Ensino de Ciências e Matemática
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
Compreensões do Discurso do Professor de Matemática pelos alunos
-
(RE)CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS POR MEIO DE UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM SOBRE SAÚDE.
-
?TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COM ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA?.
-
\"Formação continuada de professores em informática educacional\"
-
A "fronteira" universidade escola: um estudo a partir da curricularização da Extensão na formação de professores
-
A Abordagem dos Recursos Audiovisuais em Livros Didáticos de Física
-
A ABSTRAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
-
A aprendizagem de ondas sonoras sob a ótica de desafios em um ambiente virtual potencialmente significativo.
-
A aprendizagem matemática de alunos surdos
-
A Aprendizagem Matemática na Concepção do Estudante e Suas Perspectivas para a Construção do Conhecimento Matemático
-
A aquaponia como ferramenta didático- metodológica no ensino de ciências e matemática: experiências e propostas didáticas no contexto amazonense
-
A AQUISIÇÃO DE SABERES E COMPETÊNCIAS DIDÁTICAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA
-
A argumentação científica no estágio curricular supervisionado em química.
-
A Arte de Ensinar e a Arte de Aprender:Um processo de Construção do Conhecimento Pedagógico em Aritmética
-
A ATIVIDADE DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
-
A Avaliação da Aprendizagem em uma Escola de Pedagogia Waldorf: Singularidades e Semelhanças.
-
A avaliação em Matemática em forma de teia
-
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESENCONTROS E CONTRADIÇÕES
-
A Calculadora HP17BII+ como Aporte Tecnológico no Ensino de Matemática Financeira no PRONATEC: Maior Possibilidade de Aprendizagem Significativa
-
A complementaridade entre análise e síntese nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática
-
A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática
-
A CONEXÃO NA MATEMÁTICA ESCOLAR: uma estratégia de ensino.
-
A construção de material didático contextualizado como subsídio para as aulas de Ciências do Ensino Fundamental (II): uma experiência colaborativa em Cubatão, SP
-
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÂNGULO NO TERCEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo de dificuldades de aprendizagem nos ambientes papel/lápis e Cabri-Géomètre
-
A CONVERSÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ESTUDO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES ALGÉBRICAS LINEARES.
-
A célula no divã: representações de imagens de células entre estudantes do ensino médio a partir de uma perspectiva cultural
-
A desvalorização do professor: percepções de professores participantes de um programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
-
A diferença e os processos de subjetivação: um olhar para as vivências universitárias
-
A educação de jovens e adultos na formação de professores de matemática:: expectativas e desafios.
-
A educação à distância no processo de (trans)formação da matemática
-
A escola e a divulgação científica : um estudo na cidade de Toledo - PR
-
A Escola Plural.
-
A escrita numérica por crianças surdas bilíngües
-
A etnomatemática da alma A 'uwe-xavante em suas relações com os mitos
-
A Expressão Gráfica e o Ensino das Geometrias não Euclidianas
-
A formação continuada para professores dos anos iniciais em redes de ensino no agreste pernambucano: um olhar sobre as ações voltadas ao ensino de matemática.
-
A formação de professores em modelagem matemática: considerações a partir de professores egressos do programa de desenvolvimento educacional do Paraná - PDE
-
A formação do professor de biologia no Curso de Ciências Biológicas
-
A formação dos engenheiros militares: Azevedo Fortes, Matemática e ensino da Engenharia Militar no século XVIII em Portugal e no Brasil
-
A Formação Inicial de Professores de Matemática em Atividades Investigativas durante o Estágio
-
A FUNÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
-
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PORTAL DO PROFESSOR: uma análise hermenêutica dos planos de aula
-
A Ilha Interdisciplinar de Racionalidade e a Construção da Autonomia no Ensino da Matemática
-
A Implementação da Reorientação Curricular em Iporá-GOna Perspectiva dos professores de Ciências de 6º ao 9º ano
-
A inclusão da Educação Ambiental nas escolas públicas do Estado de Goiás: o caso dos PRAECs.
-
A INFLUÊNCIA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO COTIDIANO ESCOLAR
-
A influência das características do professor no ensino e na aprendizagem de ciências e matemática.
-
A Iniciação Científica no Ensino Médio: contexto atual, desafios e perspectivas na área de Ciências da Natureza
-
A interação entre os alunos em atividades de demonstração experimental aberta num curso de licenciatura em Física: um estudo do desenvolvimento conceitual sob a perspectiva histórico-cultural.
-
A interdisciplinaridade no processo de formação de professores em cursos de licenciatura em química e em ciências biológicas da Universidade Federal de Pelotas
-
A Internet como Recurso no Ensino da Matemática: um método para a análise de sites educacionais na área de Matemática
-
A investigação da aprendizagem para a docência e para a pesquisa e a utilização da abordagem de ensino ISLE
-
A LINGUAGEM MATEMÁTICA E OS REGISTROS SEMIÓTICOS NO QUADRO DE ESCREVER NAS AULAS DA EJA.
-
A literatura infantil no ensino da Astronomia: Modelos Mentais sobre Sistema Solar e Estrelas a partir da leitura de estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental
-
A lousa digital e a aprendizagem do professor que ensina matemática
-
A lógica na formação de sujeitos : um estudo sobre a presença da lógica nos processos de ensino e de aprendizagem de matemática
-
A METODOLOGIA STEAM COMO PROPOSTA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
-
A Modelagem Matemática na prática docente do Ensino Fundamental: um estudo em uma escola pública do semiárido paraibano
-
A MODELAGEM MATEMÁTICA NO APRIMORAMENTO DO TEMPO DE VOO DE UM MINIFOGUETE DE COMPETIÇÃO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE TEÓRICO-PRÁTICA / THE MATHEMATICAL MODELING IN THE IMPROVEMENT OF THE FLIGHT TIME OF A COMPETITION MINIFOGUETE: A PROPOSAL OF THEORETICAL-PRACTICAL ACTIVITY
-
A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DOS CONCEITOS MOBILIZADOS POR PROFESSORES EM UMA ATIVIDADE DE GEOMETRIA
-
A monitoria de cálculo e o processo de aprendizagem: perspectivas à luz da sóocio-interatividade e da teoria dos três mundos da matemática
-
A NOÇÃO DE RELAÇÃO AO SABER: HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA, PANORAMA DO CONTEXTO FRANCÓFONO E MAPEAMENTO DE SUA UTILIZAÇÃO NA LITERATURA CIENTÍFICA BRASILEIRA
-
A percepção de um grupo de professores e orientadores sobre a formação do PNAIC.
-
A percepção dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública a respeito da aplicabilidade dos conhecimentos matemáticos nas profissões almejadas
-
A plataforma Khan Academy no ensino superior : cenários de aprendizagem e ressignificações dos licenciandos em matemática
-
A promoção da saúde nos livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano
-
A propriedade distributiva da multiplicação: uma visão diagnóstica do processo.
-
A Provinha Brasil de Matemática e o conhecimento estatístico: instrumento avaliativo a ser utilizado pelo professor?
-
A Provinha Brasil de Matemática: um estudo sobre a aplicação piloto com ênfase no bloco de Grandezas e Medidas
-
A Prática de Ensino de Física no Ensino Médio e o Conceito de Proporcionalidade: Conexão Fundamental na (RE)Construção de Conhecimentos.
-
A PRÁTICA DE ENSINO DO CURSO DE CIÊNCIAS NUMA ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA: UMA PROPOSTA UTÓPIC
-
A Reflexão Distanciada na Construção dos Conhecimentos Profissionais do Professor em Curso de Formação Inicial
-
A relação professor-estudante e sua influência nos processos de ensino e aprendizagem
-
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO RECURSO DE MOBILIZAÇÃO E EXPLICITAÇÃO DE INVARIANTES OPERATÓRIOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
-
A ROBÓTICA EDUCACIONAL E SEU POTENCIAL COMO FERRAMENTA DE EXPLICITAÇÃO DE INVARIANTES OPERATÓRIOS RELACIONADOS A CONCEITOS MATEMÁTICOS / EDUCATIONAL ROBOTICS AND ITS POTENTIAL AS AN EXPLANATORY TOOL FOR OPERATIVE INVARIANTS RELATED TO MATHEMATICAL CONCEPTS
-
A sala de aula como espaço psíquico : articulações entre a didática, a psicanálise e a relação ao saber na proposição de uma tipologia de contrato didático
-
A significação de representações químicas e a filosofia de Wittgenstein.
-
A supervalorização da prática como enunciado da docência na educação infantil.
-
A Tecnologia Educacional como aliada do Professor de Matemática visando o desenvolvimento social e econômico de propriedades rurais da Região das Missões
-
A TEMÁTICA BIOTECNOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: O QUE DIZEM LICENCIADOS EM FASE DE CONCLUSÃO DO CURSO
-
A tendência metodológica das TIC?s e sua interrelação com a formação inicial e continuada de professores
-
A TRAJETÓRIA DE UMA EDUCADORA MATEMÁTICA PAULISTA COMO CURRICULISTA E FORMADORA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
-
A transposição museográfica da biodiversidade no aquário de Ubatuba: estudo através de mapas conceituais
-
A utilização de Analogias e metáforas como potencializadores do desenvolvimento Cognitivo no ensino de ciências: um estudo de caso com crianças em idade escolar
-
A utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação como Instrumento Potencializador visando proporcionar uma Aprendizagem baseada no referencial de Campos conceituais de Vergnaud em Circuitos Elétricos
-
Abordagem de temas sociocientíficos no ensino de ciências e na formação de professores
-
ABORDAGEM DOS CONCEITOS TRIGONOMÉTRICOS BÁSICOS EM LIVROS DIDÁTICOS E OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
-
Adaptatividade em Ambientes Virtuais: proposta para personalizar a aprendizagem em cursos híbridos de ensino superior
-
Adriana Rocha Silva
-
Alessandra Aparecida Viveiro
-
Alfabetização Científica para alunos de ensino médio em encontros científicos da área de Biociências: reflexões à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa
-
ALGACYR MUNHOZ MAEDER À LUZ DO PNLD: ANÁLISE DA COLEÇÃO DE MATEMÁTICA DO CURSO GINASIAL DOS ANOS 50 DO SÉCULO XX
-
Ana Claudia Tasinaffo Alves
-
Analogias e Metáforas Como Recursos Didáticos Para o Ensino da Matemática
-
Analogias e Metáforas da Árvore da Vida, de Charles Darwin e a Prática Escolar
-
Analogias e metáforas em práticas educativas na educação sexual
-
Analogias e Metáforas no Ensino de Ciências - Aplicações na Educação Sexual
-
Analogias, Metáforas e Contra-analogias: uma estratégia auxiliar para o ensino de modelos atômicos
-
Andreia Severina da Silva
-
Andréia Lunkes Conrado
-
Antonio José da Silva
-
Antônio José de Barros Neto
-
ANÁLISE DOS PERIÓDICOS QUALIS/CAPES: TRAÇANDO O PERFIL DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
-
ANÁLISE COMBINATÓRIA: TEORIA E APLICAÇÕES PARA O ENSINO BÁSICO
-
Análise das Orientações conceituais e metas de Formação no Programa Institucional de bolsas de iniciação à docencia de Ciências
-
Análise de conteúdos de nutrição em livros didáticos do ensino fundamental
-
Análise de erros: um estudo com ingressantes de cursos de graduação
-
Análise de um modelo didático de genética mediado por analogia
-
ANÁLISE DE UM PROCESSO DE ESTUDO DE SEMELHANÇA.
-
Análise de uma proposta construtivista de ensino de frações por meio da resolução de problemas
-
Análise de uma proposta de ensino e aprendizagem sobre energia a partir da teoria dos perfis conceituais : contribuindo para os três momentos pedagógicos
-
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA E A SUA RELAÇÃO COM OS GÊNEROS DISCURSIVOS
-
ANÁLISE DOS MODELOS MATERIAIS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA COGNITIVISTA
-
Análise e desenvolvimento de jogos digitais: a matemática do ensino fundamental e seus registros de representação semiótica
-
Análisis Crítico Sobre las Posibles Influencias en el Proceso de Enseñanza y Aprendizaje de Ciencias
-
Aplicação de Técnicas de Geoprocessamento para Análise e Tomada de Decisão sobre Aspectos da Realidade Escolar
-
Aplicações do Software Google Earth(TM) em Estudos Ambientais
-
APOLLO-PET: Uma proposta interdisciplinar à luz da BNCC
-
APRENDIZADO DE GEOMETRIA MOLECULAR E REPRESENTAÇÕES ATOMÍSTICAS COM O USO DE MODELOS MOLECULARES: um estudo de caso das imagens mentais de estudantes com cegueira congênita
-
Aprendizagem Ativa no Ensino Médio: Uma Proposta para o Ensino de Grandezas Físicas e Unidades de Medida Utilizando Casos de Ensino
-
Aprendizagem Ativa: Uma Intervenção Pedagógica no Componente Curricular de Banco de Dados II
-
Aprendizagem em Trigonometria: contribuições da Aprendizagem Significativa
-
Aprendizagem Móvel no Ensino de Química: apontamentos sobre a Realidade Aumentada
-
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA: O ARSENAL OPERATÓRIO COGNITIVO DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO
-
Aprendizagem Significativa para o Cálculo Diferencial: uma possibilidade no contexto das ciências biológicas (só no primeiro ano 2000).
-
ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA CULTURAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
-
Argumentação de estudantes da EJA - Ensino Médio no processo de aprendizagem de matemática
-
Argumentações presentes nos conteúdos de matemática no livro didático da educação de jovens e adultos
-
ARTICULAÇÃO ENTRE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E ATIVIDADES PRODUTIVAS CAMPONESAS: UM ESTUDO REALIZADO NO AGRESTE ALAGOANO
-
As atitudes de um professor e de seus alunos frente ao ensino de ciências e à cultura CTS
-
As Atitudes em Relação à Matemática dos Professores das Séries Iniciais
-
As Concepções de Professores em Resolução de Problemas Matemáticos
-
AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O ENSINO DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO QUILOMBOLA
-
As concepções sobre Didática e sobre o uso do Audiovisual de Professores de Ciências
-
As contribuições do uso do "Vê de Gowin" como instrumento de Educação Científica no Ensino de Ciências no IFPI
-
AS DINÂMICAS COGNITIVAS E PRAXIOLÓGICAS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DIDÁTICO DO PROFESSOR
-
As Feiras de Ciências como oportunidades de (re)construção do conhecimento pela pesquisa
-
As formas e a construção da subjetividade em um grupo de professores: análise de uma prática e seus discursos
-
AS ORIENTAÇÕES FORMATIVAS DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM FÍSICA
-
As posições epistemológicas legitimadoras de determinadas formas de abordagenm de conteúdo das Ciências Biológicas
-
As potencialidades pedagógicas da fotografia como interface entre mídias e tecnologias no ensino e na aprendizagem da Biologia.
-
As Questões Sociocientíficas e a Bioética: um possível diálogo
-
As relações afetivas nas aulas de matemática na EJA mediada pelo quadro de escrever
-
ASTROBIOLOGIA INTEGRADORA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO MÉDIO
-
Astronomia no Ensino de Ciências por meio de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de acordo com a BNCC
-
Atividades do Professor de Matemática: influência de sua participação no Laboratório de Educação Matemática
-
Atividades experimentais investigativas e a habilidade de elaborar hipóteses na formação inicial de professores
-
Atividades num Museu Interativo como estratégia pedagógicas para o Ensino de Ciências Químicas, Física e Biológicas na EJA
-
Atuação de professores sob a perspectiva da transdisciplinaridade
-
Aula Invertida no Ensino de Cálculo
-
Aulas de Ciências: Uso e Desenvolvimento de Sequências Investigativas
-
Autorregulação do pensamento do professor: um estudo de caso
-
Avaliar as contribuições de uma Unidade de Aprendizagem para (re)construção do conhecimento dos alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), envolvendo atividades práticas de microbiologia
-
Avaliação e recuperação em Matemática e a trajetória escolar do aluno: um estudo bibliográfico e documental
-
AVALIAÇÃO E SURDEZ: UM OLHAR DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ALUNOS SURDOS
-
AVALIAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
-
Ações de formação continuada para professores de matemática em redes municipais de ensino do Agreste Pernambucano
-
AÇÕES FORMATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO RIO GRANDE DO SUL NA VISÃO DE SUJEITOS PARTICIPANTES DO PIBID
-
Bettina Heerdt
-
Bruno Andrade Pinto Monteiro
-
CADEIAS DE MARKOV REGULARES: UMA ABORDAGEM PARA ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO MEDIO
-
Camilia Aoyagui dos Santos
-
CAMINHÃO COM CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA A EXPLORAÇÃO E INVESTIGAÇÃO DE CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS
-
Caminito Cognoscitivo além da Abóbada: o despertar da interpretação essencial sintética em uma dimensão poiética para pesquisas qualitativas no ensino
-
Caminito cognoscitivo além da abóboda: o despertar da Interpretação Essencial Sintética
-
Caracterização do letramento matemático: a análise de uma experiência na turma do 3º ano do ensino fundamental
-
Carla Alves de Souza
-
CARTA DE NAVEGAÇÃO: ABORDAGEM MULTIMÉTODOS NA CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA COMPREENDER O OPERAR DA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
-
Circulação e apropriação de ideias em educação matemática – aproximações
-
Claudia Maria Antunes Uchôa Souto Maior
-
Claudianny Amorim Noronha
-
Clube de ciências na formação inicial de professores de química
-
Colonialidade e precariedade em diálogo com a Educação em Ciências.
-
Como a XVI Mostra Brasileira de Foguetes motivou alunos do Ensino Médio e Técnico a participarem do III Simpósio de Educação em Ciências e da V Semana de Licenciaturas da Unifei
-
COMO ADULTOS E CRIANÇAS COMPREENDEM A ESCALA REPRESENTADA EM GRÁFICOS
-
Como apreendemos os objetos matemáticos: uma análise à luz de três teorias
-
Comparative analysis of real gases topic in Physics and Chemistry university books: a proposal based on revised Bloom?s taxonomy
-
Conceitos de Física para crianças: uma proposta para as Séries Iniciais
-
Concepção de jogo e linguagem no ensino de química: uma aproximação entre jogos de linguagem e a teoria da ação mediada.
-
Concepção e práticas de professores de ciências sobre avaliação da aprendizagem
-
Concepções astronômicas alternativas e científicas de professores do litoral norte paulista
-
CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE O USO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: perspectiva dos formadores de professores do curso presencial de Licenciatura em Matemática da UFMA ? Campus São Luís
-
Concepções prévias de professores e formação continuada em Modelagem Matemática
-
CONCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÂO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ALAGOAS
-
CONCEPÇÕES SOBRE A MATEMÁTICA E SEU ENSINO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM LICENCIATURAS DE ALAGOAS
-
CONEXÕES ENTRE MATEMÁTICA E MÚSICA EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS: UMA REDE DE POSSIBILIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
-
Configurações da Prática como Componente Curricular nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas da universidades públicas em Goiás: sentidos e implicações.
-
CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO
-
Conhecimentos docentes para o ensino de matemática nos anos iniciais: um esboço do panorama das pesquisas brasileiras
-
Conhecimentos e concepções de professores de Matemática que atuam no Ensino Médio: influência dos processos seletivos de acesso ao Ensino Superior
-
Constituição de Zona de Desenvolvimento Proximal na aprendizagem de Conceitos Geométricos em Alunos de anos Iniciais tendo o GeoGebra como Instrumento Mediador
-
Construindo conhecimentos sobre nutrientes no ensino fundamental: elaboração e avaliação de atividades investigativas e sua influência nos hábitos alimentares dos alunos do Rio de Janeiro (Brasil)
-
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO A PARTIR DA PRODUÇÃO DE JOGOS DIGITAIS EM UM AMBIENTE CONSTRUCIONISTA DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
-
Construção de uma biblioteca digital especializada voltada para a disseminação de informações no ensino do tema qualidade de vida nos cursos de engenharia da UTFPR
-
CONSTRUÇÃO DE UMA SESSÃO DE PLANETÁRIO PARA PÚBLICO GERAL COM A TEMÁTICA ?INTERAÇÕES TERRA-SOL?
-
Construção e aplicação de modelos analógicos no ensino de ciências: o planetário líquido.
-
Construções com Régua e Compasso Envolvendo Lugares Geométricos: Uma Proposta Dinâmica Aliada a Teoria de Registros de Representação Semiótica
-
Contextualizando a matemática por meio de projetos de trabalho em uma perspectiva interdisciplinar: foco na deficiência intelectual
-
Contextualização no Ensino de Ciências e Matemática: uma proposta de análise de produtos educacionais
-
Contribuição da Teoria de Conjuntos na Educação de Jovens e Adultos
-
CONTRIBUIÇÃO PARA O APRENDIZADO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: CONCEITO EVOLUTIVO DE FITNESS
-
CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL PARA A FORMAÇÃO DO CONCEITO TEÓRICO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU
-
Cristiano Marinho da Silva
-
Currículo de Base Nacional Comum Curricular: o processo de implementação da rede estadual paulista
-
Currículo de matemática da cidade de São Paulo: uma análise do Eixo Álgebra para o Ensino Fundamental
-
Currículo, Cultura e Educação Matemática: uma aproximação possível?
-
Códigos de MOdernidade e sistemas antigos: a propósito do uso da Informática pelos professores de Matemática da rede pública estadual em Belém.
-
Cólmeia: Ontem e Hoje - A construção de uma cultura escolar de formação continuada de professores de Matemática no contexto da UFG.
-
Dalva Mariana Affonso
-
Darsilvio Rodrigues Melatti Junior
-
De la modélisation de connaissances des élèves aux décisions didactiques des professeurs - Étude didactique dans le cas de la symétrie orthogonale
-
De prático à profissional da matemática: que saberes se constituem em um processo de formação inicial de professores em serviço?
-
Desafios do Trabalho Colaborativo em Educação Matemática
-
DESAFIOS ENFRETADOS POR PROFESSORES QUE ENSINAM QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO
-
Desenho de mangá e paper toys: a cultura otaku e a linguagem audiovisual articulando matemática e arte na educação escolar.
-
Desenvolvimento da competência em análise didática da matemática: uma proposta de estudo para a formação inicial de professores
-
Desenvolvimento de um ambiente virtual para pesquisa em representação química
-
Desenvolvimento e avaliação de estratégias cooperativas de ensino de biociências para alunos de baixa renda
-
Desenvolvimento Profissional de Professoras de Matemática em Araguaína-Tocantins: curzando caminhos, rompendo barreiras e fazendo história
-
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: COMO O PROFESSOR (TRANS)FORMA-SE NO PROFESSOR QUE É?
-
Diagnóstico dos Conhecimentos Matemáticos Adquiridos no Ensino Fundamental e Médio dos Estudantes Ingressantes na Universidade Regional de Blumenau
-
Dificuldades e erros de alunos do 1º ano da educação profissional tecnológica de nível médio na modalidade integrada em Matemática: reflexões e desafios'
-
dimensões da aprendizagem científica em aulas remotas de Química utilizando vídeos de experimentos científicos
-
Disney Douglas de Lima Oliveira
-
Diálogos entre a Interdisciplinaridade e o Episódio Histórico da Fabricação de Soda na Europa dos Séculos XVIII e XIX
-
Djeison Machado
-
Do conhecimento (matemático) primeiro: grandezas e medidas no centro das atenções
-
Do horizonte local às representações da Terra e demais astros no espaço: um minicurso para professores e planetaristas
-
Drogas e prevenção na infancia: representações sociais de estudantes que vivenciaram o proerd
-
Dácio Rodney Hartwig
-
Edenise Alves Pereira
-
Ediel Azevedo Guerra
-
Edimar Cristiano Macedo
-
Edson Pereira Gonzaga
-
Educadores Matemáticos: das essências e dos alcances
-
Educação Ambiental Crítica com base em abordagens temáticas no Ensino de Química inseridas no contexto escolar
-
Educação ambiental em espaços não formais de ensino
-
Educação ambiental no Zoológico de Goiânia: contribuições para a formação do sujeito ecológico?
-
Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino de matemática em turmas de EJA do ensino médio público de Santo André
-
EDUCAÇÃO DECOLONIAL: UMA PAUTA EMERGENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
-
Educação e Inclusão Digital: Os usos do computador e da internet numa lanhouse de um bairro de Maringá - Paraná
-
Educação escolar indígena e etnomatemática: a pluralidade de um encontro na trágedia pós-moderna
-
Educação financeira no Ensino Médio: contribuições da educação matemática crítica
-
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: AÇÕES E PERSPECTIVAS DE UMA PROPOSTA FORMATIVA
-
Educação Matemática e deficiência intelectual, para inclusão escolar além da deficiência: uma metanálise das dissertações e teses 1995 a 2015
-
Educação Matemática e Financeira: um estudo de caso em Cursos Superiores de Tecnologia.
-
Ehrick Eduardo Martins Melzer
-
Elaboração de significados a partir do uso de relações analógicas no ensino de química
-
Elaboração de significados e saberes docentes no projeto Pibid - Química
-
Elaboração de significados sobre experimentação no Ensino Superior: uma análise através do Estágio Supervisionado em Química
-
Elaboração e aplicação de um recurso lúdico-didático visando a sensibilização ambiental relacionada à temática água
-
Elisângela Isabel Nicaretta Lawisch
-
Em busca do desenvolvimento de competências didático-pedagógicas no contexto da formação inicial de docentes em ciências biológicas
-
Emerson Nunes da Costa Gonçalves
-
Engineering Education: Interdisciplinary Pedagogical Practices in Civil Engineering
-
ENQUANTO ISSO NA SALA DE JUSTIÇA... HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE QUÍMICA
-
Ensino de ciências em Cabinda/Angola: condições da prática docente, idéias de professores e desafios.
-
Ensino de Ciências na Educação Infantil: Um estudo pautado na reprodução interpretativa e cultura de pares
-
Ensino de Ciências no contexto da Astronomia: o uso do Stellarium como objeto virtual de aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental
-
Ensino de Ciências por investigação em Ciências Biológicas: revisão sistemática de literatura em artigos de periódicos nacionais classificados no Qualis
-
Ensino de função afim em turmas de Educação de Jovens e Adultos do campo – EJA – Campo Ensino Médio
-
Ensino de Física e aprendizagem significativa: roteiro para a elaboração de uma aula
-
Ensino de Física para alunos com deficiência visual: o processo de ensino-aprendizagem nos ambientes escolares das salas de aula regular e de recursos
-
ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA (PONTOS E RETAS: CONTRIBUIÇÕES DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM
-
Ensino de Geometria e o ENEM: uma abordagem a partir das ideias de Paulo Freire
-
Ensino de grandezas e medidas: uma proposta com materiais manipuláveis para o 6o. ano do Ensino Fundamental
-
ENSINO DE MATEMÁTICA COM O APOIO DO TELEDUC: EXPERIÊNCIA ETNOGRÁFICA EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
-
Ensino de Matemática com uso de vídeos na Educação Básica do Rio Grande do Sul
-
Ensino de matemática e Alternancia pedagógica
-
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE SUAS PRÁTICAS
-
Ensino por investigação: uma leitura por meio da Matriz 3x3 e dos Focos da Aprendizagem Docente
-
Ensino-aprendizagem por meio de projetos desenvolvidos por equipes de responsabilidade em sala de aula: o enfoque no ensino de matemática nas séries iniciais
-
ENTREVISTA COM A PROFESSORA MARIA APARECIDA VIGGIANI BICUDO: CONSTITUIÇÃO PROSOPOGRÁFICA DO ENSINO COMO CAMPO DE PESQUISA
-
Enunciados sobre o currículo de matemática para a educação de jovens e adultos
-
Erros e Obstáculos: os conteúdos matemáticos do ensino fundamental no processo de avaliação
-
ESBOÇO DE UMA TEORIA DE CAPITAL DE SEXUALIDADE NO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO
-
Escape room pedagógico como uma estratégia de aprendizagem para o desenvolvimento das competências educacionais e desencadeamento do flow
-
Estilos de aprendizagem na formação continuada do professor: reflexões sobre o curso de extensão
-
Estudei a vida e a vida ofereceu-me o ensino: trajetórias identitárias de uma professora-pesquisadora que ensina Ciências
-
ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE DE MODELAGEM MOLECULAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR
-
Estudo das concepções de professores da área de Ciências Naturais sobre as interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.
-
Estudo das Possíveis Relações entre Metaconhecimento, Conhecimento Matemático Prévio e o Rendimento no Ensino Superior: fundamentos de teorias cognitivas
-
Estudo de caso como estratégia no ensino de química: articulando o tema alimentos a conhecimentos escolares e a modos de vida dos jovens.
-
Estudo de recursos audiovisuais e suas funções semióticas em slides utilizados em aulas de Física
-
Estudo sobre a Relação entre Professor de Matemática, Professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Aluno com Deficiência Visual na Perspectiva da Educação Inclusiva
-
ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO ?PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ? PIBID?, PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE DISCENTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, À LUZ DA PEDAGOGIA DE PROJETOS
-
Evasão nos cursos de Engenharia: um olhar para os trabalhos do COBENGE de 2000 a 2014
-
EXPECTATIVAS NEUROCOGNITIVAS DA ATENÇÃO EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO PARA A HABILITAÇÃO DO RACIOCÍNIO AXIOMÁTICO DURANTE A APRENDIZAGEM DA DEMONSTRAÇÃO DA LEI DOS SENOS
-
Experimentação como ferramenta cultural na formação inicial de professores de Química
-
Explorando Recursos do GeoGebra Book no Estudo de Quádricas a partir de Diferentes Representações
-
Expressões Faciais em situação de aprendizado no contexto do PIBID
-
Fabiana Santos Cotrim
-
Fabrícia da Silva Machado
-
FAZENDO MÉDIA: COMPREENSÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Felicio Guilardi Junior
-
Formando professores para a Educação Ambiental em Floriano-PI
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ANALISADA ATRAVÉS DE UM CURSO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS
-
FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM FUNDAMENTOS ASTRONÔMICOS
-
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PNAIC NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA
-
Formação continuada para professores de matemática: o erro como recurso pedagógico e seu papel no processo de avaliação
-
Formação de professores de Matemática na pandemia: reflexões em tempos de crise na educação
-
FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR PARA OS CURRÍCULOS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO BRASIL,
-
Formação do professor de Matemática: entre a competência técnica e a dimensão ética.
-
Formação docente no curso de licenciatura em matemática na UNOESC: a relação da teoria e prática /
-
Frankenstein: leituras de ficção científica em aulas de Biologia
-
Geometria Fractal - uma seqüência didática para ensinoar a geometria euclidiana no ensino fundamental
-
Geometria Fractal: perspectivas e possibilidades para ensino de Matemática
-
Germinação de sementes e ensino de porcentagem: uma proposta interdisciplinar
-
Gestão escolar e formação de professores em modelagem matemática na educação matemática: um olhar
-
Gidelson Ferro da Silva
-
Gillmar Praxedes Daniel
-
Giovani Fernandes Galvão
-
Giro curricular: decolonialidade, epistemologias do sul e o programa etnomatemática na roda de capoeira
-
Glessyan de Quadros Marques
-
GPEM -Grupo de Pesquisa em Educação Matemática
-
Guilherme Cañete Vebber
-
Gênero na matemática escolar: um ato de resistência política
-
Habilidades científicas na formação inicial de professor de ciências: contribuições de atividades experimentais investigativas
-
Hilda Helena Sovierzoski
-
Hipóteses sobre a combustão entre os alunos do ensino médio: a epistemologia de Gaston Bachelard
-
História da ciência em um Curso de Licenciatura em Física: a gravitação newtoniana e a gravitação einsteiniana como exemplares
-
História da ciência, religião e interculturalidade no ensino de física. Por que não?
-
História da matemática como ponto de partida para criação de práticas pedagógicas e constituição da formação do professor.
-
Hélio Rosetti Júnior
-
Iara Regina Bocchese Guazzelli
-
Ilha interdisciplinar de racionalidade com o tema "Churrasco saudável": promovendo alfabetização científica e tecnológica no Ensino Fundamental II
-
Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade promovendo Aprendizagem Ativa
-
Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade: Uma Proposta para o estudo da Importância da Preservação da Água
-
Imagens tridimensionais virtuais no ensino de ciências: modelos analógicos do olho humano
-
IMAGENS, CONHECIMENTO FÍSICO E ENSINO DE PARTÍCULAS ELEMENTARES: DISCURSOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
-
Implementação e avaliação de programas de educação científica para estudantes de baixa renda de ensino médio em encontros de sociedades científicas brasileiras
-
Implicações da teoria de Vygotsky em processo de construção de aprendizagem significativa: utilização de modelços, analogias e metáforas a partir da mediação simbólica
-
INDÍCIOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E A RELAÇÃO COM O SABER EM UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA NA APROXIMAÇÃO ENTRE LITERATURA INFANTIL E ENSINO DE CIÊNCIAS
-
Instrumento de revisão redacional e metodológica para aplicação avaliativa em trabalhos acadêmicos
-
Integral: um signo a compreender
-
Integrando a Educação Matemática Crítica à Alfabetização Científica no Ensino Médio
-
Interações Sociais em Aulas de Química: A Conservação de Alimentos como Tema de Estudos
-
INTERLOCUÇÕES ENTRE A DECOLONIALIDADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CENÁRIO EM PERSPECTIVA
-
Interpretação de dados estatísticos: um estudo com alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos
-
Introdução à programação de computadores por meio de uma tarefa de modelagem matemática na educação matemática
-
Invariantes Operatórios mobilizados por um estudante cego mediante a resolução de problemas do campo conceitual aditivo em um contexto de inclusão
-
Investigação dos conceitos quânticos desenvolvidos através de representações virtuais em ensino de física
-
Investigação em matemática: uma proposta de trabalho para o Ensino Fundamental
-
ISLE ? INVESTIGATIVE SCIENCE LEARNING ENVIRONMENT: UMA POSSÍVEL ABORDAGEM METODOLÓGICA ATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA
-
Ivanete Zuchi Siple
-
Ivo Bernardi de Freitas
-
Jackson Gois da Silva
-
Jacqueline Bernardo Pereira Oliveira
-
Javan Sami Araújo dos Santos
-
Jeferson Gomes Moriem Junior
-
JEFFERSON DOS SANTOS FERREIRA
-
JEIRLA ALVES MONTEIRO
-
Joao Carlos Krause
-
Joelma Nogueira dos Santos
-
Jogo Sudoku: ferramenta extracurricular para professores de Matemática do ensino básico
-
Jogos de linguagem no Ensino de Química
-
Jonathan Thomas de Jesus Neto
-
Jose Pedro Machado Ribeiro
-
José Adriano Cavalcante Angelo
-
José Erno Taglieber
-
João Alberto da Silva
-
João dos Santos Protázio
-
João Paulo Camargo de Lima
-
Juarez Melgaço Valadares
-
Jussara Santos Rosa
-
Jéssica Glória Jorge Batista
-
LANÇAMENTO DE FOGUETES - UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA
-
Leandro Gonçalves Oliveira
-
Leandro Josué de Souza
-
Leda Glicério Mendonça
-
Licenciatura em matemática: plena ou fragmentada. Um olhar crítico acerca do programa de formação dos professores leigos do estado do Pará
-
Limites e potencialidades do Enfoque CTS no Ensino de Química utilizando a temática da Qualidade do Ar Interior
-
LINGUAGEM E TRIDIMENSIONALIDADE MOLECULAR NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA
-
Literatura e Ciências: Construindo conexões para o desenvolvimento da alfabetização científica
-
Livro de artista: uma possibilidade para a promoção de Alfabetização Científica e Tecnológica em Arte e Ciências
-
Livro-texto na licenciatura em Física: uma investigação de seu papel nos processos da aprendizagem e do ensino.
-
Lucenir da Silva Frazao
-
Luciana Boemer Cesar Pereira
-
Luciana de Sá Alves
-
Lucicléia Pereira da Silva
-
Luciene Lima de Assis Pires
-
Luz, câmera, animação : uma reflexão sobre a construção dos conceitos de geometria espacial
-
Maiza Lamonato
-
Manoel Aguiar Neto Filho
-
Mapeamento ambiental como proposta para o desenvolvimento de conceitos de biodiversidade e cerrado no ensino de biologia
-
Mapeamento e avaliação técnico-pedagógica do ensino de ciências nos cursos à distância, credenciados pelo SESu/MEC, na Web brasileira para o ensino de graduação
-
Marcelo Gonçalves Martins
-
Marcelo Nunes Coelho
-
Marcos Alexandre Alves
-
Maria Aparecida da Silva Rufino
-
Maria Batista Lima
-
Maria Janiely de Siqueira Gomes
-
Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
-
Matemática e Cartografia: Como a Cartografia contribuiu no Processo de Ensino-aprendizagem da Matemática
-
Matemática e Cultura
-
Matemática, Arte e Mangá: a cultura audiovisual em diálogo com as juventudes
-
MATEMÁTICA:COMPUTADOR PRA QUÊ
-
Material potencialmente significativo e inclusão de estudantes surdos: proposta didática sobre equação do 1o grau com o jogo Lo shu
-
Matheus Vanzela
-
Maurício de Mattos Salgado
-
Meaningful Learning and Mathematical Modelling - Contributions to Dealing with Business Problem Situations in Higher Education
-
Memórias da Educação Matemática - Entrevista com o professor Ubiratan D´Ambrosio
-
Memórias de professores de ciências e biologia no início de carreira docente: conflitos e tensões
-
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática: caminhos, conquistas e desafios
-
METACOGNIÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO PERÍODO DE 2000 A 2020
-
METODOLOGIA DICUMBA: INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS
-
Mikael Souto Maior de Sousa
-
Mobilizações de Registros de Representação Semiótica no Estudo De Trigonometria no Triângulo Retângulo com o Auxilio do Software GeoGebra
-
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE CONETÚDOS ALGÉBRICOS NO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTA
-
Modelagem Matemática como um Ambiente de Aprendizagem no Estudo de Geometria
-
Modelagem Matemática e Aprendizagem Significativa: uma Relação Subjacente
-
MODELAGEM MATEMÁTICA E OS TEMAS TRANSVERSAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
-
Modelagem matemática e tratamento do erro no processo de ensino aprendizagem das equações diferencias ordinárias.
-
Modelagem matemática gerando um ambiente de ensino e aprendizagem para a educação de jovens e adultos.
-
Modelagem matemática nas aulas de cálculo: uma estratégia que pode contribuir com a aprendizagem dos alunos de engenharia
-
Modelagem Matemática nas licenciaturas de Matemática do Estado do Paraná
-
Modelagem matemática no contexto dos ciclos de formação
-
Modelagem matemática para aprendizagem significativa de função do primeiro grau
-
Modelagem no ensino de Ciências: uma análise no estudo das ligações iônicas
-
MODELO DE ENSINO HÍBRIDO ROTAÇÕES POR ESTAÇÕES COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
-
Modelos mentais de conceitos científicos na percepção de discentes com deficiência visual
-
Modelos mentais e representações analógicas de alunos da educação de jovens e adultos - EJA - no ensino de ciênicas
-
MOSTRA VIRTUAL DE CIÊNCIAS COM CRIANÇAS: DESAFIOS DOS PROFESSORES FRENTE AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
-
Motivação de ingressantes de Licenciatura em Química no IFSP
-
Motivação dos docentes nos cursos de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
-
Motivação dos licenciandos em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
-
Motivação para a docência na Educação Básica: um estudo a partir da Teoria da Autodeterminação com discentes do curso de licenciatura em Física
-
Motivação para permanência e êxito dos licenciandos em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
-
MOVIMENTOS ETNOMATEMÁTICOS E PÓS-ESTRUTURAIS DO DISCURSO: (re)construindo caminhos em um contexto pibidiano da matemática institucionalizada
-
Métodos de ensino em Ciências e Matemática na Educação Básica: como pensam e atuam os professores?
-
NARRATIVAS DE VIDA DE PROFESSORAS FORMADORAS DE PROFESSORES: MEMÓRIA E MARCAS DE PRÁTICAS SUBVERSIVAMENTE RESPONSÁVEIS
-
NARRATIVAS, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES DE DOCENTES QUE FORMAM DOUTORES PARA A ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA AMAZÔNIA
-
Natalia Neves Macedo Deimling
-
Natália Lourenço de Almeida
-
Neimar Afonso Sornberger
-
Netúlio Alarcon Fioratti
-
Nicoletta Lanciano
-
Norton Pizzi Manassi
-
Noções Matemáticas e Para-matemáticas no Ensino de Cálculo Diferencial e Integral I: uma intervenção através da engenharia didática.
-
O aprender com e sobre a linguagem escrita no PIBID matemática : sentidos construídos pelos professores de Matemática em formação acadêmico-profissional
-
O aquário como estratégia de ensino para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola
-
O artísitico e o lúdico como facilitador da aprendizagem
-
O blog como instrumentação para professor de ciências das séries iniciais
-
O CHAT NO ENSINO DE FÍSICA: LIMITES E POSSIBILIDADES
-
O Conceito de Função: da operacionalização da definição de Aprendizagem Significativa
-
O conhecimento em Vigotski: uma contribuição à compreensão do referencial histórico-cultural
-
O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo na formação do professor de Química.
-
O curso de Educação Intercultural em debate: um olhar etnomatemático sobre as relações comerciais dos povos Xavante e Bororo
-
O Desafio do Pensamento Computacional na Escola: Vivenciando Experiências e Construindo Habilidades
-
O desenvolvimento do pensamento geométrico em ambiente interativo utilizando o origami
-
O desenvolvimento do pensamento geométrico em ambiente interativo utilizando o origami
-
O Educar pela Pesquisa e a Aprendizagem Significativa Crítica: uma união em favor do aluno na construção da autonomia e de conhecimentos
-
O ensino da matemática nos anos iniciais: uma abordagem a partir de um tema gerador
-
O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS GRUPOS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE AIQUARA BA (1965-1985): DOCUMENTOS, NARRATIVAS E PERSPECTIVAS SOBRE A HISTÓRIA.
-
O Ensino de Ciências como Potencializador da Relação entre Criança e Natureza por meio da Interação com os Quatro Elementos Naturais
-
O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CURSOS DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
-
O ensino de ciências no 9º ano do ensino fundamental: uma proposição de desfragmentação do currículo
-
O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM ESTUDANTES COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO
-
O ensino de conteúdos estatísticos no ProJovem Campo - Saberes da Terra em Pernambuco
-
O ensino de Cálculo: dificuldades de natureza epistemológica
-
O ensino de ecossistemas amazônicos por meio da metodologia de aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP).
-
O ensino de fungos e a abordagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais nos livros didáticos de biologia parovados pelo PNLD 2015
-
O ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental numa perspectiva interdisciplinar
-
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA PRIVADOS DE LIBERDADE: um estudo da política estadual de educação do Maranhão.
-
O ensino de medidas de áreas com o enfoque CTS
-
O Ensino de Química em um curso de Educação Popular preparatório para o ENEM
-
O estudante negro na escola pública: uma abordagem etnomatemática
-
O estudo de erros e obstáculos nas operações fundamentais de matemática cometidos por alunos de 6º ano em salas de apoio
-
O GEOGEBRA E AS REPRESENTAÇÕES LINGUÍSTICA E FIGURAL DOS PONTOS NOTÁVEIS DE UM TRIÂNGULO
-
O infinito na matemática e suas manifestações na arte de M. C. Escher
-
O LETRAMENTO CIENTÍFICO NA BNCC: POSSÍVEIS DESAFIOS PARA SUA PRÁTICA
-
O lúdico associado a resolução de problemas e jogos: uma atividade para o ensino de funções no ensino médiio
-
O mestrado nacional profissional em ensino de física no Brasil: caracterizando a proposta
-
O olhar da comunidade sobre o papel da universidade pública no enfrentamento da pandemia
-
O panorama de uso da experimentação no Ensino de Física em Municípios da região oeste do Paraná:uma análise dos limites e das possibilidades
-
O papel da matemática no desenvolvimento do indivíduo na perspectiva da Pedagogia Waldorf
-
O PAPEL DO ERRO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
-
O papel do PNAIC enquanto formação continuada e sua possível contribuição no desenvolvimento da profissão docente
-
O pensamento algébrico em livros didáticos da coleção A conquista da matemática dos anos finais do ensino fundamental: um olhar a partir da teoria antropológica do didático
-
O pensamento analógico e afeto na atribuição de significados em matemática
-
O pensamento formal no ensino da ecologia prática de campo
-
O pensar na educação: uma discusão sobre as implicações da psicologia cognitiva para o exercício do pensamento erítivo
-
O Pesquisador e a Produção Científica da Pós-Graduação Brasileira: tendências do debate sobre analogias
-
O processo de in/exclusão na licenciatura em Física: incursão nos caminhos trilhados pelo ambiente educacional e por um estudante cego em direção à (não) superação da deficiência visual
-
o processo de seleção do livro didático de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Cascavel/PRLivro
-
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática: Estudo da trajetória profissional de egressos.
-
O Programa Nacional do Livro Didático. Do conceito de Função à Função Logarítmica: um olhar sociocrítico.
-
O quadro de escrever como mediador na relação professor-aluno na aula de matemática Belém 2006
-
O quadro de escrever como mediador para construção de relações de autonomia no ambiente de sala de aula
-
O QUADRO DE ESCREVER COMO RECURSO FACILITADOR DE INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO.
-
O que há neste Diário? A mobilização de saberes docentes durante um curso de Astronomia para professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
-
O que revelam as equipes gestoras da rede municipal de São Bernardo do Campo (SP) sobre a evolução do desempenho dos alunos na Prova Brasil na área de matemática
-
O que é conceito na perspectiva Vygotskyana?
-
O reconhecimento do contexto sociocultural do aluno em meio ao ensino e à Aprendizagem da matemática na educação de adolescentes jovens e ADULTOS GOIÂNIA / GO
-
O sentido da formação continuada em modelagem matemática na educação matemática desde os professores participantes
-
O Tema Comportamento no Ensino de Biologia.
-
O USO DA EDUCAÇÃO STEAM PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
-
O uso de analogias e modelos no ensino da Química
-
O USO DE FÓSSEIS COMO TEMÁTICA PARA A ABORDAGEM DA PALEONTOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
-
O uso de Portfólios na Avaliação em Matemática como Motivador para Escrita dos Alunos sobre sua aprendizagem e Reflexão da Prática Pedagógica
-
O USO DE SALAS DE INOVAÇÃO GOOGLE NUMA ESCOLA PÚBLICA EM FORTALEZA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE CIÊNCIAS
-
O uso do software modellus no ensino do conteudo de funções: simulando situações do cotidiano
-
Octávio Cavalari Júnior
-
OFICINAS DIDÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE GEOTECNOLOGIA PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL
-
ORIENTAÇÕES CONCEITUAIS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: ANÁLISE DA ELABORAÇÃO DE OFICINA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR COM A ABORDAGEM CTS
-
Origem e fomento de práticas pedagógicas diferenciadas
-
Os caminhos da Insubordinação Criativa: um breve debate teórico
-
Os desafios e as potencialidades das relações interpessoais intraescolares: percepções de pós-graduandos stricto sensu em Educação em Ciências e Matemática
-
Os museus da Universidade Federal da Bahia enquanto espaços de ensino não formal
-
OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DISCALCULIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
-
Os saberes ou conhecimentos dos professores diante de atividades fundamentadas no ensino de ciências por investigação
-
Os saberes pedagógicos relacionados ao desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos anos iniciais: análise de produções científicas da área, documentos oficiais e sistemas de avaliação da Educação no Brasil
-
Os sentidos atribuidos por licenciandos de matemática à atividade de estágio
-
Osmair Carlos dos Santos
-
Para variar: Compreensões de estudantes dos anos iniciais diante de aspectos da variabilidade
-
Patricia Rosana Linardi
-
Patrícia de Nazaré dos Reis Segtowich
-
Paulo Fraga da Silva
-
Paulo Marcelo Silva Rodrigues
-
Pensamento operatório formal e o Ensino de Biologia: um estudo de caso
-
Percepção - construção - representação - concepção. Os quatro processos de ensino da Geometria: uma proposta de articulação.
-
Percepção da ciência de futuros professores de ciências da natureza e matemática : um estudo de caso
-
PERCEPÇÃO DA CRITICIDADE FINANCEIRA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
-
PERCEPÇÕES DE FORMADORES DE PROFESSORES E SUAS RELAÇÕES COM O SABER NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS
-
Perspectivas da divulgação científica em livros didáticos de ciências
-
Perspectivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre sua formação em serviço.
-
Perímetro e Área de Polígonos: Abordagem através de um ambiente dinâmico sob o olhar das representações semióticas
-
PLANIFICAÇÃO DE UM MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO PARA O ENSINO DE FRAÇÃO: UMA CONSTRUÇÃO A PARTIR DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
-
Plataforma Khan Academy e o ensino de Matemática: o que dizem as pesquisas
-
Política de preservação de documentos digitais: análise da estruturação e proposta de um procedimento operacional
-
Políticas Públicas e Gestão Educacional
-
Possibilidade de letramento matemático para estudantes que estão finalizando o ensino fundamental utilizando estratégias de aprendizagem ativa
-
Possibilidades e Desafios de um Programa de Alfabetização Científica e Tecnológica em Ciências, em uma Comunidade de Artesãs
-
Potencialidade e limites do projeto pedagógico da escola de tempo integral
-
Potencialidades da Aprendizagem Significativa por meio das Tendências Metodológicas em Educação Matemática: possíveis caminhos para o ensino e aprendizagem de matemática no 6o. ano do Ensino Fundamental
-
Prescila Daga Moreira Sgarioni
-
PROBLEM-BASED LEARNING E ENSINO A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO ENSINO SUPERIOR
-
Problemas geradores de discussões: uma proposta para a disciplina de física nos cursos de engenharia
-
PROBLEMATIZAÇÃO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO: rastros de práticas pedagógicas da matemática escolar
-
Processo da criação de termos em libra na Engenharia de Produção
-
Processos de vir a ser professor de Ciências: uma pesquisa autobiográfica
-
PRODUÇÃO ACADÊMICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: COMPARAÇÃO ENTRE OS DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA E DE UMA CLÁSSICA
-
Prof Dr Adilson Oliveira do Espirito Santo
-
Prof Dr. MARTA MARIA PONTIN DARSIE
-
Prof: Dr: Guilherme Saramago de Oliveira
-
PROFESSOR DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: FORMAÇÃO INICIAL, ESTRUTURA CURRICULAR E EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA
-
Professora Vania Elisabete Schneider e a alquimia de transformar ?lixo? em ciência
-
Professores DE Matemática: trajetória docente e história de vida entrelaçadas
-
Programa Pró-letramento em Matemática: reflexões sobre concepções, crenças e a prática de resol. de problemas de uma professora
-
Projeto de Letramento Matemático: indicadores para docência
-
Projetos de trabalho: uma contribuição para o ensino e aprendizagem de matemática no ensino fundamental
-
Projetos Extraescolares do curso de Educação Intercultural e a educação escolar indígena: um olhar etnomatemático
-
Proposta de Análise Praxeológica de Noções de Química em Documentos Oficiais e Livros Didáticos
-
Proposta de ensino de Zoologia para a Educação de Jovens e Adultos em escolas de Goiânia.
-
Prática docente em química: saberes construídos na ação
-
Práticas pedagógicas de professores de ciências e matemática no atendimento de alunos com deficiência intelectual em escolas no interior do Rio Grande do Sul
-
Pró-letramento em matemática no polo de São Luis/MA: o (inter)dito dos docentes na/da formação contiunuada.
-
Pão e vinho no contexto de estudo do reino Fungi : uma unidade de ensino potencialmente significativa e interdisciplinar
-
Quando dois mais dois são mais que quatro: sucesso de alunos de escola de periferia hoje acadêmicos da Licenciatura em Matemática da UFPEL
-
Quando sei que eu sei? Quando sei que aprendo? Reflexões metacognitivas de estudantes de engenharia sobre Física
-
Que potência há em (re)existir? Movimentos com/para/e uso de tecnologias digitais e (des)formação de professores, matemáticas, saberes, fazeres, vidas, e...
-
Rafael Soares Silva
-
Reconstrução do conhecimento dos alunos sobre Ecossistemas por meio de Unidade de Aprendizagem.
-
Recursos educacionais abertos (REA) no ensino de ciências: um panorama nacional das produções científicas no período de 2010-2020
-
Refletir no silêncio: um estudo das aprendizagens na resolução de problemas aditivos com alunos surdos e pesquisadore ouvintes
-
Reflexões neurocognitivas no desenvolvimento das noções de sólidos geométricos no 7º ano do ensino fundamental
-
Reflexões sobre a formação do professor de matemática: investigando a prática de ensino no curso de licenciatura da UFPA
-
Reflexões sobre a resiliência e possíveis dificuldades relacionadas ao ensino aprendizagem da matemática
-
Reflexões sobre o estágio docente em tempo de ensino remoto: uma experiência com ensino de Matemática na Educação Básica
-
Regra de Três: prática escolar de modelagem matemática
-
Relações entre Motivação e Aprendizagem no Ensino de Química
-
Renata Paixão Corôa
-
REPENSANDO O FAZER PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS:PARTICIPAÇÃO ATIVATIVA DO ALUNO
-
Repercussões de um projeto de monitoria em um laboratório de informática para a formação dos monitores
-
REPRESENTAÇÕES DOS NEGROS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS, EM ITAPIÚNA (CE): ENSINO FUNDAMENTAL (6° AO 9° ANO)
-
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO: UMA ANÁLISE DAS REPERCUSSÕES DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA
-
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MULTIPLICATIVOS E SUA COMPLEXIDADE DO PONTO DE VISTA DA LEITURA.
-
Ressignificando a história ambiental e cultural de Suruí (Magé) através de educadoras populares locais e sua ancestralidade: contando outras histórias no Ensino de Ciências
-
Ricardo Shitsuka
-
Rodrigo Itaboray Frade
-
Role-Playing Game no ensino de física: explorando a evolução do conceito de inércia por meio da imaginação e interpretação
-
Ronaldo Goncalves Pires
-
Rosimari Aparecida Viveiro Ruy
-
RUÃ?DOS E SIGNIFICAÃ?Ã?O NO ENSINO
-
Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira
-
Saberes Ambientais e Estações do Ano
-
Saberes construídos pelos professores de matemática em sua prática docente na Educação de Jovens e Adultos
-
Saberes produzidos na ação de ensinar matemática na EJA: Contribuições para o debate sobre a formação inicial de Professores de Matemática na UFPA
-
SALA DE AULA INVERTIDA E INDICADORES DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO JMA 2020
-
SENTIDOS DA DOCÊNCIA EXPRESSOS POR PROFESSORAS DE CIÊNCIAS EM CARTAS PARA SEUS ALUNOS
-
Sentidos e Significados Atribuídos à Formação Docente Inicial: um estudo das Manifestações de Professores e Licenciandos do Curso de Licenciatura em Matemática
-
Sentimentos de semelhança: poéticas de interconexões em arte e matemática
-
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS COM ENFOQUE NA HISTÓRIA DA QUÍMICA PARA A MODALIDADE EJA
-
SEQUÊNCIAS E SÉRIES: UMA ABORDAGEM MAIS APROFUNDADA PARA O ENSINO MÉDIO
-
Sifonapteros da Colecao Ufmg: Sistematica, Relacoes Estruturais, Adaptativas e Entre Hospedeiro/Parasito.
-
Significados no Ensino de Química: uma perspectiva wittgensteiniana
-
Silmara Rodrigues Domingues
-
Silmara Sartoreto de Oliveira
-
Sistemas de numeração e pinturas corporais Javaé: a Etnomatemática por uma relação dialógica entre cultura e educação escolar
-
Sobre as invisibilidades: a mulher cientista em filmes de comédia utilizados no ensino de Deontologia Farmacêutica
-
Temas sociocientíficos na formação inicial e as contribuições da interdisciplinaridade
-
TENDÊNCIAS EM PESQUISAS NA APROXIMAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL AO ENSINO DE CIÊNCIAS
-
Tensões nos Discursos dos Alunos Durante a Realização das Atividades Experimentais no Ensino de Física
-
Teorema Chinês dos Restos e Aplicações
-
TEORIA DOS NÚMEROS: PRATICANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS OLÍMPICOS DANIEL
-
Tereziinha Valim Oliver Gonçalves
-
Thiago Araújo da Silveira
-
THOMAZ EDSON VELOSO DA SILVA
-
Tiago Pontes Leite
-
Tiago Pulce Bertelli
-
TIC como ferramenta cultural no ensino superior em química
-
Ticiana de Sousa Lima
-
Transposição didática:o conceito de som nos cursos de Arquitetura e Urbanismo de Campo Grande - Mato Grosso do Sul
-
Tânia Cristina Baptista Cabral
-
Um estado do conhecimento sobre estereótipo de gênero e invisibilidade feminina na Educação em Ciências
-
Um estudo acerca da potencialidade significativa de um material de ensino sobre circunferência e círculo
-
Um estudo de caso sobre a compreensão de conceitos quimicos mediante visualização de representação computacionais 3D utilizando o referencial de campos conceituais
-
UM ESTUDO DOS SABERES MATEMÁTICOS DA CULTURA LEITEIRA SOB A ÓTICA DA ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
-
Um estudo sobre as provas e demonstrações na licenciatura em matemática : articulações entre os níveis de pensamento geométrico de Van Hiele e os tipos de prova de Balacheff
-
Um material paradidático em formato digital para problematizar ideias sobre variações locais da temperatura superficial da Terra ao longo do dia
-
Um Olhar sobre a Prática Docente no Ensino Médio Integrado em uma Unidade da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em Pernambuco.
-
Um Olhar sobre as Concepções de Ciências e de Ciências de Alunos-concluintes de Química
-
Um olhar sobre as concepções de Ciências e de Ensino de Ciências em alunos concluintes de Química
-
UM ORGANIZADOR PRÉVIO SOBRE FUNÇÃO AFIM: A POLUIÇÃO DE CO2 POR RECURSOS ENERGÉTICOS
-
Uma Abordagem de Ensino dos Números Reais
-
UMA CARACTERIZAÇÃO SOBRE APROPRIAÇÃO DO METODO INTUITIVO DE CALKINS PARA SABERES ARITMÉTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO EM REVISTAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS (1891-1931)
-
UMA PROPOSTA DE RECURSO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE CAMPO MAGNÉTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
Uma proposta metodológica para o ensino de geometria fractal em sala de aula na educação básica
-
Uma proposta STEAM: Tomografia Computadorizada
-
Uma reflexão sobre as diferentes abordagens pedagógicas e a finalidade das atividades experimentais no campo do Ensino de Ciências da Natureza
-
Unidade de Aprendizagem e a (re)construção de conceitos científicos por alunos da Educação de Jovens e Adultos
-
Usando Mapas Conceituais para uma Aprendizagem Significativa de Geometria
-
Uso de temas do cotidiano: Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
-
Vinícius Paulo de Freitas
-
Vinícius Vendrusculo
-
Wilson de Jesus Masola