ENSINO DE QUÍMICA
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM EM SALA DE AULA"
-
"Eletroquímica: Um grande choque" - Webquest para construção de conhecimento de química no ensino médio
-
'A pandemia acabou nos prejudicando de diversas formas': os impactos do ensino remoto emergencial para o ensino de química
-
'DEBEMOS ESTAR ATENTOS Y FUERTES': CONOCER EL GÉNERO Y REALIZAR LA SEXUALIDAD EN LOS ESTUDIOS DE LOS ENCUENTROS NACIONALES EN LA ENSEÑANZA DE LA QUÍMICA
-
: Integrando saberes teóricos e práticos no contexto alimentar: uma oficina didática abordando conteúdos de ácidos e bases no ensino médio
-
?ME AJUDA A ENTENDER?: WEBSITE COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA PROFESSORES NO ENSINO DE QUÍMICA A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
-
?PONTE PRA TUDO!?: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O ENSINAR DA QUÍMICA
-
?É PRECISO ESTARMOS ATENTOS E FORTES?: CONHECENDO GÊNERO E PERFORMATIZANDO SEXUALIDADE NOS ESTUDOS DOS ENCONTROS NACIONAIS NO ENSINO DE QUÍMICA
-
A Abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), na Formação Continuada: Uma Análise em Torno das Concepções CTSA de Professores de Química da Rede Pública Estadual de Ensino do Ceará Lotados em Escolas da SEFOR 2ª Região.
-
A aprendizagem para a pesquisa em um grupo PIBID/Química
-
A argumentação e a construção e crítica do conhecimento por meio de atividades sobre mudanças climáticas
-
A contribuição de um Jogo Didático para alunos privados de Liberdade.
-
A DINÂMICA DO CONTRATO DIDÁTICO NOS MOMENTOS DE ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA BASEADA NA ESTRATÉGIA DE RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
-
A educação ambiental como ferramenta para uma alimentação saudável: experiência em uma ecoescola
-
A Educação Não Formal no Estado de Sergipe: concepções e ações dos profissionais dos cursos de Licenciaturas em Química
-
A energia e suas implicações no ensino-aprendizagem de química
-
A Espectroscopia explicada a partir dos Heróis
-
A experimentação como aporte em atividades por problematização : uma proposta para a significação de conceitos químicos associados à corrosão
-
A experimentação e o ensino de ciências : diferentes abordagens nas aulas de química
-
A história da disciplina escolar contata a parir de objetos educacionais para o ensino de Química do século XX
-
A Interdisciplinaridade na contextualização do conceito de transformação química em um curso de Ciências Biológicas
-
A metodologia ativa POGIL para a compreensão conceitual do equilíbrio químico no ensino médio
-
A Pedagogia de Projetos na Compreensão dos Impactos Socioambientais de Acidentes com Barragens
-
A Presença da Química Quântica em Livros e Recursos Didáticos
-
A PROBLEMATIZAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL DE SABÕES E DETERGENTES: UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
-
A PROIBIÇÃO DAS SACOLAS PLÁSTICAS: UMA PROBLEMÁTICA DESENVOLVIDA EM UM JÚRI SIMULADO NO ENSINO MÉDIO
-
A proposição de perguntas como estratégia para o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Química para o Ensino Médio
-
A qualidade do ar: propostas de trabalho de investigação e alfabetização científica
-
A Significação de Conceitos Químicos: estudo semiótico referente à ação coformadora do Intérprete de Libras em uma sala de aula com surdo.
-
A Tabela Periódica: um recurso para a inclusão de alunos deficientes visuais nas aulas de química
-
A utilização da Química Computacional no Ensino de Química do Ensino Médio
-
Abordagem Contextual no ensino de radioatividade
-
ABORDAGEM CONTEXTUAL NO ÂMBITO DO PROCESSO FORMATIVO DO PIBID
-
Abordagem CTS na formação inicial de professores de Química: uma análise de sequências didáticas
-
ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE QUÍMICA MODERNA (QUÍMICA NUCLEAR) NO ENSINO MÉDIO
-
Abordagem da química verde no ensino de química: a eficiência do ácido nítrico diluído no preparo de amostras de sedimentos
-
ABORDAGEM DA RELAÇÃO CIÊNCIA/TECNOLOGIA/SOCIEDADE NOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA ORGÂNICA EM LIVROS DI´DÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
-
Abordagem de temáticas ambientais no ensino de Química: um olhar sobre textos destinados ao professor da escola básica
-
Ademir de Souza Pereira
-
Adriana Marques de Oliveira Miranda
-
Aglailson Glêdson Cabral de Oliveira
-
Alexandre D. M. Cavagis
-
Alfabetização científica e protagonismo: relação entre alunos da educação de jovens e adultos e do técnico em açúcar e álcool por meio da educação não formal
-
Alfabetização e divulgação científica de química por meio da produção de histórias em quadrinhos
-
Aline Araújo Alves de Oliveira
-
Aline Auxiliadora Tirelli
-
Aluísio Marques da Fonseca
-
Amanda de Sousa Martinez de Freitas
-
Ana Angélica dos Santos Faro
-
Ana Lícia de Melo Silva Brito
-
Andreia Aparecida Cecílio
-
Andriele Coraiola de Souza
-
Antonio da Silva Florencio
-
Antônio Inácio Diniz Júnior
-
Análise da alfabetização científica no ensino de fitoterápicos por meio de uma sequência didática
-
Análise da inserção da argumentação científica em aulas experimentais de química
-
ANÁLISE DE ARGUMENTAÇÃO EM QUÍMICA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM ABP (APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS) ALIADA À EXPERIMENTAÇÃO
-
Análise de aspectos pedagógicos no plano de ensino de uma disciplina de experimentação no ensino de Química
-
Aparecido Antonio Borges Pereira
-
Aplicação da química forense no ensino de química orgânica no ensino médio
-
Aprendizagem Baseada em Equipes em Aulas de Química Orgânica no Ensino Superior: Uma Perspectiva do Estudante
-
Aprendizagens de um Grupo de Futuros(as) Professores(as) de Química na Elaboração de Conteúdos Digitais: Em Face dos Caminhos Abertos pela Lei Federal n° 10.639 de 2003
-
Aproximação do método jigsaw de aprendizagem cooperativa para o ensino de eletroquímica no ensino de química no ensino médio
-
Argumentação e outras práticas epistêmicas em uma sequência de ensino investigativa envolvendo Química Forense
-
Argumentação em uma sequência de ensino investigativa envolvendo química forense
-
Argumentação sociocientífica em torno da implantação de uma usina termoelétrica em Sergipe
-
Arlan de Assis Gonsalves
-
As aulas de química no Curso de Agropecuária do IFPE - Campus Vitória: análise de uma proposta metodológica através da teoria da aprendizagem significativa.
-
As percepções dos discentes sobre seus produtos educacionais elaborados no mestrado profissional em química em rede nacional
-
AS POTENCIALIDADES DE VISITAS A MUSEUS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM QUÍMICA
-
Assimilação do conceito de Estequiometria a partir de uma Unidade potencialmente significativa - UEPS
-
Atividade prática e contextualização contribuindo para o ensino de química na EJA
-
Atuação do professor supervisor em um grupo PIBID/Química
-
AUTOMEDICAÇÃO E A QUÍMICA DO PARACETAMOL
-
AVALIAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE ITUMBIARA-GO
-
AÇUDE DO CAIS: UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO COM ENFOQUE CTS
-
Breno Lima Rodriguez
-
Bárbara Denize Mendes de Morais
-
Caracterização de Textos da Revista Ciência Hoje, Seção o Leitor Pergunta, uma Perspectiva para o Ensino da Química na Educação Básica
-
Carlos Eugenio Rossa
-
CASOS INVESTIGATIVOS PARA LA PROMOÇIÓN DE LA INTERDISCIPLINARIEDAD ENTRE LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS Y LA LITERATURA BRASILEIRA
-
Cinthia das Dores Aguiar
-
Cinthía Maria Felício
-
Cinética Química Software Educacional
-
Claudio Gabriel Lima Junior
-
Cloves Genário Pereira dos Santos Júnior
-
Cláudia Sanches de Melo Aliane
-
Concepções de fenômeno químico de docentes formadores e pós-graduandos das áreas de Química e ensino de Química
-
Concepções de licenciandos de química sobre ciência- tecnologia- sociedade e ensino de C-T-S
-
CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE PROFESSORES DE QUÍMICA - CTSK: Proposta de Modelo Teórico.
-
CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DO ENFOQUE CTS ATRELADO A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
-
Contribuições da Iniciação Científica na apropriação da linguagem científica por alunos de graduação em Química
-
CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA ATINENTES À PRODUÇÃO ESCRITA
-
Contrução de Repositórios computacionais aplicada a Química
-
Correlação entre propriedades, representação e nomenclatura dos compostos orgânicos por meio da experimentação.
-
Cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza: o conhecimento químico na formação de professores de ciências para o ensino fundamental
-
Cynthia Cristina Mendes Pereira
-
Cátia Pereira da Silva
-
David Pereira Faraum Junior
-
Denise Barros de Almeida Barbosa
-
Denise Leal de Castro
-
DESAFIOS SOCIO-CIENTÍFICOSÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS E À INVESTIGAÇÃO TENDO COMO (PRE)TEXTO UM ARTIGO RELATANDO A CONSTRUÇÃO DE UM BIODIGESTOR NUMA ESCOLA DO BRASIL
-
Desenvolvimento da argumentação em uma sequência de ensino investigativa sobre termoelétrica
-
Desenvolvimento de um caso simulado para o ensino de funções orgânicas
-
Desenvolvimento de um jogo didático virtual para o aprendizado do conceito de mol
-
Desenvolvimento do conhecimento prático-profissional no processo de implementação de unidades didáticas multiestratégicas para o ensino de Química no contexto da formação inicial de professores
-
Desvendando a nanotecnologia e a nanociência pelo ensino de química
-
Diana de Meneses Souza
-
Diego Alves Rodrigues
-
DISCUSSÃO FILOSÓFICA ACERCA DOS MODELOS DE LIGAÇÃO QUÍMICA
-
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO, AS DIRETRIZES CURRICULRES E OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
-
DO COMPROMISSO À RESPONSABILIDADE LÚDICA: LUDISMO EM ENSINO DE QUÍMICA NA FORMAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONALIZANTEEnsino de Química na Formação Básica
-
Eduardo da Silva Firmino
-
Educação Ambiental & Ensino de Química: Rodas de Conversa sobre a Importância da Reciclagem do Polímeros para a Economia Circular
-
EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM SURDOS: ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS MEDIADORAS PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS
-
Edvargue Amaro da Silva Junior
-
ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÓRMULAS QUÍMICAS E NOMENCLATURA DE BASES E ÁCIDOSINORGÂNICOSNO ENSINO MÉDIO
-
Elaboração e aplicação de um Dominó Químico para o auxílio no aprendizado de Distribuição Eletrônica
-
Eliene Leandro de Araújo
-
Ellen Cristina Costa da Silva
-
Empreender e educar: a sala de aula invertida no ensino de funções orgânicas
-
Ensido de Estequiometria por Aprendizagem Baseada em Problemas
-
Ensino por investigação e Ciências Forenses: possibilidades para a alfabetização científica
-
Erica Dayane Souza Dias
-
Erika Reyes Molina
-
Estratégias metacognitivas de autoformação de licenciandos em química: o estágio supervisionado no contexto remoto Pandêmico
-
Estratégias para o Ensino de Química: a História da Química num minicurso para os bolsistas do PIBID
-
Estudo da Contribuição de um Clube de Química para a formação do espírito científico.
-
Estudo da Propriedade Antimicrobiana de Especiarias em Filmes de Amido: Uma Proposta Experimental
-
Estudo de caso e sala cooperativa Jigsaw na promoção da aprendizagem de periculosidade de substâncias químicas
-
ESTUDO SOBRE BIODIGESTORES E ENSINO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA: PROPOSIÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO PARA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS
-
ESTUDOS SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS EM ELETROQUÍMICA: UMA REVISÃO
-
Evandro Fortes Rozentalski
-
Everton Vieira da Silva
-
Experimentando e Aprendendo: iniciação Científica para crianças
-
Experiência Fílmica em Sala de Aula: Contato entre Linguagem Cinematográfica e o Ensino de Química
-
Fenômenos elétricos e estrutura da matéria : tecendo relações entre os estudos de Michael Faraday e as concepções dos estudantes
-
Fernando José Rodrigues
-
Flavia Galvão Wandekoken
-
Flávia Luísa Lima Moura
-
Formação Cidadã no Espaço Escolar: Contribuições do Ensino de Química
-
Formação inicial de professores de química da UFRPE : uma análise da construção/mobilização de saberes a docência relativos à perspectiva CTS
-
Formação inicial em química e aulas experimentais : um estudo a partir de um instrumento para a análise da ação docente
-
Forças Intermoleculares
-
Franciele Oliveira Campos da Rocha
-
Fuga! Um jogo de tabuleiro desenvolvido para a revisão de conceitos de Química
-
Gerson dos Santos Estumano
-
Gilmar Pereira de Souza
-
Gladston dos Santos
-
Gustavo Rossoni Ruy
-
Hemerson Henrique Ferreira do Nascimento
-
HISTÓRIA DA QUÍMICA COMO CAMINHO PARA DISCUSSÃO DA MULHER NA CIÊNCIA
-
HQs no ensino de Química
-
IMPLICAÇÕES DA INTERAÇÃO DISCENTE COM OS PROCESSOS DE MANEJO DE RESÍDUOS, DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA DA UFPE ?CAA, EM SUA FORMAÇÃO
-
Indo além da natureza da ciência: o filosofar sobre a química por meio da ética química
-
Ingrid Nunes Derossi
-
Inserção do manejo de resíduos químicos na formação inicial de professores de química e suas implicações na construção de responsabilidade socioambiental
-
Interdisciplinaridade e da Contextualização no Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: o Estudo de Caso do Projeto ?Ciência e Pandemia?
-
Inês Maria de Souza Araujo
-
Izabella Pereira Lopes
-
Jaciara Nascimento Santos
-
Jaqueline Borges de Matos
-
Jeferson Ferreti Ribas
-
Jessica Teixeira Dias
-
Joao Paulo Victorino Santos
-
Joedna Vieira Barreto
-
Joelma Cerqueira Fadigas
-
Jogo simulador de papéis como estratégia mobilizadora das capacidades do Pensamento Crítico.
-
JOGOS ONLINE NO ENSINO DE QUÍMICA: ADAPTAÇÃO AO ENSINO REMOTO
-
Jogos para a Fixação de Conteúdos de Química no Ensino Médio: Modalidade Presencial x Modo Remoto
-
Jorge Ricardo Almeida de Souza Filho
-
Josiel Albino Lima
-
José Bonifácio de Andrada e Silva e os estudos químico-mineralógicos: uma vida perpassada por compromissos com o ensino e a sociedade
-
José Carlos de Freitas Paula
-
José Divino dos Santos
-
Juliana Milanez
-
Juliane Maria Baergamin Bocardi
-
Juliano Soares Pinheiro
-
Karina Omuro Lupetti
-
Karine Tennis dos Santos
-
Keissy Vanderley de Santana
-
KELLY BARBOSA DA SILVA
-
Kevin Lopes Pereira
-
Kátia Dias Ferreira Ribeiro
-
Larissa Campos Motta
-
Leonardo André Testoni
-
LETRAMENTO CIENTÍFICO A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DE RECURSOS IMAGÉTICOS E PRODUÇÃO DE EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
LILIANA MARZORATI
-
Literatura e ciência: Monteiro Lobato e o ensino de química
-
Luciana Caixeta Barboza
-
Luciana Pereira Marques
-
Luciene Ruiz Baccini Romero
-
Luiz Guilherme Basílio de Novais
-
Lúdico e Direitos Humanos: a Luta Antirracista na Educação em Ciências para uma Formação Político-Científica por meio da Arte do Grafite
-
Marcelo Pimentel da Silveira
-
Marciano Henrique de Lucena Neto
-
Marcos Canto Machado
-
Marcos Paulo Moura de Carvalho
-
Marcos Willian Francelino Gomes
-
Maria Eduarda de Brito Cruz
-
Maria José Santos Lima
-
Marly Fernandes Araújo Carvalho
-
Maykon Batista Leite
-
Melissa Budke Rodrigues
-
Melquesedeque da Silva Freire
-
MICHELE MARCELO SILVA BORTOLAI
-
Mikaella de Sousa
-
Mikeas Silva de Lima
-
Milton Machado de Oliveira Junior
-
Minitabela Periódica Interativa
-
Movimentos de contextualização e descontextualização entre as dimensões empírica e abstrata no ensino de propriedades coligativas e suas relações com as representações semióticas de Peirce.
-
Márcio Antônio de Menezes
-
Nathalia Talita Candido de Oliveira
-
Nielson José Silva Furtado
-
Nirly Araujo dos Reis
-
O AÇAÍ E A BIOQUÍMICA: Unidade de Ensino Potencialmente Significativa utilizando uma fruta regional para abordar conceitos de Bioquímica na Educação de Jovens e Adultos ? EJA.
-
O CAPITAL CIENTÍFICO COMO MEDIDA DE QUANTIFICAÇÃO DA EFICÁCIA DE AÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA
-
O conceito de ácidos e bases na formação inicial de professores de Química na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais
-
O CURRÍCULO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE SÃO PAULO
-
O ensino de química a partir dos temas Polímeros e Agrotóxicos por meio de metodologias ativas
-
O ensino de química por meio de metodologias ativas no contexto dos polímeros e agrotóxicos
-
O espaço não formal revisitado: discussões acerca da educação química.
-
O estatuto ontológico e epistemológico do conceito de orbital em livros didáticos de Química Geral no século XX: uma análise de seus fundamentos, suas representações e implicações para a aprendizagem
-
O Estudo de Caso aplicado ao Ensino Médio: O olhar do Professor e do Aluno sobre essa Estratégia de Ensino
-
O Jogo Lúdico Baralho Químico e Modelos Moleculares para o Ensino de Funções Orgânicas
-
O mol como unidade de medida no ensino de Química: uma barreira cognitiva
-
O POTENCIAL DOS ESPAÇOS NATURAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÃO COM ABORDAGEM
-
O QUE TEM SIDO PRODUZIDO EM TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE CONCEPÇÕES CTS EM CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
-
O Raciocínio Espacial no Desenvolvimento do Ensino de Química: O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, uma contribuição de Vygotsky
-
O Uso de Rótulos de Produtos Alimentícios Como Estratégia de Ensino Investigativo de Soluções e Termoquímica
-
OLIMPÍADAS DE QUÍMICA: PREPARAÇÃO DE ALUNOS A PARTIR DAS UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS - UEPS
-
Os aspectos epistemológicos da essência do conhecimento e sua relação com os aspectos representacionais do conhecimento químico
-
OS DESAFIOS DOS PROFESSORES DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRAVES ENTRE O (DES) PREPARO PEDAGÓGICO
-
Para além do relatório: experiências de escrita no estágio em Ensino de Química
-
Paula Fernanda de Carvalho Dantas
-
Paulo Cesar Canato Santinelo
-
Paulo Roberto Pinto
-
PAULO ROGERIO GARCEZ DE MOURA
-
Paulo Sérgio de Gouveia
-
Pedro Lúcio Bonifacio
-
Percepções escolares sobre Água na perspectiva da Teoria das Representações Sociais.
-
Phytochemical Analysis and Determination of the Chemical Composition of Larvicidal Extracts of Black Pepper ( Piper nigrum L.) Waste: An Undergraduate Chemistry Experiment
-
Potencialidades da weblog na aplicação de uma proposta de sequência didática envolvendo o conceito de reações químicas como tema de aprendizagem
-
Produção escrita de estudantes do Ensino Médio em questões de Ciências do PISA: um olhar para os conceitos e Práticas Científicas
-
Produção Escrita de Estudantes do Ensino Médio em uma Questão de Ciência do PISA de Tema Conversor Catalítico
-
PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL NUMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA E CTS: o ensino de Ciências a partir da Culinária
-
Project-Based Learning in the Discipline Waste Treatment and Environment: A Case Study
-
Projeto 'Ciência e Pandemia': análise de uma intervenção pedagógica para aumentar a participação dos alunos nas atividades remotas de Ciências e Matemática
-
Proposta de Caracterização da Metodologia de Ensino da Cientista e Educadora Marie Curie no início do século XX na
-
Proposta de uma sequência didática sobre propriedades dos elementos químicos
-
PRÁTICAS EPISTÊMICAS E ARGUMENTAÇÃO EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
-
QUÍMICA E TECNOLOGIA: UM APLICATIVO PARA A APRENDIZAGEM DE COMPOSTOS INORGÂNICOS NO ENSINO MÉDIO.
-
Química experimental: uma abordagem investigativa do teor de ferro em alimentos por espectrofotometria
-
Rafael do Prado Apparecido
-
Rafael França Andrade
-
Rafael Machado de Sousa
-
Refletindo dificuldades de aprendizagem de alunos do Ensino Médio no estudo do Equilíbrio Químico
-
Reflexões sobre a Formação Inicial de Professores de Química do Agreste Sergipano: Contribuições das Atividades Experimentais
-
Regina Célia Barbosa de Oliveira
-
Reginaldo Fabri Junior
-
Representação e nomenclatura de compostos orgânicos: uma abordagem segundo o triângulo químico de Johnstone
-
Representações sociais de estudantes do Ensino Médio da cidade de Jundiaí sobre ?orgânico?
-
Ricardo Murilo de Paula
-
Rita de Cássia Reis
-
Roberta Guimarães Corrêa
-
Roberto Wagner da Silva Gois
-
Rodrigo Fandiño de Andrade
-
Rodrigo Tavares de Paula
-
Rosalia de Oliveira Lemos
-
Rozana Gomes de Abreu
-
Saulo Roberio Rodrigues Maia
-
Sergio Luiz Filippetto
-
Sinara München
-
Situações-Problema na Abordagem do Conteúdo de Cinética Química: Uma Análise à Luz da Teoria Antropológica do Didático
-
Sonilda Maria Teixeira da Silva
-
Tabela periódica - Jogos lúdicos motivadores à aprendizagem em Química
-
Tabela Periódica Interativa: contribuições de uma proposta de educação não formal para a formação continuada de professores de química.
-
Tiago Guimarães
-
TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM E A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO DE SOLUÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA
-
Um estudo da produção escrita de estudantes do Ensino Médio em questões de Ciências do PISA
-
UM ESTUDO DAS AÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA AO PLANEJAR E EXECUTAR AULAS EXPERIMENTAIS
-
Um jogo didático para revisão de conceitos químicos e normas de segurança em laboratórios de química
-
Um Modelo Colaborativo para o Ensino de Química Baseado em Jogo Educacional
-
Um modelo de sistematização à experimentação no Ensino de Ciências: Atividade Experimental Problematizada (AEP)
-
Uma análise epistemológica do conceito de substância em livros dídáticos de 5a e 8a séries do ensino fundamental
-
UMA ANÁLISE SOBRE O USO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA EM TRABALHOS CIENTÍFICOS
-
Uma história em quadrinhos para mobilizar as interações discursivas em uma sequência de ensino e aprendizagem de química
-
UMA PROPOSTA DE PERFIL CONCEITUAL PARA REAÇÕES QUÍMICAS
-
Uma proposta de sequência de ensino para o estudo da grandeza quantidade de matéria e sua unidade, o mol
-
Uma Proposta Lúdica para Introdução ao Ensino de Proporções Estequiométricas
-
Uma proposta metodológica para ensinar o tema chuva ácida a um aluno com deficiência intelectual
-
Uma trajetória de aprendizagem de conceitos introdutórios de química orgânica por meio da resolução de problemas
-
USO DE UM MAPA CONCEITUAL ADAPTADO ENVOLVENDO ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
-
Uso do Software Avogadro no Ensino de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE)
-
Uso dos diagramas de Rich-Suter para o ensino e aprendizagem de configurações eletrônicas: Um estudo exploratório
-
UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NOS PRINCÍPIOS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS
-
UTILIZAÇÃO DE OFICINA TEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM FOCO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
-
Utilização do sal em alimentos como ferramenta para o ensino de química
-
Valdiléia Teixeira Uchôa
-
VALÉRIA CAMPOS DOS SANTOS
-
Visões e Práticas de Professores de Ciências Sobre as Transformações Químicas
-
Vitor Derik Barreto Fiatchowscki
-
Viviane Gomes Bonifacio
-
Wbiratan Cesar Macedo de Oliveira
-
WebQuest no ensino de química : uma análise das tarefas utilizando a Taxonomia Digital de Bloom
-
WebQuest: Potencialidades Pedagógicas da Internet no Ensino de Química
-
Yuji Nascimento Watanabe
-
Ânderson Jésus da Silva