ensino de ciências
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
'DEBEMOS ESTAR ATENTOS Y FUERTES': CONOCER EL GÉNERO Y REALIZAR LA SEXUALIDAD EN LOS ESTUDIOS DE LOS ENCUENTROS NACIONALES EN LA ENSEÑANZA DE LA QUÍMICA
-
'WE MUST BE ATTENTIVE AND STRONG': KNOWING GENDER AND PERFORMING SEXUALITY IN THE STUDIES OF NATIONAL MEETINGS IN THE TEACHING OF CHEMISTRY
-
'¿Y SI SE EXPLICARA DE OTRA MANERA?': PERSPECTIVAS DE ENSEÑANZA PARA DIBUJOS ANIMADOS Y ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS
-
-Algas- nos projetos pedagógicos de curso de instituições de ensino superior brasileiras
-
?DIÁRIOS DE VIAGEM À TERRA-MÉDIA: Literatura Fantástica, Ecologia e Ensino de Ciências?
-
?E SE FOSSE EXPLICADO DE OUTRA MANEIRA??: OLHARES DOCENTES PARA O DESENHO ANIMADO E O ENSINO DE CIÊNCIAS
-
?WHAT IF IT WERE EXPLAINED DIFFERENTLY??: TEACHING PERSPECTIVES FOR ANIMATED CARTOON AND SCIENCE EDUCATION
-
A abordagem da educação das relações étnico-raciais na formação de professores: o caso de Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química
-
A Abordagem dos Conceitos de Elemento Químico E Substância no Ensino de Ciências: Um Olhar para a Revista Experiências no Ensino de Ciências
-
A adolescência em pauta na construção de políticas educacionais: a reforma do "novo" ensino médio
-
A ALQUIMIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO 1ºANO DO ENSINO MÉDIO APROVADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: uma análise à luz da Historiografia tradicional
-
A Ambientalização na Prática Pedagógica: Contextos Urbanos,Sentidos Atribuídos e Possibilidades da Educação Ambiental Crítica.?
-
A asserção do lúdico nos livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental
-
A aula de campo: espaço de formação inicial de professores de Ciências/Biologia
-
A constituição de saberes experienciais da docência no contexto de políticas públicas educacionais
-
A Construção de Estatutos da Ciência para a Biologia numa perspectiva histórico-filosófica: uma abordagem estruturante para seu ensino
-
A cozinha como meio de contextualização para o ensino de ciências na formação inicial de professores
-
A Educação de Jovens e Adultos na Formação de Professores de Ciências e Biologia: concepções de estudantes e docentes em um curso de licenciatura no estado do Rio de Janeiro
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA DOCENTE
-
A GRAVITAÇÃO TAMBÉM É CULTURA NO ENSINO MÉDIO
-
A implantação de disciplinas que tratam da temática ambiental como elementos imprescindíveis à formação do administrador
-
A Iniciação Científica e o ensino por investigação na educação integral de Goiás: atuação, formação continuada e perspectivas dos professores
-
A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
-
A investigação formação ação no processo de formação continuada de professores da Educação Infantil
-
A organização e implementação da prática como componente curricular nos cursos de licenciatura em química
-
A PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR SOBRE A FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO
-
A poesia de Pedro Munhoz em um diálogo com o conceito de solo: análise de uma pratica pedagógica para a formação de professores
-
A Relação entre as Dimensões Ambiental e Química: uma Análise das Produções dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências no Período de 1997-2009
-
A Resolução de Problemas Conceituais em Física: uma Análise a Partir da Teoria da Atividade
-
A saúde escolar do final do século XVIII ao Programa Saúde na Escola: do paradigma do higienismo à saúde coletiva
-
A Termodinâmica da Vida
-
A UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM DOS QUADRINHOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
A utilização de atividades concretas para ensinar o conceito de proporcionalidade na Educação Básica
-
A utilização do computador e da internet na facilitação do processo de aprendizagem significativa de conteúdos de ciências naturais
-
A Água no contexto de aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental: uma abordagem investigativa em representações sociais
-
Agroecologia como matriz pedagógica para o Ensino de Ciências nas Licenciaturas em Educação do Campo
-
Alexandre Shigunov Neto
-
ALFABETIZAÃ?Ã?O CIENTÃ?FICA E AS VISÃ?ES DEFORMADAS NO ENSINO DE CIÃ?NCIAS: ALGUMAS REFLEXÃ?ES SOBRE OS DISCURSOS DE PROFESSORES DE FÃ?SICA
-
Alfabetização cientifica como ferramenta para o exercício da ética: um ensaio
-
Alfabetização científica com um olhar inclusivo: estratégias didáticas para abordagem de conceitos de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental
-
ALGUMAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE CIÊNCIAS, PSEUDOCIÊNCIA E MOVIMENTOS ANTICIENTÍFICOS
-
Amanda Valle de Almeida Paiva
-
Ambientalização - desenvolvendo a Educação Ambiental em espaços formais de aprendizagem / Environmentalization - developing Environmental Education in formal learning spaces
-
Ambiente de simulação para telefonia celular
-
Ambiente e saúde: estratégias educativas voltada à formação de Licenciandos em Ciências Biológicas
-
Análise de Publicações -Terraplanistas? em Rede Social: Reflexões para o Ensino de Ciências sob a Ótica Discursiva de Foucault
-
ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA SOBRE O CONCEITO DE VIDA À LUZ DOS FUNDAMENTOS DA TEORIA DA AUTOPOIESE
-
Análise de uma prática pedagógica desenvolvida para o ensino dos conceitos de aterro sanitário e lixão
-
Análise de uma sequência de ensino investigativa com a temática fotossíntese: em foco uma proposta de Educação Bilíngue para Surdos
-
Análise dos conteúdos sobre algas em Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas de Instituições Públicas Brasileiras
-
Análise dos trabalhos publicados nas atas do ENPEC sobre ensino de ciências para estudantes surdos
-
Análise Textual da Produção Acadêmica sobre Processos de Tutoria no Âmbito da EaD
-
Aplicação da metodologia de aprendizagem baseada em projetos (APB) para construção de saberes e mudanças de hábitos alimentares na educação integral
-
APROPRIAÇÕES DO TEMA GERADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS
-
Articulações entre intenção e ação docente: uma perspectiva da intencionalidade compartilhada
-
As ideias de bioma, biodiversidade, flora e fauna a partir da carta de Pero Vaz de Caminha: uma pratica interdisciplinar entre literatura, biologia, geografia e cultura na formação inicial e continuada de professores
-
AS POSSIBILIDADES DA INTERDISCIPLINARIDADE DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
-
As relações dos aprendizes com o saber e com atividades sob a perspectiva das configurações de aprendizagem
-
As relações pedagógicas estabelecidas por professores da disciplina de Patologia Geral
-
Aspectos epistemológicos da experimentação no ensino de ciências
-
Aspectos Históricos dos Modelos Atômicos nos Livros Didáticos de Química: um mapeamento no período de 1929 a 2018"
-
Astrobiologia e ciência cidadã: possibilidades para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental
-
Atividades experimentais para estudantes com deficiência visual: reflexões a partir dos Estudos da Deficiência na Educação
-
Beatriz Vivian Schneider Felicio
-
Beginning our Walk
-
Camila Brito Galvão
-
Carolina Santos de Miranda
-
CITOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES NA PRODUÇÃO DE SABERES DOCENTES
-
Ciências no âmbito do Programa São Paulo faz escola: O ensinar por investigação como elemento para o desenvolvimento de repertórios profissionais da docência
-
Cláudia Elizandra Lemke
-
COMPREENSÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE CTS E SUAS INTERAÇÕES A PARTIR DO QUESTIONÁRIO VOSTS
-
Concepção de professores dos anos iniciais sobre a natureza da ciência e atividades experimentais
-
Concepção dos docentes do Curso de Engenharia Mecânica sobre Educação Ambiental
-
Concepções de Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Ciências pela Pedagogia de Projetos: uma revisão sistemática de produções científicas do período de 2013 a 2017
-
Concepções de professores de Ciências sobre formação docente e ensino de temáticas ambientais
-
Concepções de professores e licenciandos em Biologia acerca do tema Biodiversidade
-
Confluências historiográficas das ciências no contexto escolar pós-moderno: em busca de um senso de pertencimento histórico-cultural em adolescentes por meio de uma narrativa sobre a astronomia Tupinambá nos seiscentos.
-
Conhecimento sobre a Criosfera e Mudanças Climáticas: relato de experiência durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
-
CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPERIMENTAL
-
Contribuições das redes sociais da internet para o ensino de ciências
-
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NAS PERCEPÇÕES DE EX-BOLSISTAS
-
CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
-
Contribuições do QUIMIDEX na formação inicial de docentes de química
-
CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DOS 4° E 5° ANOS NA TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC)
-
Controvérsias sociocientíficas no ensino de ciências: o caso simulado do açaí transgênico na Amazônia, possibilidades e limites
-
Da interação ao engajamento: um estudo da experiência de visita de adolescentes à exposição ¿Explora¿ no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa
-
Denise Fontanella
-
Desenvolvimento de habilidades e competências no ensino de Ciências por meio das tecnologias
-
Dialogando Sobre o Processo Ensino-Aprendizagem no Curso de Graduação em Enfermagem sob a ótica de alunos egressos de Cursos de Nível Médio da Área de Saúde
-
Discursos de professores sobre a Amazônia: reflexões para um ensino de ciências em busca da sustentabilidadetribuições para o ensino de ciências em busca da Sustentabilidade
-
Documentários Científicos sobre o Mundo Natural no Ensino de Biologia
-
Docência compartilhada e ensino interdisciplinar nas Ciências da Natureza na Educação Básica: uma revisão bibliográfica no período de 2017 a 2021
-
Eder Alonso Castro
-
Educação ambiental e a formação inicial de professores de Ciências Biológicas
-
Educação ambiental nas escolas estaduais localizadas em áreas de mananciais
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE BOTÂNICA; COMPARTILHANDO SABERES EMPÍRICOS E CIENTÍFICOS COM EDUCANDOS (AS) DA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
Educação ambiental, ética e cidadania: uma proposta para a formação de professores com a abordagem de ensino CTS
-
Educação Ambiental: instrumento de resgate da saúde e da cidadania?
-
Educação científica e complexidade: da termodinâmica da vida à pós-verdade em tempos de pandemia
-
Educação científica e mídia: difusão do fenômeno da gemelaridade em Cândido Godói
-
Educação de Jovens e Adultos: reflexão e construção de trilhas para um ensino de ciências problematizador
-
Educação e saúde: Alfabetização Científica e o Programa Saúde na Escola
-
Educação em espaço não formal: Reconstrução de saberes, comportamentos e atitudes.
-
Educação Moral em tempos de conservadorismo: a retomada da filosofia de Herbert Spencer
-
Educação pela cidade e formação de professores: mediações fotográficas do olhar na apreensão das questões socioambientais.
-
ENSINO DE ASTRONOMIA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS
-
Ensino de Biodiversidade em escolas públicas de Itapetinga
-
Ensino de Ciências na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: perspectivas de trabalho
-
Ensino de Ciências por Investigação na formação continuada de professores do s anos iniciais do Ensino Fundamental
-
Ensino de entropia: um enfoque histórico e epistemológico.
-
Ensino de Erros Científicos Através de uma Abordagem Histórica Sensível ao Contexto: contribuições para uma educação científica crítica
-
Ensino por investigação: uma leitura por meio da Matriz 3x3 e dos Focos da Aprendizagem Docente
-
Entre corpos, textos e silenciamentos: abordagens sobre gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências
-
Entre Facas e Motosserras: problematizando práticas de pesquisa com História Oral
-
Entre o broto e a rosa do clássico: análise histórico-crítica do movimento dos conteúdos nos livros didáticos de Química.
-
Entre quadrinhos, teorias e histórias:Uma proposta de abordagem contextual no ensino da herança mendeliana
-
Ernst Wolfgang Hamburger
-
Estudo da intervenção do professor formador nas ações dos licenciandos em Química.
-
ESTUDO DAS TRANSFORMAÇÕESDE ENERGIAEM UMA ABORDAGEM CTSA
-
Estudo exploratório sobre o uso da palavra -metacognição- em artigos publicados em periódicos brasileiros do ensino de ciências e matemática de 2007 a 2017
-
Estudo, Planejamento e Socialização do Uso de Textos de Divulgação Científica no Ensino de Ciências com um Grupo de Professores em Formação
-
Estética y simetría en las concepciones de espacio en la mecánica newtoniana
-
Fabiana Curtopassi Pioker-Hara
-
Families Visit the Museum: A Study on Family Interactions and Conversations at the Museum of the Universe - Rio de Janeiro (Brazil)
-
Feira do ver-o-peso: um espaço não formal e interdisciplinar de educação
-
Fenômenos astronômicos: uma proposta de ensino
-
Formando espíritos científicos : epistemologia bachelardiana aplicada ao ensino de ciências na educação básica de Florianópolis - SC
-
Formas populares de comunicar a ciência: o uso da literatura de cordel no contexto escolar
-
Formação continuada de professores nas Ciências da Natureza: uma análise das publicações em periódicos
-
Formação de Professores de Ciências na perspectiva temática e unificadora
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO: UM OLHAR DIFERENCIADO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INOVAÇÃO DIDÁTICA: TENSÕES E POSSIBILIDADES DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA
-
Formação Permanente de Educadores do Campo numa Perspectiva Ético-Crítica
-
Francielle Amâncio Pereira
-
Francisco Cleiton da Rocha
-
Gabriela Furlan Carcaioli
-
Gardênia Valéria de Andrade Oliveira
-
Gustavo Rodrigues Rocha
-
História dos Cursos Técnicos dos Centros Integrados de Educação da Bahia
-
História e Filosofia das Ciências no contexto escolar pós-moderno: uma contribuição ao ensino de ciências a partir da hermenêutica filosófica de Gadamer
-
Identificação de concepções de estudantes universitários sobre Ciências da Natureza a partir de bacias semânticas
-
Incidence of Design-Based Research Methodology in Science Education Articles: A Bibliometric Analysis
-
Indícios de Aproximações entre a Educação Ambiental e a Divulgação Científica no Livro Como Chegamos até Aqui
-
Inserção da etnoastronomias guarani em aulas de física
-
Instituição de diretrizes estabelecidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no contexto escolar: com a palavra, uma professora coordenadora de área
-
Interações Discursivas entre Educadores Museais e Estudantes: Um Estudo de Caso em um Museu de Ciências a partir das Contribuições de Bakhtin e do Círculo
-
INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO: compreensões a partir de publicações do ano de 2020
-
Investigação-ação e a formação de professores em física
-
Investigação-Ação Escolar e Resolução de Problemas de Física: o potencial dos meios tecnológico-comunicativos.
-
Ismael de Lima
-
Jaciara de Cássia Souza Christiano
-
Jane Victal do Nascimento
-
Jean Piaget no ensino superior? O uso das atividades operatórias piagetianas nos últimos 50 anos
-
Jessica Norberto Rocha
-
Jogos digitais e os três momentos pedagógicos: Avaliando o potencial do jogo Angry Birds para motivar os alunos a aprender Física
-
Juan Manuel Sánchez Arteaga
-
KAHOOT COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA NO ENSINO DE TERMODINÂMICA
-
Karla Patrícia de Oliveira Luna
-
Leitura no ensino de ciências: a utilização do texto escrito por professores e alunos
-
LETRAMENTOS DIGITAIS DOCENTES: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
-
Lilian Maria de Assis Resende
-
LIVRO DIDÁTICO INOVADOR E TEORIA DA ATIVIDADE: usos de um artefato mediador por professores de química
-
MA PROPOSTA DE WEBQUEST INTERDISCIPLINAR
-
Matemática científica e escolar: saberes, crenças e concepções de professores na construção coletiva de um livro didático
-
Matheus Lincoln Borges dos Santos
-
Matthews, Michael. 2021. History, Philosophy and Science Teaching: A Personal Story.
-
Meio Ambiente nas Aulas de Ciências: Análise de uma Prática Pedagógica sobre Elementos e Compostos Minerais a partir da Pintura Rupestre
-
Metacognição e seus 50 anos: cenários e perspectivas para o Ensino de Ciências
-
Montagem de Biodigestores com Material de Baixo Custo: uma questão interdisciplinar
-
Mulheres Negras nas Ciências: Discussões sobre Gênero, Currículo e (In)visibilidade.
-
Museus e centros de ciências itinerantes: análise das exposições na perspectiva da alfabetização científica
-
Natalia Ferreira Campos
-
Nádia Magalhães da Silva Freitas
-
O poder do jaleco branco: reflexões sobre o poder simbólico dos profissionais de saúde nas práticas de ensino
-
O acesso do professor à formação contínua em educação ambiental: à luz da lei 9795/99
-
O conceito de Operação Mental na formação do professor de Química : as possibilidades do programa de enriquecimento instrumental.
-
O desenvolvimento cognitivo em adultos: um estudo de caso com licenciandos de física e química
-
O ENREDO DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
-
O ensino de ciências por investigação: uma análise da produção nos anais do ENPEC
-
O ENSINO DOS INSETOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE MÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTIFICA
-
O ESPELHAMENTO DE PRÁTICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES COMPARTILHADAS SOBRE ENSINAR CIÊNCIAS
-
O estudo da natureza dual da luz no Ensino Médio
-
O gestor escolar e o desafio da interdisciplinaridade no contexto do curículo de Ciências
-
O Grupo de Pesquisa Tecnologias no ensino e Atividades Experimentais: possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências Exatas do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Univates
-
O Livro Didático de Biologia: uma análise acerca da temática ambiental desde a década de 50.
-
O Mito de Cândido Godói: Letramento Científico no processo de mudança das Representações Sociais.
-
O olhar dos professores ao Programa Saúde na Escola: contribuições na perspectiva do ensino de ciências naturais
-
O OLHAR LÚDICO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E A QUESTÃO DE GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: VAMOS JOGAR?
-
O PENSAMENTO ADULTO EM DOCENTES SOB A LUZ DE GÉRARD VERGAUD
-
O PERCURSO HISTÓRICO DO INSTITUTO ANÍSIO TEIXEIRA NA EDUCAÇÃO BAIANA: MEMÓRIAS DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO
-
O processo educativo do aluno cego nas aulas em laboratório de ciências
-
O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
-
O que dizem os licenciandos de Biologia, Física e Química a respeito de alguns fenômenos astronômicos?
-
O que se pesquisa em educação em astronomia: uma análise do periódico Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia no período compreendido de 2004 a 2019
-
O REDESENHO DO MENTORING COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA METODOLOGIA DE ENSINO EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA E CONCEPÇÃO DA NATUREZA DE CIÊNCIA
-
O USO DA TÉCNICA DO PROFESSOR-PERSONAGEM ALIADO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA TRABALHAR CONCEITOS CIENTÍFICOS SOBRE EMPUXO
-
O uso das redes sociais no ensino de ciências: possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem segundo o olhar dos professores
-
O USO DO APP WORDWALL NO ENSINO DE EXPRESSÕES NUMÉRICAS
-
Oceano como tema interdisciplinar na educação básica brasileira
-
Os créditos de carbono e suas relações com o consumo/consumismo : um tema sociocientífico para o ensino de ciências
-
OS SABERES DOCENTES DE UM FUTURO PROFESSOR DE QUÍMICA MOBILIZADOS A PARTIR DO USO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA
-
Os saberes ou conhecimentos dos professores diante de atividades fundamentadas no ensino de ciências por investigação
-
Panorama das pesquisas acadêmicas brasileiras sobre o pensamento bachelardiano no ensino em matemática e ciências
-
Paola Karoline de Sousa Rodrigues
-
Para além do relatório: experiências de escrita no estágio em Ensino de Química
-
PERCEPÇÃO DOS GESTORES ESCOLARES AO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
-
Percepção e Aprendizagem no Museu de Zoologia: uma análise da conversa dos visitantes
-
Percepções acerca de adolescência por parte de professores de ciências
-
Percepções de estudantes do Ensino Médio de um Curso de Formação Docente a respeito do ensino de Ciências
-
Percepções de estudantes em relação a potencialidades e dificuldades no uso de memes como recurso didático analógico no ensino de Química
-
Percepções escolares sobre Água na perspectiva da Teoria das Representações Sociais.
-
Percepções sobre a exposição aos agrotóxicos entre estudantes de escolas do campo: controvérsias identificadas
-
PERSPECTIVA SEMIÓTICA SOBRE O USO DE IMAGENS NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONCEITO DE BIOTECNOLOGIA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
-
PESQUISA EM SALA DE AULA: A UNIDADE DE APRENDIZAGEM COMO PROPOSTA PARA OPORTUNIZAR A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Planejamento de ações docentes e o ensino por pesquisa: possíveis conexões
-
PODCASTS E O INTERESSE PELAS CIÃ?NCIAS
-
Por uma Ecopedagogia da Palavra: o texto como pretexto da consciência ambiental
-
Possibilidades e desafios do ensino por investigação na promoção da alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental
-
POSSIBILIDADES PARA ENSINAR CONCEITOS DE FORÇA DE ARRASTO EM MEIO FLUÍDO LÍQUIDO
-
Possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil: uma experiência vivenciada no Curso Normal
-
POSTVERDAD Y PANDEMIA DE LA COVID-19: DIÁLOGOS CON LA EDUCACIÓN CIENTÍFICA
-
POTENCIALIDADES DA METODOLOGIA TEAM BASED LEARNING PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL 2
-
Potencialidades e desafios do ensino de história e de filosofia da ciência: uma aventura com as teorias da Gravitação
-
Produção e aplicação de fotonovela híbrida: a utilização do personagem The Flash para a aprendizagem de conceitos básicos de ciências da natureza sobre combustão
-
PROENFIS - Grupo de Pesquisa em Ensino - Formação de professores de Fisica
-
Prof Dr. José André Peres Angotti
-
Prof.ª Dr.ª Maria Ednéia Martins Salandim.
-
Profa. Dra. Natalina Aparecida Laguna Sicca
-
Promoção da alfabetização científica (AC): construção, formação e desenvolvimento na prática docente
-
Proposições e problematizações na formação inicial de professores: uma abordagem do tema lixo
-
Proposta de uma sequência didática para trabalhar Gravitação Universal com uma discente com transtorno do Espectro autista.
-
Práticas Emancipatórias Abertas para Sustentabilidade com Ciência e Tecnologias Emergentes
-
Quatro elementos de interação em quatro níveis de aprendizagem: uma proposta de abordagem pedagógica para o estudo de campo e força magnética
-
QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE O USO DOS AGROTÓXICOS: POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ARGUMENTAÇÃO PELOS LICENCIANDOS DE QUÍMICA
-
QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS LOCAIS NA ABORDAGEM CTS: A TEMÁTICA DO SEIXO NO MUNICÍPIO DE OURÉM-PARÁ
-
Reflexiones sobre la Lectura Crítica desde una Perspectiva Freireana en la Educación Básica
-
Reflexões e expectativas iniciais de licenciandos de Ciências da Natureza no ingresso em curso de extensão sobre Educação Emocional e Educação Científica
-
REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM DE METODOLOGIAS ATIVAS EM CURSOS DE LICENCIATURA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E ENTRE SEUS LICENCIANDOS.
-
Reflexões sobre a epistemologia de Paul Feyerabend e uma Ecologia de Saberes
-
Regras de inferência e teorias científicas: duas propostas de soluções lógico-probabilísticas para a afirmação do consequente na verificação de teorias e algumas aplicações no ensino de ciências
-
Relatos de vida de professores: ouvindo quem ensina Química
-
Renato Araújo Torres de Melo Moul
-
Repertórios profissionais da docência em uma perspectiva interdisciplinar: Um estudo sobre as práticas didáticas dos professores de ciências do Estado do Mato Grosso
-
Representação Social de Meio Ambiente por Graduandos em Educação Física: discurso do sujeito coletivo
-
Representações Sociais acerca das tecnologias pelos alunos da Educação de jovens e adultos
-
Representações sociais de meio ambiente e balneabilidade: Um estudo no Balneário do Açude, em Santa Rita – PB
-
Representações sociais do meio ambiente: Um estudo no balneário do açude em Santa Rita-PB, Brasil
-
Representações sociais e ensino de ciências
-
Representações sociais sobre a água: sentidos atribuídos por professores e alunos do ensino fundamental
-
Representações sociais sobre adolescência por parte de professores de ciências
-
Resgate histórico da inserção da fisiologia humana e da fisiologia do exercício nos currículos escolares da educação básica no Brasil
-
Revisão bibliográfica: formação continuada de professores da educação infantil e o ensino de ciências
-
Rita de Cássia Frenedozo
-
Rosane Nunes Garcia
-
Saberes docentes, sistema de avaliação do rendimento escolar do Estado de São Paulo e ensino de Ciências: Um estudo de caso a partir de Situações de Aprnediizagem
-
Semmelweis e a febre puerperal : uma análise na perspectiva da teoria do ator-rede
-
Sequência Didática para o ensino de Astronomia
-
Ser professor(a): as narrativas (auto)biográficas no processo de (trans)formação de professores de Química
-
Simone Caires Nascimento
-
Solma Lúcia Souto Maior de Araújo Baltar
-
Teachers? Conceptions about the Origin of Humans in the Context of Three Latin American Countries with Different Forms and Degrees of Secularism
-
Temas de ciência contemporânea e a formação de professores a distância: uma introdução à teoria do caos
-
Temas socioambientais: contribuições para o ensino de ciências naturais
-
TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO
-
The levels and nature of pre-service chemistry teachers' reflections in a public university in Southern Brazil
-
The use of social semiotic multimodality and joint action theory to describe teaching practices: two cases studies with experienced teachers
-
Trabalho e Formação de Professores de Biologia no Estado do Paraná, Brasil?
-
Tradição do ensino de física em manuais de ensino superior
-
Transformações na Educação CTS: uma proposta a partir do conceito de Tecnologia Social
-
Tânia Regina Vizachri
-
Técnicas, Ciências e Artes
-
Um estudo acerca da intencionalidade da ação docente em aulas de Ciências do Ensino Fundamental
-
Um estudo das ações docentes em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental
-
Um estudo das ações docentes relacionadas ao uso de recursos didáticos em aulas da Licenciatura em Ciências Biológicas.
-
Um estudo do processo de privatização da água: uma questão atual do acesso a um bem público de valor econômico
-
UM ESTUDO SOBRE AS AÇÕES DOCENTES EM UMA ESCOLA DE 1º CICLO EM PORTUGAL
-
UM ESTUDO SOBRE AÇÕES DOCENTES EM AULAS DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
UM ESTUDO SOBRE LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO BRASIL
-
UM OLHAR NA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENEM
-
Uma exposição sobre a física dos esportes pelo olhar de adolescentes: um estudo de caso no Museu Ciência e Vida
-
Uma proposta de sequência didática: resgatando conceitos sobre medição
-
Uma prática de ensino orientada para a Elaboração de Estudos de Caso na formação inicial de professores de Química
-
UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA EA CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NÃO SÓ FUNDAMENTAIS
-
Uma revisão acerca do uso de Textos de Divulgação Científica no Ensino de Ciências: Inferências e possibilidades
-
Uma sequência didática para tópicos eletromagnetismo: estudo da implementação com alunos do ensino médio
-
Unir para Resistir: dimensões política e pedagógica da etnomatemática em uma associação de pequenos agricultores
-
Uso do OBS Studio como ferramenta para atividades assíncronas / Use of OBS Studio as a tool for asynchronous activities
-
Utilizando o eye-tracking para caracterizar os caminhos de leitura em textos multimodais de Física
-
Valéria Trigueiro Santos Adinolfi
-
What do adolescents talk about when they visit an aquarium? A case study at the Marine Aquarium of Rio de Janeiro Visitor Studies