cour_11e15848-c0f3-4928-91ec-b4212fcea106
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO Documento
-
AÇÃO TUTORIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM DOIS PROGRAMAS: PET/BRASIL E PTM23/PORTUGAL Documento
-
" A CABEÇA PENSA ONDE OS PÉS PISAM: movimentos juvenis e práticas educativas emancipadoras no Levante Popular de Juventude Documento
-
"Agora é a minha vez de ir pra escola!": Os desafios na educação para mulheres velhas em um Programa de EJA, em Fortaleza-CE Documento
-
"Aprender como é o mundo": histórias de vida de jovens egressas do acolhimento institucional Documento
-
"Avaliação de Programas Educacionais para Gestão: Um estudo de caso avaliativo no Grupo Carmehil, em Fortaleza-CE" Documento
-
"NA ILHA DE LIA, NO BARCO DE ROSA": O PAPEL DAS INTERAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE A PROFESSORA DE CRECHE E AS CRIANÇAS NA CONSTITUIÇÃO DO EU INFANTIL Documento
-
"O ABC da vida": Narrativas do processo de formação e individuação no Centro Espíritia Bebeficente União do Vegetal - Núcelo Santa fé do Cariri Documento
-
"Territórios de quilombos na região do Vale do rio Jaguaribe(CE): identidades, memórias e reexistências". Documento
-
"É Preciso Educar As Meninas"": História e Memória Institucional Do Patronato Coração Imaculado De Maria Em São Bernardo Das Russas - CE (1937 - 1953) Documento
-
"É só coragem!" Trajetórias, Saberes e Práticas Sociais Experienciadas por Mulheres Mães na Comunidade do Gereba - Jangurussu Documento
-
(Auto) Biografismo: biografização e desenho infantil com crianças em situação de acolhimento institucional Documento
-
?EDUCAR CRIANÇAS E JOVENS À LUZ DA FÉ E CULTURA?:as instituições escolares confessionais católicas na sociedade piauiense (1906 a 1973) Documento
-
?O que nos une é mais forte do que o que nos separa?: a construção das identidades docentes a partir das interações entre professoras no contexto da Educação Infantil Documento
-
?PAREM AS MÁQUINAS! AGORA É O SPAECE?: UMA ETNOGRAFIA ENTRE A GESTÃO E O ENSINO NO CONTEXTO DE AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO CEARÁ Documento
-
?ÓH! FUI EU QUE FIZ!?: A SAGA DE JOVENS COSPLAYERS E SEUS FAZERES EDUCATIVOS Documento
-
A CONTRIBUIÇÃO DE MONTEIRO LOBATO PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Documento
-
A Pedagogia do Movimento Sem Terra: para onde aponta a proposta de formação de professores do MST Documento
-
A ALIENAÇÃO EM LUKÁCS: FUNDAMENTOS PARA O ENTENDIMENTO DO COMPLEXO DA EDUCAÇÃO. Documento
-
A ARTE DE CUIDAR – UM CONTRIBUTO PARA A CONSTRUÇÃO DA HUMANIZAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA Documento
-
A ARTICULAÇÃO ENTRE O PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) E O PROFESSOR DO ENSINO COMUM: UM ESTUDO DAS PERSPECTIVAS DO TRABALHO COLABORATIVO EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA Documento
-
A Abordagem por Competências nos Currículos de Formação Profissional Técnica na área da Saúde Documento
-
A Avaliação da Aprendizagem da Competência para as Relações Interpessoais na Formação Profissional de Psicologia em Cursos de Graduação de Fortaleza Documento
-
A AÇÃO EDUCACIONAL E O LEGADO CULTURAL DE GUSTAVO BARROSO PARA A MODERNA MUSEOLOGIA BRASILEIRA. Documento
-
A COMPLEXIDADE DA CAPOEIRA E O SABER DOCENTE LUDOCULTURAL NA EDUCACAO FISICA: um dialogo necessario Documento
-
A CONSTITUIÇÃO DO HABITUS DOCENTE PELOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UFC/FORTALEZA E SUA ATUAÇÃO NO CAMPO PROFISSIONAL. Documento
-
A CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES INTERFRASAIS EM NARRATIVAS ESCRITAS POR CRIANÇAS EM FASE DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA: UM ESTUDO EVOLUTIVO DO EMPREGO E ELOS COESIVOS. Documento
-
A CRISE ORGÂNICA DO CAPITAL : O VALOR, A CIÊNCIA, E A EDUCAÇÃO. Documento
-
A CULTURA DE PAZ NA GRANDE PARANGABA: SABERES E VIVÊNCIAS EM MEDIAÇÃO DE CONFLITOS Documento
-
A Catacao de Lixo na (De) Formacao da Crianca Como Ser Social Documento
-
A Cidadania planetária como tema transdisciplinar no currículo de formação do bacharel em direito Documento
-
A Circulação do Conhecimento Pedagógico Anarquista entre Brasil e Portugal (1900 - 1930) Documento
-
A Constituição da Cultura dos Movimentos Sociais como Processo Educativo:a Noção de Relações de Gênero nos Sujeitos Políticos Feministas Documento
-
A Construção Social do Currículo de Engenharia: possibilidade de formação do Engenheiro cidadão Documento
-
A Construção da Experiência Espiritual e sua Problematização como lugar de Superação dos Limites do Paradigma Biomédico: uma constribuição para reflexão sobre espiritualidade na educação médica Documento
-
A Construção da Memória Cívica: As Festas Escolares Espetáculos de Civilidade no Piauí (1930 - 1945) Documento
-
A DIMENSÃO ESTÉTICA NA PEDAGOGIA TERAPÊUTICA EM JOÃO DOS SANTOS E CECÍLIA MENANO: CONTRIBUIÇÕES DE AUGUSTO RODRIGUES PARA A CRIAÇÃO DAS ESCOLINHAS DE ARTE NO BRASIL E EM PORTUGAL Documento
-
A DUPLA DIMENSÃO ONTOLÓGICA DO TRABALHO DOCENTE UNIVERSITÁRIO NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS HUMANAS E DAS CIÊNCIAS EXATAS Documento
-
A Didática como disciplina e campo investigativo: perfil e demandas Documento
-
A Dimensão Estética na Formação do Educador : A Elaboração de um Ideário Coletivo. Documento
-
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE TEMÁTICA AMBIENTAL:A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA TRAMA Documento
-
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS (AS): SIGNIFICADOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Documento
-
A EDUCAÇÃO SOCIAL E A GESTÃO DA POBREZA - GÊNESE, DESDOBRAMENTOS E FUNÇÃO NA SOCIABILIDADE DO CAPITAL EM CRISE Documento
-
A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE UMA ESCRITURA DIONISÍACA Documento
-
A Educação Ambiental: abordagem ecorrelacional no assentamento da fazenda Angico Documento
-
A Educação para a Paz: Representações Sociais de alunos e professores do Ensino Médio em Minas Gerais Documento
-
A FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM PERSPECTIVA COMPARADA: ENTRE A PROFESSORA TUTORA E A PROFESSORA DO PASSADO. Documento
-
A FORMAÇÃO DOCENTE PARA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA: o caso do PROINFO nos Estados do Ceará e Bahia (1998-2004) Documento
-
A Formação Jurídica no Curso de Direito da Universidade Federal do Ceará ? UFC, nas Narrativas dos Sujeitos Acadêmicos. Documento
-
A Formação do Professor de Língua Estrangeira: A Intencionalidade do Componente Cultural no Currículo do Curso de Letras/Espanhol da Universidade Federal do Ceará Documento
-
A Formação docente nos percursos e itinerários dos projetos pedagógicos do curso de Pedagogia , da Faculdade de Educação - FACED-UFC entre 1987 e 2007 Documento
-
A Força Emancipadora da Espiritualidade e da Mística no MST: Experiências Formadoras na vida dos(as) militantes como poder catalisador do movimento Documento
-
A Frente Negra Pernambucana e sua proposta de educação para a população negra na ótica de um dos seus fundadores: José Vicente Rodrigues Lima - Década de 1930 Documento
-
A HUMANIDADE COISIFICADA PELO CAPITAL: APREENSÃO DA CATEGORIA REIFICAÇÃO E SUA RECUPERAÇÃO ONTOLÓGICA PELO PERCURSO FORMATIVO MARXIANO-LUKACSIANO Documento
-
A IGREJA CATÓLICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA. Documento
-
A IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA CURRICULAR DO COLEGIO MILITAR DE FORTALEZA INSERIDO NO SISTEMA COLEGIO MILITAR DO BRASIL: EM DIREÇÃO A INTERDISCIPLINARIDADE E AO ENSINO POR COMPETENCIAS Documento
-
A INFLUÊNCIA DA CAPOEIRA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS. Documento
-
A INTEGRAÇÃO DA DIMENSÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA À DIMENSÃO CRÍTICO-REFLEXIVA NO CURRÍCULO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Documento
-
A Mobilidde Estudantil de Partida na Universidade Federal do Ceará: Experiências e Formação no Programa Duplo Diploma Documento
-
A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E PROFESSORA NA CONSTITUIÇÃO DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
A PEDAGOGIA DO TRABALHO E O TRABALHO DA PEDAGOGIA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Documento
-
A PRESENÇA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E VISUAL NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: QUESTÕES (IM)POSTAS À AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Documento
-
A PROBLEMÁTICA DA ALIENAÇÃO E SEUS REBATIMENTOS NO COMPLEXO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL. Documento
-
A PRODUÇÃO DE SONHOS DOS MENINOS DA CASA GRANDE Documento
-
A Pedagogia do Movimento Negro em Instituições de Ensino em Teresina, Piauí: as experiências do NEAB ÌFARADÁ e do Centro Afrocultural "Coisa de Nêgo" Documento
-
A Política de Fundo Público para o Financiamentos da Educação Básica: impacto e impasses no Município de Fortaleza Documento
-
A Política de Socialização da Produção Científica do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, no período de 1997 a 2011 Documento
-
A Problemática do Sujeito no Documento
-
A Produção Acadêmica sobre as Relações Étnicorraciais no Brasil e no Ceará: a Construção do Afrodescentende Documento
-
A Promoção da Cultura de Paz: o olhar das juventudes Documento
-
A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado como Construção de saberes didático-pedagógico: O Caso da UFPI Documento
-
A Pseudo-Identidade de interesses entre Capital e Trabalho no Campo Educacional: O Pacto Escola - Empresa no Estado do Ceará. Documento
-
A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL APÓS A NOVA LDB: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM BUSCA DE NOVOS RUMOS Documento
-
A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E A ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE NOS CURSOS DO PROEJA FIC, EM TUCURUÍ - PA. Documento
-
A RACIONALIDADE PEDAGÓGICA DA AÇÃO DOS FORMADORES DE PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE A EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE NOS Documento
-
A RELACAO ENTRE A FORMACAO INICIAL E AS TRAJETORIAS DE inCORporaCOES DE HABITUS DE ESCRITA DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA Documento
-
A RELAÇÃO DIALÓGICA NA PRÁTICA CLÍNICA DO PROFISSIONAL FISIOTERAPEUTA E A VISÃO INTEGRAL DO SUJEITO-PACIENTE. Documento
-
A REVOLTA DAS CANETAS DE 2016: UM ESTUDO DE CASO DAS OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS EM FORTALEZA – A ESCOLA ADAUTO BEZERRA Documento
-
A Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza: acolhimento de enfermos e educação para a saúde pública (de 1861 aos anos 1889) Documento
-
A Sequência Fedathi para a formação docente no ensino superior: uma proposta formativa com uso de metodologias ativas e tecnologias digitais Documento
-
A TRADICIONAL ESCOLA NORMAL CEARENSE CHEGA AO BAIRRO DE FÁTIMA: FORMAÇÃO DAS PRIMEIRAS PROFESSORAS PRIMÁRIAS (1958 – 1960). Documento
-
A VIAGEM COMO UM PRINCÍPIO NA FORMAÇÃO DO HABITUS DOS MÚSICOS QUE NA DÉCADA DE 1970 FICARAM CONHECIDOS COMO "PESSOAL DO CEARÁ" Documento
-
A Voz do Ceará - Comunicação e Educação na Trajetória da Ceará Rádio Clube entre 1934 e 1948 Documento
-
A aprendizagem musical compartilhada e a didática do violão: uma pesquisa-ação na licenciatura em música da UFC em Sobral (Ceará) Documento
-
A apropriação da leitura eletrônica por professores da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará Documento
-
A avaliação diagnóstica da alfabetização norteando os caminhos para o êxito do processo de alfabetizar crianças. Documento
-
A avaliação do projeto de reorganização dos tempos escolares: estudo de caso na Escola de Ensino Fundamental e Médio D. Antônio de Almeida Lustosa Documento
-
A centralidade do paradigma qualidade no contexto da política educacional no Brasil: um estudo à luz da crítica marxista. Documento
-
A compreensão de conteúdos no contexto da sala de aula: desfazendo, na formação docente, uma cadeia de mal-entendidos em conceitos de História e de Ciências. Documento
-
A compreensão do conceito de função mediada por ambientes computacionais Documento
-
A crítica da racionalidade técnico-científica e a formação do sujeito autônomo em Adorno no contexto da sociedade capitalista Documento
-
A disciplina Biologia nas narrativas sobre as mudanças curriculares no Ceará (1992-2016) Documento
-
A disputa pelo currículo da educação básica no movimento sindical dos trabalhadores das escolas públicas no Brasil em temos de hegemonia neoliberal (1990-2022) Documento
-
A educação de jovens e adultos e o direito a educação: concepções e olhares de educadores e gestores a partir das políticas educacionais do município de Horizonte/Ceará Documento
-
A educação na perspectiva da emancipação do trabalho em O Capital de Marx Documento
-
A educação na perspectiva espírita no Lar Antônio de Pádua - estudo sobre a experiência de adoção Documento
-
A elaboração de artefatos digitais na disciplina Administração Financeira de um curso de ciências contábeis, sob a óptica da Teoria da Atividade Documento
-
A emergência do conhecimento como paradigma econômico e produtivo no contexto de crise do capital: um estudo à luz da centralidade ontológica do trabalho Documento
-
A formação de sentido e o sentido da vida:o Círculo Ecobiográfico com educadores e as experiências afetivas formadoras em sua relação com o semiárido cearense Documento
-
A formação do discurso sobre a educação de adultos no Brasil - 1889/1940. Documento
-
A formação docente no CED/UECE ( 2000-2004):os caminhos percorridos na construção do projeto político pedagógico Documento
-
A formação dos licenciados em música da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e sua docência na educação básica: as relações reveladas pelas narrativas dos egressos Documento
-
A formação dos trabalhadores da saúde do sistema penitenciário - cartografia dos saberes e práticas Documento
-
A formação técnico-profissional face aos processos de reestruturação produtiva maranhense e as diretrizes educacionais. Documento
-
A gestão para a inclusão: uma pesquisa ação colaborativa no meio escolar Documento
-
A ideologia do processo formativo da BNCC no ensino médio do Ceará: destacando a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Documento
-
A inclusão de alunos com deficiência visual na Universidade Federal do Ceará: ingresso e permanência na ótica dos alunos, docentes e administradores Documento
-
A inscrição da Espiritualidade nas relações interdisciplinares de professores e velhas lideranças Tremembé de Itarema/ CE. Documento
-
A judicializalização das relações sociais no Brasil: as implicações decorrentes de uma sociedade juridicamente tutelada nos processos de emancipação da classe trabalhadora Documento
-
A matemática na formação do pedagogo: oficinas pedagógicas e a plataforma TelEduc na elaboração dos conceitos Documento
-
A moral da economia em questão : tese sobre o papel do parlamentarismo na evolução da economia e sobre a educação e a (des)organização da cultura Documento
-
A produção de saberes em espaços e tempos de aprendizagem colaborativa na formação e no trabalho com arte-educação nas escolas Documento
-
A práxis político-educativa na construção da contra-cultura: um debate onto-histórico a partir da Revolução Russa Documento
-
A qualificação do trabalhador em face das tecnologias industriais: estudo numa montadora automobilística no Estado do Paraná Documento
-
A questão da categoria da totalidade em História e consciência de classe e a Ontologia do ser social de György Lukács: dialética marxista, conhecimento científico e formação humana Documento
-
A questão ontológica do método em Marx Documento
-
A racionalidade pedagógica no processo de corporificação do currículo que forma o professor na universidade Documento
-
A reforma do Ensino Médio e a Formação dos Trabalhadores: a ideologia da empregabilidade. Documento
-
A reforma do ensino médio: da pedagogia das competências à gestão tecnocrática em educação Documento
-
A regiÃo no ensino de Geografia: fundamentos da prÃtica professoral. Documento
-
A regulamentação do trabalho docente no Estado do Ceará na interface público/privado (1942/1962) Documento
-
A reinvenção da educdação de jovens e adultos pelos professores e alunos:uma pesquisa sociopoética Documento
-
A relação metabólica entre ser social, natureza e educação no seio do sistema capitalista: uma análise à luz do marxismo Documento
-
A rosa dos ventos da educação ambiental na universidade Documento
-
A rotina da pré-escola na perspectiva das professoras, das crianças e de suas famílias Documento
-
A universidade e a questão do conhecimento ? o currículo acadêmico na perspectiva da inter/transdisciplinaridade e da Ecologia de Saberes. Documento
-
ABSURDIDADE , LIBERDADE E FORMAÇÃO HUMANA EM SARTRE Documento
-
ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM - inovações pedagógicas no contexto escolar? Documento
-
ACESSIBILIDADE E ENSINO SUPERIOR: DESVENDANDO CAMINHOS PARA O INGRESSO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA SOB A PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. Documento
-
ACHADOS NA CAIXA DE PANDORA - UMA ALTERNATIVA DE EDUCAÇÃO MORAL NA ESCOLA Documento
-
AFROINSCRIÇÕES EM PETRÓPOLIS - história, memórias e territorialidades Documento
-
ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTORREGULAÇÃO POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: IMPLICAÇÕES DOS PRINCÍPIOS DE MEDIAÇÃO DE FEUERSTEIN NA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA TUTORADA Documento
-
APRENDIZADO TÉCNICO COMO MECANISMO DE MANUTENÇÃO DA VIDA: ETNOGRAFIA MULTIESPÉCIES NO MELIPONÁRIO CANTINHO DO CÉU, ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA SERRA DE BATURITÉ, EM GUARAMIRANGA, CEARÁ Documento
-
APRENDIZAGEM DOCENTE SOBRE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO COLABORATIVA APOIADA EM TECNOLOGIAS DIGITAIS Documento
-
APRENDIZAGEM MUSICAL COMPARTILHADA: A PRÁTICA COLETIVA DOS INSTRUMENTOS DE SOPROS/MADEIRAS NO CURSO DE MÚSICA DA UFCA . Documento
-
ARTESANIA DA CENA TEATRAL CONTEMPORÂNEA: TRABALHO IMAGINATIVO E AUTOFORMAÇÃO. Documento
-
AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
AS DIFERENÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Documento
-
AS NARRATIVAS DOS MESTRES E A HISTÓRIA DA CAPOEIRA EM TERESINA/PI: DO PÉ DO BERIMBAU AOS ESPAÇOS ESCOLARES. Documento
-
AS PRÁTICAS CRIATIVAS NO ENSINO DE MÚSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA Documento
-
AS REPERCURSSÕES DO NOVO ENEM NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÈDIO Documento
-
ASPECTOS DA GÊNESE DO ENSINO SUPERIOR NA REGIÃO NORTE DO CEARÁ: LUZES E SOMBRAS, ENIGMAS E DESVELAMENTOS Documento
-
ATRAVESSANDO A FANTASIA IDEOLÓGICA: VIOLÊNCIA CRIADORA NA EDUCAÇÃO Documento
-
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: ESTUDO DE SISTEMAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM BANCOS DE DESENVOLVIMENTO BRASILEIROS. Documento
-
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ? DA CONCEPÇÃO À PRÁTICA: um estudo fenomenológico sobre as práticas avaliativas de professores de Matemática da educação básica egressos dos Institutos Federais de Educação Documento
-
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM DIFERENTES ENFOQUES CURRICULARES: PRESSUPOSTOS, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS AVALIATIVAS. Documento
-
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUTOS DA PRÁTICA DOS PROFESSORES ORIENTADORES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM PEDAGOGIA DA UFPI. Documento
-
AVALIAÇÃO DA EFICIËNCIA ACADÊMICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC): UTILIZAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO COMO ELEMENTOS ESTRATÉGICOS DA GESTÃO Documento
-
AVALIAÇÃO DA GESTÃO EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM FORTALEZA-CE E OS IMPACTOS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO Documento
-
AVALIAÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA (PPDT) PARA A QUALIDADE DE ENSINO NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO DE FORTALEZA Documento
-
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: PARADIGMA CONCEITUAL APLICÁVEL EM INSTITUIÇÕES DO SISTEMA ?S? EM FORTALEZA/CE Documento
-
AVALIAÇÃO DO GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO E DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM VIA CATEGORIAS INFORMACIONAIS Documento
-
AVALIAÇÃO DOCENTE EM ESTÁGIO PROBATÓRIO: ESTUDO DAS AÇÕES EDUCACIONAIS DO PROGRAMA CASa /UFC- COMUNIDADE DE COOPERAÇÃO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Documento
-
AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DE UNIVERSIDADES. Documento
-
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA DIMENSÃO DO SINAES: QUALIDADE DO ENSINO OU REQUISITO LEGAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ? Documento
-
AVALIAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS NA 10ª CREDE NO ESTADO DO CEARÁ, PERÍODO 2011-2014 Documento
-
Abordagens e limitações da Educação Ambiental no Ensino Superior: percepções a partir da disciplina de Gestão Ambiental nos cursos de Graduação em Administração na cidade de Fortaleza - Ce. Documento
-
Admiráveis mulheres de fronteiras: o processo de subjetivação feminina nas famílias - narrativas cotidianas contemporâneas ao século XXI em grupos de uma Organização da Sociedade Civil em Fortaleza ? Ceará. Documento
-
Alfabetização científica e tecnológica no Ensino Fundamental: um estudo de caso em escolas de Fortaleza -CE Documento
-
Alfabetização dos maquinistas da RFFSA: uma história a ser contada no Ceará, no final da década de 1960 Documento
-
Alunos Abjetos: etnografia da inclusão numa escola municipal de Fortaleza Documento
-
Ameaça do estereótipo e Teoria das Molduras Relacionais: a influência de fatores situacionais no desempenho cognitivo de universitários cotistas Documento
-
Analise da Efetividade do PROEJA no CEFETCE Documento
-
Antonio Girão Barroso: uma biografia fragmentada e dispersa de um poeta e educador. Documento
-
Análise comparativa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) via Teoria Clássica dos Testes e Teoria de Resposta ao Item Documento
-
Análise dos resultados da avaliação do SAEB/2003 via regressão linear múltipla. Documento
-
Ao tecer somos tecidos: (re) significando a docência na constituição do habitus em estudantes de música – licenciatura Documento
-
Aplicações da Sequência Fedathi na promoção do raciocínio intuitivo no Cálculo a Várias Variáveis Documento
-
Aplicações da Sequência Fedathi no ensino e aprendizagem da Geometria mediado por tecnologias digitais Documento
-
Aprendendo a marchar: os desafios da gestão municipal do ensino fundamental e da superação do analfabetismo escolar. Documento
-
Aprendizagem Cooperativa no contexto da sala de aula comum: a análise psicogenética da língua escrita de alunos com deficiência intelectual Documento
-
Aprendizagem Musical: uma análise com vistas a identificação de princípios para aprendizagem de instrumentos de sopro/madeira Documento
-
Apropriação de Vigotski nas políticas para a educação infantil:uma crítica ancorada na ontologia maxiana Documento
-
Apropriação de conhecimento através do uso da Internet: implicações para o trabalho docente Documento
-
Arquitetura e instrução pública: a reforma de 1922, concepção de espaços e formação de grupos escolares no Ceará Documento
-
As Contribuições da Ecopedagogia Musical para a Ecoformação Cidadã: Uma Experiência com o Coral Verdes Vozes em Fortaleza Documento
-
As Escolas Diferenciadas dos Índios Tapebas Documento
-
As Políticas de Avaliação no Ensino Superior Documento
-
As Representações de alimentação no ensino fundamental Documento
-
As concepções de Professoras e de Auxiliares sobre a atuação docente promotora de práticas educativas de boa qualidade com bebês Documento
-
As contribuições da aprendizagem cooperativa para a formação humana e acadêmica dos estudantes de graduação da Universidade Federal do Ceará. Documento
-
As contribuições da ação docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Jaguaruana-CE Documento
-
As políticas sócioeducativas no Brasil e a gestão da pobreza no contexto de crise estrutural do capital: uma análise à luz da crítica marxista Documento
-
As propostas pedagógicas do Movimento Negro no Rio de Janeiro e Santa Catarina: implicações políticas e teóricas para a educação brasileira Documento
-
As relações entre cognição e afeto, escola e família na sociabilidade e aprendizagem de adolescentes da atualidade: uma análise à luz da pedagogia terapêutica de João dos Santos Documento
-
As vinte e uma faces de Exu na Filosofia Afrodescendente da Educação: Imagens, discursos e narrativas. Documento
-
Assim falou Zaratustra: Aprendizagem experimental e nomadismoestético Documento
-
Auto-avaliação e Planejamento Participativos no âmbito da Universidade Federal do Ceará: em busca de saberes e da mudança de cultura institucional Documento
-
Autobiografização e formação de juventudes : uma reflexão sobre a produção da vida na periferia Documento
-
Autoetnografia de uma trajetoria academico-profissional no sistema de ensino superior brasileiro: da formacao universitaria voltada ao estudo a pratica docente em IES nao-universitarias privadas Documento
-
Autoridade musical pedagógica: Orlando Vieira Leite Documento
-
Avaliação da mediação online nos cursos semipresenciais da Universidade Federal do Ceará Documento
-
Avaliação Formativa Como Regulação da Aprendizagem: desafios para a práxis no ensino médio da rede pública estadual de Fortaleza - uma análise fenomenológica. Documento
-
Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no AEE da Associação Pestalozzi de Fortaleza-CE pelo ensino remoto em tempos de pandemia (2020-2021) Documento
-
Avaliação da memória e exercício: A influência da atividade física na memória visuomotora e visual de idosos em Canindé-Ce Documento
-
Avaliação da práxis docente como contributo à melhoria profissional: o desafio de avaliar quem sempre avalia Documento
-
Avaliação das Práticas de Paticipação da Gestão Colegiada nas Escolas Públicas Estaduais Documento
-
Avaliação de alunos com deficiência intelectual no atendimento educacional especializado do município de Fortaleza-CE: diagnóstico, análise e proposições Documento
-
Avaliação do Ensino Fundamental na Modalidade de Ciclos de Formação: caracterização e contextualização - 2000 - 2005 Documento
-
Avaliação do Programa "Um computador por aluno" (PROUCA) sob a ótica do Modelo CIPP Documento
-
Avaliação do Projeto Tempo de Avançar nível fundamental Documento
-
Avaliação do ensino-aprendizagem nas licenciaturas em Física do IFCE: conhecendo as práticas e propondo caminhos formativos Documento
-
Avaliação e intervenção pedagógica para alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação na perspectiva da educação inclusiva Documento
-
Avaliação educacional diagnóstica: Uma proposta para identificar altas habilidades Documento
-
Avaliação formativa da alfabetização: uma proposta para acompanhar o desenvolvimento da leitura das crianças do 2° Ano do Ensino Fundamental Documento
-
Avaliações Municipais no Contexto Educacional Cearense: Contornos, Intenções e Finalidades Documento
-
Aventuras formativas para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira através do roleplaying game Documento
-
Ação educativa e Tecnologias digitais: Análise sobre os saberes colaborativos Documento
-
BATUQUES, FOLIAS E LADAINHA: A CULTURA DO QUILOMBO DO CRIA-Ú EM MACAPÁ E SUA EDUCAÇÃO Documento
-
BRINCANDO NO (CANTO-QUE-DANÇA) DO IJEXÁ COM O BUMBA-MEU-BOI: TEATRO DO ENCANTAMENTO DA ANCESTRALIDADE AFRICANA EM FORTALEZA A CIDADE TAN-TAN. Documento
-
Bacharelado como instância de legitimação do saber gastronômico: uma análise do campo a partir de experiências formativas da Universidade Federal do Ceará Documento
-
Belas Tardes de Domingo: Maturidade e Dança no Ceará Documento
-
Bioenergia Oriental e Educação Física Documento
-
Biograficidade: a arte urbana na formação de si e do espaço. Documento
-
Biopoíiticas e Práticas Institucionais: Percursos de Jovens com Experiência de Institucionalização Prolongada Documento
-
Bioética como ética da vida: uma experiência educadora Documento
-
Bola de meia, bola de gude... a criatividade lúdica, a formação e prática pedagógica do professor alfabetizador Documento
-
Bom Juá e Plataoforma: territórios que ensinam o patrimônio cultural africano-brasileiro à infância. Salvador-Bahia Documento
-
CALIDOSCÓPIO: Experiência de artistas-professores como eixo para uma história do ensino das artes plásticas em Fortaleza. Documento
-
CALL CENTER E AS INTERFACES IDENTIDADE E TRABALHO Documento
-
CAMPO DE SABERES DA CAPOEIRA CEARENSE: UM ESTUDO SOBRE O CENTRO CULTURAL CAPOEIRA ÁGUA DE BEBER (2002-2016) Documento
-
COMER NA ESCOLA - SIGNIFICADOS E IMPLICAÇÕES. Documento
-
COMPREENSÃO HERMENÊUTICO-FILOSÓFICA DA ESCUTA NA DOCÊNCIA COM BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS Documento
-
CONCEPÇÃO DE PARTIDO EM MARX (1843 ? 1850): A ORGANIZAÇÃO DO PROLETARIADO COMO CLASSE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANA Documento
-
CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II COM USO DE RECURSOS DIDÁTICOS Documento
-
CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE COVARIAÇÃO POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM AMBIENTES DE MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES COM SUPORTE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DA SEQUÊNCIA FEDATHI PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO: UMA ANÁLISE DA MEDIAÇÃO DOCENTE EM AULAS DE ÁLGEBRA LINEAR Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA COM SUPORTE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS Documento
-
CONTRIBUIÇÕES À CRÍTICA DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E DA EDUCAÇÃO COMO PANACEIA PARA OS MALES DA HUMANIDADE Documento
-
CORPOS MOVEDIÇOS, VIVÊNCIAS LIBERTÁRIAS: A CRIAÇÃO DE CONFETOS SOCIOPOÉTICOS ACERCA DA AUTOGESTÃO Documento
-
CRIANÇAS ?À SOMBRA DO CONCEITO?: PERFIL CONCEITUAL DE GRAVIDADE Documento
-
CRIAÇÕES COLETIVAS DA JUVENTUDE NO CAMPO POLÍTICO:um olhar sobre os assentamentos rurais do MST Documento
-
CULTURA DA BELEZA: PROSTITUIÇÃO, CORPO E PRÁTICAS EDUCATIVAS Documento
-
CULTURA DE PAZ, EXTENSÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PARA A PAZ Documento
-
CURRÍCULO: A ARTICULAÇÃO ESCOLA-EMPRESA E SEUS REFLEXOS NA FORMAÇÃO TÉCNICA Documento
-
CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS: HISTÓRIA, CONCEPÇÕES E OPÇÕES Documento
-
Caminhos da interdisciplinridde: da formação por área de conhecimento à pràtica educativa de egressos da Licenciatura em Educação do Campo PROCAMPO/IFPA campus de Castanhal, Pa. Documento
-
Católicos no Cariri: Embates entorno da formação cristã (1860-1965) Documento
-
Ciranda de palavras, auroras de sentido: interações discursivas em sala de aula e construção da concepção da criança sobre a linguagem escrita Documento
-
Cirandeiras Lunáticas: Histórias do Feminino - Um exercício sobre autoria, autorização, autoralidade em educação Documento
-
Clarão que seduz? As aprendizagens e os saberes docentes nas escolas estaduais de educação profissional do Ceará Documento
-
Cognição-Afetividade e a interatividade criança-professor-computador na transição da educação infantil ao ensino fundamental Documento
-
Com que diferenças se fazem adultos e crianças na escola: uma analítica das posições discursivas pela ótica da fronteira e da experimentação Documento
-
Como subir nas tranças que a bruxa cortou? a produção textual de alunos com e sem síndrome de DOwn Documento
-
Concepção e desenvolvimento de uma abordagem pedagógica para processos colaborativos a distância utilizando a internet Documento
-
Concepções e práticas de avaliação do ensino-aprendizagem: foco no PROEJA. Documento
-
Conhecimento químico e princípios agroecológicos na formação de jovens e adultos agricultores do Curso Técnico em Agropecuária do Proeja – IFPA – Campus Castanhal Documento
-
Construções geométricas no ambiente virtual de ensino TeleMeios com mediação na Sequência Fedathi. Documento
-
Convivência Democrática e Relações de Paz: estudo na EMEF Desembargador Amorim Lima Documento
-
Crise estrutural, imperialismo e destrutividade do sistema. Projeto educativo de (in)sustentabilidade do capital na agenda 2015-2030 Documento
-
Cultura de Paz, Educação e Meditação com jovens em escola pública estadual de Fortaleza - Ceará Documento
-
Currículo cultural, habitus e práticas docentes: uma etnografia na rede escolar de Fortaleza, Ce. Documento
-
Currículo de formação e crise de sentido: um olhar sobre o processo de construção curricular do curso de Ciências sociais Documento
-
Currículo decolonial e feminista: por uma educação plural, crítica e afetiva Documento
-
Cursos e percursos da educação profissional na escola da rede federal do Ceará de (1960 - 1980) Documento
-
Cálculo integral e deficiência visual: investigando os conceitos de volumes de cilindro e cone por meio da metodologia aprendizagem baseada em problemas (ABP) Documento
-
DAS PRÁTICAS ESCOLARES AO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM): A EXPERIÊNCIA AVALIATIVA DE ALUNOS SURDOS NA CIDADE DE FORTALEZA-CE. Documento
-
DE VERSO EM VERSO SE APRENDE HISTÓRIA: "UMA HISTÓRIA" DO CRATO A PARTIR DO INTELECTUAL ELÓI TELES DE MORAIS Documento
-
DESCARTES MARQUES GADELHA E O CAMPO PERCUSSIVO DA CIDADE DE FORTALEZA: A CONSTITUIÇÃO DO HABITUS DE AUTORIDADE MUSICAL PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO. Documento
-
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE E DA ESCRITA EM CRIANÇAS MEDIANTE TEXTOS NARRATIVOS FORMAIS: INVESTIGAÇÃO LONGITUDINAL. Documento
-
DEUS EX MACHINA: Capital, Tecnologia e a Revolução 4.0 na Educação Brasileira Documento
-
DIALOGISMO E ARTE NA GESTÃO EM SAÚDE: a perspectiva popular nas Cirandas da Vida em Fortaleza- CE Documento
-
DIALOGISMO E PROCESSOS DE (AUTO) FORMAÇÃO EM TEATRO: O ELOGIO DA EXPERIÊNCIA. Documento
-
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM : CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO DO CMF PARA A MELHORIA DO APRENDIZADO DOS ALUNOS NÃO CONCURSADOS Documento
-
DIRETRIZES CURRICULARES DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA E OS DESAFIOS DE TECER COLETIVAMENTE UMA PRÁTICA FREIREANA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Documento
-
DIÁLOGO ENTRE A FILOSOFIA CRÍTICA DE THEODOR ADORNO E O CINEMA DE GLAUBER ROCHA: FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA Documento
-
DIÁRIO DE AULA: REGISTROS DO (RE)PENSAR DOCENTE A RESPEITO DA AVALIAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE Documento
-
DO CAPS AD, OLHANDO À VIDA POSSÍVEL: VISUALIDADES E NARRATIVAS DE SUJEITOS EM USO ABUSIVO DE DROGAS. Documento
-
DO ESTILISMO AO DESIGN: OS CURRÍCULOS DO BACHARELADO EM MODA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Documento
-
DO LABOR INFANTIL AO TRABALHO DOS ADOLESCENTES: A AÇÃO DAS ONG´s NO ALVOR DO SECULO XXI. Documento
-
DO PRODUTO AO PROCESSO: CONTRIBUIÇÕES DA PROVINHA BRASIL NA REORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA ALFABETIZADORA. Documento
-
DOCÊNCIA E POLITICIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COM A PALAVRA, OS PROFESSORES. Documento
-
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OFÍCIO, ATIVIDADE E SAÚDE. Documento
-
DOS FUNDAMENTOS HISTÓRICO-FILOSÓFICOS À PRAXIS EDUCATIVA REVOLUCIONÁRIA EM GRAMSCI Documento
-
Da "Suficiência" à graduação: percursos da formação em Educação Física no Ceará - 1950 a 1970 Documento
-
Da Alfabetização à Escolarização: Busca pela continuidade dos estudos de egressos do programa Fortaleza Alfabetizada pela continuidade dos estudos. Documento
-
Desde Viena a Chicago: a nova Psicologia Documento
-
Desempenho discente sob a óptica curricular na Universidade Federal do Ceará Documento
-
Desenvolvimento de conceitos algébricos por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental Documento
-
Discurso, jogo simbólico e escola: uma leitura dialógica do lúdico Documento
-
Ditos e feitos da Educaçao Inclusiva: navegações pelo currículo escolar. Documento
-
Diversidades étnicas e fazer docente na educação física em Cuiabá(MT): uma discussão contemporânea na perspectiva do afrodescendente. Documento
-
Do Quilombo Sítio Veiga à Universidade: uma experiência extensionista antirracista no Sertão Central cearense Documento
-
Docência no paradigma inclusivo: a constituição de saberes e práticas no contexto da formação inicial de professores Documento
-
Docência universitária: avaliação diagnóstica como instrumento transformador da prática docente. Documento
-
ECONOMIA POLÍTICA, LIBERALISMO E UTILITARISMO: AS RE(VE)LAÇÕES E OS SEGREDOS ENTRE EMPREGO E EDUCAÇÃO Documento
-
ECOSSISTEMA VIRTUAL DE ENSINO: FORMAÇÃO INICIAL E PRÁTICA DE ESTÁGIO NO ENSINO REMOTO DE CIÊNCIAS COM APORTE DA SEQUÊNCIA FEDATHI Documento
-
EDUCAÇAO FISICA ESCOLAR:: HISTÓRIA DA INSERÇÃO E CONSOLIDAÇÃO NA CAPITAL CEARENSE. Documento
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIALÓGICA E DESCOLONIALIDADE COM CRIANÇAS INDÍGENAS TREMEMBÉ: VINCULAÇÃO AFETIVA PESSOA-AMBIENTE NA ESCOLA MARIA VENÂNCIA. Documento
-
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESCOLA NO CÁRCERE E RESSOCIALIZAÇÃO DE MULHERES CEARENSES NO REGIME SEMIABERTO. Documento
-
EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS NA PESCA ARTESANAL: o caso da Prainha do Canto Verde no litoral cearense. Documento
-
EDUCAÇÃO E OPRESSÃO DE GÊNERO NA OBRA "MITOS DA DOMINAÇÃO MASCULINA" : UM ESTUDO FUNDAMENTADO NA ONTOLOGIA MARXIANA Documento
-
EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL NO LIMIAR DO SÉCULO XXI Documento
-
EDUCAÇÃO, MICROCRÉDITO E POBREZA NO BRASIL: O CARÁTER EDUCATIVO DO MICROCRÉDITO PRODUTIVO - o caso do banco Revelação no Ceará Documento
-
EDUCOMUNICAÇÃO: QUAL O DISCURSO DA ESCOLA A RESPEITO DO USO PEDAGÓGICO DA TV Documento
-
ELEMENTOS PARA UMA CRÍTICA AO CONCEITO DE SOCIEDADE SUBJACENTE AO DEBATE BRASILEIRO SOBRE POLITECNIA. Documento
-
ELEMENTOS PARA UMA REFLEXÃO SOBRE A VIOLÊNCIA NA ESCOLA: FREUD, KANT, ADORNO. Documento
-
EM NOME DO PAI, DA MÃE E DOS FILHOS: A (DES)ORDEM DA FAMÍLIA E SUAS REGULAÇÕES EDUCACIONAIS NOS DISCURSOS PASTORAIS DA IGREJA CATÓLICA Documento
-
ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA NO TERRITÓRIO DAS JUVENTUDES: A POTÊNICA DOS CÍRCULOS DIALÓGICOS PARA A TESSITURA DE SABERES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Documento
-
ENSINO DE BIOLOGIA POR ANALOGIAS: POSSIBILIDADES DESDE A FORMAÇÃO DE FORMADORES. Documento
-
ENSINO DE GEOGRAFIA: PERSPECTIVA HISTÓRICO-CURRICULAR NO BRASIL REPUBLICANO. Documento
-
ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS EM CONTEXTOS BILÍNGUES: ANÁLISE DE PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS DE PROFESSORAS OUVINTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Documento
-
ENSINO MILITAR NAVAL: ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO CEARÁ (1864-1889) Documento
-
ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO ESTADO DO CEARÁ: O empreendedorismo como perspectiva de formação para os jovens da escola pública. Documento
-
ENTRE DOIS AGOSTOS: O CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ NA DÉCADA DE 1970 - 1979. Documento
-
ENTRE O DITO E O VIVIDO: INTERFACE ENTRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS AVALIATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA Documento
-
EPISTEMOLOGIA, METODOLOGIA E PRÁTICA DE UM MODELO CARTOGRÁFICO DE AVALIAÇÃO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO MÉDICA. Documento
-
ESCOLA E FAMÍLIA: UMA PARCERIA EM BUSCA DA COMPETÊNCIA LEITORA DE CRIANÇAS DA ESCOLA PÚBLICA Documento
-
ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ: UM ESTUDO AVALIATIVO DOS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A (IN)EFICÁCIA DOS RESULTADOS DO SPAECE Documento
-
ESCRITAS JUVENIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: O COTIDIANO COMO TERRITÓRIO CULTURAL DE APRENDIZAGENS Documento
-
ESTRANGEIRAS NO TERRITÓRIO DE VIDA?: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO SOCIAL DA VELHICE Documento
-
ESTRATÉGIAS DE COGNIÇÃO:A AUTOFORMAÇÃO E A PEDAGOGIA DOS ACESSOS Documento
-
ESTUDO DA EFICÁCIA DA FORMAÇÃO DE GRADUANDOS ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO DE EGRESSOS. Documento
-
ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRESSUPOSTOS TEÓRICO-FILOSÓFICOS E APORTES LEGAIS Documento
-
Economia dos Setores Populares: juventude e educação para o trabalho. Documento
-
Economia e luta de classes no capitalismo regulado - Ensaios sobre a crise da economia social de mercado Documento
-
Educar para Quê? Uma análise Gramsciana da prática do educador social com crianças e adolescentes. Documento
-
Educação Integral no Brasil: reflexões acerca da formação para o esclarecimento e a autonomia na perspectiva de Adorno Documento
-
Educação Japonesa e Brasileira no Pós-Segunda Guerra-um estudo comparativo Documento
-
Educação Literária e a Formação de Consciência Negra no ensino fundamental I e II Documento
-
Educação a Distancia e Universidade: A integração como necessidade Documento
-
Educação ambiental no ensino superior: caminhos e contribuições da Universidade Federal do Ceará. Documento
-
Educação de Jovens e Adultos: o "aprender a aprender" e a prática pedagógica de professores na Rede Municipal de Ensino de João Pessoa Documento
-
Educação dialógica freireana nos cursos de licenciatura na UFC Documento
-
Educação do Campo e práticas educativas de convivência com o semiárido: a Escola Família Agrícola Dom Fragoso. Documento
-
Educação do Campo: Pronera, Uma Política Pública em Construção Documento
-
Educação e Ascetismo Médico: as ofensivas a partir de Nietzsche Documento
-
Educação e Desenvolvimento: Um estudo avaliativo da qualidade e da política educacional do ensino médio de 2007 a 2017 no Estado do Ceará Documento
-
Educação e Patrimônio: A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho e o seu papel na preservação e valorização do patrimônio cultural cearense Documento
-
Educação e Santidade: as representações do feminino na região do Cariri cearense Documento
-
Educação e subjetivação: elementos para uma escuta extemporânea Documento
-
Educação jurídica e relações luso-brasileiras: estudo comparado da história da educação das faculdades de Direito de Olinda e Coimbra Documento
-
Educação matemática: favorecendo investigações matemáticas através do computador. Documento
-
Educação no Contexto Capitalista Contemporâneo: as influências do pós-modernismo e do neoliberalismo sobre o currículo da escola pública Documento
-
Educação popular, educação do campo e multiterritorialidade do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: estudo do assentamento unidos de Santa Bárbara - Sítios Novos - Caucaia - Ceará Documento
-
Educação à Distância e Universidade Aberta do Brasil: quando a mercantilização do ensino e a precarização da docência alcançam um novo ápice? Documento
-
Eexperiências A/R/Tobiográficas: Diálogos narrativos sobre a formação de arte/educadoras Documento
-
Elogio do cotidiano: Educação Ambiental e a pedagogia silenciosa da caatinga no sertão do Piauí Documento
-
Em Cada Sala um Rosário, Em Cada Quintal uma Oficina: O Tradicional e o Novo no Ensino Tecnológico no Cariri Cearence. Documento
-
Emancipação e Educação em Marx: para uma da formação burguesa no horizonte da desigualdade social Documento
-
Empreendedorismo "inovador" nas escolas estaduais de educação profissional no contexto da crise estrutural do capital Documento
-
Ensinar a pesquisar: o que aprendem docentes universitários que orientam monografia? Documento
-
Ensino do Direito Bancário no Brasil - Uma Proposta Atualizadora Documento
-
Ensino religioso entre catequese e ciências da religião: uma avaliação comparativa da formação dos professores do ensino religioso no Brasil e da aprendizagem interreligiosa na Alemanha em busca de um ensino religioso interteológico e interdisciplinar Documento
-
Ensino remoto emergencial: análises das práticas pedagógicas de alfabetização e avaliação implementadas por docentes do 2º ano do E. F. de municípios cearenses Documento
-
Ensino, aprendizagem e prática avaliativa dos professores de Matemática, do ensino médio, da cidade de Fortaleza: uma abordagem fenomenológica. Documento
-
Entre a razão e os sentidos, a prescrição e a experiência: Friedrich Schiller e as possibilidades de uma educação alimentar estética. Documento
-
Entre orações, letras e agulhas: a pedagogia feminina das Casas de Caridade do Padre Ibiapina - Sertão Cearense (1855-1883). Documento
-
Entrecruzamentos temporais e resiliência no processo de biografização de jovens em situação de risco e de vulnerabilidade social Documento
-
Escola Agnes June Leith (manuscrito): implantando alimentação saudável em trabalhadores e escolares (1940-1966). Documento
-
Escola sem Partido e o ataque à liberdade de ensino: a expressão do pensamento reacionário da extrema direita Documento
-
Espiritualidade Eco-relacional no contexto da Formação Docente: Experiências Pedagógicas Dialógicas em Escolas de ensino médio em tempo integral do Ceará Documento
-
Estado e violência em tempos de capitalismo neoliberal Documento
-
Estrutura e Funcionamento do Ensino e a Gestão Educacional: Avaliação de disciplinas em cursos de pedagogia e licenciaturas na Universidade Federal do Ceará Documento
-
Estudo de caso avaliativo do currículo integrado do curso de refrigeração e climatização do PROEJA do IFCE Documento
-
Estudo perceptivo sobre avaliação do ensino-aprendizagem no curso de pedagogia na modalidade de Educação à distância da universidade Estadual do Ceará – UECE Documento
-
Estágio curricular supervisionado na Licenciatura plena em Química e a Integração Teoria e Prática: perspectivas do constituir-se professor Documento
-
Expectativas e participação dos pais no processo de desenvolvimento e escolarização do filho diagnosticado com TDAH Documento
-
Experiência e modernidade: um estudo sobre memória e tradição em diálogos com Freud e Benjamin Documento
-
Expressão musical e musicalização através de práticas percussivas coletivas na Universidade Federal do Ceará. Documento
-
FATORES INSTITUCIONAIS ASSOCIADOS AO DESEMPENHO EM MATEMÁTICA POR MEIO DA ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS (PCA) E DA DECOMPOSIÇÃO EM FATORES PARALELOS (PARAFAC) Documento
-
FATORES INSTITUCIONAIS ASSOCIADOS AOS RESULTADOS DOS DISCENTES NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES: ESTUDO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO. Documento
-
FATORES SOCIOECONÔMICOS ASSOCIADOS AO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA PROVA DE REDAÇÃO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) Documento
-
FETICHISMO, IDEOLOGIA E EDUCAÇÃO EM THEODOR ADORNO. Documento
-
FILOSOFIA DA ANCESTRALIDADE: Corpo e Mito na Filosofia da Educação Brasileira Documento
-
FORMAR CIDADÃOS ÚTEIS: OS PATRONATOS AGRÍCOLAS E A INFÂNCIA POBRE NA PRIMEIRA REPÚBLICA. Documento
-
FORMAÇÃO - ARTISTA E TERRITÓRIOS EXISTENCIAIS: BIOGRAFIZAÇÃO, ESCRITA E EXPERIÊNCIA Documento
-
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO: O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSOR DO LITORAL AO PÉ DA SERRA: UM PERFIL DESCONHECIDO. Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CARIRI CEARENSE - 1930 -1960: ESTUDO COMPARADO Documento
-
FORMAÇÃO EM CONTEXTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PARCERIA EM BUSCA DA MELHORIA DA QUALIDADE DE UMA CRECHE MUNICIPAL DE FORTALEZA Documento
-
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA AVALIAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRÉ E PÓS REFORMA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA), EM SOBRAL, CEARÁ Documento
-
FORMAÇÃO POLÍTICO-EDUCATIVA DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST) NO CONTEXTO DO GOVERNO LULA (2003 A 2010). Documento
-
FORMAÇÃO SOCIOCIENTÍFICA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: Discurso, Prática e Possibilidades. Documento
-
FUNDAMENTOS DA FORMAÇÃO ARTESANAL: a concepção dos jovens aprendizes sobre o processo profissionalizante Documento
-
Farias Brito, um filósofo brasileiro: vida, pensamento e crítica historiográfica Documento
-
Fatores de presença de ensino, social, cognitiva e afetiva em cursos a distância. Documento
-
Feira Livre de Bodocó como Espaço Educativo das Africanidades Bodocoenses Documento
-
Formação Docente para a Educação Superior - Nas trilhas de uma política institucional Documento
-
Formação Integral do Educando nos Discursos e nas Práticas Pedagógicas: A Experiência da Escola de Aplicação (1884 - 1940) Documento
-
Formação Profissional nos cursos de Serviço Social: o pensar e fazer pedagógico dos docentes Documento
-
Formação de Conselheiros para o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS) Documento
-
Formação de Professores (as) Ruralistas em Juazeiro do Norte (CE) (1934-1973): um projeto emancipatório? Documento
-
Formação de Professores de Música em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Documento
-
Formação de professores alfabetizadores em uma perspectiva sociointeracionista: a (re)elaboração de conceitos e práticas docentes Documento
-
Formação de professores de matemática que atuam na Educação de Jovens e Adultos com discentes cegos por meio da Sequência Fedathi Documento
-
Formação do professor reflexivo com a metodologia Sequência Fedathi para o uso das tecnologias digitais Documento
-
Formação do profissional secretário executivo na UFC: currículo, competência e cidadania Documento
-
Formação e Avaliação de Juízes Estaduais de Carreira: estudo comparativo a partir da experiência da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará nos anos de 2006 a 2014 Documento
-
Formação em agroecologia: um estudo das práticas educativas do curso de Tecnólogo em Agroecologia da Escola Agrotécnica (EAGRO) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) Documento
-
Fóruns Generalistas da Internet: mapeamento trocas e processos de aprendizagem. Documento
-
GABRIELA , CRAVO E CANELA: SUBJETIVIDADE FEMININA E RESISTÊNCIA NA OBRA DE JORGE AMADO Documento
-
GESTÃO E AVALIAÇÃO DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU: ESTUDO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PARA CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE ACREDITAÇÃO EDUCACIONAL Documento
-
Genese e funcao social da arte e os desdobramentos no processo formativo-educativo: uma analise fundamentada na estetica lukacsiana. Documento
-
Gestão de Competências, Gestão do Conhecimento e Organizações de Aprendizagem Documento
-
Glossários ilustrados bilíngues (Libras-Português): por uma pedagogia lexicoterminológico-funcional Documento
-
Grupos de pesquisa sobre relações raciais presentes no Diretório do CNPQ Documento
-
GÊNERO NO PERCURSO DE VIDA DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFC Documento
-
HISTÓRIA E MEMÓRIA DA CRIAÇÃO DA FUNEDUCE E UECE: ENTRE NARRATIVAS E DOCUMENTOS OFICIAIS Documento
-
HISTÓRIA e FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: identificando abordagens Documento
-
HISTÓRIA, CULTURA E DROGADIÇÃO - Saberes e rupturas sobre o uso de drogas Documento
-
Hilda Agnes Hübner Flores: memórias de uma intelectual educadora Documento
-
Hipócrates do amanhã: as Ligas Acadêmicas de Medicina e a Educação Médica na UFC Documento
-
História , Memória e Educação da Academia dos Cordelistas do Crato Documento
-
História da Universidade: Trajetórias e Experiências de Docentes da Universidade Federal do Ceará Documento
-
História das pessoas comuns: uma influência temático-conceitual nas pesquisas do núcleo de história e memória da educação da Universidade Federal do Ceará Documento
-
História, Razão Instrumental e Educação Emancipatória Documento
-
Honoré de Balzac e György Lukács: um diálogo entre estética, literatura e formação humana Documento
-
IDEIAS PEDAGÓGICAS E DESIGN DE JOGOS NA EDUCAÇÃO Documento
-
IMPLANTACAO DE UMA METODOLOGIA INOVADORA DE ENSINO E AVALIACAO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETENCIAS EMPREENDEDORAS: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE SISTEMAS E MIDIAS DIGITAIS DA UFC Documento
-
INCLUSÃO ESCOLAR E RESISTÊNCIA DOCENTE: A DIMENSÃO SUBJETIVA DOS PROFESSORES E SUAS DETERMINAÇÕES Documento
-
INOVAÇÃO E MUDANÇA: IMPLICAÇÕES SOBRE A CULTURA DOS PROFESSORES. Documento
-
INSTITUTO BOM PASTOR - FORTALEZA-CEARÁ: heterotopia, educação corretiva, autobiografia e memória. Documento
-
INTELECTUAIS, PROFESSORES E ARTISTAS: PRÃTICAS EDUCATIVAS, ARTE ENGAJADA E O MASSAFEIRA LIVRE (1955-1981). Documento
-
INTERAÇÕES CONTINGENTES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Documento
-
Ideologia e educação na perspectiva da ontologia marxiana. Documento
-
Ideologia e formação humana em Marx, Lukács e Mészáros. Documento
-
Igualdade Substantiva, Política Radical e Educação: Mediações para a Negação do Capital em István Mészáros Documento
-
Imagens da infância: representação da criança em Guimarães Rosa e Clarice Lispector Documento
-
Impactos da Resolução CNE/CP Nª 2/2015 na formação de professores dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão em Caxias ? MA Documento
-
Indicadores de Metodologias Ativas com Suporte das Tecnologias Digitais - Estudo com Docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Documento
-
Indicadores de gestão do TCU e o desempenho dos cursos no Enade : um estudo de cursos de graduação Documento
-
Indicadores do Programa de Prevenção dos Riscos Biológicos: abordagem da educação para promover a saúde ocupacional - um estudo num hospital de ensino. Documento
-
Individuo, Trabalho e Educacao Documento
-
Infância e Memória: a educação da criança cearense nas primeiras décadas do século XX Documento
-
Inserção das interfaces digitais interativas (IDI) no ensino presencial superior: práticas educativas e formação docente no curso de pedagogia da UERN Documento
-
Integração das Tecnologias e Currículo: a aprendizagem significativa dos licenciandos de ciências na apropriação e articulação entre saberes científicos, pedagógicos e das TDIC Documento
-
Interações sociais na Educação Infantil e apropriação das práticas culturais Documento
-
JOANA PAULA DE MORAIS: HISTÓRIA, MEMÓRIA E TRAJETÓRIAS EDUCATIVAS (1900-1963) . Documento
-
JOGOS ELETRÔNICOS, MUNDOS VIRTUAIS E IDENTIDADE: O SI MESMO COMO EXPERIÊNCIA ALTERITÁRIA. Documento
-
JOVENS DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO WLADIMIR RORIZ: CONSTRUÇÃO DA CULTURA DE PAZ E DOS VALORES HUMANOS Documento
-
JUVENAL GALENO E SUAS CANÇÕES POPULARES: REFLEXO DO PROPÓSITO EDUCACIONAL ROMÂNTICO SOB OS AUSPÍCIOS DO ESPIRITUALISMO ECLÉTICO (1836 – 1889) Documento
-
JUVENTUDE E ESCOLA: DESVENDANDO TEIAS DE SIGNIFICADOS ENTRE ENCONTROS E DESENCONTROSOLA: OLHARES QUE SE ENTRECRUZAM Documento
-
JUVENTUDES, AFETOS E LINGUAGEM: O SABER DISCURSIVO E A FORMULAÇÃO DE SENTIDOS SOBRE O AMOR A PARTIR DA FALA DE JOVENS ACADÊMICOS. Documento
-
JUVENTUDES, CULTURA DE PAZ E ESCOLA: TRANSFORMANDO POSSIBILIDADES EM REALIDADE. Documento
-
Jacarecanga - patrimônio e memória da cidade de Fortaleza Documento
-
Joaquim Nogueira: percurso profissional, projetos escolares e práticas educacionais (1904-1934) Documento
-
Jornal das Moças: leitura, civilidade e educação femininas (1932-1945). Documento
-
José Mário de Araújo: Memória e trajetória na constituição do campo de ensino do violão no Ceará Documento
-
Jovem que velho respeita:as experiências e saberes da juventude candomblecista Documento
-
Jovens da Escola do Campo: Tessituras Híbridas com a Cultura do Campo e da Cidade Documento
-
Jovens da escola quilombola de Paratibe – PB: convivência, pertencimento e negação Documento
-
Jovens em conflito com a lei: privação de liberdade, punição e ressocialização Documento
-
Jovens enlutados: um estudo sobre a (re)significação da dor espiritual da perda Documento
-
Juventudes e meio ambiente: práticas e processos educativos dos jovens do entorno da Lagoa do Opaia Documento
-
Juventudes, Culturas e Cidadanias: diálogos em perpectivas no Centro Cultural CELITA Documento
-
LABIRINTO: ME ENCONTRO NAS COISAS PERDIDAS DO MUNDO. EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA. Documento
-
LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO CEARÁ (1997 - 2017): REALIZAÇÕES E DESAFIOS Documento
-
LEIDE COTAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC): AVALIAÇÃO DOS SEUS IMPACTOS Documento
-
LEITURAS DE SI NAS CIRANDAS CIGANAS COM AS CRIANÇAS DO BAIRRO SUMARÉ EM SOBRAL/CE: HIBRIDAÇÃO E RESISTÊNCIAS Documento
-
LEOPARDI, SCHOPENHAUER E NIETZSCHE E A RUPTURA COM A IDEÍA DE HISTÓRIA COMO PROGRESSO Documento
-
LETRAMENTO DIGITAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DURANTE A AÇÃO DE BLOGAGEM: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES E DAS EMOÇÕES Documento
-
LUKÁCS: ESTRANHAMENTO, ÉTICA E FORMAÇÃO HUMANA. Documento
-
Labirinto: me encontro nas coisas perdidas do mundo - Não-linearidade e Educação Documento
-
Levados por Anjos: Modos de vida, educação e sexualidades juvenis Documento
-
Linguagem, consciência e ideologia na formação do sujeito histórico-social em Mikhail Bakhtin Documento
-
Literatura, currículo e sabores: dimensões pedagógicas no Sítio do Picapau Amarelo Documento
-
MASF: Modelo de referência para aplicação da Sequência Fedathi na formação de profissional e na produção de conteúdo Documento
-
MATRIZ ACEF9: MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO COGNITIVA EM LARGA ESCALA DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL (9º ANO). Documento
-
MC-Learning: Práticas colaborativas na escola com o suporte da tecnologia móvel. Documento
-
MEDIAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS METACOGNITIVAS EM LEITURA E ESCRITA. Documento
-
METACOGNIÇÃO: UM APOIO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA BANDA DE MÚSICA. Documento
-
MEU FILHO, EU SOU É DE CIRCO!: EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS E SIGNIFICAÇÕES JUVENIS DE CIRCO SOCIAL EM CANOA QUEBRADA, CEARÁ Documento
-
MOVIMENTO SOCIAL E PROCESSOS EDUCATIVOS: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO COLETIVO NA COMUNIDADE DE CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS Documento
-
MOVIMENTOS DE UMA JUVENTUDE BAILARINA: ESTIGMA, SEXUALIDADE E FORMAÇÃO NA ESCOLA DE DANÇA DE PARACURU Documento
-
MULTILETRAMENTOS MEDIADOS PELO COMPUTADOR EM SALA DE AULA: A PERSPECTIVA DAS CULTURAS JUVENIS EM FLUXO. Documento
-
Marx e a questão Estado nas obras de juventude e em O Capital Documento
-
Marxismo, educação, consciência e luta de classes no sindicato dos gráficos do Ceará Documento
-
Matemática e deficiência visual Documento
-
Matriz histórica dos movimentos sociais: entre a cidadania na lógica do capital e a emaciapação humana. Documento
-
Mediações pedagógicas no uso de aplicativos educacionais de leitura e escrita da play store: implicações para alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual. Documento
-
Meditação Autobiográfica Sobre A arte de viver de Sri Sri Ravi Shankar: aventura, formação, sabedoria e espiritualidade Documento
-
Meio Ambiente e Educação Ambiental no MST: Representações Sociais no Assentamento 10 de Abril no Crato -Ceará Documento
-
Memória, fé e pedagogias vicentinas: a presença do ideal de educação cristã do século XIX na vida das alunas do Colégio da Imaculada Conceição da década de 1950. Documento
-
Memórias de Idosos Analfabetos Documento
-
Memórias e Histórias de Quilombos no Ceará Documento
-
Metacognição como estratégia pedagógica para o ensino coletivo de instrumentos de sopro da família dos metais no âmbito de um curso de licenciatura em música Documento
-
Modelos de Formação do profissional médico Documento
-
Movimento artístico e educacional de fundamento negro da Praça da República: São Paulo 1960 - 1980. Documento
-
Mulheres Beletristas e Educadoras: Francisca Clotilde na Sociedade Cearense - de 1862 a 1935. Documento
-
Mulheres negras, doutoras e professoras universitárias: desafios e conquistas. Documento
-
Máquinas e sujeito: experiências de operários têxteis frente à modernização tecnológica (Natal, 1999) Documento
-
Móbeis, Sentidos e Saberes: o professor da educação infantil e sua relação com o saber. Documento
-
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE TERESA DE ÁVILA: VEREDAS E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO HUMANA NA CONTEMPORANEIDADE Documento
-
NO PROFIT LEFT BEHIND: OS EFEITOS DA ECONOMIA POLITICA GLOBAL SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA Documento
-
Narrativas Biográficas e Experiências Educacionais de Prostitutas do Centro de Fortaleza Documento
-
Narrativas autobiográficas de professores universitários acerca do cinema como experiência formadora da docência. Documento
-
Natureza e verdade: A pedagogização ambiental da sociedade contemporânea Documento
-
No ar, um poeta: do singular ao plural - experiências afetivas (trans)formadoras em um percurso autobiográfico poético-radiofônico. Documento
-
Nos atalhos do pedir: favores, paternalismo e planejamento educacional no Ceará ( 1963-1982) Documento
-
Novos Marcos do dualismo Educacional na Sociedade Contemporânea: o caso do PROJOVEM urbano de Fortaleza Documento
-
Novos projetos pedagógicos para a formação de professores: registros de um percurso. Documento
-
O "Reino da Glória" e a moral católica: Memórias sobre a educação feminina e a prostituição na cidade de Crato - CE Documento
-
O (Neo) Pragmatismo Como Eixo (Des) Estruturante da Educacao Contemporanea Documento
-
O CONCEITO DE CLASSE EM O CAPITAL: O PROFESSOR COMO PROLETÁRIO EM MARX. Documento
-
O CONCEITO DE FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG) EM HEGEL. Documento
-
O CORPO EM PROCESSO DE ADOECIMENTO E SUAS (RE) SIGNIFICAÇÕES PSICOSSOCIAIS NO CURRÍCULO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Documento
-
O CURRÍCULO E A CULTURA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE PODER:PRATICANDO ESTUDOS CULTURAIS NUMA ESCOLA PÚBLICA Documento
-
O CURRÍCULO OCULTO E A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DO BOMBEIRO MILITAR: O HERÓI (RE)VELADO. Documento
-
O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI ? URCA: constituição, desenvolvimento curricular e formação docente (1987 ? 2017) Documento
-
O Colégio Salesiano de Juazeiro do Norte e o Projeto Educacional do Padre Cícero: os benfeitores da juventude (de 1939 a 1970) Documento
-
O Círculo Operário de Barbalh-CE como expressão da do catolicismo social na educação ena cultura Documento
-
O DESAFIO PARA INTEGRAR A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL À EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS. Documento
-
O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA, NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA E NOS CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ A PARTIR DE UMA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA Documento
-
O EDUCADOR E A EDUCAÇÃO DE RESISTÊNCIA SOB O PRISMA DA DIALÉTICA NEGATIVA DE ADORNO Documento
-
O GINÁSIO ESCOLA NORMAL VIRGÍLIO TÁVORA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES NO MACIÇO DE BATURITÉ/CE Documento
-
O HABITUS ACADÊMICO: O CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR – URCA E SUA INFLUÊNCIA NA AÇÃO DOCENTE DOS ALUNOS-PROFESSORES. Documento
-
O Homem e a conquista dos espaços - o que os alunos e os professores fazem, sentem e aprendem na escola Documento
-
O JOGO DA COMPREENSÃO DE GENERO: UM DIALOGO HERMENEUTICO DO PESQUISADOR COM DIVERSOS HORIZONTES DE SENTIDOS Documento
-
O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA E ENSINO (LME) NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR: ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS COM BASE NA SEQUÊNCIA FEDATHI Documento
-
O LIMOEIRO DA EDUCAÇÃO A HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DA DIOCESE E A AÇÃO EDUCACIONAL DE DOM AURELIANO MATOS EM LIMOEIRO DO NORTE (1938-1968). Documento
-
O MOVIMENTO OPERÁRIO E A EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES NA PRIMEIRA REPÚBLICA: A DEFESA DO CONHECIMENTO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA. Documento
-
O Movimento Estudantil de 1968 na Espanha e Europa, e conexões com os movimentos no Brasil Documento
-
O NOVO ENSINO MÉDIO ? LEI Nº 13.415/2017: CONTRIBUTO PARA A CONTRARREFORMA DO ESTADO BRASILEIRO Documento
-
O PAPEL DOS ARTEFATOS NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Documento
-
O PROBLEMA DA FORMAÇÃO HUMANA EM FREUD: CONSIDERAÇÕES PSICANALÍTICAS ACERCA DO LUGAR DO ÓDIO NA CULTURA CONTEMPORÂNEA Documento
-
O PROEJA NO IFPA CAMPUS CASTANHAL E A EXPERIÊNCIA DA ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA (2007 A 2009) Documento
-
O Pensamento Criador - Narratividade enquanto Ato Criador: processos criativos na crítica da cultura Documento
-
O Programa Universidade Para Todos - PROUNI e a pseudodemocratização na contra-reforma da educação superior no Brasil. Documento
-
O Projeto de Educação Integral no Ceará: uma análise onto-marxista de seus fundamentos teórico-metodológicos, concepções e competências socioemocionais Documento
-
O Projeto de Educação do Estado Burguês Industrial para a classe Trabalhadora no Ceará (1987-2002) Documento
-
O Prêmio Escola Nota Dez e suas implicações a subjetividade das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental do Estado do Ceará Documento
-
O Reiki na Faculdade de Educação: construindo uma Cultura de Paz Documento
-
O SENTIDO DA FORMAÇÃO DOCENTE: NARRATIVAS DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UFRN CERES - CAICÓ Documento
-
O SISTEMA GLOBAL DO CAPITAL E A DESQUALIFICAÇÃO DO TRABALHO Documento
-
O Sindicalismo como práxis: desafios da formação humana em tempos de tormenta Documento
-
O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) e o currículo escolar: implicações no 9º ano do ensino fundamental Documento
-
O TRABALHO COM PROJETOS E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
O TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (TDAH): CONSTRUIR PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO EM TRÊS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA Documento
-
O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS CEGOS NAS ESCOLAS ESPECIAIS EM FORTALEZA-CE Documento
-
O Violão Clube do Ceará, habitus e formação musical Documento
-
O caso Sady e Ágaba: o crime da Praça Comendador Felizardo Leite e a revolta dos estudantes do grêmio 24 de março Documento
-
O complexo do alimento e a formação humana no cotidiano da crise estrutural do capital Documento
-
O conceito de grupo: sua formação poir alunos de Matemática Documento
-
O currículo como Mandala: um estudo de caso sobre a formação do licenciado em ciências biológicas Documento
-
O currículo do Ensino Médio Integrado: da intenção à realização. Documento
-
O currículo praticado no contexto do Programa Mais Educação: concepções, práticas e limitações da Educação Integral Documento
-
O dispositivo da verdade: uma anÃlise a partir do pensamento de Michel Foucault. Documento
-
O ensino do Cálculo Diferencial e Integral em uma perspectiva da Sequência Fedathi: caracterização do comportamento de um bom professor Documento
-
O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como alternativa de produção de conhecimento. Documento
-
O ensino médio noturno sob o signo da Reforma: implicações para a formação do trabalhador Documento
-
O ensino superior no ideário político do aciolismo: a ação pedagógica da Faculdade Livre de Direito do Ceará, no período de 1903 a 1912. Documento
-
O esperado e o obtido na visão dos alunos que frequentaram os cursos da Escola Superior de Magistratura do Ceará no período de 1995 a 2002 Documento
-
O inumano e a educação: problemas colocados à educação a partir do pensamento de Michel Foucault e Giorgio Agamben Documento
-
O itinerário da formação de professores no Ceará Documento
-
O jogar e o funcionamento cognitivo do sujeito surdo Documento
-
O jogo como parceiro da ação pedagógica de ensino e avaliação nos anos iniciais do ensino fundamental. Documento
-
O movimento estudantil nos tempos da barbárie: a luta dos estudantes da UECE em defesa da universidade pública. Documento
-
O papel da produção social na gênese, no desenvolvimento e no porvir do gênero humano Documento
-
O programa de formação continuada para gestores escolares da CEFEB e seus efeitos nas escolas municipais do estado do Ceará Documento
-
O projeto Conhecendo Grandes pessoas e o Lar Fabiano de Cristo: possibilidades ao diálogo inter -religioso em ambiente educativo Documento
-
O projeto formativo do Engenheiro Agrônomo no Curso de Agronomia da UFC em Fortaleza Documento
-
O saber ludo-sensível na visão de docentes em um curso de Pedagogia: estudo exploratório na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Documento
-
O trabalho e a mobilização de saberes docente: limites e possibilidades da racionalidade pedagógica na Educação Superior Documento
-
OMEROS: vozes de identidade e cultura em Derek Walcott. Documento
-
OS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO CEARÁ: OS PROCESSOS DE REFORMULAÇÕES CURRICULARES A PARTIR DE DETERMINANTES LEGAIS E DAS NARRATIVAS DOS COORDENADORES Documento
-
OS MOVIMENTOS NEGROS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL E NO URUGUAI APÓS A CONFERÊNCIA DE DURBAN Documento
-
OS MOVIMENTOS SOCIAIS, AS FAVELAS E A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE: HISTÓRIAS DE VIDA DE EDUCADORES SOCIAIS DO TITANZINHO Documento
-
OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS ÀS TRAJETÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO NO PROEJA: ENCONTROS E DESENCONTROS DOS SUJEITOS JOVENS E ADULTOS COM A ESCOLA Documento
-
OTIMIZAÇÃO DA EFICIÊNCIA EDUCACIONAL DE UNIDADES ESCOLARES: VIVÊNCIAS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM COM MÉTODOS MULTICRITÉRIOS Documento
-
Objetividade Ontológica e Alienação Teórica Documento
-
Os Herdeiros da memória: o Lar de Todos e a história social da educação cristã no Pirambu - Ceará (anos 1950-1960) Documento
-
Os Limites da Burocracia Racional-Legal: Neopatrimonialismo e Hegemonia Política Local Documento
-
Os Saberes Agrário-agrícola no Projeto Formativo da Escola Rural: o currículo como uma politica cultural Documento
-
Os Saberes Docentes do Orientador de Estágio Curricular do Curso de Licenciatura em Geografia Documento
-
Os Sentidos da Experiência Religiosa nas Narrativas das Missionárias Nityamas, Gregas e Mayas: um mergulho no universo do Vale do Amanhecer Documento
-
Os congos de Milagres e africanidades na educação do Cariri cearense Documento
-
Os sentidos atribuídos por professoras de 2º ano do ensino fundamental às práticas docentes de alfabetização de alunos com deficiência intelectual Documento
-
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA PRÁTICA EDUCATIVA DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DOM FRAGOSO NO CEARÁ. Documento
-
PERFORMANCE, ARTE E MARCADORES DE DIFERENÇAS: PROCESSOS DE APRENDIZAGENS SOBRE O GÊNERO, RAÇA E CLASSE COM O GRUPO TAMBORES DE SAFO Documento
-
POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO, FORMAÇÃO E PRÁTICA SOCIAL: O CASO DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA - PA. Documento
-
POSSIBLE SELVES DOS JOVENS DA PERIFERIA DE FORTALEZA: UMA PESQUISA DE MÉTODOS MISTOS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES COM CURSOS DE MÚSICA Documento
-
POTENCIAL FORMATIVO EMANCIPATÓRIO NA SOCIEDADE ADMINISTRADA: ANÁLISE DA REALIDADE CONTRADITÓRIA, NO IFCE, CAMPUS IGUATU Documento
-
PRETAGOGIA: CONSTRUINDO UM REFERENCIAL TEÓRICO- METODOLÓGICO, DE BASE AFRICANA, PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS. Documento
-
PROCESSOS IDENTITÁRIOS DOCENTES: PERCURSOS DE VIDA E DE TRABALHO NO CONTEXTO DO PROEJA. Documento
-
PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: QUEM SÃO, O QUE PENSAM E COMO ALFABETIZAM. Documento
-
PROJETO EMANCIPATÓRIO E FORMAÇÃO ÉTICA DO EDUCADOR: FUNDAMENTOS, VALORES E PRÁXIS. Documento
-
PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE CRÍTICO-REFLEXIVA EM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
PRÁTICAS DE CLIENTELISMO, EDUCAÇÃO PLANEJADA E O SONHO DA REDENÇÃO HUMANA EM TORNO DO Plameg ? Plano de Metas do Governo Virgílio Távora (Ceará, 1963-66) Documento
-
PRÁTICAS DE ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NA REDE PÚBLICA DE FORTALEZA: LETRAMENTOS EM CONTEXTO DIGITAL? Documento
-
PRÁTICAS E SABERES DA DOCÊNCIA VIRTUAL. Documento
-
PSICOLOGIA DO GOSTO: COTIDIANO ESCOLAR E ALIMENTAR NO PIAUÍ. Documento
-
PSICOSES NA INFÂNCIA E ESCOLARIZAÇÃO: UMA PESQUISA COLABORATIVA NA REDE REGULAR DE ENSINO. Documento
-
Pedagogia da educação infantil, gestão escolar e liderança pedagógica: um estudo de caso multicontexto numa pedagogia transmissiva e numa pedagogia participativa Documento
-
Pedagogia da ocupação: formação nas lutas e resistências da Comuna 17 de abril em Fortaleza Documento
-
Pensamento Pos - Moderno e Educacao na Crise Estrutural do Capital Documento
-
Pensar a liberdade em Slavoj Zizek. Uma reflexão sobre ciência, ontologia, subjetividade e política emancipatória. Documento
-
Pesquisa e pós-graduação em educação na formação de historiadores: narrativas de professores cearenses Documento
-
Planejamento Educacional no Ceará: a escola como ponto de partida? Documento
-
Planejamento e Projeto Político Pedagógico nas Universidades Federais Brasileiras Documento
-
Pluralidade e Diferenças Culturais na Escola: A Formação Para a Cidadania em Questão Documento
-
Políticas de Estado e Correlação de Forças Locais Documento
-
Políticas de Leitura e Biblioteca Escolar: um Jogo de Silêncios na Educação Cearense Documento
-
Políticas públicas educacionais e implicações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) para a formação do professor de matemática Documento
-
Por onde andou nossa família: veredas e narrativas da história de famílias afrodescendentes no pós-abolição. Documento
-
Pornografia de vingança em redes sociais: perspectivas de jovens vitimadas e as práticas digitais Documento
-
Potencialidades silentes: Avaliação diagnóstica de alunos surdos com altas habilidades Documento
-
Prisões e Mídia produção de subjetividade despossuídas uma Pedagogia de Despossuição. Documento
-
Problemas solucionável, não solucionável e criativo: estudo à luz dos logos racional e razoável Documento
-
Professor Municipal: entre as políticas educacionais e as trajetórias pessoais Documento
-
Professor-leitor: de um olhar ingênuo a um olhar plural Documento
-
Professores de Música em (trans)formação: Um estudo sobre concepções e práticas constituindo o habitus docente Documento
-
Professores e professoras travestis e transexuais na escola: diálogos sobre formação docente e inclusão LGBTQIA+ na escola Documento
-
Professores-estudantes e suas trajetórias: a construção de si como sujeitos da formação Documento
-
Programas de formação de professores alfabetizadores de crianças: análise dos aspectos políticos e pedagógicos Documento
-
Projeto Educativo e Político-Pedagogico da Escola de Ensino Médio: tradições e contradições na gestão e na formação para o trabalho. Documento
-
Proposta de modelo para avaliação da coesão em comunidades virtuais de aprendizagem Documento
-
Práticas Educativas Digitais e Políticas Públicas: Construindo a Política Nacional de Educação Museal Documento
-
Práticas Lúdicas E Diversidade Étnico-Racial: Práxis Pedagógica Em Contexto De Pesquisa Intervenção. Documento
-
Práticas Pedagógicas e Gestão da Sala de aula Inclusiva Documento
-
Práticas de Leitura no Contexto Acadêmico: Um Estudo de Caso da Faculdade de Educação de Itapipoca Documento
-
Práticas educativas digitais: uma cultura participativa em formação Documento
-
Práxis pedagógica unitária: do conto musical “Pedro e o lobo” à avaliação reflexiva Documento
-
QUALIDADE DA GESTÃO ACADÊMICA E DA DOCÊNCIA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO: VALIDANDO RELAÇÕES COM O CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS (CPC). Documento
-
QUANDO O AGRICULTOR NÃO CHEGA À ESCOLA: PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E AGRICULTURA FAMILIAR Documento
-
Qualificação Profissional sob os Marcos da Reestruturação Produtiva: uma releitura do PEQ/CE Documento
-
Quando trabaio é ensinação pra rude e educação é bom pro caba conseguir emprego melhor: falas, representações e vivências da educação escolar na reforma agrária Documento
-
REABILITAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DE PRECARIZAÇÃO DO MUNDO DO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO PROGRAMA REABILITA DO INSS Documento
-
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL: DIZERES DE CRIANÇAS SOBRE CULTURA E HISTÓRIA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA. Documento
-
RELIGIÕES TRADICIONAIS DE BASE AFRICANA NO CARIRI CEARENSE: EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E MOVIMENTO SOCIAL. Documento
-
ROTAS MOVEDIÇAS: A CRIAÇÃO E O ENSINO DE ARTE NOS TRAJETOS DA VIDA E DA HISTÓRIA. Documento
-
Racionalidade e Projeto Político Pedagógico:um olhar a partir do Currículo e do relato das PráticasDocentes de professores do Curso de Ciências Contábeis da UFC Documento
-
Reestruturação produtiva, reengenharia e educação no trabalho: universidade corporativa para a nova fase do capitalismo Documento
-
Referências Para Avaliar Aprendizagem:Perspectiva de Formação Docente Documento
-
Reforma Educacional Brasileira (1995-2000): da Transição a um Modelo Singular da Gestão Documento
-
Reinventando Práticas e saberes: Uma incursão no Cotidiano das Comunidades Eclesiais de Base Documento
-
Reproduções interpretativas de crianças sobre as relações entre escola e família. Documento
-
Revisão do instrumento de avaliação de cursos adotado pelo INEP/MEC na perspectiva da graduação na modalidade a distância Documento
-
Ruah, o sopro da vida: cultura de paz, sonhos e esperanças nas juventudes do Lar Fabiano de Cristo Documento
-
SABER DOCENTE, ORALIDADE E CULTURA LETRADA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma análise da prática docente à luz da escola de Vigotski Documento
-
SABER SER, SABER FAZER: TERAPIA COMUNITÁRIA, UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA. Documento
-
SABERES PERCUSSIVOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE FORTALEZA Documento
-
SABERES-PRÁTICAS DOCENTES SOBRE CRIANÇAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA Documento
-
SE É DE PAZ PODE CHEGAR, ENTRAR NA RODA E JOGAR : FORMAÇÃO DE EDUCADORES DA ASSOCIAÇÃO ZUMBI CAPOEIRA EM CULTURA DE PAZ. Documento
-
SEGURANÇA, BIOPOLÍTICA E EDUCAÇÃO: O EMPRESARIAMENTO DA SEGURANÇA PÚBLICA COMO DISPOSITIVO PEDAGÓGICO Documento
-
SENTIDOS DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DE COORDENADORES E ALUNOS DO PIBID/UESPI: RESSIGNIFICADOS DA FORMAÇÃO INICIAL Documento
-
SER PROFESSOR EM CURSOS DE DIREITO EM FORTALEZA: VISÃO FENOMENOLÓGICA Documento
-
SIMBOLISMO E CRÍTICA: A EXPERIÊNCIA MUSICAL E SUAS INTERPRETAÇÕES. Documento
-
Saberes Ancestrais femininos na filosofia africana: poéticas de encantamento para metodologias e currículos afrorreferenciados Documento
-
Saberes e Práticas da Educação Diferenciada Indígena Tremembe Documento
-
Saberes e práticas de docentes que atuam no 5º ano do ensino fundamental sobre as operações de adição e subtração à luz da cifranavização Documento
-
Saberes, valores e ensinamentos afrocomunitarios na capoeira: abordagem pretagogica em atividades educacionais. Documento
-
Sem amor não há perspectiva - O Grupo de Mulheres das Goiabeiras e a Educação Ambiental Dialógica Documento
-
Sentidos de vida e morte para meninos com experiência de moradia de rua:uma pesquisa sociopoética Documento
-
Sentidos do lúdico na educação infantil: dos dispositivos institucionais aos modos de fazer. Documento
-
Sexualidade e Adolescência: uma investigação com adolescentes masculinos com experiência de rua, e em situação de abrigo Documento
-
Sexualidade e Relações de Gênero na Escola: uma cartografia dos saberes, práticas e discursos dos/as docentes Documento
-
Sobre o saber que não se sabe necessário à formação e práxis do educador - palavras, silência, ditos e (contra)ditos Documento
-
Sobre tecnologias, educação, formação e etnografia: a experiência do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação (UFC) Documento
-
Sociabilidade no Assentamento Rural de Santana: Terra e trabalho na construção do ser social. Documento
-
Sonoridades múltiplas: práticas criativas e interações poético-estéticas para uma educação sonoro-musical na contemporaneidade. Documento
-
Sua Majestade o Autista: fascínio, culpa e exclusão no mundo contemporâneo. Documento
-
Subjetivação e Educação Indígena Documento
-
TEATRO E CURRÍCULO EM CONTRACENA: SENTIDOS PARA A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CURSO DE TEATRO-LICENCIATURA/ICA/UFC. Documento
-
TECNOLOGIAS DIGITAIS E O DESENVOLVIMENTO DA TOMADA DE DECISÃO NA CONTABILIDADE: A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA APRENDIZAGEM DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Documento
-
TESSITURAS DA FORMAÇÃO EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: OS DESAFIOS À CULTURA DE AVALIAÇÃO E A BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO CRÍTICO - REFLEXIVA Documento
-
TORNAR-SE NEGRO: TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NO CEARÁ Documento
-
TRABALHO LIVREMENTE ASSOCIADO: FUNDAMENTO DA SOCIEDADE EMANCIPADA. Documento
-
TRAJETÓRIAS DE ESPIRITUALIDADE DE MULHERES REZADEIRAS: O QUE A VIDA LHES ENSINOU° Documento
-
TRANSDISCIPLINARIDADE E RELAÇÕES MULTIDIMENSIONAIS ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COAPRENDIZAGEM ASSÍNCRONA E SABERES TECIDAS EM NARRATIVAS DE CURSISTAS EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO. Documento
-
Teatro Infantil e Educação em Walter Benjamin Documento
-
Tecendo Africanidades Como Parametro para Educação Quilombola e do Campos Documento
-
Tecnologias Digitais no Ensino de química Documento
-
Tecnologias digitais e a prática pedagógica do PROEJA, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Belém. Documento
-
Tecnologias digitais e ensino de matemática: compreender para utilizar Documento
-
Teoria crítica na educação: os processos de subjetivação no contexto do declínio da experiência Documento
-
Teoria do Conhecimento e Educação no Pensamento de Jean-Jacques Rousseau Documento
-
Tessitura de Saberes Ambientais e Ecopráxis no Movimento Pró-parque Lagoa de Itaperaoba, em Fortaleza Documento
-
Testes de aptidão musical em cursos de licenciatura em música: desnaturalização do conceito e suas implicações em ações educativo-musicais Documento
-
Trabalhadores invisíveis na escola: relações de trabalho, de gênero e corporalidade Documento
-
Trabalho docente, formação e profissionalização: o que nos revela o cotidiano do professor Documento
-
Trabalho, Reprodução Social e Educação Documento
-
Trabalho, corpo e formação humana: um exame sobre o complexo social da educação física em abordagens pedagógicas no Brasil Documento
-
Trabalho, educação e reconhecimento: uma investigação crítica dos pressupostos filosóficos e políticos do ensino técnico integrado. Documento
-
Trajetória organizativa do sindicalismo docente nas universidades federais do Ceará: Natureza de classe, micropolitização e plena oficialização Documento
-
Trajetórias Escolares e Experiências Trilhadas por Jovens das Camadas Populares Documento
-
Trajetórias Musicais e Caminhos de Formação: a constituição do habitus docente de três músicos educadores da região do Cariri e suas experiências no Curso de Música da UFCA. Documento
-
Trajetórias de mulheres negras líderes de movimentos sociais em Araraquara - SP: estratégias sociais na construção do modo de vida Documento
-
Transdisciplinaridade e inter-relações entre a avaliação e o desenvolvimento da aprendizagem assíncrona através de narrativas de cursistas universitários em fóruns de discussão. Documento
-
Transferência de Conhecimento entre a universidade e a indústria: uma análise nacional Documento
-
Travesti na Escola : Assujeitamento e/ou Resistência a Ordem Normativa Documento
-
UM NOVO PROJETO EPISTEMOLÓGICO E TEÓRICO PARA A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: UMA APLICAÇÃO NA AUTO-AVALIAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO SETOR PRIVADO Documento
-
UNIVERSIDADE EM FOCO: AS RELAÇÕES DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NO CAMPUS DE MARABÁ Documento
-
UTOPIA CONCRETA, ESPERANÇA E EDUCAÇÃO: O PRINCÍPIO ESPERANÇA DE ERNST BLOCH COMO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. Documento
-
Um estudo sobre a prática pedagógica construtivista de professores de Ciências Documento
-
Um inventário luminoso ou um alumiário inventado - uma trajetória humana de musical formação. Documento
-
Um modelo para elaboração de materiais didáticos para a educação a distância em rede a partir de critérios pedagógicos e comunicacionais Documento
-
Uma proposta de ciclos formativos em educomunicação baseados na práxis fedathiana: o case do CRID Documento
-
Uma proposta pedagógica para uso do bate-papo virtual na Educação Documento
-
Urucongo de Artes : Os sentidos das experiências de Educação Popular para Jovens Rurais Documento
-
Uso da Teoria Clássica dos Testes - TCT e da Teoria de Resposta ao Item - TRI na Avaliação da Qualidade Métrica de Testes de Seleção Documento
-
VALIDAÇÃO DA ESCALA HOMO ZAPPIENS-TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA AVALIAÇÃO DO USO DAS TICS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO MILITAR EM FORTALEZA/CE: ESTUDO DE CASO Documento
-
VIBRAÇÕES DAS SINGULARIDADES CULTURAIS DA ESCOLA DO CHORO Documento
-
VIGILÂNCIA, TRANSGRESSÃO E ?PUNIÇÃO?: MEMÓRIAS DE EX-ALUNAS DE ESCOLAS CATÓLICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORAS (1964-1969). Documento
-
VIGOTSKI: UM ESTUDO À LUZ DA CENTRALIDADE ONTOLÓGICA DO TRABALHO. Documento
-
VIOLÊNCIA RELIGIOSA NO ENSINO DE HISTÓRIA: RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA CONTRA AS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS NO BRASIL E EM MOÇAMBIQUE Documento
-
VOZES E TERRITORIALIDADES NO PÓS-ABOLIÇÃO: HISTÓRIAS DE FAMÍLIAS NEGRAS E RESISTÊNCIA IDENTITÁRIA - O CASO DO CURURUQUARA-SP Documento
-
Validação do teste TSIN (QL) como instrumento de avaliação qualitativa do processo de ensino e aprendizagem Documento
-
Valores Humanos na Educação: construção de uma cultura de paz na Escola Yolanda Queiroz Documento
-
Valorização da cosmovisão africana na escola: uma pesquisa-formação com professoras piauienses Documento
-
Violência Infantojuvenil e o território da escola: O Bullying como analisador de processos de subjetivação contemporâneos. Documento
-
Vou para a rua! Memórias de estudantes dos colégios do centro de Fortaleza nos anos 1980. Documento
-
Walter Benjamin entre tempo e linguagem: experiência, transmissão e formação como crítica do destino e da culpa. Documento
-
Yoga e Espiritualidade em Projeto de Extensão : Caminhos para uma Cultura de Paz na UFC Documento
-
expriencia formativas dos romeiros do padim Cicço:entre rezas, ritos e cura Documento
-
pensamento complexo e educação para o futuro: entrelaçamentos na teia ideológica do capital. Documento
-
possibilidades e limites da participação dos trabalhadores nas comissões tripartite Documento
-
superando a pedagogia sertaneja: grupo escolar, escola normal e modernização da escola primária pública piauiense(1908 - 1930) Documento
-
ÂZÊ SIKUTÕRI - PARA NÃO ESQUECER - Entre a oralidade e o aprendizado da escrita. Documento
-
ÉTICA E ONTOLOGIA EM LUKÁCS: FUNDAMENTOS AO COMPLEXO SOCIAL DA EDUCAÇÃO. Documento
-
Ética da Eliminação: uma desterritorialização da violência (linhas transversais aos territórios escolares) Documento
-
Ética na construção/reconstrução de um projeto político-pedagógico de escola, na formação/ação dos educadores: uma dimensão ineliminável Documento
-
ÒWÈRÈ NOS CAMINHOS DA DIDÁTICA AFRORREFENCIADA: PRETAGOGIA E TRADIÇÃO ORAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Documento
-
Úniversidade e escola públicas; processo contínuo na construção curricular de línguas estrangeiras Documento