cour_b7b5765b-04b2-4a3b-9631-0874ca1c3c47
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
A ALFABETIZAÇÃO NO PARANÁ: O CASO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS, 1960-1980 Documento
-
A COLABORAÇÃO ENTRE PROFESSORES NO PROCESSO EDUCATIVO DA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA NA ARQUITETURA COM BASE NO PENSAMENTO COMPLEXO E NA VISÃO TRANSDISCIPLINAR Documento
-
A CONSTRUÇÃO DA INVISIBILIDADE E DA EXCLUSÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NAS PRÁTICAS E POLITICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL Documento
-
A CONSTRUÇÃO DO IMPÉRIO E HEGEMONIA NORTE-AMERICANA NA EDUCAÇÃO - AS GARRAS DA ÁGUIA NA LEGISLAÇÃO DE ENSINO BRASILEIRA: DA INSTAURAÇÃO DA REPÚBLICA À REFORMA UNIVERSITÁRIA (1890 – 1968). Documento
-
A CULTURA DIDÁTICA NA AÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO DE UMA ESCOLA DE NEGÓCIOS Documento
-
A EDUCAÇÃO HÍBRIDA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA NORTEADORA Documento
-
A ESCOLA DE ORIGEM ALEMÃ: GÊNESE E DINÂMICA DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DOS TEUTO-BRASILEIROS EM BLUMENAU, SC (DE 1850 A 1938). Documento
-
A Educação intercultural na Ressignificação da Cultura de Direitos Humanos Documento
-
A Escola como Cocriadora da Vida: a noética como fundamento emergente para a educação. Documento
-
A Escola de Tempo Integral: Alicerce para Educação Integral no Ensino Médio Integrado. Documento
-
A Especificidade da docência na disciplina de Didática na Formação Inicial de Professores Documento
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO PARANÁ, NO PERÍODO DE 2003 A 2018 Documento
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUA EXPRESSIVIDADE EPISTEMO-METODOLÓGICA BIOCÊNTRICA: DAS CONVICÇÕES DOS/AS FORMADORES/AS DE PROFESSORES/AS ÀS PRÁTICAS FORMATIVAS NAS LICENCIATURAS. Documento
-
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES SUBSIDIADA PELA CONCEPÇÃO DA TEORIA DA COMPLEXIDADE E VISÃO DA ECOLOGIA INTEGRAL Documento
-
A Formação do Pedagogo para atuar no Sistema Penitenciário Documento
-
A GESTÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA CONTEMPORANEIDADE: OS EFEITOS DAS CONTRADIÇÕES NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS Documento
-
A Histórica Desigual Qualificação para o Trabalho do Jovem Pobre Brasileiro Documento
-
A INFLUÊNCIA DO GERENCIALISMO E DA PERFORMATIVIDADE NA GESTÃO DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
A INFÂNCIA NO CONTEXTO PRISIONAL: PRESSUPOSTOS PARA PROCESSOS EDUCATIVOS QUE RESPEITEM O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E SUA DIGNIDADE HUMANA Documento
-
A PROFISSIONALIDADE DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE SOCIAL: POSSIBILIDADES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). Documento
-
A Pedagogia da Escola Nova e a concepção de concreto: o ensino dos saberes elementares matemáticos no Paraná (1920-1960) Documento
-
A Política de Avaliação da Qualidade da Educação Superior no Brasil Documento
-
A REDUÇÃO DE ACIDENTES AÉREOS NO BRASIL POR MEIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR AERONÁUTICO, SOB A ÓTICA DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE. Documento
-
A Razão Moderna na Escola e a Diversidade Social na Contemporaneidade Documento
-
A SISTEMATIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: UMA ALTERNATIVA À TRANSMISSÃO-ASSMILAÇÃO DE CONTEÚDO Documento
-
A SISTEMTAIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO NO ENSINO DE REDAÇÃO ENEM: CONTRIBUIÇÕES DA/PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA Documento
-
A TEORIA DA COMPLEXIDADE NA INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA DE VIDA DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR Documento
-
A UNESCO e suas relações com a educação primária rural no Brasil, no Paraná e em Prudentópolis (1936-1996) Documento
-
A constituição do professor de Educação Física: um percurso de formação. Documento
-
A construção do imério norte-americano ? A influência dos Estados Unidos da América na legislação de ensino brasileira - da instauração da República à Reforma Universitária - 1889 - 1968 Documento
-
A institucionalização da Matemática Financeira como disciplina no curso de Licenciatura em Matemática da UNESPAR Campus de Paranaguá entre os anos de 1994 e 2014. Documento
-
A polícia no cotidiano escolar: um estudo a partir da Patrulha Escolar do Paraná Documento
-
A política pública PROCAMPO: possibilidades e limites para o desenvolvimento dos sujeitos coletivos do campo Documento
-
A recepção, por países da América do Sul, das diretrizes de formação inicial de professores emanadas das agências internacionais, de 1990 a 2019 Documento
-
A relação recíproca entre o pedagogo e a cultura escolar em uma escola estadual de Curitiba-PR e os impactos da pandemia da COVID-19 Documento
-
ALFABETIZAR COM PAULO FREIRE: APRENDENDO A LER A PALAVRA PELA LEITURA DO MUNDO Documento
-
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA INTEGRADORA PARA UMA SOCIEDADE EM REDE Documento
-
AS CARTAS DE PARKER NA MATEMÁTICA DA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: circulação e apropriação de um dispositivo didático pedagógico Documento
-
AS CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO INTEGRAL DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS E CONTRADIÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Documento
-
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL CAPES-COFECUB - 2012 A 2019. Documento
-
Acesso e Permanência no Ensino Superior Documento
-
Aritmética na Escola Teuto-Brasileira: o saber contar como princípio Documento
-
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia: Um Olhar a partir do Ciclo de Políticas Documento
-
As Motivações pela Interiorização do Ensino Superior no Paraná Documento
-
As contribuições e implicações da mediação pedagógica na formação continuada de professores da Educação Profissional e Tecnológica a Distância Documento
-
As ditaduras cívico-militares e o Movimento da Matemática Moderna no Brasil e na Argentina: Aproximações e Distanciamentos. Documento
-
As finalidades da aritmética no ensino primário paranaense - 1903 a 1932 Documento
-
Autobiografia educativa e profissional como dispositivo para refletir a formação de educadores do ensino superior à luz de uma proposta de educação transformadora transdisciplinar Documento
-
Avaliação da Matemática Escolar: Contribuições da Pedagogia da Escola Nova Documento
-
BASES PEDAGÓGICAS FREIREANAS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS, EXPRESSAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A PRÁTICA ALFABETIZADORA DAS ESCOLAS Documento
-
CAMINHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS CIDADES EDUCADORAS Documento
-
CAMINHOS E DESCAMINHOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA (1963 A 1996). Documento
-
CARTOGRAFIAS DAS VIOLÊNCIAS SOBRE AS INFÂNCIAS EM SITUAÇÃO DE POBREZA Documento
-
CONHECIMENTO E AÇÃO DA FISIOTERAPIA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL Documento
-
CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS FACULDADES ESTADUAIS DE MÚSICA DE CURITIBA: EMBAP E FEMP (1948 – 1975) Documento
-
Conselheiro pedagógico na educação superior: percursos de uma formação Documento
-
CÁLCULO MENTAL NO ENSINO PRIMÁRIO (1950 - 1970) - UM OLHAR PARTICULAR PARA O PARANÁ Documento
-
DA CRÍTICA DE EMMANUEL MOUNIER À CULTURA BURGUESA À AÇÃO CULTURAL PARA A LIBERDADE DE PAULO FREIRE Documento
-
DE LUTA HISTÓRICA PELA POSSE DA TERRA AO GRITO DE UMA LICENCIATURA PARA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ Documento
-
DESAFIOS E PERSPECTIVAS: AS PESQUISAS NA ÁREA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR NO ATENDIMENTO AOS ESCOLARES EM TRATAMENTO DE SAÚDE Documento
-
DIMENSÃO SOCIOLÓGICA DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Documento
-
DIRETRIZES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE ARAUCÁRIA/PR (2012): UMA ANÁLISE A PARTIR DO CICLO DE POLÍTICAS. Documento
-
Desenvolvimento Profissional de Professoras Alfabetizadoras Documento
-
Desenvolvimento profissional docente em Comunidades de Prática no Ensino Superior Documento
-
Do Ginásio para as Escolas Normais: as mudanças na formação matemática de professores do Paraná (1920-1936). Documento
-
EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA: Interfaces teóricas entre Jean-Jacques Rousseau e Paulo Freire Documento
-
EDUCAÇÃO DO CAMPO Documento
-
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O DESVELAR DA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA Documento
-
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM CURITIBA/PR: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E GESTORES. Documento
-
ELEMENTOS DE PROFISSIONALIDADE DOCENTE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA Documento
-
ELEMENTOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA CONSTITUIÇÃO DA CARREIRA DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTUDO DA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA - PARANÁ Documento
-
ENSINAR E APRENDER:UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM O USO DA FERRAMENTA PLANO DE TRABALHO DO AMBIENTE VIRTUAL EUREKA E O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO ON LINE EM DISCIPLINA DA ENGENHARIA AMBIENTAL Documento
-
ENSINO DE HISTÓRIA: A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA NAS LICENCIATURAS Documento
-
ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS NO ESTADO DE MATO GROSSO (1920-1980): UMA ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES DA CULTURA ESCOLAR. Documento
-
ENSINO-APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA - A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DA MODALIDADE VÍDEO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Documento
-
Educando a criança com Paulo Freire: Por uma pedagogia da educação infantil - a realização do ser mais Documento
-
Educação Ambiental Documento
-
Educação Ambiental a luz do pensamento complexo e da teoria tripolar de formação: uma proposta para professores da Educação Infantil Documento
-
Educação, moral e música: o papel do canto orfeônico no contexto educacional brasileiro entre 1930 e 1961 Documento
-
Ensino Médio: História, Concepções e Realidades, a partir da Lei nº 5.692/71 até a Lei nº 13.415/17 Documento
-
Epistemologia das Ciências Sociais em Saint-Simon como matriz de Políticas Públicas em Educação Documento
-
Escola e produção do conhecimento Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A DISTÂNCIA Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ESTADO DO PARANÁ: RECONTEXTUALIZAÇÃO E DESAFIOS Documento
-
FORMAÇÃO DE LEITORES PELAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SUJEITOS EM DIFERENTES TEMPOS E ESPAÇOS: UMA ANÁLISE INTEGRATIVA DE DADOS Documento
-
FORMAÇÃO DOCENTE NO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO A PARTIR DE UMA “COMUNIDADE DE PRÁTICA Documento
-
Formação Continuada Online para o Desenvolvimento Profissional dos Professores que atuam no Atendimento Pedagógico ao Escolar em tratamento de Saúde Documento
-
Formação Docente para o Desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos para o Ensino de Química Documento
-
Formação Pedagógica de Professores Universitários: em busca do desenvolvimento profissional para uma prática pedagógica inovadora no Ensino Superior Documento
-
Formação continuada de professores superiores a partir da educação a distância Documento
-
Formação continuada para a prática docente no paradigma da complexidade com uso das tecnologias da informação e da comunicação Documento
-
Formação de Professores no Contexto do Projeto Um Computador por Aluno-UCA: Uma proposta de pesquisa a partir d euma reflexão sobre a prática pedagógica Documento
-
Formação de Professores no Paradigma da Complexidade Documento
-
Garantia de direitos nas práticas socioeducativas como possibilidade de ressignificação identitária de pertencimento social do adolescente em contexto de pobreza infantil Documento
-
Gênero no campo religioso: reflexões na formação docente Documento
-
IMPACTOS DE PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA DOCENTE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Documento
-
Imigrantes na escola: O desafio dos docentes do Ensino Fundamental II de Curitiba em relação ao aluno estrangeiro. Documento
-
Influências nacionais e internacionais na produção do texto da Lei de cotas Documento
-
Inserção Profissional Docente: sistematização de princípio e indicadores para melhoria desse processo Documento
-
Intelectuais protestantes e cultura escrita: histórias de missionários e missionárias entre o Brasil e os Estados Unidos Documento
-
JEAN-JACQUES E PAULO: A SOFIA QUE LIBERTA E A LIBERDADE QUE EDUCA Documento
-
Leis antibullying: Ir além de vigiar e punir - práticas sociais na escola Documento
-
Licenciaturas Alfabetizadoras: a interlocução dos cursos de licenciatura com os anos iniciais da Educação Básica. Documento
-
Louceiras do Maruanum (Amapá): estratégia educativa para a conservação da tradição do criar-saber-fazer ceramista Documento
-
METODOLOGIA DE PROJETO COM ABORDAGEM EM DESIGN THINKING: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA Documento
-
METODOLOGIA DE PROJETO PARA O ENSINO DE DESIGN: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA PERSPECTIVA DA PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS Documento
-
MULHERES NEGRAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL (2005-2014): AUSÊNCIAS OU PRESENÇAS? Documento
-
Metodologias Ativas na Educação Superior: desafios para os docentes no curso de Publicidade e Propaganda Documento
-
O DIREITO À IDENTIDADE EM CONTEXTOS DE POBREZA INFANTIL: DESAFIOSSOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO E À SAÚDE Documento
-
O EDUCADOR COMO INTELECTUAL ORGÂNICO NAS CONCEPÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DE ANTONIO GRAMSCI E PAULO FREIRE: UM DESAFIO Documento
-
O ENSINO EM CURSOS DE LICENCIATURA NAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: DA TRANSMISSÃO-ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA SISTEMATIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO Documento
-
O ENSINO SECUNDÁRIO PÚBLICO PARANAENSE: O GINÁSIO REGENTE FEIJÓ, PONTA GROSSA (1927-1961). Documento
-
O Estigma na Escola: A Relação Professor-Aluno no Ensino Médio Noturno no Paraná Documento
-
O JORNAL ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO DE CONSCIÊNCIA CRÍTICA À LUZ DE PAULO FREIRE: A EXPRESSÃO DA PALAVRA SILENCIADA PARA MATERIALIZAR O DIÁLOGO AUTÔNOMO E LIBERTADOR. Documento
-
O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO ENSINO TÉCNICO INDUSTRIAL NO BRASIL E EM PORTUGAL: IMPACTOS NA CULTURA ESCOLAR Documento
-
O aperfeiçoamento de professores em matemática nas décadas de 1960 e 1970 no estado do Paraná Documento
-
O cotidiano do coordenador pedagógico na visão da complexidade: práticas de formação continuada no cenário da educação infantil. Documento
-
O fazer e o Saber Fazer de Professores de Educação Física Escolar Dentro de um Programa de Formação Continuada Documento
-
O humor como desafio no ambiente educacional Documento
-
O livro didático Nossa Pátria, expressão de prática cultural e lições educativas de ideário nacionalista (1917 ? 1949). Documento
-
O percurso de adoção da inovação em ensino e aprendizagem por professores da educação superior a partir de currículos por competências Documento
-
O processo histórico do Lar e Educandário São Vicente de Paulo no município da Lapa- PR, no contexto das políticas voltadas à proteção da infância : 1940-1990. Documento
-
O uso da imagem no Jornal 30 de Agosto como campo de memória e espaço de resistência política da classe docente do Estado do Paraná - 1988 - 2015 Documento
-
O uso das tecnologias imersivas na Educação Superior no ensino remoto durante a pandemia Documento
-
OS CONSTRUTOS NECESSÁRIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM COM O ESCOLAR EM TRATAMENTO DE SAÚDE NO CONTEXTO HOSPITALAR E ESCOLAR Documento
-
OS LIVROS DIDÁTICOS NA ESCOLA NORMAL DE CURITIBA (1876-1920): ENTRE A UNIVERSALIDADE E AS SINGULARIDADES DA CIRCULAÇÃO DA LITERATURA PEDAGÓGICA Documento
-
PARA ALÉM DA INCLUSÃO: A SUPERAÇÃO DO CONFLITO EPISTEMOLÓGICO ENTRE O RACIONALISMO E O ANTIRRACIONALISMO COMO UM PRESSUPOSTO PARA A HUMANIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
PARADIGMAS DA COMPLEXIDADE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: CAMINHOS A SEREM TRILHADOS PARA UMA EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL Documento
-
PAUL-EUGÈNE CHARBONNEAU: UM INTELECTUAL-MONUMENTO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA NO BRASIL (1959-1987) Documento
-
PENSAMENTO COMPLEXO E TRANSDISCIPLINAR: ECOLOGIA DOS SABERES DOCENTES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Documento
-
PERCURSOS DE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: TRAJETÓRIA E RENOVAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA . Documento
-
POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ? UMA TRAJETÓRIA DO BRASIL E PORTUGAL NO CAMPO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Documento
-
POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E O SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS DESTINADO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE Documento
-
PRECEITOS DA DOUTRINA DE SEGURANÇA NACIONAL E DESENVOLVIMENTO CONTIDOS EM MANUAIS DIDÁTICOS DA DISCIPLINA ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS: APROPRIAÇÕES E REPRESENTAÇÕES (1971-1992) Documento
-
PROFESSORAS INICIANTES BEM-SUCEDIDAS: UM ESTUDO SOBRE SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL Documento
-
PROFESSORES CONTADORES DE HISTÓRIAS: FORMAÇÃO PARA UMA DOCÊNCIA INOVADORA COM A CRIAÇÃO E O USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS Documento
-
PRÁTICA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA NO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE Documento
-
PRÁTICAS PROFISSIONAIS DE PEDAGOGAS JUNTO AOS COORDENADORES DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO NRE DE CURITIBA Documento
-
Parcerias Público-Privadas nas políticas para formação continuada de professores do Ensino Médio: mercantilização da educação pública brasileira Documento
-
Paulo Freire: Uma Ética Pedagógica Libertadora para a Educação na América Latina nas Décadas de 1960 a 1970 Documento
-
Percursos, desafios e representações de professores de geografia em Curitiba: 1964 a 1985 Documento
-
Politicas Públicas da Modalidade de Educação Especial : a atuação dos conselhos no Municipio de Araucária - Pr Documento
-
Políticas Educacionais Inclusivas para a População Surda: Impactos nas Práticas e nas Trajetórias de Vida Documento
-
Políticas de Formação Continuada de Professores do Estado do Paraná e as Violências nas Escolas (2003-2010): Limites e Desafios Documento
-
Políticas de Formação Docente para a educação profissional técnica de nível médio Documento
-
Princípios Norteadores do Desenvolvimento Profissional Docente e as Representações Sociais de Professores PDE-PR de Língua Portuguesa Documento
-
Princípios norteadores para a criação e realização das disciplinas escolares: do caráter normatizador à ação tática na formação de professores de artes Documento
-
Princípios para concepção de um portal para o desenvolvimento profissional da docência na educação superior Documento
-
Provocações antecipatórias ou a esperança como inédito-viável: a contribuição do pensamento utópico de Paulo Freire para a Formação de Professores. Documento
-
REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE A POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E NA COMUNICAÇÃO DA MÍDIA JORNALÍSTICA Documento
-
Representações sociais de professores e alunos sobre o brincar em contexto de educação pré-escolar. Documento
-
SABERES DA TRADIÇÃO DA FLORESTANIA ACREANA EM INTERFACE COM OS SABERES DOCENTES Documento
-
SABERES ESPECULATIVOS E PRÁTICOS EM MODO DE LIÇÕES: JOSÉ SORIANO DE SOUZA E O COMPÊNDIO LIÇÕES DE PHILOSOPHIA ELEMENTAR RACIONAL E MORAL Documento
-
SER PEDAGOGO ESCOLAR: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA Documento
-
SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: DA INTERMITÊNCIA À INVISIBILIDADE Documento
-
Sociologia no Ensino Médio:Trajetória Social e Histórica de uma Política Educacional . SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: DA INTERMITÊNCIA À INVISIBILIDADE Documento
-
Sustentabilidade Acadêmica e o Plano de Desenvolvimento Institucional Documento
-
TENSÕES ENTRE O PERMITIDO E O CONQUISTADO: TRAJETÓRIA DE PROFESSORAS DO SETOR DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (1950-1973) Documento
-
TRADUÇÕES INTERCULTURAIS VIA PEDAGOGIAS PÓS-ABISSAIS: POSSIBILIDADES DE DESCOLONIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E DO DIREITO NO CURRÍCULO Documento
-
Tese: DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: SABERES E CENÁRIOS FORMATIVOS Documento
-
UMA CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA DA VISUALIZAÇÃO DINÂMICA NA APRENDIZAGEM E NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL Documento
-
USOS DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PÓS PNLD (1985-2017) Documento
-
Um olhar sobre o Cotidiano Escolar: Práticas Docente e Compromisso Discente Documento
-
Uma proposta metodológiva com o apoio de tecnologias educacionais na universidade: um relato de experiência do curso de Engenharia Elétrica Documento
-
VILA PAROLIN: ESPAÇOS EM CONSTRUÇÃO COLETIVA COMO AÇÃO EDUCATIVA Documento
-
Vivências formativas do pesquisador em Educação: egressos entre 2016 e 2020 Documento