O GPEMAHC tem preocupação básica com o estudo do processo de formação/apropriação/socialização de conceitos matemáticos em contextos intra e extra-escolar. A base teórica é a perspectiva histórico-cultural (PHC) elaborada por Vygotski e seus continuadores entre outros: Lúria, Leontiev, Davidov, Galperin, Krutestski, Kalmykova, Talizina. Na atualidade, sem desprezar os demais autores citados, algumas pesquisas do grupo têm se fundamentado na proposta do ensino de matemática elaborada por Davidov e seus colaboradores. Além de suas obras em espanhol e inglês, o grupo estuda a edição russa dos livros didáticos e as orientações metodológicas de Davidov e seus colaboradores. Nesse momento, as pesquisas do grupo centram-se em quatro objetos/temáticas: 1) Produção e apropriação de conhecimento por parte dos professores; 2) Livros didáticos e orientações aos professores que objetivam a Proposta de Davydov e colaboradores; 3) Fundamentos teóricos da proposta de Davýdov; 4) Elaboração de tarefas