Postgraduate Program in Education Studies
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
Competência textual e organização do pensamento: um estudo com crianças de classes populares Documento
-
O humano e o técnico nos cursos de engenharia agronômica e medicina veterinária das universidades gaúchas. Documento
-
O público e o privado em educação: o caso Anísio Teixeira e a Igreja Católica no Rio Grande do Sul. Documento
-
Relação da criança com o computador. Documento
-
"Eu vejo o futuro repetir o passado": A natureza da Política Nacional de Alfabetização (PNA/2019-2022) para as crianças da Educação Infantil brasileira Documento
-
(In) disciplina escolar: uma abordagem psicológica Documento
-
?DESENVOLVIMENTO HUMANO EM ATIVIDADE: HÁ UNIDADE??: TRANSVISÕES DA PERGUNTA NO DEVIR DA PESQUISA COM CRIANÇAS ? UMA ANÁLISE AUTOSCÓPICA EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
A (re)construção de uma prática alfabetizadora frente aos desafios de pesquisar as relações de ensino e aprendizagem em sala de aula. Documento
-
A ARGUMENTAÇÃO COMO PRINCÍPIO CONSTITUTIVO DO PROCESSO PEDAGÓGICO: UMA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO ACERCA DAS ELABORAÇÕES CONCEITUAIS DE CRIANÇAS DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
A ARTE E SEU ENSINO NO BRASIL: CENÁRIOS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS A PARTIR DO GT 24 DA ANPED Documento
-
A ATUALIDADE DA PROPOSTA EDUCAÇÃO PARA O PENSAR DE MATTHEW LIPMAN DIANTE DAS POLÍTICAS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA Documento
-
A ATUALIDADE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DEWEYANA: UM ESTUDO NA ESCOLA DA FLORESTA Documento
-
A COMPLEXA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS NA ESFERA CORPORATIVA Documento
-
A COMPLEXIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS DE CRIANÇAS, NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO Documento
-
A COMPREENSÃO DO ATO EDUCATIVO PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO HOSPITALAR Documento
-
A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA E A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS NATURAIS Documento
-
A CONDIÇÃO INFANTIL EM SIGMUND FREUD E SUA DIMENSÃO ÉTICO-FORMATIVA Documento
-
A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NA ESCOLA PÚBLICA: AVANÇOS E DIFICULDADES Documento
-
A CRIANÇA E OS PRECURSORES DA LINGUAGEM ESCRITA: INTERAÇÕES PROPULSORAS DO DESENVOLVIMENTO SIMBÓLICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
A DEFICIÊNCIA PELO OLHAR DOS NORMAIS Documento
-
A EDUCAÇÃO COMO MEDIADORA ENTRE FILOSOFIA E POLÍTICA NA REPÚBLICA DE PLATÃO Documento
-
A EDUCAÇÃO DAS PAIXÕES E DA VONTADE NO EMÍLIO DE ROUSSEAU Documento
-
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DO LEGADO HISTÓRICO AOS DEBATES NA DÉCADA DA EDUCAÇÃO Documento
-
A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PERSPECTIVA REPUBLICANA DE NAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO EM MOVIMENTO Documento
-
A EDUCAÇÃO DO SENSÍVEL: MODELANDO O BARRO E (RE)SIGNIFICANDO O CORPO Documento
-
A EDUCAÇÃO ESTÉTICA E O FEMININO: PROPOSTAS PARA UMA VISÃO HUMANIZADORA EM EDUCAÇÃO Documento
-
A EDUCAÇÃO NA ÓTICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS: COLÓQUIOS DE EDUCAÇÃO POPULAR DE PASSO FUNDO Documento
-
A EDUCAÇÃO POPULAR CONTRIBUINDO NA RECRIAÇÃO DOS ESPAÇOS ESCOLARES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO MEIO RURAL Documento
-
A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: OS SENTIDOS E INTENCIONALIDADES DA INTERNACIONALIZAÇÃO NO PNPG (2011-2020) Documento
-
A EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 95, A ?PEC DO TETO?, E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA Documento
-
A ESCOLA ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DA GLOBALIZAÇÃO Documento
-
A Educação Catarinense entre 1930 e 1945: história das políticas educacionais a partir da imprensa e da legislação Documento
-
A Educação Popular contribuindo na recriação dos espaços escolares nas Escolas Municipais Rurais Documento
-
A Escola Especial no contexto da Globalização e da Educação Inclusiva. Documento
-
A Estatística no Ensino Médio no Município de Passo Fundo. Documento
-
A Expansão da Educação Superior Brasileira: o tensionamento entre o público e o privado. Documento
-
A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO NOS DOCUMENTOS PÓS LDB 9.394/96: AVANÇOS E DESAFIOS NA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR Documento
-
A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR E O PAPEL DA FILOSOFIA Documento
-
A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NECESSIDADES ATUAIS E SEUS DESAFIOS Documento
-
A Formação Humana em Goethe a partir da obra Os Anos De Aprendizado De Wilhelm Meister Documento
-
A Gestão Democrática nos Planos Municipais de Educação no Rio Grande do Sul: evidências, interpretações e contradições Documento
-
A INSTITUCIONALIZAÇÃO ACADÊMICA DA NEUROCIÊNCIA: O CONTEXTO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO BRASIL Documento
-
A INTERATIVIDADE E A INTERFACE GRÁFICA EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Documento
-
A Inclusão da Pessoa Surda na Perspectiva da Educação Estética Documento
-
A LINGUAGEM AUDIOVISUAL NO PROCESSO EDUCATIVO E NO INCENTIVO À LEITURA: O CASO DO PROGRAMA MUNDO DA LEITURA Documento
-
A LINGUAGEM CORPORAL NO PROCESSO EDUCATIVO ESTÉTICO DO IDOSO. Documento
-
A Lei 10.639/03 e as políticas educacionais: debates e tendências. Documento
-
A Linguagem audiovisual no processo educativo e no incentivo à leitura: O caso do Mundo da Leitura Documento
-
A MATEMÁTICA NA VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE ARVOREZINHA/RS Documento
-
A MEDICALIZAÇÃO E A PATOLOGIZAÇÃO DA INFÂNCIA: EPISTEMOLOGIA SUBJACENTE E REPERCUSSÕES NA ESCOLA Documento
-
A PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES E A FUNÇÃO AFIM: UM ESTUDO SOBRE A REPRESENTAÇÃO E A COMPREENSÃO DE INVARIANTES OPERATÓRIOS Documento
-
A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE A ESPORTIVIZAÇÃO E FORMAÇÃO Documento
-
A Pós-graduação e sua atuação no âmbito da educação básica: elementos a partir do caso do PPGEDU/UPF Documento
-
A REGULAMENTAÇÃO DA PUBLICIDADE INFANTIL: IMPLICAÇÕES SOCIAIS PARA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS Documento
-
A RELAÇÃO ADULTO-CRIANÇA NO LIVRO II DO EMÍLIO DE ROUSSEAU Documento
-
A RESSIGNIFICAÇÃO DA CULTURA DA COMUNIDADE: UMA PROPOSTA PARA A PRÁXIS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL Documento
-
A TEORIA DAS CAPACIDADES DE MARTHA NUSSBAUM E O PAPEL DA FORMAÇÃO HUMANA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA Documento
-
A agroecologia em Chapecó (SC): uma experiência educativa de pequenos agricultores e feirantes Documento
-
A aquisição da linguagem escrita na educação infantil: concepções presentes nos meios acadêmicos. Documento
-
A aquisição da linguagem escrita na educação infantil:as concepções presentes nos meios acadêmicos Documento
-
A arte da Cibercultura mediando processos educativos no ensino fundamental Documento
-
A atuação do educador-cidadão: uma análise a partir da experiência da SOCREBE. Documento
-
A biblioteca universitária e a formação de professores Documento
-
A complexidade das representações imagéticas no processo educativo Documento
-
A corporeidade da intérprete de Libras na percepção dos sentidos produzida por interlocutores surdos Documento
-
A corporeidade da intérprete de língua de sinais na percepção dos sentidos produzida por interlocutores surdos Documento
-
A crise da escola e as possibilidades de sua ressignificação sociopolítica e cultural. Documento
-
A dignidade da humanidade em Kant: um estudo sobre a formação do caráter moral Documento
-
A dimensão formativa do Gosto em Rousseau como forma moderna da Instructio Senequiana Documento
-
A educação das emoções, do desejo e do prazer na ética a nicômacos de aristóteles Documento
-
A educação dos trabalhadores do campo no IFRS – campus Sertão: do escrito ao realizado Documento
-
A educação em, com e para os Direitos Humanos a partir de Paulo Freire Documento
-
A educação especial sob o olhar do TCE-RS: as obscuridades da legislação no âmbito do financiamento. Documento
-
A educação estética através da apreciação musical - uma experiência Documento
-
A educação estética na formação em serviço do professor de educação infantil Documento
-
A educação pelo texto: do estereótipo à consciência do sujeito Documento
-
A educação pública no Rio Grande do Sul durante o governo de Leonel Brizola (1959-1963) - Nenhuma criança sem escola no Rio Grande do Sul Documento
-
A escrita na sala de aula: situando o papel da interação verbal na produção de textos Documento
-
A formação do Administrador e o papel da Filosofia numa perspectiva da ação comunicatica habermasiana. Documento
-
A formação docente nos documentos da Anfope, nas DCNs e na pedagogia Documento
-
A imagem na educação budista indo-tibetana Documento
-
A importância da fala no processo de alfabetização Documento
-
A inclusão de alunos com funcionamento psicótico na escola regular Documento
-
A inclusão do aluno surdo no ensino regular Documento
-
A indefinição das fronteiras entre o público e o privado na educação básica: da liquefação progressiva da ideia de escola republicana e do conhecimento como um bem comum à necessidade de instituição dos comuns da educação Documento
-
A influência de um Active Learning Space na capacidade de resolução de problemas complexos Documento
-
A inserção dos egressos do Pronatec do IFRS - Campus Sertão no mundo do trabalho. Documento
-
A integração do aluno portador de necessidades especiais na escola regular. Documento
-
A integração do portador de necessidades especiais na escola regular Documento
-
A interação verbal entre professoras e crianças de educação infantil: um encontro com a palavra Documento
-
A interferência da dor e do mal-estar docente no processo ensino-aprendizagem Documento
-
A investigação-ação na formação continuada de docentes universitários: caracterização, pressupostos e perspectivas Documento
-
A matemática financeira na escola e no trabalho: uma abordagem histórico-cultural. Documento
-
A matemática na visão de alunos da Educação de Jovens e Adultos Documento
-
A metodologia da práxis no processo de formação de educadores: ressignificando práticas pedagógicas na educação de pessoas jovens, adultas e idosas Documento
-
A música como área de construção de conhecimento, de emancipação e de libertação humana Documento
-
A pedagogia como autogoverno em Johann Friedrich Herbart Documento
-
A postura dialógica do Sócrates Platônico no Górgias e no Hipias Maior e as perspectivas para uma educação problematizadora Documento
-
A prática docente e o uso de tecnologias: repensando a formação do professor de língua inglesa Documento
-
A prática educativa problematizadora e contextualizada: uma vivência na disciplina de História. Documento
-
A questão da técnica em Heidegger Documento
-
A reestruturação do Estado e as políticas sociais públicas: as pespectivas neoliberais para a política educacional Documento
-
A reforma do Estado e as políticas sociais públicas: as perspectivas neoliberais para a política educacional Documento
-
A relação entre a formação profissional e atuação médica: o ensino médico em estudo. Documento
-
A representação do negro em livros didáticos de Língua Portuguesa. Documento
-
A ressignificação da cultura da comunidade escolar: Uma proposta para a práxis em educação ambiental Documento
-
A ressignificação do Projeto Político-Pedagógico na escola: das necessidades às ações Documento
-
A sequencia didática como recurso para o ensino da argumentação - uma experiencia na 4 série do ensino fundamental. Documento
-
A sequência didática como recurso para o ensino da argumentação: uma experiência na 4ª série do ensino fundamental Documento
-
A sinfonia dos números - Maria Fialho Crusius: uma vida dedicada à educação matemática na Upf Documento
-
A temporalidade da experiência educativa: proposições para além do capital Documento
-
A transposição didática no software educacional: uma análise na perspectiva didático-pedagógica Documento
-
A unidade pedagógica de Jean Jacques Rousseau Documento
-
ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ERECHIM, RS. Documento
-
ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
ALTAS HABILIDADES: (RE) CONSTRUINDO NARRATIVAS Documento
-
AMBIENTES INFORMATIZADOS DE ENSINO: QUESTÕES EM ABERTO Documento
-
ANÁLISE DO MODELO EDUCACIONAL VIGENTE A PARTIR DA PERSPECTIVA DA TEORIA DE REDES Documento
-
APRENDIZAGEM MEDIADA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM O USO DE APLICATIVO GAMIFICADO: ESTUDO DE UMA EXPERIÊNCIA Documento
-
AS COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR DO SÉCULO XXI: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO EM ESPAÇOS DISRUPTIVOS DE APRENDIZAGEM Documento
-
AS DIVERSAS FACES DO ENSINO MÉDIO: UMA FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA E/OU PREPARAR PARA UMA PROFISSÃO Documento
-
AS IMPLICAÇÕES DA PERCEPÇÃO DA CORPOREIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM COMO POTENCIALIZADORAS DO SISTEMA ATENCIONAL Documento
-
AS REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A SEXUALIDADE DOS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN Documento
-
ASPECTOS LEGAIS QUE COMPÕEM OS REPASSES PARA FINANCIAR O ORÇAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO/RS PARA O EXERCÍCIO DE 2011 Documento
-
ATITUDE ESTÉTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
AUTOFORMAÇÃO COMO CULTIVO DA VONTADE: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO HOMEM INTERIOR EM AGOSTINHO DE HIPONA Documento
-
AUTOFORMAÇÃO DO MESTRE GESTOR: EXPERIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE Documento
-
Academia de ginástica como contexto de construção da corporeidade Documento
-
Academia de ginástica como contexto de constução da corporeidade. Documento
-
Alfabetização Artística: a construção do olhar estético através da leitura de imagem. Documento
-
Alfabetização Cientifica e Anos Iniciais do Ensino Fundamental Documento
-
Alfabetização Tecnologica: uma análise dos cursos de formação de professores em nível médio Documento
-
Alfabetização Tecnológica: uma análise dos cursos de formação de professores em nível médio. Documento
-
Alfabetização de jovens e adultos e o exercício da cidadania: a formação do educador/ alfabetizador Documento
-
Alfabetização de jovens e adultos e o exercício da cidadania: a formação do educador/alfabetização Documento
-
Alfabetização e Letramento: um estudo com professoras alfabetizadoras acerca da apropriação de novos enfoques teóricos Documento
-
Alfabetização matemática e as fontes de stress no estudante. Documento
-
Alquimia do ser: processos educativos estéticos na busca do equilíbrio biopsicoespiritual. Documento
-
Alunos com Altas Habilidades/Superdotação: (re) contruindo narrativas Documento
-
Análise de uma experiência de aprendizagem utilizando o Orkut no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense ? Campus Passo Fundo Documento
-
Análise de uma experiência em educação a distância na Universidade de Passo Fundo Documento
-
Análise de uma proposta pedagógica para os anos iniciais: em foco a operação de multiplicação Documento
-
As capabilities profissionais para o bem público valiosas aos egressos de stricto sensu das universidades comunitárias do Sul do Brasil Documento
-
As complexidades da sociedade contemporânea e a formação de professores em uma perspectiva reflexiva Documento
-
As diversas faces do ensino médio: formar para a cidadania e/ou preparar para uma profissão Documento
-
As implicações pedagógicas do projeto de educação ambiental do Programa Pró-Guaíba na escola Polo 2 - Passo Fundo Documento
-
As iniciativas das Universidades gaúchas na formação pedagógica de seus docentes. Documento
-
As práticas morais como meio de experiência formativa em Josep Maria Puig Documento
-
As práticas morais como meio de experiência formativa em Joseph Maria Puig Documento
-
As representações dos professores sobre a sexualidade dos alunos com Síndrome de Down. Documento
-
Aspectos da Educação em Lagoa Vermwlha Documento
-
Aspectos da história da educação: memória de professoras aposentadas Documento
-
Aspectos da trajetória das escolas normais na cidade de Passo Fundo Documento
-
Aulas de Ciências Naturais: interações discursivas e construção de conhecimentos Documento
-
Autonomia e Autoridade em Kant e Piaget (https://drive.google.com/file/d/0B280Maa0zY56enRsVzY2cGxqYW8/view) Documento
-
Autonomia e tensão no ensino por ciclos: estudo de caso da Escola Municipal Vila Monte Cristo / POA Documento
-
Autonomia e tensão no ensino por ciclos:estudos de caso da escola municipal vila Monte Cristo/POA Documento
-
Avaliação da Aprendizagem na pesrpectiva dos Educadores de Física Documento
-
Avaliação da aprendizagem na perspectiva dos educadores de Física. Documento
-
Avaliação da aprendizagem no ciclo de alfabetização: o que dizem os Cadernos de Formação do PNAIC? Documento
-
Avaliação da contribuição do Programa Mais Educação para as escolas municipais de Rio Verde- GO: dos números do IDEB à percepção qualitativa dos sujeitos. Documento
-
Avaliação em larga escala: entre realidades diferentes Documento
-
Avaliação: A busca de um novo paradigma Documento
-
Avaliações educacionais em larga escala e a objetivação da qualidade educacional: controvérsias em torno da fabricação discursiva da qualidade na Educação Básica Documento
-
AÇÃO E RACIONALIDADE COMUNCATIVA EM HABERMAS: PROBLEMAS DE MEDIAÇÃO ENTRE FILOSOFA E PEDAGOGIA Documento
-
Ação e racionalidade comunicativas em Habermas: problemas de mediação entre Filosofia e Pedagogia Documento
-
Ação pedagógica: do verticalismo pedagógico à práxis dialógica Documento
-
Bildung na contemporaneidade: alguns legados pedagógicos de Goethe Documento
-
CADERNOS DE FORMAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NAS CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO Documento
-
CARACTERÍSTICAS EPISTEMOLÓGICAS DAS TESES DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TRIÊNIO 2010-2012 Documento
-
CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA E DE SEUS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE INDISCIPLINA Documento
-
CONFLITOS, ANOMALIAS E DISPARIDADES: A PSICOLOGIA COMO RECURSO À GESTÃO DO COTIDIANO ESCOLAR. Documento
-
CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: democratização, legitimidade e funções Documento
-
CONTRIBUIÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: PERSPECTIVAS POLÍTICAS CRÍTICAS E EMANCIPATÓRIAS Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DA FERRAMENTA GRÁFICA BLOCKLY NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE ALGORITMOS Documento
-
COOPERANDO PARA APRENDER: AS TROCAS COGNITIVAS EM SITUAÇÃO DE JOGO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA Documento
-
COORDENADOR PEDAGÓGICO: DILEMAS NA BUSCA POR UMA FORMAÇÃO DE SI E DOS OUTROS Documento
-
CORPO E CUIDADO DE SI: A DANÇA COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA Documento
-
CUIDADO DE SI E PEDAGOGIA DAS PAIXÕES HUMANAS: CONTRIBUIÇÕES A UM IDEAL EDUCATIVO Documento
-
CUIDADO E FORMAÇÃO EM HEIDEGGER: BASES FILOSÓFICAS PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO DA BILDUNG Documento
-
CUIDADO E FORMAÇÃO HUMANIZADORA NA ÁREA DA SAÚDE HUMANA: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DA TEORIA DAS EMOÇÕES DE MARTHA NUSSBAUM Documento
-
CULTURA ESCOLAR E CULTURA DA ESCOLA: PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO Documento
-
CURRÍCULO DE PEDAGOGIA: DISCURSOS E IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE CULTURAL Documento
-
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA: surgimento, legislação e expansão no período pós-LDB Documento
-
Capital Cultural e a Educação em Bourdieu Documento
-
Catadores de sonhos: uma abordagem educativa sensível Documento
-
Classe Especial: do encaminhamento à inclusão Documento
-
Colóquios de Educação Popular de Passo Fundo: a educação sob a ótica dos movimentos sociais Documento
-
Como a academia vem trabalhando a questão da criança psicótica no ensino regular Documento
-
Competição, cooperação e educação física : uma equação necessária à formação escolar Documento
-
Competência textual e organização do pensamento: um estudo com crianças de classes populares Documento
-
Competências docentes diante dos conflitos em sala de aula Documento
-
Comportamentos profissionais docentes frente a comportamentos agressivos dos alunos. Documento
-
Compreensão e Diálogo: contribuições da hermenêutica gadameriana à educação Documento
-
Concepções de estudantes do ensino fundamental sobre o conceito de medida Documento
-
Concepções de língua e práticas de ensino: o cotidiano da escola pública. Documento
-
Concepções que fundamentam a prática pedagógica do educador matemático Documento
-
Conflitos, anomalias e disparidades: a Psicologia como recurso à gestão escolar Documento
-
Conselhos gestores e cultura política: o potencial pedagógico Documento
-
Construindo um processo de investigação-ação com práticas pedagógicas emancipatórias no cotidiano do Instituto Imaculada. Tapera, RS. Documento
-
Contribuições da educação estética para o ensino de física moderna e contemporânea Documento
-
Contribuições da teoria das inteligências múltiplas aos estudos da dislexia Documento
-
Criança, Família, Professor: A complexa trama que compõe a vida escolar. Documento
-
Crise Paradigmática no Orientração Educacional Documento
-
Crise paradigmática na orientação educacional. Documento
-
Cruz, Esquadro, Compasso e Quadro-Negro: Uma história do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco - Erechim/RS (1929-1953) Documento
-
Cuidado de Si e Conciência Corporal: Aportes Foucaultianos para uma Educação Física Escolar não mecanicista. Documento
-
Cuidado de si e consciência corporal: aportes foucaultianos para uma educação física escolar não mecanicista Documento
-
Cultura de mercado no Ensino Superior: políticas, estratégias e marketing Documento
-
Cultura e espaço: um estudo sobre crianças e adolescentes da Praça Marechal Floriano Documento
-
Cultura e espaço: um estudo sobre crianças e adolesentes na Praça Marechal Floriano. Documento
-
Cultura, Folclore e Escola Documento
-
Currículo, cultura e intercultura Documento
-
DA (DES)RESPONSABILIDADE DOCENTE PELO MUNDO AO AMOR MUNDI EM HANNAH ARENDT Documento
-
DA EDUCAÇÃO DANIFICADA À FORMAÇÃO DA AUTONOMIA Documento
-
DA ESCOLA SEM SENTIDO À ESCOLA SEM FUNÇÃO: POR UMA CONSTITUIÇÃO DA SKHOLÉ Documento
-
DA LEGISLAÇÃO AO COTIDIANO ESCOLAR: O OLHAR DOS EDUCADORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA Documento
-
DANÇA DE RUA COMO PROCESSO EDUCATIVO ESTÉTICO COM ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL Documento
-
DEFINIÇÃO DE PREMISSAS BÁSICAS DE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE TÉCNICO-PEDAGÓGICA DE APLICAÇÕES EDUCACIONAIS DE TELEVISÃO DIGITAL Documento
-
DEMOCRACIA EM TEMPOS SOMBRIOS: Desafios da educação e das Políticas Educacionais na Formação Democrática Documento
-
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO DIÁLOGO ENTRE ESCOLA E MOVIMENTOS SOCIAIS: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA. Documento
-
DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E EDUCAÇÃO INFANTIL: SIMBOLIZAÇÃO, GÊNESE E PRODUÇÃO SUBJETIVA Documento
-
DESENVOLVIMENTO DA MORAL E COOPERAÇÃO N´O JUÍZO MORAL DA CRIANÇA DE PIAGET Documento
-
DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DE CRIANÇAS EM SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM TURMAS DE PRÉ-ESCOLA Documento
-
DIALOGANDO COM O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: ANÁLISE DAS REFERÊNCIAS SOBRE ESTADO, GESTÃO E FINANCIAMENTO NAS REPORTAGENS DO TCE-RS Documento
-
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES Documento
-
DISCIPLINA E AUTONOMIA :UM DIALOGO ENTRE KANT E ADORNO Documento
-
DIÁLOGO COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA: EFETIVIDADE PEDAGÓGICA DE UMA PRÁXIS HERMENÊUTICA NA EDUCAÇÃO Documento
-
DIÁLOGO, ÉTICA E SAÚDE: FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA HERMENÊUTICA Documento
-
DIÁRIOS DE APRENDIZAGEM E OS PROCESSOS METACOGNITIVOS: ESTUDO ENVOLVENDO PROFESSORES DE FÍSICA EM FORMAÇÃO INICIAL Documento
-
DO BERÇO AO PORVIR: O FRACASSO ESCOLAR E A ESTRUTURAÇÃO PSÍQUICA PRECOCE - UMA ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE Documento
-
DOS HÁBITOS PERCEPTIVOS À SINESTESIA: HÁ MUSICALIDADES NO ESPELHO DA ALMA? Documento
-
Da Escola Católica Alemã ao Reconhecimento das Diferenças Culturais Documento
-
Da Lei n.13.415/2017 ao Referencial Curricular Gaúcho do Novo Ensino Médio: Processos de Recontextualização Documento
-
Da essência da técnica ao pensamento meditativo: caminhos para a formação humana em Heidegger Documento
-
Da macropolítica às contradições e desafios em nível local: descortinando o Proeja Fic em Passo Fundo/RS Documento
-
Da mente dos Historiadores às mãos dos autores: livros didáticos de História e suas apropriações historiográficas sobre a escravidão africana (1890-2010) Documento
-
Desafios do professor como autor de objetos de aprendizagem Documento
-
Desafios e possibilidades do diálogo entre escola e movimentos sociais Documento
-
Desdobramento da Olimpíada de Programação de Coputadores no desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático Documento
-
Diagnóstico de problemas de leitura entre pré-adolescentes: a questão da compreensão. Documento
-
Dificuldades de Aprendizagem: uma discussão sobre as concepções de professoras Documento
-
Dimensões Formativo-Pedagógicas do Cuidado de Si em Foucault Documento
-
Dimensões formativas da phrónesis aristotélica Documento
-
Disciplina e autonomia: um diálogo entre Kant e Adorno Documento
-
Diálogo, contextualização do saber e autonomia em Paulo Freire e a semipresencialidade na Educação Superior Documento
-
Dos pioneiros do MST às políticas educacionais do campo: Uma narrativa a partir da ocupação da Fazenda Annoni Documento
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO NA PRÁTICA AMBIENTALISTA DAS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS Documento
-
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, MATEMATICA E EVASÃO ESCOLAR Documento
-
EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO BRASIL: HISTÓRIA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS Documento
-
EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: A influência da televisão no comportamento de adolescentes Documento
-
EDUCAÇÃO E EVOLUÇÃO: UM ENSAIO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES NA ESCOLA DE VIGOTSKI Documento
-
EDUCAÇÃO E HERMENÊUTICA: A MEDIAÇÃO DO CUIDADO Documento
-
EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE REDUÇÃO DE RISCOS E DANOS DO USO ABUSIVO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Documento
-
EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE: UM ESTUDO SOBRE A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NA CIDADE DE PASSO FUNDO Documento
-
EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE: UM ESTUDO SOBRE A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NA CIDADE DE PASSO FUNDO (RS) Documento
-
EDUCAÇÃO ESTÉTICA COM EDUCADORAS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A PARTIR DE VIVÊNCIAS CORPORAIS Documento
-
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PROCESSOS INTERATIVOS EM SITUAÇÕES DE JOGO NO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
EDUCAÇÃO NATURAL E INFÂNCIA SEGUNDO JEAN JACQUES ROUSSEAU Documento
-
EDUCAÇÃO NATURAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA EM ROUSSEAU E WINNICOTT Documento
-
EDUCAÇÃO NATURAL, ANTROPOLOGIA E SOCIABILIDADE NO EMÍLIO DE ROUSSEAU. Documento
-
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR COMO POLÍTICA EDUCACIONAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
EDUCAÇÃO SUPERIOR E COMPROMISSO SOCIAL: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL Documento
-
EDUCAÇÃO TERAPÊUTICA: DO ÂMBITO DO SINTOMA AO PRAZER DE VIVER E SIGNIFICAR POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS Documento
-
EDUCAÇÃO, POLÍTICA E COLONIZAÇÃO: Processos pedagógicos não formais na Região Alto Uruguai /RS no início do século XX Documento
-
EM BUSCA DE UM PROCESSO EDUCATIVO EM SAÚDE:O ENFERMEIRO COMO MEDIADOR EM OFICINAS COM IDOSOS DIABÉTICOS Documento
-
ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NUM UNFOQUE DE LÍNGUA ESTRANGEIRA Documento
-
ENSINO DE PIANO: uma experiência dialógica na prática educativa Documento
-
ENSINO FUNDAMENTAL DE 09 ANOS:IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ATENDIMENTO À INFÂNCIA. Documento
-
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: PARA ALÉM DO AJUSTE LEGAL Documento
-
ENSINO SUPERIOR, CRISE DAS HUMANIDADES E A FRAGILIDADE DEMOCRÁTICA - INQUIETAÇÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES A PARTIR DO PENSAMENTO DE MARTHA NUSSBAUM Documento
-
ENTRE TENSÕES E PROPOSIÇÕES: UM ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A APRENDIZAGEM HISTÓRICA NO BRASIL EM DISSERTAÇÕES E TESES (2005-2018) Documento
-
EPISTEMOLOGIA, ÉTICA E PRÁXIS PEDAGÓGICA EM PAULO FREIRE Documento
-
EVIDÊNCIAS DO CONHECIMENTO METACOGNITIVO NA TOMADA DE DECISÃO POR SER PROFESSOR DE FÍSICA Documento
-
EXPERIMENTOS DE PENSAMENTO: DA CONCEPÇÃO HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA ÀS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM FÍSICA Documento
-
EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E FORMAÇÃO HUMANA NA PERSPECTIVA EDUCATIVA DE JOHN DEWEY Documento
-
Ecodesign na formação de educadoras infantis: Criação de brinquedos e materiais lúdicos-didáticos Documento
-
Ecodesign na formação de educadoras infantis: criação de brinquedos e materiais lúdico-didáticos Documento
-
Educando futuros técnicos de enfermagem diante do fenômeno morte. Documento
-
Educação Ambiental e desenvolvimento: Implicações pedagógicas do projeto Pró-Guaíba na escola -Pólo 2 - Passo Fundo. Documento
-
Educação Ambiental: Abordagens em Educação na Prática Ambientalista de Organizações Não Governamentais no Município de Passo Fundo - RS Documento
-
Educação Científica: um estudo sobre a iniciação científica em universidades do Comung Documento
-
Educação Estética, Artes e Imaginário: Uma Jornada Arquetípica na transformação de Sentidos Existenciais. Documento
-
Educação Matemática: dificuldades ou obstáculos no processo ensino-aprendizagem da álgebra Documento
-
Educação Matemática: interações no processo de formação do conceito de função Documento
-
Educação Profissional e o Senac: cidadania ou submissão? Documento
-
Educação Sexual e condições de ensino: implicações na construção da corporeidade de alunos do ensino médio Documento
-
Educação ambiental e desenvolvimento : registros, repercussões e desafios do Workshop Carazinho Divisor de Águas - 2002 Documento
-
Educação ambiental: a construção de uma nova relação com a natureza Documento
-
Educação como mediação entre cotidiano e não-cotidiano: a construção da individualidade em Agnes Heller. Documento
-
Educação cultura e semicultura: uma perspectiva crítica eemancipadora para a educação. Documento
-
Educação das relações étnico-raciais e a formação de professores Documento
-
Educação de Surdos em Passo Fundo: momentos da história da escolarização Documento
-
Educação de Tempo Integral e suas perspectivas de expansão Documento
-
Educação dialógica na prática de ensino: mediação na formação de professores-investigadores. Documento
-
Educação do corpo: Aspectos pedagógicos do segundo livro do Emilio em diálogo com as ciências do desenvolvimento humano Documento
-
Educação e Classes Populares: a pedagogia crítica fazendo-se. Documento
-
Educação e Trabalho. Uma história de correlações Documento
-
Educação e conhecimento em Paulo Freire Documento
-
Educação e desenvolvimento natural em Rousseau e DEwey Documento
-
Educação e emancipação na teoria crítica. Documento
-
Educação e emancipação: crítica aos fins e ao sentido da educação atual na perspectiva das contribuições freirianas Documento
-
Educação e políticas públicas de redução de riscos e danos do uso abusivo de bebidas alcólicas entre estudantes universitários Documento
-
Educação e possibilidade histórica: a força da utopia na construção da educação cidadã. Documento
-
Educação e preconceito lingüístico Documento
-
Educação em direitos humanos: uma abordagem a partir de Paulo Freire Documento
-
Educação estética como Bildung em Herbert Marcuse Documento
-
Educação estética na escola indígena Kaingang: propostas para o ensino de geografia Documento
-
Educação estética: uma reflexão sobre processos educativos resilientes com crianças em situação de vulnerabilidade social Documento
-
Educação etnicorracial e a formação de professores Documento
-
Educação inclusiva no ensino superior para alunos surdos: resistências e desafios Documento
-
Educação infantil: construindo o processo de cidadania ativo-crítica em ciências naturais e sociais Documento
-
Educação matemática: processo de resolução de problemas no contexto escolar Documento
-
Educação no Trabalho : Uma Proposição Teórica Documento
-
Educação para a Memória e a Cultura Étnica: Análise da Festa Itália de Serafina Corrêa Documento
-
Educação para a memória e a cultura étnica: análise da Festitália de Serafina Corrêa/RS 1986 - 2002 Documento
-
Educação para autonomia em Kant e Adorno : formação cultural e semiformação Documento
-
Educação popular na construção de alternativas de economia solidária: um estudo de associações de catadores em Erechim/RS Documento
-
Educação profissional x Senac : Cidadania ou Submissão? Documento
-
Educação sexual na escola: intenções e concepções. Documento
-
Educação socioambiental : percepções e propostas de processos educativos em Marau - RS Documento
-
Educação socioambiental: percepções e proposições de processos educativos em Marau, RS Documento
-
Educação, cultura popular e saúde: experiências de mulheres trabalhadoras rurais Documento
-
Educação, mulher e política: Diálogos com Rousseau Documento
-
Educação. Cultura e Semicultura: Uma perspectiva crítica e emancipadora para a Educação Documento
-
Elementos teórico-metodológicos para a reorientação do currículo em escolas do campo Documento
-
Em busca vde um processo educativo em saúde: o enfermeiro como mediador em oficinas com idosos diabéticos. Documento
-
Encontros e desencontros entre estudantes e a física no ensino médio. Documento
-
Ensino Fundamental de Nove Anos: Implicações na Formação do Professor para o Atendimento à Infância Documento
-
Ensino de Ciências e Qualidade de Vida: Perspectiva de transformação do conhecimento com condutas concretas Documento
-
Ensino de Ciências: registro e análise de um processo de reconstrução de princípios pedagógicos Documento
-
Escola e prisão: paralelo político-institucional no Rio Grande do Sul (2007-2009). Documento
-
Escola, Aprendizagem e Tecnologias de Rede: relações, inconsistências e potencialidades Documento
-
Escola, folclore e cultura : perspectivas políticas e pedagógicas Documento
-
Escolhas e usos do livro didático de Arte: perspectivas de professores. Documento
-
Espaços e momentos de reflexão no currículo da formação inicial de professores: Um olhar a partir da química Documento
-
Estratégias de Leitura: Processos de compreensão deflagrados por crianças de 5º ano diante do texto escrito Documento
-
Estratégias de leitura: conhecimentos acionados nas interações discursivas, produzidas por crianças e professora-pesquisadora durante a leitura compartilhada Documento
-
Evasão escolar no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense: um estudo de caso no Campus Passo Fundo Documento
-
Evasão escolar: um estudo para a Permanência e o Sucesso do aluno no ambiente escolar dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Estado do Rio Grande do Sul. Documento
-
Exercício de Si e Formação Humana em Michel Foucault Documento
-
Expansão do ensino superior e identidade docente : desafios de uma profissão em crise Documento
-
Experiência formativa: acontecimento, criatividade e continuidade interativa Documento
-
Experiência, narração e linguagem: contribuições Benjaminianas para uma educação emancipadora Documento
-
Extensão universitária e a democratização da gestão Documento
-
FALSOS RÓTULOS DE PRODUTOS EDUCATIVOS: A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EDUCACIONAL DE UM SOFTWARE Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ENTRE A PEDAGOGIA DO AFETO E A PEDAGOGIA CIENTÍFICA Documento
-
FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PESSOAL, RECONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA DE AXEL HONNETH Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: a proposta integradora da prática como componente curricular no IFFar. Documento
-
FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA E A ESPIRITUALIDADE: UMA ABORDAGEM A A PARTIR DO ULTIMO FOUCAULTI Documento
-
FORMAÇÃO DOCENTE: NOS NÓS DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO Documento
-
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E MUNDO DO TRABALHO: PERCEPÇÕES DE EMPRESÁRIOS DO SETOR TÊXTIL E EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM VESTUÁRIO ? IFRS- CAMPUS ERECHIM Documento
-
FORMAÇÃO, EMANCIPAÇÃO HUMANA E O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL Documento
-
FREDRIC JAMESON E A EDUCAÇÃO NA LÓGICA CULTURAL DO CAPITALISMO TARDIO Documento
-
FRIEDRICH NIETZSCHE E A EDUCAÇÃO: CRÍTICA À METAFÍSICA E A FORMAÇÃO DO HOMEM SUPERIOR Documento
-
Facebook e educação: tecendo caminhos a partir de uma prática pedagógica com os alunos do ensino médio Documento
-
Faltos rótulos de produtos educativos: a importância da avaliação da qualidade educacional de um software Documento
-
Filosofia para Crianças: possibilidades de uma política educativa para a infância Documento
-
Financiamento da educação Documento
-
Financiamento público da educação: análise da contribuição da transparência pública para a ampliação do controle social Documento
-
Florestan Fernandes e a educação brasileira: contribuições ao debate sobre a escola pública (1948-1961) Documento
-
Florestan Fernandes e a educação brasileira: contribuições ao debate sobre a escola pública. Documento
-
Formação Lúdica: Referencial para pensar a formação do professor em Educação Infantil Documento
-
Formação Profissional e o desenvolvimento de competências para o ensino de educação física em anos iniciais Documento
-
Formação Profissional em Educação Física, Terceira Idade e Qualidade de Vida. Documento
-
Formação de Professores de Ciências Naturais no Ensino Fundamental Documento
-
Formação de Professores de Ciências para o Ensino Fundamental na Universidade de Passo Fundo. Documento
-
Formação de educadores: um processo que se faz e se refaz na práxis Documento
-
Formação do professor de Educação Física: O perfil inferido a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais. Documento
-
Formação docente para atuar com informática educativa. Documento
-
Formação docente: nos nós do projeto político-pedagógico Documento
-
Formação e Ação docente: uma intencionalidade social? Documento
-
Formação policial: contribuições pedagógico-filosóficas Documento
-
Formação, Emancipação Humana e o projeto ético-político do Serviço Social Documento
-
Foucault e a educação Documento
-
Fredric Jameson e a educação na lógica cultural do capitalismo tardio Documento
-
GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: AS CONTRIBUIÇÕES DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Documento
-
GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA: A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE Documento
-
Gadamer: hermenêutica filosófica e educação Documento
-
Gestar a escola pública no Rio Grande do Sul: interfaces entre a legislação e a prática Documento
-
Gestão democrática da escola para uma educação humanizadora e crítica. Documento
-
Gestão democrática da escola pública: o jogo para além das regras Documento
-
Gestão democrática escolar: a participação como princípio educativo Documento
-
Gestão democrática escolar: a participação como princípio pedagógico Documento
-
Gravidez na adolescência: prática pedagógica e competências profissionais Documento
-
Habermas e o ofício docente como interação comunicativa Documento
-
Homofobia e Educação: problematizações e possibilidades de construção de uma cultura de respeito e liberdade às diferenças Documento
-
Humanidades e Humanismo no Processo Histórico da Universidade Documento
-
Humanismo : uma concepção ética da educação na contemporaneidade Documento
-
Humanização e Sensibilidade: Educação e Uso do Corpo em Giorgio Agamben Documento
-
IINTERAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA EDUCAR NA ERA DIGITAL Documento
-
IMBRICANDO PROJETOS DE ENSINOAPRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REDE: BUSCA DE RE-SIGNIFICAÇÕES E POTENCIALIDADES Documento
-
INFORMÁTICA EDUCATIVA: ELEMENTOS PARA UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Documento
-
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM UM GRUPO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PASSO FUNDO Documento
-
INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SENSO COMUM OPINATIVO BRASILEIRO: RESPONSABILIZAÇÃO EDUCATIVO-INSTITUCIONAL NO FECHAMENTO PREMATURO DAS CONSCIÊNCIAS SOCIAIS Documento
-
INTERATiViDADE - A TV DIGITAL COMO TECNOLOGIA INTERATIVA EM PROCESSOS EDUCATIVOS Documento
-
INTERAÇÃO, JOGO E LINGUAGEM: PERSPECTIVAS PARA SE DISCUTIR A EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
INTERAÇÕES SOCIAIS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DA LINGUAGEM DE FEEDBACKS Documento
-
Imbricando Projetos de Ensino-Aprendizagem e Tecnologias Digitais de Rede: busca de re-significações e potencialidades Documento
-
Immanuel Kant: Pedagogia e Autonomia Documento
-
Immanuel Kant: autonomia e pedagogia Documento
-
Implicações Pedagógicas dos Jogos de Linguagem na Educação de Adultos Documento
-
Implicações de uma experiência didático-pedagógica de ensino híbrido com Metodologias Ativas e Personal Learning Environment Documento
-
Implicações pedagógicas dos jogos de linguagem na educação de jovens e adultos Documento
-
Inclusão digital: relacionando teoria e prática Documento
-
Inclusão do aluno com necessidades educativas especiais no ensino regular: um desafio para o educador Documento
-
Inclusão no Contexto Escolar: Estado do Conhecimento, Proposições e Desafios. Documento
-
Indústria Cultural, Formação e Autonomia em Adorno Documento
-
Influência da Mediação Adequada na Evolução da Fala da Linguagem e no Processo Aprendizagem Documento
-
Informática Educativa: perspectivas de qualificação do diálogo pedagógico Documento
-
Informática educativa: perspectiva de qualificação do diálogo pedagógico Documento
-
Infância e consumo: desafios para as políticas socioeducacionais de proteção à infância Documento
-
Interatividade e interação em ambiente multimidal: novas incursões ao mundo da leitura. Documento
-
Interatividade e interação em ambiente multimidial: novas incursões ao mundo da leitura Documento
-
Interação família-escola da Katoliche Gemeind Schule à conquista do conhecimento com diferentes culturas. Documento
-
Interfaces entre Educação e Comunicação: a experiência das rádios locais portuguesas Documento
-
Interlocução entre Educação Estética e Educação Ambiental - Ressignificando práticas educativas e o ambiente ao seu redor Documento
-
Internet e democratização do conhecimento: Repensando o processo de exclusão social. Documento
-
Intervenções pedagógicas com alunos de fisioterapia em casas de longa permanência Documento
-
Investigação matemática: tratamento da informação no ensino fundamental Documento
-
Investigação-ação dialógica e emancipatória no ensino em administração de recursos humanos. Documento
-
Investigação-ação educacional dialógica e emancipatória no ensino em administração de recursos humanos Documento
-
JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA Documento
-
JOHN LOCKE: A EVOLUÇÃO DO MODELO DO CAVALHEIRO E A FORMAÇÃO DA VIRTUDE ATRAVÉS DO HÁBITO Documento
-
Jogo na aprendizagem. Documento
-
Justiça, política e formação na República platônica: a paidéia enquanto caminho para a virtude Documento
-
LEITURA E PRODUÇÃO DE IMAGENS: UM PROCESSO EDUCATIVO E CUIDATIVO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS Documento
-
LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: EM BUSCA DE UM CAMINHO Documento
-
Laboratório didático de física da Universidade de Passo Fundo: concepções teórico-metodológicas. Documento
-
Leitura em Língua Estrangeiira: em busca de um caminho. Documento
-
Linha de Pesquisa: Política Educacional Documento
-
MAPAS CONCEITUAIS E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO DE REDES DE COMPUTADORES Documento
-
MAPEAR AS COMPETÊNCIAS TÉCNICAS NECESSÁRIAS ÀS EQUIPES OPERACIONAIS PARA A ÁREA DE SEGURANÇA: estudo de caso da Diretoria de Segurança da Universidade de Brasília (DISEG/PRC/UnB)ão informado Documento
-
MATEMATICA FINANCEIRA: UM CONHECIMENTO IMPORTANTE E NECESSARIO PARA A VIDA DAS PESSOAS Documento
-
MATEMÁTICA, EVASÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: QUE RELAÇÃO É ESSA? Documento
-
MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA E O INSTITUTO EDUCAR: A RESISTÊNCIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO SOB O PRISMA DAS TEORIZAÇÕES E POLÍTICAS EDUCACIONAIS Documento
-
Metacognição e Atividades Experimentais em Ciências: cenários da produção em periódicos estrangeiros Documento
-
Mito e esclarecimento: a constituição da idéia de dominação e suas decorrências para a educação. Documento
-
Multidimensionalidade e complexidade nas atividades teatrais: um desafio para o ensino de arte. Documento
-
Mutirão pela inclusão digital: relacionando teoria e prática Documento
-
NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DA CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: AS MARCAS DE UMA ESCOLA RURAL Documento
-
NARRATIVAS SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA MENTAL NO MERCADO DE TRABALHO Documento
-
NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS Documento
-
Narrativa e ética: a formação humana na perspectiva de Paul Ricoeur Documento
-
Narrativas de estudantes no contexto da Pedagogia da Alternância: estratégias formativas e processos metacognitivos Documento
-
Narrativas de professores sobre o mal-estar docente. Documento
-
Natureza e Educação Natural em Rousseau Documento
-
Natureza, sociedade e educação moral em Rousseau: do Segundo Discurso ao livro IV do Emílio Documento
-
Noções de Tratamento da Informação por meio de jogos nos anos iniciais do ensino fundamental Documento
-
Número racional não negativo na forma fracionária: sentido atribuído por alunos do 6º ano do ensino fundamental Documento
-
O (re)conhecimento do professor-alfabetizador e os dizeres da prática como universo de pesquisa. Documento
-
O Ato Pedagógico e a Leitura: processos de emancipação Documento
-
O CONFLITO NO ENSINO JURÍDICO: UMA LEITURA A PARTIR DA TEORIA DO RECONHECIMENTO DE AXEL HONNETH Documento
-
O COORDENADOR PEDAGÓGICO ENQUANTO GESTOR EDUCACIONAL: DELIMITANDO FUNÇÕES, MARCANDO FRONTEIRAS Documento
-
O Computador no processo ensino-aprendizagem: autoria, mediação/interatividade e avaliação Documento
-
O DEFICIENTE MENTAL IDOSO INSTITUCIONALIZADO: REFLEXÔES SOBRE SUAS INTERAÇÔES Documento
-
O DESEMPENHO ALÉM DO ESPERADO DOS BOLSISTAS PROUNI: UM ENFOQUE PSICOLÓGICO SOB A LUZ DAS TEORIAS MOTIVACIONAIS HUMANAS Documento
-
O DESENVOLVIMENTO DA EQUILIBRAÇÃO MAJORANTE EM CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO PROJETO BERÇÁRIO DE HACKERS Documento
-
O DIREITO À EDUCAÇÃO E O PROCESSO EDUCACIONAL DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: ENTRE O LEGAL E O PEDAGÓGICO Documento
-
O DISCURSO DA REVISTA NOVA ESCOLA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS: PRESCRIÇÕES ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS Documento
-
O DIÁLOGO NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNOS: A COMPLEXA TRAMA DAS INTERAÇÕES NO COTIDIANO DA AULA NO ENSINO MÉDIO. Documento
-
O Ensino da Gramática nos Anos Iniciais: O que dizem as pesquisas acadêmicas? Documento
-
O Financiamento da Educação Superior: uma análise do PNE 2001-2010 Documento
-
O GAMER É O PROTAGONISTA FREIREANO? Um estudo sobre o protagonismo em Paulo Freire e a utilização de jogos eletrônicos Documento
-
O Jogo na Aprendizagem: a percepção docente Documento
-
O MODELO DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO AYRTON SENNA: UM ESTUDO SOBRE POLÍTICAS DE ASSESSORIA AOS MUNICÍPIOS Documento
-
O PENSAMENTO DOS EMPREGADORES SOBRE O DIREITO DE ACESSO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO MERCADO DE TRABALHO Documento
-
O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE ROUSSEAU E A EDUCAÇÃO NA INFÂNCIA Documento
-
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS CONCEITOS DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS SENO E COSSENO USANDO OS SOFTWARES CABRI-GÉOMÈTRE II E GRAPHMATICA Documento
-
O PROCESSO DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA EM IDOSOS AGRICULTORES EGRESSOS DA EJAI QUANTO À MOBILIZAÇÃO DOS SABERES ESCOLARES NAS LIDAS COTIDIANAS Documento
-
O PROJETO ESCOLA DE HACKERS COMO AMBIENTE POTENCIALIZADOR DO PROTAGONISMO JUVENIL Documento
-
O PROJETO LIVRO DO MÊS E A FORMAÇÃO DE LEITORES: PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE PASSO FUNDO/RS Documento
-
O Processo de Formação Continuada no Projeto da Pedagogia Universitária Documento
-
O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NO BRASIL: O DEBATE ATUAL, ANALISADO NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA E ESTRUTURAL Documento
-
O Sistema de financiamento da educação básica: federalismo e redistribuição Documento
-
O Uso da Informática para Inclusão do Idoso na Sociedade Documento
-
O capital cultural da criança na aprendizagem da linguagem escrita Documento
-
O capital cultural do estudante da EAD na educação superior brasileira Documento
-
O computador nas aulas de matemática: interações na construção do conhecimento Documento
-
O conceito de infância e o papel do Educador em Rousseau. Documento
-
O cotidiano do educador aposentado. Documento
-
O cuidado de si socrático e a formação como autoformação: um estudo com Michel Foucault Documento
-
O cuidar e o educar na educação infantil: uma questão da prática pedagógica Documento
-
O desenho revelando a violência sexual : da formação em serviço aos significados docentes Documento
-
O desenvolvimento de software educacional segundo um enfoque construtivista Documento
-
O desenvolvimento metacognitivo procedimental em alunos do ensino fundamental na utilização da robótica Documento
-
O ensino da geografia em questão: um olhar sobre o ensino médio Documento
-
O gamer é o protagonista Freireano? Um estudo sobre o protagonismo em Paulo Freire e o uso de jogos eletrônicos Documento
-
O investimento na educação pública municipal e o princípio da eficiência no Rio Grande do Sul : uma análise dos gastos per capita no ensino fundamental versus desempenho no IDEB de acordo com o IDESE 2009-2017 Documento
-
O legado educacional de Arvorezinha/RS: um estudo sobre as suas escolas do campo e seus professores alfabetizadores Documento
-
O livro didático na Educação Escolar: da alienação à humanização Documento
-
O museu na perspectiva da educação não-formal e as tendências políticas para o campo da museologia Documento
-
O nascimento da escrita matemática na criança. Documento
-
O papel da contação de histórias na construção da identidade surda Documento
-
O papel da escola no contexto da esfera social: o ensaio para a vida pública Documento
-
O papel do grupo e a formação do pensamento autônomo segundo Piaget Documento
-
O papel do lúdico na formação do professor de Educação Infantil Documento
-
O pensamento político-pedagógico de Georges Snyders Documento
-
O potencial das tecnologias de rede na construção do conhecimento geográfico Documento
-
O processo de fornação dos conceitos das funções trigonométricas seno e cosseno usando os softwares Cabri Géomètre II e Graphmatica Documento
-
O trabalho pedagógico na persdpectiva marxista da educação Documento
-
O vínculo na educação infantil: discutindo afetos e emoções Documento
-
OS FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR O DESEMPENHO DE BOLSISTAS PROUNI DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: UM OLHAR A PARTIR DA NOVA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO Documento
-
Orientação profissional: o sentido das imagens e os olhares que sentem. Documento
-
Orientação profissional:a linguagem adolescente significando a conflitiva da escolha Documento
-
Origem e desenvolvimento da educação na Rússia leninista (1917 - 1924): Reconstituição de seus traços centrais Documento
-
Origem eDesenvolvimento da Educação na Rússia Leninista (1917-1924): Reconstituição de seus traços centrais Documento
-
Origens e expansão da Educação Infantil no Município de Carazinho/RS: da assistência à educação Documento
-
Origens e expansão da educação infantil no município de Carazinho/RS: da assistência à educação Documento
-
Os (des)caminhos percorridos por um aluno surdodurante o processode alfabetização na rede regular de ensino Documento
-
Os Irmãos Maristas em Passo Fundo: O Gymnasio Nossa Senhora da Conceição (1906-1947). Documento
-
Os institutos de educação, ciência e tecnologia na expansão da Rede Federal Documento
-
Os jovens e o Ensino Médio: a mobilização dos sujeitos para o saber em contextos escolares Documento
-
PARA ALÉM DA FORMAÇÃO NEOLIBERAL DE CAPITAL HUMANO: Nussbaum e a Formação enquanto Cultivo da Humanidade Documento
-
PESQUISA E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NA ESCOLA: ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO (2001 E 2014): PERSPECTIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA Documento
-
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DIFERENCIADA: UM ESTUDO DAS ESCOLAS INDÍGENAS NA RESERVA DE SERRINHA-RS Documento
-
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: ENTRE A FORMULAÇÃO LEGAL E A PRÁTICA COTIDIANA Documento
-
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PARA A INFÂNCIA: CONCEPÇÕES SUBJACENTES À LEGISLAÇÃO. Documento
-
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA CONSTITUINTE ESCOLAR RIO GRANDE DO SUL/ 1999-2002 Documento
-
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS RAZOÁVEIS: UMA ANÁLISE REFLEXIVA DAS COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC Documento
-
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL: DESAFIOS À INCLUSÃO SOCIAL DE ADOLESCENTES AUTORES DE ATOS INFRACIONAIS Documento
-
POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: INQUIETUDES E PROVOCAÇÕES A PARTIR DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Documento
-
POSSIBILIDADES DE EMANCIPAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O PBF, SEU SIGNIFICADO SOCIAL E IMPLICAÇÕES Documento
-
PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E ADOECIMENTO: A REALIDADE DE PROFESSORES EM UMA REDE DE EDUCAÇÃO NUM MUNICÍPIO AO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL Documento
-
PROCESSOS EDUCATIVOS E SEUS SIGNIFICADOS COM ALUNOS DE FISIOTERAPIA EM CASA DE LONGA PERMANÊNCIA Documento
-
PROCESSOS EDUCATIVOS EM PRÁTICAS COMUNICATIVAS DE RADIODIFUSÃO COMUNITÁRIA: POTENCIAIS AMBIENTES DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA PERSPECTIVA DA HETEROGLOSSIA Documento
-
PROEJA NO IFRS, AVANÇOS, TENSÕES E DESAFIOS Documento
-
PROFESSOR REFLEXIVO: UMA ANÁLISE DO CONCEITO NOS DOCUMENTOS DE FORMAÇÃO DOCENTE E SUAS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES Documento
-
PROGRESSÃO ESCOLAR: UMA (IM) POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO Documento
-
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A VISUALIDADE CONTEMPORÂNEA Documento
-
Paradigmas de docência na Educação Superior: da racionalidade técnico-instrumental à racionalidade critico-reflexiva Documento
-
Pensamento científico e narrativa transmídia: uma plataforma digital para a aprendizagem científica e criativa Documento
-
Percepção dos Professores sobre sua Corporeidade: Implicaçoes na Prática Pedagógica Documento
-
Percepção dos estudantes sobre o teorema de Pitágoras no ensino fundamental. Documento
-
Percepções dos estudantes do ensino médio sobre o teorema de Pitágoras Documento
-
Permanência, continuidade e ressignificação na política pública educacional municipal: um estudo de caso Documento
-
Plano de carreira e remuneração do magistério: um estudo de caso. Documento
-
Politicas Educacionais para a Educação Indigena da Reserva da Serrinha. Documento
-
Política e educação de 1930-1961: a concepção de público no Manifesto dos Educadores de 1959 Documento
-
Políticas para a formação do pedagogo: uma análise conjuntural Documento
-
Políticas Públicas para a Juventude: da realidade às perspectivas futuras Documento
-
Políticas de Formação Continuada para Professores: estabelecendo leituras a partir de um contexto Documento
-
Políticas de cotas sociais e paridade de participação no IFRS - Campus Sertão Documento
-
Políticas de formação docente continuada na perspectiva da Constituinte Escolar ? Rio Grande do Sul/ 1998-2002 Documento
-
Políticas educacionais, conflitividade e convivência escolar entre adolescentes: intervenções político-pedagógicas no IFRS - Campus Sertão Documento
-
Políticas públicas para a formação de professores: ressignificação da prática pedagógica Documento
-
Por trás e para além dos muros: tensões, contradições e desafios no cotidiano de trabalhadores da socioeducação a partir da política do SINASE Documento
-
Por uma educação voltada para o futuro: a teoria marxista de Bogdan Suchodolski Documento
-
Por uma pedagogia do ser-no-mundo: Seria o caso de uma Daseinspedagogia? Documento
-
Possibilidades de emancipação: um estudo sobre o Programa Bolsa Família, seus significado social e implicações Documento
-
Pressupostos articuladores da unidade teoria/prática nos cursos de formação de professores: curso normal Documento
-
Problemas de aprendizagem na escola: concepções, percepções e indicações pedagógicas Documento
-
Processo Cultural e Subjetividade Humana: significações de uma oficina de educação estética Documento
-
Processo de Formação do Conceito de Fração: Interações em sala de aula Documento
-
Processos Educativos e Comunicacionais na Cibercultura: Explorando ações de Inclusão Digital Documento
-
Processos educativos estéticos não formais e memória étnica: o caso do Coral Municipal Alegria Franciscana Documento
-
Processos educativos estéticos vivenciados através do cinema por participantes de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Documento
-
Professor adoece no trabalho: síndrome de burnout, efeitos na ação pedagógica Documento
-
Professor ou profissional de chão de fábrica? A docência nas disciplinas técnicas do Curso Superior de Tecnologia em Produção do Vestuário da Universidade de Passo Fundo Documento
-
Professor ou profissional de chão de fábrica? A docência nas disciplinas técnicas do Curso Superior de Tecnologia em Produção do Vestuário. Documento
-
Professor: Figura estruturante no processo Ensino-Aprendizagem. Uma abordagem Psicanalítica do ato pedagógico Documento
-
Programa Integrar: Educação e Trabalho na Forja da Cidadania" Documento
-
Programa Projovem Adolescente: Um olhar a partir da Teoria Crítica de Honneth Documento
-
Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem : o caso de alunos da escola de hackers Documento
-
Projeto Político Pedagógico: Conscientização ou imposição? Documento
-
Projeto Político Pedagógico: Obstaculos e possibilidades de um processo participativo. Documento
-
Projeto Político-Pedagógico: Implicações para a Ação Pedagógica na Educação Infantil. Documento
-
Projeto político-pedagógico: concepção que se define na práxis Documento
-
Protagonismo do leigo na sociedade Documento
-
Prática educativa da Escola Agrotécnica Federal de Sertão: uma xperiência de mediação entre formação cidadã e formação profissional. Documento
-
Práticas Avaliativas em educação física:percepção de alunos e professores do ensino médio e fundamental. Documento
-
Práticas Pedagógicas Crítico-Emancipatórias: Uma Experiência em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas Documento
-
Práticas sociais de leitura: o caso da sala de espera Documento
-
Qualidade na Educação Infantil Documento
-
REDESCOBRIR E ENCANTAR-SE COM A GEOMETRIA NUMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR Documento
-
REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO RACIONAL NA FORMA FRACIONÁRIA Documento
-
ROBÓTICA LIVRE COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DE MÚSICA Documento
-
Razão intersubjetiva: agir educacional mediado lingüisticamente Documento
-
Reflexão como campo de trabalho entre educação e filosofia Documento
-
Reflexões sobre linguagem e constituição da consciência: relações com a linguagem escrita Documento
-
Relação de convivência entre o adolescente e o computador Documento
-
Relações entre as disciplinas de Física e de Didática de Ciências no curso de magistério - ensino médio. Documento
-
Reorientação da formação profissional com foco na Integralidade: avaliação do Pet-Saúde UPF Documento
-
Resgatando uma história: a educação em Lagoa Vermelha Documento
-
Ressignificando a avaliação na área de práticas de ensino e estágios nos cursos de licenciatura da UPF: análises e proposições. Documento
-
RÁDIO-EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DIFERENCIADA DE SUPORTE DE TEXTO PARA A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS Documento
-
SABERES E SABORES DA DOCÊNCIA: O QUE MOVE O PROFESSOR DE BIOLOGIA NA/PARA A SALA DE AULA? Documento
-
SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO LIBERTADORA NO CONTEXTO NEOLIBERAL: A ATUALIDADE DE PAULO FREIRE Documento
-
Saberes docentes: o ensino reflexivo no olhar do professor formador Documento
-
Saberes docentes: o olhar do professor formador sobre o ensino reflexivo. Documento
-
Segunda infância: ordem "ético-cosmológica" e educação natural em Jean-Jacques Rousseau. Documento
-
Sentido do tema de casa no processo de aprendizagem de matemática Documento
-
Significações sobre os Projetos de Trabalho nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Documento
-
Sobre a significação das aulas de artes para as crianças indígenas kaingáng Documento
-
Subjetividade, arte e educação na obra tardia de Marcuse. Documento
-
Sujeito Adulto Universitário: Qual o Papel das Emoções no Processo de Aprendizagem Documento
-
Sujeito, narrativa e capacidades: Uma perspectiva renovada de formação humana a partir de Paul Ric?ur Documento
-
Supervisão escolar: possibilidades de ressignificação Documento
-
Séries Iniciais e a metodologia para o ensino de matemática Documento
-
TECENDO UMA FORMAÇÃO:o curso superior de tecnologia em Confecção Têxtil UPF Documento
-
TRANSformAÇÕES PESSOAIS: NO EMBALO DAS DANÇAS CIRCULARES O REENCONTRO COM A NATUREZA DO SER. Documento
-
TRIBOS DE ADOLESCENTES E SUAS SIGNIFICAÇÕES SOBRE CONHECIMENTO. Documento
-
Teatro: espaço de educação, tempo para a sensibilidade Documento
-
Tecendo uma Formação: o curso superior de Tecnologia em Confecção Têxtil - UPF Documento
-
Tecnologias na Educação: falas e significados de um grupo de investigação-ação em Informática na Educação. Documento
-
Tecnologias na educação: falas e significados de um grupo de investigação-ação em Informáica na ed Documento
-
Tendências e perspectivas do ensino da história: um estudo historiográfico sobre a produção acadêmica e escolar (1980-1998) Documento
-
Teoria Sistêmica: contribuições para a ação pedagógica frente aos problemas de linguagem Documento
-
Teoria e Prática no Curso de Pedagogia - UPF: Desafios nas Trajetórias de Formação do Professor. Documento
-
Trajetórias profissionais na docência do curso de secretariado executivo: narrativas de professores Documento
-
Transicionalidade e reconhecimento amoroso: implicações educacionais extraídas da aproximação entre Winnicott e Honneth Documento
-
Tribos urbanas de adolescentes e suas significações sobre conhecimento Documento
-
UM PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL NO CONTEXTO DA (RE) INSERÇÃO SOCIAL DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE Documento
-
UMA RECONTEXTUALIZAÇÃO DO PENSAMENTO FREIREANO NAS SOCIEDADES COMPLEXAS: A AUTONOMIA COMO UM PRINCÍPIO EDUCATIVO DEMOCRÁTICO Documento
-
USANDO O SCRATCH PARA POTENCIALIZAR O PENSAMENTO CRIATIVO EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DO IDOSO Documento
-
Um processo de inclusão digital no contexto da reinserção social de adolescentes privados de liberdade Documento
-
Uma experiência de aprendizagem com a rede social Noosfero no Ensino Fundamental do Instituto Estadual de Educação Borges do Canto de Palmeira das Missões/RS Documento
-
Uma experiência de utilização da Robótica Educacional como provocadora do estado de FLOW visando potencializar a criatividadeUma experiência de utilização da Robótica Educacional como provocadorUma a do estado de FLOW visando potencializar a criatividade Documento
-
Universidade e Mercosul: Uma integração a desvelar. Documento
-
Uso da linguagem informática educativa no processo ensino-aprendizagem Documento
-
VALORES NA ESCOLA: DAS PROPOSIÇÕES DOS DOCUMENTOS OFICIAIS ÀS VIVÊNCIAS DE PROFESSORES E DOS ALUNOS NO COTIDIANO Documento
-
Violência X não-violência nas produções textuais em linguagem poética de alunos da Educação de Jovens e Adultos Documento
-
Winnicott e a Educação Natural: A Criança e a escola maternal. Documento
-
YOGA COM EDUCADORES: ESTABELECENDO CAMINHOS RUMO AO SELF E AO SAMADHI Documento
-
Yoga com educadores: Estabelecendo camihos rumo ao self e ao samadhi Documento
-
não houve Documento
-
Èducação e Possibilidade Histórica: a Utopia na Construção da Educação Cidadã Documento
-
“MÉRITO, DESEMPENHO” E “PARTICIPAÇÃO”: ADESÕES E RESISTÊNCIAS À META 19 DO PNE NOS PLANOS ESTADUAIS E DISTRITAL DE EDUCAÇÃO Documento
Pesquisas
Contato
telefone
-
(54) 3316-8295 Ramal: 829
endereço de email
Identidade