área de pesquisa
- "Livros Didáticos de Alfabetização PNLD/2010: as dimensões do planejamento pedagógico para as propostas de produção de textos escritos
- "O Menino Poeta" em diferentes versões: um estudo das edições e de aspectos do circuito da obra de Henriqueta Lisboa. .
- 50 ans de la FIPF : la vie associative en réseau
- ?LOA DE MARACATU?: VIVÊNCIA DO GÊNERO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS
- A circulação de cinco obras clássicas de poesia infantil brasileira publicadas entre 1940 e 1980: análise de estratégias para a permanência e acomodação dentro e fora do contexto escolar
- A construção de autoria em situações de produção coletiva de textos na escola.
- A educação de surdos na cidade de Belo Horizonte: uma perspectiva histórica
- A intertextualidade como critério para textos criativos
- A Leitura Literária e os Fios da Escolarização: tecendo teias ou tapetes voadores?
- A mediação docente nas rodas de história: Um olhar sobre o Projeto Trilhas para a Educação Infanti
- A recepção incorporada: uma análise da produção de Henfil
- A voz do professor nas práticas discursivas em sala de aula
- Adolescentes agentes e dessilenciados? O movimento da argumentação no Digit-M-Ed Parnaíba - PI
- Aline Elvira de Figueiredo
- Ana Elisabeth Bastos de Miranda
- Aquisição da linguagem e Ludicidade na Educação Infantil
- Arquitetônica social escolar: um estudo sócio, histórico e cultural sobre as relações de poder e controle nos espaços, artefatos e discursos
- AS RASURAS COMO INDÍCIOS DA MUDANÇA DE SENTIDO DO DISCURSO EM RASCUNHOS DE REDAÇÕES DO ENEM
- Atividades de retextualização em livros didáticos de português: estudo dos aspectos linguístico-discursivos dos gêneros implicados
- Branca de Neve: a imagem animada de uma escrita
- Carolina Alberto Lopes de Carvalho
- Cenas simbólicas e enunciação oral: ressonâncias de sentidos na educação infantil.
- Concepções e reações dos professores de Espanhol como língua estrangeira em fomação frente às culturas e representações dos povos latino-americanos hispânicos
- Conectados com a leitura: uma investigação dos significados da literatura no 5º ano do ensino fundamental
- Conhecendo jovens leitores - um estudo etnográfico
- Construindo caminhos na escritura de textos
- Curso de Pedagogia UAB/Unimontes: Caderno Didático em foco
- Daniel Cardoso Alves
- Daniele Cristina Mendes Costa
- Das páginas às telas: o lugar do (não) lugar dos gêneros digitais no livro didático de Português
- Dayse Cabral de Moura
- Descobrindo Minas de ?causos?: Narrativas orais e culturas do escrito nas décadas de 1940 a 1960 em Belo Horizonte
- Diretrizes para a Criação de um Software de Apoio à Avaliação e ao Diagnóstico de Desvios Fonéticos e/ou Fonológicos em Crianças
- Dra Dinéa Maria Sobral Muniz
- Educar na diferença: imagens e concepções docentes sobre o processo de letramento do surdo na educação de jovens e adultos
- EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DE GÊNEROS DIGITAIS: ABORDAGEM COM FOCO NAS CONCEPÇÕES DOCENTES
- Educação, escrita e tecnologias: (reverber)ações de professores alfabetizadores
- Efeitos da formação continuada de rede na prática profissional de professores em um município da região metropolitana de Belo Horizonte
- Elielma de Souza Moura
- Emari Andrade de Jesus
- Entre o consumidor e o produtor: práticas, saberes e crenças de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental no trabalho com o Letramento em Marketing em sala de aula
- Eventos de leitura numa turma de quarto ano: uma perspectiva enunciativa e etnográfica
- Flavio Américo Tonnetti
- Glaucia dos Santos Marinho
- GÊNEROS DIGITAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS: UMA ABORDAGEM FOCADA NO LIVRO DIDÁTICO E NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES
- Histórias cruzadas: leituras de mulheres negras da EJA
- Histórias de leitura, concepções e práticas pedagógicas de professores.
- Isabel Cristina Alves da Silva Frade
- Jackeline Rodrigues Mendes
- Janayna Alves Brejo
- Julianna Silva Glória Batista Coelho
- Jônio Machado Bethônico
- Karen Muniz Feriguetti
- Kariny Louizy Amorim da Rocha Vanderlei
- La vie associative : vision, défis et nouveaux projets
- Letramento digital: estudo sobre práticas escolares de leitura e escritura no computador vivenciadas por alunos/usuários da rede pública de ensino
- Letramento em Marketing: O livro didático de Língua Portuguesa de 1a. a 4a. série na formação de consumidores críticos
- LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: O QUE PROPÕEM LIVROS DIDÁTICOS?
- LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA EM SALA DE AULA: da democratização do acesso ao Ensino Superior à participação de estudantes surdos em práticas de letramentos acadêmicos
- Lidiane Evangelista Lira
- Lourenço Eugênio Cossa
- Luciana Mara Torres Buccini
- Línguas Nacionais no Sistema do Ensino para o Desenvolvimento da Educação em Moçambique
- Maria Aparecida Paiva Soares dos Santos
- Maria da Graça Ferreira da Costa Val
- Maria Fátima Castilho
- Marina Gontijo Santos Teixeira
- Modos de ler e dizer do sujeito: paráfrase, gestos de interpretação e autoria nas licenciaturas em letras e pedagogia.
- Mudança de resistência à mudança na escola pública: uma análise de uma experiência de alfabetização "construtivista"
- Multiplos sentidos de consumismo em práticas de leitura de alunos do 8º ano
- MUTILETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: DIÁLOGO SOBRE A BNCC E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- Narrativas do negro na tv: o que dizem as crianças?
- Navegando por entre trilhas digitais com novas e velhas gerações
- O Brinquedo como instrumento mediador no desenvolvimento humano.
- O desenvolvimento de estratégias discursivas na formação e práxis de professores e professoras: as transformações cotidianas do uso da palavra
- O Professor e a Produção de Textos Escritos: o que se ensina quando se ensina a escrever? Por que se ensina o que se ensina?
- O uso do potencial educativo do esporte - No Futsal Feminino Valadarense: Vitória para além das quadras.
- Ocorrência de rasuras orais e atividades metalinguÃsticas em processos de escritura a dois
- Odete Cecilia Alves Veiga
- Os Caboclinhos de Caratinga
- Presentation to Tribute to Ernest Sosa
- Priscila Freitas de Souza
- Professora Doutora Maria Bellini
- Profª Drª Lilian Cristina Monteiro França
- Provocações na escola: performance e infância no centro das atenções.
- Práticas de alfabetização na Escola Santa Terezinha (Guiratinga - MT 1971-1998)
- Práticas de Leitura na Cultura Digital sob a perspectiva dos Multiletramentos
- Práticas discursivas orais envolvendo materiais impressos e narrativas ficcionais
- Raissa Medeiros Frazão de Azevedo
- Rayra Farias de Araújo
- Reescrita de Textos na Escola: a singularidade da escuta pela interferência do professor
- Reinaldo Batista dos Santos
- Relação entre consciência fonológica e o sucesso na alfabetização: um estudo com crianças alfabetizadas
- Renata Flaiban Zanete
- Representações de Leitura: Prazer e Funcionalidade na Leitura Literaria
- Sentidos da escrita nas linguagens das crianças
- Sheila Regina Brisson Ruiz
- Suelen Gregatti da Igreja
- TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁXIS PEDAGÓGICA Contribuições da formação continuada do Programa PROINFO/MEC
- Usos funcionais da escrita na História de Vida dos atores da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Bananeiras/ Ilha de Maré - Salvador/Ba.
- Vanuzia dos Santos Araújo
- VERBALIZAÇÕES DE TERMOS METALINGUÍSTICOS E RASURAS ORAIS E ESCRITAS EM PROCESSOS DE ESCRITURA A DOIS: ESTUDO DE CASO DE UMA DUPLA DE ALUNOS PORTUGUESES RECÉM-ALFABETIZADOS