bueno
-
Marcus Vinícius Duarte Silva
-
Mariana Galera Soler
-
Marisa da Costa Gomes
-
Maré, mangue ou manguezal: uma análise de concepções de estudantes no Ensino Fundamental
-
MATEMÁTICA FINANCEIRA E CIDADANIA: INTERLOCUÇÃO, LEITURAS E EXPERIÊNCIAS
-
Mateus William de Faria Eleutério
-
Matriz de referência em CTS para análise de vídeos de ensino de Ciências no canal You Tube
-
Metodologias ativas na educação presentes na prática pedagógica em uma escola estadual de ensino médio na modalidade de ensino integral na cidade de Marabá-PA.
-
Metodologias de Ensino e Estratégias Didáticas para o Ensino de Genética
-
Mikeas Silva de Lima
-
Miriam Helena Bueno Falotico
-
Modos de Pensar e Formas de Falar de Jogadores sobre os Conceitos de Energia, Substância e Vida em Videogames
-
Moisés da Silva Lara
-
Monalisa Rocha
-
Mudança de Rumo: de aula presencial para ensino remoto
-
Museus de ciências: espaços potenciais para o processo de Alfabetização Científica de crianças no contexto familiar?
-
Máquinas simples: aprendizagem baseada no método híbrido 'rotação por estações'
-
Márcia Ribeiro Silva Fernandes
-
NARRATIVAS E PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o ensino de ciências à luz dos fenômenos da Física
-
NARRATIVAS, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES DE DOCENTES QUE FORMAM DOUTORES PARA A ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA AMAZÔNIA
-
Nelio Oliveira Ferreira
-
O argumento no trabalho de campo: abordando a sucessão ecológica na Floresta da USP, campus de Ribeirão Preto
-
O CINEMA E O ENSINO DA FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA SOB O OLHAR CTS
-
O conceito de energia através da História: a História e a Filosofia da Ciência como caminho para inserir Física Moderna e Contemporânea na primeira série do Ensino Médio
-
O conceito de valência em livros didáticos de Química Geral para o nível superior nas primeiras décadas do século XX
-
O CONTEÚDO SOBRE O CORPO HUMANO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA NO INÍCIODO SÉCULO XX (1920-1950)
-
O DESAFIO DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: TRANSFORMANDO AS AÇÕES PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO ESCOLAR ? PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
O desenho animado em 2D como recurso didático para ensino de Ciências
-
O ELETROMAGNETISMO E SUAS RELAÇÕES CONCEITUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
-
O Enfoque NdC&T/CTS nas Orientações Curriculares para os Anos Iniciais - Ensino Fundamental do Estado de São Paulo - Ciências da Natureza
-
O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA QUE CONTEXTUALIZA OS IMPACTOS NA FAUNA E FLORA DA CIDADE DE RIO DO SUL DURANTE AS ENCHENTES
-
O ensino aprendizagem de Ciências Naturais na educação básica: O filme como recurso didático nas aulas de Ecologia
-
O ENSINO DE BOTÂNICA COM ENOFOQUE CTS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
-
O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO AUXÍLIO NA PREVENÇÃO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA: CRIAÇÃO DE UM JOGO COMO RECURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM SAÚDE
-
O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO POSSIBILIDADE DE CONTRUÇÃO DE AUTONOMIA PARA O IDOSO: PROPOSTA DE UM PROGRAMA DE CONVIVÊNCIA
-
O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E DE MATEMÁTICA EM CURSO TÉCNICO INTEGRADO PARA JOVENS E ADULTOS: concepções e ações da formação
-
O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PRIMEIRA MOSTRA DE MATERIAIS DIDÁTICOS E DE PRÁTICAS DA UNIFESSPA: UM CAMPO DE POSSIBILIDADES NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS/ SCIENCE TEACHING AND THE FIRST EXHIBITION OF UNIFESSPA TEACHING MATERIALS AND PRACTICES: A FIELD OF POSSIBILITIES IN NATURAL SCIENCE UNDERGRADUATE STUDIES
-
O ensino de ciências na 5a. e 6a. séries da escola fundamental
-
O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM UMA ESCOLA INDÍGENA PATAXÓ DA BAHIA
-
O Ensino de Ciências nos Espaços Não-Formais de Ensino
-
O ensino de conceitos ecológicos no nível médio na educação de jovens e adultos
-
O Ensino de Física no Brasil na Reforma Capanema por meio dos seus livros didáticos: uma análise didático-histórica
-
O ensino de zoologia evolutiva nas séries iniciais: uma experiência desenvolvida com o 3º ano do ensino fundamental
-
O ensino médico e a prática profissional em serviço de emergência; uma análise
-
O ESTATUTO ONTOLÓGICO NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CICLO CELULAR EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
-
O Estudo qualitativo das transformações pelas quais passam os saberes até chegarem à sala de aula no conteúdo da Física Ondulatória
-
O explicar: a explicação humana na perspectiva do observador como ser biológico e cultural
-
O GRUPO DE ESTUDO (GE) COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORAS DE CIÊNCIAS
-
O JOGO COMO ESTRATÉGIA LÚDICO-PEDAGÓGICA NA PREVENÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO ENTRE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
-
O papel das matemáticas na compreensão de conceitos da termodinâmica
-
O PENSAMENTO COMPLEXO E A ARTE INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: UMA LEITURA DA IMAGEM COM ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
-
O PROCESSO DE ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO POR PROFESSORES: A EVOLUÇÃO DO PNLD E SEUS EFEITOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
-
O professor pesquisador e a pesquisa na própria prática: contribuições para (re)pensar a formação e as práticas pedagógicas no ensino de ciências
-
O teatro científico na escola: uma experiência da prática educativa não formal.
-
O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ATUAÇÃO DOCENTE DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UEMS
-
O uso das tecnologias no ensino de ciências
-
O uso de biografia de cientistas no Ensino de Ciências: O caso Vital Brazil.
-
O uso de charges para o ensino de ciências nas séries finais do ensino fundamental
-
O uso de Palavras Cruzadas e da leitura na contextualização do conteúdo de Tabela Periódica e de sais minerais na alimentação
-
O uso de textos (jornais e revistas de divulgação científica) no ensino de Educação Ambiental
-
O uso do episódio histórico do Padre Landell na formação de professore: Avaliação de uma proposta didática sobre a transmissão de ondas eletromagnéticas
-
O uso dogmático de pressupostos no Ensino de Ciências: uma reflexão a partir da perspectiva da filosofia da linguagem wittgensteiniana em um Curso de Formação continuada de Professores
-
O uso dos filmes de ficção científica para o ensino de ciências com enfoque ciência, tecnologia e sociedade: uma revisão sistemática da literatura
-
Objetos de conhecimento do componente curricular ciências da natureza, presentes em obras da literatura infantil
-
Objetos que ensinam em museus: análise do diorama do Museu de Zoologia da USP na perspectiva da praxeologia
-
Observação de Aves como Estratégia de Ensino de Ecologia / Educação Ambiental.
-
OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO PNLD 2017: UM ESTUDO SOBRE AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
-
OdontoSemio ? Ferramenta Eletrônica para o Ensino de Semiologia Odontológica.
-
Oficinas Pedagógicas sobre orientação sexual - novos caminhos no ensino médio
-
Orientações de formação e concepções de ambiente em cursos de formação continuada de professores de ciências do Programa \'Teia do Saber\'
-
Orientações Posturais Preventivas Para Escolares Dos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental no Municipio De Volta Redonda ? RJ.
-
OS DISCURSOS DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR: EXPERIÊNCIAS FUNDAMENTADAS NA RELAÇÃO COM O SABER
-
Os Documentos Curriculares Nacionais e o Ensino de Ciências e Biologia
-
Os Livros Didáticos de Biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM 2007-2009): a evolução biológica em questão
-
PAUL FEYERABEND: TRANSLATION OF A REMARKABLE WORK ABOUT ART-SCIENCE
-
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL SOBRE A INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA
-
Percepções de licenciandos sobre aspectos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo no ensino de ciências: desafios para a formação docente
-
Pergunta de criança: oportunidades formativas para professores em serviço a partir dos questionamentos sobre fenômenos da natureza por crianças do primeiro ciclo da alfabetização
-
Pesquisa-ação e prática pedagógica: a reflexão de um grupo de professores
-
Photovoltaic Solar Energy: Concepts and Applications for High School
-
Preceptoria de enfermagem em centro cirúrgico: uma análise das práticas supervisionadas para técnicos de enfermagem
-
Produção de atividades pedagógicas digitais interativas com base na BNCC: uma proposta de formação continuada para professores de biologia e ciências
-
Prof.ª Dr.ª Analice de Almeida Lima
-
Profa Andreia Guerra de Moraes
-
Profa. Dra. Luiza Rodrigues de Oliveira
-
Professores dos anos iniciais do ensino fundamental, pedagogia histórico-crítica e ensino de ciências: investigando articulações
-
Proposta de bobina de Tesla de baixo custo para utilização em exposições científicas e demonstrações em sala de aula
-
PROPOSTA DE DISCIPLINA EM NUTRIÇÃO E CUIDADOS PALIATIVOS PARA O CURSO DE NUTRIÇÃO
-
Práticas de professores com abordagens investigativas
-
Práticas Pedagógicas e Alfabetização Científica em Aulas de Ciências, Anos Iniciais do Ensino Fundamental: percepções de professores que atuam na Comunidade Santa Luzia, Cruzeiro do Sul - AC
-
QUÍMICA, AMBIENTE E ATMOSFERA: ESTRATÉGICAS PARA FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA
-
Relato de Experiência do uso das TDICs para produção de Midias no Ensino Fundamental
-
Relações de Trabalho e Saúde do Trabalhador: Estudo de Caso em Universidade Pública Federal
-
Representações de Estudantes de Pedagogia sobre o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I
-
Representações de licenciandos em química acerca da influência recíproca entre ciência escolar e sociedade.
-
RIO: UM FILME DE ANIMAÇÃO PARA REFLETIR CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS
-
RISCO DE ACIDENTES DE TRABALHO COM EXPOSIÇÃO A MATERIAL BIOLÓGICO EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZAÇÃO
-
Robótica Educacional: um recurso para a exploração de conceitos relacionados à transferência de calor no Ensino Médio
-
Rodrigo Trevisano de Barros
-
Romualdo José dos Santos
-
Rosilaine de Fátima Wardenski
-
SABERES DOCENTES E O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATO GROSSO DO SUL
-
Saberes docentes, saberes indígenas : um estudo de caso sobre o ensino de ciências entre o Povo Xukuru do Ororubá
-
SABERES E PRÁTICAS REVELADAS PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA NA REGIÃO AMAZÔNICA MARANHENSE
-
SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NO ARCO DE MAGUEREZ A PARTIR DO DIAGNÓSTICO SOBRE O TEMA RADIOATIVIDADE
-
Situações-Problema na Abordagem do Conteúdo de Cinética Química: Uma Análise à Luz da Teoria Antropológica do Didático
-
Sorandra Corrêa de Lima
-
tema -metais pesados- no ensino de Química:
-
Tendências sobre a Utilização da Música como Recurso Didático no Ensino de Ciências
-
Teoria da Relatividade geral no Ensino Médio: linhas retas e curvas no caminho da Física, da Literatura, da História e Filosofia da Ciência
-
The Study of Waves using the Arduino Platform as a Facilitator of the Teaching and Learning Process through UEPS
-
TIC E EDUCAÇÃO: COMO OS PROFESSORES DO BREJO PARAIBANO LIDAM COM ISSO?
-
Tânia Halley Oliveira Pinto
-
Tópicos de Física Modernano Ensino Fundamental - a evolução do conceito de moviemnto de Aristóteles à Einsten:
-
Uarison Rodrigues Barreto
-
UM OLHAR DOCENTE SOBRE AS RELAÇÕES CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE/ CTS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
-
UM OLHAR PARA O CORPO HUMANO NUMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E DA CULTURA
-
Uma aálise sobre o papel da visual n formação de conceitos científios para alunos com deficiência
-
Uma convergência entre história da ciência e ensino de química: o caso da pilha de Daniell
-
UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO ? A HUMANIZAÇÃO NO CENÁRIO DE PRÁTICA
-
UMA EXTENSÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA NO CONTEXTO DA CLASSE HOSPITALAR
-
Uma Proposta de Educação em Saúde: analisando a Síndrome Alcoólica Fetal
-
Uma proposta de ensino de Gravitação Universal utilizando um Blog de estudo como ferramenta de apoio
-
UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E DE CIÊNCIAS NA UEG – ANÁPOLIS PARA A ESCOLA INCLUSIVA
-
Uma revisão integrativa sobre tecnologias digitais no ensino de Ciências
-
Unidade temática terra e universo no ensino de ciências: uma análise em livros didáticos do PNLD 2020
-
Unidade temática Terra e Universo: análise curricular no Ensino de Ciências
-
Unidades de ensino potencialmente significativas : um estudo de caso sobre o tema célula
-
USO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE RADIOATIVIDADE
-
Valeria da Silva Vieira
-
Vanessa Daiana Pedrancini
-
Vida e obra do cientista negro George Washington Carver como ferramenta para o ensino de biologia
-
VISITA GUIADA E SUAS (DES)CONSTRUÇÕES NA PERCEPÇÃO AMBIENTAL
-
Visões do céu : uma sequência didática para o ensino de astronomia.
-
Vitaminas como Tema Significativo no Ensino de Química na perspectiva de Paulo Freire e os Momentos Pedagógicos.
-
VÍDEO E ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OILHAR CTS SOBRE A PRODUÇÃO DOS ALUNOS
-
Wagner Tadeu Jardim