Graduate Program in Education
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
O impacto dos rótulos no processo de subjetivação dos estudantes rotulados Documento
-
O ESTUDO DE IMPRESSOS ESTUDANTIS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO IMPRESSO ESTUDANTIL ‘O GAÚCHO’ (1953-1955) Documento
-
"Agora quando eu olho pra ele, ele sorri pra mim, porque a gente começou a ser amigo": o que fazem juntos bebês e crianças mais velhas em uma escola de Educação Infantil. Documento
-
"Devagarinho, eu vou conseguindo...": trajetórias escolares de mulheres em uma escola pública de Pelotas/RS. Documento
-
"Minha palavra vale um tiro. Eu tenho muita munição": movimento Hip Hop e a fabricação de identidades. Documento
-
"Neoruralismo Pedagógico": a formação dos trabalhadores do campo proposta pelo Estado brasileiro nas políticas educacionais do período neodesenvolvimentista (2001-2016). Documento
-
"O que a Universidade pode fazer por nós?" Desenvolvendo ações colaborativas com os professores no processo de construção de uma escola pública no Assentamento Rural Conquista de Jaguarão - Aceguá/RS Documento
-
"Pascam in Judicio": a constituição humana na perspectiva católica de D. João Becker no período de 1912 a 1946. Documento
-
"Quem não pode com a formiga não atiça o formigueiro": a auto-organização das mulheres e a Educação Popular na construção da Pedagogia Feminista no curso Desafio Pré-Vestibular/RS. Documento
-
"Trouxeste a chave?": a recepção das obras literárias nos diários de leitura de leitores e leitoras adolescentes do Ensino Médio Integrado do IFSul (Pelotas- RS). Documento
-
"MULHERES NO PEPEU: O PODER INTERRUPTOR DA EDUCAÇÃO MUSICAL FEMINISTA Documento
-
"Método da Abelhinha": contribuições à História da Alfabetização (1965 a 2007) Documento
-
"Não é de verdade, é só um desenho": de que nos falam os desenhos infantis? Documento
-
"Uma dádiva da Bibliotheca Pública Pelotense aos seus leitores de um palmo e meio": a Seção Infantil Erico Verissimo (1945-1958) Documento
-
"Vivemos um ser desconjuntado": a produção da diferença nos discursos dos surdos acadêmicos Documento
-
- ERA UMA VEZ UMA CASA DE ABRIGO - OS SIGNIFICADOS E AS MARCAS DA INSTITUIÇÃO NA VIDA DAS CRIANÇAS Documento
-
: TORNANDO SIGNIFICATIVO O ENSINO DA HISTÓRIA DA ARTE: CAMINHOS PERCORRIDOS NA PRÁTICA Documento
-
? O que é a Literatura? - Escrita, Leitura e Subjetividade Documento
-
?Una Società senza scuola è come un corpo senz?anima?: As escolas italianas vinculadas às sociedades de mútuo socorro em Pelotas/RS (1872-1938) Documento
-
?É um mal de Amor?: narrativas que forjam uma Educação quimbandeira Documento
-
A "alma do negócio": aspectos da educação em Pelotas na propaganda institucional (1875 - 1910) Documento
-
A (re)invenção de uma professora de Língua Inglesa Documento
-
A ?ALMA DO NEGÓCIO?: ASPECTOS DA EDUCAÇÃO EM PELOTAS-RS NA PROPAGANDA INSTITUCIONAL (1875-1910) Documento
-
A ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NO MUNICÍPIO DE JAGUARÃO Documento
-
A Aventura de Um Professor Que: desenha, aprende, pensa, ensina, escreve... Documento
-
A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO HISTÓRICO FREIRIANO: construções da práxis de uma espect- atriz/professora Documento
-
A CONSTRUÇÃO DE UM MODO DOCENTE DE SER: um estudo com alunas do magistério Documento
-
A Cartilha "Ler a Jato" e o "Método Audiofonográfico" de Alfabetização da professora Gilda de Freitas Tomatis (1967-1986) Documento
-
A Casa de Bruno Lima: Uma Face da História da Faculdade de Direito de Pelotas (1918/1965 Documento
-
A Disciplina de Educação Física na Escola Técnica Federal de Pelotas: Práticas Pedagógicas e Memória de Professores (1973-1996) Documento
-
A EDUCAÇÃO DAS MENINAS EM PELOTAS: A CULTURA ESCOLAR PRODUZIDA NO INTERNATO CONFESSIONAL CATÓLICO DO COLÉGIO SÃO JOSÉ (1910-1967) Documento
-
A ESCOLA DE BELAS ARTES (1949-1973) e o seu papel na História da arte em Pelotas Documento
-
A ESCOLA DE BELAS ARTES DE PELOTAS:DA FUNDAÇÃO À FEDERALIZAÇÃO (1949-1972) UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM PELOTAS Documento
-
A Educação Social Pestalozziana e o Programa Mais Educação Documento
-
A Educação Financeira no Contexto Escolar do Ensino Fundamental. Documento
-
A Educação Física no Currículo das Séries Iniciais: Um Espaço de Disputas e Conquistas. Documento
-
A Educação Física no Currículo das Séries Iniciais:Um Espaço de Disputas e Conquistas Documento
-
A Educação Física no espaço da educação infantil como mediadora para a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. Documento
-
A Educação Popular na escola pública : das situações-limite ao inédito viável. Documento
-
A Educação Simbólica na Cantoria de Santinho em Povo Novo/RS: a musicalidade e a noite regendo o rito. Documento
-
A Educação Simbólica nas vozes das bruxas: imaginário e narrativa em Povo Novo/RS Documento
-
A Educação a distância no Brasil e a reconfiguração da identidade do professorado. Documento
-
A Educação das Almas: O ESDE e a unificação do Movimento Espírita Brasileiro Documento
-
A Educação das Meninas em Pelotas: a Cultura Escolar produzida no Internato Confessional Católico do Colégio São José (1910-1967) Documento
-
A Educação de Si: Ampliando os Limites da Clínica Documento
-
A Educação durante o Governo de Augusto Simões Lopes (1924-1928) Documento
-
A Emancipação Sócio-Educativa de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem-Terra na Região de Herval: A Reinvenção da Vida Entre o Sonho e a Enxada Documento
-
A Escola Garibaldi e o professor José Rodeghiero na Colônia Maciel – Pelotas/ RS (1928 – 1950): grupo local e etnia. Documento
-
A Escola Normal Regional Imaculada Conceição em Pelotas/RS: a atuação da igreja católica e dos poderes públicos (1955-1971) Documento
-
A Escola de Belas Artes de Pelotas: da fundação à federalização (1949-1972) - uma contribuição para e história da educação em Pelotas Documento
-
A Formação Continuada Docente nas Escolas em Tempo Integral na Rede Municipal de Ensino de São José (SC): uma Educação Integral é possível?. Documento
-
A Formação Omnilateral e os desafios para o Ensino Médio de Nível Técnico no Mundo Atual: limites e possibilidades da omnilateralidade no IFSUL Documento
-
A Formação de conceitos em ciências naturais na educação infantil em uma escola do campo. Documento
-
A INEXISTÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES VERSUS A INICIATIVA DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE PELOTAS: 1987 ? 2003 Documento
-
A INFLUÊNCIA DA ORALIDADE NA ESCRITA DAS SÉRIES INICIAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ERROS ORTOGRÁFICOS Documento
-
A INFÂNCIA DO SENTIDO: APORTES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DE UMA RACIONALIDADE ESTÉTICA Documento
-
A Instrução Pública na República Rio-Grandense (1836 - 1845). Documento
-
A LICENCIATURA DE GEOGRAFIA COMO SUPORTE PARA A EMANCIPAÇÃO DOS PROFESSORES - ALUNOS NO PROJETO DE LICENCIATURA - JAGUARÃO E REGIÃO Documento
-
A LITERATURA INFANTOJUVENIL COMO IMPULSO DO FILOSOFAR EDO ENSINO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS: O CASO DAS PERSONAGENS DO "SÍTIO DO PICAPAU-AMARELO", DE MONTEIRO LOBATO Documento
-
A Licenciatura de Geografia como suporte para a Qualificação dos alunos-professores no Programa de Licenciatura - Jaguarão e Região Documento
-
A MATEMÁTICA MODERNA NO ENSINO PRIMÁRIO GAÚCHO (1960-1978): UMA ANÁLISE DAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS ESTRADA ILUMINADA E NOSSA TERRA NOSSA GENTE Documento
-
A Mediação da Cultura Docente na Formação Médica Documento
-
A PEDAGOGIA DO FUXICO: SABERES E VIVÊNCIAS DE UM GRIÔ APRENDIZ AO RITMO DE SIRLEY AMARO Documento
-
A PRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PELA UNIDOCÊNCIA: narrativas de professoras Documento
-
A PROFESSORA QUE FAZ DIFERENÇA: PRODUZINDO COMPOSIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA PROFESSORALIDADE. Documento
-
A Participação Feminina no Sindicato de Trabalhadoras/es em Educação: uma análise acerca do 24º Núcleo do CPERS/SINDICATO. Documento
-
A Pedagogia da Comunicação e a Neurociência na Produção de Video nas Escolas Documento
-
A Pedagogia da comunicação: as repercussões da formação contínua nas práticas docentes Documento
-
A RAZÃO CORDIAL: UMA ALTERNATIVA FRENTE AO FENÔMENO DOS CURSOS LIVRES ONLINE EM EDUCAÇÃO Documento
-
A REINVENÇÃO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA: lugares-memórias como reservatórios do imaginário Documento
-
A REPRESENTAÇÃO E A OBJETIVAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SILVA GAMA Documento
-
A RUA VAI À ESCOLA: Significados de Escola para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua da Cidade de Pelotas/RS Documento
-
A Reforma do Ensino Técnico: avanço anunciado, retrocesso imposto. Um estudo sobre os alunos egressos de 1997 e 1998 do Curso de Edificações do CEFET-Pelotas/RS Documento
-
A SEARA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS COM TECNOLOGIAS: COM A PALAVRA OS PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS Documento
-
A Supervisão Escolar e a Formação de Professores Documento
-
A TV na escola - críticas e possibilidades Documento
-
A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: uma proposta de intervenção na prática docente Documento
-
A afetividade como instrumento de comunicação no espaço pedagógico Documento
-
A alfabetização e a implantação do Ensino Fundamental de nove anos no município de Jaguarão/RS. Documento
-
A aprendizagem da ortografia e o uso de estratégias metacognitivas. Documento
-
A aula vazia. Experiências de ensino de artes visuais em espaços acadêmicos Documento
-
A categoria capital social em Putnam: delineando indicadores para a responsabilidade social institucional à UNIPAMPA Documento
-
A certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio: Implicações no currículo e no trabalho docente da educação de jovens e adultos Documento
-
A cidade como artefato: um estudo sobre a formação inicial dos arquitetos e urbanitas Documento
-
A cidade como artefato: um estudo sobre a preservação patrimonial na formação inicial dos arquitetos e urbanistas Documento
-
A coleção didática Tapete Verde: do projeto à sua produção gráfica (década de 1970 - Rio Grande do Sul) Documento
-
A comunicação pedagógica nos cursos do Proeja do Ifsul campus Pelotas: A produção dos processos de aprendizagens de estudantes jovens e adultos trabalhadores da construção civil Documento
-
A constituição da educação bilíngue em uma prática na bidocência e o desenvolvimento profissional docente. Documento
-
A constituição do Núcleo de Memória Engenheiro Francisco Martins Bastos – NUME (1994-2014). Documento
-
A constituição do eu-docente na formação inicial através dos estágios supervisionados Documento
-
A constituição do sujeito infantil moderno na cultura impressa portuguesa do século XVIII Documento
-
A construção da escrita emancipatória. Documento
-
A construção da identidade de estudantes afro-brasileiros/as e suas experiências acadêmico-universitárias em cursos de licenciatura da UFPel. Documento
-
A construção de um currículo por competências: o caso do Curso Técnico em Sistemas de Telecomunicações do CEFET-RS Documento
-
A construção de um currículo por competências: o caso do Curso Técnico em Sistemas de Telecomunicações do CEFET-RS. Documento
-
A construção de um modo docente de ser: um estudo com alunos do magistério Documento
-
A crise socioecológica no labirinto do capital : uma análise das relações entre humanidade e natureza a partir dos conceitos de entropia e sociometabolismo Documento
-
A desobediência civil em Pelotas: uma história da educação libertária Documento
-
A dialogicidade no cotidiano da Escola Estadual de Ensino Médio João Simões Lopes Neto Documento
-
A docência como artesania: por um pensar e agir hermenêutico Documento
-
A docência em escrileituras: cartografia de um estilo animal. Documento
-
A editoria Artes Plásticas da revista BRAVO!: formas de educar (1997 ? 2004) Documento
-
A educação da mulher no pensamento rousseauniano: uma hermenêutica para além da formação do homem. Documento
-
A educação no contexto histórico de um assentamento de reforma agrária no Rio Grande do Sul Documento
-
A educação para um novo princípio de realidade: contribuições da filosofia de Herbert Marcuse. Documento
-
A educação pomerana inserida no Sínodo de Missouri em Pelotas e São Lourenço: identidade e cultura escolar Documento
-
A epistemologia instrumentalista de John Dewey e sua aplicabilidade na Escola Laboratório de Chicago Documento
-
A escola normal em Canguçu: 1965-1970 Documento
-
A escola normal em Canguçu: itinerário da primeira turma de formandas (1965-1970) Documento
-
A escola pública e Paulo Freire : o encontro (re)velado. Documento
-
A escola pública hoje: desafios e possibilidades de uma discussão/reflexão ancorada nas perspectivas teórico-metodológicas de Karl Marx e Paulo Freire e na experiência profissional de um educador Documento
-
A escrita e a leitura de professoras em contexto de formação profissional e a reflexividade pedagógica. Documento
-
A escrita no contexto acadêmico: uma abordagem a partir das ideias de L. S. Vygotski Documento
-
A estética da existência nos romances de formação: o personagem Zezé, de José Mauro de Vasconcelos. Documento
-
A evolução dos textos narrativos produzidos no contexto escolar Documento
-
A exclusão escolar no PROEJA do IF Sul-rio-grandense: as representações dos estudantes evadidos. Documento
-
A exclusão escolar nos cursos técnicos do CEFET-RS (1980 - 2006). Documento
-
A expressão escrita de acadêmicas de um curso de pedagogia a distância: uma intervenção Histórico-Cultural Documento
-
A formação das identidades sexuais e de gênero: experiências de estudantes gays no espaço escolar. Documento
-
A formação de professores na Universidade Aberta do Brasil (UAB): discursos que governam Documento
-
A formação docente nas políticas curriculares de Educação INfantil: Disputas por hegemonia (2009-2019) Documento
-
A formação humana como ponto de confluência na Pedagogia de Rousseau Documento
-
A formação humana como ponto de confluência na Pedagogia de Rousseau Patrícia Documento
-
A formação nas Licenciaturas em Dança das universidades públicas federais gaúchas pela voz das(os) docentes formadoras(es): o que é que essas "profes" têm? Documento
-
A formação profissional e o currículo em redes de interesses: a reforma curricular das licenciaturas - em análise o Curso de Educação Física da UFPel. Documento
-
A gestão escolar como elemento de qualidade da educação pública: limites e possibilidades. Documento
-
A grafia da nasalidade por alunos de FLE: uma discussão sobre a relação fonologia-ortografia Documento
-
A hipo e a hipersegmentação nos dados de aquisição da escrita: um estudo sobre a influência da prosódia. Documento
-
A iconografia e a iconologia nos livros didáticos das Edições Tabajara: um estudo das imagens na Coleção Guri (Rio Grande do Sul, década de 1960) Documento
-
A inclusão do estudante com necessidade educacional especial na escola regular em Pelotas-(RS): limites e possibilidades Documento
-
A inclusão/exclusoa no imaginario de uma portadora de visao subnormal: instaurando novos sentidos em educação Documento
-
A inclusão/exclusão noimaginário de uma portadorade visão subnormal: instaurando novos sentidos na educação Documento
-
A influência do Inspetor-Geral no processo de consolidação da Instrução Pública na Província do Matto-Grosso (1834-1880): Organização e Difusão do Ensino Documento
-
A infância desvalida institucionalizada em Pelotas/RS : controle e ordenamento social nas páginas dos periódicos locais ? décadas de 1910 a 1940 Documento
-
A iniciação à docência de jovens professores na universidade . Documento
-
A inserção das tecnologias de informação e comunicação no espaço de formação docente na Universidade Federal de Pelotas Documento
-
A instrução da mocidade rio-grandina: o ensino secundário na cidade do Rio Grande/RS (1850-1889). Documento
-
A integração da comunicação alternativa e ampliada através do protocolo Picture Exchange Communication System PECS® no aumento da frequência de mandos em um aluno com transtorno do espectro autista. Documento
-
A intencionalidade formativa expressa nos projetos pedagógicos das escolas rurais de ensino fundamental completo da cidade de Pelotas/RS: um estudo fundamentado na concepção marxiana de emancipação Documento
-
A interdisciplinaridade em Freire como Práxis de leitura de mundo: uma proposta de educação concebida como formação humana. Documento
-
A leitura sob a perspectiva filosófica transcendendo a semiformação do leitor contemporâneo: de Paulo Freire a Theodor Adorno Documento
-
A linguagem da internet na escrita escolar de alunos adolescentes - um estudo de caso Documento
-
A luta pelo reconhecimento Intersubjetivo em Axel Honneth e as políticas Sociais de distribuição de renda: um estudo do programa Bolsa Família Documento
-
A mediação da leitura literária e o uso do livro como recursos terapêuticos na hospitalização infantil. Documento
-
A noção de sujeito de sociabilidade em George H.Mead:contribuições para uma releitura do contexto afro-brasileiro do ponto de vista étnico-cultural Documento
-
A passagem da educação infantil para o 1º Ano no contexto do Ensino Fundamental de nove anos: um estudo sobre alfabetização, letramento e cultura lúdica Documento
-
A pedagogia da Internet Documento
-
A política curricular produzida pela escola como contraponto a políticas educacionais contemporâneas. Documento
-
A presença da concepção educacional de Condorcet nos primeiros projetos de instrução pública do Brasil independente e sua ausência na legislação aprovada (1822 - 1857) Documento
-
A presença feminina na Faculdade de Direito de Pelotas Documento
-
A presença feminina na Faculdade de Direito de Pelotas - RS Documento
-
A produção cultural contra escolar do/a aluno/a assentado/a Documento
-
A professora escolhida: um estudo do imaginário que permeia nossas escolhas Documento
-
A profissão docente na cidade de Pelotas: Associação Sul Rio-Grandense de Professores e Associação Católica de Professores (décadas de 1930 e 1940). Documento
-
A proposta de ensino do Catecismo Menor nas Escolas Paroquiais do Sínodo de Missouri no Brasil a partir da Revista Igreja Luterana (1940-1954). Documento
-
A prática de professores do Ensino Médio em sala de aula. Documento
-
A prática reflexiva de Donald Schön e a reflexão sobre a prática em Paulo Freire: aproximações e disjunções na perspectiva de uma formação omnilateral. Documento
-
A recontextualização das competências no currículo do Curso Técnico em Eletrônica do Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas e a reforma da Educação Profissional Documento
-
A recontextualização do ciclo de alfabetização na rede municipal de ensino de Pelotas. Documento
-
A recontextualização do discurso pedagógico da alfabetização construtivista por alfabetizadoras formadas na FaE/UFPel Documento
-
A reforma do ensino técnico: avanço-retrocesso imposto. Um estudo sobre os alunos egressos de 1997 e 1998 do Curso de Edificações do CEFET/Pelotas-RS Documento
-
A regulação curricular da Educação Física na escola e seus efeitos no trabalho de professores iniciantes. Documento
-
A relação do docente com as tecnologias de comunicação e informação Documento
-
A relação entre as abordagens à aprendizagem e a autorregulação da aprendizagem de alunos do ensino médio regular diurno no Município de Camaquã - RS Documento
-
A relação morfologia-ortografia : um estudo sobre as representações de alunos do ensino fundamental Documento
-
A relevância da Filosofia como disciplina escolar no currículo do Ensino Médio Documento
-
A rua vai à escola? Papel da escola para adolescentes em situação de rua da cidade de Pelotas/RS Documento
-
A seara das práticas pedagógicas inclusivas com tecnologias: com a palavra as professoras das salas de recursos multifuncionais Documento
-
A simbólica do espaço escolar: narrativas topoanalíticas Documento
-
A sociologia educacional no Brasil (1946-1971): análise sobre uma instituição de ensino católica Documento
-
A trajetória docente de uma alfabetizadora do Colégio São José em Pelotas/RS nas décadas de 1940 a 1980 Documento
-
A tutoria na Educação a Distância: olhares sobre o tutor presencial de um curso de licenciatura em Letras - Espanhol a distância. Documento
-
A valorização da profissão docente em Pelotas nas décadas de 1930 e 1940 Documento
-
A vida só é possível reinventada: mulheres negras com trajetórias de sucesso Documento
-
ALVORECER DA ESPERANÇA: DOS DIÁLOGOS ENTRE CÍRCULOS DE CULTURA, ONDJANGO E OTCHIWO À EDUCAÇÃO LIBERTADORA EM ANGOLA ? O CASO OVIMBUNDU NA GANDA/BENGUELA Documento
-
ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO DE GEOMETRIA DESCRITIVA BASEADA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL Documento
-
APLICATIVOS EDUCACIONAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: POTENCIALIDADES DE USO EM CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES Documento
-
AS INTIMAÇÕES DO IMAGINÁRIO E A FORMA-AÇÃO DO ATORPROFESSOR: CARTAS SOBRE A REEDUCAÇÃO DO SENSÍVEL Documento
-
AS MUDANÇAS CURRICULARES NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO CAVG PRODUZIDAS PELAS REFORMAS DE 1997 E 2004 E SUAS IMPLICAÇÕES NA DISCIPLINA E NO ENSINO DE FÍSICA Documento
-
AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO SOBRE O PRONATEC NO MUNICÍPIO DE PELOTAS Documento
-
AS REPRESENTAÇÕES DO CRACK DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE-RS Documento
-
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO PROEJA Documento
-
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO COTIDIANO DE PROFESSORES DA REDE DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PELOTAS-RS: LIMITES E POSSIBILIDADES, Documento
-
ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E DE (NÃO) ESCOLARIDADE DOS MORADORES DO PAREDÃO E DA COSTA BICA (PIRATINI, RS) Documento
-
ASSOCIAÇÃO SUL-RIOGRANDENSE DE PROFESSORES: um nicho de desenvolvimento da consciência de classe docente em Pelotas (1929-1979) Documento
-
Acento gráfico e prosódico: um estudo sobre as hipóteses de crianças dos anos iniciais Documento
-
Acentuação gráfica na escrita de crianças das séries iniciais Documento
-
Alfabetização de crianças com histórico de multirrepetência escolar: estórias e reflexões de uma prática pedagógica Documento
-
Alfabetizção de alunos com histórico de multirrepetência escolar: estórias e reflexões de uma prática pedagógica Documento
-
Alguns aportes elementares sobre a subjetividade e a constituição do sujeito nos Grundisse Documento
-
Aluna em regime especial Documento
-
Amor e sexo inquietam a escola. Documento
-
Analisando Possibilidades de Construção da Autonomia em Curso de EAD: Um Esudo de Caso Documento
-
Analisando possibilidades de construção da autonomia em curso de EAD: um estudo de caso. Documento
-
Anarquismo e Educação em Rio Grande (1918-1927): Educação de, para e pelos Trabalhadores Documento
-
Anos Iniciais da Escolarização e Relações de Gênero: representações de docentes sobre gênero Documento
-
Análise do Programa de Crédito Educativo Federal - o Caso da UCPel Documento
-
Análise do Programa de Créidto Educativo - o caso da UCPEL Documento
-
Apagão docente e PIBID: um engajamento estratégico produzindo modos de endereçamento. Documento
-
Apelles Porto Alegre (1850-1917): a trajetória de um intelectual mediador Documento
-
Aprendizagem e Trabalho colaborativo na Educação a Distância Documento
-
Aproximações entre o Enfoque CTS e o Modelo de Investigação na Escola: uma proposta de educação para a cidadania no ensino de física Documento
-
Aquisição dos ditongos orais mediais na escrita infantil: uma discussão entre ortografia e fonologia. Documento
-
Arando a terra, registrando a vida: os sentidos da escrita de diários na vida de dois agricultores Documento
-
As Contribuições da Educação Física Escolar para uma Formação Omnilateral Documento
-
As Redes ?Socioíntero-Comunicacionais? no Ensino Remoto Emergencial: uma netnografia sobre as redes sociais na educação durante a pandemia de Covid-19 no Brasil Documento
-
As Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica de professores dos cursos técnicos integrados do PROEJA Documento
-
As Tecnologias em uma Escola Pública Rural: um desafio pedagógico. Documento
-
As aventuras e desventuras dos alunos da ESEF/UFPEL: um olhar sobre a formação do professor de Educação Física Documento
-
As concepções dos professores de ciências biológicas: relações entre a formação pedagógica e científica. Documento
-
As contribuições da Educação Estética para a Formação Humana Documento
-
As experiências de mulheres para pensar caminhos de uma gastronomia de(s)colonial Documento
-
As imagens que balizaram o professor que gosta do que faz: trajetórias no ensino profissional. Documento
-
As licenciaturas interdisciplinares no cenário nacional: implantação e processo Documento
-
As políticas de Ações Afirmativas: um estudo sobre a reserva de vagas e o direito à educação em um Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Documento
-
As possíveis contribuições do Estágio Curricular Supervisionado para a construção da identidade profissional de professor. Documento
-
As potencialidades de uma intervenção pedagógica ancorada na autorregulação da aprendizagem para a formação docente em Física. Documento
-
As propostas educacionais de Luiz Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias): um estudo da instrução rio-grandense do séc.XIX. (1842-1846) Documento
-
As relações afetivas na aprendizagem em educação a distância. Documento
-
As relações de gênero nas experiências das professoras de Língua Portuguesa. Documento
-
As repercussões do Grupo Movimento Pensante na construção do "Ser Educadora" da Educação Infantil Documento
-
As repercussões do Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais - REUNI no fazer docente de professores universitários. Documento
-
As representações dos professores e estudantes sobre a Sociologia no Ensino Médio: investigando as comunidades virtuais do Orkut Documento
-
As representações dos professores e estudantes sobre a Sociologia no ensino médio: analisando as comunidades do Orkut. Documento
-
As segmentações não-convencionais da escrita inicial: uma discussão sobre o ritmo linguístico do português brasileiro e europeu Documento
-
As tessituras entre "O Apanhador no Campo de Centeio" e as intimações do imaginário para a (auto)formação humana Documento
-
Aspectos da cultura escolar - Colégio Félix da Cunha 1930 - 1934 Documento
-
Aspectos das diversas manifestações do projeto cívico-pedagógico de João Simões Lopes Neto Documento
-
Associação Sul Riograndense de Professores: o associativismo docente em Pelotas (1929-1979) Documento
-
Autorregulação para aprendizagem no campo da performance musical: problematizações e proposições desde a Teoria Social Cognitiva. Documento
-
Avaliação da aprendizagem: uma discussão em construção Documento
-
Avaliação das Comunidades Virtuais Documento
-
Ayolwua: Corporeidade, Capoeira e Cultura Negra nos ambientes da escola e da rua. Documento
-
Ações pedagógicas de professoras aposentadas: da prática aos saberes. Documento
-
Base Nacional Comum Curricular: uma análise crítica do texto da política. Documento
-
Biografemário de um aprender: "Escrileituras em meio à vida" Documento
-
CINEVOCAÇÃO: O filme como mediador simbólico em educação Documento
-
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA CONTEMPORANEIDADE: IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS TRAMADAS AO PÓS-ESTRUTURALISMO Documento
-
CONSTRUINDO REDES DE REFERÊNCIAS COM PROFESSORES EM FORMÇÃO: Reflexões de uma professora sobre sua atividade na formação de professores Documento
-
CONSTRUÇÃO DA COLETIVIDADE NO PROCESSO EDUCATIVO: Turma Especial de Medicina Veterinária PRONERA/UFPEL Documento
-
CRIADORES E CRIATURAS: uma narrativa gráfica do monstruoso desvelada pelo imaginário Documento
-
CUIDADO CIENTÍFICO EM EDUCAÇÃO: autoridade, responsabilidade e profissionalidade docente Documento
-
CULTURA INSTITUCIONAL CORRESPONSÁVEL E DEMOCRÁTICA: A UNIVERSIDADE COMO LUGAR PARA O EXERCÍCIO DE UMA ÉTICA INSTITUCIONAL Documento
-
CURRÍCULO E CULTURA DE CONSUMO: no espaço-tempo escolar Documento
-
CURRÍCULO E DIFERENÇA: CARTOGRAFIA DE UM CORPO TRAVESTI Documento
-
CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG:UM ESTUDO SOBRE A INFLUENCIA DA FORMAÇAO NA ATUAÇÃO DA PROFISSIONAL EGRESSA Documento
-
Caciques de Umbanda em Pelotas: Narrativas, Histórias e Outras Pedagogias, Documento
-
Cartas de Libertad em uma primavera rota. Documento
-
Cartilhas em língua alemã produzidas pelos sínodos luteranos no Rio Grande do Sul: usos e memórias (1923-1945). Documento
-
Cartografias do limiar: processos de formação de um arquiteto e urbanista errante. Documento
-
Cenas do Palco Invisível Documento
-
Centralidade do papel educativo e organizativo do Técnico Social na realidade camponesa: Assentamento Conquista da Liberdade Documento
-
Cinema, educação e morte: quando a infância encontra a guerra. Documento
-
Ciência-Tecnologia-Sociedade:Uma abordagem interativa na Formação Científica de Professores Documento
-
Coisas de Meninos, Coisas de Meninas: O Trabalho Docente e a Construção das Relações de Gênero Documento
-
Colorindo Invisibilidades:um estudo de caso acerca de práticas de resistência negra na escola Documento
-
Com a palavra os surdos: o que eles têm a dizer sobre a escola regular? Documento
-
Como começar: em busca de uma prática social emancipatória Documento
-
Como sujeitos que vivenciaram o processo de alfabetização de adultos representam sua nova identidade: reflexos acerca de elementos que constituem a transição do deixar de ser analfabeto para ser alfabetizado Documento
-
Como sujeitos que vivenciaram o processo de alfabetização de adultos representam sua nova identidade: reflexões acerca de elementos que constituem a transição do deixar de ser ' analfabeto´ para ser ´alfabetizado´" . Documento
-
Comunicação de alunos com Transtorno do Espectro Autista: uma intervenção ancorada na autorregulação da aprendizagem. Documento
-
Comunicação e interação social de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: possíveis efeitos de uma intervenção mediada por pares. Documento
-
Concepções dos acadêmicos do Curso de Pedagogia em relação à Matemática: as implicações da/na formação. Documento
-
Concepções, Tempos e Espaços do Brincar no Primeiro Ano do Ensino Fundamental. Documento
-
Condições socioeconômicas e de (não)escolaridade dos moradores do Paredão e Costa do Bica (Piratini/RS) Documento
-
Conexões entre cultura popular e cultura acadêmica: recontextualização curricular na prática de pesquisa jurídica do curso de Direito da Anhanguera Educacional/Faculdade Atlântico Sul em Pelotas Documento
-
Conhecimentos do contexto e estratégias autorregulatórias mobilizadas na resolução de problemas de Matemática por estudantes de uma escola agrícola. Documento
-
Conhecimentos e experiências docentes construídos na formação inicial: o que revelam os registros reflexivos de estagiárias dos anos iniciais? Documento
-
Conhecimentos enraizados como ferramenta de luta e resistência camponesa à sociedade da reprodução. Documento
-
Conhecimentos linguísticos na Educação Infantil: as atividades de sensibilização fonológica como contributo para aquisição do Sistema Notacional Alfabético. Documento
-
Constituição de identidades docentes de professores de um curso jurídico: a recontextualização curricular Documento
-
Constituição do professor universitário iniciante no contexto de uma instituição em implantação: envolvimento e responsabilidade individual e institucional Documento
-
Construções de identidades de gênero, raça e classe em livros didáticos de História do Ensino Médio. Documento
-
Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para adaptação escolar de crianças pré-escolares com autismo. Documento
-
Contribuições da tecnologia BIM na utilização de estratégias autorregulatórias por estudantes de arquitetura e urbanismo. Documento
-
Contribuições de disciplinas de gênero e sexualidades na formação docente inicial e continuada no enfrentamento da homofobia na escola. Documento
-
Contribuições do PNAIC 2014 nas práticas Matemáticas de um grupo de Professoras Alfabetizadoras Documento
-
Contribuições do Pibid: autorregulação da aprendizagem e formação autônoma em foco. Documento
-
Contribuições do processo criativo publicitário para o planejamento de videoaulas em educação a distância online. Documento
-
Contribuições teóricas e vivenciais de mulheres negras para a formação em psicologia na Universidade Federal do Rio Grande. Documento
-
Cuidado e Educação: Compreensões construídas em contexto de estágio supervisionado em Educação Infantil. Documento
-
Cultura Vade Mecum ou da injustiça curricular: uma análise sobre o ensino jurídico brasileiro a partir de imagens da justiça produzidas por estudantes de Graduação em Direito no sul do Brasil. Documento
-
Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-=tempo escolar Documento
-
Currículo e educação de surdos. Documento
-
DA EDUCAÇÃO BANCÁRIA À EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA: como as modificações nas estratégias pedagógicas e suas relações com o inacabamento e a autonomia promovem o aprendizado do educador e da educadora na universidade? Documento
-
DA MULTISSERIAÇÃO À NUCLEAÇÃO: A ESCOLA MUNICIPAL ALFREDO DIAS DE CERRITO/RS - DÉCADAS DE 1980 A 1990. Documento
-
DIFUSÃO DA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA NA FaE-UFPel (décadas de 80 - 90) Documento
-
DOCÊNCIA EM ARTES VISUAIS: CONTINUIDADES E DECONTINUIDADES NA (RE)CONSTRUÇÃO DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Documento
-
DOCÊNCIA LEIGA HISTÓRIA DE VIDA DE PROFESSORAS PRIMÁRIAS (PELOTAS, 1960 - 1970) Documento
-
Da escola na zona urbana para a escola do/no campo: os professores em foco Documento
-
Da escrita acadêmica à biografia educativa da Professora Maria Isabel da Cunha: interlocuções com os estudos do Imaginário Documento
-
Da feitura de si: por um gesto artístico na formação. Documento
-
Desafios da prática pedagógica face a docência universitária: um estudo com professores do Curso de Enfermagem da UFPel Documento
-
Desafios das práticas pedagógicas face a docência universitária: um estudo com professores do Curso de Enfermagem da UFPel. Documento
-
Desafios do processo de autoria em EAD aos professores do projeto TICs/IFSul Documento
-
Desafios no processo de constituição da Escola Oziel Alves Pereira Canguçu – RS: amarrando as pontas entre conhecimento e produção. Documento
-
Descruza os braços e gira: saberes e escrevivências na Umbanda. Documento
-
Desenvolvimento Profissional Docente no desejo de ser interdisciplinar: emergências dos processos formativos e educativos em contexto de planejamento de professores formadores em EaD Documento
-
Desenvolvimento da plataforma APRENDIZagem: programa online para promoção de processos e estratégias de autorregulação da aprendizagem em universitários Documento
-
Design educacional e inteligências múltiplas. Construindo um instrumento norteador para o estímulo ao uso das inteligências em EaD online. Documento
-
Design, imaginário e cultura: memórias e re-apresentações do doce de Pelotas como aportes na formação do designer. Documento
-
Desigualdade Social e Educação: Uma abordagem em Jean-Jacques Rousseau e Paulo Freire Documento
-
Deu branco, e agora? - uma abordagem matemática - Documento
-
Difusão do Construtivismo na FAE - UFPEL (Década de 80 - 90) Documento
-
Dilaceração: uma poética do aprender em arte. Documento
-
Direitos Humanos na educação: um estudo em escolas da fronteira Brasil / Uruguai. Documento
-
Disciplina de sociologia e cidadania: com a palavra, os surdos. Documento
-
Discurso religioso e discurso escolar produzindo disciplina na escola: diálogos com saberes e práticas de professores Documento
-
Discursos sobre pedagogias surdas Documento
-
Discutindo com professoras sobre concepções de aprendizagem Documento
-
Divisão sexual do trabalho no campo: autonomia, emancipação e empoderamento, uma experiência de Educação Popular no RS. Documento
-
Divulgação e utilização do Método Global de Contos no Instituto de Educação Assis Brasil - Pelotas (1940-1970) Documento
-
Do artesanal ao digital : uma genealogia dos meios de produção e reprodução de folhinhas de atividades em cadernos de alunos. Documento
-
Do intolerável ao impensável: potências educativas de um cinema cruel Documento
-
Do mal-estar à readaptação: o que causa o adoecimento e o afastamento da função docente. Documento
-
Docência Leiga: História de Vida de Professoras Primárias Documento
-
Docência a distância no ensino da UAB: identidades ambivalentes Documento
-
Docência autônoma: desafios para o exercício da autonomia docente em uma perspectiva freiriana no estado capitalista – estudo de caso em uma escola da rede municipal de Pelotas. Documento
-
Docências negras no ensino superior: o caso da Universidade Federal de Pelotas. Documento
-
Dos bosques encantados para o mundo contemporâneo: a permanência dos contos de fadas entre os jovens leitores. Documento
-
E temos como não escolher o caminho do feminismo!?: experiências de educadoras feministas Documento
-
EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: a experiência midiática de jovens no desenvolvimento de um programa de rádio Documento
-
EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO: UMA INTERPRETAÇÃO ROUSSEAUNIANA DO ARTIFÍCIO DE IRONIA UTILIZADO POR LIMA BARRETO NA OBRA Documento
-
EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA UMA FORMAÇÃO DE CARÁTER OMNILATERAL Documento
-
EDUCAÇÃO FÍSICA, INFÂNCIA E INCLUSÃO: APROXIMAÇÕES À PRÁTICA DOCENTE Documento
-
EDUCAÇÃO MÉDICA E RUPTURAS: UMA VERSÃO DA TRAJETÓRIA CONSTITUTIVA DA FORMAÇÃO MÉDICA NO PERÍODO MILITAR NA ESCOLA DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Documento
-
EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: Construindo uma Unidade Didática. Documento
-
EDUCAÇÃO, CULTURA E CULTURA DO Documento
-
EDUCAÇÃO, CULTURA E CULTURA DO 'AMÉM: DIÁLOGOS DO ONDJANGO COM FREIRE EM GANDA/BENGUELA/ANGOLA Documento
-
EM ÉPOCA DE AIDS: concepções de estudantes do ensino médio a respeito das sexualidades. Documento
-
EMPOBRECIMENTO E FUTURO DO TRABALHO DOCENTE NA VISÃO DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Documento
-
ENSINO DE FILOSOFIA NO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE: uma análise histórica e crítica da disciplina de filosofia de 1960 a 2008 Documento
-
ENSINO DE LEITURA: O QUE DIZ UM GRUPO DE PROFESSORES DE ESPANHOL DA REDE PÚBLICA DE PELOTAS Documento
-
ESCRITAS AUTOBIOGRÁFICAS: por entre imaginários e memórias - a busca das confluências para tornar-me uma educadora Documento
-
ESTRATÉGIAS DE CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DE UMA ESCOLA RURAL Documento
-
Edifícios escolares e educação em Pelotas-RS na Primeira República (1889-1930). Documento
-
Edifícios escolares na cidade de Pelotas: um diagnóstico da rede estadual Documento
-
Educacao e crise ambiental: o princípio responsabilidade como imperativo ético Documento
-
Educação Desordeira: poéticas das infâncias em videoarte. Documento
-
Educação Física escolar e inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo. Documento
-
Educação Profissional: Uma visão histórica sobre o Processo de Criação, Fins e Princípios da Escola Técnica que tornou Pelotas centro de referência Documento
-
Educação do Campo e o Letramento dos Professores: Na busca por uma educação como prática da liberdade - estudo de caso na rede Municipal de Pelotas Documento
-
Educação e Comunicação: a experiência de jovens no desenvolvimento de um programa de rádio. Documento
-
Educação e Constituição Simbólica doSujeito (escolas alternativas e a subversão do sujeito) Documento
-
Educação e Crítica da Modernidade: um encontro entre Rousseau e Horkheimer Documento
-
Educação e Escolas em contexto de imigração pomerana no sul do Rio Grande so Sul Documento
-
Educação e Trabalho: Os coletivos pedagógicos de Makarenko Documento
-
Educação e constituição simbólica do sujeito: (escolas alternativas e a subversão do sujeito). Documento
-
Educação em Rousseau: a construção do cidadão Documento
-
Educação em Rousseau: da teoria pedagógica à construção do cidadão Documento
-
Educação em Serviços Penais: significações de uma política curricular em uma Escola de Governo. Documento
-
Educação em contextos pomeranos no Sul do RS Documento
-
Educação inclusiva : as perspectivas das estagiárias de pedagogia sobre a sua formação Documento
-
Educação, disciplina e liberdade: compreensão da disciplina como modo de ser do homem no mundo e como possibilidade de viver em liberdade Documento
-
Educações de mim: tramando desejos nas salas de chat Documento
-
Efeitos do PAR na configuração da gestão do sistema educacional de um município da Região da Campanha do RS: análise dos modos de regulação Documento
-
Emancipação em Paulo Freire como proposta pedagógica escolar: Diálogos com alunos do 3 ano do ensino médio do Colégio Municipal Pelotense Documento
-
Emancipação na política curricular do estado de Mato Grosso Documento
-
Encontro sobre o Poder Escolar como formação de professores: compreensões a partir de suas idealizadoras. Documento
-
Ensaio pedagógico: ensino/aprendizagem em xilogravura Documento
-
Ensaio sobre a dor na docência: uma escrita antropo-fenomenológica Documento
-
Ensinar Física a partir dos conhecimentos que os alunos explicitam: desafios e limites de uma prática pedagógica. Documento
-
Ensinar a ensinar... aprender para ensinar! As aprendizagens na formação inicial em Educação Física nas perspectivas das Teorias Histórico-Cultural e da Atividade Documento
-
Ensino Profissional e Educação Básica: Estudo de caso da implantação de um Curso Técnico na modalidade de Jovens e Adultos Documento
-
Ensino de Arquitetura e Urbanismo no CAU/UFPel Documento
-
Ensino de Física: instalando rupturas com a educação bancária e a fragmentação do conhecimento Documento
-
Ensino de Leitura: o que diz um grupo de professores de Espanhol sobre o ensino de leitura da Rede Pública de Pelotas Documento
-
Ensino de ciências na perspectiva da alfabetização científica : prática pedagógica no ciclo de alfabetização Documento
-
Ensino jurídico: avaliando a aprendizagem a partir de uma experiência de associação teoria/prática. Documento
-
Ensino profissional e educação básica : estudo de caso da implantação de um Curso técnico na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) Documento
-
Entre Licenciatura e Bacharelado em Educação Física: Reformas no Ensino Superior e a Constituição de Identidades dos Profissionais de Educação Física da ESEF/UFPel. Documento
-
Entre Photos, graphias, imaginários e memórias: a (re)invenção de Ser professor@ Documento
-
Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Carlos Meskó: possiblidades interativas de enraizamento social em uma escola rural do Iguatemi Documento
-
Escola Fundamental La Salla Hipólito Leite: trajetória histórico-pedagógica a partir da concepção de educação popular de Paulo Freire Documento
-
Escola Fundamental La Salle Hipólito Leite: trajetória histórico-pedagógica a partir da concepção de Educação Popular em Paulo Freire. Documento
-
Escola Sem Partido (ESP) versus Professores Contra o Escola Sem Partido (PCESP): tensões e discurso nas redes sociais. Documento
-
Escola de Engenharia Industrial: a gênese do ensino superior na cidade do Rio Grande (1953-1961). Documento
-
Escolas étnicas italianas em Porto Alegre/RS (1877-1938) : a formação de uma rede escolar e o fascismo Documento
-
Escrever, pintar palavras, desenhar pensamento: escrita como experiência de formação Documento
-
Escrita criativa em sala de aula do EJA - Efeitos sobre a produção textual dos alunos Documento
-
Escrituras do Corpo Biográfico e suas contribuições para a Educação: um estudo a partir do Imaginário e da Memória Documento
-
Espelho - Um recorte na grande complexidade. Estudo de uma alternativa transdisciplinar como possibilidade para a formação de professores Documento
-
Espelho, espelho meu, eu sou bela?: estudando sobre jovens mulheres negras, discurso estético, mídia e identidade. Documento
-
Espelho: um recorte na grande complexidade - estudo de uma alternativa transdisciplinar na formação de professores Documento
-
Estado Gerencial, BNCC e a Escola: o currículo com foco na Educação Escolar Quilombola em uma escola de ensino fundamental em Pelotas/RS. Documento
-
Estratégias de compreensão leitora ancoradas no construto da Aprendizagem Autorregulada: uma intervenção pedagógica Documento
-
Estratégias de constituição histórica de uma escola rural Documento
-
Estratégias de leitura em sala de aula de língua estrangeira – Inglês. Documento
-
Estratégias didático-pedagógicas hipermidiáticas para a formação continuada de professores da Educação Básica na modalidade a distância Documento
-
Estratégias para a Preservação do Germanismo (DEUTSCHTUM): gênese e trajetória de um Collegio Teuto-Brasileiro urbano em Pelotas (1898-1942) Documento
-
Estratégias utilizadas por falantes nativos de português brasileiro na aquisição da escrita ortográfica do francês Documento
-
Estudo sobre os usos de mecanismos de coesão referencial na produção escrita de alunos de 5ª série. Documento
-
Estágio Curricular Supervisionado: O Papel do Professor Regente na Formação Inicial em Educação Física Documento
-
Estágio curricular supervisionado em educação física: significado para a formação docente dos egressos da FURG Documento
-
Estágio de Docência na Graduação: possibilidades e limites na formação de professores universitários Documento
-
Estágio supervisionado em Educação Física: significado e importância para a formação docente Documento
-
Etnomatemática e Educação Popular: um diálogo cultural. Documento
-
Evolução das idéias dos alunos sobre concepções de eletricidade Documento
-
Experiência Ficcional Virtual: uma manha para jogar e ensinar História Documento
-
Experiência e conceito : possibilidades formativas da dialética negativa de Theodor W. Adorno Documento
-
Experiências estéticas na educação infantil: práticas pedagógicas desenhadas pela arte. Documento
-
Expressão e imaginário do grafite na cultura Hip-Hop : a vez e a voz de um grafiteiro de Pelotas. Documento
-
FACULDADE CATÓLICA DE FILOSOFIA DE RIO GRANDE: os primeiros anos da formação docente no ensino superior da cidade (1960-1969) Documento
-
FORMAÇÃO CULTURAL, SEMIFORMAÇÃO E INDÚSTRIA CULTURAL: Contribuições de Theodor W. Adorno para Pensar a Educação Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O DESAFIO DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: CAMINHOS TRILHADOS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS Documento
-
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: COMO SE (DES) ARTICULAM AS DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E AS DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA? Documento
-
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE EGRESSOS DO CURSO NORMAL - Teachers' education: a case study on the teaching practices of egressed students of a normal course Documento
-
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE EGRESSOS DO CURSO NORMAL Documento
-
FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO NO SÉCULO XXI - RELAÇÕES ENTRE TEORIAS CURRICULARES, NOVA GESTÃO PÚBLICA E TRANSFORMAÇÕES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Documento
-
FOUCAULT NA EDUCAÇÃO: FERRAMENTAS ANALÍTICAS PARA A PRÁXIS EDUCACIONAL HOJE Documento
-
FUTEBOL, MEMÓRIA E IDENTIDADE OPERÁRIA: UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA FUTEBOLÍSTICA EM PELOTAS NAS DÉCADAS DE 1930 A 1960 Documento
-
Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio Grande, RS: constituição e influências para o desenvolvimento do município (1955 a 1969). Documento
-
Fatores associados à conclusão da educação superior por cegos: um estudo a partir de L. S. Vygotski Documento
-
Filosofia educacional contemporânea do policial civil do Estado do Rio Grande do Sul: crítica da disciplina e dos aspectos ideológicos. Documento
-
Fontes filosóficas da pedagogia de Paulo Freire : a transformação social radical inspirada em Karl Marx como núcleo sintético Documento
-
Formação Cultural,Semiformação e Indústria Cultural: Contribuições Theodor Adorno para pensar a educação. Documento
-
Formação Docente e Autorreflexão: práticas pedagógicas coletivas de si na escola Documento
-
Formação Humana e Mediação Imperfeita: uma Filosofia da Educação em Paul Ricoeur. Documento
-
Formação continuada de docentes da educação profissional: entendendo processos. Documento
-
Formação de Professores e Epistemologia: investigando o Curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pelotas Documento
-
Formação de Professores que trabalham com a Inclusão escolar Documento
-
Formação de professores e perspectivas da formação pedagógica. Documento
-
Formação entre pares: processos e práticas no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na Universidade Federal de Pelotas. Documento
-
Formação inicial de professores de Ciências Biológicas: análise de uma hipótese curricular. Documento
-
Frantz Fanon e os Movimentos Sociais: Com os Olhos Voltados para o Haiti Documento
-
Frantz Fanon e os Movimentos Sociais: com os olhos voltados para o Haiti, mirando o processo pedagógico Documento
-
GESTÃO DA EDUCAÇÃO E CONTROLE DAS PERFORMATIVIDADES NO BRASIL: um estudo do caso do Índice de Desenvolvimento da Educação - IDEB Documento
-
GESTÃO, QUALIDADE E PREMIAÇÃO: o Premio Nacional de Referência em Gestão Escolar numa escola pública municipal Documento
-
GINÁSIO SANTA MARGARIDA: Um estudo sobre a gênese e a consolidação de uma instituição escolar anglicana de ensino na cidade de Pelotas Documento
-
GLOBALIZAÇÃO, FRONTEIRA E EDUCAÇÃO: O LUGAR DO LIVRO DIDÁTICO - Estudo comparado entre as cidades fronteiriças Chuí-Brasil e Chuy-Uruguay Documento
-
Gestão Democrática da Educação na rede pública municipal de Pelotas: experiências de democracia participativa. Documento
-
Gestão da Educação e Controle das Performatividades no Brasil: um estudo do caso do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB Documento
-
Gestão democrática da educação na rede pública municipal de ensino: experiências de democracia participativa Documento
-
Governamentalidade neoliberal, educação e modos de subjetivação: o discurso do ENEM Documento
-
Guardiãs da memória escolar: a preservação da História da Educação em duas cidades gaúchas nas primeiras décadas do século XXI. Documento
-
Gymnasio Pelotense, Colégio Municipal Pelotense a concretização do ideal maçônico no campo educacional Documento
-
Gênero e Docência Masculina: como se constitui o professor homem dos anos iniciais Documento
-
Gênero e sindicalismo docente: uma análise da produção acadêmica na pós-graduação Documento
-
Hannah Arendt e Paulo Freire: a Educação e o Compromisso com a Conservação e a Transformação do Mundo. Documento
-
Hannah Arendt e a crise da modernidade: senso comum e educação. Documento
-
Heróis/Heroínas Surdos Brasileiros: busca de significados na comunidade surda gaúcha Documento
-
História da Educação no Rio Grande do Sul, Maçonaria e Igreja Anglicana: algumas Imbricações, Contradições e Paradoxos (1901 - 1970) Documento
-
História de vida de mulheres idosas: um novo espaço de aprendizagem - UNATI/UFPel Documento
-
História de vida de professoras: analisando escritas autobiográficas de professoras em formação Documento
-
História e Sociologia das Práticas de Leitura: a trajetória de seis leitores oriundos do meio rural Documento
-
Histórias de práticas de leitura de professoras: o estudo de três casos de professoras leitoras Documento
-
Histórias de práticas de leitura de professores: o estudo de três casos de professoras-leitoras Documento
-
Histórias e memórias da professora e autora de livros didáticos Nelly Cunha (1920-1999). Documento
-
Homens na Educação Infantil: o que pensam as diretoras sobre isso? Documento
-
IDENTIDADE E FORMAÇÃO DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS: REFLEXÕES ACERCA DAS VISÕES DE PROFESSORES BACHARÉIS. Documento
-
IMAGENS E QUESTÕES DE GÊNERO NO CURRÍCULO - UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE ARTES VISUAIS Documento
-
IMAGINÁRIO E AVALIAÇÃO: as representações simbólicas do professor no ato de avaliar Documento
-
IMAGINÁRIO, MEMÓRIA E HISTÓRIAS DE VIDA: narrativas biográficas de egressas do asilo de órfãs Felisbina Leivas Documento
-
INSTAGRAM: PRODUÇÃO DE IMAGENS, CULTURA MOBILE E SEUS POSSÍVEIS REFLEXOS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. Documento
-
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE PELOTAS: um estudo sobre a origem, a constituição e a administração de um lugar de memória Documento
-
INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA EXPERIÊNCIA INTEGRADORA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO RECORRENTE DE ESCOLARIZAÇÃO; Um estudo no Centro Federal de Educação Tecnológica-CEFET-RS e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bibiano de Almeida Documento
-
Idéias pedagógicas de Rogers em vivência no Colégio Salis Goulart (Pelotas/RS), 1983-1984: uma análise histórica Documento
-
Imagens de uma jornada: uma leitura da formação do artista-cantor Documento
-
Imagens e discursos sobre violência de gênero à mulher: os corredores de uma Faculdade de Direito como lugar de produção/transformação do currículo. Documento
-
Imagens embriagadas: a cruzada das crianças - Barbárie e reencantamento do mundo. Documento
-
Imaginário das Mães-Mulheres que se Corporificam na Dança da Professora Negra Documento
-
Imaginários Fermentadores nas Rodas de Capoeira Angola do Accara: Elementos de uma Educação Circular. Documento
-
Imagética musical: aspectos constitutivos e mecanismos de funcionamento na criação de solos instrumentais Documento
-
Implantação e desenvolvimento da formação continuada dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE/RS) nos (inter)ditos dos professores formadores Documento
-
Implicações da Organização Curricular na Construção da Identidade Profissional: um estudo sobre o currículo do Curso de Pedagogia da FURG. Documento
-
Inclusão do estudante com necessidade educacional especial na rede regular de ensino em Pelotas RS: Limites e Possibilidades Documento
-
Inclusão nas aulas de educação física: reflexões a partir da prática pedagógica de um professor iniciante. Documento
-
Influências fonológicas na aquisição da escrita do português por crianças bilíngues- pomerano/português. Documento
-
Informática e ensino de projeto: as novas tecnologias digitais no currículo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel Documento
-
Instituições e práticas escolares como representações de modernidade em Pelotas (1910 e 1930): imagens e imprensa Documento
-
Intencionalidade, necessidade, ou desinteresse pela formação pedagógica: O caso dos professores do Instituto Federal Sul-rio-grandense Documento
-
Interações de professores com as tecnologias móveis e sem fio em contexto de formação continuada. Documento
-
Interações discursivas sobre perfis, mudanças e evoluções conceituais no ensino de ciências. Documento
-
Interculturalidade, Currículo e Constituição de Sujeitos Outros: sobre a presença e permanência de fronteiriços uruguaios nas escolas de Jaguarão/RS. Documento
-
Intervenção Pedagógica Ancorada na Autorregulação da Aprendizagem com Foco em Produção de Textos no Ciclo de alfabetização. Documento
-
Invenção e criação: o que pode o design e seu ensino? Documento
-
Investigação-ação numa experiência integradora de educação profissional para jovens e adultos em situação recorrente de escolarização. Documento
-
JOVENS E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES: VIDAS NA FESTA, VIDAS NA ESCOLA Documento
-
Jogo e educação infantil: contribuições da hermenêutica filosófica de Gadamer Documento
-
Jovens, Chat e Escola: As relações que emergem desse contexto Documento
-
Jovens,Chats e Escolas. As relações que emergem desse contexto Documento
-
LA DISCIPLINA CRÍTICA DE LOS SABERES COMO ESPACIO FILOSÓFICO: UNA FUNDAMENTACIÓN A PARTIR DE THEODOR ADORNO Documento
-
LEITURA DELEITE E FORMAÇÃO DOCENTE NO PNAIC: O SABER PELO PRAZER Documento
-
LEOPOLDO GOTUZZO E A CONSTITUIÇÃO DO MALG (1887 - 1986) Documento
-
La disciplina "critica de los saberes" como espacio de reflexión filosófica: una fundamentación a partir de Theodor Adorno Documento
-
Licenciatura em Letras Línguas Adicionais Inglês e Espanhol: a recontextualização das políticas curriculares de formação de professores Documento
-
Limiares trágicos da formação: riscos na experimentação docente de uma escrita Documento
-
Literatura e Cinema em sala de aula de Língua Portuguesa: - os efeitos sobre a leitura e a produção textual dos alunos Documento
-
Literatura surda: o que sinalizam professores surdos sobre livros digitais em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS Documento
-
Livro didático de matemática: uma abordagem histórica (1943-1995). Documento
-
Livros e leitura na cidade de Pelotas-RS no final do século XIX: um estudo através dos jornais pelotenses (1875-1900). Documento
-
Língua Materna e os argumentos históricos Documento
-
METODOLOGIA DE PROJETOS: VIVÊNCIAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E COLABORAÇÃO NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA Documento
-
MOMENTOS PEDAGÓGICOS: APRENDENDO (N) A PRÁTICA DOCENTE Documento
-
Mapeando a relação dialógica entre a comunidade e a escola: o caso do loteamento Dunas. Documento
-
Mapeando a relação dialógica entre a escola e a comunidade: O Caso do Loteamento Dunas Documento
-
Marcas (auto) formadoras e interlocuções com as personagens do teatro na Constituição da artista-professora que sou: reflexões à formação Documento
-
Marx e Foucault: ideologia como dispositivo biopolítico Documento
-
Marx e Freire: a exploração e a opressão nos processos de formação humana Documento
-
Memória e Narrativas Surdas: O que sinalizam as professoras sobre sua formação? Documento
-
Memórias das práticas escolares de Educação Física no curso de Magistério do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil (Pelotas/RS, década de 1970) Documento
-
Memórias e Histórias de Emancipação: Movimento Educacional gerado através do Programa Alfabetização Solidária em Monte Santo - BA Documento
-
Metodologia de projetos: vivências, resoluções de problemas e colaboração na experiência educativa. Documento
-
Meu Design Meu Desígnio (Educação e Arte como Prática) Documento
-
Minha palavra vale um tiro. eu tenho muita munição: movimento Hip Hop e a fabricação de identidades. Documento
-
Minhas Experienciações no Espaço Tempo da Sala de Aula: é possível integrar os saberes? Em que condições? Documento
-
Missão de estudos ao Uruguai: mudanças no sistema de ensino do Rio Grande do Sul (1913-1927) Documento
-
Modelagem Computacional Semiquantitativa de Sistemas Físicos, uma experiência no Ensino Médio Documento
-
Modos de Gestão e Processo de Trabalho Docente na Educação Infantil da Região Sul do Rio Grande do Sul. Documento
-
Modos de endereçamento no currículo: construindo femilidades e sexualidades no recreio escolar Documento
-
Modos de endereçamento no currículo: construindo feminilidades e sexualidades no recreio escolar. Documento
-
Modos de ler o impresso: múltiplas escritas de leitores de Erico Verissimo na internet Documento
-
Modos de subjetivação em funcionamento nos discursos curriculares de Escolas de Surdos: o cidadão de direitos, o indivíduo não incapacitado e o sujeito-aluno. Documento
-
Movimentos discursivos na produção de currículo da educação profissional para jovens e adultos no Instituto Federal de Educação Farroupilha. Documento
-
Muitas histórias são importantes ? releituras de vida e tensionamentos epistemológicos Documento
-
Mulheres em Imagens sob os olhares de Meninos e Meninas:Uma trama formada por Artes Visuais, Educação e Gênero Documento
-
Mulheres em imagens sob os olhares de meninos e meninas: uma trama formada por artes visuais, educação e gênero. Documento
-
Mãos que falam da construção das identidades surdas na escola ouvinte. Documento
-
Mãos regendo sons, formando vidas: o exercício da educação musical do professor e maestro Norberto Nogueira Soares em Pelotas (1940 – 1970). Documento
-
NARRATIVAS SURDAS: EXPERIÊNCIAS NA COMUNIDADE E NA CULTURA SURDA E A CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES Documento
-
NAVEGANDO NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E NAS REDES DIALÓGICAS QUE A CONSTITUEM: COM A PALAVRA OS SUJEITOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Documento
-
NO MEIO DO CAMINHO: ENTRE O DISCURSO ADOLESCENTE E A NORMA Documento
-
Narrativa de Minha Professoralidade à Luz do Construtivismo, da Psicologia Sócio-Histórica e do Pós- Modernismo. Documento
-
Narrativas Autobiográficas da Experiência Estética para si e o outro: Memórias em Mosaicos do Projeto Mobilizar-te Documento
-
Narrativas auto(hetero)biográficas e processos de autorregulação em comunidade de aprendizagem com estudantes de Sociologia em Residência Pedagógica, na UFPel. Documento
-
Narrativas de educação e resistência: a prática popular griô de Dona Sirley Documento
-
Narrativas dos surdos idosos: subjetividade e vínculos culturais. Documento
-
Narrativas e Trajetórias de Egressas de Escolas Normais em Pelotas, RS no período do Governo de Leonel Brizola (1959-1963) Documento
-
Narrativas e imaginários de professoras readaptadas : rumo a uma pedagogia da observância Documento
-
Narrativas entrelaçadas: conversando sobre leituras e lembranças de escola com mulheres que se "encontram" em um salão de beleza de cultura afro. Documento
-
Narrativas quilombolas: outras histórias e pedagogias. Documento
-
Navegando no Imaginário do Oceano Samba: as rodas de samba como microcosmos sociais constituem-se como potencial formador humano? Documento
-
Navegando no universo da Educação a Distância e nas redes dialógicas que a consttuem: com a palavra as alunas do Curso de Formação Docente em Educação Especial da UFSM Documento
-
Neoliberalismo e a Educação nas Relações de Poder Glocais Documento
-
Nican Mopohua: o espaço-tempo devaneio na escrita do cinema Documento
-
Novas tecnologias computacionais no processo de ensino e aprendizagem em um curso de Arquitetura e Urbanismo: desvelando estratégias. Documento
-
Novos Sentidos das Políticas Curriculares para a Educação Profissional no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Documento
-
NÃO ESTÃO NA ESCOLA? Um estudo sobre a evasão na Educação de Jovens e Adultos nos Anos Iniciais na Rede Municipal de Pelotas Documento
-
Não Somos Iguais, estamos diferentes: Representações da Memória através da Obra de Reinata Sadimba Documento
-
O lugar da afetividade na sala de aula: leituras e contribuições do imaginário na voz dos alunos. Documento
-
O "Método da Abelhinha" em Pelotas: contribuições à História da Alfabetização (1965-2007) Documento
-
O Almanaque do Globo: o primeiro veículo de comunicação impressa da Livraria do Globo como processo de difusão da cultura de almanaque no Rio Grande do Sul (1917-1933) Documento
-
O Asilo de Órfãs Saõ Benedito em Pelotas - RS (as primeiras décadas do século XX): trajetória educativa-institucional Documento
-
O BAÚ DOS MEUS GUARDADOS: IMAGINÁRIOS E LEMBRANÇAS DAS PRIMEIRAS VIVÊNCIAS ESCOLARES Documento
-
O BILINGUISMO PORTUGUÊS/POLONÊS NA CONSTITUIÇÃO DISPOSICIONAL E NA PRÁTICA: PERFIS SOCIOLÓGICOS DE CINCO DESCENDENTES DE POLONESES NO MUNICÍPIO DE DOM FELICIANO/ RS. Documento
-
O Brincar do Ponto de Vista das Crianças: uma análise das dissertações e teses da CAPES (2007 a 2012) Documento
-
O CONCEITO DE EMANCIPAÇÃO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ANPEd: UM ESTUDO ANCORADO NA PERSPECTIVA MARXIANA. Documento
-
O CRACK NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DA DROGA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS Documento
-
O CURRÍCULO COMO PRODUTOR DE IDENTIDADE E DE DIFERENÇA: EFEITOS NA FRONTEIRA BRASIL-URUGUAY Documento
-
O Conceito Filosófico de Natureza como Fundamento da Educação Ambiental: uma contribuição para a melhoria da Saúde Pública Documento
-
O Conhecimento Matemático: um novo ângulo, um outro olhar... Documento
-
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA ÓTICA DE EGRESSOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Documento
-
O EU e o Outro na sala de aula: ocultando e revelando MÁSCARAS. Documento
-
O Ensino Médio Politécnico na região de Rio Grande-RS (2012 a 2016): análise desde os pressupostos marxianos e histórico-práticos da Politecnia Documento
-
O Ensino privado em Pelotas-RS na Propaganda Impressa: séculos XIX, XX, XXI Documento
-
O Estado Liberal de Direito e suas influências sobre o caráter educativo dos movimentos sociais: as ações do ANDES-SN frente à reforma da Previdência Social de 2003 Documento
-
O Estágio Obrigatório na Pedagogia a Distância: caminhos e horizontes formativos das universidades federais do Rio Grande do Sul Documento
-
O Facebook nas práticas educativas contemporâneas: interações de alunos e professores no Ensino Médio. Documento
-
O Fio da Infância na Trama da História: um estudo sobre as significações de infância e educação infantil na Pelotas do final do século XIX (1875-1900) Documento
-
O GAÚCHO, A DOMINAÇÃO MASCULINA E A EDUCAÇÃO NA FRONTEIRA SUL-RIO-GRANDENSE: O PASSADO NO PRESENTE Documento
-
O Gaúcho, a Dominação Masculina e a Educação na Fronteira Sul-Riograndense: o Passado no Presente Documento
-
O Horizonbte da Linguagem Documento
-
O IMPACTO DAS REESTRUTURAÇÕES PRODUTIVAS E EDUCACIONAIS SOBRE O TRABALHO E A IDENTIDADE DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO DO CEFET-RS Documento
-
O Impacto das Reestruturações Produtivas e Educacacionais sobre o Trabalho e a Identidade Docente: um estudo de caso do CEFET-RS Documento
-
O Jogo com regras explicitas pode ser um instrumento para o sucesso ded estudantes com história de fracasso escolar? Documento
-
O Jornal Escolar: escrita e pensamento. Documento
-
O Loteamento Dunas e sua microfísica de poder Documento
-
O NÍVEL DE REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO ORTOGRÁFICO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS Documento
-
O PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANA NO PENSAMENTO DE ANTONIO GRAMSCI: POLÍTICA, CULTURA E TRABALHO Documento
-
O Patronato Agrícola Visconde da Graça em Pelotas, RS (1923-1934): gênese e práticas educativas Documento
-
O Plano de Desenvolvimento da Escola como Política Educacional para a melhoria da qualidade de Ensino: um estudo em duas unidades escolares do Município de Jataí-GO. Documento
-
O Potencial educativo do Principio Responsabilidade para pensar a civilização tecnológica:Uma proposta Jonasiana Documento
-
O Processo de Construção de Vinculos: Um estudo sobre a relação do Professor com seus Alunos Documento
-
O Professor Biólogo: Sentidos Privilegiados para a Formação do Licenciado em Ciências Biológicas da UFPel Documento
-
O Programa Mais Educação e a Educação Integral na escola pública: uma análise a partir da perspectiva de formação onilateral Documento
-
O Programa de Pesquisa de Lakatos e sua contribuição para a formação docente: fundamentos para o núcleo estruturante da interculturalidade triangular Documento
-
O Programa do Livro Didático para o Ensino Fundamental do Instituto Nacional do Livro ? PLIDEF/INL (1971-1976): um estudo sobre as condições históricas e sociais e as paradas em jogo no campo Documento
-
O RESGATE HISTÓRICO DA FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA, À LUZ DO DECRETO 2.208/97: UM ESTUDO DO PERFIL SOCIOECONOMICO DOALUNO DO CEFET-RS. Documento
-
O Rito da Confirmação Luterana e o Processo Escolar dos Pomeranos na Serra dos Tapes - RS (1938-1971). Documento
-
O SABER DO DESENHO E O ENSINO DE ARQUITETURA: RELAÇÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Documento
-
O Ser/Tornar-se Compositor(a) em âmbito universitário: a reciprocidade entre Personagem Compositor, Ethos Institucional e Artesanato Composicional. Documento
-
O Sínodo de Missouri e a educação pomerana em Pelotas e São Lourenço do Sul nas primeiras décadas do século XX: identidade e cultura escolar. Documento
-
O Trabalho docente na Universidade: perfil político universitário na percepção de membros de direções sindicais da ADUFPel Documento
-
O acesso ao ensino superior e o SiSU: as implicações dos perfis dos estudantes no ingresso, na permanência e na qualidade da formação. Documento
-
O autor-criador e o(s) outro(s): a estética da vida na escrita de diários de irmãos agricultores Documento
-
O caminho pós entre as árvores - A busca das significações do cotidiano da escola Documento
-
O campo da Educação Alimentar e Nutricional no espaço escolar e a formação do nutricionista: O que revelam os currículos e a prática pedagógica na universidade? Documento
-
O construcionismo e o desenvolvimento da cooperação, da autonomia e da auto-estima Documento
-
O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico Documento
-
O desenho infantil na prática pedagógica de professores de educação básica: das vivências às valorizações. Documento
-
O desenvolvimento dos conceitos científicos de Mecânica por alunos do curso de licenciatura em física : uma intervenção pedagógica alicerçada na teoria histórico-cultural da atividade e nas estratégias da autorregulação da aprendizagem Documento
-
O ditongo nasal em dados de escrita inicial Documento
-
O ensino feminino priivado em Pelotas/RS, através dos anúncios dos jornais (1875-1890) Documento
-
O ensino da Língua Espanhola na Educação Especial: formação docente e aprendizagem de pessoas com Deficiência Intelectual. Documento
-
O ensino da geografia nos anos finais do ensino fundamental e a educação do campo: estudo de caso no município de Canguçu/RS. Documento
-
O ensino da língua estrangeira na educação de surdos: recontextualização dos discursos pedagógicos em práticas de professores de alunos surdos Documento
-
O ensino privado feminino em Pelotas no século XIX através dos anuncios dos jornais pelotenses (1875-1890) Documento
-
O entorno da escola rural Astrogildo Pereira da Costa como constitutivo da construção curricular da escola. Documento
-
O escrever e o fotografar de quem aprende: currículo, experiência, artes visuais Documento
-
O esplendor das Rosas na Universidade e na Escola Básica: as (trans)formações prático-teóricas e suas repercussões no desenvolvimento profissional de docentes alfabetizadora Documento
-
O estágio na formação de professores presencial e a distância: a experiência do curso de matemática da UFPel Documento
-
O exercício do filosofar como caminho para a formação humana: uma hermenêutica da obra de Jean-Jacques Rousseau para pensar o Ensino de Filosofia. Documento
-
O imaginário como mística do ensino em Sociologia: sobre a "atenção imaginante" nas narrativas visuais de Bagé Documento
-
O imaginário e os “meios-caminhos” na educação de professores leitores: o lido e o contado formando formadores. Documento
-
O impacto dos rótulos no processo de produção de subjetivação dos estudantes rotulados Documento
-
O letramento como rede: uma experiência na educação infantil Documento
-
O letramento como rede: uma experência na educação infantil. Documento
-
O lido e o contato formando formadores: o imaginário e os "meios-caminhos" na Educação Documento
-
O nível de representação do conhecimento ortográfico de professores dos anos iniciais Documento
-
O papel da escola com a formação inicial do professor no momento de estágio: limites, desafios e perspectivas Documento
-
O papel desempenhado pela Livraria Universal na cidade de Pelotas no período de 1887 a 1934. Documento
-
O papel político do trabalho docente e a justiça social no Instituto Federal Farroupilha em tempos de educação neoliberal. Documento
-
O período preparatório da alfabetização em cadernos escolares de alunos. Documento
-
O potencial inovador de ações extensionistas refletido nas práticas de docentes de cursos de graduação da UVA Documento
-
O processo de construção de uma proposta pedagógica: a experiência da educação infantil do CAIC Documento
-
O processo e o significado de elaborar princípios de convivência- Do trabalho coletivo à humanização: diálogos com Paulo Freire Documento
-
O professor no curso de Tecnologia em Design de Moda: o conhecimento específico e a formação pedagógica para o exercício da docência. Documento
-
O projeto de formação de professores do Curso de Dança-Licenciatura da UFPEL: uma trajetória em movimento Documento
-
O que a universidade pode fazer por nós?" desenvolvendo ações colaborativas com as pessoas da comunidade e professores no processo de construção de uma escola pública no assentamento rural Conquista do Jaguarão - Aceguá, RS. Documento
-
O que há de especial na educação: o processo de inclusão em uma escola pública Documento
-
O que o currículo de Letras LIBRAS ensina sobre a literatura surda. Documento
-
O que sinalizam os professores surdos sobre Literatura Surda em livros digitais. Documento
-
O que é ser professor: imagem e memória na construção da profissionalidade docente. Documento
-
O resgate histórico da função social da educação profissional brasileira, à luz do decreto 2.208/97: um estudo do perfil sócio econômico do aluno do CEFET-RS Documento
-
O significado do saber pedagógico no ensino superior: um estudo específico do professor-arquiteto Documento
-
O sujeito da educação : possibilidades formativas da racionalidade (auto)biográfica. Documento
-
O uso do vídeo como recurso de ensino e aprendizagem da Física Documento
-
O uso da informática no ensino de Física de nível médio Documento
-
O uso da tecnologia de informação e comunicação, no ensino, por professores universitários. Documento
-
O uso de cartilhas no processo de alfabetização : um estudo a partir de cadernos de planejamento de uma professora (1983-2000) Documento
-
O “artesanato de si” de mulheres assentadas do MST: um processo político pedagógico feminista pelo viés da educação popular. Documento
-
OQUIMBALAUE: Negra sim! Negra sou! Escrita, teatro, resistência e educação. Documento
-
OS ALUNOS NÃO SÃO MAIS OS MESMOS. A ESCOLA TAMBÉM...POSE NÃO SER! Do pátio à calçada:construindo uma Escola sem violência Documento
-
OS PROCESSOS EDUCATIVOS NO TRABALHO DE COLETA E SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA CIDADE DE PELOTAS/RSOS PROCESSOS EDUCATIVOS NO TRABALHO DE COLETA E SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA CIDADE DE PELOTAS/RS Documento
-
OS VÍNCULOS AFETIVOS NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL: LEITURAS DE UMA PROFESSORA COM AS LENTES DO IMAGINÁRIO. Documento
-
Obra-Aula: processos, procedimentos e criação de uma docência passarinhar. Documento
-
Oficina de Diversidade: problematizando as relações de gênero no espaço escolar Documento
-
Oficina de Jogos Teatrais e suas repercussões em escolares Documento
-
Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares Documento
-
Oficinas de memória culinária: práticas educativas entre ler, escrever, cozinhar Documento
-
Olhares distraídos, corpos pulsantes: ensino de arte e a constituição do corpo. Documento
-
Opapel da Escola com a formação inicial do professor no momento de estágio: limites, desafios e perspectivas Documento
-
Os Imaginários e os Trajetos Formativos de Professores iniciantes de Matemática Documento
-
Os bebês, as crianças bem pequenas e a natureza na educação infantil: achadouros contemporâneos. Documento
-
Os encontros dos corpos e a força do pensamento na composição de outros em mim: a gente continua a nossa vida e a nossa morte Documento
-
Os impactos da agenda conservadora na docência no ensino médio: o caso do Câmpus Pelotas - Visconde da Graça - IFSUL. Documento
-
Os movimentos de participação construídos por e entre bebês e crianças maiores em uma turma de berçário. Documento
-
Os movimentos de recontextualização da Política Compromisso Todos Pela Educação na gestão do Plano de Ações Articuladas (PAR) e seus efeitos: um estudo de caso no município de Pinheiro Machado (RS) Documento
-
Os movimentos de recontextualização da Política Compromisso Todos pela Educação na gestão do Plano de Ações Articuladas (PAR): um Estudo de Caso no município de Pinheiro Machado (RS) Documento
-
Os processos de permanência dos estudantes do PROEJA do IFSul, Campus Pelotas. Documento
-
Os processos de permanência dos estudantes do Proeja do IFsul/Pelotas Documento
-
Os reflexos da performatividade no trabalho docente e suas causas no processo de formação dos alunos das escolas públicas municipais de Vilhena-RO Documento
-
Os saberes docentes na tutoria em Educação a Distância Documento
-
Os saberes formadores e (auto) formadores: refletindo a professora que eu negava em mim Documento
-
PASSEIOS ESQUIZOS: CINEMA, FILOSOFIA, EDUCAÇÃO. Documento
-
PEDAGOGIA DA ALTERIDADE: O ENSINO COMO ACOLHIMENTO ÉTICO DO OUTRO E ONDIÇÃO CRÍTICA DO SABER EM LEVINAS Documento
-
PELO SENTIDO DA VISTA: UM OLHAR GAY NA ESCOLA Documento
-
PIBID I/UFPel: oficinas pedagógicas que contribuíram para a autorregulação da aprendizagem e formação docente das bolsistas de matemática Documento
-
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014 ? 2024): POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
POLÍTICAS CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DEMANDAS, ANTAGONISMOS E DISPUTAS POR HEGEMONIA Documento
-
POLÍTICAS DE EXPANSÃO E DE REGULAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E A OTIMIZAÇÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: REVERBERAÇÕES NA UFPEL Documento
-
POLÍTICAS INCLUSIVAS: desafios à prática e à identidade docente Documento
-
POR ENTRE ENCONTROS E SABERES: a formação docente em diálogo com o "Poder Escolar" e o pensamento freiriano Documento
-
POR UM FEMINISMO PIRATA: CARTOGRAFIAS DE QUALQUER MULHER NO FACEBOOK Documento
-
POR UMA PEDAGOGIA CIDADÃ, INTEGRANDO: ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE Documento
-
PRAZER EM CONHECÊ-LA HISTÓRIA. . . DA VIDA, DA ARTE: Reflexões sobre o processo de Ensino/Aprendizagem. Documento
-
PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO INTERPELADO PELAS MARCAS IDENTITÁRIAS DE RAÇA, CLASSE E SEXUALIDADE Documento
-
PROCESSOS E DEVIRES CRIADORES: ESPECULAÇÕES DE UMA PROFESSORA-ARTISTA Documento
-
PROEJA: Um dispositivo de governamentalidade produzindo posições de sujeito Documento
-
PROFESSOR, QUAL É A SUA CONCEPÇÃO EPISTEMOLÓGICA? UM ESTUDO SOBRE AS BASES EPISTEMOLÓGICAS DA PRÁTICA DOCENTE Documento
-
PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: um estudo sobre o processo inclusivo na profissionalização de estudantes com necessidades educacionais específicas. Documento
-
Participação e relações interculturais entre meninas e meninos e suas professoras em contexto escolar. Documento
-
Patriarcado, cultura visual e formação docente: reflexões e narrativas de professoras de Artes Visuais. Documento
-
Paulo Freire - compositor de muitos destinos: Tambor de todos os hinos? um estudo de múltiplos casos de ONGs brasileiras atuantes na educação não-formal que se reivindicam freirianas Documento
-
Paulo Freire e Milton Santos: Fundamentos para uma Pedagogia do Espaço Documento
-
Paulo Freire e o PDE do Governo Lula : bem mais que simples coincidências Documento
-
Pedagogia Social em Pestalozzi: Teoria e Prática Pedagógica Documento
-
Pedagogia amordaçada: uma ruptura na rede da vida? Documento
-
Pedagogia batuqueira: comida, religião e educação. Documento
-
Pedagogia da Alteridade: o ensino como acolhimento ético do Outro e condição crítica do saber em Levinas Documento
-
Percepção de egressos do curso de fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que atuam na área da saúde pública sobre as possíveis contribuições dos estágios supervisionados comunitários para a sua prática profissional Documento
-
Percepção de professores sobre os desafios e possibilidades de implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI) para alunos com autismo. Documento
-
Percepção e conhecimento linguístico na aquisição da escrita do português por crianças bilíngues (pomerano/português) Documento
-
Perfomatividade e seus efeitos sobre o Trabalho Docente: análises em duas escolas da rede pública de Ensino Médio de Pelotas/RS Documento
-
Plano Educacional Individualizado e tecnologia: Contribuições na práxis educacional para a inclusão de alunos com autismo Documento
-
Políticas Educacionais e Políticas de Responsabilização: efeitos sobre o trabalho docente, currículo e gestão Documento
-
Políticas Educativas, Avaliação e Trabalho Docente: o caso de um programa de intervenção pedagógica no Rio Grande do Sul. Documento
-
Políticas LGBT+ em sindicatos de trabalhadoras/es em educação. Documento
-
Políticas Públicas de Educação Infantil no/do Campo no Brasil : 1988 a 2014. Documento
-
Políticas Públicas de Formação Continuada de Professores para atuar na Educação a Distância/UAB: realidades e desafios no IFSul Documento
-
Políticas curriculares no ensino médio e suas implicações no trabalho dos professores: o caso da Escola Estadual Bom Conselho, Silveira Martins – RS. Documento
-
Políticas educativas, avaliação e trabalho docente:o caso de um programa de intervenção pedagógica no RS Documento
-
Políticas locais para a educação infantil: análise da regulamentação e efetividade das políticas para as crianças de zero a três anos na cidade de Pelotas/RS Documento
-
Políticas públicas para a educação profissional: um estudo do curso técnico em administração da rede e-Tec Brasil no CAVG Documento
-
Por uma Razão Sensível: o método e a imaginação criadora no design industrial Documento
-
Por uma infância simbólico-cultural: um grupo macrossocial como testemunha simbólica de uma época. Documento
-
Possibilidade de inovação na formação de professores de séries iniciais na Matemática Documento
-
Possibilidade de inovação na formação de professors de séries iniciais na matemática Documento
-
Possibilidades da escola de surdos: a defesa da escola como encontro com o mundo Documento
-
Prazer em Conhecê-la história da arte ... História da vida Documento
-
Processo de Organização da Escola Infantil João Guimarães Rosa numa perspectiva pública, estatal e popular Documento
-
Processo de recontextualização da política de democratização da gestão: os olhares das equipes gestoras de duas escolas públicas municipais de Jaguarão Documento
-
Processos de uma Experiência de Docência: Ensinando e Aprendendo a ser Professor de Música. Documento
-
Produção teórica e teorização em educação a partir da ANPED Documento
-
Prof. Ênnio Amaral: Personagem Histórico na Educação Profissional. Marco em Extensão, Pesquisa e ensino da Escola Técnica Federal de Pelotas Documento
-
Professor Aprendiz: a construção da prática na prática ou a construção da professoralidade. Documento
-
Professor do ensino superior : discutindo as necessidades de formação pedagógica Documento
-
Professor Ênnio Amaral Marco em extensão, pesquisa e ensino na Escola Técnica Federal de Pelotas ETFPEL Uma história de vida ligada à Educação Profissional Documento
-
Professoras de sucesso do IEEAB-1980/2000:uma história que precisa ser contada Documento
-
Professoras das Escolas Municipais de Educação Infantil de Pelotas: identidades em construção Documento
-
Professoras de sucesso do IEEAB - 1980/2000: uma história que precisa ser contada Documento
-
Professoras iniciantes nos anos iniciais: saberes e práticas como perspectiva articuladora para a sua constituição docente. Documento
-
Professores e a utilização das tecnologias digitais interativas: perspectivas para a sala de aula Documento
-
Professores formadores e licenciados em matemática: o enatuar sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais em uma rede fechada de conversações Documento
-
Professores formadores: discursos que produzem o currículo e a conduta docente. Documento
-
Professores leigos em escolas rurais: trajetórias de vida profissional de um passado (re)visitado. Documento
-
Professores que utilizam tecnologias em suas aulas: como expressam situações pedagógicas de suas práticas? Documento
-
Professores? Sim! Os saberes docentes e os professores da Educação Profissional Documento
-
Profissionalização e Educação Especial - Um estudo sobre o processo inclusivo na profissionalização de estudantes com necessidades educacionais específicas Documento
-
Programas de Pós-Graduação na Área das Ciências Biológicas: problematizando o espaço e o lugar da formação e do pensar para e sobre a docência universitária. Documento
-
Projetando Interfaces Colaborativas para Comunidades Virtuais de Professores Documento
-
Projeto Político Pedagógico - Nexos, Articulações..Construções Documento
-
Projeto Político Pedagógico em Ação : discutindo a emancipação de base freiriana - a voz de educandos do Colégio Municipal Pelotense Documento
-
Proposta de mediação pedagógica em Ciências a partir de uma perspectiva sociocultural Documento
-
Prova Brasil uma estratégia de governamentalidade Documento
-
Prática Pedagógica do Tutor a distância na EaD: um estudo no contexto da Licenciatura em Educação do Campo Documento
-
Prática Pedagógica e Participação das crianças na escola Documento
-
Prática Pedagógica em Arte: os compromissos do professor que forma professoresIlma Passos dI Documento
-
Prática reflexiva realizada no ensino superior: Estratégias de aprendizagem propulsoras para a formação de alunos autorregulado Documento
-
Práticas Educativas do Curso Complementar de uma Escola Particular Católica (Colégio Espírito Santo, Bagé, 1930-1944) Documento
-
Práticas Educativas no Trabalho da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos da Cidade de Pelotas/RS. Documento
-
Práticas Emancipatórias na Escola Pública Documento
-
Práticas bem sucedidas de professores de inglês em escolas públicas: sujeitos singulares, possibilidades plurais Documento
-
Práticas bem sucedidas de professores de inglês em escolas públicas: sujeitos singulares, possibilidades plurais Documento
-
Práticas bem sucedidas de professores de inglês em escolas públicas: sujeitos singulares, possibilidades plurais Documento
-
Práticas de disciplinamento e escolarização: registros fotográficos no cotexto surdo Documento
-
Práticas de leitura literária em uma escola no campo no município de Canguçu/RS. Documento
-
Práticas de ler, ouvir ler e ouvir contar textos literários na escola: uma história registrada em cadernos de planejamento de professoras das séries/anos iniciais (1962 -2017) Documento
-
Práticas docentes com o ensino da língua espanhola nas séries iniciais. Documento
-
Práticas docentes com o ensino de espanhol nas séries iniciais Documento
-
Práticas dos professores universitários na UFPel: utilização das TIC no ensino Documento
-
Práticas tridimensionais como foco de interesse: propiciando a aprendizagem de Geometria por meio de atividades artísticas Documento
-
Publicitário ou professor? Observando a docência desenvolvida em sala de aula. Documento
-
Qualidade das narrativas orais e escritas na alfabetização : o efeito das experiências na educação infantil Documento
-
Qualificação docente: a autorregulação da aprendizagem em prol do ensino da escrita de textos. Documento
-
Quando o extravio é crise : emergência e invisibilidade de um novo sujeito na educação jurídica Documento
-
Quem Dança a Dança? dizeres das/nas licenciaturas sul-rio-grandenses em dança. Documento
-
Quem é o cientista?: do estatuto científico da linguística teórica e da linguística aplicada. Documento
-
RECONTEXTUALIZAÇÃO CURRICULAR EM DOIS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM SAÚDE ? MODALIDADE MULTIPROFISSIONAL, VINCULADOS EM UM HOSPITAL DE ENSINO: UM ESTUDO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE E A MULTIPROFISSIONALIDADE Documento
-
REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, FORMAÇÃO E IDENTIDADE: O Projeto Escola de Fábrica e a construção identitária de jovens trabalhadores Documento
-
RELATOS E REFLEXÕES DE UMA ALFABETIZADORA SOBRE SUA PRÁTICA: TRABALHO COLABORATIVO E HETEROGENEIDADE Documento
-
RELAÇÕES ENTRE INTERESSES, INTERAÇÃO SOCIAL E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. ESTUDO DE CASOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Documento
-
REPRESENTAÇÃO E OBJETIVAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSERES NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO SILVA GAMA NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE Documento
-
REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO DE DOCENTES DO INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Documento
-
Racionalismo X Complexidade:sujeitos que transgridem um estudo de caso Documento
-
Racismo, educação e a construção identitária de jovens negras de uma escola municipal de ensino fundamental Documento
-
Reconhecimento e valorizaçao dos saberes populares em uma turma da EJA: limites e possibilidades Documento
-
Reconhecimento e valorização dos saberes populares na Educação de Jovens e Adultos: limites e possibilidades Documento
-
Recontextualização das Diretrizes Curriculares em um curso jurídico: um estudo de caso. Documento
-
Recontextualização do componente curricular Anatomia Humana Documento
-
Recontextualização do currículo do Curso de Enfermagem da UFPel: do texto à prática Documento
-
Redes de Influência em Mato Grosso - o Estado e as Parcerias Público-Privadas e a Reconfiguração da Política Educacional na Rede Estadual de Ensino. Documento
-
Reflexos no espelho: gênero masculino no magistério Documento
-
Reflexões sobre o uso das mídias, TV, vídeo e fotografia nas aulas de artes visuais Documento
-
Relação Dialógica no processo de formação e (auto)formação na educação a distância: um estudo de caso a partir dos pressupostos freirianos Documento
-
Relação dialógica no processo de autoformação na educação a distância: um estudo a partir de pressupostos freirianos. Documento
-
Relação professor-aluno: interações na disciplina de algoritmos. Documento
-
Relações comunicacionais: uma ferramenta de ensino na universidade? Documento
-
Relações de Poder e Controle no currrículo do Curso de Direito da FURG Documento
-
Relações entre interesses, interação social e a aprendizagem na EaD. Estudo de casos no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas/ RS Documento
-
Relações sociais de Reconhecimento Intersubjetivo Virtual na formação de professores a distância. Documento
-
Representações da docência em romances de Érico Veríssimo: a personagem Clarissa. Documento
-
Representações de leitores e leitoras na série Um Castelo no Pampa, de Luiz Antonio de Assis Brasil Documento
-
Representações sociais de trabalho e suas repercussões na prática pedagógica Documento
-
Reprodução e emancipação - categorias de análise histórico-ontológica de um projeto político-pedagógico: dialogando com a realidade concreta de seus sujeitos Documento
-
Rodoviário na escola: entre a exclusão e a inclusão Documento
-
Rousseau: a educação da mulher e sua formação cívica. Documento
-
SER CIENTISTA: TENSÕES ENTRE GÊNERO E CIÊNCIA Documento
-
SER ESTUDANTE, SENDO DOCENTE: POR QUÊ OS DOCENTES SE QUALIFICAM Documento
-
SOBRE O CURRÍCULO ESCOLAR PARA JOHN DEWEY: Uma leitura a partir de algumas obras Documento
-
Saberes docentes: re-significando os saberes da prática no espaço de trabalho dos professores Documento
-
Saberes e Profissionalização: Uma proposta de qualificação para professores de inglês. Documento
-
Sensibilidade, Trabalho e Formação Humana: o reencontro do ser humano com a natureza, com o outro e consigo mesmo. Documento
-
Sentidos do trabalho docente em meio as disputas por um projeto de escola: dilemas, desafios, entraves, possibilidades Documento
-
Ser estudante, sendo docente: por que os docentes se qualificam? Documento
-
Seu Paulo - a escrita no barro: um Outro Sujeito, um Sujeito Outro, uma Pedagogia Outra, uma Outra Pedagogia. Documento
-
Sexo e amor inquietam a escola: como os professores percebem as manifestações da sexualidade dos alunos? Documento
-
Sites de Redes Sociais e Educação nas contingências do Espaço-tempo: Utilização do Facebook como possibilidade de uma cibercidadania Documento
-
Sobre a dimensão estética do conceito de leitura literária: perspectivas de uma Dialética Negativa. Documento
-
Sobre a fossilização e o papel da atenção no processo de aquisição de inglês como língua estrangeira (um estudo de caso). Documento
-
Sonhos e escrita de pesquisa: Por uma pedagogia da Trama Documento
-
Subjetividade e Redes Sociais na Internet: As relações entre estudantes e professores no contemporâneo Documento
-
Subjetividade jurídica: pedagogia da adaptação e arte do encobrimento em uma racionalidade onde a dúvida é malefício Documento
-
TENDÊNCIAS DAS ATUAIS POLÍTICAS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: RESSIGNIFICAÇÕES NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO Documento
-
Teaching self/ies: A aventura (auto)etnográfica no Estágio Supervisionado em Língua Inglesa Documento
-
Tecendo redes de referências com professores em formação Documento
-
Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação didático-pedagógica de licenciandos da UFPel Documento
-
Tese:PROJETO PRINCIPAL DE EDUCAÇÃO DA AMÉRICA LATINA E CARIBE E PROJETO REGIONAL PARA EDUCAÇÃO: REPERCUSSÕES NA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO BRASIL Documento
-
Tormando Significativo o Ensino da História da Arte: caminhos percorridos na prática Documento
-
Tornando-se professor universitário: os primeiros passos na docência Documento
-
Tornar-se professor de psicologia: encontros com o outro Documento
-
Trabalho Docente: a Construção dos Saberes Profissionais de Docentes da Rede Pública Estadual de Dom Pedrito RS Documento
-
Trabalho docente: a construção dos saberes profissionais de docentes da Rede Pública Estadual de Dom Pedrito - RS. Documento
-
Trabalho e Educação: os coletivos pedagógicos de Makarenko Documento
-
Trabalho e Identidade Docente no Contexto da Reforma Educacional iniciada na década de 1990 Documento
-
Trabalho educação e formação humana no MST: tensionando a forma histórica escolar à luz da pedagogia socialista. Documento
-
Trabalho infantil, categoria invisível na relação escola/trabalho, a serviço da exlusão Documento
-
Trajetórias Escolares de alunos da zona rural: o caso da "Turma de 1ª Série de 1982" da Escola Municipal Humberto Francisco Hettwer" Documento
-
Trajetórias de formação e a construção dos saberes docentes : investigando tempos e espaços formadores a partir da experiência de formação inicial Documento
-
Trajetórias escolares de alunos da zona rural: o caso da "Turma de 1ª série de 1982" da "Escola Municipal Humberto Francisco Hettwer" (Três de Maio, RS) Documento
-
Tramando sonhos: representações e infâncias Documento
-
Táticas e estratégias: uma desconstrução da noção de indisciplina no cotidiano escolar Documento
-
UM ESTUDO SOBRE A SEGMENTAÇÃO NÃO-CONVENCIONAL NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA DE ALUNOS DE EJA Documento
-
UMA TIPOLOGIA DAS LETRAS USADAS NA FASE INICIAL DA ESCOLARIZAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL: A CULTURA GRÁFICA ESCOLAR A PARTIR DE CADERNOS DE ALUNOS (1937-2015) Documento
-
Um Estudo sobre a Leitura e a Escrita no Ciclo de Alfabetização de uma Escola Pública da Cidade de Pelotas – RS Documento
-
Um discurso clandestino sobre sexo na escola. Documento
-
Um estudo sobre a grafia das vogais átonas do português Documento
-
Um estudo sobre o estatuto fonológico dos ditongos variáveis [ aj ] e [ ej ] do PB a partir de dados orais e ortográficos produzidos por crianças de séries iniciais Documento
-
Um estudo sobre os erros motivados pela fonologia na escrita inicial de crianças bilíngues do português-espanhol Documento
-
Um filme invisível - afecção por imagens e produção de sentido como educação de si. Documento
-
Um projeto de ensino em parceria Documento
-
Um salto para o futuro, investigando a experiência de uma escola do ensino fundamental Documento
-
Uma escola intercultural para uma sociedade multicultural Documento
-
Uma experiência de educação colaborativa e continuada com jovens e adultos. Documento
-
Uma face da industrialização pelotense na década de 1970: a gênese da Agência de Treinamento Eraldo Giacobbe Documento
-
Uma face da industrialização pelotense na década de 1970: a gênese da Agência de Treinamento Eraldo Giacobbe, SENAI/Pelotas. Documento
-
Uma missão educativa metodista: o Instituto Porto Alegre – Departamento de Jaguarão 1942-1952. Documento
-
Uma palavra é o nome de cada coisa. Um estudo sobre as percepções de crianças do ciclo de alfabetização acerca da palavra oral e gráfica Documento
-
Uma prática educacional que nasce na fábrica produz uma conscientização e um adestramento a partir de Paulo Freire Documento
-
Uma prática educacional que nasce na fábrica; produz uma conscientização a partir de Paulo Freire Documento
-
Utilização Espontânea da Internet pelo Público Adolescente - Uma pesquisa junto aos estudantes de ensino médio do Colégio Anglicano Santa Margarida. Pelotas - RS Documento
-
Utilização expontânea da internet pelo público adolescente - uma pesquisa junto aos estudantes de ensino médio do Colégio Anglicano Santa Margarida, Pelotas/RS Documento
-
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DA LIBRAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS Documento
-
VISUALIDADES EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DISCUTINDO OS PROCESSOS DE LEITURA E COMPREENSÃO CRÍTICA DE IMAGENS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS Documento
-
Variação Linguistica da Língua Brasileira de sinais no contexto da Educação de surdos Documento
-
Verter a Educação em Arte: Potências do conceito de pedagogia menor para o Ensino de Artes Visuais Documento
-
Vida como obra de arte: arte como obra de vida. Por uma pedagogia das afecçoes Documento
-
Violência e práticas pedagógicas: o que revela o cotidiano escolar Documento
-
Violência escolar : a produção de inquietude na escola Documento
-
Vivências e saberes de estudantes de Pedagogia: um estudo de suas relações com as mídias. Documento
-
Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical. Documento
-
docência em Arte: continuidades e descontinuidades na (re) construção da trajetória profissional Documento
-
história/s, narrativa/s e subjetividade: tecendo um espaço conceitual para a arte de ensinar e aprender histórias Documento
-
o (In)sucesso escolar na Escola Secundária na Ilha do Sal - Cabo Verde Documento
-
Às Sombras da Disciplina Documento
-
É pela arte toda, pela história de vida-As representações da música nas Vivências Griô da Mestra Sirley Amaro Documento
-
“Estudos com os cotidianos” no campo do currículo: as contribuições produzidas pelos pesquisadores brasileiros. Documento
-
“Inclusão é uma utopia”: possibilidades e limites para a inclusão nos anos finais do ensino fundamental – intervenção e interpretação a partir da Teoria Histórico-Cultural da Atividade Documento
-
“Uma dica pra ti... quando a sora fizer brincadeiras tu não vai só brincar... tu vai aprender brincando...” Um estudo sobre o lúdico em roteiros de leitura a partir da prática pedagógica com crianças e professora Documento
Pesquisas
Contato
telefone
-
(53) 3284-5500 Ramal: 5536
endereço de email
Identidade