área de pesquisa
- 'Quando a cor da pela é empecilho para a gestão organizacional': Uma revisão de literatura sobre mulheres negras no mercado de trabalho
- A ação pedagógica na perspectiva vygotskyana: compreensão da dialética ensinar e aprender em obuchenie
- A COMPREENSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOBRE O AMBIENTE DE TRABALHO
- A construção do conteúdo de radioatividade por estudantes surdos usuários da Libras em um contexto de Argumentação: Um estudo de caso
- A DANÇA DAS MÃOS NA SIGNIFICAÇÃO DA HISTÓRIA: A LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA COMUNIDADE DE PESSOAS SURDAS DE ARACAJU/SERGIPE(1960-202
- A diferença de Deleuze na pesquisa em educação: experiências dos pesquisadores do LEPED
- A Importância da Aula Experimental no Processo de Ensino-Aprendizagem para Alunos Surdos: Um relato de experiência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
- A INCLUSÃO COMO PROVOCADORA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REFLEXIVAS EM SALAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA
- A inclusão do aluno surdo nas escolas indígenas diferenciadas: um estudo de caso sobre processos de inclusão
- A inclusão do estudante com deficiência intelectual na educação superior do IFRS Bento Gonçalves : um olhar sobre a mediação docente
- A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS COMO FATOR DETERMINANTE AO ACESSO DO ALUNO SURDO NO MERCADO DE TRABALHO
- A LÍNGUA DE SINAIS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS SURDOS NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ
- A organização e o funcionamento das salas de recursos multifuncionais em um município paulista
- A prática de registro dos terapeutas ocupacionais na educação inclusiva
- A Rede EPT na perspectiva inclusiva: uma revisão sistemática da literatura sobre formação continuada docente
- ACESSO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E SUA RELAÇÃO COM O PROJETO DE SOCIEDADE EXISTENTE
- ACESSO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM AUTISMO NO ENSINO SUPERIOR
- Ademárcia Lopes de Oliveira Costa
- Adriana do Carmo Correa Gonçalves
- Ailton Melo da Silva
- Alessandro Araujo Mendes
- ALÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMODEMARCADORA DEFENÔMENO SOCIAL
- Ambientes Virtuais de Aprendizagem organizados a partir da Pedagogia de Projetos: Uma proposta inclusiva para redução da evasão de Estudantes afastados Temporariamente de cursos técnicos semestrais presenciais
- Ana Cláudia Sousa Mendonça
- Ana Heloisa Senra
- Ana Maira Zortéa
- Ana Paula Silva Oppenheimer Forte
- Anderson de Araujo Reis
- Andressa Lima Talma
- Angelissa Tatyanne de Azevedo e Silva
- Anna Costa Fernandes
- As Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica em Língua Brasileira de Sinais: O Padlet como Ferramenta Colaborativa entre os Tradutores Intérpretes de Libras do ProfEPT
- AS PERCEPÇÕES DOS INTÉRPRETES DE LIBRAS SOBRE A INFLUÊNCIA DOS SEUS CONCEITOS DE FÍSICA NA SUA PRÁTICA PROFISSIONAL
- As políticas de inclusão no âmbito da educação profissional e tecnológica: O caso do IFES
- ATITUDE SOCIAL E INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS: OS IMPACTOS DA OBRIGATORIEDADE DA DISCIPLINA DE LIBRAS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
- Audiodescrição e mediação teatral: o processo de acessibilidade do espetáculo de Janelas e Luas
- AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE A INTERAÇÃO SOCIAL E A INCLUSÃO ESCOLAR
- Avaliação da eficácia de um programa de adaptação curricular individualizado para alunos com deficiência, com base na análise preliminar das concepções dos professores acerca da inclusão em classes comuns
- AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR EM UM MUNÍCIPIO NA PERSPECTIVA DE GESTORES E PROFESSORES
- AVALIAÇÃO ESCOLAR: UM DESAFIO PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
- Bela Tagarela: aplicação móvel para comunicação aumentativa e alternativa
- Bianor Domingues Barra Júnior
- Camila Barreto Silva
- Camila Lopes Cravo de Lacerda
- Camila Paula Effgen Rieger
- Carla Peres Souza
- Carlos Alexandre Andrade dos Santos
- Cecília Gomes Muraro Alecrim
- Centro de Apoio Pedagógico Especializado: intenções, ações e resultados para a inclusão escolar na região de Jales-SP
- Clarice Donizete da Silva Santos
- Cleide Aparecida Hoffmann Bernardes
- Cleonice Moreira Lino
- Cláudia Mendes de Abreu
- CONDIÇÕES CURRICULARES PARA UMA PRÁTICA EDUCATIVA INCLUSIVA: ESTUDO DE CASO EM ESCOLA ESTADUAL DE GOIÁS
- CONSTRUINDO O CONCEITO DE INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO - TECENDO COMPARAÇÕES ENTRE AS CONCEPÇÕES DA COMUNIDADE EDUCACIONAL DE UMA ESCOLA DE GOVERNO E DE UM INSTITUTO FEDERAL BRASILEIROS
- CONTRIBUIÇÕES DA CAPOEIRA NA PREVENÇÃO DO EXCESSO DE PESO EM ADULTOS DE AMBOS OS GÊNEROS
- Cristhiane Marques de Oliveira
- Cristiane Lazzarotto-Volcão
- Célia Vanderlei da Silva
- Daiane Silva de Souza
- Daianne Serafim Martins
- Damiana Nascimento de Araújo
- Daniane Pereira
- Denise Ferreira da Rosa
- DESAFIOS DA DOCÊNCIA RELACIONADOS À INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS
- Desafios da Educação Inclusiva. Um estudo sobre representações e expectativas dos professores do ensino regular face aos professores do Apoio Educativo
- Dificuldades e desafios para educação inclusiva - a falta de qualificação e o despreparo dos professores: um estudo de caso em escolas municipais de Fortaleza - Ceará - Brasil.
- Doracy Moraes de Souza
- Dr. Edgar Pereira Coelho
- Dulcinéa Perez Brognara
- E QUANDO A CRIANÇA NÃO CORRESPONDE ÀS EXPECTATIVAS DA ESCOLA? REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO COM A FAMÍLIA NA BUSCA POR UM DIAGNÓSTICO
- Edinei Messias Alecrim
- Eduardo Felipe Felten
- Educando pela diferença: a importância do professor com deficiência em sala de aula
- Educação Inclusiva e a formação de professores na abordagem histórico-cultural
- Educação inclusiva e ensino de ciências: formação e práticas de professoras em atuação na educação básica
- Educação Inclusiva no Ensino de Crianças Autistas: Uma Revisão de Literatura com foco na Igualdade de Oportunidades / Inclusive Education in Teaching Autistic Children: A Literature Review Focusing on Equal Opportunities
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE UMA CIDADE DI INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.
- Educação Musical Inclusiva Práticas pedagógicas na filarmônica
- Edwin David Tamayo Martínez
- Efeitos do Treinamento Funcional em Idosos que Cuidam de Pessoas com Deficiência
- Elaine de Oliveira Santos
- Eliane Paganini da Silva
- Elizete Santos Balbino
- Elvira Eugenia Silva Aranha Barbosa Santos
- Em direção a uma didática inovadora e inclusiva : estudo de caso das práticas pedagógicas no projeto educar na diversidade
- Emiliana Maria Diniz Marques
- Ensino colaborativo no município de Juiz de Fora: um estudo de caso
- Ensino superior: entre docências e violências
- Erica Pimentel Mota
- Fabiana da Silva Amorim
- Fabiani Ortiz Portella
- Feiras Catarinenses de Matemática: Contribuições para Inclusão Escolar de um Grupo de Alunos com Déficit Intelectual
- Fernanda Cilene Moreira de Meira
- Flavio Kenji Murahara
- Flávia Barbosa Lima
- Formação continuada: A chave para o sucesso de uma educação mais inclusiva no Brasil
- FORMAÇÃO DE DOCENTES E GESTORES À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- Formação de professores para o uso de tecnologia assistiva no ambiente computacional
- Formação de professores que ensinam matemática (PEM) na perspectiva da educação inclusiva: o que dizem as pesquisas stricto sensu
- FORMAÇÃO DO PROFESSOR E INCLUSÃO EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR
- Formação docente em tempos de educação inclusiva: cenários e desafios em uma escola pública
- FORMAÇÃO PERMANENTE EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: APROXIMAÇÕES E AFASTAMENTOS NA/DA DOCÊNCIA INCLUSIVA
- Francisca Melo Agapito
- Francisco Dutra dos Santos Júnior
- Garimpando obras: estado do conhecimento sobre formação permanente de professores, educação inclusiva e docência inclusiva
- Genigleide Santos da Hora
- Giovana Maria Belem Falcão
- Gisele Marques Vargas
- Giulia Calefi Gallo
- Hildeny Rapozo da Silva Lima
- Iara Lopes Duarte Figueiredo
- Identificação e Avaliação Funcional de Crianças Indígenas Kaiowá e Guarani com Deficiência Visual e Paralisia Cerebral de 0 a 5 anos
- Ilda Maria Santos Tavares
- iNCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO SUPERIOR
- Inclusão dos estudantes com transtorno do espectro autista TEA: percepções
- Inclusão e Violência Escolar
- INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS AUTISTAS: O QUE ACONTECE QUANDO FAMÍLIA E DOCENTE DIALOGAM?
- INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA/BRASIL: análise acerca da percepção de gestores x aluno
- Inclusão no Ensino Superior: itinerários de vida de acadêmicos com necessidades educacionais especiais
- Inclusão no Ensino Superior: saberes e práticas dos professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe
- Inclusão no Ensino Superior: um estudo das representações sociais dos acadêmicos com deficiência visual da UFPB.
- Indicadores, prototipação e validação de design de aplicativo para auxiliar o planejamento de educação física na perspectiva inclusiva.
- Ingrath Narrayany da Costa Nunes
- Ingrid Ertel Stürmer Ingrassia
- Introduções ao sistema de numeração decimal a partir de um software livre: um olhar sócio-histórico sobre os fatores que permeiam o envolvimento e a aprendizagem da criança com TEA
- Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso Nelson
- Isabela Rosália Lima de Araújo
- Isamara Grazielle Martins Coura
- Ivete Maria dos Santos
- Jaciete Barbosa dos Santos
- Janaina Melo Souza
- Joani de Mélo Muniz
- Joelson Menezes de Vasconcelos
- Jordana Lorena Nogueira de Sousa
- Josiane Beltrame Milanesi
- José Carlos Celos Junior
- Juliana Baía do Vale Santiago
- Jullyana Pimenta Borges Gonçalves
- Karla Eveline Barata de Carvalho
- Karoline Mendonça Oliveira
- Kátia Regina Lopes Costa Freire
- Kátia Regina Roseiro Coutinho
- Kátia Soane Santos Araújo
- Lara Souto Santana
- Leandro Ferreira da Silva
- Ligia Maria Soufen Tumolo
- Limites da representação gráfica para a pessoa com deficiência visual: possibilidades de aprendizagem por meio do desenho
- Literacia familiar para crianças com TEA por meio de um jogo digital educacional
- Lucindo Ferreira da Silva Filho
- Lucyene Lopes da Silva Todesco Nunes
- LUTAS E CONQUISTAS DA COMUNIDADE SURDA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- Luzmarina de Ávila Fernandes
- Lúdico e autismo: uma combinação possível nas aulas de ciências
- Marcia Friedrich
- Maria Alda Pinto Soares
- Maria Alice Schida Corrêa
- Maria Angela de Oliveira Oliveira
- Maria Claudia Alves de Santana Regis
- Maria do Carmo Passos
- Maria Francisca Braga Marinho
- Maria Jeanete de Lima
- Maria Juliana Dias
- Maria Zélia de Santana
- Mariangela Pozza Homem
- Mariângela Ricardo Alves Moreira
- Marta Emidio Pereira Oliveira
- Meireluce Leite Pimenta
- Meiriane da Silva Pinheiro
- Michell Pedruzzi Mendes Araújo
- Milena Amendro Faria
- Mirtes Ribeiro de Lira
- Monique Angélica Sampaio Flaquer
- Márcia Carolina da Mota Viana
- Mão na massa em uma perspectiva inclusiva no ensino de ciências estratégia e implementação de uma proposta metodológica
- Mônica Andrade Modesto
- Nadja Diogenes Maia
- Naiara Chierici da Rocha
- Nathália Eugenio de Souza
- Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos Vasconcelos
- Notas Sobre a História Oficial do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade TDAH / Notes on the Official History of Attention Deficit/Hyperactivity Disorder ADHD
- O acesso da pessoa com deficiência ao Ensino Superior: estado da arte sobre reserva de vagas
- O Aluno com Transtorno do Espectro Autista e o mediador escolar: um olhar inclusivo
- O atendimento a pessoa com deficiência em bibliotecas universitárias: o caso da Universidade Federal Fluminense
- O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PETROLINA NO CONTEXTO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014 - 2024
- O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM CUMARU-PE EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19
- O Código Braille no Ensino/Aprendizagem da Química: o caso de uma aluna cega.
- O DESENHO, O CORPO E A DEFICIÊNCIA VISUAL: DIÁLOGOS ENTRE O ENSINO DE ARTES VISUAIS E A INCLUSÃO ESCOLAR
- O ensino de números decimais em uma classe inclusiva do ensino fundamental: uma proposta de metodologias visando à inclusão
- O fracasso escolar na política pública de Caté
- O Papel da Educação e da Inclusão Escolar. Um Estudo com as Adolescentes do Espaço Dandara
- O PEDAGOGO NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE AÇÃO NA ESCOLA COMUM
- O trabalhador surdo nas industrias de Pelotas:uma reflexão sobre a inclusão escolar na Educação de Jovens e Adultos.
- O tradutor intérprete de Libras/Língua Portuguesa na Educação Básica de Goiás: Uma revisão bibliográfica
- Olavo Antônio de Almeida Pereira
- Olga Maria Menezes Gobert Damasceno
- Olisangele Cristine Duarte Bonifácio Dantas
- Os desafios da inclusão escolar no acolhimento institucional de crianças e adolescentes
- Os Núcleos de Acessibilidade das Universidades Públicas Federais: uma análise do norte brasileiro
- Pamalomid Zwetsch
- Pandemia, educação e deficiência: narrativas de pais e professores
- Patrícia Gräff
- Paula Branco Morais
- Perrcepções de mães de alunos com deficiencia sobre a inclusão e o preconceito na Escola Pública
- PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE SOBRE O SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS
- Políticas de Educação Inclusiva: cenas da implementação a partir da voz de gestores municipais de Pelotas/RS.
- Políticas públicas de Educação Inclusiva e formação de professores: debatendo a classe/escola hospitalar
- POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA VOLTADA PARA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: o caso da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
- POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
- PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL E NA ITÁLIA: UM ESTUDO COMPARADO
- PROJOVEM URBANO: UMA POLITICA DE INCLUSÃO SOCIAL DE JOVENS EM JOÃO PESSOA- PB
- PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA COM O USO DE TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE DISCENTES SURDOS
- Práticas Pedagógicas do Professor do Ensino Fundamental I para o Aluno com Síndrome de Down
- Práxis Docente nas Salas de Recursos Multifuncionais - Atendimento Educacional Especializado
- Psicopedagogia e Psicologia escolar: reflexões para interdisciplinarização
- Rafaela Cordeiro Gama
- Raquel Maria Cardoso Pedroso
- Raíssa Forte Pires Cunha
- Reflexões acerca da formação de professores(as) do AEE voltada à complementação do ensino de matemática ao(à) aluno(a) com deficiência intelectual na rede municipal de Santa Cruz do Capibaribe
- REFLEXÕES ACERCA DAS APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NAS RELAÇÕES EDUCATIVAS ENTRE ALUNOS/AS SURDOS/AS E OUVINTES .
- Regina Rita da Silva Santos
- RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS EDUCADORES E A APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS PORTADORES DE TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE ? TDAH EM SALAS DE AULA INCLUSIVA
- Renata Leite de Oliveira
- Representações Sociais de Professores sobre o Processo de Inclusão Escolar de Educandos com necessidades educacionais especiais
- Rosangela do Socorro Nascimento Oliveira
- Rose Meire da Silva e Oliveira
- Roseane Rabelo Souza Farias
- Rosiane Ribas de Souza Eler
- Rubia Aparecida Tessaro Santos
- Sandra Olegário dos Santos Silva
- Sinalário de Termos Técnicos da Economia
- Tatiane Nascimento de Borba
- Tecnologias, Práticas Pedagógicas e inclusão: Interfaces entre o Professor do Atendimento Educacional Especializado e o Professor da Sala de Aula Comum
- Telma Conceição da Cunha
- Telma Sampaio Romao
- THAIANNY CRISTINE DIAS VALENTE
- Thais da Costa Motta
- Thays Oliveira Reis
- THE CHALLENGES OF -INCLUSIVE EDUCATION- IN PROFESSIONAL TECHNICAL EDUCATION
- THE IMPORTANCE OF EXPERIMENTAL CLASS IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS FOR DEAF STUDENTS: AN EXPERIENCE REPORT IN PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION (PTE)
- TORNAR-SE PROFESSOR, PROFESSORA: A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE DOCENTES QUE ATUAM NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA
- TRANSEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: DESAFIOS ALÉM DO CURRÍCULO
- TURMA DA MÔNICA EM: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA PELA CRIANÇA SURDA
- Um Estudo Fenomenológico Sobre O Processo De Representatividade Em Uma EMEF De São Paulo: Em Foco Protagonistas Da Inclusão De Educandos Com Deficiência Intelectual.
- Uma escuta para pensar a formação de professores em contextos inclusivos
- Valéria Cassandra Oliveira de Lima
- Vanda Eterna Carneiro Campos Teles
- Vivian Ingridy de Carvalho Lima