Ensino de Filosofia
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA E SUAS DOBRAS: UMA GENEALOGIA DA FORMAÇÃO FILOSÓFICA NA UFSM
-
"Invocação às Musas..." A expansão doimaginário através da arte de contar histórias: uma proposta de intervenção para o ensino de filosofia
-
-Longe dos olhos, longe da alma-: quando a indiferença ou a rejeição tornam-se agentes da morte social ou física do outro
-
A ?INVERSÃO DE VALORES? ? APORTE TEÓRICO-FILOSÓFICO PARA SE PENSAR O DESINTERESSE PELA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: as memórias experienciais para constituição do Self
-
A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A PARTIR DO USO DE TEXTOS FILOSÓFICOS NAS AULAS DE FILOSOFIA NAS SÉRIES FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
A arte narrativa como experiência do ensino de Filosofia no nível médio.
-
A avaliação em filosofia na perspectiva da igualdade e da emancipação: ?Vontade?, ?Atenção? e ?Busca?
-
A BNCC e a diluição do ensino de Filosofia no contexto do fortalecimento da neoliberalismo brasileiro
-
A carta sobre a felicidade como recurso didático ao Ensino de Filosofia
-
A cartografia como método de pesquisa filosófica: o filósofo-cartógrafo mapeando territórios, acompanhando processos e criando procedimentos de pesquisa
-
A CONCEPÇÃO DE ÉTICA NOS DIÁLOGOS PLATÔNICOS: UMA EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II
-
A criança fala: o desenho como fonte de escuta e produção artística sobre as brincadeiras preferidas no cotidiano da educação infantil
-
A crise da política e da condição humana diante dos regimes totalitários
-
A dialogicidade no ensino de filosofia: a ressignificação do diálogo pedagógico pela lógica
-
A educação em Sêneca: Os "exemplos éticos motivacionais" no exercício diário do docente como "terapia" no enfrentamento às adversidades
-
A emergência do livro didático de Filosofia no período de 1980 a 1990
-
A escola de massa e o eterno retorno do mesmo no ensino de filosofia no Brasil
-
A ESCUTA DISCENTE SOBRE DA PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO DE FILOSOFIA: um estudo fenomenológico nos cursos integrados do campus Bragança do IFPA
-
A Extração de problemas de uma pedagogia do conceito
-
A fenomenologia do ensino de filosofia como hermenêutica da sala de aula.
-
A FILOSOFIA ACUADA: BREVES INDAGAÇÕES SOBRE VIDA E MORTE NO ENSINO DE FILOSOFIA
-
A filosofia enquanto experiência do pensar no ensino médio: o processo de ensino e aprendizagem no discurso filosófico da série de televisão Merlí
-
A Filosofia no Ensino Médio e suas Representações Sociais
-
A imagem do pensamento e o ensino de filosofia
-
a infância de ensinar e aprender: inventando com e como criança a arte de ser professor
-
A interdisciplinaridade entre o Ensino de Filosofia e as Artes na Residência Pedagógica
-
A LAICIDADE NO BRASIL A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO DE 1988 E A EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL: desafios para a constituição dos processos educativos com vistas ao respeito a diversidade da identidade do ser humano.
-
A Leitura de Textos e a Produção de Fanzines como Mediações da Formação pelo Conceito no Ensino de Filosofia
-
A LINGUAGEM FILOSÓFICA E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO EM AULAS DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
-
A MEMÓRIA SOCIAL E EXPERIENCIAL DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE E SUA APLICABILIDADE PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ RUFINO NA CIDADE DE ANGICOS ? RN
-
A motivação de alunos para a disciplina de Filosofia no Ensino Médio
-
A PEDAGOGIA DO CONCEITO, COMO POLÍTICA EMANCIPATÓRIA DO TÉCNICO TRABALHADOR, NO ENSINO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.
-
A prática da disciplina de filosofia no ensino médio: o pensar filosófico como possibilidade de ?fuga da caverna?.
-
A prática da filosofia na escola e a constituição da subjetividade
-
A Questão do Método em Descartes: abordagem metodológica para o ensino de Filosofia no nível médio.
-
A relação de autonomia e poder do professor de filosofia no processo de formação escolar: uma leitura foucaultiana.
-
A ÉTICA E A POLÍTICA EM G. H. MEAD EXPERIENCIADAS NO ENSINO DE FILOSOFIA: A INTERSUBJETIVIDADE, A REFLEXIVIDADE NA POLITIZAÇÃO DO SUJEITO E CONSTITUIÇÃO DO SELF
-
Ada Beatriz Gallicchio Kroef
-
Adauto Lopes da Silva Filho
-
Adelar Conceição dos Santos
-
Adilton Luís Martins
-
Adriana Delbó Lopes
-
Adriana Mattar Maamari
-
Alessandro Rodrigues dos Santos
-
Alessandro Rodrigues Pimenta
-
Alexandre José Hahn
-
Alexandre Zaslavsky
-
Alexandrina Paiva da Rocha
-
Alguns apontamentos sobre o processo de formação pedagógica na área da filosofia e sua decorrente produção de pesquisa e conhecimento
-
Aline Eduardo Machado
-
Aline Matos da Rocha
-
Ana Claudia Pacheco de Andrade
-
Ana Cristina Oliveira Muniz
-
Ana Selva Castelo Branco Albinati
-
Anacleto Rodrigues da Silva
-
Anderson de Souza Zanetti da Silva
-
Andrea Rangel Ribeiro
-
André de Paula Maia
-
André Luis La Salvia
-
André Santiago Baldan
-
Andréa Monteiro Uglar
-
Angela Zamora Guimaraes Cilento
-
Antonio Glaudenir Brasil Maia
-
Antonio Júlio Garcia Freire
-
Antonio Tadeu Campos de Bairros
-
ANTROPOFAGIA E ENSINO DE FILOSOFIA AFRICANA E AFROBRASILEIRA: UMA LENTA DEVORAÇÃO
-
Antônio Edmilson Paschoal
-
Análise da questões de filosofia política no ENEM através de livros didáticos de filosofia do PNLD 2012: uma proposta de intervenção pedagógica
-
Análise de propostas do como ensinar filosofia no Ensino Médio à luz da obra de Alejandro Cerletti ?O ensino de filosofia como problema filosófico?.
-
Análise do panorama de reintrodução da filosofia nas escolas da região metropolitana de Natal
-
Anésio Azevedo Costa Neto
-
Anísia Gonçalves Dias Neta
-
Argumentação e Formação Cidadã: aportes para uma Filosofia do Ensino de Filosofia
-
Aristóteles e Bruce Wayne: uma aula sobre Estética através do filme Batman (1989)
-
Aritmética e conhecimento simbólico: notas sobre o Tractatus Logico-Philosophicus e o ensino de filosofia da matemática
-
As (im) possibilidades do ensino filosofia em um curso preparatório para o vestibular
-
As negociações identitárias do professor de filosofia no Ensino Médio da escola pública no Rio de Janeiro: tempo, experiência e seu lugar na escola
-
ATRAVESSAR UMA QUESTÃO E COMPARTILHAR A ESCRITA
-
Augusto Rodrigues
-
Aurora Baêta Neves Barbé
-
AUTONOMIA E ELABORAÇÃO CONCEITUAL EM KANT E GALLO: uma proposta metodológica de ensino médio com histórias em quadrinhos.
-
Avaliação em Filosofia, a partir da Proposta do Ensino Médio Politécnico
-
Barbara Maria Lucchesi Ramacciotti
-
Borders between Performing Arts and Philosophy
-
Bruna dos Santos Leite
-
Bruno Cardoso de Menezes Bahia
-
Bruno Vignoli Silva
-
Bárbara Romeika Rodrigues Marques
-
Carina Tonieto
-
Carlos Eduardo Moreno Pires
-
Carmelita Brito de Freitas Felicio
-
Carmem Lúcia Eiterer
-
Cecilia Noemi Rearte Terrosa
-
Christian Lindberg Lopes do Nascimento
-
Cinema no Ensino de Filosofia: a Filosofia pensada e sentida na pele
-
Clarice Rosa Machado
-
Cleder Mariano Belieri
-
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA A FILOSOFIA NA ESCOLA: CORRELAÇÕES ENTRE OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO E A PROPOSTA LIPMANIANA DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS
-
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC E A FILOSOFIA A PARTIR DO PENSAMENTO DE MATTHEW LIPMAN
-
Consequências de modelos formativos: entre o moderno e o pós-moderno
-
Contribuições africanas para a filosofia e seu ensino
-
Contribuições da Pedagogia do Conceito para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio.
-
Cristiano Bonneau
-
Currículo e Ensino de Filosofia: uma proposta de ementa contextualizada para o proeja no IFTO, Campus Araguaína-TO
-
Cárcere e Filosofia: de casos históricos a uma consideração atual
-
DA OBLITERAÇÃO AOS VESTÍGIOS DE VIDA: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA FILOSOFIA NA ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS DA BNCC/EM (2018)
-
Daiane Cristina Faust
-
Dalton José Alves
-
Daniel Figueiras Alves
-
Danielle Antunes
-
De Memórias do Feminino ao Ensino de Filosofia Feminista
-
De Memórias do Feminino ao Ensino de Filosofia Feminista
-
Debater para encontrar caminhos: a evolução da presença da filosofia ao longo dos vinte anos do Enem (1998-2018)
-
Debora Klippel Fofano
-
Deivid Junio Moraes
-
DESCOLONIZANDO A SALA DE AULA PARA DESCOLONIZAR O ENSINO DE FILOSOFIA
-
Diorge Vieira Rosa
-
Discursos sobre ensino de Filosofia no currículo do Ensino Médio defesa de um problema, concepção curricular e afirmação de uma prática
-
Discussões e apropriações metodológicas do conceito de transposição didática para o ensino de Filosofia no Ensino Médio
-
Dr. Eduardo Salles de Oliveira Barra
-
Dr. Gabriele Cornelli
-
Dr. Junot Cornélio Matos
-
Dulce Helena Moraes
-
Débora Mariz
-
Ediane Soares Barbosa
-
Edinaldo Costa de Andrade
-
Edna Maria Magalhães do Nascimento
-
Eduardo Cesar Campos Coelho
-
Eduardo Vieira da Cruz
-
Educación del campo y enseñanza de la filosofía intercultural
-
Educação como prática real de liberdade a partir de István Mészáros
-
Educação estética em Marcuse: avaliação em Filosofia para além do textual
-
Educação Filosófica como processo de Libertação
-
Educação para o pensar como política educacional para a educação básica: fundamentos e proposta
-
Elisandra Angrewski
-
Elisete Medianeira Tomazetti
-
Em busca da infância: experiências filosóficas com crianças numa escola pública municipal de São Mateus, ES
-
Em defesa das humanidades na formação: a educação democrática das futuras gerações
-
Ensino de filosofia : uma sequência didática para o Ensino Médio
-
Ensino de Filosofia através do cinema na relação itinerante com estudantes de ensino médio e comunidades locais de Bacabeira-MA
-
Ensino de Filosofia como Vivência Intercultural
-
ENSINO DE FILOSOFIA DESDE A INFÂNCIA: UMA LIÇÃO PARA A CONTEMPORANEIDADE
-
Ensino de Filosofia e a formação de professores e professoras: contribuições de Antônio Gramsci
-
ENSINO DE FILOSOFIA E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
-
Ensino de Filosofia e Descolonização
-
Ensino de filosofia e educação estética
-
Ensino de Filosofia e o Direito a Educação de Mulheres e Meninas
-
ENSINO DE FILOSOFIA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
-
Ensino de Filosofia em risco: considerações conjunturais
-
Ensino de Filosofia no Ensino Médio e Cidadania: uma concepção a partir de Gramsci
-
Ensino de Filosofia, Colonialidade e Eurocentrismo
-
Ensino de Filosofia: problematizando práticas no ensino médio
-
Entre as ações e as palavras: o diálogo entre a filosofia e a literatura
-
ENTRE OS MEUS INTERESSES E OS INTERESSES DO MUNDO: OS PROPÓSITOS DO ENSINO ESCOLAR
-
Ester Maria Dreher Heuser
-
Estudo das Possibilidades de Democratrização do Acesso ao Ensino Superior: o caso do Tocantins
-
ESTÁGIO EM FILOSOFIA E PRÁTICAS DE EXPERIÊNCIA DE SI (DOCENTE)
-
Evandro Carlos Godoy
-
Evandro Oliveira de Brito
-
Experimentações educativas no ensino de filosofia: sub-versões das sequências didáticas
-
Experiências pedagógicas, formativas e dialógicas do PIP FILO
-
Fabian Serejo Santana
-
Fabio Pereira Barros
-
Fernanda Carlos Borges
-
Fernando Bonadia de Oliveira
-
Fernando Danner
-
Fernando Farias Ferreira Riça
-
Fernando Rodrigues Montes D'Oca
-
FICÇÃO INTERATIVA EM EDUCAÇÃO COM O TWINE®
-
Filipe Ceppas de Carvalho e Faria
-
Filosofar com a terra ou uma aprendizagem na Educação do Campo,
-
Filosofar com a Terra: Uma Aprendizagem na Educação do Campo
-
Filosofia e (em) cordel: o cordel como suporte ao aprendizado da Filosofia
-
FILOSOFIA E FORMAÇÃO CRÍTICA: PRESSUPOSTOS EM KANT PARA AUTONOMIA ENQUANTO DIREITO SOCIAL E CIDADANIA PARA O ENSINO MÉDIO
-
Filosofia e Leitura: estudo a partir de uma experiência didática em uma escola pública paulistana no período noturno
-
Filosofia na Escola Pública: contribuições à experiência do filosofar em aula
-
Filosofia na escola: a constituição da disciplina a partir das práticas docentes
-
Filosofia nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio e no Enem: lacunas temporais e conceituais
-
Filosofia no Ensino Fundamental II : práticas argumentativas e civilidade
-
Filosofia no Ensino Médio: reflexões a partir de uma experiência filosófica libertadora
-
Filosofia Prática e Epistemologia
-
Filosofia, Cultura e Educação
-
Filosofia, filosofar e ensino de filosofia desde o Brasil: considerações a partir de Júlio Cabrera
-
Filosofia, Linguagem e Conhecimento
-
FILOSOFIAS E GÊNEROS: DESAFIOS PARA ENSINAR A FILOSOFAR
-
Flávio de Oliveira Silva
-
Flávio José de Carvalho
-
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FILOSOFIA: UM ESTUDO SOBRE SUA SITUAÇÃO E PERSPECTIVAS
-
Francisco Cleano Lima Melo
-
Francisco José Porfírio Neto
-
Fábio Camilo Biscalchin
-
Gabriel da Silva Vaccari
-
Gabriel Filipe Santana Lima
-
GAMEFILOSOFAR: uma proposta metodológica mediada pela gamificação como recurso facilitador no processo da aprendizagem para os estudantes de filosofia no ensino médio.
-
Genivaldo de Souza Santos
-
Geovana da Paz Monteiro
-
Geraldo Adriano Emery Pereira
-
Gisele Dalva Secco
-
Giselle Moura Schnorr
-
Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação e Ensino de Filosofia
-
Guilherme Szymanski Ribeiro Gomes
-
Gustavo Neves Coelho
-
Gígi Anne Horbatiuk Sedor
-
Helder Buenos Aires de Carvalho
-
Hildemar de Araújo Bezerra
-
Historia: ensino e pesquisa
-
História da Filosofia no Ensino de Filosofia.
-
História e Estrutura: Considerações sobre o Fazer Filosófico a partir de Alguns Modernos
-
Hélio Inácio Santana
-
Identidade, terceiro excluído e não contradição: notas sobre alguns pressupostos filosóficos do ensino de lógica
-
ILDENILSON MEIRELES BARBOSA
-
Indústria cultural X conceito-imagem em Adorno e Cabrera: uma proposta de intervenção a partir do uso de cinema no ensino de Filosofia
-
Introdução ao Dossiê 'Ensino de Filosofia'
-
Iná de Souza Borges
-
Itinerário docente: ser estudante, ser e atuar como professor formador no curso de filosofia da UFAM.
-
Ivana da Costa Anjos Ribeiro
-
Jair Antônio Krassuski
-
Jeferson Diello Huffermann
-
Joana D'Arc Mesquita Borges
-
Jociéli Dias Jorge
-
Jonathan Porto Galdino do Carmo
-
Jorge Armindo Sell
-
Jorge Quintas
-
Jos¿ Leonardo Annunziato Ruivo
-
José Carlos da Silva
-
José Carlos Mendonça
-
João Altair Soares dos Santos
-
Jucenir Garcia da Rocha
-
Juliana Oliva
-
Juliano Samways Petroski
-
Jéssica Barros Silva
-
Jéssica Erd Ribas
-
Katia Cilene da Silva Santos
-
Kelvlin Ferreira Medeiros
-
Laura Ferreira de Souza
-
Leandro Assis Santos
-
Leandro de Araújo Sardeiro
-
Lecionar filosofia: uma prática em debate
-
Leonardo Luís Costa e Silva Giorno
-
Letícia Maria Passos Corrêa
-
Libras e ensino de Filosofia: a experiência do pensar pelas mãos que falam
-
Linguagem e Texto Filosófico no Ensino Médio: A Posição Político-Pedegagógica de Professores de Filosofia
-
Lipman e os dispositivos legais para a filosofia no Ensino Médio : aproximações
-
Lipman: Filosofia como diálogo investigativo
-
Literatura fantástica e ensino de filosofia: uma proposta para o Ensino Médio
-
Livro didático de filosofia no Brtasil (1980-1990): um estudo sobre proveniências e modos de ensinar filosofia
-
Lucas Rocha Faustino
-
Luciana Maria Azevedo de Almeida
-
Lêda Cassiano Pereira Mascarenhas
-
Magnun Luiz de Oliveira
-
Marcelo de Mello Rangel
-
Marcelo Pimenta Marques/Fernando de Barros Rey Puente
-
Marco Antonio Cardoso
-
Marcos Antonio da Silva
-
Marcos Antonio Lorieri
-
Maria Cristina Theobaldo
-
Maria Dulce Reis
-
Maria Fernanda Alves Garcia Montero
-
Maria Helena Masullo
-
Maria José da Conceição Souza Vidal
-
Maria Olília Serra
-
Mauricio de Novais Reis
-
Mauricio Destefani Filho
-
Mauro Britto Cunha
-
Mauro Rogério de Almeida Vieira
-
Maurício Fernando Bozatski
-
Maurício Silvia Alves
-
Michelle Silvestre Cabral
-
Miguel da Silva Rossetto
-
Ministério Pastoral Metodista no Distrito Eclesiástico de Piracicaba: Um Estudo de Caso sobre a Práxis de Solidariedade no Contexto da Globalização
-
Mitieli Seixas da Silva
-
Márcia de Freitas Cordeiro
-
Márcia Luiza Traskurkemb Funatsu
-
Márcio Divino de Oliveira
-
Márcio Paulo Cenci
-
Nelio Vieira de Melo
-
Nelsi Kistemacher Welter
-
NELSON DE AGUIAR MENEZES NETO A FILOSOFIA COMO GÊNERO DO LÓG
-
Nietzsche e ensino de filosofia:
-
Nietzsche: dos impulsos artísticos à tessitura do filosofar
-
Norma Lúcia Vídero Vieira Santos
-
Núcleo de estudos em Comunicação, Culturas e Sociedades/NECCSOS
-
O ensino de Filosofia no Brasil: aspectos históricos e metodológicos
-
O ALARGAMENTO DA COMPREENSÃO A PARTIR DO CONFLITO DAS INTERPRETAÇÕES: UMA TAREFA PARA A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO À LUZ DE PAUL RICOEUR
-
O ATO DE FILOSOFAR EM UM MUNDO PÓS-PANDEMIA: ISSO É POSSÍVEL?
-
O AUDIOVISUAL COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE FILOSOFIA PARA O ENSINO MÉDIO
-
O CAFÉ FILOSÓFICO: PRÁTICAS FILOSÓFICAS NO ENSINO MÉDIO.
-
O cinema no ensino de filosofia: da sala de aula tradicional à oficina de conceitos.
-
O componente curricular filosofia a partir dos educandos
-
O componente curricular Filosofia e seus professores no Ensino Médio da Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo
-
O conto Pai contra mãe e o filme Quanto vale ou é por quilo?: reflexões filosóficas contra a continuidade do mesmo na educação pública brasileira
-
O DIÁLOGO PLATÔNICO À LUZ DA POÉTICA DE ARISTÓTELES: A prática da escrita literária no ensino de filosofia.
-
O ensino da Filosofia africana: uma abordagem não-ocidental da filosofia nas escolas brasileiras
-
O Ensino de Competências Lógicas para a Formação Cidadã
-
O ensino de Filosofia : um diálogo com a educação interdimensional na formação de um jovem solidário, autônomo e competente
-
O ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DA COLABORAÇÃO WIKI
-
O ensino de filosofia a partir da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas
-
O ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DAS PRÁTICAS POLÍTICAS DA TRANSGRESSÃO
-
O ensino de filosofia africana e a (des)construção de práticas metodológicas
-
O Ensino de Filosofia como problema filosófico, numa perspectiva da sala de aula, como espaço para o cuidado de si
-
O Ensino de Filosofia emancipatório em Jacques Rancière: Uma proposta didático-filosófica para ensinar e aprender Filosofia no ensino médio
-
O Ensino de Filosofia na educação profissional e a pedagogia do conceito: um encontro possível?
-
O Ensino de Filosofia na residência pedagógica: uma experiência com a confecção de jornais filosóficos
-
O ENSINO DE FILOSOFIA NO COLÉGIO MANOEL RIBAS ENTRE OS ANOS 1979 E 1989: DIÁRIOS DE CLASSE E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS
-
O ENSINO DE FILOSOFIA NO CONTEXTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO NOVO ENSINO MÉDIO
-
O Ensino de Filosofia no Estado do Paraná: dilemas e contradições entre ensinar filosofia e ensinar a filosofar na perspectiva da emancipação humana
-
O ensino de filosofia no processo de resistência
-
O ENSINO DE FILOSOFIA NOS ANOS INICIAIS: O DESENVOLVIMENTO E A FORMAÇÃO DA CRIANÇA ? UM ESTUDO NOS 5º ANOS NA ESCOLA UPAON-AÇU
-
O estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia: uma discussão da área a partir de seus autores e autoras
-
O estudo da metodologia elêntica dos diálogos platônicos e a argumentação crítica no Ensino Médio
-
O FILOSOFAR COMO DELINEADOR DA AÇÃO EDUCATIVA: A POSSIBILIDADE DE UMA CONSTRUÇÃO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DO FILOSOFAR
-
O FILOSOFAR COMO EXPERIÊNCIA EDUCATIVA: Construir a autonomia a partir da perspectiva kantiana
-
O IMPERATIVO CATEGÓRICO KANTIANO E SUA APLICABILIDADE EM SALA DE AULA
-
O INTERACIONISMO SIMBÓLICO E EDUCAÇÃO LIBERTADORA: UM DIÁLOGO ENTRE MEAD E PAULO FREIRE
-
O MESTRE IGNORANTE DE JACQUES RANCIÈRE: UM CAMINHO PARA APRENDIZAGEM DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO?
-
O método de discutir e explicar do filósofo Xun: contribuições para a escrita filosófica desde um ponto de partida chinês.
-
O Nascimento da Filosofia: discussão sobre a hipótese da pluriversalidade
-
O pensamento de Ada Kroef como potência para o Ensino de Filosofia
-
O planejamento do ensino de Filosofia no ensino médio: uma proposta de formação humana que articula educação, sujeito e história
-
O Projeto ?Filosofia do Nariz: investigando através do riso' no CEGTI Rachel de Queiroz
-
O PROJETO DO CURSO DE FILOSOFIA DA UEPB: O QUE DIZEM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA CAPES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
-
O que pensamos nós, formadores/as de professores/as, sobre formação docente em Filosofia?
-
O que pode o cinema no ensino de filosofia?
-
O uso do cinema em aulas de filosofia: a aprendizagem de conceitos através de filmes
-
OLHARES, VOZES, CORPOS E ENSINOS DE FILOSOFIAS
-
Os manuais, compêndios e livros didáticos na história do Ensino de Filosofia no Brasil
-
Os sentidos da prática: o que fazemos quando dizemos que filosofamos com crianças
-
Ottavio de Azevedo Oliveira Rodrigues
-
Pablo Enrique Abraham Zunino
-
Para uma Experiência Filosófica: Contribuições do Ensino de Filosofia no Ensino Médio Público como Alternativa à Barbárie
-
Patricia de Oliveira Machado
-
Patrícia Del Nero Velasco
-
Paulo Henrique Fernandes Silveira
-
Paulo Sérgio Gomes Soares
-
Pedagogia do Conceito e Pedagogia da Percepção: Filosofia e Cinema na prática de Ensino de Filosofia
-
Pedro Eduardo Andrade Carvalho
-
Pedro Hussak van Velthen Ramos
-
Pensamento crítico e ensino de filosofia : propostas para a argumentação em sala de aula
-
Pensando Bem - Núcleo de Pesquisa em Filosofia e Educação
-
Pensar em Deleuze : violência às faculdades no empirismo transcendental
-
PLANO DE AULA DE FILOSOFIA: GOSTO SE DISCUTE?
-
Poliana Emanuela da Costa
-
Políticas de obliteração do ensino de filosofia: uma narrativa sobre escombros filosóficos
-
Por um ensino de filosofia transgressor
-
Por um ensino menor de Filosofia : contra o modelo hegemônico da originalidade grega
-
Por uma Filosofia (da religião) Criativa: o Problema da Formação Filosófica a partir de uma analogia com a música
-
Possibilidades formativas no PIBID-UFMT : investigando práticas transcriadoras na formação do professor de Filosofia
-
Princesas em pleno século XXI? ? histórias para meninas e mulheres empoderadas
-
Priscilla Tesch Spinelli
-
Priscylla Krone Martins Coratti Sarsano de Godói
-
Prof.ª D.ra Maria Cristina Müller
-
Programa Institucional de Bolsas de Iniciaão à Docência - Filosofia/UFSM: Dispositivos de práticas docentes
-
Proposta de aplicabilidade de critérios da hermenêutica ricoeuriana na interpretação de textos nas aulas de filosofia no ensino médio
-
PRÁTICAS NO ENSINO DE FILOSOFIA: FILOSOFANDO COM A TRADIÇÃO E COM STAR TREK DEEP SPACE NINE NA SALA DE AULA
-
Pós-verdade, fake news e outras drogas
-
Quadrinhosofia: uma proposta metodológica para a classificação conceitual das histórias em quadrinhos quanto à sua abordagem filosófica
-
QUANTAS SOMOS? ONDE ESTAMOS? - UM OLHAR LANÇADO SOBRE A EVOLUÇÃO DA FORMAÇÃO DE FILÓSOFAS GRADUADAS, ENTRE 2000 E 2016, NO BRASIL
-
Rafael da Silva Cortes
-
Raspas e restos de filosofia na BNCC-EM: trampolim para uma ética como experimentação
-
Razão e afeto como meios de conceituação no diálogo entre cinema e filosofia: um desafio contemporâneo para além da sala de aula.
-
Reflexões sobre a 'Tutoria Leitura Filosófica': uma expressão de autonomia
-
Reflexões sobre o ensino de Filosofia: análise do cinema como recurso didático
-
Regis Clemente da Costa
-
Relação de Gênero nos Livros Didáticos de Filosofia
-
Review of La enseñanza de filosofía como problema filosófico (by Alejandro Cerletti)
-
Rhuan Francisco Ferreira Torres
-
Rita de Cassia Sant´ Anna de Athayde Gonçalves
-
Roberta Liana Damasceno Costa
-
Roberto Charles Feitosa de Oliveira
-
Roberto Robinson Bezerra Catunda
-
ROBERTO RONDON
-
Robson Pereira Calça
-
Rodrigo Barboza dos Santos
-
Rodrigo Marcos de Jesus
-
Rogério Alessandro de Mello Basali
-
Role playing game: uma ferramenta pedagógica para ensinar e aprender filosofia no ensino médio
-
ROLE PLAYING GAME: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ENSINAR FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
-
Ronai Pires da Rocha
-
Rosana Aparecida Fernandes
-
Rosario Rossano Pecoraro
-
Rui Valese
-
Róbson da Rosa Barcelos
-
Saberes da docência do professor de filosofia no nível médio
-
Saberes Indígenas no Ensino De Filosofia: uma Vivência Intercultural
-
Saulo Eduardo Ribeiro
-
Saulo Henrique Souza Santos
-
Saulo Moraes de Assis
-
SENTIDOS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO CURRÍCULO PARA O ENSINO MÉDIO NO PERÍODO DE 2009 A 2019
-
Sergio Schweder
-
SOBRE A NATUREZA IMAGÉTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA
-
Sonielson Luciano de Sousa
-
Subjetividade, verdade e a problematização ética da docência em filosofia na contemporaneidade
-
Suzano de Aquino Guimaraes
-
Tarciano Silva Batista
-
Tatiana de Mello Ribeiro
-
Thiago Vasconcelos Marques
-
Tiago Luís Teixeira de Oliveira
-
Trajetória da presença-ausência do ensino de Filosofia nas reformas educacionais desde os portugueses aos tempos hodiernos.
-
Uma análise do Ensino de Filosofia no Ensino Fundamental a partir do pensamento de Alasdair MacIntyre: uma experiencia de intervenção na ETI Monsenhor Pedro Pereira Piagem
-
Uma experiência de combate ao racismo estrutural a partir da construção do mosaico virtual da Consciência Negra
-
Uma reflexão a partir de Nietzsche sobre a intolerância de gênero no espaço escolar
-
Valcicléia Pereira da Costa
-
valor da desinformação no contexto do capital informação
-
Valter Ferreira Rodrigues
-
Valéria Cristina Lopes Wilke
-
Vicente Thiago Freire Brazil
-
Webert Ribeiro de Oliveira
-
William Coêlho de Oliveira
-
William Saraiva Borges
-
Zika Vírus e Itinerários Terapêuticos: os impactos da pós-epidemia no Estado do Rio Grande do Norte
-
Zoêmia Nubia Sampaio de Souza
-
À guisa da Filosofia no Ensino Fundamental, Anos Finais: da argumentação à civilidade
-
Ânderson Augusto dos Anjos
-
Ítalo Leandro da Silva