cour_70a8f13d-da55-4c5a-86c7-a91f93527200
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"A EDUCAÇÃO É UMA CATAPULTA PARA A LIBERDADE": ACESSO E PERMANÊNCIA DE HOMENS TRANS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Documento
-
"EU SÓ ESPERO ESTAR VIVA AMANHÃ". UMA CARTOGRAFIA DO FEMININO NA AMAZÔNIA ACREANA: DIÁLOGOS ENTRE VIOLÊNCIA DE GÊNERO, DECOLONIALIDADE, EDUCAÇÃO POPULAR E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Documento
-
"Formação de professores no Instituto de Educação do Paraná: projetos formativos de 1966 e 1972 Documento
-
"Luz e Caminho aos Pequenos: os primeiros Congressos Americanos da Criança e a pan-americanização dos saberes sobre a infância (1916 a 1922) Documento
-
"NÃO FICARÃO MAIS AO DEUS DARÁ: JÁ EXISTEM AS CRECHES!" HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRECHES PÚBLICAS DE CURITIBA: entre normas e práticas - 1977 a 2003 Documento
-
"O bem, a virtude e a verdade": a literatura como instrumento de formação moral e cívica em livros didáticos de Língua Portuguesa (1966-1978) Documento
-
"Roupa nova em brinquedo velho": Encontros de Musicoterapia e os sentidos produzidos por estudantes universitárias que sofreram violência Documento
-
"Sentinelas dos Mares do Glorioso Brasil': a formação de oficiais da Escola Naval (1932-1942) Documento
-
'Sciencia et Labor' no Palácio de Luz: a institucionalização da ciência médica e a Faculdade de Medicina do Paraná (Curitiba, 1912-1946) Documento
-
'Spazi Allargati per l'Infanzia e la Gioventù': processos de socialização e de educação católica dos passionistas em Colombo/Pr (1915-1955) Documento
-
: LINGUAGENS DAS PRÁTICAS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE CURITIBA - (AUTO) CARTOGRAFIA E PESQUISA RIZOMA Documento
-
?COMO SOLTAR A FRANGA SEM DEIXAR A PETECA CAIR?: EXPERIMENTOS DA DRA. CATAVENTO E O PROCESSO DE SELEÇÃO DE PALHAÇOS NO ESPECIALISTAS DA ALEGRIA Documento
-
?Conecte-se?: elaboração e avaliação de um programa educacional para casais Documento
-
?Ortega y Gasset x Theodor Adorno: Perspectiva de Filosofia e de Educação para a conceituação de Emancipação Política Documento
-
A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A PARTIR DO USO DE TEXTOS FILOSÓFICOS NAS AULAS DE FILOSOFIA NAS SÉRIES FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DOS COLÉGIOS ESTADUAIS DA ILHA DO MEL/PR: Currículo, ação docente e desenvolvimento comunitário local Documento
-
A EFETIVIDADE DA ?POLÍTICA DE FUNDOS? NO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL 2007-2011 Documento
-
A ESCOLA É A FORJA DA CIVILIZAÇÃO?: OBRIGATORIEDADE ESCOLAR NO TERRITÓRIO DO ACRE(1920 ? 1950) Documento
-
A Educação Ambiental na Educação Infantil: construção da infância socioambiental cidadã sob o foco das propriedades rurais pedagógicas. Documento
-
A Educação Profissional integrada ao Ensino Médio no Paraná: avanços e desafios Documento
-
A Escola e o Trabalho: Reconhecendo, Validando e Certificando Saberes Adquiridos na Experiência de Vida Documento
-
A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE DROGAS EM ESTUDANTES DA QUARTA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA LEITURA HISTÓRICO-CULTURAL-BIOECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO Documento
-
A FORMAÇÃO DE UM INTELECTUAL COLETIVO: UM ESTUDO SOBRE O PERCURSO DOS MILITANTES NA CONSTRUÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NO PARANÁ Documento
-
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA NA FACULDADE DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA DE 1950 A 1970: proposta curriculares e memórias docentes Documento
-
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA LICENCIATURA INTEGRADA EM CIÊNCIAS EXATAS: POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES COM O ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) Documento
-
A FORMAÇÃO HISTÓRICA (Bildung) COMO PRINCÍPIO DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: TEORIA E PRÁXIS Documento
-
A FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE PROFESSORES DE INGLÊS NO PIBID UTFPR PATO BRANCO Documento
-
A Formação Educacional no Caminho dos Trilhos ao Som do Apito do Trem:Escolas Profissionais Ferroviárias na Rede Viação Paraná- Santa Catarina (1933-1973) Documento
-
A Formação e a Insaerção dos Engenheiros na atual fase de acumulação capitalista Documento
-
A GESTÃO EDUCACIONAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS: A MARCA DO PRIVADO Documento
-
A INFLUÊNCIA DO DIRETOR ESCOLAR SOBRE OS RESULTADOS DO IDEB NA REDE ESTADUAL DO ACRE Documento
-
A INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO CURSO DE PEDAGOGIA: CONTRIBUIÇÃO À CONSTITUIÇÃO INICIAL DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO/A PEDAGOGO/A. Documento
-
A INTERSUBJETIVIDADE E A VERDADE NA APRENDIZAGEM HISTÓRICA DE JOVENS ESTUDANTES A PARTIR DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS Documento
-
A Ideologia da Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável: A Estrada do Porto de Antonina, um estudo de caso Documento
-
A Imprensa Escolar no Paraná: Práticas Escolares e Cultura Cívica no Estado Novo Documento
-
A Lei 10.639/03 e o Ensino de Artes nas Séries Iniciais: políticas afirmativas e folclorização racista. Documento
-
A Lei de reserva de vagas para estudantes com deficiência nos Institutos Federais de Educação: desafios e perspectivas nas políticas institucionais. Documento
-
A Literatura Marginal-Periférica e sua inserção no Ensino Médio Documento
-
A MOBILIDADE TECNOLÓGICO-EDUCACIONAL E SUAS DIMENSÕES NO PRONUNCIAR DE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA Documento
-
A MULHER ENTRE A CASA E A RUA: EDUCAÇÃO E TRABALHO FEMININO NOS PERIÓDICOS DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ (FEP), PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX Documento
-
A NARRATIVA HISTÓRICA COMO UMA MANEIRA DE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA: O CASO DA HISTÓRIA DO PARANÁ Documento
-
A PROBABILIDADE COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA INICIAL DE PROFESSORES POLIVALENTES Documento
-
A Performatividade Política dos Discursos de Ódio Neoconservadores na Educação das Dissidências Sexuais e de Gênero Documento
-
A Política de Participação de Estudantes na defesa da Gestão Democrática da Educação Documento
-
A Primavera Secundarista Feminista: Corporalidades, Gêneros e Sexualidades Dissidentes nas Ocupações Escolares do Paraná (2016/2) Documento
-
A Produção Científica dos Bolsistas de Produtividade do CNPq: trajetórias da elite consagrada no campo da Educação no Brasil Documento
-
A Representação na História em Modo de Endereçamento para a Educação Matemática Documento
-
A Sociedade Paranaense de Matemática sob um olhar da Educação Matemática Documento
-
A TRAVESSIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A EXPERIÊNCIA DA CRIANÇA Documento
-
A ação da ocitocina na relação socioafetiva dos professores. Documento
-
A complexidade das relações no sistema familiar de crianças em dificuldade de aprendizagem Documento
-
A compreensão da violência escolar no âmbito da Polícia Militar do Paraná Documento
-
A constituição de docente para a educação profissional Documento
-
A criança e a relação com o conhecimento: a aprendizagem histórica na Educação Infantil Documento
-
A cultura cigana em questão: signficados e sentidos da instituição escolar para a criança cigana. Documento
-
A cultura jovem e suas relações com a educação física escolar Documento
-
A disciplina de desenho nas relações entre a materialidade, o currículo prescrito e as formas de ensinar: do Ginásio Paranaense ao Colégio Estadual do Paraná (1929-1960) Documento
-
A disciplina escolar de História no ensino secundário público paranaense: 1931 - 1951 Documento
-
A emoção nas práticas de leitura e de escrita: os sentidos da vivência acadêmica na voz de estudantes de uma universidade pública Documento
-
A escolarização dos imigrantes e de seus descendentes nas colônias italianas de Curitiba, entre táticas e estratégias (1875-1930) Documento
-
A expansão da Educação Superior por meio do Programa REUNI: um estudo de caso na UFPR Documento
-
A formação de formadores e a integração do computador na Licenciatura de Matemática Documento
-
A formação para prevenção do abuso de drogas: caminhos possíveis Documento
-
A história do conceito de currículo no Brasil: da emergência do termo à formação do campo de pesquisa (1823-1986) Documento
-
A inclusão excludente dos trabalhadores com deficiência nos processos produtivos industriais Documento
-
A interface Comunicação e Educação em sala de aula: potenciais e limitações sob o olhar do professor Documento
-
A juventude frente a História: embates entre as propostas de documentos oficiais para o ensino médio e o significado da história como disciplina escolar Documento
-
A música que soa na escola: estudo etnográfico nas séries iniciais do ensino fundamental Documento
-
A noção de congruência algébrica no Curso de Matemática: uma análise das respostas dos estudantes Documento
-
A perspectiva do alfabetizar letrando em livros didáticos de alfabetização do Programa Nacional do Livro Didático (1996 ? 2019): relações entre as culturas politico-institucional e acadêmica. Documento
-
A pesquisa em processos formativos de professores do campo: a licenciatura em Educação do Campo na UNIOESTE (2010 ? 2014) Documento
-
A política educacional e o Ministério Público: atuação institucional para a promoção da qualidade da educação básica Documento
-
A privatização da política educacional brasileira : o papel do Movimento pela Base Nacional Comum na ampliação do modelo de governança de Estado Documento
-
A produção do conhecimento histórico em escolas municipais do ensino fundamental de Araucária Documento
-
A proibição das brincadeiras. Um estudo sobre a experiência lúdica infantil na escola Documento
-
A que serve o SINAES? Uma avaliação da política nacional de avaliação da educação superior Documento
-
A realização do direito à educação para haitianos: um estudo das condições em que ele se efetiva em um município paranaense Documento
-
A recepção filosófica do estudante surdo no ensino médio Documento
-
A relação público-privado no contexto do ensino médio brasileiro: em dipusta a formação dos jovens e a gestão da escola pública Documento
-
A relação que as professoras e professores estabelecem com a arte por meio do livro de arte para crianças na Rede Municipal de Ensino de Blumenau - SC Documento
-
A significância do conceito de passado para professores de história do ensino médio Documento
-
A teoria Sociológica de Pierre Bourdieu na produção discente dos programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil (1965-2004) Documento
-
A tradição e os singulares - o ensino de português proposto em livros didáticos por professores universitários do Paraná (1944 a 1980). Documento
-
ALEMÃO NO BRASIL NA VOZ E ATUAÇÃO DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO Documento
-
AMBIENTE PEDAGÓGICO COLABORATIVO DO PORTAL DIA-A DIA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO MODELO DIDÁTICO-TECNOLÓGICO Documento
-
ANÁLISE COMPARADA DAS POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL E NO JAPÃO Documento
-
AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA E A CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PARANÁ: PROPOSIÇÃO, NORMATIVAS E AÇÕES Documento
-
ASSOCIAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA ESTRUTURADA E DAS OFICINAS/CURSOS OFERECIDOS PELA UNATI COM ASPECTOS COGNITIVOS E A PERCEPÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS: UM ESTUDO LONGITUDINAL Documento
-
ATUALIDADE DO PENSAMENTO DE ÁLVARO BORGES VIEIRA PINTO PARA O DEBATE SOBRE A REFORMA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA Documento
-
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA COMO REGULAÇÃO: O CASO DO SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR ? SEAPE/ACRE Documento
-
Abordagem das bacias hidrográficas como objeto de conhecimento do componente curricular Geografia: análise da dimensão ambiental nas práticas pedagógicas dos professores no Ensino Médio Documento
-
Alfabetização: um tema, muitos sentidos Documento
-
Ambiente e Corporeidade em Adolescentes Documento
-
Ambientes de aprendizagem criativos - Educação para além do espaço. Documento
-
Análise Estatística dos Testes ABC Aplicados em Curitiba Documento
-
Análise Microgenética da performance musical de bebês a partir de proposta de musicalização Documento
-
Aprendi falar português na escola! O processo de nacionalização das escolas étnicas polonesas e ucranianas no Paraná Documento
-
Aprendizagem colaborativa com a utilização de rede aberta de computadores Documento
-
Aprendizagem operatória e aritmética inicial na educação infantil Documento
-
Aproximações entre pensamento complexo e processos didáticos: tessitura pelas vozes de professores que ensinam matemática Documento
-
Arte na educação: o projeto de implantação de escolinhas de arte nas escolas primárias paranaenses ( décadas de 1960-1970) Documento
-
Artefato da Cultura Escolar ou Mercadoria? A escolha de livros didáticos de Física em análise Documento
-
Artes de fazer na reforma escolar: o projeto de estudos sociais a partir da longa duração Documento
-
As Práticas Cotidianas de Alfabetização e o Livro Didático: Um Estudo Etnográfico Documento
-
As bases filosóficas e epistemológicas de alguns projetos de educação do campo: do pretendido marxismo à aproximação ao ecletismo pós-moderno Documento
-
As determinações do Capital sobre a Formação do Trabalhador em Saúde: um estudo sobre reformuylações curriculares em dois cursos de medicina do Paraná Documento
-
As linguagens dos bebês na Educação Infantil: diálogos do Círculo de Bakhtin com Henri Wallon Documento
-
As relações entre corpo e trabalho: contribuição crítica à educação. Documento
-
As trajetórias dos estudantes indígenas nas universidades estaduais do Paraná: sujeitos e pertencimentos. Documento
-
Associação Brasileira de Educação: estratégias de intervenção da intelectualidade abeana na política educacional do ensino secundário no Brasil (1928-1942) Documento
-
Atendimento Escolar Hospitalar e Domiciliar: Estudo comparado das politicas educacionais do Paraná/Brasil e da Galícia/ Espanha. Documento
-
Atenção e Estimulação Precoce Relacionadas ao Desenvolvimento da Criança de Zero a Três Anos de Idade no Ambiente da Creche Documento
-
Atitude filosófica do jovem no cotidiano escolar do Ensino Médio: um estudo sobre a recepção do conteúdo de Filosofia Política Documento
-
Atitudes em relação à Matemática de professores e futuros professores Documento
-
Atribuição de sentidos à experiência humana no tempo: a práxis como fundamento do método e da metodologia da Didática da História Documento
-
Autorregulação psicológica e autoavaliação por meio de portfólios com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental à luz da Afetividade Ampliada Documento
-
Avaliação e História: Possibilidades e Limites para a Educação Histórica Documento
-
Avaliação escolar no contexto das transições educacionais: conservação e mudança Documento
-
BALLET CLÁSSICO NO ENSINO SUPERIOR EM ARTES CÊNICAS: Laban e Bakhtin em perspectiva dialógica Documento
-
Bebê e criança pequena: imagens e lugar anos projetos pedagógicos de instituições publicas Documento
-
Biopolítica e Governamentalidade na Infância: uma leitura das políticas educacionais contemporâneas Documento
-
CANTO DA PESSOA IDOSA EM TEMPOS DE PANDEMIA: AS IMPLICAÇÕES DAS FONTES DE AUTOEFICÁCIA NA APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL Documento
-
CAPACIDADE DE FINANCIAMENTO DAS REDES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO E DAS CONDIÇÕES DE OFERTA DE ENSINO NO PARANÁ Documento
-
CATADORES DE RETORNÁVEIS (LIXO) E (IN)VISIBILIDADE SOCIAL: DIMENSÕES PSICOSSOCIAIS E EDUCATIVAS Documento
-
COMPARAÇÃO ENTRE OS ESTADOS DE CLASSIFICAÇÃO NUTRICIONAL E O DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL MUNICIPAL DE CURITIBA Documento
-
CONCEPÇÕES DE CADETES DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ SOBRE FUTURAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS: UM ESTUDO PSICOSSOCIAL A RESPEITO DAS EXPECTATIVAS QUANTO À ATUAÇÃO EM COMUNIDADE E NAS UNIDADES PARANÁ SEGURO Documento
-
CONSELHO DE CLASSE: A HISTORICIDADE DE UMA PRÁTICA ESCOLAR ENTRE OS FAZERES ORDINÁRIOS DA ESCOLA (1950-1990) Documento
-
CONTEXTO SOCIOEDUCACIONAL DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (1856-1868): O PROTAGONISMO DE ESTUDANTES SURDOS Documento
-
CONVALIDAÇÃO "DA GRAVIDEZ ADOLESCENTE A UMA PROPOSTA DE ORIENTAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA" Documento
-
Caminhos do Ensino de História para as turmas de 1ª a 4ª séries das escolas municipais de Curitiba - PR: dos Estudos Sociais ao Currículo Básico (1975-1988) Documento
-
Canvas 2P: uma ferramenta de planejamento para o ensino híbrido enriquecido com metodologias ativas Documento
-
Carreira de Trabalhadoras docentes da Educação infantil e o reconhecimento social como dimensão da valorização profissional Documento
-
Cinema e Educação Histórica: Jovens e sua relação com a história nos filmes Documento
-
Compreensão leitora Documento
-
Concepção, regulação e gestão da carreira docente no Brasil e no Chile no contexto das reformas educacionais Documento
-
Concepções a respeito da velhice e envelhecimento. Um estudo documental sobre as dimensões psicossociais presentes na imprensa escrita e nos periódicos especializados, no período de 2010 a 2017 Documento
-
Concepções e Tendências do Trabalho Docente na Educação a Distância: um estudo de caso Documento
-
Conhecimento e ação no desenvolvimento cognitivo do jovem e do adulto: o caso da educação econômico-financeira Documento
-
Construção e Análise de Parâmetros Psicométricos do Inventário dos Estilos de Liderança de Professores Documento
-
Contribuições para a Educação em discursos e narrativas de vida de Jorge Lacerda Documento
-
Criança e infância indígena Documento
-
Cuidar, higienizar e civilizar: o discurso médico para a educação paranaense (1896-1947). Documento
-
Cumpra-se e Arquive-se - Histórias da educação de meninas e meninos desvalidos no Estado do Paraná (1940-1969) Documento
-
Currículo, cultura histórica e cultura escolar na construção estética da aula Documento
-
DA PONTE PRA CÁ É OUTRAS IDEIA": CIDADE, EDUCAÇÃO E DESIGUALDADES NAS CONFIGURAÇÕESSOCIAIS DE JOVENS POETAS DAS PERIFERIAS URBANAS BRASILEIRAS Documento
-
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO(A) PEDAGOGO(A) ESCOLAR ENTRE AUSÊNCIAS E INVISIBILIDADE: PERSPECTIVAS DE SABERES PARA A ARTICULAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA CULTURA ESCOLAR Documento
-
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO E ESCOLARIZAÇÃO: análise de dimensões psíquicas em estudantes de diferentes etapas do ensino fundamental à luz de uma perspectiva teórica integradora Documento
-
DESISTÊNCIA E RESISTÊNCIA NO TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO DAS PROFESSORAS E PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIAPL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA Documento
-
DIMENSÕES EDUCATIVAS E PSICOSSOCIAIS DA PARTICIPAÇÃO EM UMA COOPERATIVA EM GUARAPUAVA PR: TRAJETÓRIA DE TRABALHO DE EX-COOPERADAS Documento
-
DINÂMICAS ECONÔMICAS E SOCIOAMBIENTAIS DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM CURITIBA: uma análise das relações entre educação e trabalho no Projeto ECOCIDADÃO Documento
-
DO DISCURSO AO COMPROMISSO LEGAL: A DEMOCRACIA DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA NORMATIZADA A PARTIR DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024 Documento
-
DO LADO DE LÁ, DO LADO DE CÁ: UM ESTUDO SOBRE PROCESSOS CRIATIVOS DE CRIANÇAS EM JOGOS DE IMPROVISAÇÃO MUSICAL. Documento
-
Da Política de criação à política em ação: uma análise da oferta de ações formativas pelo Centro de Estudo de Línguas de Rio Branco-Acre Documento
-
Da Racionalidade Técnica à "nova" Epistemologia da Prática: a proposta de formação de professores e pedagogos nas políticas oficiais atuais. Documento
-
Da educação em pesquisa nos cursos de graduação: estudante universitário e saber investigativo Documento
-
Da educação estésica à educação estética em curso superior de design Documento
-
Desenvolvimento da imaginação e atividade criadora pela mediação do RPG juntamente a alunos com altas habilidades/superdotação Documento
-
Desenvolvimento de Habilidades metafonológicas e aprendizagem da leitura e da escrita em alunos com Síndrome de Down. Documento
-
Deutsche Schule, a Escola Alemã de Curitiba: um olhar histórico (1884-1917). Documento
-
Didatica da Historia: percurso de um código disciplinar no Brasil e na Espanha Documento
-
Discursos de Psiquiatrização na Educação e o Governo dos Infames da Escola: entre cifras de resiliência e acordes de resistência Documento
-
Discussão de conflitos morais entre motoristas: um estudo de Tomada de Consciência Documento
-
Distintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrando Documento
-
Diversidade étnico-racial na educação infantil: Análises de um sistema de ensino Documento
-
Do Método e da Filodoxia na Compreensão da Realidade: o Caso da Leitura do Projeto Científico de L. S. Vygotsky para a Psicologia Documento
-
Do Palco à Sala de Aula: Diálogos entre o Ato Artístico e o Ato Docente. Documento
-
Docências Trans*: da decência à abjeção Documento
-
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA , Documento
-
EDUCAÇÃO DE SURDOS E PRECONCEITO - bilinguismo na vitrine e bimodalismo precário no estoque. Documento
-
EDUCAÇÃO E ARTE NO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ: ENTRE DISCIPLINAS E ATIVIDADES EXTRACURRICULARES (1950-1980) Documento
-
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA ESPACIAL-CIDADÃ NO ENSINO FUNDAMENTAL: SUJEITOS, SABERES E PRÁTICAS Documento
-
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA MATRIZ TEÓRICO-METODOLÓGICA SOB O FOCO DA CIDADANIA SOCIOAMBIENTAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
EDUCAÇÃO SUPERIOR INCLUSIVA DE SURDOCEGOS: COGNIÇÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO Documento
-
EDUCAÇÃO, ARTE OU POLÍTICA: A CONSAGRAÇÃO DA TRAJETÓRIA INTELECTUAL DE ERASMO PILOTTO NO PARANÁ Documento
-
EFEITOS DE UM PROGRAMA PARENTAL EM GRUPO PARA MÃES DE CRIANÇAS COM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO: UM ESTUDO EXPERIMENTAL Documento
-
ENSINO MÉDIO DE FORMAÇÃO GERAL: POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DA INSERÇÃO LABORAL DA CLASSE QUE VIVE DO TRABALHO? Documento
-
ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA DO CAMPO: Documentos Oficiais e Produção Bibliográfica em Análise (1996-2016) Documento
-
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E SOCIOEDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA REDE DE PROTEÇÃO NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS Documento
-
ESTRUTURA E O FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS DE CARREIRA DOCENTE E A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS REDES ESTADUAL DE ENSINO DO PARANÁ E A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA. Documento
-
Economia solidária: uma proposta de educação não formal. Documento
-
Educação Filosófica: entre a redução às metodologias procedimentais, os limites da institucionalização e a razão instituinte Documento
-
Educação Psicomotora no Brasil Contemporâneo: de como as propostas tangenciam a relação educação-trabalho Documento
-
Educação de jovens e adultos e Psicologia Histórico-Cultural: a centralidade do trabalho no processo de aprendizagem de trabalhadores precariamente escolarizados Documento
-
Educação financeira no currículo escolar: uma análise comparativa das iniciativas da Inglaterra e da França Documento
-
Efeitos dos Dispositivos de Accountability sobre escolas públicas de Ensino Médio: um estudo da rede estadual de Pernambuco Documento
-
Eleição de diretores no Paraná: uma análise dos planos de ação na gestão das escolas estaduais de Curitiba triênio 2012-2014 Documento
-
Emoções, práticas docentes e inclusão escolar na perspectiva histórico:cultural: interlocuções entre Lev S. Vigotski, Yves Clot e Michel de Certeau Documento
-
Ensino da leitura do ritmo musical para adultos: uma visão piagetiana. Documento
-
Ensino fundamental de 9 anos: o que dizem as professoras de 1o. ano Documento
-
Entre "Preceitos" e "Conselhos": Discursos e práticas de médicos-educadores em Ponta Grossa/PR (1931-1953) Documento
-
Entre a tradição e a ressignificação da Física escolar: a História da Ciência presente nos livros didáticos de Física do PNLD Documento
-
Entre o enunciado e o realizado, a difícil superação do analfabetismo: um estudo sobre o Programa Paraná Alfabetizado (2004-2016) Documento
-
Entre questões lindeiras e a superação de fronteiras: a Escola Complementar em Porto União (SC) e União da Vitória (PR), 1928-1938 Documento
-
Entre{dobras}lugares da pesquisa na formação de professores de artes visuais: as contribuições da Pesquisa Baseada em Arte na Educação para ampliação de relações entre visualidade e conhecimento Documento
-
Epidemia em dois tempos: a gripe de 1918 e de 2009 em Curitiba. Ações médico-governamentais e socioeducativas Documento
-
Eros Volusia e o devir-mulher: a atualização da artista no território educação Documento
-
Escola e Histórias em Quadrinhos: O Agon Discursivo Documento
-
Escolas Alternativas em Curitiba: trincheiras, utopias e resistências pedagógicas (1960-1980) Documento
-
Escolas ocupadas no Paraná: Juventudes na resistência política à reforma do Ensino Médio (MP 746/2016) Documento
-
Estado do conhecimento sobre o livro didático de História: dissertações e teses produzidas em Programas de Pós-Graduação no Brasil (1990-2015) Documento
-
Estimulação Precoce Baseada em Equipe Interdisciplinar e Participação Familiar: Concepções de Profssionais e Pais Documento
-
Estratégias formativas para o desenvolvimento profissional de professores(as) de Educação Física: análise de um projeto de formação continuada para a docência com crianças pequenas Documento
-
Estudantes com Transtorno do Espectro Autista no contexto da rede estadual de ensino do Paraná. Documento
-
Estudo psicossocial sobre a vida e as aspirações de mulheres com masi de 70 anos na cidade de Curitiba Documento
-
FATORES DE RISCO E DE PROTEÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: O PAPEL DAS RELAÇÕES SOCIAIS NO MUNICÍPIO DE CANANÉIA. Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES PARA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO: UMA ESTÉTICA POSSÍVEL DE EDUCAÇÃO HÍBRIDA Documento
-
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: EDUCAÇÃO CTS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL ? E.R.E Documento
-
Faca sem ponta, galinha sem pé, homem com homem, mulher com mulher: quem defende a personagem queer nos livros para a infância? Documento
-
Família-Escola e desenvolvimento humano: um estudo sobre atitudes educativas e familiares Documento
-
Faris Michaele: modernidade e cultura no Centro Cultural Euclides da Cunha (CCEC) de Ponta Grossa (1930-1983) Documento
-
Ficção científica e ensino de ciências: seus entremeios Documento
-
Formação continuada de professores para a utilização, integração e apropriação das tecnologias e mídias digitais na prática pedagógica à luz do Pensamento Complexo. Documento
-
Formação continuada on line de professores e pedagogos: contribuições teóricas do pensamento complexo Documento
-
Formação de educadores ambientais: contribuições de Paulo Freire Documento
-
Formação de professores de História: educação histórica, pesquisa e produção de conhecimento Documento
-
Formação docente e tecnologias digitais: um olhar na ação pedagógica do atendimento educacional especializado Documento
-
Formação docente na modalidade a distância: aprendizagem e processos metacognitivos Documento
-
Funk e escola: performance, teatralidade e discurso. Documento
-
Função Social da Universidade: reflexos do pacto proposta pela UNESCO na política de formação de professores Documento
-
Funções cognitivas de pessoas idosas: construção e validação de um instrumento de avaliação cognitiva em musicoterapia (ACPIM) Documento
-
GRUPOS DE APOIO ENTRE PROFESSORES E A INCLUSÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE A REINVENÇÃO DAS PRÁTICAS DE DOCÊNCIA A PARTIR DA ÊNFASE NO ENSINO COLABORATIVO. Documento
-
Gestão Democrática: impasses e desafios para a elaboração da Lei n. 1513 do Estado do Acre Documento
-
Grandezas e Medidas: representações sociais de professores do ensino fundamental Documento
-
Grupo de orientação de pais: intervenção com foco sobre queixas escolares Documento
-
Guido Viaro: Modernidade na arte e na educação Documento
-
Gênese e Desenvolvimento do Conceito Vida Documento
-
Hibridismo Cultural No Manual Didático de Inglês Documento
-
História da Assistência da Criança Pobre em Rio Branco-Acre: instituições sujeitos e ações na década de 1940 Documento
-
História da Cidade, Consciência História e Identidades de Jovens Escolarizados Documento
-
História, memória e educação no olhar de photographico de Guilherme Glück (Lapa/PR, 1920-1953) Documento
-
IMAGINAÇÃO, INTUIÇÃO E VISUALIZAÇÃO: A RIQUEZA DE POSSIBILIDADES DA ABORDAGEM GEOMÉTRICA NO CURRÍCULO DE CURSOS DE LICENCIATURA DE MATEMÁTICA. Documento
-
INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA PEQUENA COM NECESSIDADES ESPECIAIS: CONCEPÇÕES DE MÃES, DE EDUCADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DE PROFESSORAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO Documento
-
INTELECTUAIS BRASILEIRAS E SEUS PROJETOS FORMATIVOS PARA A EMANCIPAÇÃO DA MULHER NO INÍCIO DO SÉCULO XX: A PEDAGOGIA FEMINISTA EM DISPUTA (1910-1940) Documento
-
INTERFACES DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA ACREANA Documento
-
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MORAL DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Documento
-
INTERVENÇÕES EM FUNÇÕES EXECUTIVAS, ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS E CONSCIÊNCIA FONÊMICA EM ESTUDANTES COM DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO Documento
-
Indicadores de verificação e a educação das relações étnico-raciais: o monitoramento da efetivação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no ensino público do Estado do Paraná Documento
-
Indicadores para a produçao de materiais didáticos digitais na educação a distância: interação e hipertexto a partir do ponto de vista dos estudantes Documento
-
Intelectuais paranaenses e as concepções de universidade (1892-1950) Documento
-
Interação escola-família no processo de ensino de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)em tempos de pandemia Documento
-
JOVENS, ESCOLARIZAÇÃOE LIVROS DIDÁTICOS: ESTUDO ETNOGRÁFICO EM UMA ESCOLA DE ASSENTAMENTO (SC) Documento
-
JOÃO ROBERTO MOREIRA (1912-1967): ITINERÁRIOS PARA UMA RACIONALIDADE ATIVA. Documento
-
JUVENTUDE, ESCOLA E TRABALHO: SENTIDOS ATRIBUÍDOS AO ENSINO MÉDIO INTEGRADO POR JOVENS DA CLASSE TRABALHADORA Documento
-
Jornal Quinze de Novembro: forças educativas entre espaços de experiências e horizontes de expectativas. (Curitiba, 1889-1890).P Documento
-
Jovens alunos e aprendizagem histórica: perspectivas a partir da canção popular Documento
-
João Feijão, o superdotado amigão: por uma visão de assincronismo e superdotação Documento
-
LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS COMO FONTE DE RECURSOS PARA O ENSINO: ANÁLISE DE COLEÇÕES DIDÁTICAS DO PNLD PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
LIVROS DIDÁTICOS E REMEMORAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE PESSOAS NEGRAS E BRANCAS POR ALUNAS E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
LIÇÕES DE HISTÓRIA PRESCRITAS, LIÇÕES DE HISTÓRIA (RE)CONSTRUÍDAS: A TEMÁTICA INDÍGENA E USOS DE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA EM ESCOLAS INDÍGENAS DO BAIXO TAPAJÓS - AMAZÔNIA BRASILEIRA Documento
-
Lar Escola Dr.Leocádio José Correia: história de uma proposta de formação na perspectiva educacional espírita (1963-2003) Documento
-
Lendo emoções: Efeitos de uma intervenção envolvendo a empatia e a compreensão leitora em estudantes do Ensino Fundamental Documento
-
Lesbianidades juvenis em filmes coming- of-age: espaços de formação e tempos de amadurecimento entre o cinema e a educação Documento
-
Letramento literário: ler e escrever literatura nas séries iniciais do ensino fundamental Documento
-
Literatura infanto-juvenil e política educacional: estratégias de racialização no Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE) Documento
-
Livro didático de geografia : o conceito de lugar e as relações entre campo e cidade Documento
-
MARCOS DA VIDA VIÁVEL, MARCAS DA VIDA VIVÍVEL - O governamento da diversidade sexual e o desafio de uma ética/estética pós-identitária para a teorização político-educacional LGBT, Documento
-
MATRIZ DE INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CICLO DE POLÍTICAS E DA TEORIA DA ATUAÇÃO Documento
-
META-CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: Perspectiva Complexa Documento
-
MODO DE VIDA OU MEIO DE VIDA: Dimensões Educacionais e Psicossociais sobre viver no mundo rural, na perspectiva de Pequenos Agricultores da Região Metropolitana de Curitiba/PR. Documento
-
Making of como processo formativo: criação e experimentação na cena universitária Documento
-
Manuais de História da Educação da Coleção Atualidades Pedagógicas (1933-1977): verba volant, scripta manent Documento
-
Manuais escolares de Didática das Ciências e da Física: circulação em cursos de Pedagogia Documento
-
Marxismo e Educação no Brasil (1922-1935): O discurso do PCB e de seus intelectuais Documento
-
Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre Educação e arte (1970-1990) Documento
-
Meritocracia e acesso ao ensino superior no Brasil na França: faces da desigualdade Documento
-
Mobilização para o saber, discurso pedagógico e construção de identidades:uma análise do livro didático público de Educação Física do estado do Paraná Documento
-
Modernidade, Pós-Modernidade e Educação no Contexto do Capitalismo Tardio Documento
-
NARRATIVA HISTÓRICA E NARRATIVA DE FICÇÃO HISTÓRICA: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA Documento
-
Não é 'mimimi' ou a experiência do drama na formação docente: os sulcos da violência recôndita contra estudantes LGBT Documento
-
O PARADOXO DA CONSCIÊNCIA PLENA NA AUSÊNCIA DE UMA AFETIVIDADE AMPLIADA: A EMPATIA DISTANCIADA DA ÉTICA NAS INTERVENÇÕES BASEADAS EM MINDFULNESS E A QUESTIONÁVEL NORMALIZAÇÃO MATERIALISTA DO QUE NOS FAZ HUMANOS Documento
-
O PROFESSOR/GESTOR E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: DIMENSÕES EXPOSTAS NAS DEMANDAS DA FORMAÇÃO. Documento
-
O AUTOCONCEITO DE ESTUDANTES SUPERDOTADOS NA VIVÊNCIA DA ADOLESCÊNCIA Documento
-
O Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos Multifuncionais das escolas municipais de Rio Branco/AC. Documento
-
O CONCEITO DE ?LIVRE EXPRESSÃO? INFANTIL NO BRASIL: SENTIDOS E DESIGNAÇÕES ENTRE ARTE E EDUCAÇÃO (1920-1970) Documento
-
O Cinema Novo como Fator de Educação Filosófica por Intermédio da Prática Cineclubista Documento
-
O Conhecimento do desenvolvimento histórico dos conceitos e o ensino de matemática: possíveis relações Documento
-
O Conservadorismo moderno na estruturação do projeto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1910-1950) Documento
-
O Cuidado de si e a Autonomia sob um olhar da Educação Matemática Documento
-
O DISCURSO PEDAGÓGICO IMAGINANTE-CRIADOR E AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS: PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM AULAS DE CIÊNCIAS Documento
-
O DOCENTE DO CURSO DE LETRAS NO CIBERESPAÇO: A FORMAÇÃO PARA ATUAR NA PRESENÇA DAS TECNOLOGIAS E COM AS TECNOLOGIAS Documento
-
O Desafio da Construção da Educação Integral: Formação Continuada de Professores Alfabetizadores do município de Porecatu-PR Documento
-
O Desenho. Possibilidades e impossibilidades do diálogo entre professor e aluno no processo de alfabetização do projeto arquitetônico: o caso da UFPR Documento
-
O Desenvolvimento do Transtorno do Espectro Autista: Considerações a partir de Piaget Documento
-
O ESCRITO E O PRATICADO NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: um estudo da relação dos professores de Ciências com as Diretrizes Curriculares de Ciências do Estado do Paraná Documento
-
O ESPORTE COLETIVO NO CONTRATURNO DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE CURITIBA-PR: MÉTODOS DE ENSINO, PERFIL DE LIDERANÇA DO PROFESSOR E SUAS RELAÇÕES COM ALGUNS FATORES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE ALUNOS/ATLETAS Documento
-
O Ensino Superior para os Povos Indígenas: Ingresso, Permandência, Desistência e Conclusão dos Estudantes Indígenas da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Paraná Documento
-
O Novo ENEM e os Professores de Matemática do Ensino Médio do Paraná: delineamento de uma noção de responsabilidade curricular Documento
-
O PISA como parâmetro de qualidade para as políticas Educacionais no Brasil e na Espanha: Pressupostos Epistemológicos Documento
-
O PROCESSO DE NORMALIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO SOCIAL EM CURITIBA: educação e trabalho no Sistema Prisional, início do séc. XX. Documento
-
O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA E A GESTÃO FINANCEIRA ESCOLAR EM ÂMBITO NACIONAL Documento
-
O PROJETO PEDAGÓGICO DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NOS ANOS 2000 Documento
-
O PRONATEC e a proclamada política de democratização da educação profissional técnica de nível médio: acesso, abandono e permanência a partir de um estudo de caso Documento
-
O Pacto Neodesenvolvimentista e as Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil Documento
-
O Papel do Professor na Formação do Pensamento Matemático de Estudantes durante a Construção de Provas em um Ambiente de Geometria Dinâmica Documento
-
O Processo de Discretização do Raciocínio Matemático na Tradução para o Raciocínio Computacional: Um Estudo de Caso no Ensino/Aprendizagem de Algoritmos Documento
-
O ROMPER DO SILÊNCIO DISCRIMINATÓRIO NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS Documento
-
O Raciocínio Clínico em Estudantes de Medicina: Uma Análise Fenomenológica Documento
-
O USO DE GEOTECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA ESCOLAR À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO Documento
-
O USO DE JOGO JIT CARD COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL. Documento
-
O atendimento especializado no ENEM: um olhar diante do público-alvo de educação especial e transtornos funcionais específicos Documento
-
O campesinato tradicional e a indústria do Biodiesel: integração subordinada no sul do Brasil (2003 a 2008). Documento
-
O cotidiano vivido no cotidiano escolar: minúcias de um lazer clandestino Documento
-
O discurso sobre a remuneração do magistério da educação básica pública no Brasil (2005-2015). Documento
-
O discurso sobre as novas tecnologias e a subjetivação docente: a docência na rede Documento
-
O diálogo da Educação Física com a Educação Ambiental na Educação Infantil: um processo de formação de docentes na Rede Municipal de Educação de Curitiba Documento
-
O dono dos corpos, o incesto e a teia da violência doméstica familiar no Brasil. Documento
-
O efeito-leitor na mediação de conhecimentos do estágio: uma análise do discurso de licenciandos em Ciências Biológicas Documento
-
O ensino de História na Revista Nova Escola (1986-2002): cultura midiática, currículo e ação docente Documento
-
O ensino explícito de habilidades metatextuais como estratégia didática para o desenvolvimento da compreensão e da produção de textos expositivos Documento
-
O ensino técnico, a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e a Educação Física: capturas neoliberais e formas de resistência Documento
-
O habitus como elemento contribuinte para o decidir-se pela docência: uma revisão em teses e dissertações de perspectiva bourdieusiana da área da Educação Documento
-
O livro didático de Física e a formação de professores: passos e descompassos Documento
-
O movimento da política educacional PROCAMPO: uma análise das licenciaturas em educação do campo na região sul do Brasil Documento
-
O papel da consciência morfológica no aperfeiçoamento da linguagem escrita Documento
-
O papel dos Estados Unidos e da UNESCO na formulação e implementação da proposta pedagógica no Estado do Paraná na década de 1960: o caso do Jardim de Infância Documento
-
O papel moderador de docentes na associação entre violência escolar e ajustamento acadêmico Documento
-
O pensamento antifeminista brasileiro e seus impactos na educação Documento
-
O perfil dos professores do campo no Estado do Acre: Uma análise das políticas de formação docente (2007-2013) e das desigualdades nas condições de trabalho. Documento
-
O que é feito dos jovens? Dimensões psicossociais e educativas no processo de acolhimento institucional. Documento
-
O racismo institucional no cotidiano das relações sociais do espaço escolar no Estado Paraná Documento
-
O uso de ambientes virtuais na Formação de professores formadores: possibilidades de interação entre professores dos cursos De magistério e das licenciaturas em matemática e em pedagogia Documento
-
OBJETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM FILOSÓFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA MEDIAÇÃO DOCENTE E DA PRODUÇÃO DISCENTE A PARTIR DO USO DO TEXTO FILOSÓFICO NAS AULAS Documento
-
OHABITUSDOS PROFESSORESFORMADORES DOS CURSOS DELICENCIATURA EM QUÍMICA, NOSINSTITUTOS FEDERAIS DEEDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA, EA CONSTITUIÇÃO DA PRÁTICACOMO COMPONENTECURRICULAR Documento
-
OS IMPACTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DA INSTALAÇÃO DE UNIDADES DA UTFPR EM MUNICÍPIOS DO INTERIOR DO PARANÁ Documento
-
OS SABERES SOCIOAMBIENTAIS NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO PRESENTE E A FORMAÇÂO DO EDUCADOR AMBIENTAL SOB O FOCO DA COMPLEXIDADE Documento
-
Os Núcleos de Acessibilidade das Universidades Públicas Federais: uma análise do norte brasileiro Documento
-
Os animais como recurso didático nas aulas de Medicina Veterinária: Estudo em Universidades do Estado do Paraná Documento
-
Os jovens e o material didático de História: uma análise na perspectiva da construção da consciência histórica Documento
-
Os manuais de Didática da História no Brasil (1997-2013): entre tensões e intenções Documento
-
PAIS E VIOLÊNCIA CONTRA FILHOS: DIMENSÕES PSICOSSOCIAIS E EDUCATIVAS SOBRE GRUPOS A PARTIR DE EXPERIÊNCIA NO CREAS Documento
-
PARTILHAS DO SABER: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE FILOSOFIA E LITERATURA COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO MÉDIO Documento
-
PERCURSOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA PARA OS ANOS INICIAIS NO BRASIL Documento
-
POLÍTICAS AFIRMATIVAS PARA NEGROS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS ENTRE 2002 ? 2012: PROCESSOS E SENTIDOS NA UNB, UFPR E UFBA Documento
-
POLÍTICAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO CHILE E NO BRASIL (1990-2015) Documento
-
POLÍTICAS DE LEITURA PARA A INFÂNCIA NO MUNICÍPIO DE CURITIBA: O LIVRO COMO DIREITO À PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL Documento
-
POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO E INDICADORES DE ACESSIBILIDADE PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS Documento
-
POR TERRA, POR ÁGUA, PELA LEITURA: AS CONEXÕES DOS RESPONSÁVEIS PELA INSPEÇÃO E INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PARANÁ (1854-1890) Documento
-
PORTUGUÊS ESCRITO COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS NO CONTEXTO DA ESCOLA BILÍNGUE Documento
-
PROCESSO POR ABANDONO INTELECTUAL E OS EFEITOS DA JUDICIALIZAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: GÊNERO, RAÇA, CLASSE SOCIAL E AS BIOPOLÍTICAS QUE PRODUZEM O FRACASSO ESCOLAR E AS EXPULSÕES COMPULSÓRIAS Documento
-
PROJETO SERINGUEIRO: A EDUCAÇÃO POPULAR DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS NO CONTEXTO POLÍTICO SOCIAL DE XAPURI, NO ACRE. Documento
-
PROPOSIÇÕES DE DAVYDOVY PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PRIMEIRO ANO ESCOLAR: INTER-RELAÇÕES DOS SISTEMAS DE SIGNIFICAÇÕES NUMÉRICAS Documento
-
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COM CRIANÇAS PEQUENAS: UM ESTUDO COM EGRESSOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Documento
-
Pais e Filhos na Província do Paraná: uma história da educação da criança pela família Documento
-
Pedagogia das competências e diretrizes curriculares: a estetização das relações entre educação e trabalho Documento
-
Percepções dos educadores sociais sobre o trabalho desenvolvido em projetos sociais. Documento
-
Performance, Discurso e Educação: (re)construindo sentidos de escola com professores em formação na Licenciatura em Educação do Campo ? Ciências Da Natureza Documento
-
Politicas Educacionais e a valorizaçõ do professor: carreira e qualidade de vida dos professores de educação básica no municipio de São José dos Pinhais Paraná Documento
-
Política da Secretaria de Estado da Criança e Juventude do Paraná no Período 2007-2010: Referenciais Cognitivos e Normativos Documento
-
Política de Ensino Religioso e Educação das Relações Étnico-Raciais no Brasil Documento
-
Política de fomento direto e política de fundos contábeis: uma análise de suas implicações sobre a demanda e a oferta de Educação de Jovens e Adultos no estado do Paraná. Documento
-
Política nacional de atenção básica à saúde, formação acadêmica e atuação profissional do enfermeiro: aproximações e distanciamentos Documento
-
Políticas Públicas de Educação Especial e a perspectiva inclusiva: o impacto em escolas da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa - PR Documento
-
Políticas afirmativas e educação superior federal: um estudo sobre estudantes negros (as) egressos do sistema de cotas da Universidade Federal do Paraná Documento
-
Políticas de Avaliação da Educação Escolar Brasileira: ensaios dialéticos sobre a Literacia Matemática no PISA/OCDE Documento
-
Políticas de Educação Superior a distância e os pressupostos para Formação de Professores Documento
-
Políticas de Tecnologias na Educação: O Programa Paraná Digital Documento
-
Políticas de condições materiais e estruturais da escola: uma análise do papel supletivo e redistributivo do Governo Federal Documento
-
Políticas de gênero e sexualidade na escola contemporânea: da captura normativa ao pânico moral. Documento
-
Políticas de valorização docente na educação básica pública: relações entre desigualdade de financiamento e as políticas de valorização na rede pública estadual do Paraná e em oito redes públicas municipais da região dos Campos Gerais/PR Documento
-
Políticas educacionais antirracistas Brasil e Colômbia: estudo comparado. Documento
-
Possíveis dimensões complexas e transdisciplinares da formação do professor-formador. Documento
-
Postulados da Pedagogia Perennis: A Concepção de Filosofia da Educação de Theobaldo Miranda Santos (1935-1946) Documento
-
Preditores neuropsicológicos na compreensão leitora em Histórias em Quadrinhos Documento
-
Processo Seletivo Estendido: um mergulho na experiência do curso de Matemática Documento
-
Produtividade acadêmica e políticas avaliativas no ensino superior: intensificação do trabalho e descaracterização da identidade docente no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Documento
-
Professores em Exercício: É Possível Educar na Afetividade (Ampliada) em Tempos de Desencanto? Documento
-
Programa de Intervenção com crianças com Síndrome de Down Documento
-
Práticas Educativas e Comprometimento dos Trabalhadores Documento
-
Práticas Pedagógicas em Educação das Relações Étnico-Raciais em Escolas do Estado do Acre Documento
-
Práticas de Leitura nas Escolas Itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Paraná. Documento
-
Práticas desenvolvidas na UFPR em relação aos universitários indígenas: entre a igualdade e a equidade Documento
-
Práticas educativas em grupos de apoio à adoção de crianças e adolescentes no Brasil Documento
-
Qualificação e Autogestão: uma análise sobre as possibilidades de organização coletiva a partir da relação entre trabalho e conhecimento Documento
-
Que competências são necessárias para trabalhar em nanotecnologia? A demanda das empresas e a oferta educacional em uma área tecnológica emergente. Documento
-
RELAÇÕES INTERPESSOAIS E VALORES HUMANOS NA ESCOLA: UMA INSERÇÃO ECOLÓGICA Documento
-
REMUNERAÇÃO DOS PROFESSORES PÚBLICOS MUNICIPAIS NO BRASIL: EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA, PARTIDOS POLÍTICOS E VALORIZAÇÃO DOCENTE (2008 ? 2016) Documento
-
REMUNERAÇÃO PARA O DIRETOR ESCOLAR: UM PANORAMA DOS SISTEMAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Documento
-
Relação Teoria e Prática na Formação de Professores de História: experiências de Laboratórios de Ensino no Brasil e da Associação de Professores de História em Portugal (1980 2010). Documento
-
Relações de poder na formação docente: julgamentos dos bens simbólicos do campo escolar durante o estágio supervisionado Documento
-
Relações entre ensino, práticas artísticas e pesquisa: princípios didáticos para a formação de professores de Artes Visuais Documento
-
Representações Sociais Sobre Ser Professor e o Processo de (Re)Construção da Identidade Docente: Um Estudo no Curso de Licenciatura em Química da UFAC - Rio Branco Documento
-
Roteiro para Identificação de Sinais de Risco ao Desenvolvimento na Educação Infantil (RISRD-EI) Documento
-
SAÚDE MENTAL NO TRABALHO - SUJEITO, SINTOMA E CLÍNICA: POR UMA INCIDÊNCIA DO DISCURSO PSICANALÍTICO NO CAMPO DA SAÚDE DO TRABALHADOR Documento
-
Saber fazer do docente de Língua Portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular Documento
-
Seleção, uso e produção de recursos didáticos por professoras de Alfabetização: Estudo etnográfico em escolas de assentamentos Documento
-
Sentidos da Educação atribuídos por egressos do PROEJA no Paraná Documento
-
Ser Docente nas Engenharias: um olhar bakhtiniano a partir de uma experiência autoficcional Documento
-
Sob o signo da modernidade: educação e psicologia na trajetória intelectual de Eny Caldeira (1912-2002) Documento
-
Sujeitos, saberes e práticas em aulas de Ciências de uma escola do campo: entrelaçamento de culturas Documento
-
SÃO JOSÉ, O COLÉGIO DE CASTRO. 1904-1994. Documento
-
Sífilis, o mal de todos: tema médico-científico nacional e suas discussões e práticas educativas no Paraná na primeira metade do século XX Documento
-
TESSITURAS DOS SABERES DOCENTES: A EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE NA CONSTRUÇÃO DO SABER TECNOLÓGICO PELO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
TORNAR-SE PROFESSOR DE MÚSICA EM ESCOLAS WALDORF: NARRATIVA DE TRAJETÓRIA E COTIDIANO DOCENTE Documento
-
TRABALHO COLETIVO E DINÂMICAS DE FORMAÇÃO NO CONTEXTO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA: ANÁLISE DE NECESSIDADES NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA Documento
-
Tecnologia educacional e reificação: uma abordagem crítica a partir de Marx e Lukács Documento
-
Terapia Ocupacional em Curitiba e Região Metropolitana: Trajetória e Processo de Formação Documento
-
Tomada de Consciência e Formação do Educador Infantil na Iniciação Matemática da Criança Pequena Documento
-
Trabalho docente e inovação: a perspectiva da OCDE para as políticas educacionais Documento
-
Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio no Paraná: Análise das políticas de provimento e da contratação da força de trabalho na Secretaria Estadual de Educação e no Instituto Federal do Paraná (2011-2021) Documento
-
Trabalho e Educação em Maurício Tragtenberg Documento
-
Trabalho, educação e escola no contexto do campo no município da Lapa/PR: localidade de São Bento e Assentamento Contestado Documento
-
Trajetória da Burocracia Educacional: recrutamento e recursos de poder Documento
-
Trajetórias de Desenvolvimento Positivo de Jovens na Transição da Infância para a Adolescência Documento
-
Transferência de políticas educacionais para a infância na América Latina e Caribe: práticas intersetoriais de governança global nos casos cubano e brasileiro Documento
-
Transição entre a infância e a adolescência: concepções de alunos, professores e pais sobre sexo e sexualidade Documento
-
Transparência Pública e Financiamento da Educação: uma análise a partir das leis orçamentárias Documento
-
UM INVENTÁRIO DE SABERES, UM REPERTÓRIO DE FAZERES: MODOS E PRÁTICAS DO OFÍCIO DE ENSINAR NA ESCOLA PRIMÁRIA DURANTE A SEGUNDA METADE DO SÉC. XIX (1856-1892) Documento
-
UM OLHAR SOBRE O MURO: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI) Documento
-
UMA ANÁLISE DA POLITIZAÇÃO DA BUROCRACIA ADMINISTRATIVA: O CASO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA Documento
-
Um diálogo entre Vygotsky e o Sistema Teórico da Afetividade Ampliada: o Teatro na Educação Básica e o Desenvolvimento Socioemocional Humano Documento
-
Uma estratégia de orientação de estágio supervisionado com atividades gamificadas numa perspectiva histórico-cultural Documento
-
Uma professora, seus alunos e as representações do objeto matemático: funções em aulas do ensino fundamental Documento
-
Uma reconstrução epistemológica do processo de modelagem matemática para a educação (em) matemática Documento
-
Uma vez normalista, sempre normalista: a presença do método de ensino intuitivo ou lições de coisas na construção de um habitus pedagógico (Escola Normal Catarinense - 1911/1935) Documento
-
Universidades Públicas e a Guerra Cultural: uma análise das narrativas de desdemocratização Documento
-
Usos do livro didático de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em Foz do Iguaçu: Estudo Etnográfico Documento
-
Utilitarismo, civismo e cooperativismo no projeto educacional de Francisco Ribeiro de Azevedo Macedo (1892-1947). Documento
-
VOZES DA EDUCAÇÃO NO TEATRO, VOZES DO TEATRO NA EDUCAÇÃO: Diálogos bakhtinianos sobre a prática de montagem na universidade, a partir da análise enunciativa de memoriais de formação em teatro Documento
-
Variáveis do contexto escolar na pandemia do Coronavírus: relações com as expectativas de futuro de alunos do ensino médio Documento
-
Variáveis relacionadas à resiliência acadêmica de estudantes universitários no ensino superior Documento
-
Zoneamento escolar em Rio Branco/AC: democratização do ensino e segregação socioespacial Documento