Ensino e Aprendizagem
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Concepções de professores da rede pública de ensino sobre dificuldades de aprendizagem no contexto escolar"
-
"FORMAÇÃO DE CONCEITOS: promovendo mudanças qualitativas no processo ensino e aprendizagem"
-
?A percepção do professor sobre a alfabetização e letramento no ensino de nove anos?
-
?O Processo de Aprendizagem dos Alunos do Curso Superior Sequencial de Formação Específica?
-
A Aprendizagem da Língua Inglesa Através a partir do Sistema SPOC'S de Ensino
-
A Aprendizagem de Geografia:uma Análise Psicopedagógica
-
A Aprendizagem do Professor Alfabetizador:uma Análise Psicoedagógica
-
A argumentação no Ensino de Geografia
-
A criação e a testagem de atividades - protótipo para o ensino/aprendizagem da interpretação simultânea
-
A disciplina de Pesquisa e Processos Educativos como articuladora da prática e da pesquisa em sala de aula
-
A Educação no Projeto e o Projeto na Educação: um estudo sobre o ensino e a aprendizagem de projeto na arquitetura.
-
A elaboração de sequências didáticas para o ensino de mandarim como língua estrangeira para crianças brasileiras de segundo a quarto ano do ensino fundamental I.
-
A Estimulação Precoce Como Técnica de Atendimento nos Berçários
-
A evolução da aprendizagem significativa da Biomecânica em um contexto de formação inicial de professores de Educação Física
-
A experimentação contextualizada e interdisciplinar evidenciada no livro: "Dialogando Ciência entre sabores, odores e aromas contextualizando os alimentos química e biologicamente" no contexto da escola: uma análise da sua aplicação
-
A fluência representacional na assimilação de conceitos matemáticos na metodologia EPECREL
-
A IMAGEM AURAL E A MEMÓRIA DO DISCURSO MELODICO: PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO
-
A Matemática na constituição de um currículo interado: possibilidades e desafios para o Ensino Médio e Educação Profissional de Jovens e Adultos a
-
A metodologia de ensino com base em competências na proposta SENAI e percepções dos docentes da instituição de Matão, SP
-
A Modelagem Matemática Como Estratégia de Aprendizagem em Cursos de Especialização de Professores
-
A MORAL CIENTÍFICA COMO SUPERAÇÃO DA MORAL TRADICIONAL NA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO EM ANÍSIO TEIXEIRA
-
A motivação na formação para a docencia
-
A píchação: um ato anti-social ou estratégia de comunicação
-
A Química Inscrita nos Espaços Urbanos: uma leitura de embalgens e rótulos
-
A utilização de tecnologias em processos de aprendizagem, treinamento e performance do ator-cantor-bailarino de Teatro Musical
-
Abordagem histórica aliada a recursos diversificados de ensino : uma proposta didática sobre o estudo da formação das cores na óptica
-
Adalberto Fávero
-
Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
-
Adilção Cabrini Beust
-
Afetividade e construção do conhecimento
-
Alana Novais de Azevedo
-
Alexandre Jorge
-
Alfabetização científica em geografia: uma análise da proposta curricular do município de Itaquaquecetuba
-
Alfabetização científica nas Ciências Humanas: o início de um diálogos
-
Aline Gobbi Dutra
-
Aminadabe de Farias Aguiar
-
An Investigation of Washback at English Private Schools in Goiânia-Go, Brazil
-
Ana Angelica Martins Matos
-
Ana Paula Mendes da Silva
-
Ana Rubia Wolf Gomes
-
Analise Psicopedagogica:A Representação de Si de alunos com dificuldades na Leitura e na Escrita
-
Andrei Mayer de Oliveira
-
Andreza Cátia Basso
-
Anelise Grünfeld de Luca
-
Angela Maria Menezes de Almeida
-
Antonia Clara Jorge de Mello
-
Análise conjunta do binômio ensino-aprendizagem da termodinâmica.
-
Análise da Agenda 21 para a educação Ambiental: Recursos Hídricos
-
Análise de similaridades e diferenças no uso de marcadores de reformulação, padrões lexicais e traços de explicitação em obras de Clarice Lispector e suas respectivas traduções para o inglês e italiano
-
ANÁLISE DO PRINCÍPIO DE LE CHATELIER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA
-
Análise Semiótica da Linguagem Matemática por Meio dos Jogos
-
Aparecida Valquíria Pereira da Silva
-
Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas para a Contextualização do Ensino e Promoção da Alfabetização Científica em Geografia: uma experiência Online.
-
Aprendizagem baseada na resolução de problemas: um caminho para a aprendizagem significativa e o pensamento reflexivo no ensino técnico
-
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O CONHECIMENTO PODEROSO: UM ESTUDO POR MEIO DE ATIVIDADES ON-LINE EM TEMPOS DE PANDEMIA
-
Aprendizagem/aquisição de vocabulário em língua estrangeira: uma investigação sobre estratégias de aprendizagem
-
Aquisição da Língua Estrangeira: um estudo empírico sobre estratégias de comunicação
-
As argumentações produzidas por alunos do 8º ano de Ensino Fundamental em atividades de Construções Geométricas
-
AS CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO DOS ALUNOS
-
As Contribuições da Psicopedagogia na Alfabetização de Jovens e Adultos
-
As descobertas da astronomia e da astrofísica à luz da teoria da abstração reflexionante de Jean Piaget
-
As transformações no processo de aprendizagem do professor alfabetizador
-
Autonomia e Autoria durante a Produção de Vídeos realizada por estudantes do Ensino Superior
-
Bem dizer e retorica : um lugar para o sujeito
-
CAMINHOS E DESCAMINHOS COM A SEQUÊNCIA FEDATHI PARA A CONSTRUÇÃO DA EXPERTISE DO DOCENTE FEDATHIANO
-
Características da interação psicoterapêutica entre criança com paralisia cerebral, terapeutas e cavalo em sessões de equoterapia
-
Características Pessoais e Profissionais do Educador para a Saúde que Atua na Área de Educação Sexual
-
Carlos Eduardo Caldas
-
Cid Alonso Manicardi
-
Cleomar Azevedo
-
COMET - Corpus Multilíngue para Ensino e Tradução
-
Comparação entre os efeitos da avaliação por critério e norma no desempenho escolar em matemática
-
Componentes Tácitos e Explícitos do Conhecimento Matemático de Áreas e Medidas
-
CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS: ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO O GEOGEBRA PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Conhecendo as vivencias do acadêmico de enfermagem no cuidado com pacientes graves
-
Considerações osbre o fracasso escolar no olhar da escola e da família
-
Contextualização do ensino de Geografia por meio da aprendizagem baseada na resolução de problemas
-
Continuing education: Some of the main concerns of the teachers participating in the PECPISC Programme
-
Contribuição da Psicopedagogia para a Compreensão da Importância da Percepção Social do Corpo na Aprendizagem
-
Contribuições da teoria histórico-cultural para a metodologia de ensino de Educação Física
-
Criança constituindo-se sujeito na sala de aula : uma fabulosa emergência de complexidades
-
Crianças com Necessidades Educacionais Especiais no Sistema de Ensino:Relato de Inclusão Escolar
-
Cristiane Fernandes de Souza
-
Da ação à operação: o caminho da Aprendizagem: Jean Piaget e Paulo Freire.
-
Da capacitação em Toxicologia, Psicofarmacologia e legislação na formação inicial de professores de Ciências e Biologia para a prevenção educacional ao uso abusivo de substâncias psicoativas.
-
Da Construção do Número à Resolução de Problemas Escritos: O Raciocínio Vertbal da Criança da Primeira Série do Ensino Fundamental
-
DANIEL LIMA DE FARIAS - FAPESP 2013/00976-8
-
Daniela Comassetto Felix
-
David Figueiredo de Almeida
-
Denilse Morais Zambom
-
DESENHO E APLICAÇÃO DE UM MÉTODO DE ANÁLISE DE MAPAS CONCEITUAIS COM O OBJETIVO DE ACOMPANHAR MUDANÇAS NA COMPREEENSÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS SOBRE O TEMA EQUILÍBRIO QUÍMICO
-
Desenvolvimento de uma metodologia para avaliação de mapas conceituais com o auxílio da análise de agrupamentos
-
Didiculdades de Aprendizagem: resposta em um atelier pedagógico
-
Diálogos reflexivos mediados por uma representação imagética de tema Resíduos Sólidos
-
Docência e dificuldade de aprendizagem - tomada de consciência da ação didático-pedagógica
-
Domingos Chorfi
-
DRA MARIA BENEDITA LIMA PARDO
-
Dra. Ana Archangelo
-
Edney Wesley Antunes
-
Edson Sadao Iizuka
-
EDUCAÇÃO E CAMPESINATO: RESISTÊNCIA E TERRITORIALIZAÇÃO DO JOVEM DO CAMPO
-
Elis Maria Cogo
-
Elisandra de Oliveira Casagrande
-
Elvio Carlos da Costa
-
Energia térmica envolvida nas transformações químicas endotérmicas e exotérmicas- idéias de um grupo de estudantes de ensino médioEnergia térmica envolvida nas transformações químicas endotérmicas e exotérmicas- idéias de um grupo de estudantes de ensino
-
Ensino e Aprendizagem da trigonometria: novas perspectivas da educação matemática
-
Ensino e aprendizagem do conceito de derivada e suas relações com fenômenos físicos: uma revisão da literatura no caso de um curso de engenharia
-
Ensino-aprendizagem na Educação Infantil parea crianças em situação social de pobreza: uma intervenção pedagógico-didática com a abordagem histórico-cultural
-
Erivan Elias Silva de Almeida
-
ESTUDO CRÍTICO SOBRE O USO DE FERRAMENTAS DE MODELAGENS TRIDIMENSIONAIS DE INFORMAÇÕES DIGITAIS BIM NO ENSINO CONTEMPORÂNEO DA ARQUITETURA.
-
Estudos sobre a metodologia da problematização na área da saúde e possibilidade de aplicação em Curso Técnico de Enfermagem
-
Everton Lacerda Jacinto
-
Explicações de estudantes do ensino médio sobre o murchar de uma folha de alface quando é temperada: evidências de mudança de teoria-em-uso
-
Fabiane Cristina Hopner Noguti
-
Fernando Rodrigues de Oliveira
-
Filmes Cinematográficos como organizadores prévios para uma aprendizagem matemática significativa
-
Flavio Antonio Maximiano
-
Francinete Braga Santos
-
Fundamentos dos processos pedagógicos e neuropedagogia: um diálogo possível e necessário
-
Gabriel Souza Germann da Silva
-
Gabriela e os filhos de Calvino: uma leitura da versão de "Gabriela, Cravo e Canela" em língua inglesa
-
Gabriela Maia Fischer
-
Geografia, História da Educação, Ciências, Imagens e Mídias em Contexto Educacional - GHIMCE
-
Gilvana Aparecida Bonella
-
Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Matemática Aplicada (GPEMMA)
-
Grupo de Pesquisas Literárias e Linguísticas em Educação
-
GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: LEVANTAMENTO DOS ESTUDOS PUBLICADOS EM REVISTAS ESPECIALIZADAS (2008-2018)
-
Gênesis Guimarães Soares
-
Interação com Jogos Digitais de Matemática no Ensino Médio: um estudo de caso envolvendo o tópico de área
-
INTERFACES ENTRE DESENHO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL.
-
Internet: Novas perspectivas no ensino/aprendizagem de Francês Língua Estrangeira
-
Investigação de um processo de ensino e aprendizagem de Atuação Através da Canção no ensino superior brasileiro
-
Ionaria Guerra de Araújo
-
Isabel Cristina Guedes Piccoli
-
Jackson Carlos da Silva
-
Jailma Maria Pimentel Barbosa
-
Janeide Medrado Ferreira
-
Janete Aparecida Partelli Ruzza
-
Janethe Patricia Acuña Escalera
-
Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba
-
Kátia Silene Ferreira de Mello Paiva
-
Laercia Maria Bertulina de Medeiros
-
Lara Vieira Leite
-
Larissa Ferreira de Souza
-
Leandro Vitoriano da Silva
-
Leitura e escrita na perspectiva dos gêneros dicursivos: construção de um percurso significativo por meio de um conto de assombração
-
Letícia Vidigal
-
Linguagem e Compreensão de Conceitos de Fisica:uma Análise Psicopedagógica
-
Linguagem e Compreensão de Conceitos de Física
-
LINGUAGEM QUÍMICA: implicações na utilização de analogias/metáforas
-
Lise Virginia Vieira de Azevedo
-
Luana Garbin
-
Luciene Santoro
-
Luiz Tadeu Paes de Almeida
-
Luzani Cardoso Barros
-
Léa Teresinha Guerra
-
Líria Romero Dutra
-
Marcos Antonio dos Santos
-
Marcos da Silva Félix
-
Maria Aparecida Costa Oliveira
-
Maria Betânia de Oliveira Garcia
-
Maria Cherubina de Lima Alves
-
Maria Eliza Miranda
-
Maria Jose Lourencao Briguenti
-
Mariana Cacilda Almeida de Araújo
-
Marilene Batista da Cruz Nascimento
-
Marinês Avila de Chaves Kaviatkovski
-
Mauren Porciúncula Moreira da Silva
-
Metamorfose e utopia, a identidade do professor de educação física que busca a emancipação humana
-
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: análise de dissertações e teses na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
-
Metáforas do "Macbeth" na tradução de Arthur de Salles
-
Microcomputador e Criatividade em Leitura e Escrita no Ensino Fundamental
-
Mobilizando histórias na formação inicial de educadores matemáticos: memórias, práticas sociais e jogos discursivos
-
Márcia Cândida Teixeira Gozzi
-
Márcia Lúcia Rieth Uber
-
Natanaildo Barbosa Fernandes
-
Niura Maria Fontana
-
No fio do equilibrista : professor de teatro e construção do conhecimento
-
NOMENCLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA (NGB) NA ESTEIRA DA HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS
-
Núcleo de Estudos em Toxicologia e Saúde - NETS
-
O ajustamento do pensamento em uma sociedade de alto desenvolvimento tecnológico: o computador no ensino
-
O CONTRATO DIDÁTICO NA UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM: UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NUM AMBIENTE VIRTUAL
-
O Desenvolvimento Vocal do Adolescente e suas Implicações no coro Juvenil a capela
-
O ensino da matemática no ensino fundamental: uma análise semiótica.
-
O ensino e a aprendizagem do conceito de evoluçao biológica no quaotidiano de sala de aula
-
O ENTENDIMENTO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE SISTEMA DE REFÊNCIA E MOVIMENTO RELATIVO
-
O espaço Psicopedagógico na escola e o processo de alfabetização
-
O pensar matemático e as tecnologias da informação e comunicação: desafios ou oportunidades à prática do professor?
-
O PNAIC e as práticas de alfabetização: influxos das ações de formação continuada no aprimoramento profissional de professores alfabetizadores
-
O processo de implementação das políticas educacionais e repercussão nas formas de gestão da escola e no processo de ensino-aprendizagem: o Pacto pela Educação em Goiás
-
O sujeito da aprendizagem na engenharia elétrica: um estudo de caso fundamentado na epistemologia genética
-
O TEMA CORONAVÍRUS NOS PLANOS DE ESTUDOS TUTORADOS DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS DO ESTADO DE MINAS GERAIS
-
O uso da Tecnologia da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem em cursos superiores
-
O uso das ferramentas tecnológicas: simulador e analisador de vídeo no ensino de conceitos de ondulatória: uma proposta para aprendizagem significativa
-
O uso de WebQuests por meio da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: um caminho para a alfabetização científica no ensino técnico profissionalizante
-
Os contextos explorados no ensino da função afim nos livros de matemática do ensino médio
-
Os propósitos de atividades experimentais na visão de alunos e professores
-
OS SIMPSONS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: veículo de construção de valores culturais e éticos?
-
Paola Barbosa Dias
-
Patricia Braun
-
PEDAGOGICAL DOCUMENTATION IN BRAZILIAN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: LITERATURE REVIEW
-
Pedro Egídio Warken
-
Percepção dos alunos quanto à aplicação da Matemática em disciplinas técnicas.
-
PERCEPÇÃO VISUAL E APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA
-
Percurso gramatical brasileiro - Estudo descritivo-analítico de gramáticas produzidas por acadêmicos - \contribuição à história da gramática no Brasil
-
PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DA EXPERIMENTAÇÃO: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO CONTEXTUALIZADA
-
Produção de texto escrito a partir da interpretação de história em quadrinhos: análise com base na teoria da relevância
-
Produção textual em forma de história em quadrinhos (HQ) para verificação de aprendizagem em química, biologia e matemática
-
Prof. Dr. Amadeu José Montagnini Logarezzi
-
Prof. Dr. Carlos Alberto Gohn
-
Prof. Dra. Sílvia Maria Guerra Anastácio
-
Professores de Artes: Formação Continuada e os Reflexos na Sala de Aula
-
Profª. Drª. Rosana Maria Gessinger
-
Proposta de Intervenção psicopedagogica em Centro de Convivência.
-
Proposta de Intervenção Psicopedagogica em EducaçãoEspecial:Programa de Reabilitação Global.
-
Proposta Multidisciplinar de Aprendizagem de Leitura e Escrita:Percepção dos Professores
-
Proposta multidisciplinar de atendimento às dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita: algumas considerações
-
PRÁTICA ARGUMENTATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO A PARTIR DO CONCEITO DE TERRITÓRIO.
-
Prática Pedagógica para o Profissional de Relações Públicas
-
Práticas de Interpretação em Ambientes de Aprendizagem de Física
-
PRÁTICAS INVESTIGATIVAS COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
-
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TROCAS SÓCIO-COGNITIVAS EM EAD: UM ESTUDO DE CASO
-
Que Autor é este?
-
Regiane Machado de Sousa Pinheiro
-
REGINA CÉLIA DE OLIVEIRA
-
Relação entre o professor e o intérprete de Libras no Ensino de Ciências para o aluno surdo: uma relação pedagógica necessária
-
RELAÇÕES POSSÍVEIS: das concepções de ciência às concepções de ensino e aprendizagem de futuros professores de ciências
-
Renata de Souza França Bastos de Almeida
-
Ressignificando a Relação Professor-Aluno:Uma Analise Psicopedagogica
-
Rodrigo Romero Corrêa
-
Rosemary Trabold Nicacio
-
Rotação das Frações: o ensino híbrido na construção de aprendizagens significativas
-
Saberes docentes de professores dos anos iniciais sobre frações
-
SIMETRIA: Fenômeno e Metodologia
-
Sonia Pinto de Oliveira
-
Soraia Abuchaim
-
Texto didático: aspectos formais e compreensão
-
The more the merrier (?): the impact of individual and collaborative strategic planning on performance of an oral task by young learners of English as an L2
-
Theory of developmental teaching in Russia and Brazil: theoretical-conceptual and investigative ussues
-
Tiago Elias Mundim
-
TRABALHOS APRESENTADOS NO XIV EGEM NO EIXO 1 ? ENSINO E APRENDIZAGEM NA E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
-
Trajetória do termo fotossíntese em livros escolares (1900-1990) e em publicações científicas (1945-2012) : uma metodologia de análise para relacionar o saber ensinado ao saber científico
-
Um estudo da produção de nasais e laterais pós-vocálicas na interlíngua inglesa de universitários brasileiros: para uma reflexão pedagógica sobre os conceitos de variação e inteligibilidade dentro do contexto histórico atual do ínglês como língua internacional.
-
Um Estudo Psicopedagogico das emoções e da aprendizagem
-
Um Estudo Psicopedagogico em busca da autoria de Pensamento
-
Um Estudo Quantitativo sobre a Reprovação no Curso Primário
-
Um estudo sobre a práxis dos professores no ensino de ciências
-
Um Projeto de Intervenção Psicopedagógica junto à Familia no Espaço Escolar
-
UMA ANÁLISE GLOTOPOLÍTICA DA CONCEPÇÃO DE LÍNGUA(GEM) NO COMPONENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
-
Uma análise micropolítica do fracasso escolar
-
Uma proposta Etnomatemática: o caso das paneleiras capixabas
-
Uma Reflexão sobre a Crítica da Educação Física.
-
Vanessa Doumid Damasceno
-
Vera Clotilde Vanzetto Garcia
-
Vicente Celestino da Silva
-
Violência Simbólica nas Escolas e Rendimento Escolar
-
Voce quer ser professor? Um estudo sobre o interesse de licenciandos em Pedagogia pela profissão docente
-
Walmir Rodrigues Bello
-
Ética em Assuntos Controvertidos no Ensino de Ciências: atitudes que configuram as controvérsias entre evolucionismo e criacionismo