TEACHING SCIENCE AND MATHEMATICS
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"A Relação dos Licenciandos em Física com o Ensinar - Uma Investigação a partir da Teoria da Relação com o Saber" Documento
-
"AS DISCIPLINAS DE EXATAS E O PROCESSO DE ENSINO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL Documento
-
A ABORDAGEM HISTÓRICA E FILOSÓFICA DA CIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO Documento
-
A ARGUMENTAÇÃO EM QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: O CASO DO XENOTRANSPLANTE Documento
-
A CIÊNCIA DO SÉCULO XIX NA VISÃO DO JORNALISTA JOÃO RIBEIRO EM ARTIGOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA (1895-1934) Documento
-
A COMPREENSÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA A PARTIR DO ESTUDO DE RADIOATIVIDADE: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM Documento
-
A EDUCAÇÃO ALGÉBRICA NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RIBEIRÓPOLIS/SE: ENTENDIMENTOS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA Documento
-
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSOR (A) NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE Documento
-
A EDUCAÇÃO VIRANDO O JOGO: ANÁLISE DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS LÚDICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Documento
-
A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS E/OU DEFICIENTES AUDITIVOS NAS DISCIPLINAS DO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE Documento
-
A INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS DE ARITMÉTICA: UM ESTUDO DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS DOS SEXTOS E SÉTIMOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ARACAJU Documento
-
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS SOBRE O ECOSSISTEMA MANGUEZAL A PARTIR DAS AULAS DE CIÊNCIAS Documento
-
A PROPOSTA DO CURRÍCULO ESCOLAR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA EM DOIS CENTROS EXPERIMENTAIS DE ARACAJU-SE Documento
-
A Pedagogia de Projetos como Potencializadora da Aprendizagem em Ciências da Natureza. Documento
-
A Relação com o Saber Matemático de Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa: sentidos e significados em um espaço privado de liberdade Documento
-
A Tecnologia Assistiva no Ensino de Química para Cegos: interfaces para a construção das representações mentais Documento
-
A UTILIZAÇÃO DA INTERNET NAS AULAS DE BIOLOGIA: um estudo de caso em uma escola da rede estadual de Alagoas. Documento
-
A UTILIZAÇÃO DOS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE GEOMETRIA:POSSIBILIDADES E LIMITES Documento
-
A aprendizagem das funções trigonométricas na perspectiva da teoria das situações didáticas Documento
-
A ação docente do tutor a distância no curso de Licenciatura em Matemática do CESAD/UFS Documento
-
A contribuição da afetividade no ensino e aprendizagem da matemática Documento
-
A dinâmica das interações discursivas na abordagem dos conhecimentos químicos em uma sala de aula de ciências do nono ano na cidade de Itabaiana. Documento
-
A formação de professores indígenas em Ciências da Natureza, na região Norte do Brasil : algumas reflexões Documento
-
A inserção dos tablets em escolas estaduais de Aracaju : desafios e limitações Documento
-
A ludomatemática na educação de estudantes surdos(as) na perspectiva inclusiva Documento
-
A matemática e o ensino noturno : desvendando as relações na busca pelo sentido de aprender Documento
-
A matemática na formação de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental : saberes e práticas Documento
-
A neurociência cognitiva como base da aprendizagem de geometria molecular : um estudo sobre atributos do funcionamento cerebral relacionados à memória de longo prazo Documento
-
A plataforma Khan Academy no ensino superior : cenários de aprendizagem e ressignificações dos licenciandos em matemática Documento
-
A relação de estudantes do 4º ano do ensino fundamental de Sergipe com o aprender no ensino de ciências numa perspectiva investigativa: um estudo sobre fungos. Documento
-
A zoologia nas escolas : percursos do ensino de zoologia em escolas da rede pública no município de Aracaju/SE Documento
-
ABORDAGEM CONTEXTUAL NO ÂMBITO DO PROCESSO FORMATIVO DO PIBID Documento
-
ABORDAGEM CTSA NO ENSINO DE ECOLOGIA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS Documento
-
ABORDAGEM HISTÓRICA DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO Documento
-
ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA DOCENTE: REALIDADE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SERGIPE Documento
-
ANÁLISE DE INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO COM ÊNFASE NA AFETIVIDADE EM AULAS DE FÍSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE SUA APLICABILIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Documento
-
APROPRIAÇÕES DO MÉTODO INTUITIVO DE CALKINS NAS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE SABERES GEOMÉTRICOS EM REVISTAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS (1890- 1930) Documento
-
AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ARACAJU/SE FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA: DA IMPLANTAÇÃO AO PROCESSO DE ENSINO SÃO Documento
-
AS TICAS DE MATEMA DE TRABALHADORES DO CAMPO EM UM MUNICÍPIO SERGIPANO: UM ESTUDO SOB AS LENTES DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA Documento
-
ASPECTOS REPRESENTACIONAIS E TEXTUAIS NA ÁREA DE CIENCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR SOBRE OS ITENS DO ENEM Documento
-
ATENDIMENTO EDUCACIONAL A ALUNOS COM TALENTO MATEMÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO ESCOLAR Documento
-
AVALIAÇÃO DE ATITUDES: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS COM QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS. Documento
-
Alfabetização científica na educação de jovens e adultos (EJA) em uma escola pública de Aracaju, SE: o ensino da genética Documento
-
Análise de um processo de elaboração de um teste de desempenho em Ciências Documento
-
Análise de livros didáticos conforme as considerações do programa nacional do livro didático: estaistica e probabilidade Documento
-
Análise do uso de jogos didáticos de biologia no ensino médio : desvelando sua eficácia na aprendizagem dos alunos Documento
-
Aprendizagem colaborativa : uma análise de atividades em grupo no ensino das leis de Newton Documento
-
Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros Documento
-
Apropriações de teorias de Edward Lee Thorndike para o ensino dos saberes elementares matemáticos em revistas pedagógicas brasileiras (1920-1960) Documento
-
Apropriações do método intuitivo de Pestalozzi para o ensino de saberes elementares matemáticos em periódicos brasileiros do final do século XIX e início do século XX Documento
-
Aproximações e distanciamentos sobre os saberes elementares geométricos entre Sergipe e São Paulo (1911-1930) Documento
-
Argumentação de estudantes da EJA - Ensino Médio no processo de aprendizagem de matemática Documento
-
Argumentação e raciocínio moral em discussões sociocientíficas na formação de professores de ciências: o exemplo da eutanásia Documento
-
As TIC como facilitadoras da aprendizagem significativa no ensino de física Documento
-
As geometrias do curso superior e os conteúdos geométricos do ensino médio : um estudo das relações existentes no entendimento de egressos da licenciatura em matemática do IFAL Documento
-
As práticas educativas dos professores de matemática do ensino médio com ênfase à nova concepção do ENEM : um estudo na rede pública estadual do Ceará Documento
-
As tecnologias e o ensino de Matemática: usos na rede estadual de Aracaju Documento
-
Atividade experimental de condutividade eletrolítica : uma abordagem da química com base em uma proposta CTSA Documento
-
Atividades investigativas e história da ciência : tendências em potencial para promover o pensamento crítico Documento
-
Atividades práticas no ensino de ciências no segundo ciclo da rede municipal de Aracaju/SE Documento
-
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES ATUANTES E EM FORMAÇÃO SOBRE HISTÓRIA DA QUÍMICA E A NATUREZA DA CIÊNCIA Documento
-
CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE E CONCEPÇÕES DE ENSINAR DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS INSERIDOS EM UM PROJETO BASEADO EM ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS. Documento
-
CONTEXTUALIZAÇÃO, ESCOLA QUILOMBOLA, RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTO NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS Documento
-
CONTINUIDADE(S) E RUPTURA(S) NOS LIVROS DIDÁTICOS ?A CONQUISTA DA MATEMÁTICA?: COMO ENSINAR A PARTIR DE ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (1982 ? 2009) Documento
-
Capacidades de Pensamento Crítico a partir de uma Abordagem Contextual para o Ensino de Eletroquímica Documento
-
Capacidades de pensamento crítico : construção e validação de um instrumento de avaliação Documento
-
Capacidades de pensamento crítico em atividades experimentais investigativas : uma perspectiva para a abordagem metodológica da pesquisa de desenvolvimento Documento
-
Contextualização do ensino de química por meio do enfoque CTS atrelado á pedagogia de Paulo Freire Documento
-
Contos em Ensino Investigativo como promotores de Capacidades do Pensamento Crítico Documento
-
Corpo Humano e Ensino de Ciências: o que faz sentido aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental. Documento
-
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA: INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA FREIREANA E A PERSPECTIVA INTERCULTURAL Documento
-
Desempenho Escolar em Ciências: implicações relacionadas aos fatores ambientais e biológicos dos Transtornos Funcionais Específicos da Aprendizagem Documento
-
ECOSSISTEMAS URBANOS NO ENSINO DE ECOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLA DO ENTORNO DA APA MORRO DO URUBU, ARACAJU, SE Documento
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SIMÃO DIAS/SE. Documento
-
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM FOCO - CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DA BAHIA QUE ATUAM NA NO PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA Documento
-
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DECOLONIALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS (ES) DE CIÊNCIAS NATURAIS: REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL, DIREITOS HUMANOS E ENSINO Documento
-
ELABORAÇÃO, REALIZAÇÃO E RESULTADOS DA APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM AULAS EXPERIMENTAIS Documento
-
ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA CTS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS ESCOLARES Documento
-
ENSINO DE TERMOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE DERMEVAL SAVIANI Documento
-
ENSINO PARA A SAÚDE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SERGIPE Documento
-
ENTENDIMENTO(S) SOBRE O USO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS(O caso de professores de Matemática do 6º ao 9º ano da rede municipal de AracajuSE) Documento
-
ESCOLA E COTIDIANO: UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES MATEMÁTICAS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MUSSUCA EM SERGIPE Documento
-
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DOS EXAMES DE ADMISSÃO AO GINÁSIO: OS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS PRESCRITOS E EXIGIDOS EM SERGIPE E SÃO PAULO EM PERSPECTIVA HISTÓRICO-COMPARATIVA (1930-1970) Documento
-
EXPECTATIVAS NEUROCOGNITIVAS DA ATENÇÃO EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO PARA A HABILITAÇÃO DO RACIOCÍNIO AXIOMÁTICO DURANTE A APRENDIZAGEM DA DEMONSTRAÇÃO DA LEI DOS SENOS Documento
-
Ecofeminismo e o ensino de biologia : sexismo e especismo nas falas de estudantes veganas Documento
-
Educação Sexual nos Anos Iinciais do Ensino Fundamental: concepções e práticas Documento
-
Ensinar Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : o que dizem os professores Documento
-
Ensinar e Aprender Matemática no Ensino Médio: o caso do curso Profissionalizante em Análise Clínicas Documento
-
Ensino a Distância e Ensino Presencial: uma análise das principais diferenças socioeconômicas e das condições de oferta de curso dos graduandos em Química Licenciatura da UFS Documento
-
Ensino de Ciências e as significações de Caatinga apresentadas por alunos de uma escola rural no alto sertão sergipano. Documento
-
Ensino de ciências numa perspectiva inclusiva: utilização de recursos de tecnologia assistiva com alunos com deficiência visual Documento
-
Ensino por investigação e argumentação como promotores da alfabetização científica: análise do desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativa em uma turma de ciências do ensino fundamental Documento
-
Estratégias de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental na resolução de problemas geométricos Documento
-
Estratégias de leitura e seus efeitos na aprendizagem sobre o teorema de Tales de Mileto : um estudo com alunos da rede pública estadual de Sergipe Documento
-
Estudo Quantitativo da Carência e da Formação de Professores de Ciências para Ensino Fundamental Documento
-
Estudo sobre interatividade no curso de Matemática da UAB/UFS Documento
-
Exatamente Humana: linguagem no ensino aprendizagem de Matemática em um contexto de mudanças Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: contribuições das tecnologias de Informação e Comunicação para a prática pedagógica Documento
-
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DO PIBID NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA Documento
-
Família e habilidades socioemocionais: um estudo sobre a pessoa com deficiência em um curso de licenciatura em biologia Documento
-
Fenômenos elétricos e estrutura da matéria : tecendo relações entre os estudos de Michael Faraday e as concepções dos estudantes Documento
-
Formação do professor reflexivo/pesquisador em um curso de licenciatura em Química do Nordeste brasileiro : limites e possibilidades. Documento
-
Formação e atuação do professor de química : um estudo sobre a transposição didática dos modelos atômicos Documento
-
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: USOS EM SALA DE AULA PELO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE ARACAJU/SE Documento
-
HUMANIZAÇÃO NA AVALIAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS: SOB O OLHAR DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS Documento
-
História da matemática no ensino fundamental: usos em sala de aula pelo professor de Matemática da rede municipal de Aracaju - SE Documento
-
História e Filosofia da Ciência: Evolução das pesquisas em Ensino de Ciências e análise da perspectiva docente sobre essa abordagem. Documento
-
IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE EGRESSOS/AS DA 1ª TURMA DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO AGRESTE SERGIPANO Documento
-
INFLUÊNCIAS DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CONCEITO DE BIODIVERSIDADE PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Documento
-
INOVAÇÃO INCLUSIVA E SINGULARIDADES: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFS Documento
-
INTERFACE CIÊNCIA E RELIGIOSIDADE ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Documento
-
INTERVENCOES DE UM PROFESSOR DE MATEMATICA CEGO Documento
-
Identificando e Classificando o perfil dos licenciandos em Química da Universidade Federal de Sergipe Documento
-
Inclusão no Ensino Superior: saberes e práticas dos professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe Documento
-
Interações Discursivas em Aulas de Química: Contribuições para o engajamento dos alunos Documento
-
Interfaces interativas nos processos comunicacionais do curso de química Documento
-
Jogos propostos por autores de livros didáticos : uma caracterização de uso (s) por professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental (Aracaju/SE) Documento
-
LEI DA INÉRCIA: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ESTUDANTES EM ARACAJU E O (DES) USO DO CINTO DE SEGURANÇA TRASEIRO. Documento
-
LINGUAGEM QUÍMICA: implicações na utilização de analogias/metáforas Documento
-
Letramento Científico e Ensino de Biologia: percepções de professores em formação Documento
-
Libras como interface no ensino de funções matemáticas para os surdos: uma abordagem a partir das narrativas Documento
-
Limites e possibilidades das abordagens investigativas no ensino de ciências Documento
-
MANUAL DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: USO (S) POR PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (ARACAJU/SE) Documento
-
MECANISMOS ATENCIONAIS ESPERADOS NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM DE NOÇÕES DE TRIGONOMETRIA DE ALUNOS SURDOS: um estudo baseado na neurociência cognitiva Documento
-
MEIO AMBIENTE: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA DOS CENTROS DE EXCELÊNCIA DE SERGIPE Documento
-
MODELOS DIDÁTICOS ENCONTRADOS NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: REPRESENTAÇÕES DOCENTES. Documento
-
Materiais de ensino e os saberes elementares matemáticos, Sergipe (1911-1931) Documento
-
Mensurando habilidades de pensamento científico, crítico e criativo em ciências Documento
-
Movimentos de conextualização e descontextualização entre as dimensões empírica e abstrata no ensino de propriedades coligativas e suas relações com as representações semióticas de Peirce Documento
-
O DESEMPENHO ESCOLAR EM CIÊNCIAS E O PLURALISMO EPISTEMOLÓGICO: A ELABORAÇÃO DE QUESTÕES DO EIXO TEMÁTICO "VIDA E AMBIENTE" Documento
-
O DISCURSO PEDAGÓGICO SEGUNDO A TEORIA DE BASIL BERNSTEIN: O CONTEXTO DE SALA DE AULA NO ENSINO DE QUÍMICA. Documento
-
O ENSINO DE CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO E A RELAÇÃO COM O SABER DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA. Documento
-
O Ensino de Análise Combinatória: um estudo dos registros de representação semiótica por meio de sequência didática Documento
-
O FAVORECIMENTO DA VIVÊNCIA DA METACOGNIÇÃO A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS POR ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
O Live Action como estratégia promotora das capacidades do Pensamento Crítico Documento
-
O QUE OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO SEMIÁRIDO SERGIPANO DIZEM SOBRE O PNAIC_EIXO MATEMÁTICA Documento
-
O QUESTIONAMENTO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2015 E 2018 Documento
-
O Sentido do Aprender Matemática:acerca da Fórmula de Bhaskara Documento
-
O ensino das quatro operações matemáticas para alunos surdos no ensino fundamental : estudo de caso Documento
-
O ensino de Astronomia na formação de professores de Física Documento
-
O pensamento multiplicativo e o desenvolvimento da autonomia no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino do ensino fundamental. Documento
-
O sistema de avaliação nacional e a educação escolar indígena : contrastando duas realidades a partir do ensino de ciências Documento
-
O uso de jogos e simulação computacional como instrumento de aprendizagem : campeonato de aviões de papel e o ensino de hidrodinâmica Documento
-
OS PCN DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM EXAME SOBRE O PROCESSO DE ELABORAÇÃO E A DIVULGAÇÃO EM SERGIPE Documento
-
Os ecossistemas locais nas aulas de ecologia : abordagens didáticas em escolas localizadas no entorno de uma unidade de conservação em Aracaju, SE Documento
-
Os licenciandos em Física da UFS e as suas relações com o ensinar : uma investigação a partir da teoria da relação com o saber Documento
-
PERSPECTIVAS DA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE E SUAS RELAÇÕES COM AS CAPACIDADES DE PENSAMENTO CRÍTICO Documento
-
PRÁTICAS DE LABORATÓRIO: UMA ANÁLISE DOS ENTENDIMENTO(S) E USO(S) APONTADOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ARACAJU-SE Documento
-
PRÁTICAS EPISTÊMICAS E ARGUMENTAÇÃO EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA DE FÍSICA Documento
-
PRÁTICAS EPISTÊMICAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE CIÊNCIAS Documento
-
Pedagogia das tecnologias de informação e comunicação (TIC) : outros tempos, outros espaços, outros saberes necessários à prática docente Documento
-
Percepção ambiental de discentes e docentes da educação básica : um estudo em escolas públicas de Aracaju/SE Documento
-
Percepções de licenciandos em Física a respeito das inter-relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente Documento
-
Perfil semântico da sala de aula de ciências Documento
-
Perfil teórico/metodológico do desenvolvimento de sequências didáticas para o ensino de química descritas em produções acadêmicas da região Nordeste Documento
-
Pintando o sete : matemática e artes nos anos iniciais do ensino fundamental Documento
-
Praxeologias adotadas no ensino de matemática na perspectiva da Educação Inclusiva em Aracaju Documento
-
Processos de Comunicação da disciplina Cálculo I do Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade a Distância do CESAD/UFS/UAB. Documento
-
QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS COMO ABORDAGEM CONTROVERSA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS Documento
-
REALIDADE AUMENTADA COMO INTERFACE PARA A APRENDIZAGEM DE POLIEDROS DO TIPO PRISMAS Documento
-
REFLEXÕES QUANTO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DISCIPLINA PROJETO DE VIDA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL Documento
-
REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DOS MODELOS MENTAIS DE EQUILÍBRIO QUÍMICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA Documento
-
RELAÇÃO ENTRE AS CAPACIDADES DO PENSAMENTO CRÍTICO E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE QUÍMICA NO ENADE Documento
-
RELAÇÃO ENTRE MONITORES DE UM MUSEU DE CIÊNCIAS COM A TRANSPOSIÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO Documento
-
RELAÇÃO QUE OS DISCENTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ESTABELEM COM OS SABERES PEDAGÓGICOS EM SUA FORMAÇÃO Documento
-
RELAÇÕES COM O SABER E O UNIVERSO EXPLICATIVO DA PESSOA COM CEGUEIRA CONGÊNITA SOBRE A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA Documento
-
RELAÇÕES DE ESTUDANTES SURDOS COM OS CONHECIMENTOS ESCOLARES: PERCURSOS E PERCALÇOS NO APRENDIZADO DA QUÍMICA Documento
-
RELAÇÕES ENTRE COMPORTAMENTO SOCIAL E DESEMPENHO ESCOLAR EM CIÊNCIAS: UM ESTUDO COM ALGUNS ALUNOS DE SERGIPE E RIO GRANDE DO SUL Documento
-
RELAÇÕES ENTRE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS E INOVAÇÃO PARA ALGUNS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Documento
-
RODA DE CONVERSA COMO ESTRATÉGIA PROMOTORA DE CAPACIDADES DE PENSAMENTO CRÍTICO Documento
-
Reflexões sobre a Formação Inicial de Professores de Química do Agreste Sergipano: Contribuições das Atividades Experimentais Documento
-
Relação entre monitores de um museu de ciências com a transposição do conhecimento científico : um estudo de caso Documento
-
Relações entre o desempenho escolar em leituras e a aprendizagem de Ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental Documento
-
Representações Sociais da Disciplina Química deAlunos dos Centros de Excel^cia de Aracaju Documento
-
Representações mobilizadas nas turmas de 3º ano do Ensino Médio de duas escolas da rede estadual de Itabaiana/SE no ensino de Geometria Analítica Documento
-
SABERES EXPERIENCIAIS DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARACAJU: indícios de concepções sobre a aprendizagem dos alunos Documento
-
SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE CORPO PARA ALUNOS INDÍGENAS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TORNO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS A LUZ DAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS E DO ENGAJAMENTO DOS ALUNOS Documento
-
SER PROFESSOR: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GRADUANDOS DE QUÍMICA, FISÍCA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CAMPUS PROF. ALBERTO CARVALHO Documento
-
SIGNIFICADOS E ATRIBUIÇÕES ESTABELECIDOS POR LICENCIANDOS DE BIOLOGIA SOBRE EDUCAÇÃO CTSA A PARTIR DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE DÉFICIT DE POLINIZAÇÃO Documento
-
Saberes Matemáticos de Crianças Oriundas de uma Comunidade de Pescadores Artesanais em Aracaju/SE Documento
-
Saberes elementares aritméticos no ensino primário em Sergipe (1890 a 1944) Documento
-
Saberes geométricos para a formação de professores primários em Sergipe : uma investigação sobre o período de 1890 a 1944 Documento
-
Sentidos e significados de professores de matemática : estudo sobre um processo de formação continuada em um município sergipano Documento
-
Sequência de ensino-aprendizagem no processo de formação continuada : contribuições e reflexões de professores em exercício Documento
-
Sexualidade e gênero : percepções de estudantes e professoras do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Itabaiana Documento
-
Singularidades e Subjetividades de um grupo do PIBID na área de Matemática: constribuições para o processo de formação de identidade professoral Documento
-
TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA AOS ALUNOS CEGOS: O CASO DO CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO PARA ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL Documento
-
Teatro científico : uma metodologia para o ensino de física Documento
-
Teatro científico como elemento de mobilização para o aprendizado de química e física no ensino fundamental Documento
-
Tecnologia Social na escola: alimentação saudável e uso do fogão solar. Documento
-
Tecnologia e sociedade : teste de desempenho escolar em ciências Documento
-
Temas Geradores no Ensino de Química: uma análise comparativa entre duas metodologias aplicadas ao ensino de química em duas escolas da Rede Estadual. Documento
-
Teste de Desempenho Escolar em Ciências a partir do eixo temático Documento
-
UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA Documento
-
UM OLHAR SOBRE A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA NO BRASIL Documento
-
UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE FÍSICA NA PERSPECTIVA DO ENEM Documento
-
UMA CARACTERIZAÇÃO SOBRE APROPRIAÇÃO DO METODO INTUITIVO DE CALKINS PARA SABERES ARITMÉTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO EM REVISTAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS (1891-1931) Documento
-
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DAS FORMAÇÕES CONTINUADAS (SERGIPE, 1988 A 2006) Documento
-
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DAS NOÇÕES DE TRIGONOMETRIA FUNDADA NA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Documento
-
Uma análise da integração curricular no IFS/Campus Aracaju : sua constituição e os seus efeitos sobre o ensino de matemática no curso de eletrotécnica Documento
-
Uma investigação acerca dos saberes matemáticos na formação das normalistas em Sergipe (1890-1930) Documento
-
Uma investigação sobre as estratégias utilizadas pelos alunos do 8° e 9° ano do ensino fundamental na resolução de problemas algébricos na cidade de Aracaju Sergipe. Documento
-
Uma investigação sobre os saberes elementares matemáticos presentes em concursos para professores primários em Sergipe (1874 – 1924) Documento
-
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa como elemento facilitador da aprendizagem de Ciências Biológicas no ensino médio Documento
-
Uso(s) do livro didático por professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental de escolas da rede estadual de Aracaju/SE Documento
-
Vulnerabilidade às IST/AIDS : desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação inspirado nas questões sociocientíficas Documento
-
o ensino de quimica na perspectiva do modelo cts nas escolas centro de excelência da cidade de Aracaju/SE Documento
Pesquisas
Contato
telefone
-
(79) 2105-6797 Ramal: 6797
endereço de email
Identidade