cour_064a606d-225f-4c02-ac85-8f3c5a0c7338
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
A ampliação da oferta de Educação Infantil no Município de Niterói (RJ): a política de matrícula e a ação dos diretores escolares. Documento
-
AS CRIANÇAS E O RECREIO: Investigando as relações de pares nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Documento
-
"AS NARRATIVAS ESCRITAS COMO POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES". Documento
-
"A Disciplina Estudos Sociais nos Anos Iniciais do Colégio Pedro II: Disputas e Negociações Curriculares em Perspectiva" Documento
-
"Lugares de autoria" de livros didáticos de História: entre contingências e desafios Documento
-
"Um, dois, três": o desenvolvimento da contagem no início da escolarização obrigatória Documento
-
(As)simetria nos sistemas públicos de ensino fundamental em Duque de Caxias (RJ): a religião no currículo Documento
-
(Empre)tecendo o Ensino de Arte: perspectivas multiculturais em livros didáticos e em práticas docentes Documento
-
12 ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO NO COLÉGIO PEDRO II: ACESSO, PERMANÊNCIA E EQUIDADE NA TRAJETÓRIA DE ALUNOS NEGROS Documento
-
? Educação, educação ambiental e investimento social privado: um olhar a partir de escolas municipais em Duque de Caxias, RJ Documento
-
A (im)possibilidade da avaliação no ensino de História: uma análise a partir de exercícios de livros didáticos Documento
-
A APRENDIZAGEM POR MUDANÇA CONCEITUAL: UMA CRÍTICA AO MODELO PSHG Documento
-
A AVALIANDO POSSÍVEIS IMPACTOS DO ?PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO RENDIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ESTADO DO PIAUÍ Documento
-
A Alquimia das Disciplinas Escolares em Tempos Democráticos no Brasil: fabricando sujeitos a partir dos conhecimentos geográficos no ensino fundamental Documento
-
A Biografia e a Exemplaridade Educativa Documento
-
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO COM ALUNOS SURDOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: desafios e tensões (1971-1983) Documento
-
A Concepção de Educador em Durmeval Trigueiro Mendes Documento
-
A Construção de um Blog sobre Ética, Jogos Digitais e Educação Infantil Documento
-
A Crise de Legitimação da Concepção Crítica de Currículo Documento
-
A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE COMO MEIO DE INCLUSÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO SETOR DE MANUTENÇÃO DO PARQUE INDUSTRIAL DO ES - revalidado pela UFRJ em Março 2018 Documento
-
A ESCOLA QUE EDUCA AS FAMÍLIAS: Percepções e ações sobre a educação em um Espaço de Desenvolvimento Infantil Documento
-
A Educação Básica de Adultos: A trajetória da marginalidade Documento
-
A Educação em Ciências Físicas e Biológicas a Partir das Teses e Dissertações (1981 a 1995): uma história de sua história. Documento
-
A Educação para a transformação social e a consolidação da educação escolar burguesa: antagonismos, distanciamentos e aproximações Documento
-
A Escola Superior de Agricultura de Lavras/ESAL e a Universidade Federal de Lavras/UFLA - A trajetória de uma transformação Documento
-
A Escola como cortina de fumaça: Trabalho e Educação no Novo Ensino \Médio Documento
-
A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS SURDOS E OUVINTES NO CURSO BILÍNGUE DE PEDAGOGIA DO INES: TENSÕES MULTICULTURAIS Documento
-
A Filosofia do Ubuntu como Perspectiva para uma Educação do Corpo mais Inclusiva nas Escolas Documento
-
A Formação de Professores nos ISEs: uma experiência alternativa em questão. Documento
-
A Fundação Leão XIII Educando a Favela (1947-1964) Documento
-
A GESTÃO DA FORMAÇÃO HUMANA EM TECNOLOGIA AVANÇADA Documento
-
A História da Disciplina Escolar Ciências no Colégio Pedro II (1960-1980) Documento
-
A Música Popular Brasileira (MPB) na Escola: uma análise sobre a sua contribuição para uma educação emancipatória na rede pública de ensino de Barra Mansa/RJ. Documento
-
A Narrativa Literária como Arcabouço da Construção de Conceitos de Subjetividade, de Cidadania e de Meio Ambiente: uma proposta pedagógica Documento
-
A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL PRODUZIDA EM PROCESSOS ALQUIMÍCOS NA/DA DISCIPLINA ESCOLAR CIÊNCIAS Documento
-
A Pesquisa Educacional sobre a Escola Pública de Ensino Fundamental, nos Projetos e Relatórios de Pesquisa Elaborados por Docentes das Universidades Brasileiras Documento
-
A Produção de Políticas de Currículo em Minas Gerais: o Projeto Veredas na Escola Sagarana (1999 - 2002) Documento
-
A Pós-Graduação Deslúdica Documento
-
A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL NA ERA VARGAS: PRÁTICAS E RITUAIS CÍVICOS E NACIONALISTAS IMPRESSOS NA CULTURA DO GRUPO ESCOLAR JOSÉ RANGEL/JUIZ DE FORA/MINAS GERAIS (1930-1945) Documento
-
A RELAÇÃO TEORIA X PRÁTICA NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UFPI À LUZ DA LÓGICA DO MERCADO Documento
-
A Reforma Universitária de 1968: origem, processo e resultados de uma política para o ensino superior Documento
-
A autonomia das universidades federais brasileiras: um estudo empírico Documento
-
A circularidade entre as culturas docente e discente: construindo o mito do fracasso escolar Documento
-
A cultura do samba nas gaiolas da educação Documento
-
A disciplina Educação Ambiental na Rede Municipal de Educação de Armação dos Búzios (RJ):investigando a tensão disciplinaridade/integração na política curricular Documento
-
A disciplina acadêmica Didática Geral na Faculdade Nacional de Filosofia (1939-1968): arqueologia de um discurso Documento
-
A educação do corpo no projeto anisiano de educação Documento
-
A formação continuada dos profissionais da educação e o desafio de pensar multiculturalmente uma escola pública de qualidade Documento
-
A formação de professores de Dança para o contexto escolar no passo da prática reflexiva: o pioneirismo da Escola de Dança da UFBA Documento
-
A formação de professores de Educação Física na EEFD/UFRJ: do percurso formativo ao professor formador Documento
-
A formação do professor pesquisador, em nível superior, no Brasil: análise histórica do discurso do Governo Federal e da Comunidade Acadêmico-Científica Documento
-
A história do currículo da licenciatura em química da UFRJ: tensões, contradições e desafios dos formadores de professores (1993-2005) Documento
-
A hora e a vez da escola pública? Um estudo dos determinantes da política educacional do Brasil de hoje Documento
-
A importância da Teoria de Mudança Conceitual na Formação de Professores: A aplicabilidade do Modelo PSHG na Didática Documento
-
A influência da imigração italiana e das escolas no desenvolvimento do município de Venda Nova do Imigrante-ES no período de 1940 a 1990. Documento
-
A inserção capitalista dependente do Brasil e a política de escolas sustentáveis: estudo de caso na Baía de Sepetiba, (RJ) Documento
-
A institucionalização do Complexo de Formação de Professores na UFRJ: a construção de uma casa comum da formação e da profissão docente. Documento
-
A integração interdisciplinar nos cursos de licenciatura: tendências e perspectivas Documento
-
A motivação ética no processo de ensino-aprendizagem na formação de professores do ensino fundamental, Documento
-
A música e a criação de valores na educação: uma análise retórica argumentativa entre oradores e auditórios na contemporaneidade Documento
-
A palavra conta, o discurso desvela: saberes docentes na formação continuada de professores de leitura e escrita Documento
-
A pesquisa na formação de professores: experiências e representações Documento
-
A produção acadêmico-científica sobre política educacional no Gt - 5 da ANPEd (2000 a 2009) Documento
-
A produção de presença negra na formação de professores pelos olhares decoloniais da cinematografia de Zózimo Bulbul Documento
-
A terceira idade na Universidade : estudo do campo de representação Documento
-
A tessitura curricular em uma comunidade de aprendizagem docente multicultural: o caso da disciplina Educação Física. Documento
-
A transformação do cotidiano: pensando algumas vias de formação do educador - a experiência de Vitória - 1989/1992 Documento
-
AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL? Um estudo no âmbito do Programa Escolas Sustentáveis Documento
-
APRENDIZAGEM DE ÉTICA POR MEIO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ? ANOS INICIAIS Documento
-
ARTIVISMO NEGRO EDUCADOR: Teatro do Oprimido, Agências Educadoras para o Antirracismo e Processos Formativos em Fronteira Documento
-
AS IMAGENS PRECÁRIAS - uma leitura da produção audiovisual realizada por jovens em regimes socioeducativos Documento
-
AS PEQUENAS COMUNIDADES RURAIS E O OFÍCIO DE ENSINAR: de professor leigo a funcionário municipal (1940-2000) Documento
-
AS POLÍTICAS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA A PARTIR DA CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. UM NOVO PADRÃO DE PESQUISA E AS IMPLICAÇÕES PARA AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS Documento
-
AUTORIA DOCENTE (E DISCENTE) NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
Abecedário sobre Escutas no Cinema: percursos de criação cinematográfica com estudantes de Educação Básica na perspectiva da diferença Documento
-
Afetos antirracistas: um vislumbre do currículo de uma escola pública de Duque de Caxias ? RJ Documento
-
Agressividade em Detentos e a Prática de Futebol: Estabelecendo Relações Documento
-
Alfabetização dos Alunos das Classes Populares - ainda um desafio Documento
-
Alfabetização no Rio de Janeiro: elites políticas, conhecimento especializado e mediação da burocracia Documento
-
Análise Sobre Ensino de Língua Portuguesa Para Surdos. Um Estudo em Dois Municípios Fluminenses. Documento
-
Análise da didática da música em escolas públicas do município do rio de janeiro Documento
-
Análise das contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de professores de Educação Física Documento
-
Apropriações e Usos de Políticas de Avaliação e Responsabilização Educacional pela Gestão Escolar Documento
-
Aproximações e Afastamentos na formação do pedagogo: um estudo comparativo das argumentações de alunos nas modalidades de ensino presencial e a distância. Documento
-
Arma da educação: cultura política, cidadania e antirracismo nas experiências do professor Hemetério José dos Santos Documento
-
Arte Contemporânea e Ética: Concepções de professores atuantes na formação de artistas visuais no ensino superior Documento
-
As Construtoras da Nação: Professoras Primárias Na Primeira República Documento
-
As Normalistas do Rio de Janeiro - O ensino normal público carioca (1920 - 1970): das tensões políticas na criação das instituições à produção das diferentes identidades de suas alunas Documento
-
As contribuições de um curso de Letras com habilitação em língua inglesa para uma educação antirracista Documento
-
As marcas de um campo em debate: os testes de Aptidão Física na Escola de Educação Física e Desportos - UFRJ (1968-1990). Documento
-
As negociações identitárias do professor de filosofia no Ensino Médio da escola pública no Rio de Janeiro: tempo, experiência e seu lugar na escola Documento
-
As pedagogias do Consenso e do Conflito - a produção teórica da Educação Física brasileira nos anos 80 Documento
-
Atendimento Educacional Especializado em Organizações Governamentais de Ensino a Alunos que Apresentam Distúrbios de Aprendizagem: Discurso e Prática Documento
-
Aulas de Literatura do Ensino Fundamental I do Colégio Pedro II ? Campus Humaitá Documento
-
Avaliação Institucional - estudo de caso da UERJ Documento
-
Avaliação da aprendizagem em contexto de avaliações externas na cidade do Rio de Janeiro: um estudo sobre as Provas Bimestrais. Documento
-
Avaliação de contexto de práticas de oralidade, leitura e escrita na pré-escola: possibilidades e desafios Documento
-
Avaliação e Ética Documento
-
Avaliação na Escola de Ensino Fundamental: continuidade de padrões e tendências avaliativas Documento
-
BUROCRACIA E IMPACTOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA INTERSETORIAL: AS CRECHES E CENTRO DE ATENDIMENTO À INFÂNCIA CAXIENSE Documento
-
Brasis brasileiros: metáforas e descrições Documento
-
CINECLUBISMO EXTENSIONISTA? CINEMA EM TRÊS EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Documento
-
CINEMA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM COLÉGIOS DE APLICAÇÃO Documento
-
COMO APRENDE QUEM ENSINA:análise de experiência de formação continuada Documento
-
CORPOS PRECÁRIOS E DESEJANTES - Poéticas dos deslocamentos nas escutas e experiências escolares Documento
-
Caminhos para o Ensino Superior: Expectativas de estudantes do Ensino Médio em escolas públicas na Bahia e Rio de Janeiro Documento
-
Campo Educacional, Magistério e Modernidade: A Situação dos Professores na Sociedade Brasileira. Documento
-
Cenários Futuros e Cenários para a Educação: um exemplo aplicado à educação média Documento
-
Cinema na escola do Vidigal: elaboração de memória e luta da favela Documento
-
Cinemas Comunitários Feministas na América Latina: contribuições para repensar experiências pedagógicas com o cinema Documento
-
Clientelismo e educação: condicionanates do planejamento na alocação de recursos para o 1o. e 2o. graus. Documento
-
Compensação educacional no Rio de Janeiro - avaliando o programa Escolas do Amanhã Documento
-
Comportamentos antissociais: vozes que ecoam e vozes silenciadas Documento
-
Comunidade teólogia virtual Documento
-
Comunidades de aprendizagem docente como estratégia de indução profissional Documento
-
Concepções, funções e Práticas de Salas de Leitura de Escolas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro Documento
-
Conhecimento Escolar: Quando As Ciências Se Transformam Em Disciplinas. Documento
-
Conhecimento e Qualidade da Educação nas Políticas de Avaliação da Educação Básica. Documento
-
Conhecimento e docência no currículo de pedagogia: entre o pedagógico e o disciplinar. Documento
-
Conhecimentos escolares em ecologia: analisando as questões do ENEM e livros didáticos do PNLD/Ensino Médio Documento
-
Consciência Didática no Pensamento Pedagógico de Rui Barbosa Documento
-
Conselho Federal de Educação ( 1961/1994): uma trajetória ideológica Documento
-
Construção do Conceito de Aprendizagem como Mudança Conceitual: Uma Estratégia Baseada no Modelo PSHG Documento
-
Corpo, Inclusão/Exclusão e Formação de Professores Documento
-
Crianças Leitoras e Suas Escolhas Literárias: um estudo com alunos do 5o. and do Colégio Pedro II Documento
-
Criatividade como espaço de escuta e reflexão na formação docentee Documento
-
Criatividade e Inclusão na Formação de Professores: Representações e Práticas Sociais Documento
-
Currículo de Geografia: analisando o conhecimento escolar como discurso Documento
-
Currículo e discurso: investigando as subjetividades de professores negros em cursos pré-vestibulares populares Documento
-
Currículo e mídia educativa: práticas de produção e tecnologias de subjetivação no discurso da mídia educativa sobre a educação escolar Documento
-
Currículo e produção da diferença: "negro" e "não negro" na sala de aula de História Documento
-
Currículo, cultura e formação humana: tecituras de práticas educativas na educação infantil em uma escola ribeirinha da Amazônia e outra metropolitana do sudeste brasileiro Documento
-
Curso Técnicos Pós-Médios: Um estudo sobre educação profissional Documento
-
Cursos de Pós graduação em Educação: influências sobre a percepção de seus egressos quanto a problemas educacionais brasileiros Documento
-
Curículo acadêmico de Ciências Biológicas: deslocando fronteiras na formação inicial docente Documento
-
DISCURSOS EM MOSAICO: FORMAÇÃO LITERÁRIA, ESPAÇOS DE LEITURA E ALFABETIZAÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS E EM CONTEXTOS DA PRÁTICA Documento
-
DISTRIBUIÇÃO DE OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS: O PROGRAMA DE ESCOLHA DA ESCOLA PELA FAMÍLIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO Documento
-
DOCENTES EM FORMAÇÃO: INVESTIGANDO O CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR/UFPI Documento
-
DOS BARRACÕES AOS CIEPS: A Elaboração da Política Educacional Brizolista (1983 a 1987) Documento
-
DOS BARRACÕES AOS CIEPS: A Elaboração da Política Educacional Brizolista (1983 a 1987) Documento
-
Da Pedagogia da Imagem Às Práticas do Olhar: Uma Busca de Caminhos Analíticos Documento
-
Da Realidade à Virtualidade, o Pensamento Visual como Interface: Contribuição das Linguagens Técnicas de Representação da Forma à Educação Documento
-
Da Roda à Creche: Proteção e Reconhecimento social da Infância de 0 a 6 Documento
-
Da cultura do silêncio para a cantiga da escola: uma proposta de arte-educação para professores de português. Documento
-
Da leitura crítica do ensino para o ensino da leitura crítica Documento
-
Debates e embates na instrução pública primária e seus efeitos nas práticas do Instituto Ferreira Vianna (Rio de Janeiro, 1929 a 1940) Documento
-
Democracia e Colegiado de Escola: qual democracia? Um estudo da gestão colegiada em Minas Gerais. Documento
-
Des(Entre)Tecendo O Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub): O Des(A)Fio de Uma Proposta de Ponta. Documento
-
Dimensões da precarização do trabalho docente no século XXI: o precariado professoral e o professorado estável-formal sob a lógica privatista empresarial nas redes públicas brasileiras Documento
-
Direito e Justiça na Educação. Documento
-
Disciplinarização do ensino de Música e produção de sentidos sobre Educação Musical: Investigando o papel da ABEM no contexto da Lei n]11.769/2008 Documento
-
Discursos sobre leitura entre professores do 6º ano: subsídios à formação continuada e à constituição de espaços de letramento na escola Documento
-
Dissenso na política curricular: um olhar por entre as linhas e os afetos da Rede Municipal de Educação de Niterói Documento
-
Distribuicao de Recursos Para As Universidades Federais: Uma Discussao Documento
-
Do corpo design à educação sociocorporal: o corpo na formação de professores Documento
-
Dos Anos Dourados aos Anos de Zinco: análise histórico/cultural da formação do educador no Instituto de Educação do Rio de Janeiro Documento
-
EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE JUIZ DE FORA: o que dizem as práticas de professoras reconhecidas por premiações nacionais Documento
-
EDUCAÇÃO POLITÉCNICA NA SAÚDE: UM DESAFIO NA CONSTRUÇÃO DO POSSÍVEL Documento
-
EJA em dois tempos: (re)pensando a formação continuada docente em uma perspectiva multiculturalmente orientada Documento
-
EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO: Instituto Ayrton Senna e a política de competências socioemocionais na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Documento
-
ENCONTRO DOS RIOS: Um Estudo Comparado da Formação de Professores de Educação Infantil em Dois Cursos de Pedagogia, Presencial e a Distância, da UNIRIO. Documento
-
ESCOLAS RURAIS DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MINAS GERAIS: MEMÓRIAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS Documento
-
ESPAÇOS DE LIVRO E LEITURA: um estudo sobre as Salas de Leitura de escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro. Documento
-
ESTIGMA E CONSTRUÇÃO SOCIAL DE ALUNOS-PROBLEMAS: Dilemas e perspectivas da Orientação Educacional Documento
-
EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR EM GOIÁS NOS ANOS 80:A POLÍTICA DE PRIVATIZAÇÃO DO PÚBLICO Documento
-
Educação para a Cidadania: um projeto possível Documento
-
Educação Artística no Brasil Documento
-
Educação Infantil e Ensino Fundamental no Município do Rio de Janeiro: A leitura e a Escrita na Transição. Documento
-
Educação Infantil no Estado do Rio de Janeiro: um estudo das estratégias municipais de atendimento Documento
-
Educação Médica: o papel da responsabilidade médica no ensino médico de graduação Documento
-
Educação a distância: ampliar ou superar distâncias ? Documento
-
Educação e Capital-Imperialismo: As Influências Político-Pedagógicas do Banco Mundial nas Relações entre Brasil e Moçambique Documento
-
Educação e Direito - uma Luta Cidadã Documento
-
Educação e Economia - Um estudo sobre a automação flexível e a recuperação da inteligência na produção. Documento
-
Educação e desencantamento do mundo: contribuições de Max Weber para a Sociologia da Educação Documento
-
Educação e valor: O des-velar dos valores através da palavra do professor Documento
-
Educação em serviço para o professor de CA à 4ª série de 1º grau no município do Rio de Janeiro: realidade e expectativas de participantes Documento
-
Educação inclusiva e ensino superior Documento
-
Educação para cidadania em Arquivos Públicos Documento
-
Educação pré-escolar no Brasil e no mundo ocidental: perspectiva crítico-pedagógica Documento
-
Educação, teoria social e cultura no contexto de vida dos jovens envolvidos com o comércio de drogas ilegais no Rio de Janeiro. Documento
-
Empresas de educação superior na bolsa de valores: conflitos laborais e trabalho docente Documento
-
Ensinar e aprender música: negociando distâncias entre os argumentos de alunos, professores e instituições de ensino. Documento
-
Ensino de História forjado na luta - A Cultura de Luta Antirracista e seu potencial educador Documento
-
Ensino de história: operação historiográfica escolar Documento
-
Ensino de leitura e produção textual para crianças em processo de alfabetização: saberes e práticas docentes. Documento
-
Entre Fios Vitais e Enredamentos Menores: O Trabalho da educação desde o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea Documento
-
Entre transformadores e reformadores: o PIBID e as disputas por sentidos de docência e formação de professores Documento
-
Epistemologia da educação musical escolar: um estudo sobre os saberes musicais nas escolas de educação básica brasileiras Documento
-
Escola Bilíngue Pública Municipal: um estudo sobre a dimensão internacional, intercultural e global curricular Documento
-
Escola Pública de Horário Integral: demanda expressa pela representação social Documento
-
Escola de Pesquisar: Estudo Sobre A Formação do Pesquisador Documento
-
Escola de educação integral: em direção a uma educação escolar multidimensional Documento
-
Escola, violência e identidades docentes na rede de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro. Documento
-
Escolas de Contas e de Gestão. Será o conhecimento um fator de concretização da cidadania fortalecendo a esfera pública? Documento
-
Escrita, oralidade e suporte, em situações de leitura Documento
-
Espaços e interfaces culturais para implantação da Educação On-line Documento
-
Estado, Classe Social e Educação: uma análise crítica da hegemonia do agronegócio Documento
-
Estudo Dirigido : Da compensação à emancipação? Documento
-
Estágio Supervisionado nos Cursos de licenciatura da UFPI Documento
-
Exclusão Canônica: o discurso acadêmico sobre a poesia de Vinícius de Moraes Documento
-
Experiências com feminismos em escolas do Rio de Janeiro: reconfigurações curriculares insurgentes. Documento
-
Experiências com o cinema na escola: gestos pedagógicos em destaque Documento
-
Extensão universitária e a formação acadêmica: conexões possíveis nos espaços-tempos do currículo Documento
-
Extensão universitária e educação em uma comunidade periférica do Rio de Janeiro Documento
-
Extensão universitária: uma análise críltica Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: SIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INOVAÇÃO CURRICULAR Documento
-
Faculdade de Educação da UFRJ: argumentos pela sua constituição como de território de formação teórica e prática dos licenciandos Documento
-
Fatores associados ao abandono e à mobilidade docente na rede municipal do Rio de Janeiro Documento
-
Fatores associados à evasão e conclusão de curso na educação superior brasileira: uma análise longitudinal Documento
-
Fazer mais com menos: novo paradigma gerencial das instituições públicas - análise da eficiência da instituição e da austeridade fiscal para explicar as disponibilidades orçamentárias Documento
-
Financeirização no ensino superior: a educação como fronteira de valorização e acumulação de capital – o caso da Kroton Educacional Documento
-
Formas de provimento ao cargo de diretor, desempenho e liderança em escolas públicas no estado do Rio de Janeiro Documento
-
Formação Continuada e Práticas de Leitura e Escrita com Alunos de Classes Populares: do Dialogismo aos Gêneros, a Responsividade Docente Documento
-
Formação de Professores no Brasil:em busca de cenários Documento
-
Formação de professores de Educação Física e seus desdobramentos na perspectiva dos processos de inclusão/exclusão: reflexões sobre Brasil e Portugal Documento
-
Formação de professores e a constituição de subjetividades: uma abordagem discursiva para a educação de jovens e adultos Documento
-
Fundamentos Filosóficos da Utopia Cooperativista e sua Implicações Pedagógicas Documento
-
Fundef no Rio de Janeiro: a ótica dos perdedores Documento
-
Geometria, Desenho, Escola e Transdisciplinaridade: Abordagens "possíveis" para a Educação. Documento
-
Gestão Democrática e Inclusão em Educação: sentidos e barreiras na visão dos membros dos conselhos escola-comunidade do município do Rio de Janeiro Documento
-
Gestão democrática da educação e a sua regulamentação no Brasil: análises documentais para a construção de uma tipologia Documento
-
Gestão democrática e processo de seleção de diretores: uma proposição controversa à democratização da escola pública no Brasil Documento
-
Gramsci e a Questão da Sociedade Civil" Documento
-
Gêneros discursivos produzidos por crianças em seus processos de alfabetização numa escola pública carioca: a circulação entre o oral e o escrito. Documento
-
Gênese, Evolução e Tendência da Pós-graduação Lato Sensu Documento
-
HUMANAS OFICINAS: ESCRITURAS DE VIDA NO CAMPO DO ENSINO DE HISTÓRIA Documento
-
História ensinada: produção de sentido em práticas de letramento Documento
-
ILUMINAÇÃO E DESAPRENDIZAGEM: A PEDAGOGIA LÚDICA DE RUBEM ALVES Documento
-
INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO:Um estudo sobre as percepções de professores da rede estadual de ensino fundamental do Rio de Janeiro, sobre práticas pedagógicas de inclusão a partir de um caso de autismo. Documento
-
INTEGRAÇÃO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE Documento
-
Identidade docente à prova: reflexões sobre a profissão docente a partir dos concursos públicos para professores dos anos iniciais do ensino fundamental Documento
-
Ilmar Rohloff de Mattos: professor marcante na formação de professores de História, na cidade do Rio de Janeiro Documento
-
Imaginário social e escola: um estudo sobre emoção e subjetividade sob a ótica de Wallon Documento
-
Infância e microações afirmativas em afirmativas em contextos significativos Documento
-
Inovações tecnológicas e mudanças no conteúdo do trabalho: implicações para a formação profissional no setor terciário Documento
-
Interesses, dilemas e a implementação do programa Mais Educação no município de Maricá (RJ). Documento
-
JUVENTUDE, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PROJETOS DE FUTURO: trajetórias de mediação entre escola e trabalho Documento
-
Jogos de regras: Instrumento pedagógico pela prática de virtudes na Educação Física Escolar Documento
-
Laboratório de Aprendizagem: das políticas às práticas de inclusão e exclusão em educação Documento
-
Leituras para além dos livros: O currículo vivo através de experiências educacionais e políticas de afrodescendentes e negros no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX. Documento
-
Licenciatura em História e Educação Básica: que articulações curriculares em meios as disputas por escola pública democrática? Documento
-
Linhas, enredos e territórios: cartografias docentes de professores iniciantes de história Documento
-
Literatos, Jornalistas e Inspetores de ensino: Perspectivas modernizadoras para a cidade de Juiz de Fora (1896-1910) Documento
-
Literatura infantil digital: arte, infância e tecnologia na escola Documento
-
Maria Guilhermina Loureiro de Andrade nas redes do kindergarten Documento
-
Memórias e Trajetória de vida de professoras do Alto Sertão da Bahia nas décadas de 1950 a 1960 Documento
-
Modelos de Gestão e o Projeto Pedagógico: qual a conexão? Documento
-
Multiculturalismo e Formação de Professores: um estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais para ao Curso de Pedagogia Documento
-
Multiculturalismo e estudos para a paz: articulação possível no preparo e no emprego de militares para missões de paz Documento
-
Multiculturalismo e Ética/ Moral em Educação: A Retórica no Discurso contra o Bullying Documento
-
MÚSICA E SOCIEDADE - UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA E UMA REFLEXÃO APLICADA AO ENSINO SUPERIOR DE MÚSICA Documento
-
MÚSICA(S) NO PLURAL!: OS SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PELO PROCESSO DE PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM CURRÍCULO MULTICULTURALMENTE ORIENTADO Documento
-
Música: o estudo, o ensino, a docência, entre formuladores mestres (Rio de Janeiro, 1838-1899) Documento
-
Na arena das reformas educacionais: as experiências legislativas de elaboração da BNCC de outros esforços para (re)inventar a escola (2014-2018) Documento
-
Narrativas de História do Brasil no ENEM: Disputas curriculares pela hegemonização do conhecimento escolar Documento
-
Nem Prevenção nem Repressão - Uma Droga de Cenário Documento
-
No quadro: o tema diversidade sexual na escola, com foco na homossexualidade. Nas carteiras escolares: os professores Documento
-
O Argumento do Auditório: o que dizem os alunos sobre o ensino da arte em suas escolas? Documento
-
O Artista na sala de aulas: outras perspectivas para a educação artística Documento
-
O COMPERJ na educação do leste fluminense: as estratégias do empresariado para educar os trabalhadores e impactos da crise recente (2008 ? 2016). Documento
-
O Conhecimento da Eletroquímica Industrial e Sua Interação No Processo Educativo, Visando Estabelecer Conceitos Nos Processos Industriais e No Meio Ambiente Documento
-
O DESENVOLVIMENTO MOTOR NA PRÉ-ESCOLA: relações entre aptidão física, cognição e fatores ambientais Documento
-
O DISCURSO “CRIANÇA E NATUREZA”: uma análise crítica da construção da Educação Ambiental na Educação Infantil Documento
-
O Dito e o Interdito no Ambientalismo das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público Documento
-
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E AS CONCEPÇÕES DE LETRAMENTO POR PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS Documento
-
O ESPORTE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA Documento
-
O Ensino da Arte na inclusão de alunos com Deficiência Visual no Colégio Pedro II Documento
-
O Ensino de Ética, para crianças, por meio da Música. Documento
-
O Futebol como Carreira, a Escola como Opção: o dilema do jovem atleta em formação, Documento
-
O Gasto da União no Ensino Superior do Brasil:1970-1990 Documento
-
O LUGAR DO TEATRO NO ENSINO DE ARTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Documento
-
O MEIO AMBIENTE COMO UM VALOR COSMOPOLITA NO CURRÍCULO ESCOLAR DE BIOLOGIA: comparando livros didáticos do Brasil e da Alemanha” Documento
-
O MOVIMENTO DE REFORMAS EDUCACIONAIS PÓS-90 E AS TEORIAS PREDOMINANTES NO BRASIL: a construção de uma tipologia dos estudo Documento
-
O Negro e a Cultura Afro-Brasileira: uma bricolagem multicultural do ensino de Geografia Documento
-
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CURSO NORMAL SUPERIOR NO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO E A SUA ADEQUAÇÃO EM CURSO DE PEDAGOGIA: A TRADIÇÃO COMO FARSA Documento
-
O Papel da Escola Superior de Guerra na Projeção do Campo Militar Sobre o Campo Educacional Documento
-
O Programa Mais Educação no município de Petrópolis Documento
-
O Surgimento dos Sistemas Nacionais de Ensino: a Instrução Pública no Brasil e na Argentina na Segunda Metade do Século XIX Documento
-
O Trabalho como Princípio Educativo na Formação do Professor Documento
-
O Uso de Indicadores de Desempenho na Avaliação de Instituições de Ensino Superior:Quem Acredita? Documento
-
O cinema como possibilidade de língua outra na educação de surdos Documento
-
O currículo da disciplina escolar História no Colégio Pedro II-a década de 1970-entre a tradição acadêmica e a tradição pedagógica:a História e os Estudos Sociais Documento
-
O desafio da Educação Comunitária - a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade e as estratégias de manutenção do poder político no Brasil Documento
-
O desenvolvimento do Index para a Inclusão como estratégia de combate à exclusão: instigando a autoavaliação institucional em uma Escola de Governo. Documento
-
O ensino supletivo: uma análise crítica Documento
-
O fio e os rastros da escolarização no Distrito Federal (1890-1906) Documento
-
O gerencialismo no novo modelo de educação pública da cidade do Rio de Janeiro (2009-2012): origens, implantação, resultados e percepções Documento
-
O modelo gerencialista de políticas públicas: um estudo sobre a educação ambiental na prefeitura do Rio de Janeiro Documento
-
O processo de alfabetização: representações construídas por alunos da série inicial, bem sucedidos e mal sucedidos, e por suas professoras. Documento
-
O professor iniciante no Ensino Superior: Saberes em questão Documento
-
O prédio escolar como expressão de projeto educacional na cidade do Rio de Janeiro (1930-1990) Documento
-
O que se aprende quando se aprende cinema no hospital? Documento
-
O rastro da reforma do Aparelho do Estado nos serviços administrativos educacionais:um estudo de caso Documento
-
O trabalho Informal e a educação:Ignorar o sujeito não será uma forma de alienação? Documento
-
OS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO Documento
-
OUTRAS FACES DA DOCÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE AS TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE DIRETORES DE ESCOLAS PÚBLICAS EM MEIO À VIOLÊNCIA ARMADA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Documento
-
Olhar Feminino Sobre Ideologias e Utopias nos Anos 60: Discurso Fundador de uma Geração Documento
-
Onde estão os Surdos na História? Uma experiência curricular no Ensino de História em Escola Inclusiva Documento
-
Os conceitos de homem e de educação no Brasil no período do Estado Novo (1937-1945) Documento
-
Os objetos da coleção didática zoológica do Museu Nacional e os currículos escolares de Ciências e Biologia Documento
-
Os sentidos da cidadania:entre vozes, silenciamentos e resistências no Programa Alfabetização Solidária. Documento
-
PERMANÊNCIA, EVASÃO E TITULAÇÃO ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB): O CASO DO CAMPUS XII - GUANAMBI Documento
-
POLÍTICAS DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO TEMPO PRESENTE: INVESTIGANDO A CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO. Documento
-
PROFESSORES NÃO LICENCIADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SENTIDOS DE DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO CEFET-RJ Documento
-
Palavras certas: passaporte para o trabalho Documento
-
Palavras que contam: discursos de professores em formação sobre o trabalho com a linguagem na educação infantil Documento
-
Para uma reconstrução teórica do conceito de currículo na visão de Habermas Documento
-
Participação na Universidade : As mil Faces do Cotidiano Documento
-
Pedagogia e Educação: A Construção de um Campo Científico. Documento
-
Pedagogias redutoras de exclusão: as políticas de ação afirmativa em questão Documento
-
Petróleo e poder: as estratégias pedagógicas do partido do ouro negro no Brasil (1957-1997) Documento
-
Política de responsabilização como estratégia para promoção de desempenho escolar: Um estudo sobre o Prêmio ?Escola Nota Dez ? Documento
-
Política pública de educação ambiental em Maricá: um estudo de caso Documento
-
Política universitária Documento
-
Políticas de Educação Pública na cidade do Rio de Janeiro (1870-1930): relações entre o público e o privado na construção da rede de escolas públicas. Documento
-
Políticas de ampliação de tempos e espaços escolares: o caso do município de Duque de Caxias Documento
-
Políticas de educação, hegemonia e territórios pacificados: estratégias contemporâneas para a gestão da governabilidade Documento
-
Políticas de formação de professores: a formação cindida (1995-2002) Documento
-
Por que escrever? Uma discussão sobre princípios lingüístico-pedagógicos para o ensino de produção textual Documento
-
Por uma Epistemologia do Lúdico a partir da Omnilética Documento
-
Por uma análise retórica dos sentidos da música na escola de ensino básico Documento
-
Por uma pedagogia da luta e da resistência: a educação como estratégia política no MST. Documento
-
Privatização do Ensino Secundário e Superior no Brasil (1834-1892): uma perspectiva histórica Documento
-
Processos de identificação docente em currículo de Pedagogia Documento
-
Professor-autor, formador-editor: entrelaçamentos Documento
-
Professores surdos na Casa dos Surdos: "demorou muito, mas voltaram" Documento
-
Programa de Educação Tutorial - Contribuições para a formação e permanência dos graduandos em Educação Física da UFRJ Documento
-
Programas de incentivo ao uso de dados educacionais Documento
-
Projeto Universitário Brasileiro: A Necessidade de uma Rediscussão Documento
-
Projetos familiares na formação de atletas: apostas na profissionalização e na escolarização Documento
-
Práticas Investigativas em Matemática: uma proposta de trabalho no curso de Pedagogia Documento
-
QUANDO AS QUESTÕES DE GÊNERO, SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARES: um olhar sobre o processo de co/construção das identidades no cotidiano escolar Documento
-
QUEM ENSINA A ENSINAR? CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO NORMAL - CFPEN (1966-1976): ENTRE INDEFINIÇÕES E INCERTEZAS Documento
-
Qualidade de ensino: a escola pública de tempo integral em questão Documento
-
REPENSANDO A AVALIAÇÃO NACIONAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE INTER/MULTICULTURAL CRÍTICA DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES Documento
-
RITUAIS NA ESCOLA: A BUSCA DO SIGNIFICADO NAS PRÁTICAS FORMAIS E NÃO-FORMAIS NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA FUNDAMENTAL Documento
-
Reestruturacao produtiva e educação do trabalhador: um estudo de caso comparado em uma empresa do complexo eletrônico atuante nos mercados internacionais e local Documento
-
Regularidades discursivas sobre mudança curricular e a produção de subjetividades no Exame Nacional do Ensino Médio Documento
-
Reinventando o poder na e pela educação : Utopia e Realidade Documento
-
Relações Raciais, África e afro-brasileiros no Currículo: percursos formativos de licenciandos de História da UFRJ Documento
-
Relações entre Estado e Universidade no Brasil (1960/1978): o discurso-ação do Conselho Federal de Educação no projeto da Autonomia Universitária Documento
-
Relações entre a licenciatura em Ciências Biológicas e o desenvolvimento profissional na perspectiva de professores egressos da UNEB/Campus VI. Documento
-
Repensando o Planejamento de uma IES Privada: uma proposta apoiada em tecnologia da informação Documento
-
Representações Sociais da Diversidade Cultural na Formação Inicial de Professores Documento
-
Representações Sociais: Uma Contraproposta Ao Estudo das Concepções Alternativas No Ensino de Física Documento
-
Representações sociais da escola pública no Estado do Rio de Janeiro Documento
-
Retóricas das Novas Tecnologias na Sociedade Contemporânea: Instrumentos de Ensino/Aprendizagem no Contexto Escolar? Documento
-
Revalidação do Doutorado com a Tese: A Igualdade de Possibilidades Através do Modelo Multicampi da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Documento
-
Rumos da Educação Arquivística no Brasil Documento
-
SE ESSA RUA FOSSE MINHA... TRAJETÓRIAS DE EDUCADORES SOCIAIS DE RUA EM TERESINA (PI) NAS DÉCADAS DE 1980 A 2000) Documento
-
SER MULHER NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EFEITOS DOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Documento
-
SER PROFESSOR DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Documento
-
SOBRE FIOS DE IDENTIDADES DOCENTES NA ESCRITA DOS PROFESSORES - UM ESTUDO SOBRE CADERNOS DOCENTES Documento
-
Saberes docentes para o ensino de dança: a relação entre saberes e formação inicial de licenciados em Dança e Educação Física que atuam em escolas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro e da região metropolitana Documento
-
School Segregation in Public Schools of Rio de Janeiro: Causes and Consequences Documento
-
Sem defesa de tese Documento
-
Sentidos de docência em tempos de EAD: a formação docente no curso de Licenciatura em Pedagogia - LIPEAD da UNIRIO Documento
-
Sentidos sobre escola democrática em disputa na contemporaneidade: currículo e docência sob suspeita. Documento
-
Sexualidade e saber: monstros, mistérios e encantamentos na educação brasileira. Documento
-
Singularidades entrelaçadas: os cursos de formação/especialização de professores de deficientes auditivos - Brasil e Portugal (1950-1980) Documento
-
Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública - a experiência em Barbacena e São João del-Rey Documento
-
Subjetividades docentes no Brasil democrático: questões acerca do professor reflexivo crítico Documento
-
Tecnologias de informação e comunicação e a interface com a educação profissional: da formação às práticas pedagógicas Documento
-
Tese: O processo inovador no cotidiano da escola: limites e possibilidades Documento
-
Tornar-se Mariana: A construção da comunidade em uma escola que garanta lugar para cada um Documento
-
Trabalho de Professor - Trabalho de Sísifo? A heróica dimensão imaginária da docência Documento
-
Trabalho, Cidadania e Educação : Entre o Projeto e a Realidade Concreta, a Responsabilidade do Empenho Político Documento
-
Trajetórias estudantis na rede estadual do Rio de Janeiro: acesso e permanência no ensino médio noturno". Documento
-
Traços, Esboços e Colorações da Reforma da Instrução Pública (1879 ), na Corte Imperial Documento
-
Um estudo comparativo da relação entre o discurso e a prática na construção de um ambiente sócio moral em duas instituições de educação infantil Documento
-
Uma Contribuição Educacional ao Curso de Graduação em Administração: formação do perfil gerencial para o século XXI. Documento
-
Uma Proposta de metodologias participativas na extensão universitária: o ensino de idioma como vertente instrumental Documento
-
Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e Escolas: os efeitos das UPPs sobre aspectos educacionais no Rio de Janeiro - o caso das escolas na Grande Tijuca Documento
-
Universidades provisórias entre a Utopia e a Crise Documento
-
teste Documento
-
Ética como Tema Transversal nas aulas de Artes Visuais no 1º segmento do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II. Documento
-
Ética e Paixões: interfaces de uma educação ética-emocional na formação do ser na contemporaneidade. Documento
-
Ética e Shakespeare: Uma proposta de Aprendizagem para o Ensino Médio Documento
-
Ética e formação de professores no contexto digital Documento
-
“Pedagogias da videoarte: A experiência do encontro de estudantes do Colégio Pedro II com obras contemporâneas” Documento