EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"Experiências d) PROEIA no campus Nilópolis dn Instituto Federal de Educaçäo, Ciêncìa e Tecnologia do Rio de Ianeiro" Documento
-
"Escolas Inovadoras" e inclusão em educação: experiências e impactos para/na escolarização do público da Educação Especial Documento
-
"Histórias de Cuspe e Giz" Documento
-
"Quem são e onde estão os bebês?"Conceito, políticas e atendimento na baixada fluminense Documento
-
"UMA MARCA DE GOVERNO": a Base Nacional Comum Curricular no município de Nova Iguaçu Documento
-
. Herói ou anti-herói? A representação do índio na Literatura Brasileira e no Livro Didático Documento
-
4 Mulheres e o Encontro na Educação para as Relações raciais Documento
-
?A GENTE JÁ TEM 6 ANOS E JÁ FEZ MUITA COISA, SABIA?? COMO AS CRIANÇAS VEEM A ESCOLA QUE TÊM? ALTERIDADE E HETEROCIÊNCIA NAS PERCEPÇÕES INFANTIS Documento
-
?EDUCAÇÃO VEM DE CASA (?): UM ENSAIO SOBRE RELAÇÕES RACIAIS, FAMÍLIA E EDUCAÇÃO? Documento
-
A CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA - CONEEI: memórias, narrativas e histórias dos movimentos indígenas. Documento
-
A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DOS PROFESSORES PÚBLICOS DE AUSTIN (RJ) EM RECIPROCIDADE COM O TRABALHO DOCENTE Documento
-
A CRECHE E CENTRO DE ATENDIMENTO À INFÂNCIA CAXIENSE/RJ- UM DESAFIO EDUCACIONAL EM MEIO À DESNUTRIÇÃO Documento
-
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação: determinantes teóricos e históricos do Projeto de Concertação Nacional Documento
-
A Construção das Identidades Profissionais dos Professores Públicos de Austin (RJ) em Reciprocidade com o Trabalho Docente Documento
-
A Construção de Ambientes Educativos e dos Princípios Formativos de Educadores Ambientais na Proposta da ?ComVivência Pedagógica? Documento
-
A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA CIDADE DE QUEIMADOS: TRAJETÓRIA POSSÍVEL Documento
-
A EJA é negra! As vozes dos sujeitos da rede municipal de Belford Roxo sobre as questões étnico-raciais Documento
-
A ESCOLA AGRÍCOLA COMO LUGAR PRIVILEGIADO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA: construindo um diálogo entre os saberes Documento
-
A ESCOLA LIVRE DE CINEMA DE NOVA IGUAÇU: EDUCAÇÃO, CULTURA E POLÍTICA PARA JOVENS DA BAIXADA FLUMINENSE Documento
-
A ESCOLARIZAÇÃO DO NEGRO NO BRASIL: POSSÍVEIS TRAJETÓRIAS Documento
-
A EXPERIÊNCIA DO PROJOVEM URBANO NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU/RJ: inclusão social ou conformação de jovens ao trabalho precário? Documento
-
A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRRJ/ NOVA IGUAÇU Documento
-
A FORMAÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS DO CAMPO DE NOVA IGUAÇU ? RJ: Um estudo sobre formação continuada SEMED / NI Documento
-
A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE DUALIDADE AMPLIADA Documento
-
A FRENTE LIBERAL-ULTRACONSERVADORA NO BRASIL - Reflexões sobre e para além do "movimento" Escola Sem Partido Documento
-
A Formação Profissional em Dança: O Ineditismo da Proposta de Educação Integrada em uma Escola Pública Estadual do Rio de Janeiro Documento
-
A IMAGEM DA ESCOLA PÚBLICA Documento
-
A Inserção da Dimensão Socioambiental na Formação Inical de Educadores Documento
-
A Lei 12.711/2012 e os cursos de graduação em Turismo da UFMG, UFOP e UFRRJ - Similaridades, singularidades e desafios no processo de consolidação Documento
-
A Oralidade Artística e A Educação em Arte:Um estudo sobre as tessituras do discurso artístico nas aulas de Arte em Ciep de Nova Iguaçu Documento
-
A POLÍTICA EDUCACIONAL E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR BRASILEIRA:A construção da legitimidade a partir do olhar discente. Documento
-
A Perspectiva Participativa para a Inserção da Educação Ambiental Crítica em Escolas da Baixada Fluminense Documento
-
A REFORMA GERENCIAL DO ESTADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO Documento
-
A RELAÇÃO ENTRE O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL Documento
-
A Reestruturação dos Cursos de Pedagogia e Normal na Ditadura Militar (1964-1985): o caso da Faculdade Nacional de Filosofia e o do Instituto de Educação do Estado da Guanabara Documento
-
A Relação entre Museus de Arte e Instituições de Ensino: A Tecnologia como Ferramenta Auxiliar no Ensino de Artes em CIEPs no Município de Nova Iguaçu Documento
-
A SÍNCOPA-TV POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: experimentações audiovisuais na formação de professores Documento
-
A TRAJETÓRIA DA INTELECTUAL LÚCIA MARQUES PINHEIRO E A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: um estudo sobre a Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (1955-1964). Documento
-
A corporeidade na educação escolar indígena Documento
-
A criação de portfolios virtuais na educação básica: construindo a autonomia no processo de ensino e aprendizagem Documento
-
A escola e sua vertente social: uma análise do Programa Mulheres Mil enquanto política de inclusão nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Documento
-
A escolarização de alunos com deficiência intelectual à luz da perspectiva histórico-cultural: avaliação mediada e apropriação conceitual Documento
-
A escolarização de alunos surdos na rede municipal de Japeri/RJ: um estudo sobre a implementação das polpiticas de educação inclusiva Documento
-
A etnomatemática na construção de casas e instalações rurais na comunidade do Sítio Palmeirinha em Crato-CE Documento
-
A formação de Educadores Ambientais na "Com-Vivência" Pedagógica com os Saberes da Terra Documento
-
A formação dos Controladores de Tráfego Aéreo no Brasil: uma análise sobre as políticas educacionais de nível médio técnico Documento
-
A formação humana na contemporaneidade: a dimensão estética do processo político na licenciatura em Educação do Campo Documento
-
A infância entre imagens no cotidiano escolar: narrativas de filmes e desenhos animados Documento
-
A luta anticapacitista na universidade: revendo conceitos de deficiência Documento
-
A participação dos Conselhos Escolares na perspectiva da gestão democrática: uma experiência na Educação Infantil Documento
-
A produção acadêmica dos pesquisadores do LEAFRO: Aproximações sobre pré-vestibular comunitário, ações afirmativas e diversidade étnico-racial na educação Documento
-
A práxis de educadores ambientais críticos, transformadores e emancipatórios em direção à sociedade sustentável: contribuições do ecossocialismo e da racionalidade ambiental Documento
-
A reação docente à contrarreforma do Ensino Médio na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica Documento
-
AFRO-BRASILEIROS EGRESSOS DO SISTEMA DE COTAS DA UERJ E SUCESSO PROFISSIONAL: algumas experiências Documento
-
ALUNOS DO ENSINO MÉDIO TRABALHANDO NO GEOGEBRA E NO GEOMETRIC CONSTRUCTER: MÃOS E ROTAÇÕES EM TOUCHSCREEN. Documento
-
ARTES- SABERES E FAZERES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Educando para relações Étnico-Raciais. Documento
-
AS INFLUÊNCIAS DO ESTADO NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970 Documento
-
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO COMPONENTES DE ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA E MOBILIZAÇÃO DE SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA Documento
-
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EXTERNA: IMPACTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
Adaptação transcultural e validação do Learning and Performance Orientations in Physical Education Classes Questionnaire para estudantes de Educação Física no Brasil Documento
-
Afro-Brasileiros e Racismo Institucional: o papel dos concursos na democratização de acesso aos cargos público Documento
-
Afro-brasileiros e racismo institucional: o papel dos concursos na democratização de acesso aos cargos públicos. Documento
-
Agora, acabou a brincadeira! Transição da educação infantil par ao ensino fundamental na perspectiva dos coordenadores pedagógicos Documento
-
Análise dos indicadores e políticas de inclusão escolar na Baixada Fluminense/RJ/Brasil, Documento
-
As Conferências Interamericanas de Educação (1943-1963): Imperialismo e educação na América Latina Documento
-
As juventudes e suas corporeidades no cotidiano de uma escola pública de Seropédica Documento
-
As juventudes e suas corporeidades nos cotidianos escolares das aulas de Educação Física de uma escola pública de Seropédica. Documento
-
Atividades Físicas, Socioculturais e Educacionais e o Controle da Depressão e da Disfunção Cognitiva em Idosos Ativos Física e Socialmente Documento
-
CURTA VK E CASA DE AYA: TRAMAS ENTRE EDUCAÇÃO POPULAR E CULTURA NA VILA KENNEDY Documento
-
Caminhos e Descaminhos da Implantação da Educação de Jovens e Adultos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Documento
-
Capoeira Angola, Cultura Negra, Educação e Infâncias. Documento
-
Caracterização do Curso Técnico em Agropecuária na modalidade PROEJA Indígena quanto aos anseios de Educação Profissional da Comunidade Ticuna de Umariaçu I,Tabatinga-AM. Documento
-
Cartografia "Outras" na EJA: Por uma Prática Decolonial no Ensino de Geografia Documento
-
Cinema brasileiro nas escolas: reflexões e proposta de implementação da Lei 13.006/14 na rede municipal do Rio de Janeiro Documento
-
Cinema e educação: a relação do jovem com o cinema e o papel desempenhado pelos filmes na formação do educando na contemporaneidade. Documento
-
Cinema, Imagens e Narrativas com Jovens da Baixada Fluminense. Documento
-
Cocar e Universidade: um paradigma híbrido Documento
-
Concepções de Educação para o Ensino Médio: um estudo sobre o conceito de formação humana no Instituto Politécnico da UFRJ em Cabo Frio na perspectiva de seus professores. Documento
-
Concepções e Práticas de Estágio Curricular na Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek: ato educativo ou trabalho precário? Documento
-
Conflitos Socioambientais e seus Reflexos nas Práticas Pedagógicas Escolares - O Caso da Ilha da Madeira Documento
-
Corpoarte e identidades: um estudo sobre as visualidades juvenis nas escolas Documento
-
Cursos Superiores de Tecnologia como materialidade do ensino superior enxuto e flexível para o trabalho precarizado no Brasil Documento
-
Curtir, Interagir e Aprender no Facebook Documento
-
DATAS COMEMORATIVAS E O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: Reflexões sobre pedagogias decolonizadoras e relações étnico- raciais Documento
-
DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Documento
-
DIÁLOGOS ENTRE O CURRÍCULO E O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI): NA ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Documento
-
Das concepções prévias aos sentidos contruídos na formação crítica do educador ambiental Documento
-
Das leituras das vidas para as vidas nas leituras: Oralidade e Letramento no Terreiro de Umbanda Documento
-
Desenvolvimento Profissional e preocupações pedagógicas: passo ou descompasso? Documento
-
Diferenças e Indiferenças: Reflexões sobre as questões raciais na escola Documento
-
Dissertação: O teatro jesuíta como instrumento pedagógico naescola para índios dos séculos XVI e XVII. Documento
-
Diálogo Social e Política Pública de Trabalho, Qualificação e Geração de Renda: aspectos da nova institucionalidade da conformação das classes subalternas Documento
-
Diálogo social e políticas públicas de trabalho, qualificação e geração de renda: aspectos da nova institucionalidade da conformação das classes subalternas. Documento
-
E , agora eu vou pra onde? A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental na rede de Mesquita - RJ, em jogo currículo e avaliação Documento
-
EDUCADORAS NEGRAS: CONSTRUÇÕES DOCENTES,DE RAÇA E DE GÊNERO. Documento
-
EDUCANDO-SE AO EDUCAR QUEM EDUCARÁ: A PRÁXIS NA FORMAÇÃO DOS EDUCADORES AMBIENTAIS Documento
-
EDUCAÇÃO DO CAMPO E RECONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA COLETIVA - MOVIMENTOS SOCIAIS NA LUTA PELA TERRA: O CASO DO MUNICÍPIO DE JAPERI / RJ Documento
-
EDUCAÇÃO, NEGROS E SUBJETIVIDADES: Produções e Pesquisas dos Pós-Graduandos Negros nas Universidades Públicas da Baixada Fluminense Documento
-
ENCRESPANDO: O CABELO DA MULHER NEGRA E SUAS HISTÓRIAS NO COTIDIANO Documento
-
ENSAIOS: ACHADOS E PERDIDOS DE UMA PESQUISA ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RELAÇÕES INTERRACIAIS Documento
-
ENTRE ESFORÇOS E RESISTÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES NUMA ESCOLA DE CURSO NORMAL NA BAIXADA FLUMINENSE Documento
-
EXPERIÊNCIAS DE “ComVivência Pedagógica” A PARTIR DE OUTRAS EPISTEMOLOGIAS EM PROCESSOS FORMATIVOS DE EDUCADORES AMBIENTAIS Documento
-
EXPLORANDO O CONCEITO DE HOMOTETIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM COM APLICATIVOS DINÂMICOS INSPIRADA NA CULTURA VISUAL Documento
-
EXU E HERMES: um xirê intercultural? Documento
-
Educação, Banco Interamericano de Desenvolvimento e e os direitos sociais: desarticulação da classe trabalhadora? Documento
-
Epistemicídio contra os saberes e conhecimentos da religiosidade afrobrasileira na educação básica Documento
-
Escola e Conselhos Tutelares: duas décadas de compasso ou descompasso para a juventude Documento
-
Escola e Poder: A GIDE como instrumento disciplinador na gestão do sistema estadual de ensino do Rio de Janeiro Documento
-
Estudo multicasos sobre a socialização profissional de professores de educação física em início de carreira Documento
-
Experiências do PROEJA no campus Nilópolis do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Documento
-
Extensão Universitária no Brasil e na UFRRJ: quando e como estas histórias se entrelaçam. Documento
-
FILMES DE ANIMAÇÃO PRODUZIDOS POR ALUNOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: DIÁLOGOS E DILEMAS CURRICULARES Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA BAIXADA FLUMINENSE Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E QUALIDADE DO ENSINO: UM ESTUDO SOBRE O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA ? PNAIC/NOVA IGUAÇU/RJ Documento
-
Fact-checking education: identificação, produção e combate de narrativas nas redes. Documento
-
Formação Continuada colaborativa: análise de uma proposta de pesquisa-ação com professores de educação física Documento
-
Formação Continuada de Professores da Rede Municipal de Mesquita Documento
-
Formação Continuada online de Professores de Educação Física para a Inclusão: forjando uma PEDAGOGIA DESCAPACITISTA Documento
-
Formação Inicial de Professores a distância no polo CEDERJ/UAB Paracambi: uma análise na licenciatura em matemática. Documento
-
Formação continuada de professores: um possível caminho para a melhoria da qualidade da Educação? Documento
-
Formação de professoras na socioeducação: gênero e sexualidades numa unidade de privação feminina do DEGASE/RJ Documento
-
Formação de professores e a Lei 10.639: Um diálogo possível? Documento
-
Geografia e relações raciais nos livros didáticos de anos iniciais Documento
-
Grafiteiras nas tramas de arte, juventudes e espaços formativos na cidade Documento
-
IDENTIDADES E TRAJETÓRIAS DE EDUCADORES NA AGROECOLOGIA Documento
-
IMPACTOS DA ?INSTITUCIONALIZAÇÃO?: UM OLHAR A PARTIR DE ENCONTROS Documento
-
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DA REGIÃO SUDESTE Documento
-
INCLUSÃO, PARTICIPAÇÃO E ACESSIBILIDADE DIGITAL PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA Documento
-
INTERFACES ENTRE FORMAÇÃO, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: COM A PALAVRA... OS PROFESSORES! Documento
-
Imaginário e práticas estéticas nas culturas fragmentada/fragmentadoras da juventude Documento
-
Implantação de uma educação bilíngue para surdos naEscola Municipal Santa Luzia em Duque de Caxias/RJ. Documento
-
Inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas no IFRJ - Campus Volta Redonda: um estudo de caso das Licenciaturas em Física e em Matemática Documento
-
Inclusão e direitos sociais: a parceria público-privada na promoção de projetos via Terceiro Setor Documento
-
Inclusão em perspectiva: será a escola a ?ponte? entre a pessoa com deficiência e o mundo do trabalho Documento
-
Inserção e Saberes Docentes na Educação Infantil: Encontros, Diálogos e Desponsividades Documento
-
João da Cruz e Sousa e outras narrativas sobre o racismo BrAsileiro Documento
-
Kiringue Ivotyty, o sonho de João, o Vera Mirim Documento
-
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO: PERSPECTIVAS DIANTE DA CRISE Documento
-
Limites e possibilidades do Pronatec como ação governamental de ampliação do acesso à educação profissional no Brasil Documento
-
MEMÓRIAS DA (O) PEDAGOGA (O): A CONSTRUÇÃO DOCENTE PELAS NARRATIVAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DAS (OS) ESTUDANTES DA UFRRJ Documento
-
MOVIMENTO NEGRO E EDUCAÇÃO EM ANGRA DOS REIS Documento
-
Memórias de Carolina: o encontro com a transcedência no Espiritismo e o revelar da educação de si Documento
-
Mulheres na EJA: entre os sonhos e os desafios das alunas do Município de Seropédica de dar continuidade aos estudos. Documento
-
Mulheres negras e intelectuais da periferia. Documento
-
NA TROPICÁLIA DOS EXCLUÍDOS UM PROJETO EDUCACIONAL SE CONSOLIDA: A Escola Proletária de Merity e o seu modelo de educação (1921- 1964) Documento
-
NARRANDO UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA: UMA VIAGEM PELA AMÉRICA LATINA Documento
-
NEABS , EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Documento
-
Nas trilhas da memória: Os caminhos do letramento na escola através das trajetórias de vida de professoras alfabetizadoras do PARFOR/ UFRRJ Documento
-
No silêncio entre as palavras: um atalho nos caminhos da docência Documento
-
Núcleo de estudos afro-brasileiros (NEAB) AYÓ: Uma experiência em uma escola na rede municipal de Educação do Rio de Janeiro Documento
-
O ?PODER? DO REI T?CHALLA E DA JOVEM KAMALA KHAN: Identidades e subjetividades das juventudes contemporâneas. Documento
-
O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DUQUE DE CAXIAS: LUTAS, AVANÇOS, RETROCESSOS E INSTITUCIONALIZAÇÃO Documento
-
O Centro Nacional de Educação Especial e o atendimento aos ?excepcionais?: antecedentes, atores e ações institucionais (1950-1979) Documento
-
O Conselho de Educação Superior nas Repúblicas Americanas e os Possíveis Impactos na Reforma do Ensino Superior no Brasil em 1968. Documento
-
O DESEMPENHO DOS INSTITUTOS FEDERAIS NA OFERTA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Uma análise a partir da experiência do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ Documento
-
O DESINTERESSE DISCENTE PELAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: análise sob a perspectiva das necessidades psicológicas básicas. Documento
-
O EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UMA NOVA SAÍDA PARA O CAPITALISMO? Documento
-
O Ensino Diferenciado em Educação Física Escolar. Documento
-
O Ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e adultos: perspectivas de professores do Ensino Médio de Nova Iguaçu. Documento
-
O Filho é da Mãe? Documento
-
O Fortalecimento do Território através da Integração entre os Movimentos Sociais e a Educação Escolar nas Ações do C.E. Prof. Teófilo Moreira da Costa Documento
-
O GRUPO GLOBO E A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR DE NOVO TIPO: atuação da fundação roberto marinho na difusão da pedagogia da hegemonia (1977- 2000) Documento
-
O IFRJ,, EM SÃO GONÇALO, E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS Documento
-
O JONGO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SANTA RITA DO BRACUÍ: INSTRUMENTO DE DIÁLOGO ENTRE OS SABERES Documento
-
O Jongo, a Ancestralidade Africana e a Educação Escolar: Um Estudo Sobre Tensões, Negociações e Possibilidades Documento
-
O Jongo, a Ancestralidade Africana e a Educação Escolar: Um Estudo sobre Tensões, Possibilidades e Negociações Documento
-
O Letramento e a Educação Ambiental nos contextos, diálogos e práticas do CAIC Paulo Dacorso Filho: limites e possibilidades. Documento
-
O NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS (NAPNE) NOS INSTITUTOS FEDERAIS DA REGIÃO NORDESTE: ENTRE DESAFIOS POLÍTICOS E PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS Documento
-
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: A PRÁTICA DOCENTE AVALIAÇÃO PARA INCLUSÃO OU EXCLUSÃO? Documento
-
O PROEJA no Colégio Pedro II: formação e qualificação docente em questão. Documento
-
O Programa mais educação e seus entrelaces com a educação integral: desafios e perspectivas para as escolas do Município de Nova Iguaçu Documento
-
O QUE DIZEM OS ORIENTADORES EDUCACIONAIS SOBRE A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL. Documento
-
O Teatro na Formação de Educadores - Experimentos com a Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ Documento
-
O Título conferido pela FBAUL teve seu reconhecimento com equivalência, no Brasil, ao ao Título de Doutor conferido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Documento
-
O dia seguinte das Mães de Santo: Efeitos do Racismo Religioso após depredações dos terreiros e violações do sagrado Documento
-
O estágio curricular como ação pedagógica mediadora da teoria e da prática na formação do técnico de nível médio Documento
-
O fetiche da prática como elemento norteador da mediação entre teoria e prática na educação profissional da Rede FAETEC Documento
-
O legado da militância negra pós-64 para a democratização das relações étnico-raciais. Documento
-
O lugar da Educação Infantil na Universidade: Memórias da Gestão da Escola de Educação Infantil da UFRJ Documento
-
O novo modelo de gestão escolar na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro:agentes e agências Documento
-
O processo de avaliação e encaminhamento de alunos com deficiência intelectual para o atendimento educacional especializado Documento
-
O que levo do Barão: a alegria do estarjunto e as juventudes multiplicando saberes nos tecidos da educação. Documento
-
O que significa mediar o processo de escolarização de alunos com deficiência intelectual? Documento
-
O que é importante para formar professores?: Investigando os cursos de Licenciatura em História do Rio de Janeiro, Documento
-
OS BUROCRATAS DE MÉDIO ESCALÃO E A OFERTA DE CRECHES E PRÉ-ESCOLAS EM UM MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE: O CASO DE PINHEIRAL/RJ. Documento
-
OS CURSOS DE LICENCIATURA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UMA NOVA FACE DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Documento
-
Olhando para as Práticas e Aprendendo Com Quem Faz: Compreensão do Fazer da Educação Antirracista a Partir da Análise das Narrativas de Educadores Documento
-
Os Jardins Agroecológicos: Relações Pedagógicas Entre Educação Ambiental E Agroecologia Documento
-
Os Novos Modelos de Gestão Militarizada da Escolas Públicas: uma estudo a partir da experiência na rede estadual de ensino de Goiás Documento
-
Os Programas de Educação Ambiental na relação empresa-escola: uma análise do Programa de Educação Ambiental da Thyssenkrupp CSA (PROCEA) no município de Itaguaí/RJ. Documento
-
Os Sentidos da Educação em uma Cadeia Pública Feminina no Estado do Rio de Janeiro: Perspectivas Docentes Documento
-
Os desafios da Educação Popular no Contexto de Guerra Cosmopolita. Documento
-
Outra Educação é possível? A lei 10.639/03 na Formação dos Institutos de Educação da Baixada Fluminense. Documento
-
PARA ALÉM DO Bê-a-BA , B DE BRASIL, A DE ÁFRICA: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
PERFIL DE FORMAÇÃO CONTINUADA E AUTOAVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Documento
-
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EXPERIÊNCIAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU/RJ Documento
-
POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO E A ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): perspectivas históricopolíticas do município de Duque de Caxias /RJ Documento
-
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CURRICULO PARA/DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO RIO DE JANEIRO: limites e aproximações de uma prática decolonial. Documento
-
PROCESSO DE INCLUSÃO DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM BELFORD ROXO/RJ: DESAFIOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS Documento
-
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS NO AEE À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL Documento
-
PROGRAMA JOVEM APRENDIZ:E A QUESTÃO RACIAL NO BRASIL: IMPACTOS NA VIDA ESCOLAR E NA VULNERABILIDADE DA JUVENTUDE AFRODESCENDENTE. Documento
-
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): Análise sobre a Formação continuada no município de Belford Roxo Documento
-
Pedagogia da Imagem: o cinema conectando identidades, culturas e gêneros juvenis. Documento
-
Pedagogia e Escuta Responsiva - A Cultura da Infância na EEI - UFRJ: Por práticas pedagógicas dialógicas Documento
-
Planejamento educacional Individualizado (PEI) na Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias (2001 - 2012). Documento
-
Polos de Ciências e Matemática: estudo sobre identidades profissionais docentes a partir de um projeto de formação em serviço Documento
-
Política curricular e o dualismo educação especial x educação inclusiva: reflexões críticas sobre a formação no curso de pedagogia das universidades públicas do RJ Documento
-
Políticas Municipais de Qualificação Docente para a Educação das Relações Ètnico-raciais na Escola: o caso do Município de Queimados" Documento
-
Políticas Públicas de Educação Inclusiva: desafios à escolarização do público alvo da Educação Especial na Escola Municipal Anton Dworsak/Duque de Caxias - RJa escola de Duque de Caxias/RJ Documento
-
Políticas Públicas de Educação Inclusiva:a experiência de inclusão de estudantes, público-alvo da Educação Especial, no município de paracambi/RJ Documento
-
Políticas Públicas de Qualificação Profissional: a experiência do ProJovem Urbano em Mesquita Documento
-
Políticas de Formação Docente de Seropédica Documento
-
Políticas de Qualificação em serviço de professores da Educação Básicano Brasil: O caso PARFOR na UFRRJ Documento
-
Políticas públicas de Educação Inclusiva e formação de professores: debatendo a classe/escola hospitalar Documento
-
Políticas públicas de Educação Inclusiva: estudo sobre acessibilidade e tecnologias assistivas na Rede Municipal de Nova Iguaçu/RJ Documento
-
Políticas públicas de Educação Inclusiva: organização político-pedagógica na (re) orientação da modalidade Educação Especial no Município de Itaguaí/RJ Documento
-
Professores do 1º Segmento do Ensino Fundamental da Cidade de Nova Iguaçu: Aproximações entre Qualificação e Identidade Documento
-
Professores(as) negros(as) na educação superior: LEAFRO – um estudo de caso Documento
-
Programa de Estudante-Convenio de Graduação - PEC-G: o que nos dizem as alunas africana sobre as universidades públicas do Rio de Janeiro Documento
-
QUANDO A QUESTÃO RACIAL SE TORNA CONVERSA COM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
Que corpo é o meu? A construção das representações corporais de alunos do 5º ano do ensino fundamental do Município de Nova Iguaçu. Documento
-
REDESENHANDO ESTEREÓTIPOS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE DOCENTES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
REFORMA DO ESTADO, GERENCIALISMO E PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma análise a partir de instituições escolares filantrópicas de Volta Redonda/RJ Documento
-
REFORMA GERENCIAL E SEUS IMPACTOS NO CURRÍCULO MÍNIMO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma análise da gestão curricular na Rede Pública de Ensino do Estado do Rio de Janeiro. Documento
-
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O QUE A PRINCESA NÃO ABOLIU? Documento
-
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LICENCIANDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Documento
-
ROMPENDO PARADIGMAS: os caminhos da área de educação em uma Instituição de tradição agrária. Documento
-
Racismo Institucional e afro-brasileiros: o caso do Instituto Rio Branco Documento
-
Racismo Institucional: desafios e perspectivas na implementação de políticas públicas antirracistas na Faetec. Documento
-
Reação e Consentimento ao Gerencialismo na Gestão do Trabalho Escolar por parte de Docentes do Ciep Brizolão 175 José Lins do Rego Documento
-
Recreio escolar: um olhar acerca dos jovens por meio das suas imagens no cotidiano Documento
-
Reflexões acerca do viés da Transformação Social da Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu/RJ Documento
-
Reforma administrativa do Estado, Segurança Pública e formação dos soldados da PMERJ Documento
-
Reformulação dos Estatutos e Regimentos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no período de 1970-2011: o desafio de incorporar novas políticas educacionais. Documento
-
Relatos Docentes sobre Estratégias Pedagógicas de Promoção da Igualdade Racial: permanências, desafios e conquistas no ?chão? de escolas iguaçuanas Documento
-
Revista África e Africanidades: Educação antirracista na perspectiva de docentes da Educação Básica Documento
-
Rizomas Juvenis Dentrofora da Escola Documento
-
SAERJ: IMPLICAÇÕES NA AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DE BELFORD ROXO – RJ. Documento
-
Silenciando a cor: o trato pedagógico da cultura afro-brasileira no ensino de arte do município do Rio de Janeiro. Documento
-
TRAJETÓRIAS DE ALUNXS TRANS NA EJA MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU Documento
-
Tecituras de práticas afroperspectivistas em prol da luta antirracista Documento
-
Tensões entre Ciência e Conhecimento Tradicional na Construção do Currículo de Formação Superior Indígena: O Caso da Licenciatura Intercultural Teko Arandu Documento
-
Transformações geométricas: Linguagens híbridas e interações para promover aprendizagens de estudantes no ensino remoto Documento
-
Travessias Iguaçuanas de Letramento Escolar: Narrativas sobre os Programas Federais de Professores Alfabetizadores (1990-2020) Documento
-
UM DIÁLOGO ENTRE OPRIMIDOS: QUANDO O ANALFABETO DE PAULO FREIRE ENCONTRA O CALIBAN DE WILLIAM SHAKESPEARE. Documento
-
UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE POLÍGONOS POR ALUNOS DO 6º ANO. Documento
-
UMA ANÁLISE SOBRE O PROGRAMA THYSSENKRUPP CSA DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL (PROCEA) NOS ESPAÇOS ESCOLARES Documento
-
VISUALIZAR É MAIS DO QUE VER: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE VISUALIZAÇÃO UTILIZANDO PAPEL, LÁPIS E O APLICATIVO GEOGEBRA 3D Documento
-
Visualidades impertinentes dentrofora da Escola: Protagonismo imagético das juventudes como fonte epistemológica Documento
-
Visualização em sala de aula utilizando recursos didáticos variados Documento
-
Vozes Extraordinárias: falas, gritos, sussurros, escritas e silêncios na Educação Infantil Documento
-
clima motivacional percebido, motivação autodeterminada e orientação as metas de alunos de educação física. Documento
-
o novo modelo de gestão do trabalho escolar e a a reação sindical docente: uma analise a partir do sindicato estadual dos profissionais da educação do rio de janeiro Documento
-
ÉPURA AO VÍDEO: DESENVOLVIMENTO E USO DE UM APLICATIVO PARA O TRABALHO COM GEOMETRIA DESCRITIVA Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
-
secretariappgeduc@ufrrj.br
Identidade