Realização de estudos e pesquisas acerca da atividade pedagógica, segundo os princípios teórico-metodológicos da abordagem histórico-cultural, focalizando os elementos constitutivos dos processos de ensino e de aprendizagem na formação inicial e contínua de professores e pesquisadores, exercitando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.Há mais de uma década, professores da rede de ensino, conjuntamente com alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, vêm exercitando a reflexão sobre atividade de ensino, pressupondo a atividade de aprendizagem e focalizando a história do conceito em matemática. Como produto destas atividades, destacam-se: elaboração, execução e avaliação de oficinas pedagógicas, centradas em atividades orientadoras de ensino; acompanhamento pedagógico de profissionais da rede pública de ensino em diversas administrações públicas; estudo bibliográfico dos pressupostos teóricos-metodológicos da organização do ensino; a produção e socialização de conhecimento acadêmico específico nesse campo. Como se evidencia, tais ações, desempenhadas por sujeitos, profissionais que atuam na educação infantil, no ensino fundamental, médio e superior, vêm abrangendo os processos de formação inicial e continuada de professores, tanto nos limites da Faculdade de Educação e Colégio de aplicação como nos diferentes âmbitos da administração pública.