INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
Entre Abas: Processos de Enunciação em Rede Documento
-
"A interdisciplinaridade na Ação ProjetarAmbientes Virtuais de Aprendizagem: o caso NUTED/UFRGS" Documento
-
"Estudo das trajetórias de letramento em curso de Educação a Distância: o texto, o papel e a tela do computador" Documento
-
"Formação a distância e prática da alfabetização Avaliação do impacto do uso de recursos informatizados no ensino da leitura" Documento
-
"Instituições Eletrônicas no Desenvolvimento de Jogos de Empresas para o Treinamento de Coordenadores de Cursos de Graduação" Documento
-
"Mineração de Dados Educacionais para Geração de Alertas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem como Apoio à Prática Docente" Documento
-
"Um Assistente Pessoal de Aprendizagem Continuada na WEB" Documento
-
"Uma arquitetura pedagógica apoiada em tecnologias da informação e comunicação: processo de aprendizagem em química no ensino médio" Documento
-
"VJEDU" Documento
-
"Explorando Objetos de Aprendizagem na TV Digital ? Estudo de Caso de Alternativas de Interação" Documento
-
: INTERAÇÃO E AUTISMO: uso de agentes inteligentes para detectar déficits de comunicação em ambientes síncronos Documento
-
?Navegar é Preciso?: o Continuum Experiencial de Programação com a Web Documento
-
A Aprendizagem de Programação Apoiada pelo Modelo Social Aberto do Estudante Documento
-
A COMUNICAÇÃO DIDÁTICA MEDIADA POR AGENTE CONVERSACIONAL COMO PROMOTORA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA Documento
-
A Convergência entre a Ubiquidade na Educação e a Gênese Instrumental: A Instrumentação e a Instrumentalização Ubíqua Documento
-
A Formação de Professores e a Qualificação de Bibliotecários com Limitação Visual através da Educação a Distância Mediada por Computador em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Documento
-
A Framework for Monitoring Scientific Production Behavior in Research Evaluation Systems Base don Journal Ranking Lists: The Brazilian Case Documento
-
A HIBRIDAÇÃO COM A TECNOLOGIA DIGITAL GERANDO LINHAS DE FUGA Documento
-
A Inserção de um agente conversacional animado em um ambiente virtual de aprendizagem a partir da teoria da carga cognitiva. Documento
-
A Interação Social eo Beneficio Recíproco como Elementos Constituintes de um Sistema Complexo em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Documento
-
A Interdisciplinaridade na Ação de Projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem: o caso dos projetos do NUTED/UFRGS Documento
-
A aplicação de modelos matemáticos em situações-problema empresariais, com uso do software LINDO Documento
-
A atividade de elaboração de projetos como estratégia pedagógica para o ensino de Engenharia (curso à distância de projeto no modelo e-learning-by-doing Documento
-
A audiodescrição na mediação de alunos com deficiência visual no ensino médio : um estudo com a disciplina de geografia Documento
-
A autorregulação da aprendizagem na formação de um educador matemático na modalidade a distância : uma proposta de articulação curricular Documento
-
A construção de conhecimentos de algoritmos : uma estratégia de ensino-aprendizagem utilizando a plataforma de prototipagem eletrônica arduino Documento
-
A cooperação na ação e uma especificação de requisitos para agentes e sistemas multiagente fundamentadas na Epistemologia Genética Documento
-
A distância transacional e a organização de cursos de licenciatura on-line Documento
-
A efetividade de feedbacks informatizados sobre a auto-regulação da aprendizagem em cursos a distância: um estudo de caso na área da Computação Documento
-
A exploração de modelos e os níveis de abstração nas construções criativas com robótica educacional Documento
-
A gestão em cursos de educação a distância via internet : uma visão a partir dos fatores críticos de sucesso Documento
-
A inclusão de pequenos produtores rurais na cultura digital: estratégias de mobilização, métodos, técnicas e materiais que viabilizam a construção do conhecimento de novos saberes e fazeres de pequenos produtores rurais Documento
-
A presença social nos ambientes virtuais de aprendizagem Documento
-
A produção de redes de conversação como base a aprendizagem Documento
-
A qualificação da escrita acadêmica com apoio da mineração de texto Documento
-
AMBIENTE GAMIFICADO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS. Documento
-
APRENDIZAGEM DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO Documento
-
ASSINATURA COGNITIVA E DISPOSITIVO DE RELEVÂNCIA EM PROCESSOS ATENCIONAIS NOS CONTEXTOS DE HIPERMÍDIA ADAPTATIVA Documento
-
ASTERIX : Aprendizagem significativa e tecnologias aplicadas no ensino de redes de computadores : integrando e explorando possibilidades Documento
-
AVA : um Ambiente de Convivência Interacionista Sistêmico para Comunidades Virtuais na Cultura da Aprendizagem Documento
-
Adaptatividade em apresentações paralelas multimídia : trajetórias de aprendizagem temporais Documento
-
Adolescentes em conflito com a lei : o ensinar e o aprender através das Tecnologias da Informação e da Comunicação Documento
-
Agências do artificial e do humano : uma análise de noções do humano na inteligência artificial a partir de perspectivas sociais e culturais Documento
-
Alegria e frustração : um estudo sobre os estados afetivos em crianças com TEA na mediação com interfaces tangíveis Documento
-
Ambiente telemático de interação e comunicação para suporte à educação bilíngue de surdos Documento
-
Ambientes Digitais e Processos de Criação Documento
-
Ambientes Digitais e Processos de Criação: gerando a produção de sentido. Documento
-
Ambientes virtuais acessíveis sob a perspectiva de usuários com limitação visual Documento
-
Ambientes virtuais de aprendizagem como recurso na educação de crianças com paralisia cerebral Documento
-
Ambientes, objetos e dialogicidade : uma estratégia de ensino superior em heurísticas e metaheurísticas Documento
-
Analise de Redes Sociais nas aprendizagens de MOOCs Documento
-
Análise Técnica de pedagógica de metadados para Objetos de Aprendizagem Documento
-
Análise de Processo de Inclusão Escolar de alunos com Paralisia Cerebral utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação Documento
-
Análise do Esforço, Persistência e Eficácia Pessoal num Ambiente de Aprendizagem Virtual Documento
-
Aplicação de Vídeos Digitais Indexados na Educação Documento
-
Aprendizagem amorosa na interface escola - projeto de aprendizagem e tecnologia digital Documento
-
Aprendizagem de escrita de língua de sinais pelo sistema Signwriting: línguas de sinais no papel e no computador Documento
-
Aprimoramento das Habilidades Cognitivas de Resolução de Problemas com o Apoio de um Agente Conversacional. Documento
-
Apropriação das novas tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento de pessoa com paralisia cerebral Documento
-
Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual Documento
-
Arquitetura Pedagógica para Construção de Competências de Gestão através de Simuladores de Negocios Documento
-
Atividades digitais e a construção dos conceitos de proporcionalidade : uma análise a partir da teoria dos campos conceituais Documento
-
Autoria coletiva em ambiente informatizado na perspectiva da formação de professores em Língua Inglesa Documento
-
Avaliação do Impacto da Usabilidade Técnica e Pedagógica no Desempenho de Aprendizes em E-learning Documento
-
Avaliação do estado de Fluxo e do estado de interesse por meio de jogos digitais educacionais no Ensino da Matemática. Documento
-
Avaliação no estágio supervisionado: intersubjetividades na formação continuada de professores em cursos de licenciatura na modalidade à distância Documento
-
Ação de Linguagem e Mineração de dados : níveis de complexidade na análise de textos Documento
-
Ballet Contágio: Tecnologias da Arte e da Imagem. Documento
-
CAMPOS DE SIGNIFICAÇÃO E CONHECIMENTO EM DISPOSITIVOS DIGITAIS: ANÁLISE DAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM LISTAS DE DISCUSSÕES Documento
-
COMUNIDADES DE PRÁTICA VIRTUAIS: UM OLHAR SOBRE TRAÇOS DE PERSONALIDADE E COMPETÊNCIAS NA INTERAÇÃO ENTRE SEUS MEMBROS. Documento
-
CONSTRUMED : metodologia para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico Documento
-
CORRELAÇÃO ENTRE TRAÇOS DE PERSONALIDADE E EMOÇÕES DE REALIZAÇÃO COM ENGAJAMENTO E DESEMPENHO EM MOOCS Documento
-
CRIANDO LAÇOS VIA RECURSOS INFORMATIZADOS: Documento
-
Cadeias de Markov e modelagem matemática : da abstração pseudo-empírica à abstração refletida com uso de objetos virtuais Documento
-
Campos de significação e conhecimento em dispositivos digitais: análise das interações discursivas em listas de discussão Documento
-
Competências interprofissionais: modalidade presencial e a distância da educação profissional Documento
-
Compreensão, autoria e ética: seus movimentos e suas possibilidades, em curso de gestão pública a distância. Documento
-
Comunicação e Aprendizagem Matemática Online: um estudo com o Editor Científico ROODA Exata Documento
-
Comunicação e aprendizagem matemática on-line : um estudo com o editor científico ROODA exata Documento
-
Comunicação, tecnologia e envelhecimento : significação da interação na era da informação Documento
-
Comunidades virtuais de prática no serviço público: quadro teórico para a organização de experiências para apoio à inovação Documento
-
Condições para o Fazer e Compreender na Realidade Virtual Documento
-
Conhecimento - solidariedade : em ações pedagógicas na modalidade EAD Documento
-
Construção Coletiva do Conhecimento: Forma de Atuação dos Sujeitos em Ambientes Digitais/Virtuais de Aprendizagem Documento
-
Construção de Funções em Matemática com o Uso de Obejtos de Aprendizagem no Ensino Médio Noturno. Documento
-
Construção de funções em matemática com o uso de objetos de aprendizagem no ensino médio noturno Documento
-
Construção de um Modelo para o Uso de Simuladores na Implementação de Métodos Ativos de Aprendizagem das Escolas de Medicina. Documento
-
Construção de uma arquitetura pedagógica para idosos: desvelando o potencial inclusivo da EAD Documento
-
Construção e avaliação do hipervídeo como ferramenta auxiliar para aprendizagem de cirurgia Documento
-
Contribuições dos Objetos de Aprendizagem, no ensino de Física, como recursos didáticos para a construção e/ou desenvolvimento do Pensamento Crítico e da Aprendizagem Significativa. Documento
-
Corpos associados : interatividade e tecnicidade nas paisagens da arte Documento
-
Criando laços via recursos informatizados : intervenção em saúde mental Documento
-
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO ESPACIAL: Abstração Reflexionante e Tecnologias Digitais Documento
-
DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO LABORATÓRIO IMERSIVO DE APRENDIZAGEM EM SAÚDE E ENFERMAGEM ? LIASE: MONITORAMENTO DA APRENDIZAGEM PELO ELETROENCEFALOGRAMA E INVENTÁRIO DE MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA Documento
-
DESIGN DE SUPERFÍCIES:PRÁTICA E APRENDIZAGEM MEDIADAS PELA TECNOLOGIA DIGITAL Documento
-
DIRETRIZES PARA PROJETO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS VOLTADOS À EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS Documento
-
Da uni-versidade para a multi-versidade: redes de ação e convivência em uma proposta de graduação com o uso de um AVA Documento
-
Descoberta do desânimo de alunos em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem : um modelo a partir da mineração de dados educacionais Documento
-
Desenvolvimento da Conceituação Sobre a Escrita Mediado Pela Produção de Mapas Conceituais em uma Rede de Comunicação Online Documento
-
Desenvolvimento do Pensamento Computacional Através de Atividades Desplugadas na Educação Básica Documento
-
Desenvolvimento do pensamento criativo em espaços digitais na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Documento
-
Desenvolvimento do pensamento criativo em espaços digitais: a formação de professores do ensino fundamental Documento
-
Desenvolvimento do profissional docente em uma rede acadêmica virtual Documento
-
Desenvolvimento e Validação de uma Ferramenta Computacional Apoiada por Mineração de Texto Voltada à Qualificação da Escrita de Projetos de Pesquisa Documento
-
Desenvolvimento e aplicação de um método de avaliação do comportamento de risco em condutores. Documento
-
Desnaturando Desmundos: A Imagem e a Tecnologia para além do exílio humano Documento
-
Desnaturar desmundos : a imagem e a tecnologia para além do exílio no humano Documento
-
Docência em tempos digitais: mapeamento e análise do perfil e da ação do professor frente às tecnologias em cenários escolares Documento
-
Dos trajetos costumeiros e errantes que compõem um exercício docente em sala de recursos : o atendimento pedagógico domiciliar e a tecnologia assistiva Documento
-
E-MATURITY: GESTÃO DA TECNOLOGIA NUMA PERSPECTIVA DE MELHORIA DO DESEMPENHO PEDAGÓGICO Documento
-
E-Mediation: mapeamento de indícios de mediação por meio de um sistema de mineração de textos Documento
-
EATV: Uma aplicação t-learning para auxiliar os idosos na concretização do envelhecimento ativo e saudável. Documento
-
ECCOLOGOS: EDITOR WEB PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DOCUMENTOS Documento
-
ENSINO PERSONALIZADO PARA SUPRIR AS DIFICULDADES DE PRÉ-REQUISITOS NO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
ESCRITURA NA CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS Documento
-
ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM A INCLUSÃO DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS Documento
-
EXERGAMES COMO MEDIADORES DA ESTIMULAÇÃO DE COMPONENTES DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I Documento
-
EXPLORANDO AUTODETERMINAÇÃO, UTILIZANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA ENSEJAR AUTOCUIDADO EM OBESOS Documento
-
EXPLORANDO SIMULAÇÕES E LABORATÓRIOS VIRTUAIS HIPERMÍDIA COMO RECURSOS DE APRENDIZAGEM DE FÍSICA Documento
-
Educa: Desenvolvimento de planos de aula com recomendação de sistemas acessíveis no auxílio à criação de aulas Documento
-
Educar para observar : uma proposta metodológica para educação visual Documento
-
Educação em Saúde para Trabalhadores em Ambiente Virtual de Aprendizagem com Foco nos Pressupostos Teóricos de Leininger. Documento
-
Em busca da aplicabilidade de sociedades artificiais em informática educativa Documento
-
Encapsulamento e Utilização de Objetos de Aprendizagem Abertos SCORM para ensejar a Avaliação Formativa Documento
-
Ensino de Algoritmos: Detecção do Estado Afetivo de Frustração para Apoio ao Processo de Aprendizagem Documento
-
Entre prisões da imagem, imagens da prisão : um dispositivo tecno-poético para uma clínica do trabalho Documento
-
Equilibração majorante na gestão pública : gênese de conhecimentos para otimizar a Prefeitura de Torres, apoiada pela Educação a Distância Documento
-
Escritura de professoras na convergência de midias Documento
-
Escritura na Convergência de Mídias Documento
-
Espaços Interativos de Construção de Possíveis: uma nova modalidade de formação de profesores Documento
-
Espaços de Aprendizagem em Rede: novas orientações na formação de Professores de Matemática Documento
-
Estilos de aprendizagem : buscando a sinergia Documento
-
Estratégia de elaboração de projetos de Engenharia em Sistema Tutor Inteligente Documento
-
Estratégia de ensino e aprendizagem ativa aplicada ao aprendizado de algoritmos e programação : identificação e análise da motivação dos estudantes Documento
-
Estratégia híbrida para o processo ensino - aprendizagem baseada na participação ativa e avaliações integradas Documento
-
Estratégias de mediação para o ensino de matemática com objetos de aprendizagem acessiveis : um estudo de caso com alunos com deficiencia visual Documento
-
Estratégias de produção audiovisual e seus reflexos sobre a participação do professor universitário na produção de vídeos educacionais Documento
-
Estratégias pedagógicas para um Ambiente Multi-agente Probabilístico Inteligente de Aprendizagem - AMPLIA Documento
-
Estratéia de Projetos em Sistema Tutor Inteligente para Ensino de Engenharia Documento
-
Estudo sobre a constituição de um sistema social em ambiente virtual de aprendizagem Documento
-
Evologic: Sistema Tutor Cognitivo para Ensino de Lógica baseado em Computação Evolutiva Documento
-
Explorando os mitos nacionais : contribuição ao aprendizado pelo estímulo à motivação a partir dos Serious Games Documento
-
FATORES ENSEJADORES DE ENGAJAMENTO EM AMBIENTES DE MUNDOS VIRTUAIS Documento
-
FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO E RECOMENDAÇÃO COMO RECURSO NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO EM DESIGN Documento
-
FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS MEDIADA POR RECURSOS COMPUTACIONAIS: ESTUDO DE CASO APLICADO À TERMODINÂMICA. Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA E EM SERVIÇO: APRENDIZAGEM NA PRÁTICA Documento
-
Ferramenta Acessível para a produção Multimídia: estudo e avaliação com usuários com necessidades especiais. Documento
-
Ferramenta acessível para produção multimídia Documento
-
Ferramenta com recurso de voz: uma proposta para favorecer o processo de interação e inclusão dos cegos em ambientes virtuais de aprendizagem. Documento
-
Ferramentas de gerencia de projetos como recurso de aprendizagem. Documento
-
Formação a distância e prática de alfabetização - avaliação do impacto do uso de recursos inofmratizados no ensino da leitura Documento
-
Formação de professores de Matemática: reconstruindo metodologias Documento
-
Formação de professores de matemática para o uso de tecnologia : uma experiência com o GeoGebra na modalidade EAD Documento
-
Formação docente e inclusão digital: a análise do processo de emersão tecnológica de professores Documento
-
Formação docente para a autoria nos mundos virtuais : uma aproximação do professor às novas demandas tecnológicas Documento
-
Geometria dinâmica e gênese instrumental : processo de abstração reflexionante Documento
-
Habilidade cognitiva espacial: uma medida com eletroencefalografia Documento
-
INCLUSÃO DIGITAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: LETRAMENTO EM AMBIENTES INFORMATIZADOS DE APRENDIZAGEM Documento
-
Identificando Motivação em um Mundo Virtual 3D Documento
-
Identificando conhecimentos a partir das regras de Dedução Natural na Lógica Proposicional, um estudo prático Documento
-
Identificação de estratégias cognitivas elaboradas por estudantes na resolução de situações-problema em matemática por meio de uma ferramenta digital Documento
-
Imagens do hospício vazio : fotografia, pesquisa e intervenção Documento
-
Instituições Eletrônicas no Desenvolvimento de Jogos de Empresa para o Treinamento de Coordenadores de Cursos de Graduação Documento
-
Integração de Ambiente Virtual de Aprendizagem com Repositório Digital Documento
-
Intensidade da Atenção do Estudante: Registros de EEG no Contexto de Audiovisual e Mídias Interativas Documento
-
Interação social em rede e nas redes : contributos para uma educação em rede Documento
-
Interconexões entre a complexidade e o fazer docente : formação continuada e tecnologias digitais em educação a distância Documento
-
Investigando o Senso de Presença na Educação a Distância Documento
-
JOGOS DIGITAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE LITERATURA E NO PROCESSO DE LETRAMENTO LITERÁRIO Documento
-
LABORATÓRIOS VIRTUAIS IMERSIVOS 3D Processos cognitivos em experimentos de Eletromagnetismo Documento
-
LOGIMIX - Oficinas de Robótica Educativa na Educação Profissional: O Desenvolvimento do Pensamento Computacional como Auxílio à Lógica de Programação Documento
-
Laboratório de exergames na educação física : conexões por meio de videogames ativos Documento
-
Laboratórios Virtuais de Aprendizagem em mecânica dos fluidos na engenharia Documento
-
Letramento Praxital : uma abordagem para mobilizar os conhecimentos, habilidades e atitudes do professor na perspectiva de aprimorar sua prática pedagógica mediada pelas TIC. Documento
-
Letramento multissemiótico por meio do infográfico : um estudo de caso com alunas do programa mulheres mil Documento
-
Linguajando com tecnologias móveis : a metáfora na cognição inventiva Documento
-
M-Learnmat: Modelo Pedagógico para Atividades de M-Learning em Matemática. Documento
-
MECAM: metodologia e recursos tecnológicos para a melhoria das condições de aprendizagem de matemática Documento
-
MOOC para formação de professores em TA : um estudo de caso na educação profissional com bMOOC Documento
-
MOTRAC - Modelo de Trajetórias de Aprendizagem Conceitual Documento
-
MREPSA : modelo de recomendação de estratégias pedagógicas baseado em aspectos socioafetivos do aluno em ambiente virtual de aprendizagem Documento
-
Mapas conceituais no acompanhamento dos processos de conceituação Documento
-
Mapeamento das interações em ambiente virtual de aprendizagem : uma possibilidade para avaliação em educação a distância Documento
-
Mapeamento de aspectos afetivos em um ambiente virtual de aprendizagem Documento
-
Mapeamento dos aspectos afetivos em um ambiente virtual de aprerndizagem. Documento
-
Mapeameto das interações em ambiente virtual de aprendizagem: uma possibilidade para avaliação em educação a distância Documento
-
Mecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piaget Documento
-
Mecatas : um modelo para o ensino-aprendizagem de engenharia de controle e automação baseado na teoria da aprendizagem significativa Documento
-
Metodologia de apoio ao processo de aprendizagem via autoria de objetos de aprendizagem por alunos. Documento
-
Metodologia para Monitoramento da Qualidade do Ar em Escolas, do Harware aos Dados: Cenários Pré e Pós COVID-19 Documento
-
Metodologia para criar objetos de aprendizagem em Matemática usando ferramentas de autoria Documento
-
Metodologia para criar objetos de aprendizagem em matemática usando combinação de ferramentas de autoria. Documento
-
Minefórum: Um recurso de apoio para análise qualitativa em fóruns de discussão. Documento
-
Minerafórum : um recurso de apoio para análise qualitativa em fóruns de discussão Documento
-
Mineração textual e produção de fanfictions : processos desencadeadores de oportunidades de letramento no ensino de língua estrangeira Documento
-
Mineração textual em teleconsultorias : aprimoramento da educação permanente de equipes da saúde da família no projeto telessaúde-RS Documento
-
Modalidade 1:1 : Tecnologia Individual possibilitando Redes de Fluência Digital Documento
-
Modalidade 1:1 ? Tecnologia Individual Possibilitando Redes para a Aprendizagem de Fluência Digital Documento
-
Modelagem Visual baseada em Blocos Encaixáveis como Instrumento de Apoio ao Processo Ensino - Aprendizagem Documento
-
Modelagem de Cenários Telemáticos como Estratégia Cognitiva para Trabalhar Conceitos Físico-Químicos: indicadores de aprendizagem Documento
-
Modelagem de cenários telemáticos como estratégia cognitiva para trabalhar conceitos físico-químicos : indicadores de aprendizagem Documento
-
Modelagem de observação cognitiva em ambiente digital acompanhada por impressões eletrofisiológicas Documento
-
Modelagem probabilística de aspectos afetivos do aluno em um jogo educacional colaborativo Documento
-
Modelo de Competências Digitais em Educação a Distância: Mcompdigead - um Foco no Aluno Documento
-
Modelo de combinação socioafetiva: um foco na formação de grupos para um ambiente virtual de aprendizagem Documento
-
Modelo de sistema de alertas e recomendação para mediar aprendizagem em turmas heterogêneas nos cursos de EAD. Documento
-
Modelos Pedagógicos baseados em Sistemas de Recomendação: um foco em disciplinas de graduação Documento
-
Musicalidade da Performance na Cultura Digital: Estudo Descritivo-exploratório sob uma Perspectiva Interdisciplinar Documento
-
Máquinas, inscrições e observador : o problema da visualização do conhecimento numa abordagem sistêmica Documento
-
Mãos sinalizantes : ambiente virtual de aprendizagem da língua brasileira de sinais com enfoque em variações linguísticas do litoral norte gaúcho Documento
-
NIDABA : plataforma digital para produção de recursos educacionais inclusivos baseados em mesa tangível Documento
-
NOÇÃO DE LIMITE DE FUNÇÕES REAIS E GEOGEBRA: Um estudo em Epistemologia Genética Documento
-
Narrativas digitais na formação de professores : potencialidades, dimensões formativas e construtos de identidade docente Documento
-
Navegando as Novas Moradas da Loucura: Fotografia e Clínica Ampliada Documento
-
Neuroempreendedor: neuroeducação aplicada à pratica empreendedora Documento
-
O Acoplamento Tecnológico e a Comunicação em Rede: inventando outris domínios de aprendizagem Documento
-
O Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: O Aprender a Aprender Por Cooperação Documento
-
O HIPERTEXTO INSERIDO EM UMA ABORDAGEM COOPERATIVA - CONSTRUTIVISTA COMO PROMOTOR DA APRENDIZAGEM DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Documento
-
O PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO MATEMÁTICO DE LIMITE PELO APRENDIZ COM UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS Documento
-
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE ALGORITMOS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS CONSIDERANDO ESTILOS PREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM Documento
-
O Socrative App como ferramenta para potencializar a atenção no desenvolvimento de aprendizagens significativas: um estudo com estudantes de engenharia em uma disciplina de física Documento
-
O Uso de Dispositivos Móveis e Tecnologia Touchscreen em Atividades de Geometria Documento
-
O acoplamento tecnológico e a comunicação em rede : inventando outros domínios de aprendizagem Documento
-
O ambiente virtual áudio-háptico como instrumento para aprendizagem de geometria - estudo das formas para estudante cegos. Documento
-
O aprender como acontecimento na EAD : análise de práticas e experiências Documento
-
O dia´logo matemático e o processo de tomada de consciencia em ambientes telemáticos Documento
-
O ensino hacker : o digital divide e o professor como inventor Documento
-
O impacto de ambiente de apoio a laboratórios virtuais de física na aprendizagem Documento
-
O metadocumentário como tecnologia cognitiva para experienciar o conhecimento como enação Documento
-
O quanto eu quero este certificado? caçadores de certificados no Lúmina Documento
-
O uso das Tecnologias Digitais com crianças de 0 a 7 anos: Como as crianças estão se apropriando das Tecnologias Digitais na Primeira Infância? Documento
-
O uso de laboratório remoto, virtual e remoto aumentado para apoiar a aprendizagem experiencial de circuitos elétricos Documento
-
O uso de tecnologias modernas de informação e comunicação por adultos de idade avançada para fins educacionais. Documento
-
Objeto digital de ensino e aprendizagem à luz da Teoria da Complexidade: outras práticas docentes na formação inicial de professores de línguas estrangeiras Documento
-
Objetos de Aprendizagem Multimídia Interativos no Aprimoramento da Capacidade de Leitura e Escrita Documento
-
Objetos de aprendizagem multimodais e ensino de cálculo : uma proposta baseada em análise de erros Documento
-
Os Atributos Afetivos para a Docência na Graduação a Distância: Um Estudo no âmbito de todas as Instituições de Ensino Superior no Rio Grande do Sul Documento
-
Os ambientes de geometria dinâmica e o pensamento hipotético-dedutivo Documento
-
Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul Documento
-
Os impactos do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação durante a ressocialização de sujeitos adictos em álcool e drogas em vulnerabilidade social através da qualificação para o trabalho Documento
-
Os impactos do uso das tecnologias da informação e comunicação na ressocialização de sujeitos adictos em álcool e drogas em vulnerabilidade social através da qualificação para o trabalho. Documento
-
Os usos pedagógicos dos vídeos digitais indexados. Documento
-
PEDAGOGIA DO TEATRO CONTEMPORÂNEO: APROPRIAÇÕES DA CENA INTERMEDIAL NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DE TEATRO Documento
-
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD) VOLTADO PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO Documento
-
PRECONCEITO EM REDE: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS A PARTIR DO DISCURSO DOS USUÁRIOS DA INTERNET Documento
-
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALGORITMOS INTEGRANDO AMBIENTES IMERSIVOS E O PARADIGMA DE BLOCOS DE PROGRAMAÇÃO VISUAL Documento
-
PROCESSOS COGNITIVOS E OBJETOS DIGITAIS INTERATIVOS DE APRENDIZAGEM: A CONSTRUÇÃO DO EQUILÍBRIO FÍSICO Documento
-
PRODUÇÃO DIDÁTICA DO ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO, EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E NEUROCIÊNCIA COGNITIVA Documento
-
Panorama da Ed. superior brasileira : a visão do curso de Engenharia Civil Documento
-
Parâmetros para procedimentos pedagógicos na aprendizagem das relações-forma significado em inglês como LE em uma rede telemática Documento
-
Pcomp-Model : desenvolvendo o pensamento computacional na educação básica para auxiliar na aprendizagem de algoritmos e programação do ensino superior Documento
-
Pensamento combinatório e objetos digitais de aprendizagem : estudo construtivista nos anos iniciais Documento
-
Percepção sonora : discutindo os limites e as possibilidades de interação e de interdependência positiva de pessoas com deficiência visual em sistemas Web síncronos Documento
-
Percursos Metodológicos para Conversão do Olhar à Complexidade em Ambientes de Aprendizagem em Rede: Uma proposta pela Rede de Saberes Coletivos (ReSa) Documento
-
Pieces of knowledge: um ambiente virtual de aprendizagem baseado em flashcards e mapas conectivistas Documento
-
Poéticas da criação : uma proposta para uso das praticas colaborativas na criação de objetos tecno/estéticos em ambientes educacionais Documento
-
Presença Plus: Modelo de Identificação de presença social como ferramenta auxiliar da Tutoria em Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem Documento
-
Presença plus : modelo de identificação de presença social em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem Documento
-
Processos cognitivos na diferenciação e aplicabilidade dos conceitos de equação e função na físico-química Documento
-
Produção Colaborativa e Diálogo-Problematizador Mediados Pelas Tecnologias da Informação e Comunicação Livres Documento
-
Produção Colaborativa e Diálogo-problematizador Mediado Pelas Tecnologias da Informação e Comunicação Livres Documento
-
Proeja : a experiência de um grupo virtual como forma de inserção digital Documento
-
Projetos de Conhecimento Acoplados às Tecnologias Digitais para Promover a Criatividade em Matemática Documento
-
Projetos de aprendizagem na cultura digital : modelo de intervenção e aprendizagem de matemática Documento
-
Promoção do Interesse em Criança com Autismo a partir de uma Plataforma Educacional Assistiva com Fantoche Eletrônico Documento
-
Práticas Didáticas em Ambiente Virtual de Aprendizagem Modificações da ação docente Documento
-
Práticas pedagógicas com o uso de mídias sociais na formação de docentes em contexto interdisciplinar Documento
-
Quando o computador se torna atelier de criação artística. Liana Timm : vida de artista e artista da vida Documento
-
RACIOCÍNIO CLÍNICO E PENSAMENTO CRÍTICO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: ANÁLISE A PARTIR DA APLICAÇÃO DO SIMULADOR VIRTUAL ?HEALTH SIMULATOR? Documento
-
REQUALI : um sistema de recomendação por qualidade percebida de objetos de aprendizagem por competências a partir dos estados de ânimo dos alunos Documento
-
RecETC : uma funcionalidade baseada na recomendação de conteúdo para auxiliar no processo de escrita coletiva digital Documento
-
Recomendação de Conteúdo em um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem Baseada em Projetos Documento
-
Recuperação de Conteúdos Pedagógicos em um Portal de Ensino a Distância Documento
-
Recuperação de conteúdos pedagógicos em um portal de ensino a distância Documento
-
Recursos Educacionais em Realidade Aumentada para o Desenvolvimento da Habilidade de Visualização Espacial em Física Documento
-
Recursos Informáticos e Telemáticos como Suporte para a Formação e Qualificação de Trabalhadores da Construção Civil Documento
-
Rede de Conceitos:uma ferramenta para contribuir com a prática pedagógica no acompanhamento da produção textual coletiva Documento
-
Rede de conceitos : uma ferramenta para contribuir com a prática pedagógica no acompanhamento da produção textual coletiva Documento
-
Rede de conversação virtual : engendramento coletivo-singular na formação de professores Documento
-
Rede de saberes coletivos (ReSA): Uma proposta do ambiente complexo de aprendizagem: Estágio Supervisionado em curso de administração. Documento
-
Rede virtual de aprendizagem - interação em uma ecologia digital Documento
-
Reference Model for Adaptive and Intelligent Educational Systems supported by Learning Pbjects Documento
-
Relações Dialógicas na interação de Crianças com um agente pedagógico afetivo em um jogo digital Documento
-
Relações dialógicas no ambiente de suporte à aprendizagem on-line: um estudo das estratégias no contexto de falantes da língua portuguesa de Portugal Documento
-
Representação Gráfica do Tempo Através de Tecnologias Interativas para a Internet Documento
-
Robótica como interface da tomada de consciência da ação e do conhecimento do objeto, através da metacognição como propulsora da produção do conhecimento Documento
-
Robótica como interface da tomada de consciência da ação e do conhecimento do objeto, através da metacognição como propulsora da produção do conhecimento Documento
-
SCALA - Sistema de comunicação alternativa para processos de inclusão em autismo: uma proposta integrada de desenvolvimento em contextos para aplicações móveis e web Documento
-
SINGULAR: Método gamificado para personalização de experiências de aprendizagem suportado por análise de dados educacionais Documento
-
Sem wifi eu não vou : evidenciando possíveis relações entre dependência de internet e performance acadêmica Documento
-
Significações emocionais e cognitivas na aprendizagem em ambiente informatizado: Uma relação necessária à superação da modernidade. Documento
-
Significações emocionais e cognitivas na aprendizagem em ambiente informatizado: uma relação necessária a superação da modernidade Documento
-
Sistema Diálogos : por uma experiência museológica dialógica em realidade aumentada Documento
-
Sistema Imersivo para Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho Documento
-
Sistema Inteligente de Desafios Abertos- IOCS: uma propostas de adaptação dos padrões do Método Clínico Piagetiano utilizando provas lógicas de concepções abertas em Sistema Multiagetes Documento
-
Sistema de Recomendação de Objeto de Aprendizagem baseado em postagens extraídas do Ambiente Virtual de Aprendizagem Documento
-
Sistema de busca semântica a partir de análise de contextos de uso em sistemas de comunicação alternativa e aumentativa : uma aplicação no SCALA Documento
-
Sistema inteligente de desafios abertos -IOCS: uma proposta de adaptação dos padrões do método clínico piagetiano utilizando provas lógicas de concepções abertas em sitemas multiagentes Documento
-
Sistemas Diálogos: por uma experiência museológica dialógica em realidade avançada Documento
-
SolAssist - Biblioteca Virtual de Soluções Assistivas acessível e responsiva na promoção da inclusão social de pessoas com deficiência Documento
-
TECENDO E APRENDENDO: REDES SOCOCOGNITIVAS E AUTOPOIÉTICAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Documento
-
TECNOLOGIAS DIGITAIS E A MUDANÇA DE PARADIGMA NA EDUCAÇÃO: A aprendizagem Ativa dos Educadores como Favorecedora da Customização e Sustentação da Mudança Documento
-
THINKINGAME - o desenvolvimento do pensamento computacional através de um jogo online Documento
-
Tecnologias criativas em bibliotecas : processos informacionais e modos de produção de subjetividade Documento
-
Tecnologias digitais e a mudança de paradigma na educação : a aprendizagem ativa dos educadores como favorecedora de diferenciação e sustentação da mudança Documento
-
Tecnologias na prática docente de professores de matemática: formação continuada com apoio de uma rede social na internet. Documento
-
Telecolaboração, arte e educação : diálogos interculturais e a negociação da autoria em vídeos coletivos sob uma perspectiva bakhtiniana Documento
-
Teoria da relevância, psicologia da atenção e hipermídia adaptativa Documento
-
Trajetórias Conceituais Intencionais de Ensino e Aprendizagem: Investigação em Fluxo Temporal em Espaços e Contextos nos Processos Educacionais de EaD. Documento
-
UM MODELO DE ANALÍTICA ACADÊMICA FOCADO EM INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO SUPERIOR Documento
-
UMA ANÁLISE DO PERFIL DE ACESSO EM TURMAS HETEROGÊNEAS, PARA DERIVAR AÇÕES DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA Documento
-
UMA PERSPECTIVA COGNITIVA SOBRE O DESIGN DE ARTEFATOS DIGITAIS EDUCACIONAIS Documento
-
USO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO AUTISMO: UM ESTUDO SOBRE A MEDIAÇÃO COM BAIXA E ALTA TECNOLOGIA. Documento
-
Um Assistente Pessoal de Aprendizagem Continuada na WEB Documento
-
Um Jogo Educativo para a Formação do Psicólogo Escolar Documento
-
Um Modelo para Representação de Objetos de Aprendizagem Multimodais Documento
-
Um Método de Ensino Pautado na Aprendizagem Integrada aos Mundos Virtuais e Princípios do Mastery Learning Documento
-
Um Método para o Desenvolvimento de Competência para a Indústria 4.0 através de Tecnologias de Realidade Virtual Documento
-
Um ambiente de suporte a comunidades virtuais baseadas em repositórios de objetos de aprendizagem para apoio a aprendizagem informal em museus Documento
-
Um estudo sobre pensamento formal no contexto dos Makerspaces Educacionais Documento
-
Um software de apoio educacional hipermídia para recomendação de tópicos de estudo relevantes : estudo de caso Documento
-
Um software de apoio educacional hipermídia para recomendação de tópicos de estudos relevantes: "Estudo de Caso". Documento
-
Uma Metodologia para Modelagem Conceitual da Organização e Reorganização de Cursos com Base em Sistemas Multiagentes Documento
-
Uma Metodologia para Modelagem da Organização e Reorganização de Cursos com Base em Sistemas Multiagentes. Documento
-
Uma Proposta de Arquitetura de Sistema Tutor Inteligente baseada na Teoria das Experiências de Aprendizagem Mediadas Documento
-
Uma arquitetura pedagógica apoiada em tecnologias da informação e comunicação: processo de aprendizagem em Química no Ensino Médio. Documento
-
Uma especificação de requisitos para agentes e sistemas multiagentefundamentada a cooperação na ação no contexto da epistemologia genética Documento
-
Uma investigação sobre intervenções na leitura e tomada de consciência Documento
-
Uma proposta metodológica de acompanhamento personalizado para aprendizagem significativa apoiada por um assistente virtual de ensino inteligente. Documento
-
Uso de Drones como Tecnologia Pedagógica em Disciplinas STEAM: Um Enfoque voltado ao Aprendizado Significativo com Metodologias Ativas Documento
-
Uso de Grafos Direcionados e Técnicas de Mineração de Dados Visando a Detecção de Evasão em Cursos EAD Documento
-
Uso de tecnologias de informação e comunicação por adultos de idade avançada : considerações na área educacional Documento
-
Uso de técnicas de realidade aumentada no processo de ensino e aprendizagem de eletromagnetismo Documento
-
Uso do Minerador de Textos Sobek como Ferramenta de Apoio à Compreensão Textual Documento
-
Utilização da UML para estabelecer uma metodologia alicerçada na teoria de aprendizagem significativa para a modelagem de objetos de aprendizagem Documento
-
VJEDU ? VÍDEO-JOCKEY EDUCATIVO UM SOFTWARE INTERATIVO PARA O VISITANTE DE UMA EXPOSIÇÃO DE ARTE Documento
-
Visualização computacional como apoio à identificação do interesse do aluno em ambientes de EAD Documento
-
analise exploratoria sobre relação do feedback e auto-eficacia do aprendiz em um ambiente virtual de aprendizagem Documento
-
avaliação da efetividade de cursos a distancia e os processos interativos em ambientes virtuais de aprendizagem Documento
-
companhamento dos processos cognitivos na construção do conceito de equilíbrio físico utilizando objetos digitais de aprendizagem Documento
-
educação a distancia e estilos cognitivos: construíndo um novo olhar sobre os ambientes virtuais Documento
-
iInterlocução na graduação a distância: processo, ferramenta e resultado em transição paradigmática Documento
Pesquisas
Contato
telefone
-
(51) 3308-3986 Ramal: 3986
endereço de email
Identidade