Ademir Damazio é Licenciado em Matemática (UNIPLAC), Mestre (1990) e Doutor (2000) em Educação, linha de pesquisa Ensino de Ciências, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é pesquisador independente. Atuou por trinta anos na Educação Básica e por trinta e nove anos e dez meses no Ensino Superior nos cursos: Licenciatura em Matemática, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Engenharia de Materiais, em cursos de Especialização Lato Sensu e Programa de Pós-graduação em Educação como professor permanente e coordenado por dois mandatos. (PPGE/UNESC). Foi Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação Matemática: Uma Abordagem Histórico-Cultural (GPEMACH) que, juntamente com o grupo Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática (TEDEMAT/UNISUL), constituem a Unidade Catarinense de Relacionamento do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe) da FEUSP. É membro do Comitê Editorial da Revista Poiésis (UNISUL) e Linguagens, Educação e Sociedade (UFPI). É sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, sendo membro da diretoria da SBEM/SC Atualmente, desenvolve pesquisas, em Educação, centradas no modo de organização de ensino e na formação de professores que ensinam matemática, tendo como base teórica: Teoria Histórico-Cultural e seu desdobramento para a Teoria da Atividade, Teoria do Ensino Desenvolvimental (Davýdov) e Atividade Orientadora de Ensino..
graduation at Matemática from Universidade do Planalto Catarinense (1980), master's at Education from Universidade Federal de Santa Catarina (1991) and doctorate at Education from Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Has experience in Education, focusing on Theories of the Instruction, acting on the following subjects: matemática, ensino, abordagem histórico-cultural, educação matemática and metodologia.