Pós-Doutora em Conhecimento e Inclusão Social em Educação (FAE/UFMG-MG). Doutora em Educação (PPGE/UFSC). Mestre em Fundamentos da Educação (PPE/UEM). Graduada em Historia (UEM) e Pedagogia (FAINSEP). É Professora das licenciaturas de Pedagogia (UEM/PR) e Pedagogia Indígena (UNICENTRO/PR). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação PPE/UEM-PR (Mestrado e Doutorado), Linha: História, Politicas e Práticas Pedagógicas. É chefe do Departamento de Teoria e Prática da Educação - DTP/UEM (Gestão 2020/2022), coordenadora do GEPEI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar e Superior Indígena no Paraná, coordenadora do Programa Saberes Indígenas na Escola/SIE (MEC/SEMESP) - Rede (UFES, UFMG, USP, UEM, UFSC, UFRGS). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPE-UEM (2010/2012), coordenadora do GT Educação Cultura e Relações Étnico-Raciais ANPED SUL (2011/2012), coordenadora do Observatório da Educação Escolar Indígena UEM (CAPES/INEP), 2010 a 2017, coordenadora Institucional do Programa de Iniciação à Docência para a Diversidade PIBID - Diversidade UEM-PR - Educação do Campo e Indígena (2014 a 2017), coordenadora adjunta do Curso de Graduação em Pedagogia da UEM-PR (2015/2016), coordenadora do Curso de Pedagogia para Educadores do Campo INCRA/PRONERA/UEM-PR (2013/2014). Tem experiência em Formação de Professores, Currículo Intercultural, Gestão Escolar, Política Educacional, Inclusão e Diversidade Cultural.
graduate at Licenciatura Plena em História from Universidade Estadual de Maringá (1994), master's at Fundaments of Education from Universidade Estadual de Maringá (1999) and ph.d. at Education from Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Has experience in Education, acting on the following subjects: educação escolar indígena, educação, interculturalidade, educação escolar indigena and leitura e escrita na escola.