cour_3067ea4f-85da-49df-ab6e-7e11c38e15e9
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"(Com)posições na Educação Infantil: a Hipótese de uma Dança-Invenção" Documento
-
"(In) Vento: Performance e Experiência" Documento
-
"Comunicação e Produção de Subjetividade: o caso da Rádio Escola MDP" Documento
-
"Dizem que sambar é pecado": o processo de incorporação de ritmos brasileiros na música evangélica brasileira. Documento
-
"Escreveu, não leu, o pau comeu": a Escola de Aprendizes-Marinheiro de Santa Catarina (1889-1930) Documento
-
"Espírito livre" em Nietzsche: um logos sofista? : nova diagnose e destino à verdade Documento
-
"Imagens do Diverso" Documento
-
"PALAVRAS DA SALVAÇÃO" - AS REPRESENTAÇÕES DA LEITURA NA PRISÃO Documento
-
"Só sangue bom"Construção de Saberes e resistência Cultural como expressões do Protagonismo Juvenil Documento
-
"Tchau, creche! Adeus, creche! Vamos pra escola!": Os sentidos que as crianças da Educação Infantil constroem sobre a escola de Ensino Fundamental Documento
-
"The e-book is on the tablet": novas mídias, velhas práticas no ensino de inglês? Documento
-
"Vestígios do Dia: arte, acolhimento e outras epifanias" Documento
-
"Quem Cedo Madruga Deus Ajuda"? Um Estudo sobre a Lei da Aprendizagem em duas empresas públicas de Santa Catarina Documento
-
" Deu, já brincamos demais!" As vozes das crianças diante da lógica dos adultos na creche: transgressão ou disciplina? Documento
-
" O sacerdócio sublime do magistério" O Colégio Aurora de Caçador (1928-1938) Documento
-
"DISPUTAS DE IDENTIDADES: A NACIONALIZAÇÃO DO ENSINO EM MEIO AOS ÍTALO-BRASILEIROS (1900-1930)". Documento
-
"Da educação das crianças" em Montaigne: uma proposta de formação humana Documento
-
"Entre lutas e sonhos"- Asprofessoras leigas na educação infantil Documento
-
"Intercorrências na cultura e na identidade surda com o uso da literatura infantil" Documento
-
"Mas eu não falo a língua deles!":As relações sociais de bebês num contexto de educação infantil Documento
-
"Política científica no Brasil. Análise das políticas de fomento à pesquisa do CNPq" Documento
-
"Se chover assistimos Tv": práticas e mediações pedagógicas em relação à TV na Educação Infantil Documento
-
"Se-movimentar" (Sich bewegen) e Formação Humana (Bildung): diagnósticos e desdobramentos Documento
-
"Tempos Modernos": relações entre as narrativas de alunos de EJA e a Cultura do Tempo Escolar Documento
-
"Uma página da minha infância": pesquisa (auto)biográfica sobre Ildefonso Juvenal da Silva (1894-1910) Documento
-
"Vamos Brincar de Circo?" As brincadeiras das crianças da escola "Brincando de Circo" e do Reality Circus. Documento
-
"Você fecha minha escola e eu tiro o seu sossego": ocupações secundaristas e movimento estudantil Documento
-
"Você vai ter que aprender a desobedecer!" A participação das crianças nas relações pedagógicas: um estudo de caso na educação infantil Documento
-
"ZÉ, TA PERTINHO DE IR PRO PARQUE? O TEMPO E O ESPAÇO DO PARQUE EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL" Documento
-
'Apropriações': o saber infantil sobre o espaço urbano por meio do teatro Documento
-
(Des)continuidades e contradições do ensino técnico no CEFET/SC - unidade de Jaraguá do Sul Documento
-
(Re)pensando a Saúde, o SUS e o Programa de Saúde da Família: Com a Palavra as Famílias do Médio Aririú - Palhoça/SC" Documento
-
: ?EU NEM TENHO MEDO DA POLÍCIA, PORQUE JÁ TÔ GRANDINHA, TÔ ACOSTUMADA COM TIRO, NEM DOU BOLA, DURMO EM PAZ?: o confinamento e adultização da infância da família trabalhadora na comunidade Chico Mendes Documento
-
?LITERATURA INFANTIL EM SITES EDUCATIVOS: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DO/A LEITOR/A DOS ANOS INICIAIS? Documento
-
?SÒ CONTINUEI NO MAGISTÉRIO POR AMOR, VOCAÇÃO?: ?ser? professora da rede pública do ensino primário catarinense (1920-1940) Documento
-
A "BOA CRECHE" DO PONTO DE VISTA DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
A 'cientificação' da prática pedagógica: O papel da Biologia na formação do professor nos anos 10. Documento
-
A (de)colonialidade da infância na formação humana Documento
-
A (des)positivização na formaçcão do educador em ciências exatas e naturais Documento
-
A ?CRISE? DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIAS DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS (ACAFE) Documento
-
A AGENDA DO BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO: um estudo do acordo com a Rede Municipal de Educação de Florianópolis Documento
-
A AUTO-REPRESENTAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PROFESSORES-INTÉRPRETES DE LÍNGUA DE SINAIS: AFINAL... PROFESSOR OU INTÉRPRETE? Documento
-
A Agroecologia e o Ensino de Ciências no Plano de Estudos das Escolas Itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Documento
-
A Arte de Lembrar e Esquecer: Narrativas Autobiográficas de Professores sobre a sua Infância Documento
-
A Articulação do Conhecimento Químico com a problemática Ambiental na Formação de Professores Documento
-
A BATALHA PELA SOBREVIVÊNCIA NO MUNDO DO TRABALHO: TRAJETÓRIAS OCUPACIONAIS DE EGRESSOS DO ENSINO FUNDAMENTAL" Documento
-
A COMPREENSÃO DE TRABALHO DOS PROFESSORES DO PROEJA-FIC: contexto da parceria SME e Escola Canto da Ilha/CUT, Florianópolis Documento
-
A CONSTITUIÇÃO DA LINGUAGEM E AS ESTRATÉGIAS COMUNICATIVAS DOS E ENTRE BEBÊS NO CONTEXTO COLETIVO DA EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
A CONSTITUIÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SANTA CATARINA NO PERÍODO DE 1992 À 2004 Documento
-
A CULTURA SURDA E EDUCAÇÃO ESCOLAR KAINGANG Documento
-
A Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES) no Estado de Santa Catarina Documento
-
A Complexidade da Formação Pedagógica do Professor de arte Documento
-
A Construção de uma Prática de Ensino de Geografia No 1o. Grau Documento
-
A Criação de Relações de Saber, Poder e Prazer na vida e nos espaços educativos: a experiência do FFMP-INCA, 1ª, 2ª e 3ª turmas. Documento
-
A DIMENSÃO CORPORAL NA RELAÇÃO EDUCATIVA COM BEBÊS: NA PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS Documento
-
A DOCÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA – DOMÍNIOS DA ATIVIDADE PROFISSIONAL NO MOVIMENTO DIALÓGICO ENTRE A LINGUAGEM E O TRABALHO Documento
-
A EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUA NORMATIZAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA: UMA DEMANDA DOS TRABALHADORES RESSIGNIFICADA PELO ESTADO Documento
-
A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A AÇÃO INTENCIONAL DO PROFESSOR:UM ESTUDO DE CASO NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ Documento
-
A EDUCAÇÃO MUSEAL NO PENSAMENTO MUSEOLÓGICO CONTEMPORÂNEO: musealidade da educação e delineamentos para uma proposta política educacional à partir do uso social da memória. Documento
-
A EEB João dos Santos Areão em Santa Rosa do Sul (SC): entre punir e disciplinar (1940-1970) Documento
-
A ESCOLA NORMAL CATHARINENSE: PROFISSÃO E ORNAMENTO Documento
-
A ESCOLA PÚBLICA E O PROERD: TRAMAS DO AGIR POLICIAL NA PREVENÇÃO ÀS DROGAS E AS VIOLÊNCIAS Documento
-
A ESCOLA PÚBLICA PRIMÁRIA EM CHAPECÓ: NACIONALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO ENTRE O RURAL E O URBANO (1930-1945) Documento
-
A ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DOMÍNIOS DE SENTIDO NA LINGUAGEM CIENTÍFICA Documento
-
A Educação de Adultos e a Construção de Novas Ontogenias Documento
-
A Educação dos que Vivem a Resistência 1949/1989 - um estudo com pequenos produtores sem terra, no município de Curitibanos, Santa Catarina. Documento
-
A Educação e a reprodução da classe trabalhadora da pomicultura de Fraiburgo SC e o Programa de Aprendizagem "Cultivo da Macieira - Jovem Aprendiz Cotista" Documento
-
A Escola Alemã no Alto Vale do Itajai: Colônia Matador - 1892/1930 Documento
-
A Esperança Narrativa: um ensaio sobre o uso de história pessoais na educação. Um diálogo com Freire a partir de Jerome Bruner Documento
-
A Experiência da arte com adolescentes no Projeto Aplysia: grupo, corpo e dança. Documento
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM E PARA DIREITOS HUMANOS NA PERSPECTIVA FILOSÓFICA DE EMMANUEL LEVINAS Documento
-
A FORMAÇÃO DO SEGUNDO PROFESSOR DE TURMA DO ESTADO DE SANTA CATARINA Documento
-
A FORMAÇÃO DOCENTE NO PROJETO POLÍTICO DO BANCO MUNDIAL (2000-2014). Documento
-
A FORMAÇÃO ESTÉTICA EM ROUSSEAU E O CULTIVO DA NATUREZA Documento
-
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SUL Documento
-
A FORMAÇÃO SINDICAL-PROFISSIONAL DA CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES, DESEMPREGO E A CONFIGURAÇÃO ATUAL DO MERCADO CAPITALISTA Documento
-
A FRAGMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: MINIMIZAÇÃO DA FORMAÇÃO SOB A ORDEM DO CAPITAL Documento
-
A Filosofia de Emmanuel Lévinas e Aspectos da Formação Humana Documento
-
A Formação Política dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e a Produção Coletiva de Alimentos: possibilidades e limites da proposta de Soberania Alimentar. Documento
-
A Formação de um homem novo no processo de produção autogestionária Documento
-
A Formação dos Professores da Escola Pólo Estadual de Educação para Surdos na Região de São José - Santa Catarina Documento
-
A Formação dos Profissionais de Ensino: Gênese e Estrutura do Hábitos de Professor Documento
-
A Formação dos Trabalhadores de Saúde sob a Égide da Produtividade Documento
-
A Fragmentação do Objeto Pedagogico e Suas Implicacoes Interdisciplinares: Um Olhar Voltado Para O Ensino de Ciências Documento
-
A HERMENÊUTICA FENOMENOLÓGICA E O Documento
-
A História a Matemática e o Professor das Séries Iniciais: A Importância dos Estudos Históricos com o Sistema de Numeração Decimal Documento
-
A História de uns e não de outros: o caderno de ocorrências e a constituição das práticas disciplinares, de controle e de governo das crianças em uma escola pública de anos iniciais Documento
-
A IDENTIDADE PEDAGÓGICA E CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA: TERRITÓRIOS DE RECONHECIMENTO E LEGITIMIDADE NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Documento
-
A IDÉIA DE AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA ARENDTIANA Documento
-
A IDÉIA DE FORMAÇÃO - CONTINUIDADES E RUPTURAS ENTRE NIETZSCHE E SCHOPENHAUER Documento
-
A INVISIBILIDADE DA MULHER NEGRA EM JOINVILLE: FORMAÇÃO E INSERÇÃO OCUPACIONAL Documento
-
A Ideia de natureza humana e o problema da educação em Kant Documento
-
A Implementação do Ensino Fundamental de Nove Anos e seus Efeitos para a Educação Infantil : um estudo em municípios catarinenses Documento
-
A Incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental Documento
-
A Instituição Escolar em Lages no Contexto de Democracia Participativa:1977-1982 Documento
-
A Linguagem Escrita na Educação Infantil Documento
-
A Luta dos Surdos pelo Direto à Educação e ao Trabalho: Relato de uma Vivência Político-Pedagógica na Escola Técnica Federal de Santa Catarina Documento
-
A MÍSTICA, A LUTA E O TRABALHO NA VIDA DAS CRIANÇAS DO ASSENTAMENTO CONQUISTA NA FRONTEIRA: SIGNIFICAÇÕES E PRODUÇÕES INFANTIS Documento
-
A NECESSIDADE HISTÓRICA DA CULTURA CORPORAL: possibilidades emancipatórias em áreas de reforma agrária - MST/Bahia. Documento
-
A OFERTA DE SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE BRAÇO DO NORTE - SC Documento
-
A Organização Pedagógica de Professoras de Séries Iniciais do Ensino Fundamental Documento
-
A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS ESTADOS DO PARANÁ E DE SANTA CATARINA: DIFERENTES, MAS NÃO DIVERGENTES Documento
-
A POSIÇÃO DO DISCURSO AUTORAL DE PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DIANTE DA AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA Documento
-
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA PÚBLICA: ‘JOGANDO PARA O CAPITAL’? Documento
-
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O QUE INDICAM AS PROFESSORAS. Documento
-
A PSICOLOGIA NA CONSTITUIÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO: A DEFESA DE UMA BASE CIENTÍFICA DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR Documento
-
A Produção da Subjetividade Mediada pelo Trabalho: Um Estudo dos Trabalhadores Rurais Temporários Boias Frias" do Norte do Paraná Documento
-
A Produção da existência dos coletores de resíduos recicláveis no município de Rio do Sul/SC: desafios frente à baixa escolaridade e à produção destrutiva de mercadorias Documento
-
A Proposta Curricular de Santa Catarina como Eixo de Análise para as Aulas de Educação Física Documento
-
A Práxis dos Movimentos Sociais na Região de Lages Documento
-
A Psicologia na atenção básica e a perspectiva da formação humana Documento
-
A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO RURAL: O PROJETO ESCOLA RURAL DE SÃO MIGUEL DO OESTE (PERASMO) Documento
-
A Questão do Letramento no Método Sim eu Posso no contexto do MST Documento
-
A RECEPÇÃO DA TEORIA WEBERIANA DOS MODOS DE AÇÃO E DOMINAÇÃO NA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO DA REPRODUÇÃO: ENTRE OS HERDEIROS E A REPRODUÇÃO. Documento
-
A Rede de Proteção dos Direitos da Criança: Uma análise do Acolhimento Institucional a partir dos sujeitos Documento
-
A Sociologia no ensino médio, o material didáticco e a categoria trablho Documento
-
A SÍNDROME DE 'BURNOUT' E O TRABALHO NA "EDUCAÇÃO ESPECIAL": UM OLHAR SOBRE AS PERCEPÇÕES DOS EDUCADORES Documento
-
A Série de Leitura Graduada Pedrinho (1953-1970) e a perspectiva de socialização em Lourenço Filho Documento
-
A TRAJETÓRIA DE AVALIAÇÃO DE ALGUNS SOFTWARES DIDÁTICOS. Documento
-
A Tansposição Didática no Campo da Indústria Cultural: um estudo dos condicionantes dos conteúdos dos livros didáticos de ciências Documento
-
A VIDA SOB EFEITOS DO TRANSE: TECNOLOGIAS DO EU E SUGESTÕES ESCOLARES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MANOEL BOMFIM E OLAVO BILAC Documento
-
A VOZ DO MORRO: NARRATIVAS ETNOMATEMÁTICAS PRODUZIDAS NO CARNAVAL DE ESCOLAS DE SAMBA DE FLORIANÓPOLIS. Documento
-
A Valorização do trabalho do professor para além da remuneração Documento
-
A ambiência comunicativa na sala de aula de língua estrangeira. Documento
-
A arte enquanto linguagem: uma reflexão sobre o curso de pedagogia da UNOESC - SMO / Documento
-
A autoridade da fonte. Como professores de História utilizam o livro didático. Documento
-
A ação do Instituto Ayrton Senna na Rede Municipal de Educação de Joinville/SC (2001-2008): subordinação da escola pública a princípios e métodos da gestão empresarial Documento
-
A ação política do magistério público estadual de Santa Catarina, no período de 1990 a 2000: uma reflexão sobre a atuação do SINTE Documento
-
A capoeira na sociedade do capital: a docência como mercadoria-chave na transformação da capoeira no século XX Documento
-
A carne marcada :: reflexões acerca da corporeidade da pessoa portadora de deficiência / Documento
-
A ciranda da rua : um estudo sobre a organização dos meninos e meninas que vivem nas ruas em Florianopolis Documento
-
A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança Documento
-
A constituição da rede pública de ensino elementar em Santa Catarina: 1830-1859. Documento
-
A construção da identidade do homem do contestado - enquanto grupo social Documento
-
A construção do conhecimento no meio virtual: Uma experiência com adolescentes do ensino básico interagindo sobre orientação sexual Documento
-
A contribuição da disciplina prática de ensino na formação do professor de educação física: a educação física escolar em questão / Documento
-
A cooperação como possibilidade de construção de uma comunidade virtual de aprendizagem. Documento
-
A democratização do acesso ao ensino secundário pela expansão do ciclo ginasial normal em Santa Catarina (1946 - 1969) Documento
-
A dimensão educativa da mística Sem Terra - MST Documento
-
A década de 1980 e os embates curriculares: a proposta para o ensino de História em Florianópolis Documento
-
A educação das relações étnico-raciais na educação infantil: entre normativas e projetos políticos pedagógicos Documento
-
A educação e a organização do processo de trabalho no capitalismo contemporâneo: uma redefinição nos pressupostos e fundamentos educacionais. Documento
-
A educação está morta!: o que a filosofia de Nietzsche pode nos ensinar sobre o movimento Escola Sem Partido Documento
-
A educação infantil na produção dos programas de pós-graduação em educação no Brasil: indicações pedagógicas das pesquisas para a educação da criança de 0 a 3 anos / Documento
-
A educação infantil no movimento de reorientação curricular do município de Florianópolis / Documento
-
A educação infantil nos currículos de formação de professores no Brasil Documento
-
A educação integral dos trabalhadores no Programa Integração: desdobramentos e contradiações diante do projeto político-estratégico da CUT no atual contexto de acumulação do capital Documento
-
A educação não conhece verbos regulares - questões de ontologia e método na educação Documento
-
A escola do movimento e o movimento pela escola: um estudo sobre a escola do assentamento Conquista 5 de maio Documento
-
A especificidade da docência na educação infantil no âmbito de documentos oficiais após a LDB 9394/96 Documento
-
A experiência de trabalhadores migrantes na Ocupação Contestado em São José - SC Documento
-
A formação artístico-cultural do professor da educação infantil:: experiências, trajetórias e significações. Documento
-
A formação da criança e a ciranda infantil do MST (movimento dos trabalhadores rurais sem terra) Documento
-
A formação de pedagogos na modalidade da educação a distância: Um estudo sobre o curso de pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Documento
-
A formação de professores de ciências :: uma abordagem epistemológica / Documento
-
A formação do professor das quatro séries iniciais do 1 grau no âmbito da política de modernização economica do estado de Santa Catarina Documento
-
A formação do professor de Biologia no Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina - uma contribuição à reflexão Documento
-
A formação dos professores do campo: um estudo na serra catarinense Documento
-
A formação em serviço de professoras das séries iniciais no próprio espaço escolar em Florianópolis, gestão Frente Popular - 93/96 Documento
-
A formação inicial de professores de Sociologia: elementos de constituição da profissionalidade docente Documento
-
A formação linguística da professora alfabetizadora Documento
-
A formação técnico-profissional em agroecologia no MST/SP Documento
-
A função da escola e o papel do professor no programa Mais -Educação (2007-2012) Documento
-
A genética se faz presente no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina Documento
-
A geração digital espelhada nos blogs: combinações e imagens Documento
-
A hipermídia e o ensino de ciências: aplicação para o ensino introdutório do conceito de campo. Documento
-
A história e o outro. Indícios para uma teoria da formação Documento
-
A inclusão do aluno surdo no Ensino Regular Documento
-
A indústria no sertão: um estudo de caso sobre o processo de expansão da industrialização no interior do Ceará e as implicações para a qualificação dos trabalhadores. Documento
-
A infância de papel e o papel da infância. Documento
-
A infância na Formação de Professor de Educação Física: a emergência de uma disciplina! Documento
-
A infância na imprensa escrita em Chapecó - 1939-1979 Documento
-
A infância no herbário de Rousseau: relações entre Filosofia da Educação e Botânica Documento
-
A inserção na relação educativo-pedagógica na educação infantil Documento
-
A inserção no mercado de trabalho de jovens técnicos em informática de nível médio no extremo sul de Santa Catarina Documento
-
A instrução publica secundaria em Desterro - o Atheneu Provincial (1874-1883) Documento
-
A interdisciplinaridade nos parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Médio Documento
-
A internet e o ensino da língua estrangeira: uma amostra de como professores de inglês estão se apropriando dos recursos da rede em sua prática pedagógica / Documento
-
A liberdade disciplinada: relações de confronto, poder e saber entre capoeiristas em Santa Catarina Documento
-
A maioridade construída na arte de viver na rua: experiência de jovens que percorreram o caminho das ruas e da institucionalização (Florianópolis/SC). Documento
-
A matemática entre o formal e o histórico: a práxis pedagógica do professor de matemática da UNOESC - Chapecó / Documento
-
A mediação Pedagógica na Educação a Distância à luz de algumas contribuições teóricas de Reuven Feuerstein Documento
-
A mediação escolar na recepção televisiva Documento
-
A morte no processo de formação humana para a vida. Documento
-
A narração de historia como atividade prática educacional Documento
-
A narração de história no espaço escolar: a experiência do Pró-Leitura Documento
-
A natureza do conhecimento cientifico e a educação em ciencias Documento
-
A nova pedagogia fabril - tecendo a educação do trabalhador Documento
-
A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantil Documento
-
A organização da hora-atividade: desafios, contradições e possibilidades da profissão docente na educação infantil Documento
-
A organização escolar e o trabalho pedagógico de professores e especialistas: é possível destituir o instituído? Documento
-
A participação da Associação de Pais e Professores - APP na escola pública catarinense: democracia ou tutela? Documento
-
A participação das crianças nos websites das escolas municipais de Florianópolis Documento
-
A participação das famílias no cotidiano escolar: significados e práticas de pais e professores Documento
-
A participação do Bibliotecário no despertar do senso crítico do aluno: uma investigação na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis Documento
-
A pedagogia das escolas de samba de Florianopolis : a construção da hegemonia cultural atraves da organização do carnaval Documento
-
A política de remuneração e carreira dos professores da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (2011-2014): a parcialidade na implementação do piso nacional e a (des)valorização docente Documento
-
A prática de ensino do curso de ciências numa abordagem problematizadora:uma proposta utópica Documento
-
A prática de ensino no curso de pedagogia: um olhar sobre a produção dos ENDIPEs (1994 e 1996) / Documento
-
A prática docente do professor de Matremática: pedagogia que fundamenta o planejamento e a execução do ensino Documento
-
A prática pedagógica docente no ensino superior: desafios na formação do contador na contemporaneidade empresarial / Documento
-
A prática pedagógica no curso de biblioteconomia da UFSC: discurso dos docentes do CIN e dos alunos do curso / Documento
-
A pós-graduação Lato Sensu no centro de ensino superior de Campo Grande. Documento
-
A questão de genero no ensino de ciencias Documento
-
A questão do quesito raça/cor nos prontuários do Programa Sentinela Documento
-
A rede como espaço de encontro: resignificando as relações de trabalho colaborativo na escola Documento
-
A reforma da Educação Profissional: um olhar sobre a gestão dos trabalhadores Documento
-
A reforma universitária brasileira nos anos 90: projetos em disputa / Documento
-
A relação creche e famílias - Um estudo de caso. Documento
-
A relação público-privado na Educação Infantil: um estudo sobre o conveniamento na Rede Municipal de Educação de Joinville/SC Documento
-
A relevância da linguagem para o desenvolvimento humano :: contribuições da perspectiva vygotskiana para a educação / Documento
-
A reorganização do trabalho nas universidades federais: a proposta da UFSC Documento
-
A representação de mulheres nos livros didáticos de história (Programa Nacional do Livro Didático: 2017-2019) Documento
-
A reprovação escolar e suas repercussões no cotidiano de famílias das camadas médias Documento
-
A residência para a formação de professores no Brasil: certificação de competências e conformação docente Documento
-
A sexualidade do surdo: trajetórias Documento
-
A trajetória e a presença do Talian e do dialeto trentino em Santa Catarina: por uma educação intercultural Documento
-
A transformação do trabalho e a constituição da individualidade Documento
-
A transição do financiamento das creches conveniadas em Florianópolis Documento
-
A ética de Espinosa e a relação pedagógica: migrações possíveis Documento
-
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DE AUTODETERMINAÇÃO REAL Documento
-
ALEMÃO: UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA EM SANTA CATARINA Documento
-
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO PROPOSTO AO VIVIDO: Um estudo exploratório da experiência na EJA em classe de alfabetização de Rio do Sul. Documento
-
AMBIENTES INFORMATIZADOS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES:UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO PROINFO E DO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FLORIANÓPOLIS Documento
-
ANÁLISE DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOB A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
APRENDE-SE COM VIDEOGAMES? COM A PALAVRA, OS JOGADORES Documento
-
APRENDENDO A (VI)VER COM A CAPRICHO Documento
-
APRENDENDO A SER PROFESSOR: RELAÇÕES ENTRE CONTEXTO DE TRABALHO E FORMAÇÃO INICIAL Documento
-
APRENDIZAGEM E CULTURA: A IMPORTÂNCIA DE UMA SEGUNDA LÍNGUA PARA A CONSTITUIÇÃO DA CRIANÇA Documento
-
AS INFLUÊNCIAS DE UM ROTEIRO DE ENSINO DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS Documento
-
AS MOSTRAS DE CTS COMO ESTRATÉGIA PARA A VIRAGEM NO CÓDIGO EDUCACIONAL DE COLEÇÃO PARA INTEGRAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS Documento
-
AS REFORMAS DE EDUCAÇÃO E OS NOVOS INTERESSES DO CAPITAL SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA Documento
-
ASPECTOS DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E DOMÍNIO DA NATUREZA EM ANTONIO GRAMSCI Documento
-
Abordagem das Questões Ambientais nas Séries Iniciais do Primeiro Grau na Região de Criciúma - SC Documento
-
Absenteísmo e Plantão Pedagógico no Instituto Estadual de Educação Documento
-
Acampamento Manoel Alves Ribeiro: uma saída para o desemprego? Documento
-
Acesso ao ensino superior: uma nova página e múltiplos olhares. Estudo de caso do Sistema de Avaliação de Ensino Médio ( SAEM) Documento
-
Acesso das crianças negras a educação infantil Documento
-
Adorno, racionalidade objetiva e educação: por uma consciência da "vida danificada". Documento
-
Alfabetização científica no contexto das séries iniciais / Documento
-
Alfabetização de Jovens e Adultos: Trajetória de uma Experiência Documento
-
Alfabetização em classe de aceleração. Documento
-
Alfabetização em jogo: o uso dos jogos digitais no desenvolvimento da consciência fonológica para aprendizagem do sistema de escrita alfabética Documento
-
Alfabetização estética Documento
-
Alfabetização tecnica na disciplina de Fisica: uma experiencia educacional dialogica Documento
-
Alter-imagens: Educação Ambiental entre cinema e pescadores Documento
-
Alunos considerados portadores de necessidades educativas especiais nas redes públicas de ensino regular: integração ou exclusão? Documento
-
Ambientes de Aprendizagem Web - Um olhar a partir de um curso de especialização do LED/UFSC Documento
-
Analisando o processo de leitura de uma possível escrita da língua brasileira de sinais: Signwriting Documento
-
Andando na cadeirinha: reflexões sobre as infância automobilizadas da Grande Florianópolis Documento
-
Antena Pública - As possibilidades educativas da televisão pública de Santa Catarina Documento
-
Anísio Teixeira e a Escola Normal de Caetité/BA: um projeto de formação de professores primários (1926-1941) Documento
-
Aperte o play e assista!: Youtube, a sala de aula dos gamers? Documento
-
Aproximação entre a ciência do aluno na sala de aula da 1a. série do 2o. grau e a ciência dos cientistas: uma discussão Documento
-
Aproximações entre a Escola Nova e a Pedagoiga da Alternância Documento
-
Arquitetura Escolar: a Essência Aparece Documento
-
Arte e Cidadania - Diálogos na política cultural do projeto de Descentralização da cultura da Administração Popular de Porto Alegre Documento
-
Arte, Mídia e Cinema na Escola: um ensinar que (me) ensina! Documento
-
Arte, Pluralidade Cultural e Narrativas Orais Documento
-
As Concepções de criança e infância na formação dos professores catarinenses nos anos de 1930 e 1940. Documento
-
As Empresas Juniores da Universidade Federal de Santa Catarina e as mudanças na política educacional nos anos 90 na Universidade Pública Documento
-
As Experiências Educativas das crianças no Acampamento Índio Galdio do MST Documento
-
As Experiências das Escolas do Campo no Contesto de Educação Popular no Municipio de Chapecó (1997-2004) Documento
-
As Imagens do Negro nos Livros Didáticos de História do Ensino Fundamental de Florianópolis Documento
-
As Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos produzidas em Santa Catarina: Um Estudo de Teses e Dissertações Documento
-
As Políticas de Educação Inclusiva para a Educação Infantil no Brasil - anos 2000. Documento
-
As concepções de formação continuada de professores no âmbito das políticas para a educação infantil a partir da década de 1990. Documento
-
As crianças e os conteúdos para adultos na televisão: recepção, mediação e brincadeira Documento
-
As estratégias da ação cultural de criação Nossos retratos: fotografias de álbuns de família ? uma experiência de educação ambiental da ONG Curicaca Documento
-
As ilhas de racionalidade na promoção dos objetivos da alfabetização científica e técnica Documento
-
As imagens no design de jogos educacionais: uma experiência com o jogo Saga dos conselhos Documento
-
As implicações da Prova Floripa no trabalho docente Documento
-
As metodologias de pesquisa com criança na escola: o "ouvir" como uma tendência Documento
-
As novas dimensões da praxis docente em uma escola pública com a inserção da internet na relação ensino-aprendizagem Documento
-
As politicas de formacao inicial de professores a distância no Brasil: Democratização ou mistificação? Documento
-
As políticas de Educação e Trabalho nas prisões Catarinenses: Um nicho em benefício do capital Documento
-
As práticas de leitura de acadêmicos do ensino superior: atitudes, tempos e concepções Documento
-
As relações entre Estado e a sociedade civil brasileira dos anos 70 aos dias atuais, à luz do pensamento gramsciano Documento
-
As relações raciais nos contextos educativos: suas implicações na constituição do autoconceito das crianças negras moradoras da comunidade de Santa Cruz do município de Paulo Lopes/SC Documento
-
As representações de alunos sobre professores de espanhol como língua estrangeira Documento
-
Aspectos da interação entre o professor de biologia e o livro didático no ensino de genética, na cidade de Pelotas, RS / Documento
-
Assistência Pedagógica aos docentes: uma contribuição para a inovação na universidade? Documento
-
Atividade lúdica: uma análise da produção acadêmica brasileira no período de 1995 a 2001 Documento
-
Através das Lentes: O uso da fotografia como ferramenta no processo educativo e elemento de construção dos sujeitos Documento
-
Auto-Reflexão da Razão e o ensino de Filosofia: Diferentes Elementos Documento
-
Autogestão e Relações de Trabalho: Transformação ou Manutenção das Condições de Trabalho no Capitalismo? Documento
-
Autoria e Cooperação na Formação de Sujeitos nas Redes Sociais: o caso do ENEM no Facebook Documento
-
Avaliação da Aprendizagem na Educação a Distância: um estudo sobre o curso de complementação para licenciatura em Biologia, Física, Química e Matemática. Documento
-
Avaliação da Aprendizagem no Ensino a Distância Documento
-
Avaliação do processo ensino-aprendizagem: uma abordagem histórico cultural. Documento
-
Ação Docente: uma ação comunicativa - um olhar para o ensino superior presencial e a distância Documento
-
Ação da diretoria da instrução pública na província de santa catarina no período de 1854 a 1874: inspeção escolar na afirmação da educação como força civilizatória Documento
-
BAUMAN E ADORNO: SOBRE A POSIÇÃO DO HOLOCAUSTO EM DUAS LEITURAS DA MODERNIDADE Documento
-
BOI DE MAMÃO: UMA BRINCADEIRA DA RUA NO CHÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS COM A CULTURA POPULAR Documento
-
BRINCANDO NA ESCOLA: O IMAGINÁRIO MIDIÁTICO NA CULTURA DE MOVIMENTO DAS CRIANÇAS Documento
-
Brincando com histórias: um estudo sobre Vivian Gussin Paley e seu "menino helicóptero". Documento
-
CARTOGRAFIAS BRINCANTES: INFÂNCIAS NO BATUQUE JEJE-IJEXÁ Documento
-
CASA FAMILIAR RURAL EM SANTA CATARINA: CONTRADIÇÕES NO ENCAMINHAMENTO POLÍTICO DA PROPOSTA Documento
-
CERTIFICAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRADIÇÕES DE UMA POLÍTICA Documento
-
COMO É SER MENINO OU MENINA NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR Documento
-
CONCEPÇÕES DE ENSINO E AVALIAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Documento
-
CONTATO IMPROVISAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO CONHECER E A PRESENÇA DO OUTRO NA DANÇA Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DO JOGO COGNITIVO ELETRÔNICO AO APRIMORAMENTO DA ATENÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR Documento
-
CORPO, DOMÍNIO DE SI, EDUCAÇÃO: SOBRE A PEDAGOGIA DAS LUTAS CORPORAIS Documento
-
CRIANÇAS E ADULTOS NA CRECHE: MARCAS DE UMA RELAÇÃO Documento
-
CRIANÇAS MIGRANTES: sentidos e memórias da objetividade vivida Documento
-
CULTURA SURDA: POSSÍVEL SOBREVIVÊNCIA NO CAMPO DA INCLUSÃO NA ESCOLA REGULAR? Documento
-
Caminhos da Exclusão: o portador de necessidades especial na política educacional nos anos 90 Documento
-
Cantadores do Boi de Mamão: velhos cantadores e Educação Popular na Ilha de Santa Catarina Documento
-
Canção popular nas comunidades eclesiais de base: análise do papel educativo e social nas décadas de 70/80 em Lages-SC Documento
-
Caracterização e perspectivas da Educação Física nas Escolas Estaduais de 2º Grau da Grande Florianópolis Documento
-
Carreira Docente na Educação Básica. Documento
-
Cartografias das singularidades de um processo escolarizador Documento
-
Centro Federal de Educação Tecnologica do Amazonas: uma reflexão sobre as condições de ingresso, permanência e conclusão Documento
-
Centro Politécnico de Jaraguá do Sul e a Educação Profissonal: quando a delimitação entre o público e o privado desaparece. Documento
-
Centro de Estudos Cultura e Cidadania- CECA/SC- um espaço de educação para cidadania em florianópolis Documento
-
Classes multisseriadas : que espaço escolar e esse? Documento
-
Colmeia de Apps: desenvolvimento de uma plataforma digital de análise de aplicativos de línguas estrangeiras Documento
-
Competências e Habilidades na Formação dos Professores das Séries Iniciais de Nível Médio em Santa Catarina: uma análise no contexto das Leis 5.692/71 e 9.394/96. Documento
-
Computadores na escola: novas tecnologias na educação versus inovações educacionais Documento
-
Conceito de Frações Através de Diferentes Registros de Representação Documento
-
Concepção da Relação Desenvolvimento e Aprendizagem Subjacente a Prática dos Professores em Ensino de Ciências nas Séries Iniciais Documento
-
Concepção de integração curricular presente nos cursos de ensino médio integrado em agropecuária do Instituto Federal Catarinense . Documento
-
Concepções de letramento e de novas tecnologias: o discurso de empresários Documento
-
Concepções de sucesso para jovens estudantes de escolas públicas Documento
-
Concepções de tecnologia: uma contribuição para a formação de professores das escolas técnicas Documento
-
Concepções e práticas curriculares de professores de sociologia da cidade de Florianópolis Documento
-
Concepções sobre ser professor de inglês e o seu fazer docente Documento
-
Condições das atividades pedagógicas das professoras: um estudo na Rede Municipal de Educação de Porto União - SC Documento
-
Configuração do processo avaliativo no ensino teórico-prático do curso de enfermagem Documento
-
Confirmar Documento
-
Conhecimento, complexidade e transdisciplinaridade. Documento
-
Constituição do Movimento Nacional de Educação do Campo na luta por políticas públicas Documento
-
Constituições Identitárias no PJU de SC: um olhar na docência Documento
-
Construindo o Conhecimento de Linguagem: uma experiência de ensino através de causos" Documento
-
Construção Histórica da Sexualidade Humana no Mundo Ocidental Documento
-
Consumo e Cidadania: a publicidade e a identidade dos adolescentes Documento
-
Contextualização da trajetória dos surdos e educação de surdos em Santa Catarina Documento
-
Conteúdos Subjetivos da Docência e a Classe Hospitalar Documento
-
Conversa de Quiosque:osburros perderam o emprego! Documento
-
Cooperação e trabalho na escola do MST: a Cooperativa dos Estudantes da Escola Agrícola de 1o. Grau 25 de Maio Documento
-
Corpo e Subjetividade: estudo sobre bodymodification e suspensão corporal Documento
-
Corpo, política e lazer: a exemplo do processo de redemocratização no Uruguai (1985 - 1990) Documento
-
Corporalidade da mulher artesã: elementos da formação cultural entre o anacronismo e o desejo de vida Documento
-
Corpos e subjetivações: o domínio de si e suas representações em atletas e bailarinas Documento
-
Corpos e(m) movimentos na escola Documento
-
Cotidiano escolar: um olhar sob a perspectiva da gestão do cuidado, a partir das vozes das crianças Documento
-
Crianças em contextos de violências sexuais: a gestão do atendimento num Programa Sentinela de Santa Catarina Documento
-
Crianças na Contemporaneidade: representações e usos das tecnologias móveis na educação infantil Documento
-
Criatividade e Biodanza:A trama que quailifica as relações entre as crianças Documento
-
Culturas que emergem na escola: pesquisa na internet, produção audiovisual e competências midiáticas de jovens estudantes Documento
-
Currículos, propostas e programas para para a Educação Infantil na produção acadêmica brasileira (1990-1998) Documento
-
DA EDUCAÇÃO EM ESCRITOS DOS FREIS AGOSTINHO PICCOLO E ORLANDO BERNARDI: LEITURAS E APROPRIAÇÕES DAS FONTES FRANCISCANAS Documento
-
DESIGN DE INTERAÇÃO NA EDUCAÇÃO: OLHARES E PERSPECTIVAS Documento
-
DEVERES DE CASA: PARA QUÊ? PARA QUEM? Documento
-
DIFERENÇA E DESIGUALDADE DE ACESSO AO COMPUTADOR: NOVOS LETRAMENTOS NOS ANOS INICIAIS Documento
-
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM OU DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGE? UM ESTUDO DE CASO. Documento
-
DO ENSINO MÉDIO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: CAMINHOS E DESCAMINHOS DE ALUNOS EGRESSOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO JOÃO BATISTA, SC, 2009 a 2012 Documento
-
Da Energia Estético-Formativa do Canto e da Poesia na Grécia Antiga Documento
-
Da Geografia que se Ensina à Gênese da Geografia Moderna Documento
-
Da Mudança Conceitual à Fronteira de uma Abordagem Afetiva Documento
-
Da busca de popularidade às práticas de bullying: crianças e produção de sentidos infantis a partir de artefatos midiáticos. Documento
-
Da cultura como mediação à mediação como cultura política: um estudo de recepção com educadores do MST frente aos recursos audiovisuais / Documento
-
Da ideia de Infância em Jean-Jacques Rousseau ou Do "Sono da razão" Documento
-
Dando Nome aos Bois-uma proposta de inserção da Geografia nas Séries Iniciais do 1.º Grau a partir do Estudo do Meio Documento
-
Dança na Educação: a busca de elementos na arte e na estética Documento
-
Das Fomas de se Dizer às Formas de o Fazer-se Trabalhador no Vale do Itajaí Documento
-
Das Tecnologias de Poder sobre o Corpo à Vivência da Corporeidade - A construção da Oficina como Espaço Educativo Documento
-
Das entranhas ao estranhamento das relações de poder no cotidiano escolar: questionando a obviedade dos prêmios e castigos / Documento
-
Das ruas à academia: por onde anda o filósofo? Documento
-
De náufragos a excluídos: (des) caminhos da preservação ambiental na Praia de Naufragados Documento
-
Democratizando a gestão: os Conselhos de escola e as eleições de diretores na rede municipal de ensino de Florianópolis Documento
-
Democratização da Educação Infantil no município de Florianópolis: uma análise das "creches ampliadas" Documento
-
Descentralização da Educação: Produção da Autonomia Drmocrática ou Desobrigação da Estado. Documento
-
Desconstrução cognitiva na Educação a Distância Documento
-
Desescolarização ou escolarização de toda a sociedade? Desafios e perspectivas à educação Documento
-
Dimensões política e pedagógica da participação da criança na escola: um estudo de caso de tipo etnográfico Documento
-
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia: pedagogo, docente ou professor? Documento
-
Disputas pelos rumos da Educação Catarinense: O Conselho Estadual de Santa Catarina sob a pauta da OCDE Documento
-
Ditirambos de Criança - A potência e a tragédia das novas e velhas formações Documento
-
Diversidade cultural religiosa na cultura da escola Documento
-
Diálogos sobre o não aprender" Documento
-
Do Esporte Para Todos à Constituição de uma Pedagogia Corporal no Brasil (1970-1985) Documento
-
Do espaço escolar às ruas: um olhar sobre o movimento dos trabalhadores em educação em Santa Catarina Documento
-
Do indivíduo privatizado ao sujeito ético: breve passagem da educação pelo pensamento de Cornelius Castoriades Documento
-
Do outro lado: a infância sob o olhar das crianças no interior da Creche Documento
-
Doação de sangue em Santa Catarina: práticas e desafios / Documento
-
Dom Joaquim Domingues de Oliveira: discursos e acordos sobre o ensino religioso na escola pública de Santa Catarina Documento
-
Dominação e Autoritarismo na Prática Pedagógica da Educação Física e as Possibilidades de sua Superação. Documento
-
Dona Generosa e as crianças disparam...outras formas de ver a Lagoa do Peri Documento
-
Dos bailes de outrora à festa da tainha: significados e princípios educativos das festas no quilombo Aldeia Documento
-
Dos bancos escolares aos pátios escolares: da formação inicial à prática pedagógica dos professores de Educação Física Documento
-
EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENININHAS: UM ESTUDO SOBRE AS ESPECIFIDADES DESSA PROFISSAO Documento
-
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO: UM ESTUDO SOBRE O PRONERA EM SANTA CATARINA Documento
-
EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SANTA CATARINA: AS VERTENTES MÉDICO-PEDAGÓGICA E PSICOPEDAGÓGICA COMO BASE DA FORMAÇÃO CONTINUADA Documento
-
EDUCAÇÃO FÍSICA PARA BEBÊS - AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS CRECHES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANOPOLIS Documento
-
EDUCAÇÃO INFANTIL E GESTÃO MUNICIPAL Documento
-
EDUCAÇÃO INFANTIL PARA ALÉM DO DISCURSO DA QUALIDADE: sentidos e significação da educação infantil para pais professores e crianças. Documento
-
EDUCAÇÃO, PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E COMBATE À POBREZA: O CINISMO INSTITUÍDO Documento
-
EM RODA DOS MENINOS: Um estudo da visão de mundo construída pelas crianças da floresta, na contidianiedade da doutrina do Santo Daime, Vila do Céu do Mapiá/AM - 2003 Documento
-
ENREDOS DA VIDA: ENTRE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DA VELHA GUARDA DA ESCOLA DE SAMBA EMBAIXADA COPA LORD Documento
-
ENSAIANDO O OLHAR: O SENTIDO DA INFÂNCIA A PARTIR DE FOTOGRAFIAS PRODUZIDAS POR CRIANÇAS Documento
-
ENTRE RIGIDEZ E FLEXIBILIDADE LEGAL: OS IMPACTOS DAS EXIGÊNCIAS DE ESCOLARIDADE SOBRE A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS EM SANTA CATARINA (1950-1980) Documento
-
ESPAÇOS E TEMPOS COLETIVOS DE LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS (SC) Documento
-
ESPAÇOS MARCADOS PELA TRAJETÓRIA DO TEMPO: METODOLOGIA E PRÁTICA DIDÁTICO PEDAGÓGICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM FLORIANÓPOLIS/S.C. Documento
-
EU PESQUISO, TUPESQUISAS, ELES... E QUEM ENSINA E QUEM APRENDE MATEMÁTICA? Um estudo sobre a produção acadêmica do GT Educação Matemática - Anped (2000-2007). Documento
-
Ecopedagogia biocrática - a sobrevivência humana colocando à vida em xeque: a experiência no Maciço da Cruz (e no planeta) Documento
-
Educar para Civilizar e Instruir para Progredir: análise de artigos publicados nos jornais de Desterro na década de 1850 Documento
-
Educaçao e Cidadania para o Acesso Democratico a Justiça Documento
-
Educação Especial em Santa Catarina: gênese da institucionalização (décadas de 1950 e 1960) Documento
-
Educação Estética: corpo, experiência e memória em Walter Benjamin Documento
-
Educação Física Escolar: Condicionantes Legais Documento
-
Educação Física na Pré-Escola: da organização disciplinar à possibilidade de trabalho pedagógico integrado Documento
-
Educação Infância e Violência Documento
-
Educação Musical no Projeto Orquestra Escola Documento
-
Educação a Distância na Formação de professores Documento
-
Educação ambiental e foto-dispositivo: outras imagens do Sertão do Peri Documento
-
Educação cigana: entre-lugares entre escola e comunidade étnica Documento
-
Educação com Participação Popular em Chapecó - SC: A política educacional como possiblidade de transformação social Documento
-
Educação de Jovens e Adultos na modalidade a distância: contribuições e desafios Documento
-
Educação de`Pessoas Surdas: novos olhares sobre o ensinar e o aprender Língua Portuguesa Documento
-
Educação e Inserção no Mercado de Trabalho: Um estudo a partir da Intermediação de Mão-de-Obra Documento
-
Educação e Política no pensamento de Istvan Mészáros: estudo introdutório Documento
-
Educação e Religião: Os Entre-Lugares da Educação de Adultos na Ação Educativa do PREACE Documento
-
Educação e percepção ambiental: o olhar da comunidade e do acadêmico. Documento
-
Educação e racionalidade: elementos para uma fundamentação objetiva do processo educativo Documento
-
Educação escolar Kaingáng: do discurso oficial às práticas efetivas. Documento
-
Educação escolar indígena: as vozes Guarani sobre a escola na aldeia Documento
-
Educação infantil e família: a complementaridade na perspectiva das famílias de baixa renda Documento
-
Educação matemática: um estudo sobre as competências básicas ao final da 4a série do ensino fundamental Documento
-
Educação ou adestramento ambiental? Documento
-
Educação pública como nicho de investimento social privado Documento
-
Educação, Jornalismo e Meio Ambiente: leituras sobre a crise ecológica no contexto do aquecimento global. Documento
-
Educação, Psicologia, criança e infância: relações presentes na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1964) Documento
-
Educação, trabalho e emancipação humana: um estudo sobre as escolas itinerantes nos acampamentos do MST Documento
-
Elementos constitutivos da e para a educação de jovens e adultos na formação de professores em cursos de Pedagogia em Santa Catarina Documento
-
Elementos indicadores para uma prática pedagógica transformadora: aprendizagem social na educação física / Documento
-
Em busca do País das Maravilhas: o lugar da literatura nos Anos Iniciais do ensino Fundamental Documento
-
Empreendedorismo na escola: Uma análise crítica do curso "Jovens Empreendedores Primeiros Passos" Documento
-
Emílio ou Da Educação: sobre a arte de educar Documento
-
Ensaio sobre o gesto: descrição acerca do entrelaçamento entre dança-teatro e educação Documento
-
Ensino Superior: uma experiência pedagógica e comunicativa. Documento
-
Ensino agricola em Santa Catarina : da aula de agricultura pratica as primeiras escolas (1875-1940) Documento
-
Ensino da Lingua Portuguesa para Surdos Documento
-
Ensino da Quimica - Uma reformulaçao consciente Documento
-
Ensino de História e consciência histórica latino-americana no Colégio de Aplicação da UFSC Documento
-
Ensino de física moderna e contemporânea e a revista Ciência Hoje. Documento
-
Ensino de genética e história de conceitos relativos à hereditariedade. Documento
-
Entre documentos e narrativas, marcas de identidade: A organização dos dois primeiros Centros de Desenvolvimento Infantil e as religiosas da Fraternidade Esperança Documento
-
Entre fraldas e cantigas: Os processos de Constituição Profissional de Professoras de crianças de 0 a 3 anos Documento
-
Epistemologia e Ensino de Ciências Naturais: um resgate do marxismo historisista gramsciano Documento
-
Escola Superior de Educação Física de Florianópolis: uma história, um olhar, uma identidade Documento
-
Escola de Tempo Integral e o direito à infância: uma análise da produção acadêmica (1988 -2014) Documento
-
Escola e Infância: Qual o lugar da brincadeira? Documento
-
Escola rural multisseriada: espaço de relações Documento
-
Escola sem fronteiras: discutindo o processo de participação docente Documento
-
Escola, ensino, conhecimento escolar e formação escolar: estudo introdutório a partir da produção dos grupos de trabalho Educação Fundamental e Psicologia da Educação da ANPED (2000 a 2005) Documento
-
Esporte Proletário: uma leitura da imprensa operária brasileira (1928-1935) Documento
-
Esporte espetáculo: a mercadorização do movimento corporal humano Documento
-
Esse menino é mal-educado!: um estudo sobre indisciplinas em duas escolas de Florianópolis Documento
-
Estratégias de ação política do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina - SINTE/SC - e sua relação com a Central Única dos Trabalhadores - CUT - entre a década de 1980 e início dos anos 2000 Documento
-
Estratégias educacionais no contexto da Educação Científica: pressupostos para a articulação das dimensões local e global diante da Problemática Ambiental Documento
-
Estética Nietzchiana: Para Pensar a Formação em Dança Documento
-
Eu jogo, tu jogas, nos aprendemos: experiências culturais eletrolúdicas no contexto do ciberespaço. Documento
-
Eventos como estratégia de comunicação na educação Documento
-
Exclusão e Inclusão: discutindo o processo de integração da criança potadora da Síndrome de Down na educação infantil Documento
-
Experiência, Política e Semiformação: Theodor W. Adorno e a crítica do contemporâneo Documento
-
Experiências dançantes: corporeidade de suejtos nômades Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA E CURRÍCULO: QUE RELAÇÃO É ESSA? Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA PARA O USO DE MÍDIAS DIGITAIS E TECNOLOGIA ASSISTIVA Documento
-
FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROJETO PARA O FUTURO? Documento
-
Faalando e Aprendendo reflexões sobre alfabetização de multirrepetentes a partir da linguagem Documento
-
Financiamento da Educação. FUNDEF. Direito à educação. Controle dos Gastos Públicos. TCE/SC. Pareceres prévios. Documento
-
Fomação Docente do Licenciado em Matemática na UNOESC/Ch: Relação Teoria e Prática Documento
-
Fome e Educação:em busca da re-construção da relação integral entre o ser humano e o ato alimentar, no ensino da Nutrição. Documento
-
Formaçao continuada de professores: qual o lugar da Infancia? Documento
-
Formação Continuada stricto sensu: Mestres e Doutores da Rede Municipal de Educação de Florianópolis Documento
-
Formação Continuada: o programa oficial sob o olhar das profissionais de Educação Infantil Documento
-
Formação continuada de educadores: uma reflexão no cotidiano da escola pública / Documento
-
Formação continuada e mudança nas práticas escolares Documento
-
Formação continuada e práticas educativas Documento
-
Formação continuada no serviço e inovações pedagógicas: campo dos possíveis Documento
-
Formação continuada para a diversidade étnico-racial: desafios pedagógicos no campo das ações afirmativas na rede municipal de ensino de Florianópolis. Documento
-
Formação de Educadores na EJA: qual o lugar dos sujeitos estudantes? Documento
-
Formação de Professores Indigenas Bilíngues: A Experiência Kaingang. Documento
-
Formação de Professores Universitários para atuar em cursos a distância via Internet Documento
-
Formação de educadores militantes no MST: a experiência do curso de Pedagogia da Terra na UNIOESTE/PR Documento
-
Formação de professores para o uso de jogos digitais no contexto escolar Documento
-
Formação de trabalhadores e movimento sindical: desenvolvimento e consolidação da Política Nacional de Formação da central Unica dos Trabalhadores (CUT) na última década (1998-2008). Documento
-
Formação educacional permanente em ciências naturais e pesquisa-ação na escola fundamental Documento
-
Formação para o trabalho do contexto do MST Documento
-
FÓRUM CATARINENSE DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DO MOVIMENTO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SANTA CATARINA NO PERÍODO DE 1999-2017 Documento
-
Fábrica de professores em nível superior: A universidade aberta do Brasil (2003-2014) Documento
-
Fé; trabalho e amor à Pátria: os livros da série fontes construindo brasileiros no Estado Novo - 1937 - 1945 Documento
-
Fênomenos e a Introdução de Fìsica Moderna e Contemporânea no Ensino Médio Documento
-
Game Comenius : produção de um jogo digital de educação para as mídias Documento
-
Geometria e visualização : desenvolvendo a competencia heuristica atraves da reconfiguração Documento
-
Gestão democrática e práticas participativas na educação infantil: um estudo de caso numa creche publica municipal Documento
-
Gestão e mediações nas rádios comunitárias de Santa Catarina: limites e possibilidades educativas Documento
-
Goiânia, Tchernobyl e a Tecnologia Nuclear: A informação científica entre alunos do 2o. Grau Documento
-
Grupos Sangüíneos Humanos nos Livros Didáticos de Biologia - Análise de Conteúdo Documento
-
Gênero em Livros Didáticos de História aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD/2014) Documento
-
Gênese da Diretoria de Instrução Pública na Província de Santa Catarina: 1830-1858 / Documento
-
Gênese da Escola Colonial Brasileira. Documento
-
Gênese do Ensino Superior de Geografia em Santa Catarina: da Faculdade Catariennse de Filosofia à Universidade Federal de Santa Catarina Documento
-
HAU KOLA! NARRATIVAS SOBRE DANÇAS CIRCULARES, COMPROMETIMENTO INTELECTUAL E COMUNICAÇÃO GENUÍNA Documento
-
HISTÓRIA DE UMA PRESENÇA-AUSENTE: SEXUALIDADE E GÊNERO EM CURSOS DE PEDAGOGIA Documento
-
Historia da ciencia e ensino : contribuições para a formação do professor de biologia Documento
-
História de Instituições escolares em São Francisco do Sul, SC - 1835 a 1935 Documento
-
História e cultura africana na compreensão de jovens estudantes da escola básica municipal Dilma Lúcia dos Santos (Florianópolis, SC) Documento
-
Histórias de infância e o que nos ensinam sobre modos de viver e sentir um ambiente Documento
-
Histórias de vida - saberes informais e formais do sujeito jovem da Comunidade Chico Mendes Documento
-
INFÂNCIA, CORPO E EDUCAÇÃO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA (1997-2003) Documento
-
INTERNETNICIDADE - Caminhos dos uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação por Povos Indígenas Documento
-
Identidades e Etnias na Educação: no discurso de futuras professoras Documento
-
Ideologia de Mercado na Educação Documento
-
Imagem e Imaginação: o julgamento estético no Potlach Grupo de Dança Documento
-
Imagens de uma dança amorosa em asas do desejo, de Wim Wenders, ou de como o cuidado de si transforma a ideia de educação. Documento
-
Implementação da disciplina Educação Moral Religiosa Católica no sistema de ensino e o processo de secularização em Cabo Verde Documento
-
Implicações da ideologia médico-psiquiátrica na educação Documento
-
Indicadores Pedagógicos do Construtivismo no Ensino de Ciências nas Séries Iniciais do 1º Grau: uma perspectiva piagetiana Documento
-
Indústria cultural e educação do corpo no jogo de capoeira: Estudos sobre a presença da capoeira na sociedade administrada Documento
-
Indústria cultural, subjetividade e formação danificadas na dialética do esclarecimento e nas minima moralia Documento
-
Informação pública e consciência crítica para cidadania: políticas públicas de informação em Blumenau, SC Documento
-
Informática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção / Documento
-
Infância como crítica social: uma análise do suplemento "O Estadinho" (1984-1987) Documento
-
Infância e Socialização: um estudo sobre a educação do corpo nos momentos do parque em uma creche. Documento
-
Inovação Tecnológica, Intelectualização e Autonomização do Agente Humano na Produção: Desafios para a Educação Documento
-
Integração das tecnologias na educação : a tradução das políticas pelo contexto escolar Documento
-
Intensificação do Trabalho Docente: contradições da política de economizar professores Documento
-
Interação entre Educação e Cultura Documento
-
Interações Voltadas à Cidadania e à Filantropia na Escolarização de Sujeitos que Apresentam Seqüelas Motoras Documento
-
Intercultura e Sustentabilidade: um estudo de caso centrado nas interrelações com as comunidades de pescadores de Porto Said e Rio bonito, município de Botucatu (SP) Documento
-
Intercâmbio cultural, ensino de História e identidade latino-americana: uma utopia possível? Documento
-
Internet e Educação: Aproximações inspiradas pelos movimentos sociais articulados em rede para a formação crítica de sujeitos Documento
-
Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais: um estudo sobre as identidades Documento
-
Investigando a Telefonia Celular: ensinando-aprendendo com a interatividade em uma abordagem temática no ensino de física. Documento
-
JUVENTUDE (S) E ESCOLA: SUAS CULTURAS EM DIÁLOGO Documento
-
Jean-Jacques Rousseau: a formação do homem segundo a ordem moral e suas relações com a liberdade e a educação / Documento
-
Jogo, brincadeira e cultura na educação infantil Documento
-
Jogos eletrônicos: entre a escola e a lan house Documento
-
Jovens Nômades em Fronteiras Fixas Documento
-
Jovens e adultos operários da construção civil da região metropolitana de Florianópolis/SC: relações entre demandas de formação e trabalho Documento
-
Jovens em Movimento: um estudo sobre o Movimento Passe Livre em Florianópolis Documento
-
Jovens migrantes transnacionais na escola: o que (não) nos contam? Documento
-
Juventude e sexualidade no contexto (escolar) de assentamentos do movimento dos trabalhadores rurais sem terra Documento
-
LAZER E EDUCAÇÃO NO CAPITALISMO BRASILEIRO: CONCRETUDE HISTÓRICA E PROJETO REVOLUCIONÁRIO. Documento
-
LETRAMENTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA AS MÍDIAS PARA OS PROFESSORES DO SENAI/SC Documento
-
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO Documento
-
La Polivalencia en la Formacion Profesional Documento
-
Licenciatura em Física da UFSC: análise à luz do referencial de Eisner e Vallance Documento
-
Literar: a arte de construir mundos de comunicação / Documento
-
MEMÓRIA, ESPORTE E FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA Documento
-
MODOS DE SER CRIANÇA NO COTIDIANO DA COMUNIDADE CHICO MENDES: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO Documento
-
MUNDO LETRADO, MUNDO DESEJADO: ALFABETIZAÇÃO E TRAJETÓRIAS DE VIDA Documento
-
Marcadores identitários de mulheres do CEJA: um olhar interseccional Documento
-
Marketing educacional e projetos de modernização das escolas: estudo sobre a expansão dos pré-vestibulares na Educação Básica Documento
-
Material lúdico na educação infantil :: um estudo sobre a distribuição e o uso de brinquedos e jogos nos NEIs de Florianópolis/SC / Documento
-
Mediatização do Meio Ambiente: Uma Reflexão Necessária Documento
-
Medidas socio-educativas - uma reflexão sobre as implicações educacionais na transgressão a lei Documento
-
Meio Ambiente e Saúde - A Convivência com o Carvão Documento
-
Meio Rural: quando a saída e a saída Documento
-
Memórias e experiências do fazer-se professor na Educação Técnica e Tecnológica em SC (Décadas de 1980 e 1990) Documento
-
Meninos e meninas em risco :: análise da prática da (des)proteção em regime de abrigo / Documento
-
Mestre Em Educação e Comunicação Documento
-
Michel Foucault e a genealogia como crítica do presente: as práticas disciplinares e a analítica do poder e da sexualidade. Documento
-
Miradas no Caleidoscópio: oficinas de multiletramentos com dispositivos móveis na criação de narrativas digitais na educação básica Documento
-
Modernizar o arcaico: discursos sobre a formação de professores para o meio rural (Santa Catarina 1942-1959) Documento
-
Mostras do Campo de Lages, Educação e Cultura na Democracia Participativa (1977-1983) Documento
-
Motivação, Qualidade de Vida e participação no trabalho Documento
-
Movimentos e Diálogos interculturais: um estudo da dança do Tchondaro dos Guarani de M'Biguaçu Documento
-
Mudar para manter: A auto-ajuda como a nova pedagogia do capital Documento
-
Multissensorialidades e aprendizagens: usos das tecnologias móveis pelas crianças na escola Documento
-
Mídia-educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental em Florianópolis Documento
-
Música nos anos iniciais do Ensino Fundamental: perspectivas para os trabalhos em parceria na Rede Municipal de Florianópolis Documento
-
Narrativas (e narradores) de RPG - Roleplaying Games como base para as práticas didáticas de professores. Documento
-
Nas trilhas das produções culturais no cotidiano da educação infantil. Documento
-
Neutralidade epistemológica na educação: uma análise a partir da crítica da ideologia Documento
-
Nietzsche e Stirner, aproximações acerca do conceito de liberdade para a educação Documento
-
Novos letramentos na escola: uma análise da integração do tablet às práticas pedagógicas no Ensino Fundamental Documento
-
O "grupal" nas salas de aula: aspectos da organização e reorganização do grupo no cotidiano da relação pedagógica Documento
-
O "direito à infância na escola": o estágio docente como campo de pesquisa Documento
-
O ?Diário de Classe? de Isadora Faber: verdades inconvenientes nas relações pedagógicas em uma rede de ensino. Documento
-
O ACESSO DE CRIANÇAS DE ZERO A SEIS ANOS À EDUCAÇÃO INFANTIL DE FLORIANÓPOLIS: uma análise sóciodemográfica de crianças em "lista de espera" Documento
-
O AVESSO DO CORPO: UMA EXPERIÊNCIA DE REVERSIBILIDADE ENTRE TEATRO E EDUCAÇÃO Documento
-
O Ambiente cantado e contado pelos brincantes de coco de roda e ciranda da Paraíba Documento
-
O BRASIL DO CINEMA NACIONAL NO ENSINO DE HISTÓRIA Documento
-
O Brincar da criança com elementos da natureza no espaço do parque na Educação Infantil Documento
-
O CONHECIMENTO E O PROCESSO DE TRABALHO ESCOLAR: PARA ALÉM DO PEDAGOGISMO Documento
-
O CONHECIMENTO, O ENSINAR EO APRENDER: ENTRE O MUNDO DADO E O MUNDO CONSTRUÍDO Documento
-
O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO HOSPITALAR NAS NARRATIVAS DAS CRIANÇAS Documento
-
O Carater educativo das ações em saude : entre o biologico e o politico Documento
-
O Caráter Educativo do Trabalho na Formação da Consciência Feminina Documento
-
O Caráter Humanitário da Formação dos Sujeitos da Educação Especial no Instituto Federal de Santa Catarina Documento
-
O Currículo de Língua de Sinais na Educação de Surdos Documento
-
O EMBATE ENTRE A EDUCAÇÃO TRADICIONAL E A EDUCAÇÃO NOVA: POLÍTICAS E PRÁTICAS NA ESCOLA PRIMÁRIA DE SANTA CATARINA ( 1911-1945) Documento
-
O ENSINO DE MATEMÁTICA DA ACADEMIA DE COMÉRCIO DE SANTA CATARINA NA DÉCADA DE 1930 E 1940 Documento
-
O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS E O COLÉGIO DE APLICAÇÃO: DA "PRONTIDÃO" A EMERGÊNCIA DA INFÂNCIA Documento
-
O ESPORTE E A EXPANSÃO DO CAPITAL: AS CRÍTICAS, CONTRADIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA Documento
-
O Ensino Médio diante da nova condição juvenil: disputas e consensos em torno dos sentidos de escolaridade Documento
-
O Ensino de Ciências na rede municipal de Florianopolis Documento
-
O Ensino de Filosofia no II Grau: do seu afastamento ao movimento pela sua reintrodução (A Sociedade de Estudos e Atividades Filosóficos - SEAF) Documento
-
O FENÔMENO FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTA CATARINA: UM ESTUDO COMPARATIVO A PARTIR DOS DADOS DA PROVA BRASIL 2007 e 2013. Documento
-
O Ideário gerencial: concepções, contradições e resistência Documento
-
O JOGO DE FUTEBOL E O JOGO DAS RELAÇÕES ENTRE OS LAKLÃNÕ/XOKLENG Documento
-
O Lazer do Trabalhador em um Contexto de Transformações Tecnológicas Documento
-
O PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO DA ESCOLA Documento
-
O PRECONCEITO E AS DIFERENÇAS NA LITERATURA INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO COM BASE NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL Documento
-
O PROCESSO DE PATRIMONIALIZAÇÃO DA FORTALEZA DE SANTA CRUZ DE ANHATOMIRIM: DISCURSOS, RESTAURO, USOS (1970 ? 1992) Documento
-
O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE DOCÊNCIA NA PRODUÇÃO ACADÊMICA. Documento
-
O PROFOR/UFSC como território docente Documento
-
O PROGRAMA ESTUDANTE CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO E HISTÓRIAS DE VIDAS DE ESTUDANTES NEGROS, AFRICANOS E COM HISTÓRICO DE CARÊNCIA DE RECURSOS ECONÔMICOS Documento
-
O PROGRAMA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO E SUA RELAÇÃO COM AS ACÕES PEDAGÓGICAS NA SALA DE AULA Documento
-
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA E A INFÂNCIA IGNORADA Documento
-
O Papel da Disciplina de Prática de Ensino para a Formação do Futuro Professor de Matemática Documento
-
O Papel da Instrumentação para o Ensino na Formação do Licenciado em Física Documento
-
O Potencial da Rádio na Escola: formação crítica na voz dos estudantes de escola pública Documento
-
O Processo de Ensino e Aprendizagem em Química no 2º Grau fundamentado em Princípios de Ação Docente: Uma Avaliação Iluminativa. Documento
-
O Professor de Ciências Naturais e o Livro Didático (no ensino de Programas de Saúde) Documento
-
O Projeto Terra Solidária desenvolvido pela Escola Sul - CUT: uma experiência cutista de educação profissional Documento
-
O TEATRO DE BONECOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA: um estudo dos limites e possibilidades nas séries iniciais de 1º grau. Documento
-
O TRABALHO DE PROFESSORES/AS EM UM ESPAÇO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE : NECESSIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA Documento
-
O Trabalho Temporário no Magistério Público de Santa Catarina Documento
-
O Trabalho docente e as relações interpessoais no espaço escolar Documento
-
O Trabalho e a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural de Pato Branco/PR Documento
-
O Uso de ambiente informatizado como apoio ao desenvolvimento da cognição espacial nas séries iniciais Documento
-
O atual e o virtual da comunicação em aula e do habitus expressivo do professor universitário nas atividades de ensino presencial. Documento
-
O ciberespaço e o agir docente: da constituição do habitus à construção da dobra Documento
-
O computador no interior da escola pública: avanços, desafios e perspectivas do/no ProInfo / Documento
-
O conceito de tempo histórico na formação inicial do professor de história Documento
-
O coordenador pedagógico na educação infantil da Rede Municipal de Educação de Florianópolis: marcas de uma experiência democrática Documento
-
O corpo na Educação Infantil: Por um pedagogia da sinestesia Documento
-
O corpo nas expressões gráficas de humor: Dilma Rousseff e a política brasileira contemporânea Documento
-
O cotidiano das práticas de Educação Física escolar e o disciplinamento dos corpos: um estudo de caso. Documento
-
O cotidiano do atendimento especial numa escola bilingue: as relações de saber-poder e os discursos sobre a escolarização de deficientes múltiplos Documento
-
O currículo da disciplina de sociologia nas escolas públicas de ensino médio da rede estadual de Florianópolis/SC Documento
-
O desejo de saber: a arte de ensinar/aprender fazendo Documento
-
O designer instrucional e o designer educacional no Brasil: identidade e prática em uma visão educacional Documento
-
O discurso governamental-oficial sobre leitura para os anos iniciais do ensino fundamental e sua divulgação nas redes sociais da internet Documento
-
O embate de projetos na formação de professores de Educação Física: além da dualidade entre licenciatura - bacharelado. Documento
-
O ensino da filosofia em Santa Catarina: análise do uso de tecnologias. Documento
-
O ensino de História na Escola Waldorf Anabá: cultura escolar e saberes docentes Documento
-
O ensino de Química no Magistério Documento
-
O ensino de ciências naturais e matemática no I e II grausnas escolas públicasda Santa Catarina - uma abordagem sociológica Documento
-
O ensino e o brincar na prática pedagógica dos anos iniciais: uma leitura através das teorias de maria Montessori e Freinet. Documento
-
O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar Documento
-
O ensino pre-escolar no SESI/SC - um estudo de caso Documento
-
O espaço alimentar e seu papel na socialização da infância:o caso de uma creche pública Documento
-
O espaço da creche: que lugar é este? Documento
-
O estudante-atleta: desafios de uma conciliação entre a escolarização e a formação esportiva no futebol Documento
-
O fenecer da educação capitalista : estudo das condições dos trabalhadores temporários da educação (ACTS) no ensino público de Florianópolis Documento
-
O gosto e suas implicações no planejamento pedagógico na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis-SC Documento
-
O livro didático de História do ensino médio da Rede Salesiana de Escolas: desafios para a formação do pensamento histórico Documento
-
O papel socializador das mídias digitais na in-corporação do capital cultural na relação entre a cultura escolar, a socialização familiar e os grupos de adolescentes Documento
-
O pensamento operatório formal e o ensino de exercícios de ecologia: um estudo de caso Documento
-
O pensamento pedagógico de Rousseau: um estudo do Émile Documento
-
O proceso de formação continuada dos professores e professoras de educação física que atuam na educação infantil no município de Florianópolis Documento
-
O processo de aprendizado do ofício de alfaiate em Florianópolis (1913 - 1968) Documento
-
O professor de educação especial nas políticas de perspectiva inclusiva no Brasil: concepções em disputa Documento
-
O professor pesquisador/reflexivo: o olhar de tutores da educação a distância Documento
-
O trabalho prisional como instrumento de reabilitação social: uma perspectiva crítica Documento
-
O uso da internet na ampliação do capital lingüístico: língua-padrão.com.brasil Documento
-
O uso de role-play e dramatização no ensino de física do 2º grau: quatro casos em estudo Documento
-
OFICINAS DE CINEMA: OLHARES E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS NA ESCOLA Documento
-
OLHAR PELAS FRONTEIRAS ? O DIÁLOGO ESTÉTICO ENTRE ESFERAS SOCIAIS Documento
-
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MANAUS - UMA ANÁLISE DE SEUS MARCOS REGULATÓRIOS?. Documento
-
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DEMOCRACIA - Um estudo sobre o Projeto Político Pedagógico na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis no Governo da Frente Popular (1993 - 1996) Documento
-
OS CAMPOS DE ATUAÇÃO DO EGRESSO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFSC APÓS A FRAGMENTAÇÃO EM LICENCIATURA E BACHARELADO: DIFERENÇAS E REGULARIDADES. Documento
-
Oficina :: apontando territórios possíveis em educação / Documento
-
Oficina com jogos teatrais: instrumento auxiliar na ressignificação das relações interpessoais do profissional da saúde Documento
-
Oficina de Profissionalização: Construção da Autonomia? Documento
-
Ordenamentos Político-pedagógicos, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Educação Física Escolar: uma leitura sobre as novas prescrições de um currículo ao ensino. Documento
-
Orientações curriculares para a pequena infância: uma análise da educação infantil obrigatória no Equador, Peru e Uruguai Documento
-
Origem e fomento de práticas pedagógicas diferenciadas Documento
-
Os Saberes Docentes na Classe Hospitalar Documento
-
Os adolescentes de Florianópolis, televisão e violência: um estudo sobre socialização e formação de valores na TV Documento
-
Os caminhos da ruptura do autoritarismo pedagógico:A possibilidade do estabelecimento de novas relações sociais para a ruptura do autoritarismo pedagógico Documento
-
Os caminhos da ruptura do autoritarismo pedagógico:o estabelecimento de novas relações sociais como possibilidade de novas relações de trabalho. Documento
-
Os conselhos comunitários em Tubarão e em Santa Catarina: estado, hegemonia e educação Documento
-
Os dilemas das Licenciaturas no curso de Ciências Sociais Documento
-
Os espaços e tempos educativos: suas implicações na aprendizagem dos educandos. Documento
-
Os sentidos atribuídos pelas crianças aos seus cadernos escolares Documento
-
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU E COMUNIDADE DO ENTORNO: GESTÃO E CONFLITOS Documento
-
PEDAGOGIA PRETA: DIFERENÇA, DIÁSPORA E SUBALTERNIDADE NA EDUCAÇÃO Documento
-
PELAS ASAS DE ÍCARO: O REOMODO DO FAZER PEDAGÓGICO. Construindo uma taxionomia para escolha de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem - AVEA. Documento
-
PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS USOS DAS TECNOLOGIAS POR PARTE DE DOUTORANDOS DO PPGE/UFSC Documento
-
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA INTERATIVO: EXPRESSÃO DA NOVA GESTÃO PÚBLICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
PRODUÇÃO ESCRITA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL : O TRABALHO DOCENTE E A PERSPECTIVA DE AUTONOMIA DISCURSIVA Documento
-
PROFESSORES DE HISTÓRIA : O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DESSES PROFISSIONAIS E A DIDÁTICA QUE INCORPORA O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS Documento
-
PROFESSORES E GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: GERENCIAMENTO ESTATAL DA EDUCAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM SANTA CATARINA Documento
-
PROFISSIONAIS NEGRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS: NARRATIVAS QUE REVERBERAM RESILIÊNCIA Documento
-
PROFISSÃO DOCENTE: O DIFÍCIL EQUILIBRIO ENTRE SAÚDE E ADOECIMENTO Documento
-
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES (DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO): UM ESTUDO A PARTIR DAS VOZES DOS EDUCADORES DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE? CAMPUS RIO DO SUL Documento
-
PROGRAMA EDUCAÇÃO INTEGRAL: ESCOLARIZAÇÃO OU CUSTÓDIA? Documento
-
PROGRAMA INCLUIR (2005-2009): UMA INICIATIVA GOVERNAMENTAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL Documento
-
PROGRAMA REUNI: Democratização da Educação Superior? Documento
-
PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO ESCOLAR: INSTRUMENTO DE MUDANÇA OU A PRÓPRIA MUDANÇA Documento
-
PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ELEMENTOS PARA PENSAR A FORMAÇÃO DE ATITUDE LEITORA E PRODUTORA DE TEXTOS COM CRIANÇAS PEQUENAS Documento
-
PRÁTICAS EDUCATIVAS E A DOCILIZAÇÃO DO CORPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM O DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS: DISPOSITIVOS MÓVEIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS NA TRÍPLICE FRONTEIRA BRASIL, COLÔMBIA E PERU: UM ESTUDO NA ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON Documento
-
Paradigmas Emergentes e os Novos Objetos de investigação: o exemplo do gênero Documento
-
Parque da Luz: fazer pequeno, forte e enraizador Documento
-
Participação Docente na Produção da atual Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Documento
-
Pedagogia Musical Histórico-crítica Documento
-
Pedagogia dos Surdos. Professor Surdo: A política e a poética da transgressão pedagógica Documento
-
Pedagogia materna e relações sociais Documento
-
Pedro Nava e o potencial (auto) formativo da memória Documento
-
Percepção e cegueira: a historia de vida de uma professora universitária Documento
-
Pesquisa: discurso e prática no curso de pedagogia da UNIPLAC Documento
-
Política educacional nos anos 90:: a história nos parâmetros curriculares nacionais / Documento
-
Política educacional, trabalho docente e alunos da modalidade educação especial: um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental Documento
-
Políticas Públicas para o Livro e a Leitura no Brasil: acervos para os anos iniciais. Documento
-
Políticas do corpo e governo da cidade: análise a partir do retorno à vida democrática na cidade de Montevidéu ? Uruguai. Documento
-
Ponta do Coral: Pincelando nos espaços movimentos sociais através da educação e da arte. Documento
-
Por Detrás das Palavras: Investigando aspectos e valores da identidade social e profissional de professores de 1ª à 4ª série Documento
-
Por entre as tramas e os meios : as relações raciais na escola Documento
-
Por uma Psico-sociologia educacional: A contribuição de João Roberto Moreira para o processo de constituição científica da Pedagogia nos cursos de formação de professores catarinenses nos anos de 1930 e 1940. Documento
-
Potencialidades e Limites do Projeto Pedagógico da Escola de Tempo Integral Documento
-
Pre-escola e escola : unidade ou diversidade? Documento
-
Pressupostos Teoricos com vistas á tematização do futebol brasileiro pela Educação Física escolar a partir da teoria educacional de Paulo Freire Documento
-
Princípios de Conservação e Construção de Modelos por Estudantes do Ensino Médio Documento
-
Processos produtivos avançados: novas demandas educacionais. Um estudo de caso na indústria catarinense Documento
-
Produção Agricula Integrada Documento
-
Professor pedagogo: que profissional é este? Documento
-
Professor temporário: situações da docência em educação física na rede municipal de ensino de Florianópolis (2011/2017) Documento
-
Professoras Primárias: a construção profissional de alfabetizadoras negras em Florianópolis (1930-1970) Documento
-
Professoras de bebês: as dimensões educativas que constituem a especificidade da ação docente Documento
-
Professoras e inovação pedagógica: dilemas das práticas escolares Documento
-
Professoras: signific-ações narradas frente às violências que afetam crianças em escolarização. Documento
-
Professores (as): trabalho, vida e saúde Documento
-
Professores(as) em tempo de nacionalização em Santa Catarina (1930-1940) Documento
-
Profissionalização e escolarização de jovens atletas de futsal em Santa Catarina Documento
-
Profissão docente e escolarização dos filhos Documento
-
Programa Mulheres Mil: uma análise no campo das políticas de inclusão do IFSC Documento
-
Projetando varões: O Ginásio Diocesano e a educação secundária masculina da serra catarinense (1931/42) Documento
-
Projeto Arte na Escola: um estudo sobre a prática dos professores e das professoras de Arte nas escolas públicas de Florianópolis Documento
-
Projeto Político Pedagógico:uma experiência numa escola pública catarinense Documento
-
Projetos cooperativos de aprendizagem mediados por tecnologia de comunicação digital na promoção da aprendência. Documento
-
Propostas de reformulação da educação profissional do SENAI e SENAC para o século XXI Documento
-
Prática de Ensino de Química- Uma Experiência Educacional Dialógica Documento
-
Práticas Educativas em Ciências em Escolas Ribeirinhas de Manaus: Narrativas e Memória Docente Documento
-
Pré-vestibular público e gratuito: o acesso de trabalhadores à universidade pública / Documento
-
Pró-Criança: Por Entre Creches, Livros e Canções, a Busca de Consensos (Santa Catarina - década de 80) Documento
-
Psicologia escolar no Brasil : fazeres e saberes Documento
-
Pós-graduação em tempos de precarização do trabalho. Um estudo sobre o alongamento da escolarização entre os mestrandos da UFSC. Documento
-
QUANDO UMA DIFERENÇA É POSTA COMO DEFICIÊNCIA: REFLEXÃO SOBRE TRÊS HISTÓRIAS Documento
-
Quando a diferença é mito: análise da socialização específica para os sexos na Educação Física e no Esporte Documento
-
Quando a empresa assume a escola Documento
-
Quando o texto fala: narrativas de Lenira Maria de Carvalho, uma mulher negra, trabalhadora doméstica Documento
-
Quando os 'degradados' se tornam 'favoritos'! Um estudo de trajetórias de estudantes do Pré-vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina ingressos em cursos de maior demanda. Documento
-
Quem Conta um Conto...A narração de histórias na escola e suas implicações pedagógicas Documento
-
Quem se atreveria a lutar contra um exército tão grande e um general como Homero? Platão, tradição e educação Documento
-
Questões teóricas sobre o ensino pela pesquisa: problematizações Documento
-
REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA NA INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO E AS IMPLICAÇÕES PARA A QUALIFICAÇÃO DOS TRABALHADORES Documento
-
REPRESENTAÇÕES SOBRE O ENSINO DE ARTE CONTEMPORÂNEA Documento
-
Razão e corporeidade: elementos para a compreensão do corpo na modernidade Documento
-
Rede Kipus e formação docente na América Latina e Caribe - do protagonismo à subordinação Documento
-
Rede de pesca: um elemento mediador para o ensino da geometria / Documento
-
Reflexões sobre o trabalho e a reprodução social: primeiras aproximações em relação ao complexo educativo / Documento
-
Registros de representação semiótica no estudo de porcentagem Documento
-
Relacão Professor-Aluno Documento
-
Relação que os alunos estabelecem com a escola e com os estudos Documento
-
Relações Sociais na Educação Infantil: dimensões étnico-raciais, corporais e de gênero. Documento
-
Relações com o skatismo em Florianópolis-SC: um estudo sobre a formação do campo e do habitus. Documento
-
Relações étnico-raciais: orientações, leis e práticas nas instituições de educação infantil Documento
-
Representação e uso da Internet por adolescentes. Documento
-
Responsabilidade Social Empresarial e Educação: estudo de caso Documento
-
Retratos de família - Imagens na memória Documento
-
Ritmo, motricidade, expressão: o tempo vivido na música Documento
-
Rodano o Engenho: Reflexões teórico-metodológicas sobre a brincadeira de fazer vídeo, na perspectiva da mídia-educação. Documento
-
SABERES EM CONSTRUÇÃO: OS DESAFIOS DA AGROECOLOGIA NO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA Documento
-
SABERES SOCIOLÓGICOS NAS ESCOLAS DE NÍVEL MÉDIO SOB A DITADURA MILITAR: OS LIVROS DIDÁTICOS DE OSPB. Documento
-
SEMANAS EDUCACIONAIS: A ARQUITETURA DO PODER SOB A CELEBRAÇÃO DA DIDÁTICA Documento
-
SENTIMENTOS DE INJUSTIÇA DE DOCENTES COMO MIOPIA EDUCACIONAL: O (DES)INVESTIMENTO PEDAGÓGICO EM ADOLESCENTES DE PERIFERIA Documento
-
SER PROFESSORA DE BEBÊS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA CRECHE CONVENIADA Documento
-
SOBRE EDUCAÇÃO E POLÍTICA. HANNAH ARENDT, O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E O HOMEM TRÁGICO Documento
-
Saberes Docentes na Educação de Jovens e Adultos em Florianópolis (SC) Documento
-
Sagrado dever é servir à Pátria: a educação cívico-patriótica na Série Fontes Documento
-
Sala de aula sem paredes: um estudo do pensamento de Herbert Marshall McLuhan e suas implicações educacionais / Documento
-
Segundo professor de turma na política de educação especial de Santa Catarina: processo de (des) regulamentação e projeto de (de/con) formação certificada pelo mercado Documento
-
Sem trabalho final Documento
-
Sexualidade Como Tema Transversal: A Estruturação da Educação Sexual Nos Parâmetros Curriculatres Nacionais Documento
-
Sexualidade, quem precisa disso ? a trajetoria de uma oficina Documento
-
Sistema de Apostilamento: umas das estratégias de intervenção do capital na educação e uma ofensiva a Proposta de Educação do MST. Documento
-
Sobre a Presença de uma Pedagogia do Corpo na Educação da Infância: retratos e vozes, lugares e tempos da corporalidade na rotina de uma creche Documento
-
Sobre travessias: a história de sujeitos que resistem ao estigma social da deficiência / Documento
-
Softwares Educativos: uma tecnologia de informação e comunicação na educação Química Documento
-
Sujeitos em contextos de violências : o cuidado no Centro de Atendimento às Vitimas de Crimes Documento
-
SuperviSão escolar : necessidade, tecnica ou voluntarismo politico? Documento
-
TECITURAS DE VIDA DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS CAETITÉ/BA: DOS MÓBILES AOS SUPORTES MATERIAIS E SIMBÓLICOS Documento
-
TRABALHO, ALIENAÇÃO E ESTRANHAMENTO EM MARX: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO Documento
-
Tecendo Histórias: a criança e sua produção narrativa Documento
-
Tecendo relações entre currículo e tecnologias. Documento
-
Tecnologia Aplicada a Educação Documento
-
Tecnologias digitais na cultura escolar: um estudo de caso em escolas de Santa Catarina após a política de inclusão digital UCA Documento
-
Telejornal e crianças no Brasil: a ponta do iceberg Documento
-
Teoria Crítica do Esporte: Atualidades, Disputas e Interpretações Documento
-
Teoria e Práticas Pedagógicaas Documento
-
Teorias da Aprendizagem na Formação do Profssor em Educação Fisica Documento
-
Tornando-se professor de história: aproximações ao processo formativo Documento
-
Trabalho Arcaico No Moderno Mundo da Moda Documento
-
Trabalho docente e capitalismo: um estudo sobre a natureza do trabalho docente nas pesquisas em educação na década de 1990. Documento
-
Trabalho docente na educação infantil pública de Florianópolis: um estudo sobre as auxiliares de sala Documento
-
Trabalho e educação física: a ginástica laboral na forma social do capital Documento
-
Trabalho educativo e formação do assistente social: a experiência da UNOESC - Chapecó Documento
-
Trabalho voluntário em Florianópolis Documento
-
Trabalho, coletividade, conflitos e sonhos: a formação humana no assentamento Conquista na Fronteira Documento
-
Trabalho, produção da existência e do conhecimento: o fetichismo da interdisciplinaridade Documento
-
Trabalho-Educação e Dominação do Trabalhador Documento
-
TÉCNICA , DOR, FEMINILIDADE: EDUCAÇÃO DO CORPO NA GINÁSTICA RÍTMICA Documento
-
UM (RE)TRATO PEDAGÓGICO A PARTIR DO OLHAR DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS DO MST Documento
-
UM DISCURSO DE BRASILIDADE: A SELEÇÃO BRASILEIRA DE 1994 NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO Documento
-
UM ESTUDO SOBRE OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À LÍNGUA PORTUGUESA POR SURDOS UNIVERSITÁRIOS Documento
-
UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE AS ATIVIDADES ORAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DESTINADOS A INICIANTES DA LÍNGUA ITALIANA Documento
-
UMA EXPERIÊNCIA DE MEDIAÇÃO NA LEITURA DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA Documento
-
Um ambiente de experimentação educativa em lógica binária Documento
-
Um estudo sobre a interatividade nos ambientes virtuais da internet e a sua relação com a educação: o caso da AllTV Documento
-
Um estudo sobre o edublog e o ensino de Língua Estrangeira Espanhol Documento
-
Um olhar sobre as mídias em práticas pedagógicas na didática universitária Documento
-
Um olhar sobre o mito do indissociável: a pesquisa no ensino e o ensino da pesquisa na graduação / Documento
-
Um processo considerado bem-sucedido de inclusao escolar e o diagnostico de sindrome de autismo - uma historia com muitas vidas Documento
-
Uma Discussão Sobre a Natureza da Ciência: um exemplo com a Teoria da Relatividade Restrita Documento
-
Uma Educação Especial Nada Especial: análise de uma prática pedagógica Documento
-
Uma Experiência em Construção: do Fazer-se Escola Pública à Práxis Político-Pedagógica na Perspectiva da Educação Libertadora Documento
-
Uma Intervenção no Currículo pelo Método Cataplum Documento
-
Uma Nova Abordagem para o Ensino da Comunicação Documento
-
Uma Via Sobre o Mar Documento
-
Uma análise de competências na educação a distância Documento
-
Uma experiência com o Projeto Manhattan em sala de aula: Interdisciplinaridade e ação em sala de aula Documento
-
Uma história social da aids :: estudo de caso sobre a incidência da aids em Itajaí/SC / Documento
-
Uma leitura do fracasso escolar na escola pública catarinense Documento
-
Uma nova fase na relação entre mundo da educação e mundo do trabalho: um estudo de caso da criação da Universidade Corporativa Documento
-
Uma proposta pedagógica do Movimento Negro no Brasil: pedagogia interétnica, uma ação de combate ao racismo Documento
-
VIOLÊNCIA SEXUAL FEMININA E GÊNERO: INTERFACES DE UM CONTEXTO. Documento
-
VOZES DE ÉBANO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE OS SABERES ESCOLARES DE ESTUDANTES AFRO-DESCENDENTES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ - SANTA CATARINA Documento
-
Vai sentar, parece que tem um bicho forgulha no corpo! O lugar das crianças no processo incial da escolarização no Ensino Fundamental. Documento
-
Vestibulares: o difícil acesso ao ensino superior no Brasil Documento
-
Vidas em construção : tecendo histórias, caminhos e (des)esperanças de adolescentes com vivência de rua em Florianópolis / Documento
-
Violência, incivilidade e indisciplina no meio escolar: um estudo em dois estabelecimentos de ensino da rede pública Documento
-
Visão de mundo e representações de meio ambiente entre licenciandos da UFSC Documento
-
Vozes das mulheres negras cotistas da Universidade Federal de Santa Catarina (2010-2014) Documento
-
Vozes do pântano: presença e possibilidades do rádio no Pântano do Sul, na perspectiva do sujeito-receptor Documento
-
computador e a alfabetização - Análise das concepções subjacentes nos softwares para a Educação Infantil Documento
-
não houve Documento
-
¡Proyectemos! Um diálogo entre livros didáticos e aplicativo móvel nas aulas de língua espanhola. Documento
-
À rua da escola (estudo de significados construídos por adolescentes abrigados) / Documento
-
ÀS MARGENS DO DISCURSO VERDE Documento