cour_da76b8ad-147b-4e06-8fde-102eceaba9c0
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
Papo de criança: um encontro para além do museu Documento
-
"Cara Professora": Práticas de Escrita de um grupo de docentes Documento
-
"Modernidades" moçambicanas, crise de referências e a ética no programa de filosofia para o ensino médio Documento
-
Ũn Ka?ok - Mulheres Fortes: uma etnografia das práticas e saberes extra-ordinários das mulheres tikmũ?ũn - maxakali Documento
-
"A mística do dever": a construção do discurso de excelência da educação militar no Colégio Militar de Belo Horizonte (1950 a 1970) Documento
-
"Aqui é tudo uma família só": maternidade e práticas culturais de um grupo de mulheres em uma comunidade quilombola no Alto Jequitinhonha Documento
-
"E pur si muove" - O ensino de projeto de arquitetura e a prática profissional Documento
-
"Escola tá bravo... bravo, escola!" Acesso à informação fora da escola e construção dos conhecimentos escolares em sala de aula Documento
-
"MAS ELES TINHA QUE PÔR TUDO AÍ, Ó! ISSO TÁ ERRADO, UAI... SEIS... EU VOU MANDAR UMA CARTA PRÁ LÁ, QUE ELE NÃO TÁ FALANDO DIREITO, NÃO!": Mulheres em processo de envelhecimento, alfabetizandas na EJA, apropriando-se de práticas de numeramento escolares Documento
-
"Maneira decente e digna de expor aos olhos do público?: modos de exibição da história natural (séc. XVIII e XIX) Documento
-
"Nascer em berço de ouro": os quartos infantis como instância de socialização de crianças pertencentes a estratos sociais favorecidos Documento
-
"Os têm tratado e educado" - as mulheres e suas ações para a manutenção da família e educação de menores no Termo de Vila Rica, MG (1770 - 1822) Documento
-
"Pegando as frutinhas que estão melhor para comer": afirmação de diferenças e transformações culturais em contextos de formação de educadores indígenas Documento
-
"Recrutá-los jovens": A formação de aprendizes marinheiros em Sergipe e Lisboa (1868-1905) Documento
-
"Uma escola sem muros": Colégio Estadual de Minas Gerais - 1956-1964 Documento
-
(DE)CIVILIZA-TE: Formação de professores de História e Ciências Sociais na Colômbia: tensões, complexidades e possibilidades decoloniais Documento
-
----------- Documento
-
?... EU NEM SABIA QUE A BOLA ERA REDONDA!? Um estudo sobre o exercício precoce da docência entre alunos de um Curso de Licenciatura em Educação Física do interior de Minas Gerais/Brasil Documento
-
?CAVALGAR SEM SELA?: ENSINAMENTOS, DEMANDAS E INCITAÇÕES DO CURRÍCULO BAREBACK EM OPOSIÇÃO ÀS NORMAS DO USO DO PRESERVATIVO Documento
-
?Entre querer e poder?: o lugar da escola nos projetos de vida de jovens do ensino médio em um contexto de modernização agrícola Documento
-
?Nada é cem por cento?: usos de conhecimentos matemáticos como táticas retóricas nas práticas discursivas de adolescentes atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social - Cras Documento
-
?Sentido novo da vida rural?: a formação de professoras na Escola Normal Regional D. Joaquim Silvério de Souza (1950-1964) CAPES Documento
-
?À terra, ao trabalho e à vida rural?: Políticas de assistência à infância desvalida em Minas Gerais e a Escola Padre Sacramento, São João del-Rei, 1929-1972 Documento
-
A "Responsabilidade Social" no Mercado Escolar: uma análise sociológica das demandas parentais em suas relações com a oferta educativa Documento
-
A (não) Educação da Primeira Infância Periférica para a Cidadania: por saberes e fazeres decoloniais e emancipatórios Documento
-
A Associação Cristã de Moços e experiências de escolarização no Brasil: sujeitos, ideias e práticas acemistas em circulação Documento
-
A CONCEPÇÃO SOCIALISTA DE UNIVERSIDADE NA ETAPA INICIAL DA REVOLUÇÃO CUBANA Documento
-
A Ciência Escolar Como Instrumento para a Compreensão da atividade Científica Documento
-
A Configração das Arenas Comunicativas no Discurso Institucional: professores versus professores Documento
-
A DIALOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DO DISCURSO. Documento
-
A Determinação Marxiana da Ideologia Documento
-
A Divisão do Trabalho no ambiente de aprendizagem de Modelagem Matemática segundo a Educação Matemática Crítica Documento
-
A EDUCAÇÃO COMO HERANÇA DAS ELITES COLONIAIS EM TRÊS COMARCAS DA CAPITANIA DE MINAS GERAIS: RIO DAS MORTES, RIO DAS VELHAS E VILA RICA (1756?1809). Documento
-
A ESCOLARIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS IMAGÉTICOS DA BIOLOGIA: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DE CONSTRUÇÃO E EXECUÇÃO DE AULAS PELO PROFESSOR DE BIOLOGIA. Documento
-
A ESPETACULARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE UNIVERSITÁRIO: dilemas entre produzir e viver e viver para produzir Documento
-
A Educação como Arte, a Escola como Oficina e o Mestre como Artífice: uma leitura da Teoria Pedagógica Comeniana Documento
-
A Escola Educ - Centro de Educação Criadora - Uma proposta pedagógica humaniste e ecológica no contexto das transformações da educação contemporanea Documento
-
A Evolução do entendimento dos estudantes em eletricidade: um estudo longitudinal Documento
-
A Extensão na Rede Federal de Educação Profissional,Científica e Tecnológica de Minas Gerais Documento
-
A Formação do Ator para uma Atuação Polifônica: Princípios e Práticas Documento
-
A Geografia Escolar na Província de Minas Gerais no período de 1854 a 1889 Documento
-
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E OS PRIMEIROS CURSOS DE FORMAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: O ESTABELECIMENTO DE UMA DISCIPLINA (1929-1958) Documento
-
A INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: análise a partir dos processos de institucionalização da modalidade em Universidades Federais Documento
-
A LUTA PELA TERRA EM CONTEXTO DE INJUSTIÇA AGRÁRIA: PEDAGOGIA DE EMANCIPAÇÃO HUMANA? Experiências de luta da CPT e do MST Documento
-
A POLÍTICA EDUCACIONAL SOB O GOVERNO DO PT: perpetuação da dominação do trabalho pelo capital Documento
-
A PRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIA NUM CONTEXTO DE REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA: EXPERIÊNCIA PROBLEMATIZADORA COM O ENSINO Documento
-
A Re-significação da eugenia na educação entre 1946 e 1970: Um estudo sobre a construção do discurso eugênico na formação docente Documento
-
A Resolução de Problemas Conceituais em Física: uma Análise a Partir da Teoria da Atividade Documento
-
A TECNOLOGIA INFORMACIONAL E O TRABALHO DOCENTE DO PROFESSOR DE DIREITO: o SAJ da PUC Minas de Contagem Documento
-
A Tradição (Re)visitada: a experiência do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais - CRPEMG (1956-1966) Documento
-
A abordagem de Viehweg para a análise da imagem de ciência (um estudo sobre o livro didático) Documento
-
A aprendizagem na e da prática social: um estudo sobre as práticas de aprendizagem do futebol em um bairro de Belo Horizonte Documento
-
A avaliação no ensino superior: concepções múltiplas de estudantes brasileiros Documento
-
A circulação da cultura na escola indigena Xakriabá Documento
-
A circulação da linguagem musical: o caso da Fundação de Educação Artística (FEA-MG) Documento
-
A ciência pode ser divertida: a emoção na mediaçãodo conhecimento científico na televisão Documento
-
A configuração do trabalho docente na educação superior a distância: uma análise crítica do trabalho do tutor Documento
-
A construção da dimensão pública da escola estatal brasileira Documento
-
A construção da subjetividade de um aluno surdo bimodal no contexto da pandemia da COVID-19 Documento
-
A construção de corpos com e sem deficiência através das práticas de circulação do conhecimento Xakriabá Documento
-
A construção de práticas pedagógicas inclusivas em uma escola pública de Belo Horizonte. Documento
-
A construção de relações entre ciência e imaginação em uma turma ao longo do primeiro ciclo do ensino fundamental Documento
-
A criança e o Trabalho Infantil- Nos Bastidores da Favela, da Tv, do Cinema e das Passarelas: Um Estudo de Psicanálise e educação Documento
-
A dimensão política e intercultural na formação do professor em escolas de fronteira Documento
-
A docência e a pesquisa nas políticas internacionais e nacionais de educação superior e a formação do professor de Odontologia Documento
-
A dupla função da pausa na atividade de atendimento face a face: instrumento para a resolução de conflitos e renovação do gênero. Documento
-
A educação de pessoas jovens e adultas em Betim (MG), 1988-2007: perspectivas de educadores e professores de matemática Documento
-
A educação na fronteira entre museus e escolas: um estudo sobre as visitas escolares ao Museu Histórico Abílio Barreto Documento
-
A educação profissional no planejamento plurianual do governo FHC Documento
-
A emergência da escola rural em Minas Gerais (1892-1899): quando a distinção possibilita a exclusão Documento
-
A escola dos que (não) são: concepções e práticas de uma educação (anti)colonial Documento
-
A escolarização dos exercícios físicos e os manuais de ginástica no processo de constituição da Educação Física como disciplina escolar (1882-1926). Documento
-
A escolha do curso de Medicina no contexto de implementação de políticas de democratização do acesso ao Ensino Superior. Documento
-
A escrita virtual na adolescência: os blogs como um tratamento do real da puberdade, analisados a partir da função do romance Documento
-
A evolucão dos modelos mentais sobre mecânica de estudantes do Ensino Médio - um estudo transversal Documento
-
A expressividade do professor universtário em situação experimental e de interação em sala de aula Documento
-
A formação de professores a distância no Sistema UAB: análise de duas experiências em Minas Gerais Documento
-
A formação de trabalhadores e a oferta educacional no norte de Minas Gerais. Documento
-
A formação do docente universitário no contexto da pós-graduação Documento
-
A formação do professor pesquisador na produção acadêmica dos Endipes Documento
-
A história afro-brasileira pós-abolição em livros didáticos Documento
-
A implementação dos programas Bolsa-Família (Brasil) e Oportunidades (México) sob a perspectiva da condicionalidade educacional: uma análise a partir dos agentes públicos de base Documento
-
A imprensa como instância educativa em Mariana, Minas Gerais na primeira metade dos Oitocentos: estratégias da escrita. Documento
-
A infância em disputa: escolarização e socialização na reforma de ensino primário em Minas Gerais - 1927 Documento
-
A leitura da realidade ambiental mediada pelas ideias da física: uma análise da produção escrita sobre a atuação de temas ambientais na educação em ciências Documento
-
A literatura e suas apropriações por leitores jovens Documento
-
A ludicidade nas aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental Documento
-
A matematização crítica em projetos de modelagem Documento
-
A policialização da violência em meio escolar Documento
-
A polêmica sobre adolescência e sexualidade Documento
-
A política de reconhecimento de saberes do ponto de vista da atividade de trabalho docente na Educação Profissional Documento
-
A presença da música na educação infantil: entre o discurso oficial e a prática Documento
-
A produção de significados matemáticos em um contexto de aulas exploratório-investigativas Documento
-
A práxis educativa do movimento dos trabalhadores rurais sem terra (MST): desafios e possibilidades no diálogo com instituições universitárias Documento
-
A psicologia da adolescência no discurso educacional no Brasil (1944-1959): Um estudo sobre as relações entre ciência do desenvolvimento e educaçao Documento
-
A recusa da sociedade do espetáculo no processo de formação do homem autônomo: um estudo da abordagem de Rousseau Documento
-
A reestruturação produtiva e a crise da escola Documento
-
A regulação das políticas educacionais em Minas Gerais e a obrigação de resultados: o desafio da inspeção escolar Documento
-
A relação pedagógica e avaliação no espelho do portfólio: memórias docente e discente Documento
-
A repetência e a reprovação na escola graduada, em Minas Gerais, nas primeiras décadas do século XX. Documento
-
A socioconstrução do texto escrito: uma perspectiva longitudinal Documento
-
A trajetória histórica do movimento docente de Minas Gerais: da UTE ao Sind-UTE Documento
-
APRENDIZAGEM SOBRE ARTEFATOS TECNOLÓGICOS. Documento
-
ARTICULAÇÃO ENTRE DISCIPLINAS DE UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: reverberações de um "Grupo de Trabalho Diferenciado(GTD)" nas aulas de Matemática Documento
-
AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS AGENTES CULTURAIS EM UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL Documento
-
AS TENSÕES E CONTRADIÇÕES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS DOS GOVERNOS DE LULA E DILMA ROUSSEFF: O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E O IDEB Documento
-
ASPECTOS CULTURAIS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM SALA DE AULA AO LONGO DO TEMPO Documento
-
ASPECTOS SÓCIO-CIENTÍFICOS EM AULAS DE QUÍMICA Documento
-
AVALIAÇÃO ESCOLAR: um processo de relexão da prática docente e da formação do professor no trabalho Documento
-
Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade em uma disciplina do Curso de Especialização em Ensino de Ciências por Investigação. Documento
-
Acordo de cooperação técnico-científico entre Brasil e República Federal da Alemanha (1963-1982): práticas científicas e pedagógicas para a formação de professores de Educação Física Documento
-
Afiliação institucional e intelectual de estudantes cotistas de cursos de alta demanda e seletividade social da Universidade Federal de Santa Catarina Documento
-
Agressividade na primeira infância: um estudo a partir das relações estabelecidas pelas crianças no ambiente familiar e na creche. Documento
-
Albuns de pesquisa: práticas de escrita como expressão da escolarização da infância (1930-1950) Documento
-
Alfabetização e letramento da criança cega em diferentes contextos Documento
-
Alunos avaliados com baixo desempenho no PROALFA (MG): análise em duas escolas estaduais de Belo Horizonte Documento
-
Análise contrastiva das estratégias de resistência das crianças frente à regulação dos adultos em uma instituição de educação infantil brasileira e duas colombianas Documento
-
Análise contrastiva das estratégias de resistência das crianças frente à regulação dos adultos em uma instituição de educação infantil brasileira e duas colombianas Documento
-
Análise de teses e dissertações que privilegiam as vozes de professoras alfabetizadoras sobre seu processo de formação continuada Documento
-
Análise de uma proposta para a disciplina Cálculo Diferencial e Integral I surgida na UFMG após o REUNI usando o testbench de Engeström como modelo de aplicação da teoria da atividade em um estudo de caso Documento
-
Análise estrutural e multimodal de analogias em uma sala de aula de química Documento
-
Aprendendo formas de ensinar, de pensar e de agir - A escola como oficina da vida. Discursos pedagógicos e práticas escolares na escola pública primária gaúcha (1909-1959) Documento
-
Aprender na prática: narrativas e histórias de lideranças camponesas, no Sertão Norte de Minas, nas três últimas décadas Documento
-
Apropriação do discurso de inovação curricular em Química por prefessores do Ensino Médio Documento
-
Apropriações da obra de Lazurski e as contribuições de Helena Antipoff para o estudo da personalidade na Psicologia e na Educação Documento
-
Apropriações de propostas oficiais de ensino de leitura por professores: o caso do Recife Documento
-
As avaliações em larga escala no contexto escolar: percepção de diretores escolares da rede estadual de ensino de Minas Gerais Documento
-
As fontes do medo na Educação: estudo de caso de uma escola construída onde existiu um cemitério Documento
-
As interações visuais e verbais no livro produzido para crianças: um olhar sobre o PNBE 2005 Documento
-
As jovens mulheres na educação de jovens e adultos e a constituição de seus projetos de vida Documento
-
As políticas de educação superior, novos modos de regulação e seus desdobramentos nos cursos de graduação em Odontologia (1995-2008) Documento
-
As vitrines da civilização: referências estrangeiras na instrução pública em Minas Gerais no século XIX Documento
-
Aspectos emocionais de procedimentos de ensino de professores de ciências do ensino médio Documento
-
Associação Cristã de Moços no Brasil: um projeto de formação moral, intelectual e físico (1890-1929) Documento
-
Atos de Criação: as origens culturais da brincadeira dos bebês Documento
-
Aulas no ensino superior: uma visão sobre professores de disciplinas científicas na licenciatura em Química da UFMG Documento
-
Autonomia- heteronomia: uma aprendizado nas sombras do passado Documento
-
Avaliação da Educação Superior: experiências e vozes docentes em uma análise de políticas e práticas Documento
-
Avaliação na Licenciatura em Matemática Sob a Ótica dos Discentes: Implicações para a Aprendizagem e para a Formação como Docente. Documento
-
Ação de Professores em Contexto de Globalização: um estudo a partir do Grupo de Educação Sócio-ambiental da Pampulha (Belo Horizonte, MG). Documento
-
Ações Afirmativas, Educação e Relações Raciais: conservação, atualização ou reinvenção do Brasil? Documento
-
Ações de desenvolvimento profissional de professores da educação superior no Brasil e na Argentina: um estudo comparado entre o GIZ (UFMG) e as assessorias pedagógicas (UBA) Documento
-
Bakaru na comunidade indígena bororo da Aldeia Central de Tadarimana,em Rondonópolis - MT: Conceitos e manifestações Documento
-
Bandas de música e o cenário musical de Vila Rica/Ouro Preto no século XIX. Documento
-
Branquitude em foco: análises sobre a construção da identidade branca de intelectuais no Brasil Documento
-
CONEXÕES ENTRE AS HABILIDADES DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E A PRODUÇÃO ESCRITA DA CRIANÇA: O TRABALHO DE ANÁLISE DA SÍLABA NA FASE INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO. Documento
-
CONSTRUINDO ENTENDIMENTOS DE CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DE ESTUDOS DE CASO E REPRESENTAÇÕES MULTIMODAIS Documento
-
CONSTRUINDO RELAÇÕES DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO NA SALA DE AULA DE QUÍMICA: HISTÓRIAS SOCIAIS E SINGULARES. Documento
-
CONVERGÊNCIA NA EDUCAÇÃO: políticas, tecnologias digitais e relações pedagógicas Documento
-
CUIDAR: relações sociais, práticas e sentidos no contexto da Educação Infantil Documento
-
CULTURA DA ESCOLA E PROFISSAO DOCENTE - INTERRELACÕES Documento
-
CULTURA IMPRESSA E EDUCAÇÃO DA MULHER. Lições de política e moral no periódico mineiro O Mentor das Brasileiras (1829-1832) Documento
-
CURRÍCULO, GÊNERO E NORDESTINIDADE: o que ensina o forró eletrônico? Documento
-
Caleidoscópios de leitura: análise comparativa dos livros Cuore/Coração, Corazón e Alma e Coração Documento
-
Caminhos da docência: trajetórias de mulheres professoras em Sabará - Minas Gerais (1830-1904) Documento
-
Caminhos e desafios da formação de educadores de jovens e adultos Documento
-
Capacidades de Implementação de Políticas Públicas de Educação por Sistemas Municipais de Ensino: um estudo de casos comparados Documento
-
Cartografias Juvenis: mudanças e permanencias nos processos, práticas e territórios significativos na construção das identidades juvenis Documento
-
Carência de professores licenciados em matemática em Corrente: um estudo a partir das representações sociais Documento
-
Circulando com os meninos: infância, participação e aprendizagem entre os meninos Xakriabá. Documento
-
Circulação da Instrução Programada no Brasil (1960-1980) Documento
-
Circulação de prescrições para a formação da juventude rural no Brasil e nos Estados Unidos: a experiência dos Clubes 4-S e 4-H no pós Segunda Guerra Mundial Documento
-
Circulação de sentidos e posicionamentos dos sujeitos na abordagem do aquecimento global como tema controverso: um olhar bakhtiniano Documento
-
Ciência atraente e recreativa: revistas populares de divulgação científica, Argentina e Brasil (1928-1960) Documento
-
Competências práticas, cognição e matemática em trabalhadores com pouca escolaridade na construção civil Documento
-
Componentes Tácitos e Explícitos do Conhecimento Matemático de Áreas e Medidas Documento
-
Concepções de alfabetização e analfabetismo em campanhas de alfabetização: o caso do Programa Alfabetização Solidária - PAS Documento
-
Condições de trabalho docente no ensino superior da rede privada na modalidade educação a distância Documento
-
Conexões Vicentinas: particularidades políticas e religiosas da educação confessional em Mariana e Lisboa oitocentistas Documento
-
Confluências de Axé nas Instituições Científicas: Acontecimentos para pensar Práticas de Conhecimento Documento
-
Conhecimento matemático específico para o ensino na Educação Básica: a álgebra na escola e na formação do professor Documento
-
Construindo Investigações em aulas de Ciências: práticas, modos de comunicação e relações temporais nos três primeiros anos do Ensino Fundamental Documento
-
Construindo relações de inclusão/exclusão na sala de aula de química: histórias sociais e singulares Documento
-
Construção de modelos e mediação do conhecimento científico na formação inicial dos professores de química: uma análise do processo de ensino da termoquímica Documento
-
Construção de um perfil conceitual de vida Documento
-
Construções de relações teoria-prática na formação de professores de Ciências e Biologia. Documento
-
Continuidade e Ruptura nas Linhas da Modernidade: a passagem do tradicional ao moderno no centro-oeste de Minas Gerais Documento
-
Contradições na atividade de trabalho das professoras dos anos iniciais em uma escola do estado do Tocantins Documento
-
Contribuições da Epistemologia de Ludwik Fleck para a formação de professores em Educação do Campo: um estudo dos estilos de pensamento sobre o conceito de natureza. Documento
-
Corpos Políticos em Insurgências Urbanas: a cidade e as Muitas de Belo Horizonte - MG Documento
-
Crenças e dificuldades de futuros professores de Matemática acerca dos números racionais Documento
-
Cultura escolar e formação da boa sociedade: Uma história do Imperial Collegio de Pedro Segundo Documento
-
Cultura escolar: práticas e produção dos grupos escolares em Minas Gerais (1891-1918) Documento
-
Cultura histórica na Belém moderna: narrativas cívicas e seus sentidos pedagógicos (1889-1923) Documento
-
Currículo do Curso de Direito da UFAC:das competências reais percebidas por professores e alunos Documento
-
Currículo e MST: relações de poder-saber e a produção da Documento
-
Curso de Pedagogia UAB/Unimontes: Caderno Didático em foco Documento
-
Curtir e compartilhar: periódicos científicos da educação na web social Documento
-
DA EDUCAÇÃO RURAL À ORGANIZAÇÃO SOCIAL NO CAMPO: OU CONSTRUINDO O DIÁLOGO EM MEIO AO RURAL NOS TEXTOS E NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS POR HELENA ANTIPOFF E PAULO FREIRE Documento
-
DA INVENÇÃO À DESTITUIÇÃO DA CARREIRA DO PROFESSOR FEDERAL: a vulnerabilidade do trabalho docente na universidade mercantil Documento
-
DE ?NATÜRLICHE TURNEN? A ?MÉTODO NATURAL AUSTRÍACO?: itinerários de uma proposta pedagógica para a Educação Física no Brasil (1950-1970) Documento
-
DEFINIÇÕES CURRICULARES EM TEMPOS DE REFORMAS EDUCACIONAIS: Palavras-chave de uma História da Escola Primária no Paraná (1901 – 1930). Documento
-
DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE PESQUISA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS Documento
-
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: ESTUDO DE CASO DE UM GRUPO COLABORATIVO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO Documento
-
DIFERENÇAS INDIVIDUAIS: Contribuições dos estudos de Alfred Binet para a reforma educacional mineira (1925-1940) Documento
-
DILEMAS NA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DE UM MOMENTO CRUCIAL DAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES: O PROCESSO DE ESCOLHA DO CURSO SUPERIOR. Documento
-
DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): LIMITES E POSSIBILIDADES DA EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO Documento
-
DO PROFESSOR DE LITERATURA AO FORMADOR DE LEITORES CRÍTICOS DE TEXTOS LITERÁRIOS: um estudo sobre a (re)invenção do professor de língua portuguesa para o trabalho com a leitura literária no novo Ensino Médio. Documento
-
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: percursos de vida, formaçãoecondições institucionais das experiências de professoras no cuidadoeeducação de crianças de 4e5 anos Documento
-
DOIS TEMPOS, VÁRIOS LUGARES: TRABALHO E EMANCIPAÇÃO EM ALTERNÂNCIA Documento
-
Da Subsunção Real dos Indivíduos no seu Tempo Livre pela Atual Vanguarda da Indústria Cultural Documento
-
De aprendiz a mestre da palavra: tornar-se lia na'in nos anos de luta e Restauração da Independência em Timor-Leste (1975-2002) Documento
-
De volta ao lugar de aluna: as relações docência-discência na formação de professoras Documento
-
Des/obediência na de/colonialidade da formação docente em arte na América Latina (Brasil/Colômbia) Documento
-
Descortinando as vivências dos bebês na creche: a relação com os artefatos culturais Documento
-
Desenho infantil na escola: A significação do mundo por crianças de 4 e 5 anos Documento
-
Desenvoltura Algébrica e o ensino aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral: Uma análise sociológica Documento
-
Desenvolvimento Profissional de Professores: a influência da vivência em um grupo colaborativo Documento
-
Desenvolvimento da habilidade técnica de titulação em um laboratório escolar de química Documento
-
Desenvolvimento de Competências Profissionais: as incoerências de um discurso Documento
-
Devir-selvagem da criança na educação infantil : um currículo entre voos e pousos da Mariposa Documento
-
Dirigentes Municipais de Educação: modos de regulação dos sistemas educacionais e subjetividade Documento
-
Discurso em salas de aula de ciências: Uma estrutura de análise baseada na teoria da atividade, sociolinguística e linguística textual. Documento
-
Discursos de professores sobre o Ensino de Ciências por investigação Documento
-
Do Método Intuitivo à Escola Ativa: o pensamento educacional de Firmino Costa (1907-1937) Documento
-
Do Pocinho ao Cabeças: a televisão pelo olhar das crianças de Ouro Preto Documento
-
Do convento ao quartel: a educação das sensibilidades nos espetáculos teatrais realizados pelo Club Dramático Arthur Azevedo, em São João del-Rei ? MG (1915-1916). Documento
-
Do pecado pessoal ao pecado Social: a solidariedade na reatualização do ensino religioso da Companhia de Jesus Documento
-
Do pecado pessoal ao pecado social: a solidariedade na reatualização do ensino religioso da Companhia de Jesus Documento
-
Docência na educação profissional e tecnológica: conhecimentos, práticas e desafios de professores de cursos técnicos na Rede Federal Documento
-
Docência no Ensino Superior no ISCED Cabinda (Angola): Formação de Professores - Actuação - Práticas Pedagógicas. Documento
-
Docência universitária na percepção dos professores de uma universidade pública no Brasil e na Argentina. Documento
-
EDUCAÇÃO E POLÍTICA EM MINAS GERAIS: O CASO DAS SOCIEDADES POLÍTICAS, LITERÁRIAS E FILANTRÓPICAS NO PERIODO REGENCIAL (1831/1840) Documento
-
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: CIRCULAÇÃO DE SABERES E VALORES NA ATIVIDADE DE TRABALHO DOCENTE Documento
-
EFETIVIDADE DA FORMAÇÃO A DISTÂNCIA PARA GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: a experiência da Escola de Gestores na UFMG Documento
-
ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA ENTRE ENSINAMENTO E MEDIAÇÃO CULTURAL: formação e atuação de quatro professoras Documento
-
ESTADO E REVOLUÇÃO: dilemas da transição e as possibilidades para a formação e transformação do ser social. Documento
-
ESTRATIFICAÇÃO HORIZONTAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DE MINAS GERAIS: diferenças regionais nos sistemas público e privado, nos graus acadêmicos e nas carreiras. Documento
-
ESTUDO HISTÓRICO SOBRE A RECEPÇÃO DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE B. F. SKINNER PELO CAMPO EDUCACIONAL NO BRASIL (1961 ? 1996) Documento
-
EXPERIÊNCIAS SOCIAIS SOBRE AS POLÍTICAS DE INSERÇÃO VIVIDAS POR ESTUDANTES NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS GUANAMBI DA UNEB: Acesso, permanência e ações afirmativas. Documento
-
Educador e Educando: A dimensão relacional da educação na escolarização de adolescentes Documento
-
Educar o jovem para ser "útil à si e a sua pátria": a assistência pela profissionalização, Rio de Janeiro (1894-1932) Documento
-
Educação a distância e trabalho docente virtual: sobre tecnologia, espaços, tempos, coletividade e relações sociais de sexo na Idade Mídia Documento
-
Educação a distância no Brasil: uma leitura sob a ótica da razão jurídica. Documento
-
Educação de Jovens e Adultos Privados de Liberdade e o Programa Nacional de Inclusão de Jovnes em Unidades Penais do Estado do Rio de Janeiro Documento
-
Educação de Jovens e Adultos em Espaços Religiosos: escolhas, negociações e conflitos. Documento
-
Educação e desenvolvimento rural: encontros e desencontros entre extensionistas e agricultores familiares Documento
-
Educação estética e renovação pedagógica em Minas Gerais (décadas de 1920 e 1930) Documento
-
Educação, Liberalismo e Modernidade em Bernardo Pereira de Vasconcelos (1795-1850) Documento
-
Educação, Turismo e Hotelaria: Percepções dos Egressos do Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão sobre sua Formação e o Mercado de Trabalho Documento
-
Educação, lazer e trabalho: relações estabelecidas no interior de escolas de educação profissional e tecnológica Documento
-
Efeito-escola e fatores associados ao progresso acadêmico dos alunos entre o início da 5a série e o fim da 6a série do EF: um estudo longitudinal em escolas públicas no município de Belo Horizonte Documento
-
Eficácia de um Programa de Educação em Saúde e os Sentidos e Significados Atribuídos ao Diabetes Mellitus e aos Cuidados com os Pés por Pacientes em Risco Documento
-
Eficácia escolar sobre o aprendizado em matemática: um estudo longitudinal sobre como a desigualdade prejudica a estimação do efeito das escolas para estudantes da rede municipal de Belo Horizonte. Documento
-
El trabajo del profesor en una universidad peruana originaria de los movimentos estudiantiles Documento
-
Elaboração e aplicação de uma ferramenta para análise do diálogo em sala de aula: Um estudo em Atividades de Ensino Fundamentado em Modelagem nos contextos cotidiano, científico e Sociocientífico Documento
-
Elementos para a construção das especificidades na formação do educador da EJA Documento
-
Em nome da modernidade: uma educação multifacetada, uma cidade transmutada, um sujeito inventado (Montes Claros, 1889-1926) Documento
-
Empregabilidade dos egressos dos cursos superiores de tecnologia em diferentes regiões do estado de Minas Gerais: o caso do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Documento
-
Ensino Médio Integrado em Minas Gerais: análise da produção acadêmico-científica a partir do Decreto nº 5.154/2004 e dos projetos pedagógicos dos cursos integrados de duas instituições federais Documento
-
Ensino Superior Privado, Relação com o saber e Reconstrução Identitária Documento
-
Ensino de Ciências e Tradição Maxakali: Construindo relações em busca de um mundo comum Documento
-
Ensino de Engenharia; As atividades Acadêmicas Complementares na Formação do Engenheiro Documento
-
Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos: entre o ensinado e o vivido - as dimensões da consciência histórica Documento
-
Ensino, Literatura e Formação de Professores na Educação Superior: retratos e retalhos da realidade mineira. Documento
-
Entre a casa e a rua: uma história da mocidade de Diamantina (MG) no final do século XIX Documento
-
Entre a oralidade e a escrita: o desenvolvimento da representação de discurso escrito em crianças em fase de alfabetização Documento
-
Entre o lar e a escola: o exercício do "ofício" de pai/mãe de aluno nas camadas populares Documento
-
Entre tratar e educar os excepcionais: Helena Antipoff e a psicologia na Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais (1932-1942). Documento
-
Escola de Enfermagem Carlos Chagas (1933-1950): A Deus - Pela HUmanidade - Para o Brasil Documento
-
Escolarização da leitura no ensino graduado em Minas Gerais (1906-1930) Documento
-
Escolarização e Anarquismo: modernização educacional e educação dos corpos na perspectiva libertária da Escola Moderna de Barcelona (anos finais do século XIX e início do século XX) Documento
-
Escolarizações da arte: dos anos 60 aos 80 do século XX (Recife - Pernambuco) Documento
-
Escolas públicas e a configuração do clima social escolar Documento
-
Esse é o meu lugar...Esse não é o meu lugar: relações geracionais e práticas de numeramento na escola de EJA Documento
-
Estado, Políticas Sociais e Recomposição de Hegemonia: o caso da Previdência Social. Documento
-
Estratégias de enfrentamento utilizadas por trabalhadores da indústria têxtil frente ao trabalho repetitivo Documento
-
Estratégias enunciativas em salas de aula de química: contrastando professores de estilos diferentes Documento
-
Evasão nos cursos de licenciatura: análise a partir do Censo do Ensino Superior e de dados da Universidade Federal de Minas Gerais Documento
-
Excelência e trabalho docente na pós-graduação em educação da Universidade Federal de Minas Gerais Documento
-
Exercicios físico-militares em escolas civis brasileiras e portuguesas na passagem do século XIX para o XX Documento
-
Expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia: nova face da educação profissional e tecnológica. Documento
-
Experiência e Formação: o fazer teatral nas trajetórias docentes Documento
-
Explicações de estudantes do ensino médio sobre o murchar de uma folha de alface quando é temperada: evidências de mudança de teoria-em-uso Documento
-
FARÓIS DA EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE LEITORES NO MARANHÃO Documento
-
FEIRAS DE CIÊNCIAS: uma estratégia pedagógica para promoção da Alfabetização Científico-Tecnológica no ensino médio Documento
-
Família e escola: o contraponto em Helena Antipoff através da correspondência com o filho Daniel (1929-1938) Documento
-
Fatores de Permanência e Evasão no Programa de Educação Profissional de Minas Gerais (PEP/MG) : 2007 a 2010 Documento
-
Feminismos, redes sociais e modos de vida: a experiência militante de jovens professoras Documento
-
Financiamento da educação pública primária no Estado de Minas Gerais (1890-1920) Documento
-
Fora do Quadro: discursos sobre educação e cinema na Argentina e no Brasil (1910-1940 e 1990-2010) Documento
-
Formação Continuada de Educadores do Campo: as repercussões do curso de especialização em Educação do-no Campo na vida profissional de educadores do Norte de Minas Gerais Documento
-
Formação Continuada de Professores no Projeto Escola Cabana: Contradições e Contrariedades de um Processo Centrado na Escolas Documento
-
Formação Inicial de Professores para Educação Ambiental: um estudo comparado entre Brasil e Colômbia. Documento
-
Formação de Cidadão e Educação em Ciências com enforque CTS: uma releitura à luz da Teoria Ator-Rede Documento
-
Formação de Professores para a Educação de Pessoas Jovens e Adultas no Brasil e no Chile: Um estudo comparado entre o Estado da Bahia e a Região de Valparíso Documento
-
Formação de professores em serviço e práticas pedagógicas: análise da efetividade das políticas da primeira década do século XXI no Estado do Acre Documento
-
Formação e Prática Profissional do Técnico em Saúde Bucal: um estudo sobre a percepção de egressos. Documento
-
Formação e inserção profissional do pedagogo: o panorama histórico desta carreira e os egressos do curso de Pedagogia presencial da Faculdade de Educação da UFMG Documento
-
Formação inicial de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais Documento
-
Física e masculinidades: microanálise de atividades de investigação na escola Documento
-
GESTÃO DE QUALIDADE: O DESAFIO DA CONTEMPORANEIDADE Documento
-
Gestão da carga de trabalho nas nervuras do ofício docente no Ensino Superior privado Documento
-
Gestão e trabalho na universidade: as recentes reformas do estado e da educação superior e seus efeitos no trabalho docente na UEMG Documento
-
Gil Amâncio & Encontros: processos educativos, cultura negra, intervenção de mestre e convivência Documento
-
Gênero e matemática(s) - dos jogos de verdade nas práticas de numeramento de alunas e alunos da educação de pessoas jovens e adultas. Documento
-
Gênero, Família e Relações Étnico-Raciais: Um estudo sobre mulheres pardas provedoras e as relações que estabelecem com a educação de seus/suas filhos (as) Documento
-
HIPERENCARCERAMENTO NO BRASIL E CRISE CIVILIZATÓRIA: trabalho e educação como direitos duplamente negados Documento
-
HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO PRIMÁRIO EM MINAS GERAIS: ESTUDOS A PARTIR DO ACERVO DE ALDA LODI (1929 A 1950) Documento
-
Habilidades Investigativas em atividades de ensino envolvendo modelagem Documento
-
Hegemonia política e cultural: a escola pública no jornal O Estado de Minas: 1930-1934. Documento
-
Histórias de vida e desenvolvimento profissional docente de formadores na licenciatura em química: feitos, lutas e perspectivas no contexto das reformas educacionais Documento
-
Homo experimentalis: dispositivo da experimentação e tecnologias de subjetivação no currículo de aulas experimentais de ciências Documento
-
IMPRENSA OPERÁRIA E EDUCAÇÃO: debates e demandas educacionais dos trabalhadores de Belo Horizonte (1897-1930) Documento
-
INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS EM CONTEXTOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
INVARIANTES OPERATÓRIOS NA TRANSIÇÃO ENTRE DOIS CAMPOS CONCEITUAIS: o caso do tempo relativo Documento
-
INVESTIGAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DE PENSAMENTO CIENTÍFICO DE ESTUDANTES EM TAREFAS DE FÍSICA EM GRUPO Documento
-
Identidade juvenil e identidade discente: processos de escolarização no terceiro ciclo da escola plural Documento
-
Ideários de leitura e de leitor em livros didáticos de Português (1984-2007) - escolhas textuais e valorações sociais Documento
-
Imprensa pedagógica: um estudo de três revistas mineiras destinadas a professores Documento
-
In terações nas praticas de letramento em sala de aula: o uso do livro didatico e da metodologia de projetos Documento
-
Influência de atividades de modelagem na qualidade dos argumentos de estudantes de Química do ensino médio Documento
-
Influências entre os estados emocionais e motivacionais dos alunos e os resultados de testes de Física Documento
-
Infância e relações de cuidado em uma escola pública de tempo integral Documento
-
Instituições Federais de Educação Tecnológica: estabelecimentos escolares de referência no ensino médio brasileiro ? o caso do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Título provisório] Documento
-
Instrução e administração camarária em sabará/mg (1828 1889): vereadores em campos de batalha nas Minas Gerais oitocentistas Documento
-
Intercâmbios culturais: como práticas educativas em famílias das camadas médias Documento
-
Itinerários da internacionalização da educação superior brasileira no âmbito da América Latina e Caribe Documento
-
Jogos digitais e aprendizagem: o jogo Age of Empire III desenvolve idéias e raciocínios históricos de jovens jogadores? Documento
-
Juventude(s), mídia e escola: ser jovem e ser aluno face à midiatização das sociedades contemporâneas Documento
-
Klauss Vianna e o ensino de dança: uma experiencia educativa em movimento (1948 - 1990) Documento
-
LER/OUVIR FOLHETOS DE CORDEL EM PERNAMBUCO (1930-1950) Documento
-
LETRAMENTO DIGITAL EM CONTEXTOS DE AUTORIA NA INTERNET Documento
-
LETRAMENTOS EM ESCRITAS DE FÉ: AS CARTAS DOS DEVOTOS DO BOM JESUS DA LAPA Documento
-
LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA EM SALA DE AULA: da democratização do acesso ao Ensino Superior à participação de estudantes surdos em práticas de letramentos acadêmicos Documento
-
Lei de Cotas e Sisu: análise dos processos de escolha dos cursos superiores e do perfil dos estudantes da UFMG antes e após as mudanças na forma de acesso às Instituições Federais. Documento
-
Leitura e práticas de formação docente: o caso do Pró-Leitura Documento
-
Leituras de professores de Pedagogia de instituições particulares de ensino superior em Belo Horizonte e algumas implicações nas suas práticas docentes Documento
-
Leituras de professores: o caso do Pró-Leitura Documento
-
Leituras de textos didáticos por estudantes do Ensino Fundamental Documento
-
Letramento literário: um estudo de práticas de leitura literária na formação da comunidade de leitores Documento
-
Letramentos como atividades humanas: uma investigação sobre a construção de sentidos e significados Documento
-
Letramentos em (inter)ação: um estudo das práticas de leitura e de escrita escolares desenvolvidas com estudantes ao fim do Ensino Fundamental Documento
-
Limites e possibilidades do letramento escolar: um estudo etnográfico das práticas de leitura e das capacidades de linguagem nas disciplinas curriculares Documento
-
Limites e possibilidades sobre o processo de consciência de classe, de sujeito em formação, no/pelo trabalho associado Documento
-
Literatura Infantil no Brasil: A voz da FNLIJ nas premiações de 2012 e 2013 Documento
-
Literatura infantil dos kits de literatura afro-brasileira da PBH: um currículo para a ressignificação das relações étnico-raciais? Documento
-
Livros Não Ficcionais para Crianças Documento
-
Livros didáticos do PNLD Campo e epistemologias campesinas Documento
-
Lucia Casasanta e o método global de contos; uma contribuição à história da alfabetização em Minas Gerais. Documento
-
MAPEANDO A IDENTIDADE PROFISSIONAL DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO ATOR-REDE A PARTIR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Documento
-
METODOLOGIA DE PROJETOS NO FAZER DE PROFESSORES DE FÍSICA NA REGIÃO NORTE DO TOCANTINS Documento
-
MOTIVAÇÕES PARA A LEITURA E PROMOÇÃO DO ACESSO A LIVROS: três casos "improváveis" dos meios populares celebrizados pela mídia Documento
-
MUTIRÃO, TRABALHO E FORMAÇÃO HUMANA: FORJANDO NOVAS RELAÇÕES ENHTRE O SABER E O PODER Documento
-
Marcas do Discurso da Matematica Escolar: uma investigacao sobre as interacoes discursivas nas aulas de ensino medio Documento
-
Maria Guilhermina Loureiro de Andrade: a trajetória profisisonal de uma educadora - 1869/1914 Documento
-
Maria Lacerda de Moura e a produção de saberes sobre a criança patrícia (1908-1921) Documento
-
Materialismo histórico e dialético e filosofia da práxis Reflexões sobre questões do método nas pesquisas sobre educação e trabalho. Documento
-
Matrizes filósoficas do pensamento de Anísio Teixeira Documento
-
Mediações semióticas em práticas sociais de escrita de crianças em processo de alfabetização Documento
-
Memorias de professores de Educaçao Física que atuaram na década de 70. Documento
-
Memória, história e experiência: trajetórias de educadores de jovens e adultos no Brasil Documento
-
Memórias de professores/as de Educação Física: esportivizações da escola e escolarizações do esporte (1950 a 1970). Documento
-
Mestrado Profissional em Ensino e o Máster en Formación del Profesorado de Educación Secundaria y Bachillerato: aproximando saberes teóricos e práticos na formação acadêmica de professores de educação básica. Documento
-
Mineração também é lugar de mulher!: desvendando a (nova?!) face da divisão sexual do trabalho na mineração de ferro Documento
-
Modelo de ensino para mudanças cognitivas: um instrumento para o planejamento do ensino e a avaliação da aprendizagem em ciências Documento
-
Modernizar o campo pelo ensino agrícola: a organização da Escola Agrícola de Barbacena MG (1933-1964) Documento
-
Modos de participação nas culturas do escrito em uma comunidade rural no norte de Minas Gerais Documento
-
Momentos Críticos e de Crítica nas Narrativas de Professores de Matemática Documento
-
Motivos para envolvimento em tarefas investigativas em aulas de Matemática à luz da Teoria da Atividade Documento
-
Movimentos e articulações: uma análise das iniciativas de formação de educadoras/es em sexualidade na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (1989-2009) Documento
-
Mulheres Negras em Privação de Liberdade: Um estado do conhecimento da produção acadêmica nos cursos de pós-graduação stricto sensu - 2004/2019 Documento
-
Mulheres que carregam lenha: Trabalho docente e maternagem de professoras-mães da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte/MG Documento
-
Mulheres rumo à docência: trajetórias de normalistas em Ouro Preto – MG (1871-1930) Documento
-
MÉSZÁROS: O TRIPÉ TRABALHO ? CAPITAL - ESTADO E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO Documento
-
Máquina de fazer comunidades (lgbtqia+) e outras bioengenharias-filosóficas Documento
-
Métricas educacionais e as dimensões técnica e sociopolíticas dos instrumentos de políticas públicas Documento
-
Mídias digitais no ensino médio estadual de Minas Gerais Documento
-
Mínima Moralia e Educação: reflexões sobre a formação humana na educação rural Documento
-
Múltiplas dimensões das interações em sala de aula Documento
-
NOVOS SINTOMAS DOS ADOLESCENTES E JOVENS NA EDUCAÇÃO: tentativa de suicídio e atos de autoagressão Documento
-
Na cidade, com crianças: em busca de uma etno-grafia espacializada Documento
-
O Conhecimento Matemático do Professor: formação na licenciatura e prática docente na escola básica Documento
-
O Direito à Educação em Questão: As tensões e disputas no interior do Programa Mais Educação Documento
-
O Direito à Educação no Amazonas (1933-1935) Documento
-
O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL: o caso do Instituto Federal da Bahia/Campus Salvador (2004-2015) Documento
-
O Efeito Gestor Escolar: a Relação Entre a Atuação e a Formação do Gestor Escolar e os Resultados Educacionais em Escolas Públicas Estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Documento
-
O Ensino de História e as Reformas Educacionais no Mercosul Documento
-
O Ensino de permacultura na educação do campo: circulação de sentidos entre ciência e experiência Documento
-
O Entendimento Conceitual do Processo de Dissolução a partir da Elaboração de Modelos e sob a Perspectiva da Teoria de Campos Conceituais Documento
-
O Financiamento da Educação Básica Pública em Mato Grosso por Meio do Salário-educação Documento
-
O INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS E A EDUCAÇÃO COMO PROBLEMA NACIONAL (Rio de Janeiro, 1937-1944) Documento
-
O Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte: Diálogos entre psicologia e educação (1929-1946). Documento
-
O Livro é melhor que o filme? Literatura e cinema sob a ótica dos estudantes do Ensino Fundamental II Documento
-
O PAPEL DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NA FORMULAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: as Ações Diretas de Inconstitucionalidade Documento
-
O PROEJA vai fazer falta: uma análise de diferentes projetos educativos a partir dos discursos de estudantes nas aulas de Matemática. Documento
-
O Papel das Atividades Experimentais na Educação em Ciências: Análise da Ontogênese dos Dados Empíricos nas Práticas Discursivas no Laboratório Didático de Física do Ensino Superior Documento
-
O Pensar Matemático no Ensino Superior: concepções e estratégias de aprendizagem dos alunos Documento
-
O Professor de Matemática no Contexto da Inclusão Escolar Documento
-
O Programa Nacional BIblioteca da Escola - PNBE: conhecimento, circulação e usos em um município de Minas Gerais Documento
-
O Programa Reinventando o Ensino Médio no Estado de Minas Gerais: uma análise sobre as condições do trabalho docente Documento
-
O Programa de mobilidade internacional "Ciência sem Fronteiras" na perspectiva das desigualdades de oportunidades educacionais Documento
-
O Público e o Privado e a LDB Documento
-
O QUE A CRIANÇA TEM A DIZER SOBRE O QUE SE NOMEIA COMO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Documento
-
O RISO QUE LIBERTA: UMA LEITURA DO QUADRINHO-ARTE DE HENFIL. Documento
-
O agir competente como estratégia de gestão do risco de violência no trabalho: o ponto de vista da atividade humana de trabalho dos técnicos de enfermagem de uma instituição pública psiquiátrica. Documento
-
O artesanato da cultura escolar: processos intraescolares que se relacionam com a construção social do aluno na educação infantil. Documento
-
O canto civilizador: música como disciplina escolar nos ensinos primário e normal de Minas Gerais, durante as primeiras décadas do século XX Documento
-
O conceito de interesse na Psicologia Funcional de Édouard Claparède: da chave biológica à interpretação interacionista da vida mental Documento
-
O corpo em cena na Educação de Jovens e Adultos: a mobilização para a aprendizagem na EJA por meio dos significados expressos pela corporeidade de mulheres adultas Documento
-
O corpo em espaços públicos brasileiros: um estudo em duas praças de Belo Horizonte - Minas Gerais, a partir da perspectiva educativa Documento
-
O discurso do outro na linguagem do outro: o híbrido no desenvolvimento do conceito de energia Documento
-
O ensino de Desenho na Escola Normal de Belo Horizonte (1906-1946) Documento
-
O ensino de Português e sua investigação: quatro estudos exploratórios Documento
-
O ensino de ciências por investigação na educação superior: um ambiente para o estudo da aprendizagem científica Documento
-
O ensino de filosofia no nível médio: reintrodução ou certidão de nascimento? Documento
-
O exercício da representação em espaços participativos instituídos: estudo exploratório em conselhos municipais de educação Documento
-
O gesto profissional em psiquiatria: o CAPS como território de trabalho. Documento
-
O interesse de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública por atividades de ensino de ciências: um estudo transversal e longitudinal Documento
-
O letramento literário em uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental Documento
-
O mal-estar do professor em face da criança considerada problema: um estudo de psicanálise aplicada à educação Documento
-
O mundo da criança: a construção da infância na literatura (1900-1935) Documento
-
O método clínico na investigação da relação com o saber de quem ensina: contribuição para a formação docente na tensão entre saber e conhecer Documento
-
O papel da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão na formulação das políticas públicas de educação Documento
-
O papel da Assembleia Legislativa do estado do Maranhão na formulação das políticas públicas de educação Documento
-
O papel dos tutores na educação e na inserção social de órfãos no termo de Mariana (1790 - 1822) Documento
-
O pensamento educativo de José Carlos Mariátegui: para uma pedagogia latino-americana Documento
-
O perfil conceitual de calor e sua utilização por comunidades situadas Documento
-
O processo de constituição dos vínculos sociais e afetivos de Yara ao longo de três anos em uma escola municipal de educação infantil em Belo Horizonte Documento
-
O processo de construção de práticas argumentativas nas aulas de ciências em uma abordagem investigativa: interações discursivas nos anos iniciais do ensino fundamental Documento
-
O professor da Educação profissional e a conectividade orgânica entre formação e prática docente: Um estudo do IFET sudeste de Minas Gerais. Documento
-
O programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID/CAPES) como tempo e espaço de formação profissional .Um estudo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Documento
-
O que fizeram (e o que fizemos) de nós? - Estudo de caso das trajetórias escolares de alunos/as do Ciclo Básico de Alfabetização (CBA) em Minas Gerais Documento
-
O que podemos fazer juntos?encontros potentes e produção da alegria no espaço de uma não escola imaginada Documento
-
O recurso às escolas internacionais como estratégia educativa de famílias socialmente favorecidas Documento
-
O recurso às escolas internacionais como estratégia educativa de famílias socialmente favorecidas Documento
-
O trabalho como princípio educativo nos acampamentos e assentamentos de reforma agrária em Minas Gerais. Documento
-
O trabalho docente no movimento de reformas educacionais no estado do Acre Documento
-
O uso e a apropriação do conceito de elemento químico por estudantes do ensino fundamental Documento
-
O(s) significado(s) atribuído(s) pelos jovens estudantes pobres às práticas pedagógicas denominadas inovadoras por seus professores Documento
-
OS ESCRITOS DE MANOEL BOMFIM (1896-1924): um projeto de educação em diversas linguagens Documento
-
OS ESTUDANTES DO COLÉGIO TÉCNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS: SUAS EXPECTATIVAS, ESCOLHAS E INSERÇÃO NO ENSINO SUPERIOR Documento
-
OS SIGNIFICADOS DE UMA VISITA A UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO: um estudo baseado nas memórias e emoções de estudantes Documento
-
Oportunidades de aprendizagem de ciências da natureza e relações de gênero: uma análise de interações discursivas e de diferentes dimensões espaço-temporais em sala de aula Documento
-
Origens, sentidos e usos da noção de empregabilidade Documento
-
Orkut.com.escol@: currículos e ciborguização juvenil Documento
-
Os grêmios escolares e os jornais estudantis: práticas educativas na Era Vargas Documento
-
Os impasses do ensino superior privado brasileiro: o professor e a perversão do laço formativo Documento
-
Os processos de construção de uma escola diferenciada: o caso da escola indígena Ixũbãy Rabuĩ Puyanawa Documento
-
Os professores de Humanas de Jaboticatubas: territorialidade e trabalho docente no campo metropolitano, Documento
-
PARA EDUCAR A JUVENTUDE: institucionalização e circulação de um projeto de Psicologia da Educação entre institutos salesianos de Itália e Brasil (1938-1959) Documento
-
PARA NÃO TER QUE DIZER ADEUS: A EDUCAÇÃO COMO SUPORTE PARA REDUÇÃO DE HOMICÍDIOS DE ADOLESCENTES NEGRAS E NEGROS: A EXPERIÊNCIA DE BELO HORIZONTE / MG Documento
-
PENSAMENTO EPISTEMOLOGICO DE PAULO FREIRE Documento
-
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM ÊNFASE NA PERMANÊNCIA: Desafios de gestão escolar para a garantia da obrigatoriedade e gratuitidade em Moçambique Documento
-
POR ENTRE PERCURSOS E NARRATIVAS: A EXPERIÊNCIA FORMATIVA DOS DESLOCAMENTOS URBANOS DE TRABALHADORES EM BELO HORIZONTE Documento
-
PROGRAMA PROINFÂNCIA: Considerações sobre os efeitos nas políticas municipais de Educação Infantil Documento
-
PROGRAMAS BRASIL ALFABETIZADO E ENCUENTRO: Princípios Teóricos Metodológicos para Alfabetização de Jovens e Adultos, Brasil e Argentina. Documento
-
PROJETOS DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE DIAMANTINA; AÇÕES, CONCEPÇÕES E DESAFIOS Documento
-
Pais professores e a escolarização dos filhos Documento
-
Palavras e imagens que tecem histórias: ilustradores/escritores e a criação literária para a infância Documento
-
Papel da psicologia na construção da subjetividade feminina - Minas Gerais 1920 - 1960 Documento
-
Para estes meninos e meninas, qual docência? (escolas de sistemas socioeducativos – Brasil e Colômbia) Documento
-
Para o meu filho se educar: o papel da família na longevidade educacional das gerações seguintes na Minas de Ouro (c. 1710 - 1760). Documento
-
Partidos comunistas e educação : as escolas de formação de quadros dos partidos comunistas sul americanos. Documento
-
Percepções de Egressos Sobre a Prática como Componente Curricular em um Curso de Licenciatura em Matemática Documento
-
Percepções dos egressos do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica sobre formação acadêmica e suas práticas Documento
-
Percursos dos jovens de escolas públicas de ensino médio e profissional no Programa de Iniciação Científica Júnior da UFMG Documento
-
Perfil conceitual de molécula: heterogeneidade de modos de pensar e falar no ensino superior de química Documento
-
Perfil conceitual de morte e a abordagem pedagógica do ciclo de vida, no ensino de ciências Documento
-
Perfil conceitual para a segunda lei da termodinâmica aplicada às transformações físico-químicas: a dinãmica discursiva em uma sala de aula de química do ensino médio Documento
-
Política e escolarização em Goiás-Morrinhos na Primeira República Documento
-
Políticas de educação profissional para pessoas com deficiência Documento
-
Políticas de inovação educacional: subjetivação e modo de ser docente na Escola Plural Documento
-
Políticas públicas para a formação de professores e o ideário de inclusão social e educacional: 1980-2000 Documento
-
Por Dentro do debate Piaget-Wallon: o desenrolar da controvérsia sobre o desenvolvimento do pensamento simbólico Documento
-
Por mãos alheias: usos sociais da escrita na Minas Gerais Colonial Documento
-
Pressupostos epistemológicos da formação em Pedagogia no Estado da Bahia Documento
-
Processos Educativos da Infância em Cuiabá (1870-1890) Documento
-
Processos de imitação das ações de cuidado pelos bebês na educação infantil Documento
-
Professores de Biologia e Ensino de Evolução: Uma perspectiva comparativa em países com contraste de relação entre Estado e Igreja na América Latina. Documento
-
Professores de História em cenários de experiência Documento
-
Professores em movimento: A emergência do associativismo docente na Corte Imperial Documento
-
Profissionais de creche no coração da cidade: a luta pelo reconhecimento profissional em Belo Horizonte Documento
-
Projeto UCA e Plano CEIBAL como possibilidades de reconfiguração da prática pedagógica com as tecnologias digitais de informação e comunicação Documento
-
Projeto: A frequência escolar e a disseminação da cultura política republicana em Minas Gerais Documento
-
Práticas de Interpretação em Ambientes de Aprendizagem de Física Documento
-
Práticas de Leitura em aulas de História: um estudo de caso etnográfico Documento
-
Práticas de Numeramento e Táticas de Resistencia de Estudantes Camponeses da EJA Trabalhadores da Indústria da Indútria de Confecções Documento
-
Práticas de Transferência de Aprendizagem em uma Atividade Interdisciplinar Documento
-
Práticas de alfabetização que tentam superar o fracasso escolar dos alunos de camadas populares Documento
-
Práticas de leitura em uma sala de aula da Escola do Assentamento: educação do Campo em construção Documento
-
Práticas de letramento no contexto digital: usos da leitura e da escrita no telecentro de uma comunidade quilombola Documento
-
Práticas formativas das mulheres em privação de liberdade e das em situação de egressas do sistema prisional de Minas Gerais Documento
-
Psicologia da Educação nas Licenciaturas: Considerações sobre uma didática clínica Documento
-
Psicologia, educação e reforma dos costumes:lições da Selecta Catholica (1846 - 1847) Documento
-
QUANDO SÍSIFO ALCANÇA O TOPO DA MONTANHA: Escolarização de longo curso, vida socioprofissional e disposições culturais de sujeitos de origem popular Documento
-
QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E A FORMAÇÃO DO POLICIAL MILITAR: um estudo na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais. Documento
-
Qualidade e eqüidade na educação básica brasileira: as evidências do SAEB 1995-2003 Documento
-
Quando o Santo Chama: o terreiro de umbanda como contexto de aprendizagem na prática Documento
-
Quem é essa profissional? Produção de saberes no Ensino Supeiror privado- um olhar a partir da divisão sexual do trabalho Documento
-
Questão agrária, imperialismo e dependência na América Latina: a trajetória do MST entre novas e velhas encruzilhadas Documento
-
RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DOS TESTES DE INTELIGÊNCIA NA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES DE BELO HORIZONTE (1929-1946). Documento
-
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EDUCADORES DAS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA (EFAs) DO BRASIL E DA ARGENTINA SOBRE O USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS Documento
-
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EDUCANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO SOBRE A VIOLÊNCIA Documento
-
Recepção e uso de material escrito para formação de professor alfabetizador: um estudo de caso da Coleção Instrumentos de Alfabetização Documento
-
Reestruturação da TELEMAR e a constituição de competência industriosa na operação de serviços a clientes: uma investigação a partir da abordagem ergológica Documento
-
Referências da Lingüística na escolarização do português: o caso de uma obra didática produzida entre 1965-2002. Documento
-
Relações de Gênero e a Trajetória de Feminização do Magistério (Um Estudo Sobre MinasGerais: 1830-1930) Documento
-
Relações entre educação do campo, pedagogia da alternância e reprodução socioeconômica do campesinato Documento
-
Relações entre saberes tradicionais e saberes escolares de saúde das populações rurais em Minas Gerais(Ibirité, 1940 a 1970). Documento
-
Rendimentos materiais e simbólicos do diploma de licenciatura em língua inglesa: estudo sobre egressos do Curso de Letras da UFMG Documento
-
Repercussões da formação em nível superior nas práticas pessoais e profissionais de professores das camadas populares Documento
-
Representações Sociais de Direitos Humanos: um estudo sobre a relação entre a formação da consciênica ética e as práticas educativas na universidade Documento
-
Representações Sociais do Aprendizado Docente de Professores Universitários em Suas Trajetórias de Formação Documento
-
Representações Sociais sobre Agroecológia nas Escolas Famílias Agrícolas do Noroeste do Estado Do Espírito Santo Documento
-
Representações sociais de professores sobre os alunos no contexto da luta pela terra Documento
-
Representações sociais dos direitos humanos e alteridade em estudantes do ensino superior Documento
-
Reprodução e produção das condições sociais em aulas de Matemática: uma perspectiva trilhada na sala de aula Documento
-
Resistências semiáridas: sobre a produção e circulação de conhecimentos pela rede sociotécnica do milho, estiagem e os Xakriabá do norte de Minas Gerais Documento
-
Respostas que o professor produz diante do mal-estar no trabalho docente: Documento
-
SABERES SOCIAIS, SABERES ESCOLARES: DINÂMICAS SOCIAIS, CULTURA E CURRÍCULO Documento
-
SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE TEMPO DE LAZER NA ATUALIDADE: ESTUDO COM JOVENS BELO-HORIZONTINOS. Documento
-
SIMULAÇÕES E LABORATÓRIOS VIRTUAIS COMO RECURSOS MEDIACIONAIS MULTIMODAIS NAS AÇÕES DE UM PROFESSOR DE FÍSICA Documento
-
Saber é poder? A psicologia do trabalho e os modos operatórios dos educadores de educação profissional Documento
-
Saber-poder na trajetória das dirigentes sindicais Documento
-
Saberes e Práticas em Redes de Trocas: a Temática Africana e Afro-Brasileira em Questão Documento
-
Saberes na Web: trocas discursivas sobre Dengue nas redes sociais online Documento
-
Saberes-Fazeres de Professores de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia de uma Universidade do Estado da Bahia Documento
-
Sentidos da leitura mediados pela experiência do estágio supervisionado de estudantes da licenciatura em ciências biológicas Documento
-
Ser alguém na vida. Condução juvenil e projetos de vida de jovens moradores de um município rural da microrregião de Governador Valadares-MG Documento
-
Ser jovem COM vida, [re]existir: trajetórias itinerantes de egressos de medida socioeducativa de semiliberdade Documento
-
Ser mulher, quilombola e negra: A agência das mulheres do Coletivo Empodere Se do quilombo de Pinhões Documento
-
Significados de recreação e lazer no Brasil: Reflexões a partir da análise de experiências institucionais (1926-1964) Documento
-
Sob o céu de outra pátria: imigrantes e educação em Juiz de Fora e Belo Horizonte, Minas Gerais. (1888-1912) Documento
-
Sobre harmonia: uma proposta de perfil conceitual Documento
-
Sobre o pensamento médico-higienista oitocentista e a escolarização: condições de possibilidade para o engendramento do campo da educação física no Brasil Documento
-
Sociologia de um educador - Paschoal Lemme e a educação de adultos. Documento
-
Sonhos diurnos em meio aos destroços do presente: o movimento Tarifa Zero e a luta pelo direito ao transporte em Belo Horizonte Documento
-
Subjetividade - um objeto para uma Psicologia comprometida com o social Documento
-
Subjetividade e trabalho docente em cursos de educação a distância Documento
-
TENDÊNCIAS E DILEMAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS SÉRIES INICIAIS - O CASO DO PARÁ. Documento
-
TRABALHO DOCENTE E DESEMPENHO ESTUDANTIL Documento
-
TRAJETÓRIAS, PRÁTICAS E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DE INTELECTUAIS NEGRAS E NEGROS DOS NÚCLEOS DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS DA REGIÃO SUDESTE Documento
-
Tecnologias de informação, trabalho e formação de engenheiros projetistas: implicações para as relações de saberes e com o saber profissional Documento
-
Tecnologias na sala de aula de matemática: resistência e mudanças na formação continuada de professores Documento
-
Tempos cotidianos de professoras/es fora da escola: outras histórias Documento
-
Tempos e espaços culturais - diferenças na produção e efeitos sobre a recepção (Estudos sobre Indez e A guerra dos botões) Documento
-
Tempos enredados: teias da condição de professor Documento
-
Tensões contemporâneas na passagem da educação infantil para o ensino fundamental: um estudo de caso. Documento
-
Tensões nas Aulas de Matemática e Contribuições para um Currículo para a Educação das Relações Étnico-raciais Documento
-
Territorialidades infantis na ocupação Rosa Leão (Belo Horizonte - MG) Documento
-
Trabalho Docente no Ensino Fundamental: a tessitura de saberes numa perspectiva ergológica Documento
-
Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise na perspectiva da ontologia do ser social. Documento
-
Trabalho e Conflito docente: experiências em escolas de educação: profissional no Brasil e na Argentina Documento
-
Trabalho e Processos Educativos no Cooperativismo Popular Solidário da Região do Vale do Aço Documento
-
Trabalho e formação humana na ontologia do ser social de György Lukács Documento
-
Trabalho, docência e autonomia nos institutos federais: as possibilidades da realidade a partir de um estudo no IFNMG Documento
-
Trajetória Escolar, Texto Escrito e Classe Social: um estudo longitudinal. Documento
-
Trajetórias de estudantes universitários de meios populares em busca de letramento digital Documento
-
Trajetórias em contraponto: uma abordagem microssociológica da formação superior em piano em duas universidades brasileiras Documento
-
Trajetórias escolares e vida acadêmica do estudante pobre da UFMG - um estudo a partir de cinco casos. Documento
-
Transição da formação técnica de nível médio para o ensino superior: trajetórias de alunos da Rede Federal de Educação Profissional de Minas Gerais Documento
-
Transversalidade nos modos de socialização e individuação: experiências juvenis em rede Documento
-
Traços do Hibridismo Cultural nas Práticas de Docentes Universitários Angolanos Egressos Egressos de Universidades Brasileiras Documento
-
UM LUGAR: MUITAS HISTÓRIAS ? O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PRIMEIRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO DE MONTES CLAROS/ NORTE DE MINAS GERAIS (1960-1990) Documento
-
UM OLHAR ALÉM DOS QUADROS: O QUE FAZEM OS PROFESSORES NO ENSINO PROFISSIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA Documento
-
Um estudo de caso da escolarização de textos lidos e produzidos em contexto acadêmico Documento
-
Um impresso para mulheres e seus modos de apropriação: a revista Grande Hotel e seus (supostos) leitores (Minas Gerais, 1947-1961) Documento
-
Um lócus de constituição do humano: vivências e afecções de bebês e educadoras de creche Documento
-
Uma Análise de fatores sociodemográficos e sua relação com a escolarização dos filhos em famílias de camadas médias Documento
-
Uma análise das habilidades cognitivas mensuradas pelo Exame Nacional do Ensino Médio Documento
-
Uma análise das repercussões do Programa Nacional do Livro Didático no Livro Didático de Matemática Documento
-
Uma escola de graça, saúde e beleza: Natália Lessa, a dança e a educação da feminilidade Documento
-
Uma história da formação de professores no curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São João del-Rei (2001-2019)) Documento
-
Uma investigação sobre a aprendizagem dos conceitos de evidência no laboratório escolar Documento
-
Uma pedagogia da experiência do encontro bordada nas trocas: Associação de Mulheres do Bairro Bethânia Documento
-
Violência escolar: uma das manifestações contemporâneas do fracasso escolar Documento
-
Vissungo: o cantar: o cantar banto nas Américas Documento
-
Viver de arte: percursos de formação e inserção socioprofissional de egressos de cursos de educação profissionalizante em artes, em Salvador, Bahia Documento
-
Vivência e Instrução escolar: apropriação de conceitos matemáticos na EJA Documento
-
Vivências em educação popular da/na América Latina e Caribe: um diálogo entre Brasil e Argentina Documento
-
XI HÕNHÃ? E AGORA? VAMOS SER PESQUISADORES: um fazer pesquisa tikmũ?ũn entre múltiplos seres, saberes e fazeres Documento
-
Ética e educação: dos Parâmetros Curriculares Nacionais aos parâmetros da reflexão kantiana Documento
-
“A GENTE PRECISA TER UM OLHAR MAIS ATENTO, PORQUE É A NOSSA ESCOLA, NÉ? [...] E QUEM TEM O CONHECIMENTO SOMOS NÓS”: CURRÍCULO E PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PATAXÓ DE BARRA VELHA (BA) Documento
-
“Vivendo e aprendendo a jogar”: dimensões formativas de experiências participativas de ação coletiva e militância de jovens em uma ocupação urbana em Belo Horizonte. Documento