Métodos Estatísticos em Avaliação Grupo de Pesquisa uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ligações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

application sectors

  • Educação

tem membro

descrição

  • 1) Criação de área de pesquisa em Métodos Estatísticos em Avaliação na Pós-graduação em Estatística da UnB.2) Projetos de pesquisa em em Teoria da Resposta ao Item.3) Projetos de Iniciação Científica e Monografias de graduacao em Teoria da Resposta ao Item.Coordenador: Cibele Queiroz da Silva4) Projetos de pesquisa coordenados por Jacob Arie Laros:4.1) Acompanhamento de Sistemas de Avaliação EducacionalDescrição: Visa acompanhar os sistemas de avaliação educacional como o SAEB, Censo Escolar, PISA e outros sistemas de avaliação estaduais, nacionais e internacionais. 4.2) Avaliação de Programas Sociais e EducacionaisDescrição: Visa mensurar os efeitos intencionais e não-intencionais de programas sociais e educacionais para poder identificar e corrigir possíveis falhas na execução dos programas. 4.3) Adaptação dos testes SON-R, testes não-verbais de inteligência, para o BrasilDescrição: O objetivo do projeto é oferecer aos psicólogos brasileiros instrumentos não-verbais validados e normatizados que podem medir habilidades cognitivos de indivíduos de várias faixas etárias. A independência dos testes SON-R das habilidades verbais das pessoas testadas os torna muito adequados para o Brasil, onde uma porcentagem substancial da população tem baixo nível de escolarização. O projeto utiliza a abordagem da Teoria Clássica de Testes (TCT), Teoria de Resposta ao Item (TRI), e a Teoria de Inteligência de John B. Carroll. Usa como metodologia: (1) Pré-testagem dos itens do SON-R no Brasil para investigar seus parâmetros psicométricos, (2) Análise e adaptação de itens problemáticos, (3) Estudo piloto com a bateria completa do teste e (4) Validação e normatização da nova bateria SON-R.

Data arquivamento

  • 2008