Lingüística Textual
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Boas práticas" em exposições orais : organização textual-discursiva em amostras da fala pública liberal no Brasil recente
-
"Estilo e ethos prévio em peças publicitárias da Coca-cola Brasil: Estratégias para seduzir o consumidor verde"
-
"Expedientes metadiscursivos na articulação e categorização de práticas comunicativas em Relato de um certo oriente, de Milton Hatoum"
-
"Intercalação, (Meta)Enunciação e Autoria: Uma Análise Textual-Discursiva da Interposição".
-
"Marcas do tempo em documento testemunhal da história de Belo Horizonte"
-
"A revista feminina em dois tempos"
-
"J'Accuse!": Análise das representações textual-discursivas de Dreyfus e de Esterhazy
-
"O Alienista": eco de vozes sociais
-
"O que você tema dizer sobre (...)?" Um estudo linguístico textual de recategorizações lexicais
-
"Os alunos não sabem escrever": a (des)organização tópica de redações escolares
-
"Que bom, que bom, ai, que bom!" - Da existência da relação retórica de Interjeição
-
"We are the 99%": referenciação e equivalência na construção identitária do movimento Occupy Wall Street
-
(In)ferindo Caetano - Estudo dos fatores de textualidade em suas canções
-
?Leitura e escrita de Menus: conhecimentos prévios e marcas de subjetividade?
-
A argumentatividade das anáforas encapsuladoras
-
A arte de narrar : da constituição das estorias e dos saberes dos narradores da Amazonia paraense
-
A ATUALIZAÇÃO DA POLÊMICA RACIAL NAS POSTAGENS DOS NOVOS ESPAÇOS VIRTUAIS DE SOCIALIZAÇÃO
-
A autoria nas colunas de opinião assinadas da Folha de São Paulo
-
A ciberviolência em práticas textuais do ambiente digital
-
A cigarra e as formigas: alterações axiológicas em análise intertextual de narrativas fabulares
-
A coerência como critério para avaliação do texto escolar
-
A Coerência Local em Textos Expositivos ou Argumentativos, Produzidos em Língua Portuguesa por Estudantes Universitários
-
A COERÊNCIA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA LINGUAGEM DE EUGÊNIO COSERIU
-
A coerência segundo a perspectiva da teoria da linguagem de Eugenio Coseriu
-
A coesão em textos produzidos por alfabetizandos adultos
-
A coesão por conectores no português medieval
-
A coesão textual em livros didáticos do PNLD 2010: análise dos livros adotados na Rede Pública Municipal de Barbacena
-
A complexidade textual na dinâmica argumentativa
-
A comunicação na comunidade discursiva da Igreja Católica Apostólica Romana: das Cartas dos Apóstolos a gêneros textuais atuais
-
A conceptualização da corrupção no discurso político: construção referencial e mobilização de frames nos debates presidenciais de 2014
-
A Construção da Coerência na produção textual de um aluno cego: estudo de caso
-
A CONSTRUÇÃO DO ESTEREÓTIPO DE SUBALTERNIDADE DAS MULHERES NEGRAS NAS NOVELAS DE 1960 E 1970
-
A CONSTRUÇÃO REFERENCIAL COMO FENÔMENO ESTRATÉGICO PARA O APRIMORAMENTO DA ESCRITA DE TEXTOS NARRATIVOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1
-
A construção textual e sociocognitiva nos (des)alinhamentos à hashtag #somostodosmacacos
-
A construção textual-discursiva do ponto de vista por meio das formas nominais.
-
A contribuição da anáfora encapsuladora para a organização da informação em dissertações produzidas por alunos do 3º ano do ensino médio em Santarém.
-
A contribuição da lingüística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários.
-
A CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO DOS GÊNEROS PARA A ANÁLISE DAS REDES REFERENCIAIS EM NOTAS JORNALÍSTICAS
-
A DANÇA DOS REFERENTES NO ESPAÇO VIRTUAL DA LINGUAGEM: uma análise dos processos referenciais nas comunidades do Orkut.
-
A descontinuidade temática na oralidade e na escrita: um confronto entre textos orais e escritos.
-
A digressão na fala culta paraense: uma estratégia lingüística no processo comunicativo.
-
A elaboração do discurso argumentativo por alunos do Ensino Fundamental
-
A elaboração do discurso argumentativo por alunos do ensino fundamental
-
A EXPRESSÃO VERBAL DA FUTURIDADE NO GÊNERO NOTÍCIA RADIOJORNALÍSTICA
-
A face da língua portuguesa no jornalismo impresso: um estudo diacrônico dos jornais 'Diário do Interior'e a 'Razão'.
-
A figura feminina e suas representações textual-discursivas em textos do jornal
-
A GUERRA NA LÍNGUA: AS REPRESENTAÇÕES DO "11 DE SETEMBRO" NA MÍDIA E NO DISCURSO OFICIAL
-
A Inclusão Social do ANEE para a Nova Escola
-
A incorporação da pandemia na retórica da Igreja Universal do Reino de Deus
-
A Influencia do Conhecimento Previo Na Construcao da Coerencia
-
A Influência da interação professor-aluno na compreensão textual : uma experiência com o inglês instrumental
-
A intertextualidade como recurso de argumentação
-
A intertextualidade na produção de resenha no Ensino Superior
-
A leitura dos surdos: construindo sentidos
-
A MANIFESTAÇÃO REFERENCIAL DOS ESTEREÓTIPOS SOBRE A MULHER NA CONSTRUÇÃO PERSUASIVA DE ANÚNCIOS DE CERVEJA
-
A metainteração no processo de avaliação do Enem: análise linguístico- discursiva da Matriz de Referência para Avaliação da Redação
-
A narrativa oral e escrita em momentos diferentes de escolaridade
-
A natureza multimodal de uma constelação de gêneros cartas
-
A organização descritiva em O Cortiço: Contribuição aos estudos de leitura em Língua Portuguesa
-
A organização do texto descritivo em Língua Portuguesa
-
A organização do texto expositivo-opinativo por alunos da sexta série do primeiro grau
-
A paráfrase com recurso de argumentação
-
A paráfrase: um processo metalingüístico na construção do sentido
-
A produção de texto dissertativo-argumentativo no ensino médio: uma abordagem a partir do programa Avalie
-
A produção dialógica do texto escrito (Um modelo de textualização)
-
A produção do resumo escolar como resultado da atividade de retextualização.
-
A progressão referencial-anafórica na fala cotidiana
-
A progressão tópica na linguagem de pessoas com Doença de Alzheimer em estágios leve e moderado.
-
A propósito da relação fala-escrita : um estudo comparativo da organização tópica de palestras e suas retextualizações
-
A Prática de Textos em Sala de Aula e a Interação Verbal
-
A qualificação de progressão textual em oficinas de produção de texto
-
A questão do gênero no Brasil: Teorização Acadêmica e Normatização Oficial
-
A reatualização dos conteúdos do Novo Testamento em Cidadela, de Saint-Exupéry, por meio de relações intertextuais.
-
A REFERENCIAÇÃO CATAFÓRICA: UMA PROPOSTA DE CATEGORIZAÇÃO E ANÁLISE.
-
A referenciação em textos verbo-imagéticos
-
A referenciação na Língua materna
-
A REFERENCIAÇÃO NO DEBATE POLÍTICO: PROCESSOS REFERENCIAIS NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO
-
A Referenciação: Reflexo de Propósitos Cognitivos e Sócio-culturais
-
A RELAÇÃO ENTRE REFERENCIAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO
-
A relevância do texto e da interação no contexto digital
-
A relevância referencial dos dêiticos discursivos na interação entre sujeitos afásicos e não afásicos: intersubjetividade e remissão anafórica
-
A representação semântica de ficar / namorar em jovens do ensino médio
-
A representação textual-discursiva de José Dirceu no gênero Acórdão
-
A Retextualização de Texto do Gênero Infográfico: uma análise da estrutura retórica
-
A sequência argumentativa e as categorias de argumentos no texto escolar nos níveis de ensino fundamental e médio.
-
A SILABA EM PORTUGUES ARCAICO
-
A subjetividade na Produção de Textos Jornalísticos
-
A Teoria da Relevância e a análise do gênero canção
-
Afasia e interação: uma análise da dinâmica de turnos e da gestão do tópico nas práticas conversacionais
-
Aguinaldo Gomes de Souza
-
Agência de Notícias Patrícia Galvão: uma abordagem textual-discursiva
-
Alena Ciulla e Silva
-
Alessandra Castilho Ferreira da Costa
-
Aline Ramires Moraes Matsumoto
-
Alunos entre apostilas e livros.
-
Ampliação enunciativa em comentários de webnotícia: uma releitura de Paveau à luz dos estudos enunciativos benvenistianos
-
Ana Carolina de Andrade Aderaldo
-
Ana Dilma de Almeida Pereira
-
Ana Virgínia Lima da Silva Rocha
-
Andreza Carubelli Sapata
-
Angela Paiva Dionisio
-
Anunciou. Vendeu? O anúncio na mídia impressa e os mecanismos de sua construção como gênero: uma análise funcional-discursiva
-
ANUNCIOU: VENDEU???? O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO NA MÍDIA IMPRESSA E OS MECANISMOS DE SUA CONSTRUÇÃO COMO GÊNERO: UMA ANÁLISE FUNCIONAL-DISCURSIVA
-
Anáfora associativa
-
Anáforas encapsuladoras como marcas de estilo
-
Análise de Estratégias Linguístico-Discursivas Constitutivas do Gênero Textual ?Santinho Político?
-
Análise Prosódica das Inserções Parentéticas No Corpus do Projeto da Gramática do Português Falado.
-
ANÁLISE RETÓRICO-TEXTUAL DOS GÊNEROS DISCURSIVOS ORAIS DO JUDICIÁRIO: DEFESA E ACUSAÇÃO
-
Argumentação: estereótipos, lugares retóricos e valores na fundamentação das decisões judiciais
-
Argumentação: uma análise da organização textual em produções escritas de ensino médio
-
As ações de textualização nos programas
-
As construções de tópico do português dos séculos XVIII e XIX
-
As descrições nominais anafóricas em narrativas orais
-
As formas nominais referenciais e suas funções na progressão textual
-
As Funções Discursivas das Recategorizações
-
As funções do MAS em textos orais dialogados.
-
AS PRÁTICAS LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS EM CONSÍGNIAS E AS IDENTIDADES DO DOCENTE NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES: ESTUDO INTERPRETATIVO EM TURMAS DE LETRAS EAD DO IFAL
-
As relações de valores textuais na fala culta paraense: um estudo da coesão.
-
As revistas semanais, o Esopo moderno.
-
Aspectos argumentativos da enunciação: um caminho para a produção textual
-
Aspectos da anáfora associativa
-
Aspectos da anáfora associativa
-
Aspectos das cadeias referenciais
-
Aspectos do tratamento da oralidade nos livros didáticos de português do Ensino Fundamental: algumas sugestões
-
Atilio Augustinho Matozzo
-
Atitudes de Escrita em Sala de Aula: Uma Abordagem Ineracionista Sócio-Discursiva
-
Atitudes Lingüísticas e Avaliação Subjetiva de Alguns Dialetos Brasileiros
-
Atividades de Leitura nos LDP de 5a a 8a Séries: compreensão ou copiação ?
-
Aula: o intervalo existente entre o que os professores dizem e o que fazem como prática social
-
Beatriz de Castro Barreto
-
Beatriz Ferreira Silva
-
Bilhete orientador: uma análise à luz da linguística textual
-
Cadeias referenciais: o objeto de discurso e sua evolução na progressão textual
-
Camile Maria Botelho Regadas Tanto
-
caráter interacional e intertextual da argumentação polêmica
-
CEAD/Toledo-Pr.A coesão e a coerência em redações de alunos do 10º período do Centro de Educação Aberta. Continuada a Distância
-
Claudia Dourado de Salces
-
Clecio dos Santos Bunzen Júnior
-
Clemilton Lopes Pinheiro
-
Cleudenei Guedes Dos Santos Varela
-
Cláudia Régia Damasceno Chaves
-
Clélia Cândida Abreu Spinardi Jubran
-
Coerência e coesão na conjugação entre o processo de leitura e a produção de textos
-
Com a palavra, o aluno: processos de retextualização na exposição oral acadêmica
-
Como os Gêmeros Discursivos Circula emSala de Aula: Um Estudo de Caso
-
Como se corrige redação na escola
-
Complexidade textual em itens de avaliação em larga escala: proposta de um mecanismo analítico
-
Compreensao de Leitura: Investigacao Sobre A Producao de Inferencias
-
COMPREENSÃO LEITORA E O TEXTO VERBO-IMAGÉTICO
-
Concurso vestibular : uma análise tipológica e enunciativa
-
CONFIGURAÇÃO DOS TEXTOS DE ORIENTAÇÃO JURÍDICA DA REVISTA CLAUDIA
-
Construindo gêneros discursivos na rede: uma proposta de reformulação da linguagem verbal escrita das páginas web do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira
-
Construção de cadeias referenciais em narrativas escritas por alunos da 8ª série do Ensino Fundamental
-
Contar Estórias: Um Evento de Fala Em Análise
-
Conteúdos de interpretar - a leitura como passaporte para a interação com o mundo
-
CONTOS TRADICIONAIS DO BRASIL E DA COSTA RICA: ANALISANDO A RECORRÊNCIA DE TEMAS E A DIVERGÊNCIA DE IMAGENS
-
Cristina Teixeira Vieira de Melo
-
Cultura escrita e autoridade lingüística: As estratégias de monitoramento nos textos jornalísticos
-
CURSOS DE LÍNGUA PORTUGUESA A DISTÂNCIA: A INTERAÇÃO EM FOCO.
-
César Lucas Vendrame
-
Da aparência de crítica ao silenciamento: Veja e o discurso sobre o fracasso educacional.
-
Da Margem à Cadeia: adolescentes na criminalidade e o discurso veiculado pela Veja
-
Da oralidade a escrita : um estudo comparativo de narrativas escolares/
-
Daniel Loureiro Gomes
-
Danielle Christiane da Silva Viveiros
-
Das estratégias de leitura às operações enunciativas: a modalidade
-
Denise Porto Cardoso
-
Descrevendo e analisando os textos escritos de língua portuguesa que compõem as unidades dos materiais didáticos dos cursos a distância.
-
Dimensões e diagnóstico da competência discursiva: um estudo sobre monografias de professores-alunos
-
Discurso Jurídico: Falar o Direito - O Direito de Falar
-
Do comentário on-line à carta do leitor impressa: reescrita e retextualização
-
Do Grito que Clama por Atenção ao "Inaudível" que Ecoa: um estudo discursivo sobre as vozes do agressor e da agredida em fotografias do Project Unbreakable
-
Do Hipertexto ao Texto: Uma Metodologia para o Ensino de Língua Portuguesa à Distância.
-
Dra. Telisa Furlanetto Graeff
-
Drª. Crígina Cibelle Pereira
-
DUAS IDEIAS EM CAMPO: CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE DISCURSO EM DEBATES DO PROGRAMA FLA-FLU
-
Edna Cristina Muniz da Silva
-
Edna Guedes de Souza
-
Edson Carlos Romualdo
-
Edwiges Maria Morato
-
Ensino de produção textual e reflexividade: percepções de um professor sobre sua trajetória e sobre suas atividades docentes em oficinas de produção textual para o Enem
-
Entre reticências e exclamações: usos de sinais de pontuação em peças publicitárias de 1952
-
ERA UMA VEZ... Coesão e legibilidade em histórias infantis para leitores iniciantes
-
Erik Fernando Miletta Martins
-
Espaço em Branco: um convite a anotar
-
Estabilidade e mudança na estruturação de segmentos tópicos em cartas de leitor: contribuição à história do português brasileiro
-
Estilo, Escrita e Subjetividade: Uma contribuição ao ensino de Língua Portuguesa
-
Estratégias de categorização em contextos patológicos e não patológicos: construções referenciais através da hiperonómia
-
ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO NO TEXTO ESCRITO: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA LEITURA.
-
Estratégias de leitura
-
Estratégias de referenciação em textos multissemióticos
-
Estratégias lingüísticas da argumentação político eleitoral de Lula: 1989 e 2002
-
Estudo Comparativo da eficácia do etanol e ácido L-Glutâmico na prevenção da calcificação das cúspides e parede aórtica porcina. Estudo experimental em ratos
-
Estudo da organização intratópica e das relações retóricas em minissagas
-
Estudo da relevância do trabalho coordenado de leitura / escrita no ensino de francês língua estrangeira
-
Estudo diacrônico do processo de Organização Tópica em cartas de redatores de jornais paulistas do século XIX
-
Estudo do comportamento sintático-semântico da categoria coesiva de referenciação comparativa em português.
-
Estudo do processo de Organização Tópica em editoriais de jornais paulistas do século XXI
-
ESTUDO SOBRE A COERÊNCIA NA PRODUÇÃO DE HIPERTEXTO DIDÁTICO
-
Ethos e progressão textual : a construção linguistico-discursiva do ethos dos narradores de relações, de Heleno Godoy
-
Eu escrevo, nós lemos, nós reescrevemos: O processo de produção textual e a afirmação do sujeito-autor.
-
Eunice Lopes de Souza Toledo
-
Expressões nominais e progressão referencial
-
Fabiana Andrade Santos
-
Fabiano Didio Medeiros
-
Fala e escrita: suas inbricações em redações escolares
-
Fatores de textualidade em redações do vestibular: uma análise crítico-descritiva
-
Fernanda de Abreu Carvalho
-
Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima
-
Flavia Cristina Candido de Oliveira
-
Formas e funções do discurso do outro no gênero monográfico
-
Frames neoliberais na retórica neopentecostal : aspectos referenciais e sociocognitivos
-
Francisco Lindenilson Lopes
-
Francisco Roterdan Fernandes Damasceno
-
Francês instrumental: uma proposta de abordagem do texto.
-
Gender swap e intertextualidade: transformações e redefinições do ser homem e ser mulher em remakes com papéis de gênero invertidos
-
Generos televisivos na escola : a co-construção dos sentidos nas interações de alunos do ensino medio
-
Geração automática de textos em plataformas de governo eletrônico: um estudo de caso na Plataforma Lattes
-
Gil Roberto Costa Negreiros
-
Glaucy Ramos Figueiredo
-
Globo Repórter: Uma investigação sobre o estilo textual da reportagem televisiva
-
Gramaticalização dos Itens Lingüísticos Assim, Já e Aí no Português Brasileiro: Um Estudo Sob a Perspectiva da Gramática Discursivo-Funcional.
-
Graziela Zamponi
-
Gustavo Henrique da Silva Lima
-
Gênero literário e a narrativa de Valencio Xavier
-
Hildenize Andrade Laurindo
-
Iara Bemquerer Costa
-
Identidade discursiva da resenha acadêmica de divulgação à luz da Teoria da Estrutura Retórica e da Teoria das Sequências Textuais
-
Ideologia, Memória e Subjetividade em Anúncios de Telefones Celulares
-
Ieda Márcia Donati Linck
-
Imagens na oralidade
-
Inadequação vocabular em dissertações escritas por alunos do ensino médio
-
Indefinido, Anáfora e Construção Textual da Refêrencia.
-
Inez Sautchuk
-
Intertextualidade e plagio : questões de linguagem e autoria
-
Intertextualildade e estilo nas crônicas de Arnaldo Jabor
-
Irma Beatriz Araújo Kappel
-
Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes
-
Ivo De Camargo Junior
-
Jailson Almeida Conceição
-
Janaica Gomes Matos
-
Janayna Bertollo Cozzer Casotti
-
Janice Helena Silva de Resende Chaves Marinho
-
Jaqueline Barreto Lé
-
Joaquim Nepomuceno de Oliveira Neto
-
JORGE FRANCA DE FARIAS JUNIOR
-
JORNADAS REFERENCIAIS: editoriais da Folha de S. Paulo ao longo das manifestações de junho de 2013
-
Josemar Santos Tonico
-
José Antonio Marques Pereira
-
José Cláudio Luiz Nobre
-
José Renato Silva
-
Josélia Ribeiro
-
João Carlos Cattelan
-
Juliane Ferreira Vieira
-
Juliene da Silva Barros Gomes
-
Júlio César Rosa de Araújo
-
Leitura Crítica: caminhos e propostas para o ensino médio
-
Leitura e Produção Escrita de alunos universitários
-
Leitura, motivação e produção de sentidos: uma proposta construtivista para o ensino de Língua Portuguesa
-
Linguagem e Gêneros Discursivos: Sistemas Adaptativos Complexos
-
Linguagem: a escrita e o uso da Tecnologia móvel
-
Linguística Textual coseriana: orientações para a tarefa de interpretar o sentido dos textos
-
Lorena Santana Gonçalves
-
Luciana Pereira da Silva
-
Luis ¿lvaro Sgadari Passeggi
-
Luiz Eduardo Mendes Batista
-
Luísa Helena Borges Finotti
-
Lúcia Maria de Assis
-
Lúcia Regina Ibanes Insaurralde
-
Marcadores discursivos e sequências textuais : uma análise das ações de textualização em programas midiáticos
-
Marcadores discursivos no processo de retextualização de entrevistas
-
Marcas da Oralidade em e-mails
-
Marcas linguísticas da interpretação psicanalítica - heterogeneidades enunciativas e construção da referência -
-
MARCAS TEXTUAIS DA ATUALIZAÇÃO DA POLÊMICA SOBRE A COVID-19 NO INSTAGRAM DO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE
-
Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento
-
Marco Antônio Rodrigues Vieira
-
Maria Angélica de Oliveira Penna
-
Maria Aparecida Lucca Paranhos
-
Maria Audirene de Souza Cordeiro
-
Maria Aurora Rocha Costa
-
Maria Beatriz Nascimento Decat
-
Maria Carmen Aires Gomes
-
Maria Cristina Rigoni Costa
-
Maria da Conceição Silveira de Almeida
-
Maria do Carmo Rodrigues Barbosa
-
Maria do Socorro Dias Loura Jorrin
-
Maria Eulália Sobral Toscano
-
Maria Eunice Barbosa Vidal
-
Maria Francisca Oliveira Santos
-
Maria Helena de Almeida Ribeiro Starling
-
Maria Helena Novaes Rodríguez
-
Maria Irande Costa Morais Antunes
-
Maria Júlia Padilha Macagnan
-
Maria Lourdilene Vieira Barbosa
-
Maria Marlene Marcon Bósio
-
Maria Neuma Mascarenhas Paes
-
Martha Augusta Corrêa e Castro Gonçalves
-
Mayra Elza Lessi
-
Metáfora, Contexto e Incorporação na Retórica Neopentecostal
-
Metáforas multimodais na retórica neopentecostal
-
Meus alunos não gostam de ler poesia: mito ou realidade?
-
Milton Francisco da Silva
-
Mirella de Oliveira Freitas
-
Modalização e interação na linguagem: a subjetividade em processos civis
-
Morgana Soares da Silva
-
Narrativa, escrita e a construção de identidades na produção de textos de alunos do ensino fundamental da rede pública.
-
Nelson Barros da Costa
-
Nilcéia Albuquerque França
-
Notícia: a variação de um gênero mediada pelo contexto
-
NÚCLEO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DA FALA E ESCRITA (NELFE)
-
O (não) lugar da América Latina em Cercanía Joven
-
O advérbio nos livros didáticos: entre gramáticas e uso
-
O conhecimento prévio e a referenciação na atividade de leitura
-
O contexto sócio-cognitivo na depreensão do elemento anaforizado.
-
O diálogo como fundamento interdisciplinar para o ensino de Língua Portuguesa
-
O diálogo virtual: interação e interatividade no ensino de Língua Portuguesa a distância :
-
O domínio dos gêneros textuais através do processo de retextualização
-
O Ensino de Coesão Textual na Escola Média da Cidade de Campinas
-
O ensino dos gêneros textuais/discursivos no livro de português da educação de jovens e adultos
-
O entrelaçar coesivo e a variação lingüística : um percurso didático-metodológico à luz da Lingüística Textual
-
O fenomeno da intertextualidade na produção caetaneana : o intertexto como veiculador de Sentidos
-
O funcionamento textual-discursivo dos rótulos em artigos de opinião
-
O gênero chamada de programação: uma investigação sobre as chamadas de novelas da Rede Globo
-
O gênero exposição oral : descrição e análise de sua aplicação no contexto de ensino médio
-
O gênero relatório de experimento em contexto de ensino de ciências em cursos técnicos de nível médio
-
O outro da exotopia nas obras O pequeno príncipe
-
O PAPEL DOS "NOMES" NA (DES) CONSTRUÇÃO DAS FÁBULAS
-
O percurso sócio-cognitivo das recategorizações metafóricas : construção de sentidos na retórica neopentecostal
-
O processamento da informação na webnotícia
-
O processamento referencial na progressão do texto falado.
-
O processo de construção referencial nas crônicas de temas políticos escritas por Carlos Heitor Cony.
-
O PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO INTRATÓPICA EM CARTAS DE LEITOR DE JORNAIS PAULISTAS DO SÉCULO XXI
-
O processo de organização intratópica em cartas de redator de jornais paulistas do século XIX
-
O PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO INTRATÓPICA EM EDITORIAIS DO JORNAL O ESTADO DE S. PAULO PUBLICADOS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
-
O processo de organização intratópica em narrativas de experiência
-
O processo de organização tópica em artigos de opinião de alunos da Universidade Federal do Acre ? Câmpus Floresta
-
O processo de organização tópica em dissertações escolares
-
O Professor e a Produção de Textos Escritos: o que se ensina quando se ensina a escrever? Por que se ensina o que se ensina?
-
O texto utilizado na educação a distância: um estudo de estratégias linguístico-textuais
-
O tratamento da compreensão textual nos livros didáticos de Língua Portuguesa de 5a a 8a séries
-
O tópico discursivo em novos contextos de interação
-
O uso da paráfrase em trabalhos de conclusão do curso de Letras
-
O uso de advérbios dêiticos espaciais na produção escrita de aprendizes de alemão como língua estrangeira em escolas teuto-brasileiras de São Paulo
-
O Uso de links: leitura no ciberespaço: a interação leitor-hipertexto, centramento e construção de sentido.
-
Odilon Helou Fleury Curado
-
Organização Retórica de Artigos de Opnião na Imprensa e no Jornal Escolar
-
Organização textual, enunciação e argumentação voltadas para o estudante usuário da web
-
OS (DES)MASCARADOS: REFERENCIAÇÃO, IDEOLOGIA E CRÍTICA NA CONSTRUÇÃO DISCURSIVO-IDENTITÁRIA DO BLACK BLOC NA MÍDIA BRASILEIRA.
-
Os chats: uma constelação de gêneros na Internet
-
Os componentes minimos do texto cientifico: um experimento para a melhoria da produção de resumos em trabalhos de iniciação a pesquisa
-
OS EFEITOS DE SENTIDO DA PRÁTICA DISCURSIVA JURÍDICA SOBRE A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA AS MULHERES
-
Os Esquemas Graficos e A Representacao Textual No Processo de Compreensao
-
OS GÊNEROS DO ARGUMENTAR NO ESPAÇO DIDÁTICO
-
Os gêneros escritos do argumentar no espaço didático
-
Os limites e os alcances do tratamento da diversidade e variação linguísticas em livros didáticos de português
-
Os operadores argumentativos: as relações de oposições na fala e na escrita
-
Os processos de referenciação e recategorização em tomadas de depoimento de acusados
-
OS SENTIDOS DOS SENTIDOS: ESTÍMULOS MULTISSENSORIAIS NA CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO NO TEXTO PUBLICITÁRIO
-
OUTRA MESMA IMAGEM DE MULHER: A REPRESENTAÇÃO DO FEMININO NA REVISTA NOVA.
-
Para uma linguística da produção escrita: alguns pré-requisitos teóricos
-
Patrizia Giorgina Enricanna Collina Bastianetto
-
Patrícia Fernandes de Messias
-
Pedagogia de Oral: A Elocucao Formal Sob O Prisma Textual-Interativo
-
Pelos Tuneis do Texto: Tecendo Uma Proposta de Leitura
-
Perspectiva Textual-Interativa e Plurissemioticidade: discussão sobre alcance e limite com base em um estudo bibliométrico
-
Perspectivas da Análise Textual dos Discursos para a Análise de Textos Digitais
-
Perspectivação social no Centro de Convivência de Afásicos do IEL/Unicamp.
-
Piadas: conceituação, constituição e circulação
-
Poesia popular nordestina: uma abordagem para o tratamento da relação fala - escrita
-
Polissemia e progressão referencial em redações de vestibular
-
Problemática do estágio curricular de Língua Portuguesa e Literatura:uma pesquisa descritiva.
-
Processos de referenciação : anaforas associativas e nominalizações
-
Processos referenciais em narrativas escritas da Amazônia
-
Produção de textos argumentativos por alunos de cursos de Pedagogia: estratégias de trabalho para o desenvolvimento de proficiência em escrita
-
Produção de textos nas series iniciais de escolarização : analise de processos de referenciação anaforica em narrativas
-
Produção de textos técnicos
-
Prof ª Dr. Clarice Nadir von Borstel
-
Prof. Dr. Benedito Gomes Bezerra
-
Prof. Dr. Marco Antônio de Oliveira
-
Profa Dra. Gladis Massini-Cagliari
-
Profa Dra. Rosane Santos Mauro Monnerat
-
Profa. Dra. Ingedore Grünfeld Villaça Koch
-
Profa. Dra. Magalí Elisabete Sparano
-
Profa. Dra. Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima
-
Progressão Referencial Intertextual na Mídia Escrita
-
PROGRESSÃO REFERENCIAL NO TEXTO OPINATIVO ESCRITO.
-
Prostituição: vozes que ecoam, sereias (que) encantam
-
Prosódia e Estrutura Informacional no PB: Descrição e análise da influência do acento no processamento referencial
-
Práticas de escrita escolar propostas na formação inicial de professores de diferentes licenciaturas: investigando relatórios de estágio supervisionado e diretrizes curriculares oficiais
-
Práticas linguístico-não verbais no discurso interativo de sala de aula
-
Raimundo Ruberval Ferreira
-
Redação no vestibular - um estudo da coesão textual
-
Reescrita e intertextualidade: uma análise descitiva
-
Referenciação e construção do ponto de vista
-
Referenciação e humor em tiras do Gatão de meia-idade, de Miguel Paiva.
-
Referenciação em gênero discursivo : uma proposta de trabalho com anáfora direta em produção de texto dissertativo
-
Referenciação no Discurso da Mídia: A Representação de Identidades Sociais Carnavalizadas no Universo da Cultura Popular
-
Relações anafóricas em textos produzidos em situação escolar no ensino médio
-
Relações entre os topoi e a sequencia argumentativa prototípica
-
Renato Cabral Rezende
-
Representação discursiva do Nordeste nas cartas trocadas entre Câmara Cascudo e Mário de Andrade
-
REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA EM HOMILIA DO PAPA FRANCISCO
-
Representações de alunos-mestre em relatorios de estagio supervisionado em ensino de lingua inglesa
-
Representações de crianças não-alfabetizadas sobre gêneros textuais escritos
-
Representações discursivas de Lula nas capas das revistas ÉPOCA e VEJA
-
Representações discursivas no discurso político. "Não me fiz sigla e legenda por acaso": o discurso de renúncia do senador Antonio Carlos Magalhães (30/05/2001).
-
Representações discursivas sobre Lampião e seu bando em notícias de jornais mossoroenses (1927)
-
RETEXTUALIZAÇÃO E ENSINO: ANÁLISE DE ATIVIDADES DE PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DO GÊNERO CONVERSA NO WHATSAPP
-
Retratos da Linguistica Textual no Brasil: GEL e ABRALIN
-
Revelando motivos: a argumentação de suicidas sob as perspectivas textual/discursiva e retórica
-
Rivaldo Capistrano de Souza Júnior
-
Rosa Maria Aparecida Nechi Verceze
-
Rosana Becker
-
Rosângela Hammes Rodrigues
-
SALMA HAYEK EN ENTREVISTA: LA IMAGEN MEDIÁTICA DE ?LATINA SEXY? VERSUS LA REPRESENTACIÓN DISCURSIVA DE SÍ MISMA
-
Sayonara Melo Costa
-
Sequências Didáticas, Gêneros Textuais e Sequências Textuais: Um Tripé para a Produção Escrita no Ensino Fundamental
-
Silvania Faccin Colaço
-
Silvia Regina Neves da Silva
-
Simone Lesnhak Willemann
-
Sinais de pontução em peças publicitárias impressas em dois tempos
-
Soraya Rozana Sartorelli
-
Sozial- und kulturspezifischer Textsortengebrauch. Ein Vergleich brasilianischer und deutscher Schulaufsätze.
-
Sueli Cristina Marquesi
-
Surrounding field (los entornos), meaning and mutimodality: possibilities of Eugenio Coseriu´s text linguistics
-
Sâmia Araújo dos Santos
-
TDAH E COMPORTAMENTO INFANTIL: ANÁLISE DE UM (DES) CURSO ENTRE O DITO E O NÃO DITO
-
Terezinha Kuhn Junkes
-
Tipos de textos empregados com função de argumento na dissertação argumentativa
-
Tânia Jurema Flores da Rosa Aiub
-
Tão Assustador que Você Afina: um estudo do processo de desmarginalização do MMA nas mídias brasileiras
-
Tópico discursivo e tabu comunicativo em um relato shipibo-konibo
-
Tópico discursivo em textos de humor: estudo de charges jornalísticas em A Gazeta no contexto da campanha eleitoral para governador do Espírito Santo - 2006
-
TÓPICO DISCURSIVO EM TEXTOS PLURISSEMIÓTICOS: PROPOSTA DE FORMALIZAÇÃO TEÓRICA
-
Um estudo da dêixis e da anáfora no gênero torpedo: as mensagens SMS
-
Um estudo da progressão textual em redações de alunos da 5a série do primeiro grau.
-
Um estudo sócio-discursivo do sistema pronominal dos demonstrativos no português contemporâneo
-
Um estudo textual-discursivo do verbo no portugues do Brasil
-
Um modelo de referência para uma pedagogia do argumento
-
Um novo olhar sobre o uso da forma lexical "Aqui", no gênero textual bate-papo por computador, à luz da Teoria da Estrutura Retórica
-
Um texto bem escrito: confronto entre princípios da Lingüística textual e a concepção de alunos do II Grau
-
Uma abordagem textual-interativa da relação entre organização tópica e referenciação em descrições, narrativas de experiência e relatos de opinião
-
UMA ANÁLISE CRITICA DAS RELAÇÕES DE PODER NO GÊNERO RELATÓRIO: o caso dos Kaiowá da aldeia Panambizinho
-
Uma análise textual de O Pequeno Príncipe: as visões sobre a infância no livro de Saint-Exupéry e no filme de Osborne
-
Uma Possibilidade de Autoria em Textos Dissertativo-Argumentativos
-
Uma proposta sócio-interacionista para o estudo dos textos bíblicos
-
Uma resposta às dificuldades na leitura e produção de textos.
-
Uso dos organizadores textuais na produção escrita em língua materna e língua inglesa por alunos do curso de Letras em Humaitá
-
Valdilene Zanette Nunes
-
Valéria Sanches Fonseca
-
Vania Maria Bernardes Arruda-Fernandes
-
VARIAÇÃO DITONGO/MONOTONGO NO PORTUGUÊS DE CAXIAS-MA
-
Vicente de Lima-Neto
-
Violência verbal, intertextualidade e referenciação em comentários do Instagram
-
Walleska Bernardino Silva
-
“Ex-gordinhas: Uma Alma Indecisa.