área de pesquisa
- (Re)pensando a educação inclusiva: análise curricular de um curso de pedagogia
- ?O IMAGINÁRIO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM PERCURSO DE SIGNIFICADOS E RESIGNIFICAÇÕES?
- A audiodescrição na mediação de alunos com deficiência visual no ensino médio : um estudo com a disciplina de geografia
- A criança autista na escola regular: olhares de professoras de uma escola de Ensino Fundamental.
- A DIVERSIDADE DA ESCOLA INTEGRAL: OFICINAS INCLUSIVAS COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA
- A EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO E DA VIOLÊNCIA ESCOLAR
- A escolarização de uma criança cega diante de um vÃrus invisÃvel: diálogos com uma professora especializada
- A evolução das políticas públicas no Brasil no período 1990-2020: o que elas garantem para pessoas com NEE e/ ou deficiência?
- A EXPERIÊNCIA DA DEFICIÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ACESSIBILIDADE E ÉTICA DO CUIDADO
- A Experiência de Práticas Pedagógicas na Educação Inclusiva no Ensino Fundamental I
- A formação de professores de matemática para atender alunos com deficiência intelectual: uma análise dos microdados do censo escolar
- A formação de professores para a educação inclusiva de alunos com deficiências a partir da literatura
- A inclusão da criança com síndrome de Down: um estudo crítico-colaborativo junto aos professores da classe regular
- A inclusão sob a ótica do censo da educação básica
- A interface entre educação especial e educação do campo em uma escola municipal do interior paulista: um estudo de caso
- A RODA DE CONVERSA DA INCLUSÃO: POSSIBILIDADES
- Acessibilidade Comunicacional: Código QR mediando o uso da Libras nos espaços de aprendizagem
- Adriela Maria Noronha
- Alfabetização científica com um olhar inclusivo: estratégias didáticas para abordagem de conceitos de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental
- Andréia Vieira Machado
- Angela Michelotti
- ANÁLISE DE LA PERCEPCIÓN DE PROFESSORES Y ALUMNOS SOBRE LAS COMUNIDADES EDUCATIVAS EN COMUNIDAD VULNERABLE.
- Análise dos padrões de acessibilidade em leitura fácil em textos didáticos do primeiro segmento do Ensino Fundamental
- Aplicação e análise de um programa customizado para a inclusão de jovens com deficiência intelectual em atividades laborais.
- As contribuições do Atendimento Educacional Especializado ? AEE para a escolarização de estudantes autistas
- AS DIFERENTES ABORDAGENS PARA O AUTISMO NO CONTEXTO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO
- As perspectivas da Educação Inclusiva no curso de Pedagogia: narrativas de professores iniciantes
- Atendimento Educacional Especializado: uma análise sobre a construção identitária de professores que atuam em salas de recursos multifuncionais
- AUTISMO E ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- Ações colaborativa em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil
- Biblioteca virtual de soluções assistivas : educação e trabalho
- Branca Monteiro Camargo
- Caio Cesar Rodrigues de Toledo
- Ciclo de alfabetização e narrativas: um diálogo possível entre tecnologias instituintes
- Cleuzilaine Vieira da Silva
- Coletivo de pessoas com necessidades educacionais específicas na UFRRJ: narrativas emancipatórias
- COLETIVO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NA/DA UFRRJ: NARRATIVAS EMANCIPA´TORIAS
- Como preparar um professor para -ser- inclusivo: reflexões sobre a formação docente
- CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS ADAPTADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
- Contribuições do Desenho Universal para Aprendizagem à Educação a Distância
- Cristina Keiko Inafuku de Merletti
- CULTURA MAKER COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM SOBRE LOBOS CEREBRAIS
- Denise de Barros Capuzzo
- Desafios da inclusão no Ensino Superior: narrativa de universitária com Síndrome de Down
- DESAFIOS DA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: NARRATIVAS DE UMA UNIVERSITÁRIA COM SÍNDROME DE DOWN
- Desenvolvimento de aplicativos para crianças com autismo:processo de concepção, criação e avaliação
- DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
- DEZ-FIANDO MEMÓRIAS: (RE)CONSTITUIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO SEMINÁRIO 'ENCONTROS COM A INCLUSÃO'
- Dirce Nunes Cestari
- Débora Mara Pereira
- Edilene Sanchez Baptista
- Edna Misseno Pires
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO COMPROMISSO MULTIDIMENSIONAL: políticas e práticas possíveis
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA: PROJETO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA TEORIA CRÍTICA
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA: significados e sentidos configurados a partir de uma experiência formativa docente
- Educação infantil: a contribuição da ludicidade na perspectiva da inclusão / Early childhood education: the contribution of playfulness from the perspective of inclusion
- Educação Matemática e Inclusão Escolar: a construção de estratégias para uma aprendizagem de alunos com deficiência visual do CEEEC.
- El psicoanalisis y la educación: estudio de caso de estudiantes nominados com limitación cognitiva
- Elaine Cristina Paixao
- Eliana Cristina Moreira
- Eliana Souza da Costa Marques
- Eloisa Helena Teixeira Fortkamp
- Ensino das Leis de Newton na Perspectiva de Estudantes com Deficiência Visual e a Instrução por Pares como Metodologia Potencializadora para a Inclusão
- ENSINO DE ASTRONOMIA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS
- Ensino Híbrido no Atendimento Educacional Especializado - ISSN: 2525-9008. REVISTA VALORE
- Entre negaças e acertos: reflexões acerca da capoeira no contexto da escola de educação especial...
- Estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade no IFRS: desafios e possibilidades para a aprendizagem
- Estudos do Bilinguismo: LIBRAS e Língua Portuguesa para o surdo
- Ezer Wellington Gomes Lima
- Ferramenta com recurso de voz: uma proposta para favorecer o processo de interação e inclusão dos cegos em ambientes virtuais de aprendizagem.
- Flávia Gabriela Domingos Silva
- Formação continuada de professores e gestores: o programa REDEFOR educação especial e inclusiva em foco
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA PARA A INTERDISCIPLINARIDADE EDUCATIVA E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS BUSCANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
- Formação Docente para Adequação Curricular por Meio do Plano de Ensino Individualizado
- FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE SABERES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- Gabriela Alexandre Custódio
- Geisa Letícia Kempfer Böck
- Gisele De Mozzi
- GLAUCILENE SEBASTIANA NOGUEIRA LIMA
- Grupo de Pesquisa e Estudos em Ações para Educação Inclusiva (GAIN)
- INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO CAMPUS DA UNEMAT DE SINOP: percepção da educação em tempos de pandemia
- Interface entre Psicologia e Educação Especial em contexto escolar
- José Tadeu Acuna
- Jucileia Obregon Pires
- Juliana Dalbem Omodei
- Kalline Flávia Silva de Lira
- Karla Adriana Ferreira Beckeman
- Kledson Rocha Sousa
- Letícia Baldasso Moraes
- Lucia da Cruz de Almeida
- Marcia Beatriz Cerutti Muller
- Mediação pedagógica na inclusão de estudantes com autismo e deficiência intelectual
- Mídias digitais como recurso de acessibilidade para estudantes com autismo nas aulas de Educação Física
- Mônica de Faria e Silva
- Nelly Narcizo de Souza
- Nicoleta Mendes de Mattos
- Núcleo de acessibilidade e inclusão: narrativa de si para uma realidade inclusiva.
- O aluno com Síndrome de Prader Willi na Escola Comum: Inclusão, Escolarização e Processo de Subjetivação
- O desenho universal para aprendizagem como um princípio do cuidado
- O ENSINO DE ARTE E O SUJEITO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: PERSPECTIVAS HISTÓRICO-CRÍTICAS
- O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PARA DEFICIENTES VISUAIS: UM ESTUDO DE CASO
- O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
- O PROCESSO DE LEITURA POR EDUCANDOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): SITUAÇÃO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
- O USO DAS TIC?S NO CONTEXTO EDUCACIONAL DA INCLUSÃO ESCOLAR
- Os Desafios da Mediação Pedagógica da Educação Infantil em uma Perspectiva de Educação Inclusiva Interseccional
- Patrícia Strabeli
- Percepção Visual de Estudantes em PROEJA Inclusivo
- POA turismo acessível: comunicação aumentativa e alternativa em materiais e sítios turísticos
- Política de Inclusãode estudantes com necessidades especiais - as fronteiras do instituído e do instituinte no Colégio tècnico da Universidade Rural (CTUR).
- Políticas Institucionais de acessibilidade na Educação Superior: percursos e desafios para a inclusão de alunos com deficiência na UFMA
- POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN E REALIDADES NOS COTIDIANOS ESCOLARES: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO
- Professores surdos: proposta de curso de formação para além do mundo visual-gestual. para a aprendizagem de conceitos da Língua Portuguesa
- Propostas pedagógico-musicais e deficiência visual : recursos tecnológicos a partir da abordagem TPACK
- Práticas inclusivas em contexto: ações de comunicação acessível em Portugal e no Brasil.
- Resumo de Dissertação - Atuação do psicólogo na educação especial em contexto escolar público
- Rogério Gonçalves dos Santos
- Rosana Maria do Prado Luz Meireles
- Rosinete dos Santos Rodrigues
- Sheila Katzer Bovo
- Simone Moreira de Moura
- Sujeitos surdos e sua identidades: perspectivas inclusivistas no ensino de Física
- Síndrome de Down : concepções e percepções docentes
- Tathiane Cecília Enéas de Arruda
- Trabalho colaborativo na educação física escolar: estratégias para a formação de professores e inclusão
- UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO ESCOLAR A PARTIR DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM E DO MODELO SOCIAL DA DEFICIÊNCIA
- UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E COLABORATIVA QUE INTEGRE OS ALUNOS INCLUÍDOS AOS ALUNOS REGULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL I POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM USO DE RECURSOS DIGITAIS