O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão (INCLUDERE) mantém atividades de ensino, pesquisa e extensão. Promove incursões investigativas sobre as políticas de currículo, a organização do conhecimento escolar e os fazeres curriculares. Analisa a relação entre currículo e ensino; saber, aprendizado e currículo; currículo e avaliação. Realiza estudos sobre a história do currículo e das disciplinas escolares. Congrega estudos que tematizam a relação entre currículo e inclusão; currículo e diferença; currículo e formação de professores; currículo e direitos humanos. É responsavel pela execução do Programa de iniciação à docência (PIBID), Programa de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC Ensino). Executa, atualmente, projeto de pesquisa aprovado no Edital Universal CNPq (2015-2016) e Programa de Extensão aprovado no Edital Proext-2014. Oferta três turmas do Curso de Especialização ESCOLA QUE PROTEGE.