Educação Estatística
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
Núcleo de Pesquisa e Formação em Educação Matemática
-
A competência crítica em Metodologias Ativas: uma abordagem por meio de Modelagem Matemática
-
A coparticipação em um projeto interdisciplinar e a agência profissional docente: narrativas da professora Adriana
-
A DIMENSÃO COGNITIVA NA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO: REFLEXÃO TEÓRICO-CRÍTICA NO ENSINO DE PROBABILIDADE NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.
-
A educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: identificações em revistas brasileiras
-
A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA INFÂNCIA
-
A Educação Estatística no Ensino Fundamental e os recursos tecnológicos
-
A Educação Estatística no Ensino Superior, o trabalho com Projetos e o uso de Tecnologias
-
A ESTATÍSTICA COMO EIXO INTEGRADOR NO ENSINO DE CONTEÚDOS DISCIPLINARES NA PROMOÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE E A TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
A Estatística no Ensino Médio: em busca da contextualização
-
A formação docente na pesquisa (auto)biográfica: estado do conhecimento no CIPA 2018
-
A função exponencial na pesquisa em Educação Matemática: como dialoga com a BNCC?
-
A GÊNESE INSTRUMENTAL NA INTERAÇÃO DE ALUNAS, CEGA E VIDENTE, COM UMA MAQUETE TÁTIL NO ESTUDO DE PROBABILIDADE
-
A insubordinação criativa e o processo dialógico na educação estatística na infância
-
A INTERAÇÃO ENTRE ESTUDANTE CEGO E VIDENTE EM ATIVIDADES ENVOLVENDO CONCEITOS BÁSICOS DE PROBABILIDADE MEDIADAS PELA MAQUETE TÁTIL
-
A interação entre estudante cego e vidente em atividades envolvendo conceitos básicos de Probabilidade mediadas pela maquete tátil
-
A relação dialógico-comunicativa gerada pela insubordinação criativa na educação estatística de crianças
-
A relação entre a habilidade viso-pictórica e o dominio de conceitos estatísticos contidos em gráficos
-
A relação entre a habilidade viso-pictórica e o domínio de conceitos estatísticos na leitura de gráficos.
-
A utilização do GeoGebra na Educação Estatística no Ensino Superior.
-
Adaptação do Projeto de Aprendizagem Estatístico ao contexto do Ensino Remoto Emergencial
-
Admur Severino Pamplona
-
Agency and criticality in statistics teaching practices: the account of a teacher
-
Analise das concepções de professores sobre amostragem com o uso do software Tinkerplots.
-
Analysis of the Conceptions of Teachers Engaged in Developing the Statistical Learning Project Mobilised in a Focus Group
-
Antonio Carlos de Souza
-
Antonio Carlos Fonseca Pontes
-
Análise da construção de pictogramas no contexto da aprendizagem de Probabilidade
-
ANÁLISE DAS INTERAÇÕES NAS RESOLUÇÕES DE TAREFAS DE PROBABILIDADE POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL MEDIADAS PELO USO DA MAQUETE TÁTIL
-
ANÁLISE DAS INTERAÇÕES NAS RESOLUÇÕES DE TAREFAS DE PROBABILIDADE POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL MEDIADAS PELO USO DA MAQUETE TÁTIL
-
Análise de dados e construção do conceito de amostragem por estudantes do 5º e 9º ano : uma proposta à luz da teoria da atividade
-
Análise de Trajetórias de Professores que Ensinam Probabilidade e Estatística com Auxílio do Software IRAMUTEQ
-
Análise dos esquemas de estudantes ao resolverem situações envolvendo conceitos básicos de Probabilidade.
-
Análise Instrumental das interações no contexto das atividades envolvendo probabilidade com estudantes do 4º ano do ensino fundamental mediada pela maquete tátil.
-
Análisis de la Maqueta Táctil en la Perspectiva del Diseño Universal para el Aprendizaje
-
Aprendizagem baseada em projetos (abp) no ensino de estatística: um estudo com alunos e professores do ensino médio
-
Aprendizagem matemática: usando loterias da caixa como metodologia de ensino de análise combinatória e probabilidade
-
Apresentação do Dossiê Temático ? Educação Estatística no VIII SIPEM
-
As aprendizagens dos professores que ensinam Matemática para crianças ao se inserirem em um espaço formativo sobre estocástica
-
Aspectos e possibilidades sobre o uso de tecnologias digitais na Educação Estatística: discussões a partir da metodologia do Nepso
-
Atitudes em relação a estatistica : um estudo com alunos de graduação
-
Autorregulação de estratégias de memória na aprendizagem de estatística e os níveis de letramento estatístico de estudantes do Ensino Médio de escolas estaduais de São Paulo
-
AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DO AVALE-EB PARA APRENDIZAGEM DE VARIABILIDADE
-
Cassio Cristiano Giordano
-
Celso Ribeiro Campos
-
Clarissa Coragem Ballejo
-
Classiicação das Patentes em Universidades Federais na Escala TRL (Technology Readiness Level): estudo de caso a partir da Norma ISO 16290:2013
-
Clayde Regina Mendes
-
Compreensões de professores de Matemática sobre recomendações da BNCC para abordar conteúdos de Estatística no Ensino Médio
-
Concepciones estadísticas de estudiantes brasileños de secundaria
-
CONCEPCIONES ESTADÍSTICAS: UN ESTUDIO DE CASO CON ESTUDIANTES DE SECUNDARIA
-
CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA AO ENSINAREM ESTATÍSTICA
-
CONOCIMIENTOS Y CONCEPCIONES ESTADÍSTICAS DE LOS ESTUDIANTES DE SECUNDARIA EN BRASIL
-
CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
-
Contribuições das variáveis estatísticas na contextualização da função afim
-
Contributions of Mathematical Modeling to the development of Statistical Literacy in students of a higher-level technological course
-
Creative insubordination of teachers proposing statistics and probability problems to children
-
Desempenho em Estatística de estudantes do Ensino Fundamental, no contexto do D-Estat
-
DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS ESTATÍSTICA A PARTIR DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA CRÍTICA: INVESTIGAÇÃO DE ATIVIDADES NO ENSINO SUPERIOR
-
DEVELOPMENT OF A STATISTICAL RESEARCH PROJECT IN CHILDHOOD: INTERFACES WITH LIFE SCIENCES
-
Diego Bezerra de Melo Maciel
-
Dimensão afetiva e epistêmica da idoneidade didática na formação inicial de professores que ensinam Estatística
-
Dimensão cognitiva do letramento estatístico na perspectiva do Nepso: aprendizagem e tecnologias digitais em pesquisas de opinião
-
DISCUSSION CIRCLE FOR THE TEACHING-LEARNING OF STATISTICS
-
Diálogos entre o Ensino de Probabilidade e Estatística e a Educação Inclusiva nas Pesquisas Brasileiras
-
Dos dados brutos à informação: o papel das técnicas transnumerativas no ensino de Estatística
-
Douglas Willian Nogueira de Souza
-
Ecologia de Aprendizagem sobre probabilidade com estudantes do 7º e 8º anos finais do Ensino Fundamental
-
Editorial Educación Matemática, Educación Estadística y Educación en Ciencias
-
Educação estatÃstica no contexto da educação matemática: diagnosticando práticas pedagógicas na EJA
-
Educação estatística e a formação de professores que ensinam matemática no Brasil
-
Educação Estatística no Ensino Médio: A Leitura de Gráficos
-
Educação Financeira na Formação de Professores: uma discussão salutar ocorrida no EBRAPEM
-
Educação Financeira: uma possibilidade de integração com a Educação Estatística
-
EFEITOS DO CICLO INVESTIGATIVO PPDAC E DAS TRANSFORMAÇÕES DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
-
El desarrollo de la alfabetización estadística de los estudiantes de secundaria brasileña:
-
EL PAPEL DE LOS CONOCIMIENTOS DEL CONTEXTO EN LA ALFABETIZACIÓN ESTADÍSTICA Y FINANCIERA
-
Elaboração e validação de uma escala de atitudes em relação à Estatística para o ensino médio
-
Ensino de covariação no contexto do Homem Vitruviano
-
Ensino de Estatística
-
Ensino de estatística através de projetos
-
Ensino de Estatística por meio de jogos
-
Ensino de Estatística, Probabilidade e Combinatória na Educação Básica:
-
Ensino de Probabilidade com o uso do programa R numa perspectiva construcionista
-
Ensino e aprendizagem de escalas representadas em gráficos: alunos do ensino regular e EJA dos anos iniciais
-
ESCALA APRESENTADA EM GRÁFICOS: Conhecimentos Matemáticos para o Ensino dos anos iniciais do Ensino Fundamental (crianças e EJA)
-
Esdras Adriano Barbosa dos Santos
-
ESQUEMAS UTILIZADOS POR CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SITUAÇÕES ENVOLVENDO O CAMPO CONCEITUAL DE CHANCE
-
ESQUEMAS UTILIZADOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO RESOLVEREM SITUAÇÕES ENVOLVENDO PROBABILIDADE NO CONTEXTO DA MAQUETE TÁTIL
-
Estudo sobre Probabilidade e Risco no ensino fundamental I
-
Everton José Goldoni Estevam
-
Expressões afetivas na interpretação de dados estatísticos
-
Fabiano dos Santos Souza
-
Felipe Júnio de Souza Oliveira
-
Florindo Contini Neto
-
Flávio Luiz Silva Jorge da Cunha
-
Formação continuada de professores em rede: uma parceria entre o grupo de trabalho de educação estatÃstica Gt12-SBEM e as universidades brasileiras
-
Formação continuada a distância em Educação Estatística: Práticas pedagógicas vídeobiografadas por professoras de Matemática
-
Francisca Brum Tolio
-
Gilda Lisbôa Guimarães
-
Guilherme Guilhermino Neto
-
Impacto do uso do AVALE para o ensino de Estatística na Educação Básica
-
Interfaces entre a literacia estatística e as competências crítica e comportamental
-
Interfaces entre Modelagem Matemática, Raciocínio e Pensamento Estatístico
-
Introdução ao conteúdo de séries temporais por meio de ensino remoto: relato de uma experiência
-
Irene Mauricio Cazorla
-
Jefferson Biajone
-
José Ivanildo Felisberto de Carvalho
-
Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 2º ano do ensino médio
-
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS: UMA ANÁLISE SOBRE O ENTENDIMENTO DE ALUNOS DE UM 9.º ANO / READING AND INTERPRETATION OF STATISTICAL GRAPHS: AN ANALYSIS OF THE UNDERSTANDING OF 9TH GRADE STUDENTS
-
Letramento estatístico na Educação Básica: os desafios de ensinar o diagrama da caixa (box-plot) em contexto
-
Limites e potencialidades de um sequência de ensino para a ampliação do conceito de média aritmética
-
Literacia estatística, probabilística e financeira: caminhos que se cruzam
-
Livro paradidático: um estudo voltado para o ensino/aprendizagem de Estatística na escola básica
-
Luciane de Souza Velasque
-
Luzia Pedroso de Oliveira
-
Mapeamento da utilização de recursos tecnológicos como contribuição à Educação Estatística no Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM
-
MAPEAMENTO DE PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE O LETRAMENTO ESTATÍSTICO, PROBABILÍSTICO E ESTOCÁSTICO, REALIZADAS NAS SALAS DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL COM ALUNOS NO PERÍODO DE 2015 A 2020
-
Marcela Costa Rocha
-
Marcus Alexandre Nunes
-
Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki
-
Maria Niedja Pereira Martins
-
Mauren Porciúncula Moreira da Silva
-
Milka Rossana Guerra Cavalcanti de Albuquerque
-
Miriam Cardoso Utsumi
-
Murilo de Medeiros Sampaio
-
Narrativas (auto)biográficas e o desenvolvimento profissional de professores de matemática que ensinam probabilidade e estatística
-
Narrativas de práticas em Educação Estatística e a agência profissional de professores de Matemática
-
Narrativas escritas de professores e alunos originárias de projetos interdisciplinares
-
Nepso - Uma abordagem em três aspectos: pesquisa educativa, aprendizagem e letramento estatístico
-
Nível de conhecimento sobre o diabetes: aliando o ensino de Estatística à tomada de consciência e prevenção dessa doença na Educação Básica
-
O cenário das pesquisas produzidas no Brasil em Educação Estatística na segunda década do século XXI
-
O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO POR MEIO DE PROJETOS: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
-
O desenvolvimento profissional de educadoras de infância: uma aproximação da Educação Estatística
-
O Desenvolvimento Profissional de Professores em Estatística : um projeto Multi-Dimensional de Formação Colaborativa
-
O ENSINO DE ESTATÍSTICA E A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE O IMPACTO DO USO DOS AGROTÓXICOS
-
O Ensino de Estatística em um Ambiente de Modelagem Matemática
-
O Ensino de Probabilidade e o Novo Ensino Médio
-
O ensino de probabilidade na licenciatura em matemática: considerações para um modelo epistemológico de referência
The Teaching of Probability in the Degree in Mathematics: considerations for an epistemological model of reference
-
O LETRAMENTO ESTATÍSTICO COMO POTENCIALIZADOR DO PROJETO POLÍTICO DA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
-
O Papel dos Ostensivos na Representação de Variáveis Estatísticas Qualitativas
-
O percurso do GIFEM: um grupo que se tornou colaborativo.
-
O todo é a soma das partes, mas uma parte representa o todo? : compreensão de estudantes do 5º e 9º ano sobre amostragem
-
Os conceitos elementares de Estatística a partir do Homem Vitruviano: uma experiência de ensino em ambiente computacional
-
Pensamento Estatístico e Raciocínio sobre variação: um estudo com professores de Matemática
-
Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades
-
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE O IMPACTO DO USO DE AGROTÓXICOS: a influência do contexto e do ensino de Estatística na Educação Básica
-
Potencialidades de uma sequência para ensinar as medidas de tendência central nos anos iniciais do Ensino Fundamental
-
Potencialidades e limitações de uma sequência de ensino, pautada no letramento estatístico, para aprendizagem da função exponencial na Educação Básica
-
Profa. Dra. Celi Aparecida Espasandin Lopes
-
Profª Dra. Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão
-
Proª Dra.Cileda de Queiroz e Silva Coutinho
-
Reflexiones sobre la Importancia de la Modelación Matemática como Estrategia Inductora de Competencias Estadísticas
-
Reflexiones sobre libros paradidácticos de Estadística para la escuela básica: un análisis documental y bibliográfico
-
Reflexões sobre o ensino de tabelas de dupla entrada a partir do raciocínio inferencial informal
-
Regina Albanese Pose
-
Relações entre variáveis estatísticas na contextualização e apropriação da função afim
-
Relicler Pardim Gouveia
-
Renilma Pereira da Silva Campos
-
Rita de Cássia de Lima Idalino
-
Roberto Vargas de Oliveira
-
Rudolph dos Santos Gomes Pereira
-
Ruth Marilda Fricke
-
Será que eu sei produzir informação, professor? A constituição da educação estatística crítica de estudantes do ensino superior.
-
Sidney Silva Santos
-
Simone Soares Echeveste
-
Sobre as competências crítica e comportamental na Educação Estatística
-
Suzi Samá Pinto
-
Tendências na Produção Científica Sobre Estatística Nos Anos Iniciais: Contextos Formativos de Estatística na Formação Inicial e Continuada de Professores
-
THE CONCEPT OF CHANCE IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: AN ANALYSIS FROM THE PERSPECTIVE OF THE REGISTER OF SEMIOTIC REPRESENTATIONS
-
The conceptual field of measures of central tendency: A first approximation
-
The COVID-19 epidemic in Brazil: how statistics education may contribute to unravel the reality behind the charts
-
THE NEPSO AND OPINION EDUCATIVE SURVEY IN LATIN AMERICA: DISCUSSIONS ON STATISTICAL LITERACY IN THE PERSPECTIVE OF THIS APPROACH
-
The Role of the Ostensives in Understanding Quantitative Statistical Variables
-
Theme choice in a Project-Based Learning
-
Trabalho de projetos : possibilidades e desafios na formação estatistica do pedagogo
-
Trabalho e Formação do Educador Matemático - TFEM
-
Trajetórias e Perspectivas da Educação Estatística a partir dos trabalhos apresentados no SIPEM
Trajectories and Perspectives of Statistical Education from the works presented in the SIPEM
-
Transcendência e o aprender a aprender: indicadores transdisciplinares voltados à Educação Estatística
-
Tâmara Marques da Silva Gomes
-
Uma Abordagem Sobre as Atitudes e as Idéias de Licenciandos em Relação à Estatística
-
Uma análise sobre as atividades de probabilidade propostas nos livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental
-
Uma experiência de inferência estatística informal na escola básica
-
Uso de vídeos no ensino de Probabilidade
-
UTILIZAÇÃO DO DOTPLOT E DO BOXPLOT NA APRENDIZAGEM DA VARIABILIDADE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO
-
Validação de uma escala de autorregulação da aprendizagem de Estatística de estudantes da terceira série do Ensino Médio de São Paulo
-
Variáveis estatísticas e suas representações em gráficos: reflexões para seu ensino
-
Verônica Gitirana Gomes Ferreira
-
Verônica Yumi Kataoka
-
Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade
-
Ângela Tavares Paes