O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, LINGUAGENS, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO SOCIAL (GELFOPIS) apresenta como objeto de estudo a educação profissional, as Linguagens (práticas e produções sociais), a Formação Profissional Docente (saberes docentes, práticas pedagógicas, concepções de ensino-aprendizagem, criatividade, profissionalidade, profissionalismo e identidade), a Educação Social, a Corporeidade e a Psicopedagogia. No contexto histórico atual de acentuada exclusão social, as alternativas possibilitadoras de formação integral do indivíduo e sua plena inserção na sociedade se tornam necessárias em virtude da acentuada crise nas relações sociais e nos modelos produtivos. Esse quadro aponta para a necessidade de implementar estudos investigativos que possibilitem novos olhares (teórico-metodológicos) para as problemáticas da Educação Profissional, Linguagem, Formação Docente, trabalho e Inclusão Social, procurando compreender paradigmas que deem suporte para estratégias de formação cidadã, com vista à humanização e à emancipação(FREIRE, 2003). O grupo acredita que a Educação é a mola propulsora para o Desenvolvimento Humano.