Publicações no BrCris
 

Dr. Doris Pires Vargas Bolzan

Pedagoga pela UFRGS (1986), Especialista em Psicopedagogia Terapêutica pelo Centro de Estudos Médicos e Psicopedagógicos de Porto Alegre (1989), Mestrado em Educação (1995) e Doutorado em Educação (2001) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Foi professora do Colégio de Aplicação da UFRGS (1982-1993), atuando como alfabetizadora e Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi lotada provisoriamente no Núcleo de Desenvolvimento Infantil-NDI do CE/UFSM e professora colaboradora do Departamento de Metodologia do Ensino no período de dezembro 1993 a maio de 1996, quando assumiu como professora permanente deste mesmo departamento. Professora dos Programas de Pós-graduação em Educação(desde 2003) e Políticas Públicas e Gestão Educacional(desde 2015). Coordenadora substituta do PPG em Educação do CE/UFSM, no período de 2005 a 2007. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação/Mestrado e Doutorado, no período de 2007-2009. Coordenadora substituta pró-tempore do PPGE, de 01 a 07/2014; membro do colegiado do PPGE de 09/2005 a 06/2014, retomando a função a partir de 04/2017. Representou o Centro de Educação no Conselho Editorial da Editora da Universidade (05/2010 até 07/2014). Membro do conselho consultivo de diversas revistas brasileiras e internacionais e parecerista ad hoc. Editora da Revista POLED de 09/2014 a 09/2018. Editora-chefe da Revista Educação(UFSM) de 05/2014 a 01/2017, editora de seção na revista Educação(UFSM (2017a 2021). É do comitê editorial da revista POLED e parecerista ad doc de vários periódicos nacionais e da América Latina. Representou a UFSM como Presidente do Conselho Municipal de Educação de Santa Maria/RS de 06/2015 a 06/2016. Foi membro do Conselho Municipal de Educação nos períodos de 2009 a 2012 e 2014 a 2017. Representa a UFSM, desde 2012, nos programas de Políticas Educativas e Políticas Linguísticas-NEPI/AUGM; coordenou o Programa de Políticas Educativas/NEPI/AUGM de 09/2014 a 09/2018. Atua na linha de Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, tendo como foco de Pesquisa a formação docente na educação básica e superior. Membro permanente do Comitê Institucional de Iniciação Científica da UFSM (2010 até o momento) e representante de área neste mesmo comitê. Presidente da Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Educação da UFSM de 2010 a 2014. Membro do Núcleo Docente estruturante do Curso de Pedagogia diurno de 2011 a 2015. Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia de 2000 a 2004 e 2014 a 2015. Formadora do Pacto Nacional pela alfabetização da Idade Certa, realizando assessoria pedagógica às redes de ensino municipais e estaduais no que se refere à leitura e à escrita no contexto escolarizado (2013-2015). Temáticas de estudo: formação permanente de professores, aprendizagem docente, conhecimento pedagógico compartilhado, leitura e escrita em diferentes níveis de ensino, cultura escrita na infância e na EJA, alfabetização, pedagogia universitária, gestão educacional entre os principais temas no campo da formação para a docência. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: educação básica e superior (GPFOPE 2002) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Trajetória de Formação (GTFORMA 2002) e do Grupo de Pesquisa Práticas e Formação para docência: educação básica e superior (GPDOC-2015). Membro da Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior (RIES- desde 2005) e associada ao LASA-Latin American Studies Association. Membro do Núcleo Interinstitucional de Estudos sobre a Infância (PUCRS- desde 2011), ligado a ILADEI- Instituto Latinoamericano de Estudios para la Infância e AIDU-Associação Internacional de Docência Universitária (desde 2014). ORCID: http://orcid.org/0000-0002-1704-008X.
graduate at Pedagogia from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), master's at Education from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) and ph.d. at Education from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). He is currently professora adjunta 4 at Universidade Federal de Santa Maria. Has experience in Education, acting on the following subjects: alfabetização, formação de professores, leitura e escrita, formação profissional and construção de conhecimento compartilhado.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •