Publicações no BrCris
 

Margareth Diniz

Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Psicanalista, Professora Associada I de Psicologia da UFOP, Coordenadora do Observatório de Pesquisa Educacional CAPES/FAPEMIG e Líder do Grupo de pesquisa Caleidoscópio/ UFOP/CNPQ. Coordenadora do Programa de Pesquisa/extensão Caleidoscópio. Participa dos grupos de pesquisa sobre formação e condição docente - PRODOC - UFMG e do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância. (LEPSI-MG). Integra a Rede Internacional de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Política - RIPPEP - UFRGS e da RUEPSY- Rede Universitária Internacional de Estudos em Psicanálise e Educação. Participa da Associação Nacional de Pós-Graduação de Pesquisa em Educação (ANPEd) no GT 8 ? Formação docente. Integra o Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Educação - UFOP e o Programa de Pós-graduação em Direito - Mestrado - UFOP. Pesquisa temas do campo Psicanálise-Educação, especialmente relacionados à subjetividade, à inclusão de pessoas com necessidades específicas, à diversidade de gênero e sexualidade, étnico e racial e à diferença. Busca interrogar a formação docente e as práticas educativas inclusivas a partir da subjetividade do/a pesquisador/a, do/a formador/a e do/a docente, utilizando o método clínico, a conversação e o cinema como dispositivos de formação. Considerando a educação como campo relacional, investiga a relação educativa professor/a - aluno/a, o adoecimento e o mal-estar docente, especialmente de mulheres-professoras. Investiga a relação com o saber, com o conhecimento e com a diferença em crianças, adolescentes e docentes. Concluiu o Pós-doutorado na PUC-MG em 2017, com o tema "Educação Inclusiva: Perspectivas e desafios da política inclusiva em MG", sob supervisão de Amaury Carlos Ferreira e concluiu o pós-doutorado vinculado à Faculdade de Educação - UFMG, por meio do edital PNPD - CAPES 2018-2019, com o tema "Princípios e dispositivos teórico-metodológicos para a formação docente e subjetividade", sob supervisão de Marcelo Ricardo Pereira. Integra a pesquisa internacional "Atenção a sujeitos com problemáticas sociais: ação educativa, intervenção clínica e trabalho social - Brasil, França e Argentina, por meio da Rede Universitária Internacional de Pesquisa em Psicanálise e Educação - RUEPSY.
Graduated from the Pontifical Catholic University of Minas Gerais, Master and PhD in Education from the Federal University of Minas Gerais, Psychoanalyst, Associate Professor I of Psychology at UFOP, Coordinator of the CAPES / FAPEMIG Educational Research Observatory and Leader of the Kaleidoscope / UFOP / Research Group CNPQ. Coordinator of the Kaleidoscope Research / Extension Program. Participates in research groups on teacher training and condition - PRODOC - UFMG and the Laboratory for Psychoanalytical and Educational Studies and Research on Childhood. (LEPSI-MG). She is part of the International Research Network in Psychoanalysis, Education and Politics - RIPPEP - UFRGS and is one of the coordinators of RUEPSY- International University Network for Studies in Psychoanalysis and Education. Participates in the National Association of Graduate Studies in Education Research (ANPEd) in GT 8 - Teacher training. Integrates the Graduate Program - Master and Doctorate in Education - UFOP and the Graduate Program in Law - Master - UFOP. Researches topics in the field of Psychoanalysis-Education, especially related to subjectivity, the inclusion of people with specific needs, gender and sexuality diversity and difference. It seeks to interrogate teacher training and inclusive educational practices based on the subjectivity of the researcher, the trainer and the teacher, using the clinical method, conversation and cinema as training devices. Considering education as a relational field, it investigates the educational relationship between teacher and student, illness and teacher malaise, especially among women teachers. It investigates the relationship with knowledge, knowledge and difference in children, adolescents and teachers. He concluded the Post-doctorate at PUC-MG in 2017, with the theme "Inclusive Education: Perspectives and challenges of inclusive policy in MG", under the supervision of Amaury Carlos Ferreira and concluded the post-doctorate linked to the Faculty of Education - UFMG, by through the PNPD - CAPES 2018-2019 notice, with the theme "Principles and theoretical and methodological devices for teacher training and subjectivity", under the supervision of Marcelo Ricardo Pereira. It integrates the international research "Attention to subjects with social problems: educational action, clinical intervention and social work - Brazil, France and Argentina.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •