Educação Tecnológica
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
-As indústrias reclamam técnicos-:
-
: Ambiente computacional e sua influência na aprendizagem, estudo Introdutório
-
A ABORDAGEM DAS DIMENSÕES CIÊNCIA, TECNOLOGIA, CULTURA E TRABALHO DENTRO DO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INOVADOR: UM ESTUDO DE CASO
-
A ABORDAGEM INSTRUMENTAL NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: UMA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
-
A alteridade na ética: Contribuições para a reflexão bioética nas questões dos fundamentos e dos procedimentos
-
A apropriação da cultura tecnológica na formação das redes sociotécnicas: um estudo sobre o Portal da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
-
A Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial em Curitiba: leituras da história sob uma perspectiva gramsciana
-
A Definição do Perfil Profissional do Técnico em Administração: Demandas do Setor Produtivo
-
A Descaracterização Arquitetônica e Urbanística do Conjunto Habitacional Esperança - Análise do Pós-Ocupacional
-
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: A CAMINHO DA UNIVERSIDADE VIRTUAL
-
A educação e o trabalho como fatores de ressocialização de apenados na Colônia Penal Agroindustrial do Paraná
-
A Educação Economico-Financeira na Formação Profissional: Uma Análise Diagnóstico-propositiva.
-
A educação em engenharia numa perspectiva sociotécnica
-
A Educação Física na Escola Técnica Federal de Minas Gerais e a política nacional para a área - diferenças nos discursos?
-
A Educação profissional de nível técnico no Estado de Minas gerais após a LDB 9394/96: Um Estudo Exploratório sobre a Implementação dos Centros de Educaçãó Profissional-CEPs
-
A Educação Profissional e sua concepção no Brasil - uma refelxão
-
A educação profissional no contexto do neodesenvolvimentismo e do neopopulismo: a gênese e a concepção do PRONATEC
-
A Escola Itinerante de Informática da Prefeitura do Recife: instrumento de inclusão digital subalterna ou emancipatória (?)
-
A expressão e a Recepção do Pensamento Analógico/Metafórico Por Meio da Animação Cinematográfica.
-
A fluência em tecnologia da informação entre estudantes de Administração
-
A FORMAÇÃO DO TÉCNICO NA ÁREA PROFISSIONAL DE INDÚSTRIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS DIRETRIZES E REFERENCIAIS CURRICULARES
-
A formação inicial e continuada de trabalhadores de setores das micro e pequenas indústrias de Curitiba: das gravatas que projetam e dos macacões que ensinam.
-
A Formação Profissional Tecnológica na Educação Superior Brasileira
-
A informática educacional e o professor de fisioterapia: estudos sobre a busca e produção de conhecimentos da disciplina no processo de ensino-aprendizagem
-
A inserção de tecnologias de gestão no mundo do trabalho e o estado psicológico do sujeito-trabalhador: estudo de caso numa empresa do setor metal-mecânico.
-
A Integração Tecnológica na Construção de Conhecimentos em Circuitos Elétricos: Um Olhar ao Ambiente da Educação Técnica e de Engenharia
-
A interferência da cultura nos softwares educacionais: o desafio de alertar sobre as práticas discriminatórias.
-
A licenciatura para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidade de uma educação tecnológica na formação do educador
-
A linguagem da internet:entre o dito e o escrito
-
A MEDIAÇÃO DA ESCOLA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DE FUTUROS TRABALHADORES.
-
A metodologia de projetos aliada à instrumentalização do computador
-
A noção de competência construída pelos sujeitos da escola técnica particular: estudo de um caso
-
A OCORRÊNCIA DA LINGUAGEM CIENTÍFICA E DA LINGUAGEM COTIDIANA NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM QUÍMICA
-
A PERMANÊNCIA ESCOLAR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
-
A pesquisa brasileira em robótica pedagógica : um mapeamento sistemático com foco na educação básica
-
A qualificação dos administradores de empresas frente às exigências estabelecidads pelas organizações com inovações tecnológicas e gerenciais.
-
A requalificação do engenheiro do setor metal mecânico: uma necessidade dos novos processos de trabalho.
-
A temática trabalho na educação de jovens e adultos: um estudo de caso de uma sala de aula de uma escola da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte - RME/BH.
-
A Teoria e a Prática no Trabalho dos Eletricistas e Encanadores: Um Estudo Sobre a Apropriação do Conhecimento
-
A trajetória dos programas de educação profissional no Brasil: A inconsistência de modelos pedagógicos de educação tecnológica e a necessiade de financimento.
-
A utilização da Robótica como ferramenta de motivação e formação profissional em Ciências Tecnológicas. Estudo do impacto da realização de torneios de Robótica em eventos em Ciência e Tecnologia.
-
Abandono e permanência escolar na Educação Profissional e Tecnológica: olhares de trabalhadores da educação do Instituto Federal de Santa Catarina
-
Abordagens do lazer e suas inter-relações com o trabalho e a tecnologia na produção acadêmica brasileira na área do lazer
-
Abordagens do lazer e suas inter-relações com o trabalho e a tecnologia na produção acadêmica brasileira na área do lazer
-
Adriana Netto Silva
-
Ailton Vitor Guimarães
-
Alcione Gonçalves
-
Alexandre Cezar de Oliveira Melo
-
Alunos com necessidades educacionais específicas: percepção docente
-
Amanda Barbosa da Silva
-
Amanda Tolomelli Brescia
-
Anair Valênia Martins Dias
-
Analise das concepções de professores sobre amostragem com o uso do software Tinkerplots.
-
André Alexandre Guimarães Couto
-
André Nogueira Silva
-
Análise da noção de competência à luz das concepções de subjetividade e dos modos de racionalidade: a emergência da forma comunicativo- sentrada na pessoa
-
ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E/OU TECNOLÓGICA NO BRASIL
-
Análise de maturidade da gestão do conhecimento em uma tutoria de cursos de graduação a distância
-
Análise de prática educativa configurada por uma metodologia de projetos: diálogo entre a teoria de atividade e a teoria ator rede
-
ANÁLISE DOS MASSIVE ONLINE OPEN COURSES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DA FAMÍLIA DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DO SUS
-
Análise e Modelagem de APL´s para concepção de politicas pública
-
Análises e construções de caracterísiticas fundamentais da atividade pedagógica mediada pela ferramenta webquest
-
Aprendizagem Móvel no Ensino Superior: o uso do Smartphone por alunos do Curso de Pedagogia
-
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM FÍSICA: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PAUTADA NOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM E EM METODOLOGIAS ATIVAS
-
Apropriação das novas tecnologias: concepções de professores de História acerca da Informática Educacional no processo de ensino-aprendizagem
-
Arnaldo Ortiz Clemente
-
As Feiras Tecnológicas enquanto Ambientes não-formais de aprendizagens: uma experiência em educação profissional
-
As Interações entre os atores de um curso de Web Publishing e as conexões entre as oficinas de laboratório e um ambiente telemático de apoio à aprendizagem
-
As políticas e práticas de gestão de recursos humanos: os impactos da política de educação continuada no desempenho organizacional - um estudo de caso da FIAT automóveis
-
As tecnologias no ensino remoto: uma abordagem sobre a contribuição do smartphone nas aulas de Matemática
-
ATIVIDADE DE MODELAGEM E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL
-
Avaliação do desenvolvimento de habilidades técnicas laboratoriais de estudantes da educação profissional técnica de nível médio em química
-
Ações educativas participativas para os atores da reciclagem: uma abordagem CTS
-
Buscando evidências da pós modernidade no interior da fábrica: um estudo de caso
-
Caio César Bitencortt de Freitas
-
Camila Yumi Kashiwakura
-
Carlos Alberto de Jesus
-
Carlos Antônio Barbosa Firmino
-
Carlos Rodrigues Rocha
-
Celeida Maria Manna
-
Charles Artur Santos de Oliveira
-
Ciro Campos Chaves
-
Clarice de Paula Gouveia
-
Claudionor Alves da Santa Rosa
-
Cleiton Geraldo Mendes Miranda
-
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES MATEMÁTICAS NO TRABALHO DE TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E DE ENGENHEIROS DO SETOR INDUSTRIAL
-
CONCEPÇÃO DE ENDODONTISTAS A RESPEITO DE NOVAS TECNOLOGIAS E ENSINO NA ÁREA.
-
Concepções de professores formadores acerca do caráter sociotécnico dos problemas de engenharia
-
CONCEPÇÕES DE TECNOLOGIA E PROGRAMADORES DE SOFTWARE: OS ESTUDOS CTS NA FORMAÇÃO DE TRABALHADORES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
-
Concepções do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Santa Catarina: possibilidades a partir do referencial CTS
-
Concepções metafóricas sobre a gravidez na adolescência
-
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAR HABILIDADES LABORATORIAIS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM QUÍMICA
-
Contribuições do Pensamento Computacional e do Estudo de Aula no Ensino de Ecologia para o Desenvolvimento do Raciocínio e da Lógica em Estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental
-
COREOGRAFIAS DIDÁTICAS E DE META-APRENDIZAGEM INTEGRADAS À APRENDIZAGEM AUTORREGULADA NO ENSINO SUPERIOR
-
Cristiano Gomes do Nascimento
-
Cristine Martins Gomes de Gusmão
-
CULTURA TÉCNICA, SABERES DO TRABALHO E A FORMAÇÃO DO TÉCNOLOGO EM CONSTRUÇÃO CIVIL
-
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA, EXTENSÃO E CULTURA
-
Cursos Tecnológicos: emergência de uma nova regulação.
-
CURVAS CÔNICAS: UMA ANÁLISE DAS ARTICULAÇÕES ENTRE OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO COM O AUXÍLIO DOS CONICS 3D
-
Daiana Zenilda Moreira
-
Daniel Pezzi da Cunha
-
Deise France Moraes Araujo Ferreira
-
Desenvolvimento da habilidade técnica de titulação em um laboratório escolar de química
-
Design, Produção e Uso dos Artefatos: uma Abordagem a Partir da Atividade Humana
-
Diversidade de gênero na Educação Profissional Técnica de Nível Médio: análise do currículo no curso de Produção de Moda do CEFET - MG - Campus V
-
Divulgação científica no Youtube: conhecimento científico em guerra, quem vence a batalha das narrativas?
-
Divulgação Científica no YouTube: percepções de estudantes da Educação Profissional e Tecnológica sobre o uso de vídeos
-
Do domicílio ao canteiro de obras: a inserção da mão de obra feminina na construção civil
-
Dr.ª Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
-
Décio Moreira
-
Ederson Wilcker Figueiredo Leite
-
Edeval Aparecido Zaghetti
-
Edilson Pontarolo
-
Eduardo Araújo da Silva
-
Educação, tecnologias e pandemia
-
EDUCAÇÃO E ARTE NA ERA TECNOLÓGICA: pode a Arte contribuir para a formação do homem da nova sociedade tecnológica?
-
Educação e Práticas da Logística : Um Estudo de Inspiração Etnomatemática
-
Educação e Trabalho: uma porposta educacional pautada em redes sociais aplicada no programa de aprendizagem
-
Educação para a divulgação científica:o professor-pesquisador e a relação comunicação,ciencia e sociedade
-
Educação Profissional e inserção no mundo do trabalho: uma análise dos desafios e possibilidades dos egressos do curso Técnico em Hospedagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano ? Campus Teixeira de Freitas
-
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: DISCUTINDO UMA EPISTEMOLOGIA QUE CONSIDERE O LOCAL
-
Educação, lazer e trabalho: relações estabelecidas no interior de escolas de educação profissional e tecnológica
-
Elisa Sá Britto Castro Alves
-
Emerson Freire
-
Engenharia, Tecnologia e Sociedade: Novas Perspectivas para uma Formação
-
Ensino Agrícola e as Contibuições para a Agricultura Familiar
-
Ensino Agrícola e as Contribuições para a Agricultura Familiar
-
ENSINO E AVALIAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: PROTAGONISMO E AUTOGESTÃO NO ENSINO TÉCNICO
-
Ensino profissionalizante frente às mudanças nas legislações e tecnologias educacionais: o caso da CEDUP em Lages (SC)
-
EQUAÃ?Ã?O CIVILIZATÃ?RIA: GÃ?NESE E ESTRUTURA
-
Erick John Fidelis Costa
-
Escola na fábrica - educação do trabalhador em ambiente de produção industrial
-
Estratégias de ensino e aprendizagem de língua estrangeira na educação a distância via internet
-
ESTRATÉGIAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
-
Estágio Supervisionado em Engenharia: mudança nos aspectos legais e consequências para os futuros engenheiros.
-
Evandro Cantú
-
EVASÃO ESCOLAR EM UMA UNIDADE DESCENTRALIZADA DO CENTRO PAULA SOUZA
-
Eventos de letramento científico promovidos pela interação de jovens e adultos com a leitura e a escrita de textos de ficção científica
-
FACEBOOK
-
Fernando Antonio Corrêa
-
Flavia Barbosa Ferreira de Santana
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO ESTADO DE SÃO PAULO A PARTIR DA LDB DE 1996
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
-
Formação de mão de obra para a indústria audiovisual profissional: uma proposta de uso da tecnologia no ensino-aprendizagem a distância no contexto da indústria audiovisual
-
Formação de professores para a educação profissional técnica de nível médio: proposições para reflexão
-
Formação de professores para Educação Profissional
-
Formação de professores que atuam com escolares em tratamento de saúde: o portfólıo dıgıtal como estratégıa de coaprendızagem e ınteração
-
Formação de trabalhadores em Tecnologia da Informação no sudoeste do Paraná: análise da relação Trabalho, Ciência e Tecnologia
-
Formação pedagógica do professor do ensino técnico: caminhos históricos para um paradigma da complexidade
-
Formulação de Problemas no desenvolvimento de um Jogo Educacional Digital de Matemática
-
Gleidson de Oliveira Souza
-
Griseldes Fredel Boos
-
Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, História da Ciência e Cultura
-
Humanismo e tecnologia no curso de radiologia do CEFET - PR - Unidade de Curitiba
-
Impacto das Reformas do Ensino Médio e Técnico Profissional no Estado do Paraná: A Percepção diferenciada de duas comunidades escolares da região metropolitana de Curitiba
-
Impactos da Organização Curricular por Competências na Educação Profissional no contexto do EnsinoProfissional de Nível Técnico dos Centros Federais de Educação Tecnológica: A experiência do CEFET-MG
-
Implementação da reforma da educação profissional técnica de nível médio, na rede federal de educação tecnológica, a partir do Decreto 5.154 de 2004 - Estudo introdutório
-
Implementação de Ambiente Web para Informação e Interação em um Programa de Pós-Graduação
-
Inclusão Digital Apontamentos de uma Prática Necessária
-
Inclusão sociodigital: um olhar sobre o Proinfo na região metropolitana de Belo Horizonte
-
Inovação Tecnológica na visão dos gestores e usuários de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica do Paraná (IEBT-PR): desafios e perspectivas para a educação tecnológica
-
Institutos Federais e Desenvolvimento Local: o IF Sul de Minas - campus Machado como expressão dos limites e possibilidades da educação profissional e tecnológica na sociedade brasileira contemporânea
-
Integração de tecnologias digitais na prática pedagógica: concepções de professores e de alunos do ensino médio
-
Internet e estudos CTS ( Ciência, Tecnologia e Sociedade), uma oportunidade para a implementação de Museus-Fórum
-
Internet e mídias sociais na divulgação científica: saber (es) e tecnologia(s) na prática de docentes pesquisadores(as) na Educação Profissional e Tecnológica
-
Irlan von Linsingen
-
Ivan Pontelo Cançado
-
Jader Cristiano Magalhaes de Albuquerque
-
JOGO NO SCRATCH COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
-
Jogos digitais e aprendizagem: o jogo Age of Empire III desenvolve idéias e raciocínios históricos de jovens jogadores?
-
João Bosco Laudares
-
Juliana Caroline Dias Pereira
-
Juliana Cordeiro Soares Branco
-
Julio Cesar Nitsch
-
Jussete Rosane Trapp Wittkowski
-
Kali Silene de Lara Dartora
-
Kleber Emmanuel Oliveira Santos
-
La Négociation entre les concepteurs, les objets et le public dans les musées techniques et salons professionnels
-
Larissa Venancio Monks Vieira
-
Laryssa Cristina Castro Gomes
-
Leandro Alves de Souza
-
Leandro Bordin
-
Leonardo Alex dos Santos
-
Letramento científico na educação infantil: um estudo do eixo de trabalho, natureza e sociedade através da metodologia de projetos
-
Licenciaturas em ciências biológicas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnológica de Minas Gerais e o ensino médio integrado
-
Lilian Martins da Motta Dias
-
Liliane Brito de Melo
-
Linguagem: o dito e o implícito nos processos de inclusão/exclusão no contexto do trabalho industrial
-
Linha de transmissão: um recurso didático construído no contexto de uma nova proposta metodológica de ensino
-
Los Desafios de la Educación Tecnológica: Realidad del Distrito Escolar 1, de Tegucigalpa, Honduras
-
Luciana Oliveira De Angelis
-
Mabel Rocha Couto
-
Marcello Ramalho de Mello
-
Marcelo Luiz Lopes Rocha
-
Marco Polo Oliveira da Silva
-
Maria de Fatima da Costa Lippo Acioli
-
Maria Niedja Pereira Martins
-
Maria Rita Neto Sales Oliveira
-
MARILDA APARECIDA BERHRENS
-
Marina Nunes Durães
-
Mario Sergio Cunha Alencastro
-
Mark André Rapôso Gueathouse
-
Marta Santos da Silva Holanda Lobo
-
Matchhmaking Delta do Parnaíba: estratégia de enlace entre fomentadores e projetos de museus comunitários e inovação social.
-
Meurebento - coletivo de fazedores : uma proposta de inserção da cultura maker em escolas públicas municipais de ensino fundamental do Recife
-
Model for an in-service program in computer literacy
-
Modelagem matemática no ensino: compreensão de significados
-
Monique Bezerra da Silva
-
MULHERES EM PROFISSÕES MASCULINAS: Transgressão na divisão sexual do trabalho? Estudo ode caso com frentistas de postos de combustíveis
-
Multidimensional Perspective about Resistors Association in Electric Circuits: Part I - Investigating Non-Scientific Conceptions and Instructional Materials
-
Museu Virtual interativo: perspectivas e possibilidades de apropriação por professores em suas práticas com crianças
-
MÁQUINAS DE VOO DE LEONARDO DA VINCI: ANALOGIAS BIÔNICAS E SUAS POTENCIALIDADES NO PROCESSO CRIATIVO
-
Nara Maria Jaber Martins
-
Nelda Plentz de Oliveira
-
Nelson Baumgratz Ribeiro
-
NEMHE - Núcleo de Estudos de Memória, História e Espaço
-
Nilza Helena de Oliveira
-
Niuza Eugênia do Amaral Lima
-
Novas tecnologias no Ensino Fundamental: uma abordagem investigativa.
-
O ambiente de aprendizagem na educação infantil: tratamento da tecnologia educacional no estudo da natureza e sociedade na metodologia de projetos
-
O Caminho da interdisciplinariedade no Ensino Técnico: a disciplina de Química orgânica no Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis - Unidade Rio de Janeiro
-
O Colégio Polivalente no Pontal Mineiro: Educação Vocacional Pré profissional ou Instituição Modelo da Ditadura Civil Militar?
-
O currículo do curso de engenharia industrial eleétrica - habilitação eletrotécnica, numa instituição de educação tecnológica
-
O Desafio da formação do educador para o ensino fundamental no contexto da Educação Tecnológica
-
O designer como interface nas relações de desenvolvimento em educação a distância com suporte na mídia digital
-
O discurso tecnológico na Educação Tecnológica
-
O ENSINO PROFISSIONAL COMO PROCESSO EDUCACIONAL INTEGRADO À NOVA REALIDADE TECNOLÓGICA
-
O Ensino Técnico na Rede Federal de Educação Tecnológica, Segundo Egressos
-
O Esquema I e sua contribuição para a prática docente no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná
-
O lugar da Educação Profissional e Tecnológica nos projetos político-pedagógicos de Cursos de Pedagogia de instituições públicas federais brasileiras
-
O lugar das tecnologias na Educação Básica: um estado do conhecimento dos Anais do Educere (2008-2019)
-
O papel da construção de modelos na aprendizagem experiencial: um estudo com estudantes de educação profissional e tecnológica
-
O papel da Educação a Distância na Expansão da Educação Profissional no Brasil: diretrizes e práticas da formação dos trabalhadores através da Rede e-Tec
-
O papel da usabilidade no ensino a distância mediado por computador
-
O Programa de Desenvolvimento Profissional da SEE-MG e as Interações entre Professores e novas Tecnologias: um estudo de caso em uma escola referência de São João del Rey.
-
O Programa do Ensino Profissional Marítimo (PREPOM) e a gestão e organização da força de trabalho portuária do porto de Paranaguá
-
O saber docente que orienta a atuação didática de professores de disciplinas técnicas na Educação Pro fi ssional Técnica de Nível Médio
-
O Universo dos Jogos Virtuais como Gerador de Possibilidades para a Educação
-
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
-
O uso das técnicas de educação e treinamento a distância em organizações industriais e comerciais
-
O uso de modelos matemáticos na Engenharia para discussão de questões sócio científicas: variáveis sociais e humanas
-
O uso do software tracker para o ensino de oscilação: uma proposta baseada na aprendizagem significativa / The use of tracker software for teaching oscillation: a proposal based on meaningful learning
-
Objetos Técnicos em processo de transição: do ambiente escolar para o ambiente expositivo
-
Os conceitos de Limite, Derivada e Integral em livros didáticos de Cálculo e na perspectiva de professores de Matemática e de disciplinas específicas em cursos de Engenharia.
-
Os Institutos Federais e o seu Código Técnico
-
Os limites e possibilidades da assistência estudantil diante das demandas apresentadas pelos discentes da EPTNMs limites e possibilidades da assistência estudantil diante das demandas apresentadas pelos discentes da EPTNM
-
Patrick Medeiros de Jesus
-
Patrícia da Silva Leite
-
Paulo Cezar Santos Ventura
-
Perspectivas do Ensino Hispano-Brasileiro abordadas na Educação a Distância
-
Potencialidades Pedagógicas de Objetos Museais fundamentados em Modelagem e Analogia na Educação Tecnológica em Física
-
Processos avaliativos da aprendizagem em Educação a Distância - EaD
-
Profa. Dra. Maria Aparecida da Silva
-
Professor ou profissional de chão de fábrica? A docência nas disciplinas técnicas do Curso Superior de Tecnologia em Produção do Vestuário.
-
PROFESSORES NÔMADES: RE(CONSTRUINDO) TÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CIBERESPAÇO
-
Profª Drª Cassandra Ribeiro Joye
-
Programa de Iniciação Tecnológica/PROCEFET. Proposta de Planejamento e Organização do Ensino a Distância no CEFET-RN
-
Projeto e desenvolvimento de ambientes de ensino técnico
-
Projeto Informática para a Comunidade: uma perspectiva de inclusão digital sob o olhar dos alunos participantes
-
PRÁTICAS PROFISSIONAIS DE PEDAGOGAS JUNTO AOS COORDENADORES DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO NRE DE CURITIBA
-
QUALIDADE EM EaD: UMA ANÁLISE DA PESQUISA CIENTÍFICA NACIONAL
-
QUALIFICAÇÃO PARA A MODERNIZAÇÃO PORTUÁRIA NO PROGRAMA DE ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMO (PREPOM)
-
Raquel Aline Soares de Oliveira Cordeiro
-
REDES SOCIAIS E EDUCAÇÃO: O FACEBOOK E SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
-
REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E ESCOLARIDADE: CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS NOVOS PERFIS PROFISSIONAIS NO SETOR SECUNDÁRIO DA ECONOMIA
-
Renée Aparecida Silveira Ferreira
-
Representações Sociais sobre o Ensino da Matemática e suas relações com o IDEB
-
Revisitando os construtos de Paulo Freire para o enfrentamento da docência na crise causada pela pandemia
-
Roberto Mariano de Araujo Filho
-
Romulo da Silva
-
Rosania Hobolt
-
Roseli Fornaza
-
Sandra Rotmeister Delgado
-
Secondary Teacher Perceptions of Instruction in Vocational/Technical Education
-
Sergio Foletto
-
Shirley Doweslei Bernardes Borja
-
Silvio Carlos Coelho
-
Simbologia Algébrica: A questão do "X" sob o olhar de estudantes de um curso Pró-Técnico
-
Simone Aparecida Rocha
-
SIMsustentabilidade: um jogo digital de estratégia para educação ambiental
-
Sistemas automáticos de aquisição e tratamento de dados em atividades práticas de Física: um estudo de dois casos na Iniciação Científica Júnior.
-
Solange Mainardi de Souza
-
Sílvia Fonseca Ferreira
-
Tamires Nogueira de Queiroz
-
Tania Regina Schoeninger Rauen
-
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O PERFIL VIRTUAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO
-
Tecnologias de Informação enquanto Tecnologia de Educação na visão dos professores da rede estadual, do município de Curitiba
-
Tereza Maria Rolo Fachada Levy Cardoso
-
Terezinha Ribeiro Alvim
-
Thiago Augusto Nogueira de Queiroz
-
Triângulos nos livros didáticos de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental: Um estudo sob a luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica
-
UM ESTUDO COMPARATIVO DOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL EM OFERTA EM BELO HORIZONTE - MG
-
Um estudo de caso com jovens em formação profissional alternativa: A aplicabilidade do programa de enriquecimento instrumental de Reuven Feuerstein
-
Um estudo sobre as alternativas de desenvolvimento profissional dos professores frente à modalidade de educação à distância, baseada em tecnologias da internet.
-
Um estudo sobre o conhecimento matemático no ensino médio e ensino tecnológico: limites e expectativas
-
Um estudo sobre os cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal do Paraná no contexto da reestruturação produtiva
-
Um Novo Significado para a Educação Tecnológica Fundamentado na Informática como Artefato Mediador da Aprendizagem
-
Uma Concepção Comunicativa de Educação Tecnológica
-
Universidade Tecnológica (UT) brasileira: virtudes, desafios e contradições
-
Universidades Corporativas: um estudo exploratório sobre as repercussões par as empresas e para os trabalhadores
-
Variáveis Contemporâneas e suas relações com o Ensino de Engenharia
-
Velfe Hollandino De Oliveira Junior
-
Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher
-
Waldyr Azevedo Junior
-
Wladimir Barbosa da Silva
-
Wênnio Kelson Francisco de Oliveira
-
Ângelo Costa dos Santos
-
Úrsula Gomes Rosa Maruyama