Políticas educacionais
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Políticas de Avaliação do Ensino Superior: o curso de administração em questão".
-
:?PORQUE NÓS NÃO TEM SELO, TEM QUE TER NÉ?: Impactos das instruções normativas nos processos formativos dos trabalhadores e agricultores camponeses da cadeia produtiva leiteira de São Francisco do Brejão/MA
-
A ampliação do tempo escolar em propostas de educação pública integral
-
A certificação de estudantes egressos de escolas extintas: o desafio da inspeção escolar do Estado do Rio de Janeiro.
-
A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA NO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ (1969 1986)
-
A educação na reestruturação produtiva do capital: um estudo sobre as reformas educativas e seu impacto no trabalho docente na rede estadual de ensino de Minas Gerais (2003 - 2008)
-
A expansão do ensino superior pós LDBEN: Territórios disputados.
-
A formação continuada docente no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): um olhar sob o ponto de vista histórico e político
-
A interseccionalidade de gênero, raça e classe no Programa Ciência sem Fronteiras : um estudo sobre estudantes brasileiros com destino aos EUA
-
A motivação de professores de educação básica para continuar os estudos: o que dizem as teses e dissertações nos anos 2000.
-
A multiculturalidade nas políticas educacionais e a formação de professores : Brasil e Portugal
-
A OFENSIVA PRIVATISTA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: TRABALHO DOCENTE E RESISTÊNCIA SINDICAL
-
A palavra e o tempo: as mudanças na inspeção escolar no Estado de Minas Gerais
-
A participação da família na escola e suas interfaces com a gestão: caminhos possíveis em instituições da Rede Municipal de Ensino do Recife
-
A RESSONÂNCIA DA REPORTAGEM NA VIDA ESCOLAR: UM RETORNO ÀS ESCOLAS PÚBLICAS RETRATADAS NAS PÁGINAS DO JORNAL EXTRA
-
A REVISTA NOVA ESCOLA E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O LIVRO DIDÁTICO
-
Adriana de Freitas
-
Aldaires Souto França
-
Aliança conservadora na educação brasileira: revisitando a obra Educando à Direita: entrevista com Michael W. Apple
-
Alvana Maria Bof
-
Analéia Domingues
-
Angela Aparecida da Cruz Duran
-
Análise longitudinal das notas dos programas de pós-graduação brasileiros - 1998 a 2017
-
Arcângelo Scolaro
-
Arquitetura sem Matemática? Formação e atuação do arquiteto na contemporaneidade.
-
AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DE PROFESSORAS DE CRECHE NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES NA DÉCADA 2010 a 2019
-
As leituras de uma prática: a análise das políticas públicas no âmbito da educação municipal - um estudo de caso
-
AS MUDANÇAS NA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA: A LÓGICA GERENCIAL E A PARTICIPAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE REFORMA
-
AS RECOMENDAÇÕES DA UNESCO E AS PROPOSIÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
-
As teorias neoliberais na educação e a escola pública: busca de qualidade do ensino ou meios de controle?
-
Atendentes de Desenvolvimento Infantil se formam Professoras: um olhar sobre o Curso Normal Superior fora da Sede da Uniararas.
-
Avaliação educacional e accountability: análise de artigos publicados no Brasil e na Colômbia
-
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: REPERCUSSÕES DO IDEB NA VISÃO DOS DIRETORES DE ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS
-
Bruna Sola da Silva Ramos
-
Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo: implementação em Santa Catarina e o "cobaia" Joinville (1958-1963)
-
Celso da Rocha Miranda: Homem, Empresário e ?Mecenas da Educação?
-
Chaiane de Medeiros Rosa
-
COTISTAS EM UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO INTERIOR DO MARANHÃO: um “grão” de democratização?
-
Crises na educação, representação e formação de professor: uma contribuição do pensamento complexo na obra de Morin
-
Cuidadores escolares e inclusão educacional : uma análise das políticas públicas que regulam o trabalho do cuidador na escola
-
De Canela a Brasília: nas vozes de um processo, a Educação Domiciliar chegou à Suprema Corte brasileira
-
Determinantes do baixo desempenho das escolas públicas municipais de Campos dos Goytacazes
-
Docência e reforma do ensino técnico: o plano de trabalho docente como instrumento de implementação em uma escola técnica
-
Educação Ambiental e a educação alimentar: os saberes no campo das práticas educativas
-
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS NO ESTADO DE GOIÁS: O PROJETO FORMATIVO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES DO PROGRAMA NACIONAL DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NA CONCEPÇÃO DOS FORMADORES
-
Educação em Foco: A Escola 20 de Julho nas páginas do Álcalis Jornal (1969 a 1974) - Memórias da Educação em Arraial do Cabo
-
Educação Infantil e avaliação educacional: a percepção dos docentes na avaliação na escola
-
Educação Infantil e infraestrutura: uma análise do Programa Proinfância na cidade de João Pessoa (PB)
-
Educação Integral e qualidade do ensino: no renovar das experiências a busca de novos caminhos
-
Educação, Banco Interamericano de Desenvolvimento e e os direitos sociais: desarticulação da classe trabalhadora?
-
Eliara Zavieruka Levinski
-
Ellen Patrícia Braga Pantoja
-
Entrevista com o Professor José Carlos Libâneo (PUC/GO) ? O Curso de Pedagogia no balanço das políticas educacionais no Brasil: identidade(s) e trajetória(s)
-
Escola sem Partido: análise de uma rede conservadora na educação
-
Estimativa do tempo para a formatura: um estudo dos estudantes da UFG
-
Estratégias de ensino favoráveis ao processo de inclusão de alunos público alvo da educação especial: levantamento em teses e dissertações
-
Estudantes público alvo da educação especial e avaliações em larga escala: reflexões a partir de uma rede de ensino do planalto norte catarinense
-
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM): (in) congruências curriculares no ensino de Língua Portuguesa
-
Excedentes e remanejados no Município de Rio Preto: os professores diante da municipalização do ensino no Estado de Minas Gerais.
-
Experiência formativa: acontecimento, criatividade e continuidade interativa
-
Experiências de avaliação estandardizada no Brasil e em Portugal: lições em sistemas de ensino não-superior
-
Experiências de Ensino e Aprendizagem: estratégias para a formação online de professores iniciantes no Programa de Mentoria da UFSCar
-
Fabiana de Moura Maia Rodrigues
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: UM ESTUDO DO PNAIC NO MUNICÍPIO DE CRATO/CE
-
Formação de Formadores: implementação de uma política de formação de coordenadores pedagógicos realizada por uma diretoria de ensino da rede pública da Grande São Paulo
-
Formação docente no contexto da política de avaliação externa: narrativas de professores do 2º ano do ensino fundamental
-
Formação e trabalho dos professores: as políticas para tornar o ?magistério atrativo, qualificado e valorizado? no Estado do Rio de Janeiro
-
GE-Quali - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gestão da Educação Básica
-
Geovana Mendonça Lunardi Mendes
-
Gisele de Paula Rodrigues
-
Gisele Masson
-
Homeschooling no modelo de coletivo parental: a experiência da creche Quintal
-
Iana Gomes de Lima
-
Implantação do programa de aceleração da aprendizagem em Rio Verde (GO): uma análise pedagógica
-
Inter-relações entre o Enem, concepções de qualidade e ações desenvolvidas em colégios do Grupo Marista
-
Jani Alves da Silva Moreira
-
Jean Mac Cole Tavares Santos
-
José Carlos Barboza da Silva
-
José Márcio Silva Barbosa
-
Juliana Rodrigues de Oliveira Souza
-
Laboratório para o ensino de Biologia: relações entre o desenvolvimento de políticas educacionais e o trabalho docente na Rede Escolar Estadual de Mato Grosso
-
Leandro Turmena
-
Luzia Lima Guimarães
-
Mapeando o conservadorismo na política educacional brasileira
-
MAPEANDO O CONSERVADORISMO NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA. EDUCAR EM REVISTA
-
Marcia de Souza Lehmkuhl
-
MARCOS CONTEXTUAIS E TENDÊNCIAS TEÓRICO-CONCEITUAIS EM ESTUDOS SOBRE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, PRESTAÇÃO DE CONTAS E RESPONSABILIZAÇÃO (ACCOUNTABILITY) NO BRASIL
-
Maria Beatriz Pauperio Titton
-
Maria Iolanda Fontana
-
Marilda Pasqual Schneider
-
Marina Tucunduva Bittencourt Porto Vieira
-
Marta Marques
-
Michele Borges de Souza
-
n. 43 - A CENTRALIDADE DA FAMÍLIA: INTERSECÇÕES ENTRE PAUTAS DO ESCOLA SEM PARTIDO E A LEI 7.595/2018 DO MUNICÍPIO DE JARAGUÁ DO SUL/SC
-
NADIA GAIOFATTO GONÇALVES
-
Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Ciências
-
O caso do currículo básico (mínimo) de ciências da rede estadual do rio de janeiro - a ressignificação de suas habilidades em um contexto de pressão institucional
-
O Conselho Municipal de Educação de Teresópolis: avanços e desafios
-
O curso Gestão para Aprendizagem da Fundação Lemann como processo de institucionalização do gerencialismo nas escolas de educação básica alagoanas: implicações para a democratização da educação
-
O direito à educação na nova política nacional de educação especial: entre retrocessos e possibilidades
-
O DISCURSO DA BASE CURRICULAR COMUM PARA AS REDES PÚBLICAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO
-
O impacto das reformas em Educação Professional e Tecnológica promovidas pelos Governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva no Instituto Federal do Ceará, Campus Juazeiro do Norte
-
O OLHAR DOS GESTORES SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL
-
O plano estadual de educação do Rio de Janeiro e sua efetividade: uma década de tentativas
-
O processo de implementação das políticas educacionais e repercussão nas formas de gestão da escola e no processo de ensino-aprendizagem: o Pacto pela Educação em Goiás
-
O Proeja e a sua implementação no Instituto Federal Catarinense
-
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PELA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
O público, o privado e o Estado sob a lógica do capital: A expansão do ensino superior no Sudoeste do Paraná
-
O que as contas contam: um estudo sobre o marco da Accountability Educacional e do Sharing Control desempenhados pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro entre os exercícios de 2015 e 2018
-
O sistema Elkonin-Davydov no contexto da educação básica russa e possibilidades de efetivação de suas proposições no contexto brasileiro
-
O texto, o contexto e o pretexto - o ensino de Literatura após a reforma do Ensino Médio
-
O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DE TERESINA - PIAUI: UM ESTÍMULO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO?
-
Os caminhos da avaliação educacional: das orientações dos organismos internacionais nos anos 1990 à Proposta Curricular Paulista (1990-2007)
-
Os egressos do PROUNi e Cotas no mercado de trabalho: uma inclusão possível?
-
Osmar Hélio Alves Araújo
-
PANORAMA DO GASTO-ALUNO NAS REDES ESTADUAIS E MUNICIPAIS BRASILEIRAS
-
Patrícia Gouvêa Nunes
-
PISA: Um desafio brasileiro a ser vencido
-
Politicas do Banco Mundial e política educacional brasileira: repercussão das concepções de avaliação no processo ensino-aprendizagem nas escolas
-
Política de Formação Contínua de Professores: um olhar crítico para a busca de alternativas.
-
Política e educação em Teresópolis: a presença feminina
-
Política pública de avaliação institucional e práticas pedagógicas dos professores das licenciaturas: a UNIFAP em foco
-
Políticas de Avaliação da Educação Superior: repercussões em cursos de Arquitetura e Urbanismo
-
Políticas de Avaliação e Accountability no Brasil e no México
-
Políticas de avaliação externa na educação básica: especificidades dos sistemas nacionais
-
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA EM ANGOLA: CONTEXTO, AVANÇOS E NECESSIDADES EMERGENTES (1979-2017)
-
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS INFLUÊNCIAS DO NEOPRAGMATISMO DA AGENDA PÓS-MODERNA
-
Políticas de formação docente nos Institutos Federais de Santa Catarina: os cursos de licenciatura no contextto das recomendações dos organismos multilaterais (2008-2020)r
-
POLÍTICAS EDUCACIONAIS ATUAIS E O ENSINO DE LEITURA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
-
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL: DESAFIOS À INCLUSÃO SOCIAL DE ADOLESCENTES AUTORES DE ATOS INFRACIONAIS
-
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
-
Políticas para a formação do pedagogo: uma crítica às determinações do capital
-
Políticas públicas para pesquisa na formação e no trabalho dos profissionais da educação básica: contradições e materialidade
-
Produção de conhecimento sobre accountability educacional: um estudo a partir de teses brasileiras (1987-2016)
-
Produção de conhecimento sobre políticas de avaliação e accountabilty escolar nos países da América Latina Brasil
-
PROFA: Olhares de Professores Alfabetizadores
-
Programa de expansão da Educação Profissionala: análise do alcance das políticas educacionais
-
Programa de Mentoria da UFSCar e desenvolvimento profissional de três professoras iniciantes
-
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: DESAFIOS DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CHAPECÓ SC
-
PROPOSTAS CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS DAS UNIVERSIDADES PRIVADAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
-
Prova Brasil: significações e influências na organização da escola e no trabalho docente
-
Qualidade na Educação Infantil: as implicações do indicador infraestrutura nos novos CREIs de João Pessoa/PB
-
QUANDO MWAPO, MUVU, EKWAKE E EKURURU ENTRAM NA ESCOLA... EM PAUTA: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA DISCIPLINA DE OFÍCIOS EM MOÇAMBIQUE
-
Redes e meandros da relação entre o público e o privado no processo de "federalização" do Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná - UNICS: A arte de cair em pé
-
Regis Eduardo Coelho Argüelles da Costa
-
Renata Miranda de Araújo
-
Rodrigo Ferreira de Moraes
-
Roneide Braga Santos
-
Rosangela Aparecida Silva da Cruz
-
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
-
Saberes e expectativas de professores de língua portuguesa do ensino fundamental dos anos finais acerca da Base Nacional Comum Curricular
-
Scientific publications on education during the COVID-19 pandemic and International education policy guidelines
-
Selma Ferreira de Oliveira Ribeiro
-
Simone Varela
-
Solução Educacional para o Ensino Médio? Uma análise sobre a política curricular do Programa de Educação Integral do a Estado do Rio de Janeiro
-
Soraya Vieira Santos
-
Talita Santana Maciel
-
Tempo de indicar caminhos: o Serviço de Orientação Educacional no Colégio Estadual do Paraná (1968-1975)
-
Transição ensino médio - educação superior: um comparativo das expectativas de estudantes do ensino regular e da educação de jovens e adultos
-
Uma produção que se intensifica: a educação domiciliar nas pesquisas acadêmicas
-
Valorização do magistério da Educação Básica e responsabilidade fiscal: tensões e possibilidades
-
Vanessa Rosana Peluchen Camargo
-
Vanessa Souza Pereira
-
Viviane Patricia Colloca Araujo