Educação e Comunicação
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Clube das 5": Transformação e Criação de Si em Práticas Cinematográficas no Espaço Escolar
-
"DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA CULTURA DIGITAL: a experiência de professores de tecnologia na Rede Municipal de Florianópolis "
-
"PALAVRAS DA SALVAÇÃO" - AS REPRESENTAÇÕES DA LEITURA NA PRISÃO
-
"Não sou obrigado a ser Cult"
-
"Se chover assistimos Tv": práticas e mediações pedagógicas em relação à TV na Educação Infantil
-
"Tá na hora de chamar a Supernanny": um estudo de recepção sobre os dilemas na educação de crianças
-
'Frankenstein: quando a ficção científica questiona a ciência'
-
?DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA POR MEIO DE FANFICTIONS DA SÉRIE 13 PORQUÊS?
-
?Quando a gente podia sair de casa?: A cidade na voz das crianças em período de distanciamento social
-
A alfabetização midiática e informacional nos observatórios luso-brasileiros: potencialidades para o combate à desinformação
-
A Ciência na Obra O Verdadeiro Método de Estudar de Luís António Verney
-
A Comunicação Congelada: da escola à igreja; da missa à sala de aula
-
A concepção e o uso do conceito de fracasso escolar no jornal Folha de S. Paulo (1958-2008)
-
A CULTURA DIGITAL NO CURRÍCULO: CENÁRIOS ATUAIS
-
A EDUCAÃ?Ã?O MIDIÃ?TICA E O COMBATE AS FAKE NEWS
-
A educação das infâncias na sociedade midiática: desafios para a formação docente.
-
A Educação Infantil na Cibercultura: o deslizar e o tocar dos dedos em telas digitais
-
A formação de Marinheiros e a Educação Profissional Técnica de Nível Médio: possibilidades e direcionamentos para uma matriz curricular.
-
A formação de professores e a utilização das tecnologias de informação e comunicação nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual da Bahia - Campus II - Alogoinhas-BA
-
A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
-
A informática no contexto da pedagogia de projetos
-
A LENDA DO CAVALEIRO DE ANDRÔMEDA: Construção de feminilidades e masculinidades por meio de um personagem
-
A Produção de Subjetividade está em jogo: o Globo Esporte por uma ótica filosófica
-
A prática docente na EaD ? o docente coletivo
-
A prática pedagógica do professor: conservadora ou transformadora?
-
A RECEPÇÃO DO FANTÁSTICO E DO MARAVILHOSO NA LITERATURA INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PORTUGAL E DO BRASIL
-
A RESPEITO DA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO E A TAREFA DA EDUCAÇÃO
-
A televisão como tecnologia promotora de temas transversais de saúde: possibilidades e mediação pelo professor
-
A Universidade e o Mundo das Comunicações - análise das práticas audiovisuais das Universidades Brasileiras
-
A virtude como um signo primordial da nordestinidade: Análise das representações da identidade nordestina nos filmes
-
Alcides Luis Cabral Silva
-
Aldo Nascimento Pontes
-
Alexandra Bujokas de Siqueira
-
Alexandre Meneses Chagas
-
Ambientes colaborativos de aprendizagem
-
Ambientes de Aprendizagem Web - Um olhar a partir de um curso de especialização do LED/UFSC
-
Ambientes informatizados e formação continuada de professores: um estudo sobre a implementação do ProInfo e do Núcleo de Tecnologia educacional nas escolas públicas municipais de Florianópolis
-
ANA PAULA KNAUL
-
Antena Pública: as possibilidades educativas da TV Cultura em Santa Catarina
-
Antonete Araújo Silva Xavier
-
Antônio Carlos Rodrigues de Amorim
-
Aos 7 e aos 40: uma conversa sobre a vida
-
Apreensões e Apropriações do tempo e espaço na educação a distância da UNITINS
-
APRENDENDO A (VI)VER COM A CAPRICHO
-
As crianças e os conteúdos para adultos na televisão: recepção, mediação e brincadeira
-
As mídias digitais na pré-escola: uma análise a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
-
As Novas Tecnologias e a Educação Escolar: um olhar sobre o Projeto Internet nas Escolas, Salvador-Ba
-
AS REDES SOCIOTÉCNICAS NO PROCESSO DE DIFUSÃO CIENTÍFICA: A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
-
As tecnologias da informação e de comunicação no espaço escolar: O Programa Nacional d eInformática na Educação (ProInfo) em Santa Catarina
-
As tecnologias de vídeo e televisão no espaço escolar: O Programa TV Escola no municipio d eTubarão/Santa Catarina
-
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS DO CAMPO: CONTEXTOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
-
As tecnologias no imaginário e no cotidiano de professores.
-
Através das Lentes: O uso da fotografia como ferramenta no processo educativo e elemento de construção dos sujeitos
-
Autoria de Conteúdos Digitais por Professores em Formação: potencialidades para apropriações científico-tecnológicas.
-
Avaliação da Aprendizagem na Educação a Distância: um estudo sobre o curso de complementação para licenciatura em Biologia, Física, Química e Matemática.
-
Avaliação da Aprendizagem no Ensino a Distância
-
Avaliação da EAD em Tocantins
-
Avaliação de Cursos de Graduação: integrando instrumentos, espaços e momentos
-
Ações Educomunicativasno Espaço Islâmico Subsídios à Formação Discente por Meio da Pesquisa-Ação Etnográfico.
-
Bruno Leonardo Calmon de Siqueira Olivatto
-
Bárbara Tomiatti Giancola
-
Carla Conceição da Silva Paiva
-
Carlos Erick Brito de Sousa
-
Ciberespaço, cibercorpo, ciberaprendizagem: o novo status do conheicmento.
-
CIÊNCIA NA PODOSFERA: O PAPEL DOS PODCASTS NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
-
CIÊNCIA NO TELEGRAM: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
-
Classiicação das Patentes em Universidades Federais na Escala TRL (Technology Readiness Level): estudo de caso a partir da Norma ISO 16290:2013
-
Claudia da Silva Santana
-
Comunicação e educação no espaço institucional: o diálogo comprometido com a realidade social
-
Comunidade, escola, jornal escolar : um estudo de caso
-
Consumo e Cidadania: a publicidade e a identidade dos adolescentes
-
CONSUMO E INFÃNCIA: 'DE MÃOS DADAS A CAMINHO DA ESCOLA'.
-
Corridas de rua: aprendizagens no tempo presente
-
Crianças, cinema e mídia-educação: olhares e experiências no Brasil e na Itália
-
Cristiane de Magalhães Porto
-
DA ??ZOEIRA? À AULA DE HISTÓRIA: uma análise sobre a página ?Plebeus Ociosos?
-
Da cultura como mediação à mediação como cultura política: um estudo de recepção com educadores do MST frente aos recursos audiovisuais /
-
Danillo Mota Lima
-
Daril Domingos Motta
-
Desafios da Educação Tecnológica Contemporânea: o potencial dos espaços sociais da Web 2.0 ? Um estudo de caso na FURB.
-
DIFERENÇA E DESIGUALDADE DE ACESSO AO COMPUTADOR: NOVOS LETRAMENTOS NOS ANOS INICIAIS
-
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA REDE SOCIAL INSTAGRAM: A IMPORTÂNCIA DE UTILIZAR ESTRATÉGIAS DIGITAIS PARA ATINGIR O PÚBLICO JOVEM
-
Diêgo Aric Cerqueira Souza e Cruz
-
Do microfone à academia: trajetórias do rap carioca.
-
Educamídia (Educação e midia)
-
Educação a distância e cultura da convergência
-
Educação ambiental e foto-dispositivo: outras imagens do Sertão do Peri
-
Educação colaborativa para democracia: experiências sociológicas no ensino remoto
-
Educação e comunicação: reflexões sobre a necessidade de uma educação para os meios
-
Educação e museus brasileiros: práticas educativas online e a potencialidade de uma cultura da participação
-
Educação em Direitos Humanose Conexão Escola Mundo: desafios e oportunidades no processo de empoderamento juvenil
-
Educação para a Divulgação Científica: O Professor- Pesquisador e a Relação Comunicação, Ciência e Sociedade
-
EDUCAÇÃO, INDÚSTRIA CULTURAL E RESSENTIMENTO NO SERIADO TODO MUNDO ODEIA O CHRIS
-
Educomunicação e cultura digital: a construção de ecossistemas educomunicativos em espaços escolares
-
Educomunicação no sertão do São Francisco: o papel do Acervo Dom José Rodrigues de Souza em Juazeiro da Bahia.
-
Elas que lutam: diálogos entre ciberfeminismo e a educação escolar como prática para liberdade
-
ELEMENTOS RELEVANTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CULTURA DIGITAL
-
Elisa Maria Quartiero
-
EM BUSCA DO SUJEITO: A FORMAÇÃO DO OLHAR NO ENSINO SUPERIOR DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
-
EMÍLIA, VOCÊ SABIA? APRENDER COM O SÍTIO É DIVERTIDO?
-
Escola e internet: espaços de formação para a cidadania
-
Escrevivências: o blog e o microblog como espaços de pesquisa em histórias de vida
-
ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO FORMAL E INFORMAL DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO / SPACES FOR FORMAL AND INFORMAL PARTICIPATION OF HIGH SCHOOL STUDENTS OF THE COLLEGE OF APPLICATION
-
Estudo sobre a relação entre educação ambiental e incidência de zoonoses na Região do Borba Gato de Maringá (PR)
-
Etnocenologia virtual das aprendizagens juvenis na contemporaneidade : cenários, performances, experiências e mediações com os dispositivos das culturas digitais “nas redes e nas ruas”
-
Eva Aparecida de Oliveira
-
Facebook, eu curto : uma análise mimética das redes sociais digitais
-
Facebook: um espaço de colaboração para a troca de experiências com uso de tecnologias em sala de aula
-
Fernanda Ribeiro Barros
-
Formação de professores para o uso das tecnologias digitais: um estudo junto aos Núcleos de Tecnoloigia Educacional de Santa Catarina
-
Formação do sujeito-arquiautor em práticas de empoderamento na escola por meio de audiovisualidades da cultura digital
-
Fotografia: para ver e pensar
-
Francisco de Assis Silva
-
Game over: jogos eletrônicos e violência
-
Geração Delírio. Produção Artística e Cultural em Duque de Caxias
-
Gestos tecnológicos: o que pensa o YouTube em um curso de formação de professores de uma universidade pública na cidade do Rio de Janeiro?
-
Gestão e Inovação Educacional: as tecnologias móveis no espaço escolar
-
GTECOM - Grupo de Pesquisa em Tecnologias, Educação e Comunicação
-
Impressões digitais entre professores e estudantes: um estudo sobre o uso das TIC na formação inicial de professores nas universidades públicas de Santa Catarina
-
Inclusão Digital dos alunos do Colégio Dom Alano Marie du Noday
-
Informação pública e consciência crítica para cidadania: políticas públicas de informação em Blumenau, SC
-
INSTAGRAM, PRODUÇÃO DE IMAGENS, CULTURA MOBILE E SEUS REFLEXOS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
-
Interações mediadas pelas TIC: estudo sobre as interações em espaços virtuais
-
Interfaces entre Educação e Comunicação: a experiência das rádios locais portuguesas
-
INTERNET E EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES INSPIRADAS PELOS MOVIMENTOS SOCIAIS ARTICULADOS EM REDE PARA A FORMAÇÃO DE SUJEITOS
-
INTERNETNICIDADE - Caminhos dos uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação por Povos Indígenas
-
Jogos eletrônicos: entre a escola e a lan house
-
Joselito Brito de Almeida
-
José Isaias Venera
-
José Lucas Pedreira Bueno
-
Jovens migrantes transnacionais na escola: o que (não) nos contam?
-
Juliana Achcar
-
La Gestión Del Conocimiento Aplicada En Un Proyecto De Extensión Universitaria Para Jóvenes En La Ciudad De Maringá/Brasil.
-
Laila Gardênia Viana Silva
-
Laís Thiele Carvalho de Souza
-
LETRAMENTO DIGITAL EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o curso de Pedagogia da FACED/UFBA
-
Letramento e transformações tecnológicas do mundo do trabalho: novos desafios à educação.
-
Lilia Maria Reginato Gallana
-
Literacia para as mídias: diálogos pedagógicos e sociais
-
Lucia Helena Vendrusculo Possari
-
Luiza Turnes
-
Marcela Fernandes Peixoto
-
Maria Elisabeth Goidanich
-
Maria Jacintha Vargas Netto
-
Mediações na formação a distância de professores: autonomia, comunicação e prática pedagógica
-
MEMES E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA
-
MEMES SOBRE CIÊNCIA E A RECONFIGURAÇÃO DA LINGUAGEM DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA CIBERCULTURA
-
MODELO DE SISTEMA INFORMACIONAL PARA EDUCAÇÃO BASEADO NAS PROPOSIÇÕES DO ENEAGRAMA
-
Monica Fantin
-
Morgana Francini Batista
-
MULTILETRAMENTOS, TECNOLOGIAS DIGITAIS E OS LUGARES DO CORPO NA EDUCAÇÃO
-
Multissensorialidades e aprendizagens: usos das tecnologias móveis pelas crianças na escola
-
Museu Virtual: uma ferramenta de educação
-
Márcia Regina de Oliveira Fernandes
-
Mídia-Educação nos currículos do ensino médio das escolas públicas moçambicanas
-
MÍDIAS DIGITAIS COMO APOIO NO PROCESSO DIDÁTICO E PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO CRISTÓVÃO
-
Música e mídias: contribuições das teses e dissertações brasileiras Para a formação de professores
-
Música nos anos iniciais: perspectivas para os trabalhos em parceria na rede municipal de ensino de Florianópolis.
-
Música, Formação e Mídia-Educação: um estudo com futuras professoras de crianças.
-
Nada contra apenas não curto: educações e construções do corpo afeminado no Scruff.
-
Nanci Martins de Paula
-
Nas Ondas da Rádio Juventude
-
Nelson De Luca Pretto
-
Não é mimimi. Proposta de educação intercultural em direitos humanos na cultura digital.
-
O Ambiente cantado e contado pelos brincantes de coco de roda e ciranda da Paraíba
-
O Computador na Escola: entre o medo e o Encantamento
-
O educativo como entretenimento na TV Cultura: Castelo Rá-Tim-Bum, um estudo de caso
-
O ENSINO E A APRENDIZAGEM ANTES DO CURSO SUPERIOR EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA: O PARADIGMA DO ENSINO PELA PRÁTICA (1900 -1960)
-
O jornal e a Educação - leitura crítica, comunicação e criatividade no Esnino Fundamental
-
O NASCIMENTO (MORTE) DA CIÊNCIA NO BRASIL: OS PRIMEIROS SÉCULOS
-
O PESQUIDADOR E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: FRONTEIRAS ENTRE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE.
-
O Programa Nacional de Informática na Educação nas Escolas Públicas de Ijuí / RS
-
O Telejornalismo esportivo e a produção de subjetividade
-
O uso da internet na ampliação do capital lingüístico: língua-padrão.com.brasil
-
Olivia Bandeira de Melo Carvalho
-
Oralidade, escrita e outras tecnologias na educação universitária : utilização nas práticas de transferência e processamento da informação
-
Paulo Roberto Alves de Almeida
-
Paulo Roberto Boa Sorte Silva
-
Pedagogias de memes pró-vacinas no contexto da Pandemia de Covid-19
-
Por que as pessoas compartilham memes
-
Portos de vista : o si mesmo e o cinema
-
Postura comportamental dos jovens da geração digital, frente aos processos de aprendizagem
-
Potencialidades dos Recursos Educacionais Abertos para a educação formal em tempos de ciberculturas
-
Potencialidades e limites das estratégias didático pedagógicas da educação dialógica problematizadora mediada pelas ferramentas de atividade Blog e Diário.
-
PROCESSOS EDUCATIVOS EM PRÁTICAS COMUNICATIVAS DE RADIODIFUSÃO COMUNITÁRIA: POTENCIAIS AMBIENTES DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA PERSPECTIVA DA HETEROGLOSSIA
-
Produção de vídeos educacionais:o que muda na atuação docente? - Uma análise do Projeto RIPE palavras-chave: produção colaborativa, tecnologias da informação e comunicação, videos educacionais
-
Programa Nas Ondas do Ambiente: comunicação participativa na rádio-escola e comunitária.
-
Programas didáticos de TV para alunos do ensino fundamental: um exame dos fundamentos teórico-educacionais
-
Projetos cooperativos de aprendizagem mediados por tecnologia de comunicação digital na promoção da aprendência.
-
Práticas de ensino de língua estrangeira e uso do quadro interativo ? contribuições e desafios
-
PRÁTICAS DE LEITURA DE IMAGENS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
-
PRÁTICAS PARENTAIS DE EDUCAR CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
-
Rede de Experiências e Narrativas na cultura digital: o Programa Cultura Viva e o Pontão de Cultura Digital da ECO/UFRJ.
-
Relações intersubjetivas e ética da alteridade em Emmanuel Lévinas
-
Renata Thais Segala Dolzan
-
Representações sociais sobre o ensino de Arte contemporânea : discurso de professores da rede municipal de ensino de Florianópolis
-
RESENHA CRÍTICA CULTURAS E ARTES DO PÓS-HUMANO: DA CULTURA DAS MÍDIAS À CIBERCULTURA
-
Robson Borges Dias
-
Rosária Ilgenfritz Sperotto
-
Saber Navegar é Preciso: a capacitação do professor no uso do AVEA - Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem
-
Serviço de radiodifusão comunitária: metamorfose e singularidade
-
Sexualidade adulta: um estudo sobre a atuação do(a) psicólogo(a): desafios e contradições
-
Silvio da Costa Pereira
-
Tecnologias de Transmissão Cultural: a experiência da escola de comunicação Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri
-
Tecnologias digitais e educacação
-
Telenovela como instrumento de discussão sobre direito de cidadania : potencialidades e limites
-
Televisão e imaginação infantil: histórias da Costa da Lagoa
-
UM IMPERATIVO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: A LEITURA CRÍTICA DAS IMAGENS
-
Um movimento pedagógico e o pedagógico em movimento: as vertentes freireanas da comunicação e da radiodifusão comunitária
-
UMA REPRESENTAÇÃO MIDIÁTICA DE JOVEM E DE ESCOLA: a telenovela Malhação e seus modos de endereçamento
-
Uma visão prospectiva do uso das tecnologias multimidiáticas no ambiente educacional: o projeto kidlink
-
UNIVERSIDADE: A VIDA É MAIS. EXPERIÊNCIAS POTENCIALIZADAS PELA UFRGS TV
-
Utilizando a programação televisiva em sala de aula
-
Vagner de Alencar Silva
-
Vania Lucia Quintao Carneiro
-
Vinicius Silva Santos
-
Vozes vulneráveis sobre conceitos de saúde: um estudo numa escola pública do Rio de Janeiro
-
Vídeo - um meio de comunicação na escola: estudo da apropriação do vídeo pelos Professores do PROCAP - MG
-
Wanessa Matos Vieira
-
“Eu quero ser sujeito da minha própria história e, inclusive, dona do meu próprio cabelo”: diálogos com mulheres negras sobre seus cabelos
-
“WHATSAULA”: APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM MOVIMENTO