Education in Science and Mathematics - M & D
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"COTIDIANO PESQUISA E LINGUAGEM: um novo caminho para reconstruir o processo de ensino- aprendizagem" Documento
-
(Re) construção de conhecimentos dos alunos da Educação de Jovens e Adultos por meio do Educar pela Pesquisa. Documento
-
(Re)configurações do agir modelagem na formação continuada de professores de Matemática da Educação Básica Documento
-
400 Dias: subjetivações, assujeitamentos e devaneios ontológicos de um professor na escola pública Documento
-
A Bioética num enfoque educacional: implicações na formação de professores de Ciências e Biologia Documento
-
A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO PROFESSOR-ORIENTADOR DE FEIRAS DE CIÊNCIAS Documento
-
A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA USANDO TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO Documento
-
A CONSTRUÇÃO DE “CAIXAS” DE MARABAIXO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CURIÁU: UMA ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA Documento
-
A CRIAÇÃO DE ALEGORIAS DE CARNAVAL: DAS RELAÇÕES ENTRE MODELAGEM MATEMÁTICA, ETNOMATEMÁTICA E COGNIÇÃO Documento
-
A Compreensão da Estatística a partir da Utilização de Planilhas Eletrônicas Documento
-
A Compreensão do Conceito das Funções Afim e Quadrática no Ensino Fundamental com o recurso da Planilha Documento
-
A Construção do Conceito de Integral: uma viagem pelos três mundos da matemática. Documento
-
A Construção do aprendizado em matemática: um enfoque afetivo e metodológico Documento
-
A ETNOMATEMÁTICA DA COMUNIDADE CAMPESTRE: um estudo dos saberes matemáticos Documento
-
A Educação Química no Rio Grande do Sul: os Edeqs como instância de formação, inovação e qualificação de professores Documento
-
A Educação em Química pela Pesquisa: um caminho para a autonomia Documento
-
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA Documento
-
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS LEGITIMADOS PELO MEC E SUA OPERACIONALIZAÇÃO NA PRÁTICA Documento
-
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA POR MEIO DOS JOGOS TEATRAIS Documento
-
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E GESTORES EDUCACIONAIS. Documento
-
A INSERÇÃO DA INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DIDÁTICO NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE Documento
-
A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS NO CONTEXTO DA PRÁTICA DOCENTE:UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA Documento
-
A INTERAÇÃO DA MODELAÇÃO COM AS TIC: uma análise no interesse dos estudantes em aprender matemática Documento
-
A Ilha Interdisciplinar de Racionalidade e a Construção da Autonomia no Ensino da Matemática Documento
-
A Interdisciplinaridade, Pelo Olhar de um Grupo de Professores de Ciências da Rede Municipal de Canoas, RS, Brasil. Documento
-
A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA Documento
-
A Matemática na Formação de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Relações entre a formação inicial e a prática pedagógica Documento
-
A PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE A ALEATORIEDADE' Documento
-
A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA Documento
-
A PESQUISA COLABORATIVA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES A PARTIR DAS PERGUNTAS DOS ESTUDANTES Documento
-
A PRODUÇÃO ESCRITA COMO FORMA DE SISTEMATIZAR OS CONTEÚDOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS Documento
-
A PRÁTICA DA PESQUISA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: VIVÊNCIAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE INTEGRAM UM GRUPO DE ESTUDOS Documento
-
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM USO DE TDIC SOB O FOCO DAS OBJETIVAÇÕES DE AGNES HELLER: BRASIL E PORTUGAL NUM ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO INTEGRADO Documento
-
A Teoria de Gérard Vergnaud como aporte para a superação da defasagem de aprendizagem de conteúdos básicos da matemática: um estudo de caso Documento
-
A UTILIZAÇÃO DA ETNOMATEMÁTICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM ENSAIO ANALÍTICO SOBRE A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES Documento
-
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS E ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUEDA LIVRE: UM ESTUDO DE CASO Documento
-
A VIABILIDADE DO EDUCAR PELA PESQUISA A PARTIR DE UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM SOBRE SERPENTES Documento
-
A compreensão dos conceitos das funções afim e quadrática no ensino fundamental com o recurso da planilha Documento
-
A construção do conceito de função em atividades integradas entre a matemática e a física Documento
-
A evasão nas tramas do discurso pedagógico: uma analítica das tecnologias de governamento e dos processos de subjetivação na escola Documento
-
A ficção e o ensino da Matemática: análise do interesse de estudantes em resolver problemas Documento
-
A formação de professores em comunidades de prática por meio da participação no Pibid de Química em Instituições de Ensino Superior no estado do Rio Grande do Sul Documento
-
A formação e a autoformação de professores de matemática: implicações na prática pedagógica Documento
-
A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção dos professores de uma escola de ensino médio Documento
-
A importância da pergunta do aluno no Ensino de Química Documento
-
A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental Documento
-
A integração das Tecnologias Informáticas no contexto da prática docente: um estudo de caso com professores de Matemática Documento
-
A matemática no cotidiano e na sociedade: perspectivas do aluno de ensino médio Documento
-
A monitoria de Cálculo e o processo de aprendizagem: perspectivas à luz da sociointeratividade e da teoria dos três mundos da matemática Documento
-
A música, os instrumentos musicais e seus principais conceitos físicos no Ensino Médio Documento
-
A natureza da ciência nas Ciências da Natureza: contribuições dos livros didáticos dos anos iniciais no desenvolvimento de habilidades investigativas Documento
-
A opção profissional pela licenciatura em física: uma investigação acerca das origens desta decisão Documento
-
A percepção ambiental: um estudo de caso em uma escola de ensino fundamental de Capão da Canoa, RS Documento
-
A pergunta na aprendizagem em Química: a percepção de teóricos, professores e estudantes do Ensino Médio Documento
-
A pesquisa como princípio educativo no ensino de ciências: concepções e práticas em contextos brasileiros Documento
-
A reconstrução da prática docente em Matemática em um grupo de estudos de professoras Documento
-
A relevância da educação financeira na formação de jovens Documento
-
A utilização de naterial didático-pedagógico em Ateliês de Matemática, para o estudo do Teorema de Pitágoras. Documento
-
A valorização das perguntas por professores em aulas de química: estudo de casos múltiplos Documento
-
AMBIENTES INTERATIVOS E A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE SOLUÇÕES NO ENSINO MÉDIO Documento
-
ANÁLISE DA LINGUAGEM MATEMÁTICA RELACIONADA AOS CONCEITOS DE GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO MÉDIO Documento
-
ANÁLISE DA LINGUAGEM MATEMÁTICA RELACIONADA À GEOMETRIA ANALÍTICA DO ENSINO MÉDIO Documento
-
ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DO EDUCAR PELA PESQUISA NO ESTUDO DAS FONTES DE ENERGIA Documento
-
ANÁLISE DE ERROS E SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES MATEMÁTICAS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
ANÁLISE DE ERROS E SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES MATEMÁTICAS POR MEIO DA MODELAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
ANÁLISE DOS CONCEITOS SOBRE A ORIGEM DA VIDA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, DE ESCOLAS PÚBLICAS GAÚCHAS Documento
-
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS EM AMBIENTE DE GEOMETRIA DINÂMICA - UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE ALUNOS DE 7ª E 8 ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA A PARTIR DE SABERES, VIVÊNCIAS E INTERAÇÕES DE ALUNOS DA EJA NUMA ESCOLA PÚBLICA Documento
-
APROXIMAÇÕES ENTRE NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE METANÁLISE QUALITATIVA Documento
-
AS APLICAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DA GEOMETRIA PLANA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE UNIDADE DE APRENDIZAGEM Documento
-
AS CONTRIBUIÇÕES DA VIDA E OBRA DE URBANO ZILLES PARA O ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO NA EDUCAÇÃO CIENTIFICA E RELIGIOSA Documento
-
AS CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO EMPREENDEDOR PARA UM GRUPO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO Documento
-
AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DOS SEMINÁRIOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Documento
-
ATIVIDADES CONTEXTUALIZADAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO CRÍTICO Documento
-
AVALIAÇÃO DA (RE)CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÉTICA ANIMAL ENTRE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS POR MEIO DE UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM EM AULAS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO Documento
-
AVALIAÇÃO DAS REPERCUSSÕES NA PRÁXIS DOS ENVOLVIDOS EM UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Documento
-
Afetividade na educação em ciências: da percepção de estudantes ao discurso docente Documento
-
Ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa mediada por computador Documento
-
Análise das Atitudes de Alunos Universitários em Relação à Estatística por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI) Documento
-
Análise das atitudes e imagem em relação à estatística: um estudo comparativo com alunos da graduação Documento
-
Análise de Modelos: um método de ensino de Matemática na Educação Básica Documento
-
Análise de erros em potenciação e função exponencial Documento
-
Análise de erros em potenciação e radiciação: um estudo com alunos de Ensino Fundamental e Médio Documento
-
Análise de erros em testes de hipóteses: um estudo com alunos de Engenharia Documento
-
Análise de uma proposta construtivista de ensino de frações por meio da resolução de problemas Documento
-
Análise dos Pressupostos Metodológicos da Utilização da Planilha na Educação: Revisão de Dissertações Documento
-
Análises da Contribuições do Ensinar pela Pesquisa no Estudo das Fontes de Energia Documento
-
Aplicação de Técnicas de Geoprocessamento para Subsidiar a Análise e Tomada de Decisão no Âmbito da Educação Documento
-
Aprendizagem adaptativa por meio da Experiência de Aprendizagem Mediada Documento
-
Aprendizagem de conceitos de área e perímetro com o GeoGebra no 6º ano do ensino fundamental Documento
-
Aprendizagem de conceitos geométricos em ambiente de geometria dinâmica - uma análise da produção de alunos de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental Documento
-
Aprendizagem em Geometria Plana, por meio de técnicas de Sensoriamento Remoto Documento
-
Arte no ensino de Geometria: repercussões na aprendizagem. Documento
-
As Atitudes de Alunos do 3° Ano do Ensino Médio em Relação a Matemática. Documento
-
As Múltiplas Representações e a Construção do Conceito de Função Documento
-
As atitudes de estudantes do Ensino Médio em relação à disciplina de Matemática em escolas do Município de Viamão Documento
-
As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais: uma análise comparativa e compreensiva Documento
-
Atitudes de Estudantes do Ensino Médio em relação a Física Documento
-
Atividades Interativas como geradoras de Situaçao no Campo Conceitual da Matemática Documento
-
Atividades Interativas como geradoras de situações no campo conceitual da matemática Documento
-
Atividades em ambientes naturais e afetividade nas aulas de biologia: um estudo de caso. Documento
-
Avaliação da Aprendizagem em Química no Ensino Médio: a produção escrita como instrumento Documento
-
Avaliação de uma oficina sobre biomas brasileiros junto à licenciandos em Ciências Biológicas, utilizando o sensoriamento remoto como ferramenta. Documento
-
Avaliação no ensino de ciências : estudo da implantação da pedagogia de projetos em escola pública de ensino básico da região metropolitana de Porto Alegre Documento
-
BIOÉTICA COM ANIMAIS E PRESERVAÇÃO: Uma abordagem na disciplina de Biologia do Ensino Médio Documento
-
CAUSAS PELAS QUAIS OS ALUNOS REDUZEM O INTERESSE PELA FÍSICA NA TRANSIÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O MÉDIO NA PERSPECTIVA DA SUPERVISÃO DE ESCOLAS PARTICULARES DE PORTO ALEGRE E REGIÃO METROPOLITANA Documento
-
CIÊNCIA EM REVISTA: A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Documento
-
CLUBE DE CIÊNCIAS E UNIDADE DE APRENDIZAGEM SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA UM PENSAR ECOLÓGICO Documento
-
CLUBE VIRTUAL DE MATEMÁTICA: ENSINANDO NUMA PERSPECTIVA BASEADA NA EDUCAÇÃO PARA PAZ. Documento
-
COMO A TRANSDISCIPLINARIDADE SE MANIFESTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EAD Documento
-
CONCEPÇÕES DE ALUNOS E REFLEXÕES DIDÁTICAS SOBRE A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Documento
-
CONCEPÇÕES E ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA: MANEIRAS DE IDENTIFICÁ-LAS E POSSIBILIDADES DE MODIFICÁ-LAS Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA EM SALA DE AULA PARA FORMAÇÃO INTEGRAL DE EGRESSOS DO ENSINO M ÉDIO Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DA TRILHA ECOLÓGICA DO CANARINHO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA COMUNIDADE ESCOLAR Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DE PROJETOS DE AULA NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Documento
-
CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO, DIÁLOGOS ENTRE OS DIVERSOS SABERES DOCENTES E A TRADIÇÃO DIALÉTICA: DA APARENTE OPOSIÇÃO ENTRE DURAÇÃO E ESPAÇO AO ESPÍRITO. Documento
-
CURRÍCULO DE QUÍMICA: UMA REFLEXÃO COLETIVA Documento
-
CURSO DE NIVELAMENTO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INTERAÇÃO NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Documento
-
Caminito Cognoscitivo além da Abóbada: o despertar da interpretação essencial sintética em uma dimensão poiética para pesquisas qualitativas no ensino Documento
-
Características docentes e ações formativas necessárias ao desenvolvimento profissional na iniciação à docência em Matemática no âmbito do PIBID Documento
-
Ciência e Realidade: Estudo de Caso de Uma Proposta Interdisciplinar na Pós-Graduação Documento
-
Clube de ciências como espaço de desenvolvimento das competências para ensinar: uma análise à luz da teoria de Philippe Perrenoud. Documento
-
Clubes de ciências : contribuições para uma formação contemporânea Documento
-
Como o Ensino de Cosmologia pode contribuir para a formação de atitudes transdisciplinares nos alunos? Documento
-
Competências e habilidades em questões do PISA: evidências na realidade do ensino de ciências em escolas de Porto Alegre e região metropolitana Documento
-
Concepções de Ciências versus Prática Pedagógica - Um estudo com licenciandos de Matemática Documento
-
Concepções de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre o ensino de geometria:uma análise pós-construtivista Documento
-
Considerações sobre o uso de jogos como um recurso didático nas aulas de Matemática Financeira Documento
-
Constituindo autores em projetos de aprendizagem Documento
-
Constituição da identidade docente na trajetória de professores de Ciências da Natureza que atuam por meio da pesquisa em sala de aula Documento
-
Construindo conhecimentos em Geometria Planapor meio de Sensoriamento Remoto Documento
-
Construindo uma Percepção Complexa da Realidade a partir do Estudo dos Fractais Documento
-
Construção das identidades de gênero e sexual no ambiente escolar: percepções, práticas pedagógicas e resolução de conflitos. Documento
-
Construção de indicadores socioeducativos a partir da experiência museal no Programa Escola-Ciência do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS Documento
-
Conteúdos Negligenciados no Ensino de Ciências: um estudo de caso na educação básica Documento
-
Contribuições da acentuação do pensamento no desenvolvimento e aprimoramento da habilidade em medir comprimentos e superfícies Documento
-
Contribuições de Projetos Integrados na Área das Ciências da Natureza à Alfabetização Científica de Estudantes do Ensino Médio Documento
-
Contribuições de jogos como um recurso didático nas aulas de Matemática Financeira Documento
-
Contribuições de uma Unidade de Aprendizagem sobre Estatística com o recurso da Planilha Documento
-
Contribuições do Programa Institucional de Bolsas a Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores de Matemática em Passo Fundo, Rio Grande do Sul Documento
-
Cultura digital no ENEM: uma análise baseada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias Documento
-
Currículos de Química: Uma Reflexão Coletiva Documento
-
Curso de nivelamento em química a distância: um estudo de caso sobre a interação nos ambientes virtuais Documento
-
DA REPROVAÇÃO À ASCENSÃO PROFISSIONAL: UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO ENVOLVENDO VÍNCULOS ENTRE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA E A REALIDADE PROFISSIONAL Documento
-
DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS DO CAMPO CONCEITUAL DAS ESTRUTURAS ADITIVAS: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO Documento
-
DIFERENTES FORMAS DE USO DA MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE DA ETNOMATEMÁTICA COMO MÉTODO DE ENSINO Documento
-
DIFICULDADES DE ALUNOS COM A SIMBOLOGIA MATEMÁTICA Documento
-
DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE CÁLCULO:O que os erros cometidos pelos alunos podem informar Documento
-
Desenvolvendo a Ética Ambiental por meio de uma Unidade de Aprendizagem sobre Educação Ambiental. Documento
-
Desenvolvimento de uma proposta para o ensino de hidrostática voltada para a aprendizagem significativa. Documento
-
Desmistificando preconceitos em relação às etnias indígenas brasileiras contemporâneas na educação em ciências do ensino fundamental: contribuições das etnociências e das tecnologias de informação e comunicação. Documento
-
Dialógica da inovação. Documento
-
Dificuldades de ensino e aprendizagem do conhecimento matemático- analisando a linguagem de professores e alunos Documento
-
Dificuldades encontradas na aplicação dos referenciais curriculares por professores de Física de uma escola pública em Porto Alegre: uma análise fenomenológica Documento
-
Dificuldades na aprendizagem de Cálculo: o que os erros cometidos pelos alunos podem informar Documento
-
Dificuldades na compreensão e na formação de conceitos de números racionais: uma proposta de solução Documento
-
Diretrizes para a construção de softwares educacionais para o ensino de Matemática Documento
-
Discalculia e formação continuada de professores: suas implicações no ensino e aprendizagem RENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Documento
-
Disruptores Endócrinos : Uma Abordagem Interdisciplinar para o Ensino de Ciências Documento
-
Dissertações focalizando a interdisciplinaridade no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS: relações entre teoria e prática Documento
-
EDUCAR PELA PESQUISA EM CIÊNCIAS NA PRÁTICA DE PESQUISA NO PPGEDUCEM/PUCRS: REVISÃO DE DISSERTAÇÕES COM OLHAR EPISTEMOLÓGICO Documento
-
EDUCAR PELA PESQUISA: UMA ESTRATÉGIA PARA OS PROFESSORES NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA Documento
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS, UTILIZANDO GEOTECNOLOGIAS. Documento
-
EDUCAÇÃO FINANCEIRA Documento
-
ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma análise das percepções de professores e dos jogos de linguagem presentes em sua prática docente Documento
-
ENSINO DE ESTATÍSTICA COM E SEM RECURSOS TECNOLÓGICOS: UMA INVESTIGAÇÃO COM NORMALISTAS Documento
-
ENSINO DE FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE COM ÊNFASE NA EXPERIMENTAÇÃO E NA INFORMÁTICA EDUCATIVA Documento
-
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO NO RIO GRANDE DO SUL: ESTUDO DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA Documento
-
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA INCLUINDO ATIVIDADES EM UM MUSEU INTERATIVO Documento
-
ESTUDO DA RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS POR MEIO DE INVESTIGAÇÃO: O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NOS APARELHOS RESIDENCIAIS. Documento
-
ESTUDO DA RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE O CICLO DA ÁGUA POR MEIO DE UNIDADE DE APRENDIZAGEM Documento
-
ESTUDO DAS REPERCUSSÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NA PERCEPÇÃO DE EGRESSOS DE CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA Documento
-
ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO POR ALUNOS SURDOS POR MEIO DO MULTIPLANO NO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
ESTUDO DO PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES COM O AUXILIO DO COMPUTADOR E DAS MAQUETES DINÂMICAS Documento
-
ESTUDO DO PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES COM O AUXILIO DO COMPUTADOR E DE MAQUETES DINÂMICA Documento
-
ESTUDO DOS SABERES DE MATEMÁTICA UTILIZADOS PELOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM EM SUA PRÁTICA PROFISSIONAL Documento
-
ESTUDO SOBRE AS PERGUNTAS DOS ESTUDANTES EM SALA DE AULA DE CIÊNCIAS: METANÁLISE DE ARTIGOS EM PERIÓDICOS-2008 A 2019 Documento
-
ESTUDO SOBRE RECONSTRUÇÃO SIGNIFICATIVA DE CONTEÚDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE UNIDADE DE APRENDIZAGEM SOBRE ALIMENTOS Documento
-
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: CONCEPÇÕES DE ALUNOS E REFLEXÕES DIDÁTICAS. Documento
-
EXPERIMENTAÇÕES CONCRETAS E VIRTUAIS À LUZ DE UMA EPISTEMOLOGIA CONSTRUTIVISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Documento
-
Educadores Matemáticos: das essências e dos alcances Documento
-
Educar pela pesquisa na pré-escola: a educação matemática para além do visível e do manipulável Documento
-
Educação Ambiental: a trajetória dos agricultores da Lagoa do Junco Tapes RS Documento
-
Educação Continuada para Docentes Reconstrução Pemanente Documento
-
Educação Estatística e as possibilidades de trabalho transdisciplinar nas séries finais do ensino fundamental Documento
-
Educação Matemática no Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS): um estudo das Concepções do professor Vicente Hillebrand Documento
-
Educação continuada em grupos de estudos: Possibilidades com foco no Ensino da Geometria Documento
-
Educação de Jovens e Adultos Documento
-
Educação para a paz nas aulas de matemática, é possível? Documento
-
Ensinando Conceitos de Matemática a partir de jogos online na 7ª serie do Ensino Fundamental: desafios e oportunidades Documento
-
Ensinando geometria espacial em tempos de cibercultura Documento
-
Ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental : como evoluem os conhecimentos dos professores a partir do estudo das ideias dos alunos em um curso de extensão baseado no modelo de investigação na escola Documento
-
Estudo Didático de um Experimento Centrado em Atividades de Produção e Aplicação de um Objeto Técnico: A Balança Analítica Documento
-
Estudo da Unidade de Aprendizagem no Ensino de Química para Aprendizagem Significativa das Leis Ponderais Documento
-
Estudo das perguntas de estudantes do Ensino Fundamental e Médio no contexto do ensino e da aprendizagem em Ciências Documento
-
Estudo do Acompanhamento da Aprendizagem dos alunos em Matemática por meio das tecnologias de comunicação Documento
-
Estudo do acompanhamento do processo de aprendizagem em Matemática por meio das tecnologias de comunicação Documento
-
Etnomatemática & História da Matemática: movimentos de contraconduta na Educação básica Documento
-
Etnomatemática e relações de poder: uma análise das narrativas de colonos descendentes de alemães da Região do Vale do Rio dos Sinos Documento
-
FAMÍLIA E APRENDIZAGEM ESCOLAR Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA COMO POTENCIALIZADORA AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: PERCEPÇOES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Documento
-
FORÇA COMO INTERAÇÃO: UMA PROPOSTA DE ENSINO FUNDAMENTADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Documento
-
Família e Aprendizagem Escolar Documento
-
Formação Inicial de Professores: percepção de licenciandos sobre o Ensino de Ciências e Matemática na Educação de Jovens e Adultos Documento
-
Formação de professores: Saberes, desafios e possibilidades no trabalho pedagógico do professor de Matemática. Documento
-
Formação do docente imigrante digital para atuar com nativos digitais no Ensino Fundamental Documento
-
GEOGRAFIA DO ESPAÇO PERCEBIDO: UMA EDUCAÇÃO SUBJETIVA Documento
-
GRUPOS DE ESTUDO: UMA POSSIBILIDADE PARA QUALIFICAR A APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS Documento
-
GRUPOS DE ESTUDO: uma possibilidade para qualificara aprendizagem de Ciências nas séries iniciais Documento
-
Geometria Plana e Inclusão Digital: uma experiência a partir do cotidiano dos alunos EJA Documento
-
Grupo de Estudos: uma alternativa para qualificar a prática construtivista interacionista nas séries iniciais do Ensino Fundamental Documento
-
IMPLANTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO DA REDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL E A PESQUISA NA ESCOLA: ESTUDO DE CASO Documento
-
INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O CASO DA ESCUELA PEDAGÓGICA EXPERIMENTAL DA COLÔMBIA Documento
-
INSERÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Documento
-
INTEGRAÇÃO ENTRE CULTURA CIENTÍFICA E CULTURA ARTÍSTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS Documento
-
INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PERCEPÇÕES DOS SUPERVISORES DO PIBID DE QUIMICA DA PUCRS. Documento
-
INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS Documento
-
INVESTIGANDO AS ATITUDES DOS DOCENTES DO ENSINO BÁSICO QUE VÊM INFLUENCIANDO NEGATIVAMENTE A IMAGEM DA DISCIPLINA DE FÍSICA. Documento
-
INVESTIGAÇÃO DO RECURSO PLANILHA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO ENSINO DE FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Documento
-
INVESTIGAÇÃO DO RECURSO PLANILHA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO ENSINO DE FUNÇÕES PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Documento
-
INVESTIGAÇÃO SOBRE OS HÁBITOS DE ESTUDO E PESQUISA DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO Documento
-
Ideias que fundamentam a prática pedagógica de professores de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Documento
-
Indicadores de transdisciplinaridade: Ensaio da identificação e evidências na narrativa e atuação de professores de ciências e matemática. Documento
-
Interagindo com os números complexos: um material potencialmente significativo para acadêmicos de Engenharia Documento
-
Interdisciplinaridade no ensino de ciências : uma análise dessa prática e de suas interfaces com a educação física escolar Documento
-
Investigando o uso de Softwares Educacionais como apoio ao ensino de Matemática Documento
-
Investigação do desenvolvimento do pensamento geométrico por meio do uso de um videojogo por estudantes cegos Documento
-
Jogos nas aulas de Matemática: brincadeira ou aprendizagem? O que pensam os professores? Documento
-
João Batista Siqueira Harres Documento
-
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFSC: SOBRE A QUESTÃO DA INTEGRAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS ESPECÍFICAS E PEDAGÓGICAS E SUA CONCRETIZAÇÃO PELOS DOCENTES Documento
-
LICENCIATURAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA E O DESAFIO DA QUALIDADE: UMA PROPOSTA DE INDICADORES PARA AFERIR QUALIDADE NOS CURSOS DE FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA E MATEMÁTICA Documento
-
LICENCIATURAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA E O DESAFIO DA QUALIDADE:UMA PROPOSTA DE INDICADORES PARA AFERIR QUALIDADENOS CURSOS DE FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA E MATEMÁTICA Documento
-
MATERIAL DIDÁTICO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Documento
-
MEMÓRIA E MUSEUS DE CIÊNCIAS: A COMPREENSÃO DE UMA EXPERIÊNCIA MUSEAL A PARTIR DA RECUPERAÇÃO DAS MEMÓRIAS DOS VISITANTES Documento
-
MOBILE LEARNING E REALIDADE AUMENTADA: UMA EXPLORAÇÃO MATEMÁTICA COM GEOMETRIA ESPACIAL Documento
-
MODELAGEM MATEMÁTICA E NOVAS TECNOLOGIAS: uma alternativa para a mudança de concepções em Matemática Documento
-
MODELAGEM MATEMÁTICA GRÁFICA: instigando o senso criativo dos estudantes do Ensino Fundamental. Documento
-
MODELAÇÃO MATEMÁTICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
MODELO TEÓRICO PARA A INTERAÇÃO PROFESSOR-CIENTISTA A PARTIR DA ESCOLA DE FÍSICA DO CERN: UM ESTUDO DE CASO À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE FLECK Documento
-
MUITO ALÉM DO OLHAR: UM ENLACE DA MATEMÁTICA COM A ARTE Documento
-
Mestre em Educação em Ciências e Matemática Documento
-
Metodologias ativas: o papel da pesquisa na formação de professores de matemática Documento
-
Modelagem Matemática no Ensio Médio: Percepção Matemática por meio da Música Documento
-
Modelagem Matemática, ensino e pesquisa: uma experiência no ensino médio Documento
-
Modelagem Matemática: percepção e concepção de licenciandos e de professores Documento
-
Modelagem matemática e resolução de problemas Documento
-
Modelagem nas Ciências e Matemática: das ideias às expressões dos estudantes de Ensino Fundamental Documento
-
Modelação Matemática no Ensino Fundamental: Motivação dos Estudantes em Aprender Geometria Documento
-
Modelação Matemática: Competência Científica de uma Licenciatura em Matemática. Documento
-
Monitoria Virtual no Moodel: uma proposta para reconstruir os pré-requisitos de cálculo A Documento
-
Motivos que levam jovens a recusar drogas: subsídios a propostas de prevenção à drogatização na escola, com ênfase na saúde cerebral Documento
-
NANOTECNOLOGIA E CITOLOGIA: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO SÉCULO XXI Documento
-
NANOTECNOLOGIA: UMA INVESTIGAÇÃO FUNDAMENTADA NA EDUCAÇÃO PELA PESQUISA SE REFLETINDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NO ENSINO DE QUÍMICA Documento
-
NARRATIVA DA CONSTITUIÇÃO DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL POR UM GRUPO DE PROFESSORAS ENVOLVIDAS Documento
-
Neurociências e seus vínculos com ensino e aprendizagem e formação docente: percepções de professores e licenciandos da área de Ciências da Natureza Documento
-
NÚMEROS RACIONAIS E ENSINO MÉDIO: UMA BUSCA DE SIGNIFICADOS Documento
-
O ENSINO DA FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO: Necessidades e Dificuldades no Oeste Catarinense Documento
-
O ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA GRADUAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DA CALCULADORA E DA PLANILHA: UMA INVESTIGAÇÃO COMPARATIVA Documento
-
O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NA GRADUAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DA PLANILHA E DA CALCULADORA: UMA INVESTIGAÇÃO COMPARATIVA Documento
-
O ENTRELAÇAR DE HISTÓRIAS: O CENTRO DE CIÊNCIAS DO RIO GRANDE DO SUL (CECIRS) E A VIDA DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS Documento
-
O Educar pela Pesquisa e a Aprendizagem Significativa Crítica: uma união em favor do aluno na construção da autonomia e de conhecimentos Documento
-
O Educar pela Pesquisa e as Oficinas Pedagógicas: contribuições para prática docente no ensino de Ciências das séries iniciais do Ensino Fundamental. Documento
-
O Ensino de Ciências e a Pesquisa em Sala de Aula na perspectiva de Pais e Alunos Documento
-
O MEIO AMBIENTE E O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: VERIFICAÇÃO DAS FORMAS DESTA DIFÍCIL RELAÇÃO Documento
-
O MODELO VAN HIELE NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO: UMA ANÁLISE DE OBRAS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO PARA O ENSINO MÉDIO Documento
-
O MOODLE COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA PÓS-GRADUAÇÃO: SENTIMENTOS DOS ESTUDANTES E PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA QUE EXPRESSAM LIMITES E POSSIBILIDADES Documento
-
O Moodle como ambiente virtual de aprendizagem no Mestrado em Educação em Ciências e Matemática: sentimentos dos estudantes e professores que expressam limites e possibilidades. Documento
-
O PIBID E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE. Documento
-
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO DOS CONCEITOS DE MATRIZES, Documento
-
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE MATRIZES, DETERMINANTES E SISTEMAS LINEARES NO ENSINO MÉDIO, UTILIZANDO A PLANILHA COMO RECURSO: UM ESTUDO COMPARATIVO Documento
-
O USO DA WEBQUEST NO ENSINO DE FÍSICA EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PELA PESQUISA Documento
-
O USO DE APLICATIVOS PARA SMARTPHONES E TABLETES NO ENSINO DE FÍSICA: APLICABILIDADE E ANÁLISE EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Documento
-
O USO DE TEXTOS INFORMATIVOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS Documento
-
O USO DE UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM COMO SUPERAÇÃO DA AULA TRADICIONAL NO ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS Documento
-
O Uso de Técnicas de Geoprocessamento como Instrumento de Avaliação das Políticas Públicas em Educação Matemática Documento
-
O conhecimento de neurociência cognitiva e a valorização por professores de cursos de licenciatura da área de Ciências da natureza Documento
-
O desenvolvimento de competência em Química no Ensino Médio: uma Unidade de Aprendizagem em ação Documento
-
O enfoque CTS em sala de aula: uma abordagem diferenciada utilizando a Unidade de Aprendizagem na Educação Química Documento
-
O enfoque CTS em sala de aula:uma abordagem utilizando a unidade de Aprendizagem em Educação Química. Documento
-
O ensino da Matemática para pessoas com paralisia cerebral: uma análise de ações pedagógicas na Educação Básica Documento
-
O ensino da trigonometria subsidiado pelas teorias da aprendizagem significativa e dos campos conceituais Documento
-
O ensino de física das radiações em ambientes hospitalares: Avaliação das concepções sobre Raios x com enfoque na prevenção e tecnologia. Documento
-
O ensino de Óptica em Física: repensando as ações pedagógicas com enfoque na Teoria das Inteligências Múltiplas. Documento
-
O equilibrio Dinâmico entre o Racional e o Emocional- Movimentos de formação de um bom professor. Documento
-
O modelo de van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico: uma análise de obras do Programa Nacional do Livro Didático para o ensino médio Documento
-
O papel da construção-participativa de um museu de ciências na alfabetização científica dos alunos envolvidos Documento
-
O papel da experimentação no ensino pela pesquisa em Física Documento
-
O papel de um museu de ciências construído por alunos de Ensino Fundamental na divulgação científica Documento
-
O papel de uma comunidade de prática de professores na promoção do interesse dos alunos em aulas de Química Documento
-
O pensar na educação: uma discussão sobre as implicações da psicologia cognitiva para o exercício do pensamento crítico Documento
-
O processo de formação de mediadores no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS: entre saberes e fazeres, o ser da mediação. Documento
-
O processo de significação da experiência museal: um estudo sobre o contexto pessoal de professores de ciências Documento
-
O uso de desafios: motivação e criatividade nas aulas de Matemática Documento
-
O uso de números decimais na construção de competências estatísticas por estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental Documento
-
O uso de porcentagem no cotidiano dos alunos Documento
-
O uso do computador como recurso mediador na disciplina de Matemática no Ensino Médio Documento
-
OBJETO DE APRENDIZAGEM NA FORMA DE GAME COMO AUXILIO AO PROFESSOR NA PROMOÇÃO DO ENSINO Documento
-
OFICINA PEDAGÓGICA EM UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR - REPERCUSSÕES NA APRENDIZAGEM Documento
-
OS TEMAS TRANSVERSAIS NA MATEMÁTICA DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, TEORIA OU PRÁTICA? Documento
-
Obstáculos que acompanham a prática do ensino de física na região de São Miguel do Oeste Documento
-
Ofcina Pedagógica sobre Plantas Medicinais: Uma abordagem Transdisciplinar Documento
-
Olhar para o sol : concepção da análise fenomenológica hermenêutica Documento
-
Ontologia e Epistemologia na Educação Científica Documento
-
Origami e tecnologia : investigando possibilidades para ensinar geometria no ensino fundamental Documento
-
Origami e tecnologia: possibilidades para ensinar geometria no ensino fundamental Documento
-
Os descaminhos da docência - Narrativas de Egressos de Licenciatura em Matemática que não exercem a profissão Documento
-
PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR EM RELAÇÃO À MUDANÇA NA MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, SÉRIES FINAIS, EM UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA Documento
-
PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O PARQUE ESTADUAL DELAT DO JACUÍ E SEU ENTORNO Documento
-
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO SOBRE ATIVIDADES DE PESQUISA REALIZADAS NA DISCIPLINA DE SEMINÁRIO INTEGRADO NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA Documento
-
PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Documento
-
PESQUISA ESCOLAR EM TEMPOS DE CIBERCULTURA: ENSINANDO MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DA INTERNET Documento
-
POLITICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS: DIFICULDADES E POTENCIALIDADES Documento
-
POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO EM ESPAÇO NÃO FORMAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
PROJETOS DE APRENDIZAGEM E EDUCAR PELA PESQUISA COMO PRÁTICA DE CIDADANIA Documento
-
Pensamento Complexo: representações de professores de ciências e matemática Documento
-
Percepção de Alunos do Ensino Fundamental sobre o Parque Estadual Delta do Jacuí e seu Entorno Documento
-
Percepção de professores sobre o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais Documento
-
Percepção espacial de deficiente visual por meio da Modelagem Matemática Documento
-
Percepções de Professores e Estudantes acerca do ensino da Matemática por meio de atividades contextualizadas Documento
-
Percepções dos Professores das Ciências da Natureza sobre a pesquisa em sala de aula descrita em narrativas Documento
-
Planilhas convencionais e on-line: Um estudo comparativo para o ensino na graduação. Documento
-
Políticas públicas para melhoria da educação municipal Documento
-
Popularização da ciência e inclusão de surdos: um estudo sobre espaços museais acessíveis Documento
-
Possíveis indícios de discalculia em Anos Iniciais: uma análise por meio de um Teste piloto de Matemática Documento
-
Pra cego ver: desenvolvimento de simulações auditivas para o ensino de conceitos de eletromagnetismo de estudantes com deficiências visuais Documento
-
ProInfo e o Ensino de Matemática em Pimenta Bueno-RO: Implicações e Desafios. Documento
-
Produção Escrita: Contribuições para a Construção de Conhecimentos nas Aulas de Ciências no Ensino Fundamental Documento
-
Professores DE Matemática: trajetória docente e história de vida entrelaçadas Documento
-
Projetos Ambientais na Escola Pública e sua Relação com o Processo Ensino Aprendizagem de Matemática Documento
-
Química aplicada ao cotidiano do aluno: para a formação do cidadão Documento
-
REDUÇÃO DO RISCO DE DESASTRES APLICADO À EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ALUNOS DE GEOGRAFIA E REPRESENTAÇÕES DO RISCO DE ALAGAMENTO Documento
-
REFLEXÕES E DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO Documento
-
RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS Documento
-
REPERCUSSÕES DAS VIVÊNCIAS DE GRUPOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM QUÍMICA Documento
-
REPERCUSSÕES DE UM PROJETO DE MONITORIA EM UM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS MONITORES Documento
-
Realidades aumentada e virtual no ensino de química : aplicação e avaliação no ensino médio Documento
-
Reconstrução de conhecimentos dos alunos sobre a educação ambiental por meio de uma unidade de aprendizagem: um estudo de caso Documento
-
Reconstrução do conhecimento dos alunos sobre Ecossistemas por meio de Unidade de Aprendizagem. Documento
-
Reflexões e Desafios na Construção de um Projeto Interdisciplinar no Ensino Médio Documento
-
Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra Documento
-
Relação entre compreensão leitora e aprendizagem matemática: uma investigação com licenciandos em Matemática Documento
-
Relações entre concepções sobre a natureza do conhecimento matemático, propostas didáticas e concepções de ensino em dissertações em educação matemática do PPGEducem da PUCRS Documento
-
Relações interpessoais no ensino médio na percepção de um grupo de professores Documento
-
Repercussões de um curso de formação continuada a distância na constituição da identidade profissional de um grupo de professores do ensino fundamental no Maranhão Documento
-
Resolução de problemas convencionais e não convencionais: uma análise das estratégias utilizadas por estudantes com prognóstico e diagnóstico de Discalculia Documento
-
Ressignificando práticas docentes numa abordagem Etnomatemática Documento
-
SABERES DOCENTES E EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO MÉDIO Documento
-
SAÚDE E EDUCAÇÃO NO COTIDIANO DA ESCOLA - A REALIDADE DOS PLANOS DE ESTUDOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PELOTAS, R.S. Documento
-
SISTEMA ENDÓCRINO E DESREGULADORES HORMONAIS DISPERSOS NO AMBIENTE: avaliação de uma proposta educacional Documento
-
SPINOZA, UNIVERSO E ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE CRÍTICA DIALÉTICA DA CONCEPÇÃO SPINOZISTA DA NATUREZA NA ABORDAGEM DO SURGIMENTO DO UNIVERSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Documento
-
Saberes etnomatemáticos na formação de professores indígenas do curso de Licenciatura Intercultural na Amazônia Documento
-
Sistemas apostilados de ensino e autonomia docente em educação em ciências e matemática : um diálogo com José Contreras Documento
-
TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS AO ENSINO DE MATRIZES: AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DO RIO GRANDE DO SUL Documento
-
TECNOLOGIAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA: UMA META-ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS Documento
-
TEMAS TRANSVERSAIS: TEORIA OU PRÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL? Documento
-
UM CLUBE DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇÕ NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO DOCENTE: IMPORTANCIA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA Documento
-
UM ESTUDO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FÍSICA E QUÍMICA COM UMA TURMA DE ALFABETIZAÇÃO: UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM FOCADA NO TEMA CORES E VIDA Documento
-
UMA ANÁLISE SOBRE COMO UM GRUPO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA COMPREENDE O PAPEL DA INTUIÇÃO E DA CRIATIVIDADE EM SUAS PRÁTICAS DOCENTES. Documento
-
UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DO USO EDUCACIONAL DO AMBIENTE SECOND LIFE NO ENSINO DE MATEMÁTICA Documento
-
UNIDADE DE APRENDIZAGEM FUNDAMENTADA NO EDUCAR PELA PESQUISA SOBRE COMPOSTOS INORGÂNICOS: ESTUDO DE CASO Documento
-
USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA LINEAR NA PERSPECTIVA DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8057 Documento
-
UTILIZANDO BLOGS COMO FERRAMENTA DE SUPORTE A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR Documento
-
UTILIZANDO RESULTADOS DE ATIVIDADES COM TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ELEMENTOS CONSTITUINTES DA AVALIAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO Documento
-
UTILIZAÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA FORMA DE UM JOGO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ANÁLISE E CONTRIBUIÇÕES Documento
-
Um estudo sobre o problema da MATOFOBIA como agente influenciador nos altos índices de reprovação na 1ª série do Ensino Médio Documento
-
Uma Contribuição para o Ensino de Genética Documento
-
Uma abordagem etnomatemática sobre as implicações dos números no batuque do Rio Grande do Sul Documento
-
Uma investigação acerca das práticas docentes no Ensino Superior de Matemática envolvendo o uso de softwares educacionais. Documento
-
Unidade de Aprendizagem: Uma forma diferenciada de aprender Estatística no educar pela pesquisa Documento
-
Unidade de aprendizagem : uma alternativa para professores e alunos conviverem melhor Documento
-
Utilizando o blog e suas ferramentas para auxiliar a integrar o aluno-paciente à escola: um estudo de caso na área de Ciências Documento
-
Utilizando resultados de atividades com tecnologias digitais como elemento constituintes da avaliação: uma experiência na disciplina de Biologia Documento
-
Utilizando uma sala de aula virtual como apoio ao Ensino de funções Documento
-
VIDAS QUE FAZEM HISTÓRIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: AS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E AS TECNOLOGIAS Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade