Ensino de Ciências e Biologia
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"A diretora sabe que você está trabalhando isso na sala de aula?": Diversidade sexual e ensino de ciências
-
(Re)conhecendo nosso ambiente, uma adaptação de diagnóstico participativo para a apreensão, reflexão e ação sobre a realidade
-
(RE)SIGNIFICADOS DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ANÁLISE DO PROCESSO DE SEMIOSE DO CONCEITO DE CAMUFLAGEM EM DESENHOS ANIMADOS
-
A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuições para a Epistemologia da Biologia e a formação de professores e pesquisadores
-
A abordagem da fermentação no ensino de microbiologia: um estudo de revisão
-
A abordagem do Sistema Imunológico na Educação Básica: um estado da arte
-
A BIOLOGIA INTERATIVA E O USO DO SITE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ECOLOGIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO CEARÁ
-
A CONTRIBUIÇÃO DO TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
-
A disciplina Bioloiga Aplicada: sua produção no contexto das reformas curriculares nacionais do Ensino Médio
-
A Educação Sexual pede espaço: compreensão fenomenológica da vivência de educadoras
-
A Elaboração e a Aplicação de Avaliação Digital para Curso Presencial: Uma Análise da Percepção dos Alunos do Ensino Superior.
-
A Formação dos Bons Professores Universitários para Licenciatura de Ciências Biológicas: caminhos que possibilitam essa construção
-
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA A PARTIR DE UM ENFOQUE EVOLUCIONISTA: UM ESTUDO NA PRÁTICA DE ENSINO
-
A formação pedagógica nas licenciaturas em Ciências e Matemática: uma leitura bourdieusiana
-
A HISTÓRIA DO CURRÍCULO DE ZOOLOGIA NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFMS ? CAMPUS CAMPO GRANDE
-
A invenção do corpo e seus abalos: diálogos com o ensino de Biologia
-
A leitura e as formações discursivas na formação docente: entre o discurso da evolução biológica e as estratégias no ensino de ciencias
-
A Percepção de Alunos concluíntes de Pedagogia sobre sua Formação para o Ensino de Ciências: um Estudo das Instituições Públicas Estaduais do Paraná
-
A temática ambiental no currículo de Ciências: concepções de professores sobre conhecimentos e práticas de ensino no Leste Metropolitano Fluminense
-
A TRÍADE FORMAÇÃO, MEDIAÇÃO AFETIVA E ORGANIZAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA COMUNICAÇÃO EM UMA EXPOSIÇÃO ITINERANTE
-
A Utilização do Jogo Didático ?Dominó Vegetal?? Como Instrumento Alternativo para o Ensino de Briófitas e Pteridófitas na Disciplina de Ciências (Relato de Experiência)
-
ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE DIZEM AS PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Acta Maiara Evangelista Maciel Araújo
-
Adelaine Michela e Silva Figueira
-
Adeline Brito Sales
-
Adriane Xavier Hager
-
Alcéster Diego Coelho Lima
-
Alessandra Pavolin Pissolati Ferreira
-
Alessandra Ribeiro de Moraes
-
Alessandro Tomaz Barbosa
-
Alexandre Alberto Queiroz de Oliveira
-
Alexandre Rodrigues da Conceição
-
Alexandre Scheifele
-
ALFABETIZAÃ?Ã?O CIENTÃ?FICA, ENFOQUE CTSA E QUESTÃ?ES SOCIOCIENTÃ?FICAS NO ENSINO DE ECOLOGIA: SABERES E PRÃ?TICAS DE DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE LAGARTO - SE
-
Alfabetização Científica de alunos do Ensino Superior frente às implicações da Engenharia Genética e a idealização do 'melhoramento humano'.
-
Alfabetização científica em um contexto de pandemia : a abordagem do sistema imunológico no ensino médio
-
Alice Alexandre Pagan
-
Aline Lima de Oliveira Nepomuceno
-
Aline Meneguci da Cunha
-
Alisson Vinicius Pereira
-
AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
-
Ana Beatriz Gorini da Veiga
-
Ana Cléa Braga Moreira Ayres
-
Ana Cristina Confortin
-
ANA CRISTINA SANTOS DUARTE
-
Ana Karla Araujo Montenegro
-
Ana Luiza Borges de Paula Nunes
-
Ana Lúcia Ramos Seitenfus
-
Ana Maria Nievas
-
Ana Raquel de Oliveira Mano
-
Andrea Espinola de Siqueira
-
Andreza Maia Vieira
-
André Fillipe de Freitas Fernandes
-
André Fonseca Antunes
-
André Luis Nunes
-
André Ricardo Ghidini
-
Anna Carolina de Oliveira Mendes
-
Antoniel dos Santos Gomes Filho
-
Antonio Almeida da Silva
-
Antonio Carlos Hidalgo Geraldo
-
ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE AS FUNÇÕES ORGÂNICAS E SUAS RELAÇÕES COM O MEIO AMBIENTE
-
Análise de atividades de experimentação didática presentes nos livros de ciências das séries iniciais do ensino fundamental
-
ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS, MATERIAIS IMPRESSOS E DAS PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE: SUBSÍDIOS PARA A ESTRATÉGIA INTEGRADA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE
-
ANÁLISE DE VIDEOAULAS DE ASTROBIOLOGIA PARA CRIANÇAS PROPOSTAS POR UM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
-
Análise dos conceitos de genótipo e fenótipo em livros didáticos de biologia brasileiros datados de 1950 a 2013
-
Análise dos discursos dos professores de uma licenciatura em Ciências Biológicas sobre o ensino de evolução: dificuldades, limitações e abordagens promissoras
-
Análise dos fatores que influenciam o (des)interesse de licenciados de Ciências Biológicas: um estudo de caso na Universidade Federal de Viçosa
-
Aparecida de Lourdes Paes Barreto
-
Aplicabilidade da educação ambiental no ensino de Biologia: uma revisão da literatura
-
Arianne Francielle Silva Brão
-
Arthur Oliveira da Cruz
-
Artur Rodrigues Janeiro
-
As armas de Marte no espelho de Vênus - a marca de gênero em Ciências Biológicas
-
AS ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE ARTRÓPODES NO ENSINO MÉDIO / PRACTICAL ACTIVITIES FOR TEACHING ARTHROPODS IN HIGH SCHOOL
-
As possibilidades do saber popular sobre plantas para o ensino crítico de botânica: o que revela a pesquisa em eventos acadêmicos?
-
AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E O MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO: QUAL O IMPACTO PARA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?
-
Autonomia e saber da experiência: aproximações para analisar a prática de professores iniciantes
-
Avaliação de Objetos de Aprendizagem (OA) sobre Evolução Biológica (EB) a partir da Teoria da Carga Cognitiva (TCC)
-
Bactérias e saúde: o que os estudantes da educação básica entendem sobre essa relação?
-
Base institucional da pesquisa acadêmica brasileira de 2008 a 2018 sobre o ensino dos temas ?Origem da Vida? e ?Evolução Biológica?
-
Benícia Oliveira da Silva
-
Bernadete Benetti
-
Bianca Bueno Ambrosini
-
Biotecnétika: jogo integrador de conceitos em genética
-
Breno de Miranda Marques
-
Brucce Sanderson Prado de Freitas
-
Bruno Ayron de Souza Aguiar
-
Bruno de Sousa Lopes
-
Bruno Galvão Filho
-
Bruno José Ferreira da Silva
-
Bruno Rafael Santos de Cerqueira
-
Caio Roberto Siqueira Lamego
-
Camila Paiva Oliveira Soares
-
Camila Rocha
-
Carla Aparecida da Costa
-
Carla Linardi Mendes de Souza
-
Carlos Eduardo da Silva Filomeno
-
Carmem Sara Pinheiro de Oliveira
-
Carolina Buso Dornfeld
-
Caroline Demo
-
Caroline Zabendzala Linheira
-
Cassiano Pamplona Lisboa
-
Caue Nascimento de Oliveira
-
Caíque Rodrigues de Carvalho Sousa
-
Cecília Santos de Oliveira
-
Chayenne Santos Muquim
-
Chirle Ferreira
-
Cintya Fonseca Luiz
-
Claudiene Santos
-
Cleiton Santos Pessoa
-
Clorisa Gambarini
-
COLEÇÕES DIDÁTICAS DE ZOOLOGIA: APROXIMAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA
-
Compreensões sobre o Ensino de Ciências e Biologia de professoras oriundas da Escola Normal
-
Concepções de estudantes do ensino médio sobre a nutrição vegetal
-
Concepções de Professores das Séries Iniciais: Educação Ambiental em Espaços Naturais em Interface com o Ensino de Ciências
-
Concepções e representações sociais de professores sobre a sua formação inicial: construção e validação de um questionário
-
Conhecimento Biológico em uma Abordagem CTS: Posicionamento de Licenciados em Biologia Frente a Questões Sociocientíficas
-
Contribuição para a contextualização dos ecossistemas locais de Sergipe no ensino de ciências e biologia: Construção e avaliação de um recurso didático online
-
Covid-19 e artigo de opinião:uma proposta de sequência didática
-
Cristiane Maria Macau Rocha
-
Cristiane Oliveira da Silva
-
Cristina dos Santos Bianchi
-
Cruzamentos entre a cidade e a floresta: percepções discentes sobre ambiente e o município de Teresópolis
-
Currículo de ciências e escola integral : buscando a realidade em um contexto escolar
-
Cíntia Barbosa Ramm
-
Da emissão à recepção: a construção do endereçamento em vídeos, produzidos por graduandos em Ciências Biológicas, destinados à estudantes do ensino básico
-
Daian Guilherme Pinto de Oliveira
-
Daiane Martins Freitas
-
Dalila Costa Silva
-
Dandara Rodrigues Dorneles
-
Daniel Nadaleto
-
Daniela Faria Florencio
-
Daniela Macêdo Jorge
-
Daniela Pereira Versieux
-
Daniela Tomio
-
Daniele Bezerra dos Santos
-
Debate sobre a temática do bom professor em teses e dissertações brasileiras
-
Debora de Aguiar Lage
-
Desenvolvimento e aplicação de um jogo de tabuleiro como recurso didático para o ensino de citologia no primeiro ano do ensino médio
-
DESTERRITORIALIZAÇÃO DA AULA DE BIOLOGIA: ESTUDO SOBRE MARCADORES DE GÊNERO EM VIDEOAULAS DO YOUTUBE
-
DIACRONICIDADE DAS REPRESENTAÇÕES IMAGÉTICAS DOS SISTEMAS REPRODUTORES EM LIVROS DIDÁTICOS
-
Diego Adaylano Monteiro Rodrigues
-
Diego Bazan Generozo
-
Diego Cieni
-
Diego Moure Oliveira
-
Diego Soares Carvalho
-
Dirlane Gomes e Silva
-
DIVERSIDADE BIOLÓGICA E CULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
-
Diógenes Gewehr
-
DOCÊNCIA, BNCC E CURRÍCULO DE BIOLOGIA problematizando ?a grade? que organiza a escola
-
Domenica Palomaris Mariano de Souza
-
Débora Moreira de Oliveira Moura
-
Dércio Pena Duarte
-
Ecofeminismo e o ensino de biologia : sexismo e especismo nas falas de estudantes veganas
-
Eduarda Maria Schneider
-
Eduardo França Castro
-
Educação Alimentar e Nutricional na Educação Básica
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ABORDAGEM CTSA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
Educação ambiental na escola do campo : processos, procedimentos e práxis pedagógicas no contexto escolar
-
Educação ambiental na formação de professores: concepções e integração
-
Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas urbanas do oeste do Paraná
-
Educação em Sexualidades Crítica: formação continuada de professoras(es)com fundamentos na pedagogia histórico-crítica
-
Educação Inclusiva e formação continuada de professores no Ensino Fundamental I: reflexões a partir de uma experiência educativa na rede pública municipal de Guaçuí/ES
-
Educação sexual: uma proposta para a Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental II
-
Educação Superior em tempos de Pandemia Versus a (Des) orientação dos Documentos Oficiais
-
Educação Tutorial
-
Edvanda Andrade Souza de Carvalho
-
El aprendizaje basado en modelos mantiene a los alumnos activos y con atención sostenida.
-
El Aprendizaje Significativo y la Formación Inicial de Profesores de Ciencias y Biología
-
Elaine de Jesus Souza
-
Elaine Fernanda dos Santos
-
Elaine Gimenez Guimarães
-
Elaine Maria Loureiro
-
Elenita Pinheiro de Queiroz Silva
-
Elenize Rangel Nicoletti
-
Eline Simões Gonçalves
-
Emanuele Maria Leite Suzart
-
Emerson Fernando Alves Carvalho
-
Emília Ordones Lemos Saleh
-
ensino de biologia como justificação para negação e desqualificação da materialidade de corpos, gêneros e sexualidades no contexto escolar
-
ENSINO DE BOTÂNICA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFRJ: contribuições dos professores do Ensino Superior e da Educação Básica
-
Ensino de Ciências e Biologia, diálogos entre disciplinas e abordagens culturais: saberes e processos formativos no cotidiano de uma escola
-
Ensino de Evolução Biológica na Educação Básica: recursos e estratégias de professores da rede estadual de ensino do RJ
-
ENSINO E APRENDIZAGEM DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL DESCRITIVA NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
-
Entre o bélico e o diplomático: transicionar a ciência como possibilidade de humanizar a educação ambiental
-
ENTRELAÇANDO MASCULINIDADES E JUVENTUDES NO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES ENTRE 2000 E 2017
-
EPISTEMOLOGIA, COMPLEXIDADE E CIÊNCIAS DA NATUREZA: O ENSINO DE BIOLOGIA NA ESCOLA BÁSICA
-
Equilíbrios ecológicos: um perfil conceitual aplicado à compreensão da dinâmica dos sistemas ecológicos e socioecológicos.
-
Erika Linzi Silva Taylor
-
Esequias Rodrigues da Silva
-
Estratégia lúdica para o ensino dos temas: órgão reprodutor, métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis no ensino médio em Santarém-Pará
-
Estudo da qualidade da água para o letramento científico em escola do campo em João Pinheiro - MG
-
Estudos de caso na abordagem de questões sociocientíficas: Uma experiência no ensino de ecologia
-
Etiane Ortiz
-
Evelyse dos Santos Lemos
-
Evolução química e biológica no ensino de ciências: concepções docentes e materiais curriculares de Maricá, Rio de Janeiro
-
Experiências que marcaram a vida e a formação de bons professores de Ciências Biológicas
-
Fabiana Barbosa dos Santos Rosa
-
Fabiana Maris Versuti-Stoque
-
Fabiano Lucas de Araujo
-
Fatima Maria Matos Lopes
-
Felipe Bastos
-
Felipe Varussa de Oliveira Lima
-
Fernanda da Rocha Brando Fernandez
-
Fernanda de Jesus Costa
-
Fernanda Fernandes dos Santos Rodrigues
-
Fernanda Jordão Guimarães
-
Fernanda Nobre Amaral Villani
-
Filipe Gutierre Carvalho de Lima Bessa
-
Flavia Torres Presti
-
Flaviane Vieira Santos
-
Flávia de Figueiredo Machado
-
Flávia Lage Pessoa da Costa
-
Flávia Silva Martinelli
-
Formação ambiental para a cidadania
-
Formação continuada em Ciências da Natureza para profissionais de Educação em Escolas Rurais Quilombolas do Estado do Tocantins - Brasil
-
Formação de professores de Ciências Biológicas na UFC: um estudo de caso a partir do estágio supervisionado
-
Formação de Professores no Enfoque CTSA: Uma Experiência com Licenciandos em Ciências Biológicas em Sergipe
-
FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
-
Formação inicial em Educação Ambiental e a teoria do agir comunicativo: concepções e perspectivas
-
Francileide Vieira Figueirêdo
-
Francimeire do Nascimento Costa
-
Francisca Carla Silva de Oliveira
-
Francisco Alexandre Costa Sampaio
-
Francisco Jose Figueiredo Coelho
-
Franco Gomes Biondo
-
Fúlvia Eloá Maricato
-
Gabriel de Moura Silva
-
Gabriel Iketani Coelho
-
Gabriela de Leon Nóbrega Reses
-
Gabriela Pôrto Marques
-
Geovana Siqueira Garcia
-
Geórgia do Nascimento Saraiva
-
Gilvan Lopes Serafim Filho
-
Gilvane Gonçalves Corrêa
-
Ginia Cezar Bontempo
-
Giulia Engel Accorsi
-
Grupos sanguíneos a partir da aprendizagem baseada em problemas: elaboração e avaliação de uma proposta didática investigativa
-
GUIA DO EDUCADOR PARA A ANIMAÇÃO: OS GUARDIÕES DA BIOSFERA ? EPISÓDIO: CERRADO
-
Guilherme Hermany
-
Guilherme Trópia Barreto de Andrade
-
Gênero, sexualidade e ensino de biologia: o que pode um corpo estranho nos currículos de biologia?
-
Helena Rivelli de Oliveira
-
Helio Fernando de Oliveira Junior
-
Heloiza Navarro de Novaes
-
Heloísa da Silva Karam
-
Histórias em quadrinhos como recursos para a aprendizagem em Parasitologia
-
Hortas, Educação Ambiental e Agroecologia: discursos e educabilidades em unidades agroecológicas
-
Idalia Souza dos Santos
-
Inclusão de pessoas com deficiência visual e o ensino de ciências e biologia: um estado do conhecimento da temática na pós-graduação
-
Inclusão Escolar do Aluno Surdo na Percepção do Intérprete de Língua Brasileira de Sinais em Salas de Ciências e Biologia
-
INFLUÊNCIAS DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CONCEITO DE BIODIVERSIDADE PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
-
Investigando a relação da temática ambiental e o evolucionismo nas licenciaturas em Ciências Biológicas das IFES do estado de Minas Gerais
-
Irane Gonçalves da Silva
-
Irinéa da Glória Pereira Brígida
-
Irislane de Oliveira Nascimento de Aguiar
-
Isabel Andrade Lopes de Sousa
-
Isabel Cristina Brandão Taufer
-
Ismael Dagostin Gomes
-
Israel Gomes de Amorim Santos
-
Ivan Sérgio Nunes Silva Filho
-
Iêda Ferreira de OLIVEIRA
-
Jair Moisés de Sousa
-
Jeonice Werle Techio
-
Jessica Prudencio Trujillo Souza
-
Joao Manuel Fogaca
-
Job Antonio Garcia Ribeiro
-
JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA EJA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTARÉM-PA
-
Jordana Lobo Bambirra
-
Jose Carlos Sicoli Seoane
-
Josemar Farias da Silva
-
Josi Mariano Borille
-
João Gabriel de Medeiros Farias
-
João Victor Saraiva Raimondi Lopes
-
Juliana Barros Carvalho
-
Juliana Ferreira Barbosa
-
Juliana Marsico Correia da Silva
-
Juliana Moreira Prudente de Oliveira
-
Juliana Rink
-
Juliana Spiguel Coelho de Castro
-
Jéssica Moreira e Silva
-
Jéssika Medeiros de Lucena
-
Jéssika Priscila Costa da Silva
-
Júlia Andressa Paes dos Santos
-
Júlio César de Oliveira Santos
-
Karen Cristina Braga Lima
-
Karla Jeane Coqueiro Bezerra
-
Karolina Paz de Matos
-
Kassiana da Silva Miguel
-
Kelly Regina Silva Campos
-
Kiandro de Oliveira Gomes Neves
-
Lais Henriques de Mattos
-
Lays Batista Martins Leite
-
Leandro Barreto Dutra
-
Lenice Heloísa de Arruda Silva
-
Leonardo Basso de Oliveira
-
Leonardo da Silva Lara
-
Leonardo Kaplan
-
Leonardo Lourenço Lopes
-
Leonardo Rafael Medeiros
-
Lilian de Andrade Brito
-
Liliane Ramos da Fonseca
-
Lindisay Giany Moreira
-
Lisandra Almeida Lisovski
-
Lorene Almeida Tiburtino da Silva
-
Luana Beatriz Xavier Nunes
-
Luana Gomes Carneiro
-
Lucas Alexandre de Souza Costa
-
Lucas Costa Cabral
-
Luciana Aparecida Siqueira Silva
-
Luciana de Aguiar Silva
-
Luciana Lugli
-
Luciana Melhorança Moreira
-
Luciana Nascimento Custódio
-
Lucienne Sampaio de Andrade
-
Ludymila Brandão Motta
-
Luisa Dias Brito
-
Luiz Augustinho Menezes da Silva
-
Luiz Eduardo Macedo de Lacerda
-
Luiz Gustavo Vargas Salgado
-
Luís Fernando Marques Dorvillé
-
Luís Henrique Sacchi dos Santos
-
Lydia Mara Silva de Oliveira
-
Marcela de Moraes Agudo
-
Marcela Miranda
-
Marcela Stüker Kropf
-
Marcelo Bruno Araújo Queiroz
-
Marcelo Côrtes Silva
-
Marcelo Gules Borges
-
Marcelo Lima Loreto
-
Marcia Garcia Gianfaldoni
-
Marcos Lopes de Souza
-
Marcos Venicius Nunes
-
Marcus Nascimento Santos
-
Marcus Vinícius Noronha de Oliveira
-
Margaret Lochard Picinini Teixeira
-
Maria Andrêsa da Silva
-
Maria Aparecida da Silva Andrade
-
Maria Celeste Costa Valverde
-
Maria Cristina de Oliveira Doglio Behrsin
-
Maria Cristina Ferreira dos Santos
-
Maria Elisa de Castro Almeida
-
Maria Ines Lopes Rebello
-
Maria Luiza de Freitas Konrad
-
MARIA MÁRCIA MELO DE CASTRO MARTINS
-
Maria Rita Avanzi
-
Mariana Albuquerque de Souza
-
Mariana Bertanha Biava
-
Mariana Cassab Torres
-
Mariana Guelero do Valle
-
Mariana Mendonça Gobato
-
Marilda Shuvartz
-
Marilene de Sá Cadei
-
Marina Comerlatto da Rosa
-
Marlon Almeida dos Santos
-
Maxwell Luiz da Ponte
-
Mayara Oliveira Sousa Rodrigues
-
Mirian Pacheco Silva Albrecht
-
Myrna Friederichs Landim de Souza
-
Mário Cézar Amorim de Oliveira
-
MÉTODO TRADICIONAL E ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS DE ESCOLA RURAL DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PA
-
Mídias Digitais como ferramenta para a transposição didático-pedagógica de Ciências e Biotecnologia para alunos do Ensino Fundamental
-
Nancy Mireya Sierra-Ramírez
-
Nathalia Detogne
-
Nathália Sampaio Silva Oliveira Rodrigues
-
Neila Coelho de Sousa
-
Nilson de Souza Cardoso
-
Nivaldo Bernardo de Lima Junior
-
O cotidiano escolar e as dimensões da educação sexual nas narrativas de alunos do Ensino Médio
-
O efeito-leitor na mediação de conhecimentos do estágio: uma análise do discurso de licenciandos em Ciências Biológicas
-
O ensino e a aprendizagem significativa da célula no contexto da disciplina Biologia do primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública do Rio de Janeiro.
-
O estudo da teoria ácido-base de Lewis a partir de reações com substâncias fenólicas de plantas medicinais
-
O estudo da vida: a disciplina escolar Biologia e as ciências Biológicas no Brasil
-
O estudo do movimento eugênico e a compreensão das relações entre ciência e ideologia por professores em formação continuada
-
O Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas: aproximações entre o Legal e o Real
-
O papel do texto de divulgação científica no processo de mediação do professor na compreensão sobre ciclos biogeoquímicos
-
O protagonismo juvenil na construção de jogos didáticos para a promoção da Educação Ambiental na escola: uma sequência didática.
-
O sujeito ecológico: objetivação e captura das subjetividades nos dispositivos e acontecimentos ambientais
-
O Trabalho de Campo e a Educação Ambiental na Formação Ccontinuada de Professores
-
O Tácito e o Explícito: a formação de professores de Ciências Naturais e Biologia e a Temática Ambiental
-
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): POSSIBILIDADES PARA O ENSINO (NÃO) PRESENCIAL DURANTE A PANDEMIA COVID-19
-
O uso de imagens e palavras com base na teoria da carga cognitiva: Elaboração de um material de apoio para o professor
-
Olavo Martins Ayres
-
Organização e Desenvolvimento do Estágio curricular na Formação de Professores de Biologia
-
Os Mapas Conceituais como Instrumentos Facilitadores da Aprendizagem Sgnificativa em Biologia Celular
-
Os textos de divulgação científica podem ajudar o professor a trabalhar a Natureza da Ciência nas séries iniciais do Ensino Fundamental?
-
Osmundo Rocha Claudino
-
otencial Didático do uso de Textos de Divulgação Científica em sala de aula à luz da Epistemologia das Ciências
-
Para além do -meninas vestem rosa, meninos vestem azul-: As conjunturas e as ideologias nos novos rumos da educação para os gêneros e as sexualidades
-
Patricia da Cunha Gonzaga Silva
-
Patrícia Gonçalves Guedes
-
Patrícia Mattei
-
Patrícia Petitinga Silva
-
PAULA CAROLEI
-
Paula Fernandes Tavares Cezar de Mello
-
Paula Garcia Meirelles Grassi
-
Paulo Augusto Berezuk
-
Percepções docentes e práticas de ensino de Ciências e Biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio
-
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE ACERCA DO MEIO AMBIENTE
-
Percepções discentes sobre problemas socioambientais: produções textuais no ensino de ciências
-
Perspectivas curriculares sobre a temática gênero e sexualidade no ensino de ciências e biologia: controvérsias no PCN e na BNCC?
-
Peças educomunicativas: contributo à formação continuada em educação ambiental
-
PIBID-UFF-Biologia: um olhar sobre a formação docente inicial
-
Planejar e refletir o processo de ensino e aprendizagem: uma experiência com estagiários de biologia
-
Poliana Barbosa da Riva
-
POR UMA CIÊNCIA FEMINISTA E UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA FUNDAMENTADA EM RELAÇÕES MAIS DIPLOMÁTICAS E DE CUIDADO COM A NATUREZA
-
PORTFÓLIO REFLEXIVO: NARRATIVAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
-
Priscila Franco Dias
-
Priscilla Andrade Teles
-
Prof. Dr. Paulo Cesar Gomes
-
Práticas de ensino de ciências: a educação científica em um estudo de caso em um segundo ano da escola estadual silva dourado
-
Pâmela Ziliotto Sant'Anna Flach
-
Rafael Gonçalves Pereira
-
Rannyele Passos Ribeiro
-
Raphael Alves Feitosa
-
Raquel da Silva Corrêa
-
Rayanne Barros Setubal
-
Reflexões sobre as concepções de Ciência nos discursos de professores formadores e graduandos do curso de Pedagogia
-
Relações discursivas na compreensão de processos biológicos sistêmico-complexos em uma rede social : contribuições para a formação do docente universitário
-
Relações entre o trabalho escolar e o trabalho didático no Ensino Médio
-
Religião e Ciência: conflitos e tensões nas visões de mundo dos alunos de uma Licenciatura em Ciências Biológicas
-
Renata Araujo Lemos
-
Renata Correia Assunção Spósito
-
Representações de valoração do bioma Caatinga como processo de formação e indicação para conservação
-
Residência Pedagógica na formação inicial docente em Ciências Biológicas: um relato de experiência
-
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM INCENTIVO PARA A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE BIOLOGIA
-
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM PROJETO INTEGRADOR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
-
Revista Eletrônica: uma proposta pedagógica de construção colaborativa para o Ensino de Biologia
-
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA (2007-2016): UM OLHAR EPISTEMOLÓGICO
-
Ricardo Andrade Barata
-
Roberta Lillyan Rodrigues Reis
-
Robson Soares de Melo
-
Rodrigo Agrellos Costa
-
Rodrigo Campos Cardoso
-
Rodrigo de C¿ssio da Silva
-
Rodrigo Ferreira de Sousa
-
Roger Asevedo dos Santos
-
Rogério Ribeiro de Souza
-
Rosemary Rodrigues de Oliveira
-
Rosiane de Paula Santos
-
Rullian Cesar Ribeiro
-
SABERES DOCENTES E SUAS RELAÇÕES COM A CONSTRUÇÃO DE MOVIMENTOS EPISTÊMICOS DESENVOLVIDOS EM AULAS DE BIOLOGIA
-
SABERES EXPERIENCIAIS: REFLEXO-ES SOBRE A PRA-TICA PEDAGO-GICA NO ENSINO DE CIE-NCIAS E BIOLOGIA
-
Sabrina dos Santos Feitosa Rodrigues
-
Samadhi Gil Carneiro Pimentel
-
Samanta Oliveira da Silva
-
Samyra Orben Herdt
-
Selma Aparecida Hebling
-
Sequência didática para o ensino de Ecologia do Cerrado : abordagem na perspectiva da temática indígena
-
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROBLEMATIZADORA COM O TEMA ?QUEIMADAS? NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES METODOLÓGICAS
-
Shaula Maíra Vicentini de Sampaio
-
Sheila Soares de Assis
-
Significado de Ciência, Tecnologia e Sociedade segundo a concepção de professores de Ciências e Biologia
-
Signos, símbolos e (re)significados das Ciências biológicas: análise semiótica de desenhos animados
-
Silvana do Nascimento Silva
-
Simone Cayres de Souza Salim
-
Simone Gomes Firmino
-
Simone Rocha Salomão
-
Sindiany Suelen Caduda dos Santos
-
Sobre o ensino de Evolução nas escolas: importância, críticas e reflexões
-
Soraya Lage de Sá Canabarro
-
Stephanye Almeida Leite
-
Sueli Almuiña Holmer Silva
-
Susana Ferreira de Moura
-
Sônia Maria de Souza Dias
-
Tamires Tolomeotti Pereira
-
Tatiana Gimenez Pinheiro
-
Tatiana Marques da Silva Parenti
-
Tatiane Santos Silva
-
Tecnologia educacional no contexto do ensino de citologia: uso de aplicativo educacional na produção de um ambiente de ensino e aprendizagem.teúdos midiáticos
-
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS A DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A PERSPECTIVA DE SUAS PROFESSORAS
-
Tecnologias digitais e a prática docente em ciências e biologia: estudo sobre a formação inicial de cursos de educação à distância da UFPB
-
Temas controversos socioambientais no contexto da formação continuada
-
Tereza Santos Farias
-
Terezinha Chagas Carneiro Pessoa
-
TERRÁRIO COMO MODELO CIENTÍFICO INVESTIGATIVO NO ENSINO DE ECOLOGIA
-
Thainá Dutra Vieira
-
Thais Almeida Cardoso Fernandez
-
Thais Gimenez da Silva Augusto
-
Thiago Brandão Cavalheiro
-
Thiago Jose Jesus Rebello
-
Thiago Vieira Costa
-
Thoy Mondardo Damiani Souza Beker
-
Tiago Figueiredo Abdo
-
Trilha Interpretativa como instrumento para a Educação Ambiental: estudo no entorno do Parque do Cinquentenário, Maringá- PR
-
Tárcio Minto Fabrício
-
Tânia Aparecida da Silva Klein
-
Um estudo de caso a partir do desenvolvimento de uma sequência didática investigativa sobre morcegos
-
Um panorama das publicações do Programa de Educação Tutorial relacionadas às atividades com o Ensino Médio
-
UMA ANÁLISE DA NATUREZA DA CIÊNCIA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE BIOLOGIA NA REVISTA PESQUISA FAPESP
-
Uma exposição científica internacional no Brasil: um olhar para as contradições
-
Umberto Euzébio
-
Uso da divulgação científica para enfrentamento das fake news relacionadas à COVID-19
-
Uso de aplicativos no ensino de ciências e biologia - experiência nos ensinos fundamental e médio
-
Vagner de Jesus Carneiro Bastos
-
Vanessa de Almeida Duarte
-
Vanessa França Vindica
-
Vanessa Lima Bomfim
-
Vanessa Lúcia Rodrigues Nogueira
-
Veluma Ialu Molinari De Bastiani
-
Venâncio Bonfim Silva
-
Vera Lucia Araujo de Lucena
-
Victor de Jesus Silva Meireles
-
Victor Hugo de Oliveira Henrique
-
Vinicius Pina Souza
-
Vinicius Ribeiro Cabral
-
Vinicius Souza Magalhães Leite
-
Vinina Silva Ferreira
-
Visões sobre CTS de formandas do Curso Normal de uma escola no Estado do Rio de Janeiro
-
Viviane Carla de Melo Ribeiro Pinto
-
Viviane Terezinha Koga
-
Viviani Lopes Bastos
-
Waisenhowerk Vieira de Melo
-
Waldemar Loureiro Belota Filho
-
Wanderson Rodrigues Morais
-
Wilson Carlos Fernandes Carnicer
-
Wilson de Oliveira Souza
-
Zielma de Andrade Lopes
-
Ângela Maria Freire de Lima e Souza
-
Érica Maria Grangeiro
-
Érika Tissiana Sterde