ENSINO DE CIÊNCIAS
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"Análise do currículo e o uso de jogos online durante o processo de ensino-aprendizagem, em Ciências e Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental I Documento
-
A Abordagem de Conteúdos de Cosmologia no Ensino Médio e a Proposta Curricular na Rede Pública do Estado de São Paulo. Documento
-
A Ambientalização na Prática Pedagógica: Contextos Urbanos,Sentidos Atribuídos e Possibilidades da Educação Ambiental Crítica.? Documento
-
A Comunicação Matemática nos documentos curriculares da cidade de São Paulo no período de 2017 a 2019 Documento
-
A Educação Estatística no Ensino Superior, o trabalho com Projetos e o uso de Tecnologias Documento
-
A Inserção da Disciplina Química Ambiental nos Cursos de Graduação em Química Documento
-
A OBSERVAÇÃO DE AVES URBANAS COMO INSTRUMENTO DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL Documento
-
A Pedagogia de Projetos na Compreensão dos Impactos Socioambientais de Acidentes com Barragens Documento
-
A Percepção de Alunos de Cursos de Graduação Sobre o Tempo de Dedicação em Atividades Desenvolvidas por meio de Aprendizagem Baseada em Problemas com Apoio de Tecnologias de Informação e Comunicação Documento
-
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE GEOMETRIA ESPACIAL SOB A PERSPECTIVA DOS CONCEITOS VYGOTSKYANOS Documento
-
A Teoria Histórico-Cultural nos artigos de Ensino de Ciências publicados nos ENPECs de 1997 a 2019 Documento
-
A abordagem de Questões Sociocientificas Controversas: potencialidades identificadas a partir da análise do Currículo de Ciências do Estado de São Paulo Documento
-
A abordagem de Questões Sociocientíficas na formação continuada de professores de Ciências da Natureza do estado de São Paulo Documento
-
A apropriação do saber tecnológico pelos professores da rede pública estadual de São Paulo enquanto imigrantes digitais Documento
-
A collaborative learning strategy for computational thinking development through game programming Documento
-
A construção do currículo de química do estado de São Paulo Documento
-
A inserção da temática ambiental no curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus São Roque Documento
-
A insubordinação criativa e o processo dialógico na educação estatística na infância Documento
-
A mobilização do conhecimento matemático por alunos do ensino médio integrado ao técnico de mecânica. Documento
-
A pedagogia de projetos no Ensino de Química. Um Relato de Experiência. Documento
-
A pesquisa de campo no processo de aprendizagem do profissional da área da saúde Documento
-
A temática ambiental nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio. Documento
-
A utilização do GeoGebra na Educação Estatística no Ensino Superior. Documento
-
A utilização do recurso blog para desenvolver estratégias pedagogicas nas aulas de Biologia: uma experiencia em sala de aula para promover uma aprendizagem significativa dos impactos ambientais provenientes da geraçao de energia elétrica Documento
-
ANÁLISE DE DESEMPENHO DISCENTE EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS ATRAVÉS DO PROCESSO CRISP-DM Documento
-
Abordagem contextualizada da mobilidade urbana no ensino médio técnico sob enfoque CTS Documento
-
Adaptatividade em Ambientes Virtuais: proposta para personalizar a aprendizagem em cursos híbridos de ensino superior Documento
-
Afetividade no Ensino de Métodos Quantitativos em Curso de Especialização de Gestão Pública Municipal, na Modalidade a Distância, do Instituto Federal do Espírito Santo Documento
-
Ambientes Colaborativos para Ensino de Eletrônica e Lógica de Programação Documento
-
Analítica da Aprendizagem para o ensino de Matemática Documento
-
Análise das Propostas Oficiais para o Ensino de Genética no Ensino Médio. Documento
-
Análise das atividades de um livro didático relacionadas ao conceito de Fração à luz do Pensamento Computacional Documento
-
Análise dos Conhecimentos em Astronomia dos Alunos do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Cubatão Documento
-
Análises de Estratégias de Ensino e Aprendizagem sobre os Conceitos Relacionados à Astronomia no Ensino Fundamental II Documento
-
Aplicação da EAD no Processo de Ensino-Aprendizagem no Contexto do Ensino Médio Documento
-
Aplicação dos Cursos Online Abertos e Massivos - MOOC - nos processos de formação continuada para docentes dos cursos de Licenciatura em Matemática Documento
-
Aprendizagem Colaborativa no Ensino de Química na Modalidade EJA: um relato de experiência Documento
-
Aprendizagem Matemática através da Elaboração e Resolução de Problemas em uma Escola Comunitária Rural Documento
-
Aprendizagem Significativa Documento
-
Aprendizagem baseada em problemas (ABP) como estratégia pedagógica na construção e uso das expressões algébricas por meio da linguagem Python no Ensino Superior. Documento
-
Aprendizagem probabilística de alunos do 7° ano do Ensino Fundamental por meio de atividades de investigação. Documento
-
Aprendizagens de Crianças de 5 e 6 anos Reveladas na Comunicação e Representação do Espaço Documento
-
Articulação entre Laboratório Investigativo e Virtual Visando a Aprendizagem Significativa de Conceitos de Eletromagnetismo Documento
-
As Fontes de Energia Automotiva abordadas sob o enfoque CTS no ensino profissionalizante. Documento
-
As atitudes de um professor e de seus alunos frente ao ensino de ciências e à cultura CTS Documento
-
Aspectos Históricos dos Modelos Atômicos nos Livros Didáticos de Química: um mapeamento no período de 1929 a 2018" Documento
-
Astronomia nas Propostas Curriculares dos Estados da Região Sul do Brasil: Uma Análise Comparativa Documento
-
Astronomia: Representações Sociais de Estudantes do Ensino Médio Integrado e Licenciandos em Física Documento
-
Atitudes de professores da escola básica em relação à Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) Documento
-
Atitudes de professores da escola básica em relação à Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambientes (CTSA) Documento
-
Avaliação da dureza e da estrutura molecular de materiais restaruradores adesivos submetidos à radiação ionizante Documento
-
Ações das IES quanto às dificuldades matemáticas dos alunos ingressantes: um retrato Documento
-
Ações de insubordinação criativa na docência de uma educadora matemática Documento
-
BIOGRAFIA INTELECTUAL POLIFÔNICA DE BEATRIZ SILVA D?AMBROSIO. Documento
-
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos Currículos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de Universidades da Cidade de São Paulo Documento
-
Como Ensinar Desenho Técnico Diante das novas Tecnologias Documento
-
Concepção dos docentes do Curso de Engenharia Mecânica sobre Educação Ambiental Documento
-
Concepções de Professores dos Anos Iniciais sobre Alfabetização e Letramento Científico. Documento
-
Concepções de alfabetização científica reveladas por graduandos de um curso de pedagogia Documento
-
Conhecimentos de professores do 5º ano do Ensino Fundamental sobre o trabalho com resolução de problemas que envolvem o raciocínio combinatório. Documento
-
Construção e avaliação dos argumentos e das argumentações produzidas por estudantes de Ciências e de Biologia Documento
-
Construção e uso de jogos pedagógicos no processo de avaliação: experiência vivenciadanas aulas de Ciências do Ensino Fundamental II Documento
-
Contribuições do Pensamento Computacional no Aprendizado da Resolução de Situações-Problema no Campo Aditivo Documento
-
Critérios de Qualidade em Interfaces Humano-Computador para Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVAS): Um Estudo no Contexto do Ensino Médio Documento
-
Currículo de matemática da cidade de São Paulo: uma análise do Eixo Álgebra para o Ensino Fundamental Documento
-
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE APLICATIVO PARA ESTUDO DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM. Documento
-
Desempenho em Matemática de Alunos do Ensino Fundamental, em uma Unidade Escolar na Rede Municipal de São Luís-MA. Documento
-
Desenvolvimento Profissional e Implementação de Material Curricular: contribuições e desafios a serem enfrentados a partir da metodologia Estudo de Aula Documento
-
Desenvolvimento da competência argumentativa em um curso para futuros professores de Ciências Biológicas Documento
-
Desvelando a Presença do Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Curso Superior de Gastronomia da Universidade Cruzeiro do Sul. Documento
-
Dificuldades e erros de alunos do 1º ano da educação profissional tecnológica de nível médio na modalidade integrada em Matemática: reflexões e desafios' Documento
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: análise da prática de Educação Ambiental desenvolvida pela sala verde Frei Paulino em Divinópolis-MG. Documento
-
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR INTEGRADORA. Documento
-
ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA O APRENDIZADO DA FOTOSSÍNTESE POR ESTUDANTES DA 6a.SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SÃO CAETANO DO SUL, ESTADO DE SÃO PAULO. Documento
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM PANORAMA DE PRODUÇÕES DO XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENEM Documento
-
Educadores Estatísticos em Formação Continuada: Indícios de Identidade Docente Documento
-
Educar pela Pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio: uma proposta de Educação Ambiental sob o enfoque CTSA Documento
-
Educação Ambiental e Educação de Jovens e Adultos : conexões possíveis entre formação de alfabetizadores e a construção de uma cidadania socioambiental Documento
-
Educação Ambiental e Educação de Jovens e Adultos: conexões possiveis entre formação de alfabetizadores e a constrção de uma cidadânia socioambiental Documento
-
Educação Matemática e Financeira: um estudo de caso em Cursos Superiores de Tecnologia. Documento
-
Educação Matemática e Financeira: um estudo de caso em Cursos Superiores e Tecnológicos. Documento
-
Educação Matemática, um novo olhar para a diferença e a inclusão. Documento
-
Educação ambiental e a formação de professores de ciências biológicas Documento
-
Educação ambiental na escola: um caminho para a sensibilização dos alunos quanto a importância da água Documento
-
Ensino de Astronomia e Aprendizagem Significativa: Um olhar sobre o Ensino Técnico Integrado do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista Documento
-
Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir dos objetos de conhecimentos identificados na Literatura Infantil Documento
-
Ensino de Genética no ensino médio através de uma sequencia didática. Documento
-
Ensino e aprendizagem dos conteúdos de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental Documento
-
Ensino-Aprendizagem de Matemática Financeira usando Objeto de Aprendizagem e a Abordagem Quiz Documento
-
Ensino-aprendizagem-avaliação de Proporcionalidade através da Resolução de Problemas: uma experiência na formação inicial de (futuros) professores de Matemática Documento
-
Estilos de Aprendizagem no Ensino Superior: Estudo de Casos com docentes e discentes em uma Instituição de Ensino Documento
-
Estudo da Corrosão Metálica por meio da Aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa Documento
-
Estudo do Impacto de Sequências Didáticas com Enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)/Natureza da Ciência e Tecnologia (NdC&T) em Estudantes da Pedagogia Documento
-
Estudo sobre Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), por meio de ambiente virtual de aprendizagem (AVA), em curso de Engenharia. Documento
-
Formação inicial de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a Matemática em questão Documento
-
Formação Profissional Técnica , CTS e Educação Empreendedora: Implicações com os Parques Tecnológicos Documento
-
Formação Profissional de Técnicos em Analises Clínicas: Apontamento para uma Proposta de Revisão Curricular Pautada no Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) Documento
-
Formação continuada de professores de Biologia da Rede Pública e Privada de BH/MG sobre abordagens CTS na Educação Científica Documento
-
Grandezas e Medidas no Ciclo de Alfabetização: suas tecituras em currículos prescritos de Matemática Documento
-
Habilidades e Competências em Tecnologias de Informação e Comunicação: uma pesquisa em uma turma de pós-graduação lato sensu Documento
-
Jogos Pedagógicos no Ensino de Química: o que dizem as produções científicas dos eventos da área Documento
-
Letramento digital docente Documento
-
MAPA CONCEITUAL COMO ORGANIZADOR EXPLICATIVO PARA O ENSINO DE BIOTECNOLOGIA. Documento
-
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL COM APORTES DO APLICATIVO GEOGEBRA 3D E FERRAMENTAS DO M-LEARNING Documento
-
Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez no Curso de Pedagogia na Modalidade Semipresencial Documento
-
Metodologias Ativas para Nativos Digitais no Ensino Superior Documento
-
Mobile learning no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de genética: proposta e análise com base na Teoria da Atividade Documento
-
NECESSIDADES E DIFICULDADES RELACIONADAS AO ENSINO DE BOTÂNICA, IDENTIFICADAS POR PROFESSORES DE BIOLOGIA DE ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO Documento
-
Narrativas de práticas em Educação Estatística e a agência profissional de professores de Matemática Documento
-
Natureza da Ciência e da Tecnologia em Sistemas de Classificação Biológica: Experiência de Ensino e Aprendizagem com Emprego de uma Sequência Didática com Jogos Pedagógicos Documento
-
O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM UMA ESCOLA INDÍGENA PATAXÓ DA BAHIA Documento
-
O Enfoque CTS na disciplina de Física Experimental I: o ensino por investigação envolvendo estudantes de Química e Engenharia. Documento
-
O Ensino de Matemática Financeira por meio da criação de objetos de aprendizagem. Documento
-
O Estado da Arte a Luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica: Um olhar sobre as produções acadêmicas brasileira Documento
-
O Estágio Supervisionado na Formação Inicial do Professor de Matemática no Contexto das Tcnologias Educacionais Documento
-
O PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DOS ALUNOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO, UTILIZANDO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Documento
-
O desenvolvimento de jogos educacionais digitais sob a perspectiva da Formulação de Problemas e a aprendizagem no Ensino Superior Documento
-
O ensino de Física na formação do professor de Matemática. Documento
-
O ensino de Matemática proposto na coleção de livros didáticos usados nos cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense: contexto e aplicações. Documento
-
O ensino de energia a partir de uma sequência didática que valorize o conhecimento prévio dos estudantes. Documento
-
O uso da robótica educacional para a aprendizagem de grandezas e medidas Documento
-
O uso das TICS no Ensino Superior e suas contribuições a Educação Estatística Documento
-
O uso das Tecnolgias da Informação e da Comunicação na Formação de Professores de Física e Matemática do Instituto Federal de São Paulo Documento
-
O uso das tecnologias no ensino de ciências Documento
-
O uso do Geogebra no processo de ensino e aprendizagem de matemática no Ensino Médio Documento
-
O uso do Hagáquê (HQ) como facilitador no processo de ensino e aprendizagem em uma escola do Programa de Ensino Integral Documento
-
O uso do Software R no estudo de estatística de um grupo de alunos do curso de Sistemas de Informação. Documento
-
OFICINAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL Documento
-
Objetivos CTS no ensino da educação profissional de nível médio do CEFET ? MG segundo seus alunos e professores Documento
-
Objeto de Aprendizagem como Recurso Educacional para Modalidade à Distância Documento
-
Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Funções Matemáticas no Ensino Médio Documento
-
Observação de Aves como Estratégia de Ensino de Ecologia / Educação Ambiental. Documento
-
Oficinas de Pensamento Computacional no Ensino Fundamental para a aprendizagem dos Sólidos Geométricos Documento
-
Os Livros Didáticos de Química auxiliam o Professor no Ensino do Efeito Estufa? Documento
-
Os Números Racionais nos Níveis Curriculares da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Documento
-
Os cadernos do aluno e do professor na Rede Pública Estadual Documento
-
Os cursos de Licenciatura em Matemática ofertados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais: seus desafios e particularidades Documento
-
Os desafios no ensino da matemática a distância: uma análise da prática do tutor em uma instituição de ensino superior Documento
-
PROBLEM BASED LEARNING E BLENDED LEARNING EM DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS. UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA O ENSINO DE BANCO DE DADOS Documento
-
PROBLEM-BASED LEARNING NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: UM ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE PROGRAMAÇÃO Documento
-
Pedagogia de Projetos no Ensino Superior em Tecnologia de Petróleo e Gás Documento
-
Pensamento Computacional: uma proposta de curso de extensão on-line para professores Que lecionam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental Documento
-
Percepção dos alunos quanto à aplicação da Matemática em disciplinas técnicas. Documento
-
Perfil de alunos da Licenciatura em Química Documento
-
Pesquisa -ação no cotidiano de Práticas Pedagógicas: experiências de estratégias do ensino de Biologia para o curso de Psicologia Documento
-
Planetário - a interdisciplinaridade no ensino de ciências e a Linha de Pesquisa que se enquadra. Documento
-
Possibilidades e Desafios de um Programa de Alfabetização Científica e Tecnológica em Ciências, em uma Comunidade de Artesãs Documento
-
Produção e utilização de energia no contexto do agronegócio tocantinense, abordadas em uma perspectiva CTS no Ensino Médio Técnico Documento
-
Proposta de Mecanismos de Recomendação e Reputação na Recuperação de Textos Didáticos Abertos Documento
-
Proposta de reestruturação de matrizes curriculares por meio de cobertura conceitual : um estudo de caso para disciplinas de matemática em um curso de graduação em engenharia mecânica Documento
-
Proposta de um minicurso para a formação continuada de professores em educação ambiental Documento
-
REPRESENTAÇÕES DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE AS COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL PROFESSOR Documento
-
Relações entre o Pensamento Computacional e a Matemática em atividades didáticas de construção de jogos digitais Documento
-
Representações de licenciandos de Química sobre a influência recíproca entre Ciência Escolar e Sociedade. Documento
-
Saberes e Práticas Docentes para o Ensino de Química Analítica Quantitativa e suas Contribuições para a Formação do Bacharel em Química Tecnológica Documento
-
Sequencia Didática (SD) de Microbiologia com enfoque em Natureza da Ciência e Tecnologia (NdC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): contribuições para as aulas de Biologia. Documento
-
Tecnologia Aplicada a Educação Documento
-
Temas sociocientíficos em aulas práticas de Química na educação profissional: uma aboradgem CTS Documento
-
Tensões nos Discursos dos Alunos Durante a Realização das Atividades Experimentais no Ensino de Física Documento
-
Tópicos de Astronomia no Ensino de Física: o estudo das marés oceâncias direcionadas a aprendizagem significativa Documento
-
UMA PROPOSTA DE USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MECÂNICA APLICADA: UM ESTUDO DE CASO Documento
-
Um Ambiente Virtual de Aprendizagem Voltado para Intervenção em Conteúdos Didáticos Documento
-
Um Método Proposto para o Ensino de Algoritmos no Contexto da Educação a Distância Documento
-
Um olhar para o corpo humano na perspectiva da educação em ciências, da cultura e das competências socioemocionais Documento
-
Uma (re)construção praxeológica no estudo de conteúdos da geometria com alunos da Licenciatura em Matemática Documento
-
Unidade de Ensino Direcionada e Potencialmente Significativa no Ensino de Química Ambiental Documento
-
Uso de Padrões Pedagógicos em consonância com Estilos de Aprendizagem: um levantamento centrado no Ensino Técnico Profissionalizante Documento
-
Uso de software livre para o ensino de geometria e desenho geométrico Documento
-
Utilizando a Pedagogia de Projetos para Ensinar Ciências no Ensino Fundamental II Documento
-
Utilização de uma ferramenta digital para o ensino de Parasitologia no ensino superior Documento
-
Utilização dos recursos de tecnologias de informação e comunicação no processo de ensinar: uma análise dos professores do PRONATEC do IFMG Campus Congonhas Documento
-
Visão retrospectiva da formação inicial do professor polivalente que ensina Matemática nos anos iniciais no município de Ouro Preto Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
-
edda.curi@cruzeirodosul.edu.br
Identidade